o boletim do marketing esportivo...boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno...

5
O O U ma das poucas marcas presentes no Rio Open desde o início, em 2014, a montadora francesa Peugeot fez uma ação inédita nesta edição do tor- neio. A marca usou o evento para apresentar seu novo SUV, o Peugeot 2008 Turbo THP Inconcert by JBL, em parceria com a marca de aparelho de som. "A Peugeot é apaixonada por tênis, e isso faz parte da nossa essência. Nossa ligação com o tênis é global e, por isso, estamos felizes em aproveitar essa opor- tunidade para apresentar o novo SUV 2008, desenvolvido em parceria com a JBL", disse Alessandra Souza, diretora de marketing da marca francesa. A edição limitada tem um trabalho realizado por especialistas da JBL para desen- volver uma melhor acústica do som instalado no veículo. A série especial vem equi- O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO DO POR WAGNER GIANNELLA, DO RIO 1 NÚMERO DO DIA EDIÇÃO 1441 - SEXTA-FEIRA, 21 / FEVEREIRO / 2020 de reais foram repassados pelo Mineirão em 2019 para projetos sociais em Minas Gerais; o estádio recebeu mais de 3 milhões de pessoas no ano 1 mi Peugeot usa Rio Open para lançar carro

Upload: others

Post on 25-Feb-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO...Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público

O O

Uma das poucas marcas presentes no Rio Open desde o início, em 2014, a montadora francesa Peugeot fez uma ação inédita nesta edição do tor-neio. A marca usou o evento para apresentar seu novo SUV, o Peugeot

2008 Turbo THP Inconcert by JBL, em parceria com a marca de aparelho de som. "A Peugeot é apaixonada por tênis, e isso faz parte da nossa essência. Nossa

ligação com o tênis é global e, por isso, estamos felizes em aproveitar essa opor-tunidade para apresentar o novo SUV 2008, desenvolvido em parceria com a JBL", disse Alessandra Souza, diretora de marketing da marca francesa.

A edição limitada tem um trabalho realizado por especialistas da JBL para desen-volver uma melhor acústica do som instalado no veículo. A série especial vem equi-

O B O L E T I M D O M A R K E T I N G E S P O R T I V O

DO

POR WAGNER GIANNELLA, DO RIO

1

N Ú M E R O D O D I A EDIÇÃO 1441 - SEXTA-FEIRA, 21 / FEVEREIRO / 2020

de reais foram repassados pelo Mineirão em 2019 para projetos sociais em Minas Gerais; o estádio recebeu mais de 3 milhões de pessoas no ano1mi

Peugeot usa Rio Open para lançar carro

Page 2: O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO...Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público

pada com dois tweeters, quatro altos falantes, subwoofer slim, e o processador de áudio digital da marca. O modelo tem como objetivo, segundo a montadora, passar ao consumidor sensações de modernidade e potência.

Para convencer o público dos atributos do carro, a Peugeot decidiu criar uma ação de impacto dentro do Jockey Club Brasileiro, onde acontece o Rio Open. Desde o início do qualifying, no último sábado (15), o visitante que chega ao com-plexo dá de cara com o carro. Como não é possível fazer um test drive, a marca tenta conquistar o público pela audição. O estande oferece fones de ouvido para a pessoa "ouvir a experiência" de dirigir o carro. A Peugeot ainda criou um concurso cultural que dará produtos da JBL no domingo (23), dia da final do torneio.

O Rio Open, aliás, tem sido usado pela Peugeot para dar exposição a seus car-ros. No mesmo showroom da área de circulação do público do torneio, a fabrican-te francesa ainda colocou em exposição outro SUV da marca, o 5008 Griffe Pack. Já a quadra Guga Kuerten, a principal do torneio, serve para mostrar o 3008 Griffe Pack, o terceiro da lista de SUVs. O modelo está em exposição na quadra principal estrategicamente posicionado para aparecer também nas transmissões de TV.

Com uma "onipresença" pelo Jockey Club Brasileiro, a Peugeot também usou o local para criar uma ação diferente para o torcedor. No caminho entre o Leblon Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público possa pular e se divertir. Além, claro, de tirar fotos e publicar nas redes sociais, numa tentativa de ampliar o alcance do patrocínio de forma mais descontraída para o torcedor.

Z E TA F L E X M I R A A Ç Ã O C O M V I P S E M PAT R O C Í N I O

Depois de usar o Rio Open de 2019 como plataforma para criar na Améri-ca do Sul a primeira cobertura retrátil para os atletas na quadra, a Zetaflex mirou agora o público VIP do torneio.

A empresa aplicou a mesma tecnolo-gia de cobertura em duas passarelas do Corcovado Club, área VIP do torneio, e no Espaço Arte, onde funcionam o Bar Salton e a loja La Boutique. Com isso, a marca ampliou a exposição dire-tamente no público mais qualificado.

Além disso, no estande da marca, foi instalado um banco de descanso igual ao dos atletas na quadra. No lo-cal, é possível tirar uma foto simulando que o visitante é um atleta profissional.

QUADRA GUGA KUERTEN

15h • Federico Coria (ARG) x Cristian Garin

(CHI); seguido por Borna Coric (CRO) x Loren-

zo Sonego (ITA); não antes das 18h Dominic

Thiem (AUT) x Gianluca Mager (ITA); seguido

por Attila Balasz (HUN) x Pedro Martinez (ESP)

QUADRA 1

17h • Felipe Meligeni e Thiago Monteiro (BRA) x

Marcel Granollers (ESP) e Horacio Zeballos (ARG);

seguido por Salvatore Caruso e Federico Gaio

(ITA) x Lukasz Kubot (POL) e Marcelo Mello (BRA)

JOGOS DO D IA

Page 3: O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO...Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público

Em 2020, após cinco anos o Rio Open apresentou uma nova marca de em-presa de seguros como patrocinadora. A HDI substitui a Tokio Marine após enxergar um "alinhamento de ideias" entre o torneio e a empresa.

A preocupação com as ações sociais levaram a HDI Seguros a buscar o Rio Open, segundo explicou Cintia Kim, superintendente de marketing da empresa:

"Além de proporcionar disputas de alto nível dentro de quadra, o Rio Open promove um trabalho muito importante fora dela: uma série de ações de fomento à mobilidade social, pauta que a HDI acredita. Enxergamos, portanto, um alinha-mento de ideais ao nos juntarmos ao torneio. Ao ultrapassar as barreiras da dispu-ta esportiva e proporcionar oportunidades legítimas de pessoas mudarem de vida, o Rio Open oferece segurança e estabilidade àqueles beneficiados pelos projetos, que é a função primordial do nosso trabalho enquanto seguradora", afirmou.

A empresa tem usado um estande com ativações interativas perto da entrada do Leblon Boulevard. E, nele, também utiliza o mote da ação social. Os visitantes po-dem simular o golpe de um saque com um controle remoto no espaço. O número que corresponder à velocidade do golpe é convertido em bolas de tênis que são doadas ao projeto social Primeiro Serviço, voltado para crianças e adolescentes.

A iniciativa, segundo Cintia Kim, reforça o novo posicionamento da marca."Passamos os últimos três anos transformando a nossa operação, de modo que

fossemos uma companhia mais humana, digital e inovadora. Neste caminho, adap-tamos todo o nosso modo de atuar e, em 2020, entramos no primeiro ano da Nova HDI. Passamos, então, a apoiar projetos que conversam com esse novo momento".

Ação social faz HDI decidir apoiar torneio

3

POR WAGNER GIANNELLA, DO RIO

Page 4: O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO...Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público

DAZN anuncia venda de pacote global de mídia

A Liga de Basquete Feminino renovou o acordo de patrocínio com a Wilson, que pelo terceiro ano se-guido será fornecedora de bolas da liga e, também, vestirá os árbitros que trabalham na competição.

"Nossa parceria começou com a 'rosinha' e evoluiu para outros ma-teriais fornecidos às equipes. Agora, a marca também vestirá os nossos árbitros", disse em nota o presiden-te da LBF, Ricardo Molina Dias.

A bola do torneio, toda em cor de rosa, é o maior ativo da Wil-son. A décima temporada da LBF começa no próximo dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Interna-cional da Mulher. O torneio ainda tem o title sponsor da Caixa.

L I G A F E M I N I N A D E B A S Q U E T E R E N O VA C O M B O L A S W I L S O N

A marca Rip Curl, especializada no mercado de surfe, fechou um acordo

com a Brazinco, empresa especializada em protetores solares para a prática de esporte, para lançar um modelo exclu-sivo com o nome da marca de roupas.

Para lançar o Protetor Solar Facial FPS 47 Rip Curl, o surfista Bruno Santos foi filmado com ele no pro-

grama "The Search", em que surfistas saem pelo mundo em busca de uma onda perfeita. O lançamento foi no

programa que aconteceu em Bali.

RIP CURL CRIA PROTETOR

SOLAR PARA ATENDER OS

SURFISTAS

POR REDAÇÃO

O DAZN Media, divisão de publicidade do Grupo DAZN, apresentou o primeiro plano global de mídia no futebol. Ele oferecerá às marcas a oportunidade de alcançar 400 milhões de fãs da modalidade em até 40 mercados, por meio de suas plataformas de streaming, digital, VoD e redes sociais.

A ideia é centralizar os patrocínios de futebol, direcionan-do os anúncios aos usuários por meio de apenas um ponto de compra. O pacote será distribuído entre as competições transmitidas pelo DAZN, que somam mais de 95 ligas e tor-neios, além dos conteúdos do site Goal.com, nos conteúdos de futebol VoD nos canais de YouTube do DAZN e do Goal, e em toda a rede DAZN Player, que distribui conteúdo para diferentes sites de esporte no mundo. Além disso, foi incor-porada uma ampla oferta de branded content no pacote.

"O consumo de conteúdo de futebol está se fragmentando e alcançar o público digital moderno está cada vez mais di-fícil. Ao disponibilizar nossos ativos nesse pacote, podemos oferecer a uma marca o melhor do futebol mundial com rele-vância local. Tudo sustentado pela segmentação digital, pela entrega e pela geração de relatórios digitais que garantem a responsabilidade e evitam o desperdício. Nós sentimos que este é um passo radical na forma como as marcas podem se alinhar com o futebol de primeiro nível e seus torcedores--alvo. É um pacote que vai rivalizar com qualquer patrocínio de futebol convencional", destacou Stefano D’Anna, vice--presidente executivo de mídia do Grupo DAZN.

Page 5: O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO...Boulevard e a quadra principal, a empresa montou um pequeno estande. Nele, foi instalada uma cama elástica em formato de raquete para que o público

O P I N I Ã O

Futebol não precisa se levar tão a sério!

Futebol tem que ser sério nos bastidores, no profissionalismo da gestão. No contato com o torcedor, ele é entretenimento puro e deve ser visto e trabalhado dessa maneira. Formalidades excessivas, comunicados oficiais

e discursos pasteurizados não têm nada a ver com a alegria que o esporte representa. Nesta semana, Minas Gerais deu bons exemplos de como fazer isso.

As ações começaram com uma apresentação totalmente bizarra de um jogador. No Cruzeiro, Marcelo Moreno pintou o corpo com a camisa do time para dizer que nunca havia tirado o uniforme no período em que ficou fora da equipe.

Foi difícil não dar risada das poses do jogador para as câmeras. Após o teatro para abrir a jaqueta e mostrar a pintura, Moreno não se intimidou com a presença dos jornalistas e fotógrafos. Além de empolgar os torcedores com o discurso apaixonado

pelo clube, a ação ganhou mídia pelo país e até mesmo no exterior, com citações no argentino "Olé" e no espanhol "Marca".

Foi bizarro, sem dúvida, mas quem foi que disse que existe um protocolo para apresentação de jogador? O time tem mes-mo que aproveitar o momento para fazer algo que divirta e engaje os torcedores.

Curiosamente, no dia seguinte, o ri-val da equipe, o Atlético Mineiro, também decidiu usar o bom humor, mas para tra-tar de um assunto muito sério.

No lugar de comunicado oficial ou uma frase seca nas redes sociais, o clube resol-veu se desculpar pelo caso de machismo de sua mascote num vídeo criativo. O Galo Doido escreveu uma carta e entregou às jogadoras do time feminino, que ficaram emocionadas. "Não é só um pedido de desculpas, é um aprendizado", disse a mascote.

A zagueira Vitória Calhau leu a carta e foi às lágrimas. A emoção da atleta foi um tapa na cara daqueles que acham que a atitude foi normal, elogiosa, como se assédio sexual tivesse níveis aceitáveis. O gesto no último fim de semana claramente foi um golpe muito duro para a jogadora, mas o Atlético tentou corrigir o caso com maturi-dade e, surpreendentemente, usando o bom humor. E foi muito mais eficiente assim.

Muitas vezes, as comunicações dos times de futebol ficam entre o conteúdo seco e aquele que foge do aceitável, com provocações muito acima do tom. Para ter uma mensagem clara e efetiva, é preciso de algum tato, o mínimo de sensibilidade dos ges-tores, e os times mineiros deixaram claro que isso é possível. De forma geral, os times não precisam se levar tão a sério. Afinal, futebol é, prioritariamente, uma diversão.

Cruzeiro e Atlético Mineiro levam

bom humor a questões normalmente

resolvidas de forma burocrática

POR DUDA LOPES

diretor de novos negócios da Máquina do Esporte