o discurso de que a mídia tem capacidade de influenciar o cotidiano da sociedade não é de hoje

1
O discurso de que a mídia tem capacidade de influenciar o cotidiano da sociedade não é de hoje. No Brasil, por exemplo, se tornou cultura ás 20:00, as famílias se reunirem nas salas de suas casas para mais um novo capitulo de novela. E certamente o que veem neste entretenimento são pessoas com seus corpos sarados, são famílias felizes- mas não simplesmente por ser uma família, mas porque tem poder aquisitivo alto-traições de casais e entre outras coisas banais. Mas a mídia influenciadora não se resume em novelas, mas ela está em jornais, internet – rede social, sites de fofocas- e revistas. Hoje em dia se tornou raro jornais que não tem suas noticias manipuladas. Pelo simples fato de que as noticias reais não são tão interessante quanto a realidade para os espectadores. A população é facilmente manipulada, principalmente quando o assunto é novela. Como conseguiram fazer com que esse lazer fosse inserido na sociedade, tornara mais fácil de impor que moda ela deve seguir, qual padrão de beleza adquirir, que medida tomar em determinada situação. Estes são alguns exemplos de como é grande o poder da mídia no corpo social do país. Por não atingir um determinado estereótipo fazendo com que os diversos padrões não consigam ser adaptadas a uma vida real, acarreta disfunções, aborrecimentos, problemas na saúde, como a ansiedade. Os jornais, principalmente os televisionados, atualmente têm sido sinônimos de passatempos para a população. Isso acontece pois a mídia precisa de seu adorável ibope, com certeza não será partilhado qualquer noticia, mas sim a noticia que for do agrado da sociedade. Isto claramente não é apropriado, pois se existem esses canais jornalísticos , o seu dever é no mininmo passar a verdade para seus telespectadores. Portanto, a mídia é sim um problema para a sociedade. Mas se tomar medidas profiláticas, esta imagem pode ser revertida, a partir do momento em que tiver valorização da diversidade cultural, já que o Brasil possui uma sociedade miscigenada, deixar evidente os direitos dos seres humanos e transmitir de modo objetivo e claro as noticias.

Upload: eduarda-pereira

Post on 25-Jan-2017

50 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O discurso de que a mídia tem capacidade de influenciar o cotidiano da sociedade não é de hoje

O discurso de que a mídia tem capacidade de influenciar o cotidiano da sociedade não é de hoje. No Brasil, por exemplo, se tornou cultura ás 20:00, as famílias se reunirem nas salas de suas casas para mais um novo capitulo de novela. E certamente o que veem neste entretenimento são pessoas com seus corpos sarados, são famílias felizes- mas não simplesmente por ser uma família, mas porque tem poder aquisitivo alto-traições de casais e entre outras coisas banais. Mas a mídia influenciadora não se resume em novelas, mas ela está em jornais, internet – rede social, sites de fofocas- e revistas. Hoje em dia se tornou raro jornais que não tem suas noticias manipuladas. Pelo simples fato de que as noticias reais não são tão interessante quanto a realidade para os espectadores.

A população é facilmente manipulada, principalmente quando o assunto é novela. Como conseguiram fazer com que esse lazer fosse inserido na sociedade, tornara mais fácil de impor que moda ela deve seguir, qual padrão de beleza adquirir, que medida tomar em determinada situação. Estes são alguns exemplos de como é grande o poder da mídia no corpo social do país.

Por não atingir um determinado estereótipo fazendo com que os diversos padrões não consigam ser adaptadas a uma vida real, acarreta disfunções, aborrecimentos, problemas na saúde, como a ansiedade.

Os jornais, principalmente os televisionados, atualmente têm sido sinônimos de passatempos para a população. Isso acontece pois a mídia precisa de seu adorável ibope, com certeza não será partilhado qualquer noticia, mas sim a noticia que for do agrado da sociedade. Isto claramente não é apropriado, pois se existem esses canais jornalísticos , o seu dever é no mininmo passar a verdade para seus telespectadores.

Portanto, a mídia é sim um problema para a sociedade. Mas se tomar medidas profiláticas, esta imagem pode ser revertida, a partir do momento em que tiver valorização da diversidade cultural, já que o Brasil possui uma sociedade miscigenada, deixar evidente os direitos dos seres humanos e transmitir de modo objetivo e claro as noticias.