o direito brasileiro e as pedaladas fiscais

7
DIREITO FINANCEIRO E ECONÔMICO O DIREITO BRASILEIRO E AS PEDALADAS FISCAIS Welington Carvalho Silva 9º Período - Noturno Prof.: João Costa Coronel Fabriciano (MG), setembro de 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Upload: welington-carvalho

Post on 16-Apr-2017

60 views

Category:

Law


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

DIREITO FINANCEIRO E ECONÔMICO

O DIREITO BRASILEIRO E AS PEDALADAS FISCAIS

Welington Carvalho Silva9º Período - NoturnoProf.: João Costa

Coronel Fabriciano (MG), setembro de 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Page 2: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

CONCEITO

Pedalada Fiscal é o nome atribuído à prática do Tesouro Nacional de atrasar, intencionalmente, o repasse de dinheiro para bancos públicos e autarquias.

Consiste na postergação mensal do repasse, para certos bancos públicos, de recursos financeiros destinados ao atendimento de programas sociais e previdenciários, como bolsa família, abonos, pensões e aposentadorias.

Page 3: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

FINALIDADE

Estas operações de crédito ocultas entre o governo e os bancos distorcem a realidade fiscal, de modo que ajudam a maquiar as contas do governo, podendo ser empregadas para elevar o superávit primário (economia feita para pagar os juros da dívida pública) ou evitar um déficit primário maior (quando as despesas são maiores que as receitas).

Page 4: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

PEDALADAS FISCAIS E LEI DE RESPONSABILIDADE

A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) incluirá metas fiscais, que serão estabelecidas anualmente, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

A utilização das “Pedaladas” reflete diretamente nas metas fiscais estabelecidas na LDO, uma vez que não relaciona as operações de crédito que o Governo realiza com os bancos públicos, deixando, portanto, de computar tal despesa para fins de alcance da meta anual, que ficará superavitária enquanto não ocorrer o adimplemento desse empréstimo.

Page 5: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

TRIBUNAL DE CONTAS E COMPETÊNCIA

A Constituição Federal de 1988 atribui ao Tribunal de Contas da União o controle externo sobre a Administração Pública Federal, destacando-se a competência para apreciar, mediante parecer prévio, as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, nos termos do seu art. 71, inciso I. Esse parecer deve ser elaborado em sessenta dias a contar do recebimento das referidas contas.

Page 6: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

ILEGALIDADE E CRIME DE RESPONSABILIDADE

A subsunção das “Pedaladas Fiscais” à hipótese de crime de responsabilidade, são pertinentes a Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade, cujo teor dispõe:

Art. 4. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra: VI - A lei orçamentária;Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária: 4 - Infringir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentária.

No mesmo diapasão, assevera o artigo 85 da Constituição Federal de 1988:

Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: [...] VI - a lei orçamentária;

Page 7: O direito brasileiro e as pedaladas fiscais

CONCLUSÃO

Ocorre ilegalidade da atuação governamental por meio de “Pedaladas Fiscais”, conforme previsto no art. 36 da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como as disposições em contrário preconizadas na Lei 4.320/64 e na Constituição Federal de 1988.  Tal conduta pode vir a ensejar imputação por crime de responsabilidade, o que dá azo à abertura de processo de impeachment perante o Poder Legislativo.