o 65 - outubro/novembro 2013 hmcg implanta novos aparelhos ... hmcg 65 (web).pdf · alizado com um...

8
Informativo Publicação Interna do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama Ano 18 - n o 65 - Outubro/Novembro 2013 3 4 5 Ambulatório médico em novo endereço HMCG realiza procedimento para balão intragástrico A novo tecnologia garante mais precisão nos resultados - Página 3 Hospital certo, na hora certa HMCG implanta novos aparelhos no Laboratório

Upload: buitram

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo

Publicação Interna do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama Ano 18 - no 65 - Outubro/Novembro 2013

3 4 5Ambulatório médico em novo endereço

HMCG realiza procedimento para balão intragástrico

A novo tecnologia garante mais precisão nos resultados - Página 3

Hospital certo,na hora certa

HMCG implanta novos aparelhosno Laboratório

Mais um ano findando, mais conquistas do HMCG.

Este ano iniciamos a nossa Ressonância, a Hemodinâmica, o novo Ambulatório de Clínica Médica. O

novo Pronto Socorro/Pronto Atendimento Adulto completou um ano em maio, com crescimento

grande de atendimento, com mais de vinte leitos de observação (o que economiza leitos de

internação).

O Laboratório instalou novos aparelhos para exames de urina e testes rápidos para o Pronto

Atendimento, além de projetos para reciclagem de aparelhos, mais modernos e mais rápidos.

A Gincana Solidária foi evento marcante, gerando entusiasmo indescritível nos participantes.

E para o próximo ano, mais novidades.

Boa leitura.

editorial

Boa Leitura,Dr. Clóvis Serra - Editor

CRM 7.709

homenagem

Uma vidadedicada à

medicina

No mês de junho, a diretoria do Hospital homenageou um dos seus mais atuantes profissionais, o médico proctologis-ta e gastroenterologista Dr. Antonio Cláudio de Godoy, que completou 80 anos de vida e 50 anos dedicados à medicina. Só no HMCG atua por mais de 40 anos.

A ocasião contou com a presença do Dr. Clóvis Serra (Coordenador do Laboratório), Dr. Roberto Marino (Diretor Clínico), Sr. Fernando de A. Lorenção (Superintendente), Dr. Jaime Koiffmann (Pediatra) que entregaram um estojo com placa comemorativa.

Chegar aos 80 anos em plena atividade profissional e com vitalidade é uma grande conquista para quem sempre se de-dicou com constância à saúde dos pacientes. Pode-se dizer que é verdadeiro amor pela profissão.

Parabéns Dr. Godoy!

Da esquerda para a direita: Dr. Clóvis Serra, Dr. Antonio C. Godoy, Dr. Roberto Marino, Sr. Fernando de A. Lorenção e Dr. Jaime Koiffmann.

Informativo Interno doHospital e MaternidadeDr. Christóvão da Gama

Ano 18 - n° 65 Outubro / Novembro 2013Av. Dr. Erasmo, 18 - Vila Assunção Santo André - SP - CEP 09030-010

PABX: 11 4993-3700

Diretor-SuperintendenteFernando de Assis Lorenção

Diretor TécnicoDr. Marcos Vinício Artemtchonque

CRM: 36.654Diretor Clínico

Dr. Roberto MarinoEditores

Dr. Clóvis SerraPaula R. VieiraCoordenação

Depto. de Marketing HMCGProdução Gráfica

Dinamika Comunicação e DesignTiragem

3000 exemplares

Críticas, elogios ousugestões de pauta para o

Informativo do HMCG,envie por e-mail para:

[email protected] o seu contato.

o HMCG quer ouvi-lo

Dr. Antonio Cláudio de Godoy

2 - Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama

o hospital em foco

O Laboratório do HMCG conta com dois novos aparelhos, o URISYS que faz a leitura dos exames químicos da urina, e o UF-1000 que faz a leitura do sedimento urinário por citometria de fluxo.

São utilizados principalmente para diagnóstico de in-fecção urinária. Mas também detecta diabetes descom-pensado e nefrites, entre outros auxílios ao médico assistente.

Segundo Dr. Clóvis Serra, responsável pelo Laboratório, o HMCG é o primeiro hospital da região a contar com esta tecnologia. “Tanto no exame manual e no microscópico, os resultados são precisos e confiáveis. Estes aparelhos padronizam os exames, isto é, não têm a interferência subjetiva do profissional que está fazendo a leitura do exame. Além disso, tem a vantagem de interfacear o re-sultado, sem interferência do digitador (em 75% dos ca-sos), ou seja, maior precisão no processo, pois o resultado vai diretamente para a ficha do paciente”, completa.

HMCG implantanovos aparelhosno Laboratório

Ambulatório Médico: novo endereço

A nova tecnologiagarante mais precisãonos resultados

Para oferecer atendimento diferenciado aos pacientes, a partir de julho o Ambulatório Médico da rua Guilherme Marconi, 440 está em novo endereço, na rua Joaquim Távora, no 134. Com instalações modernas e confortáveis, o ambulatório continua atendendo as especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia e Urologia.

AMBULATÓRIO III

Rua Joaquim Távora, 134

Tel:4993 3888As consultas eletivas continuam sendo agendadas pelo telefone

4993-3773ou via site:

www.hmcg.com.br

Informativo no 65 - outubro/novembro 2013 - 3

Mais comodidadepara nossos clientes

o hospital em foco

A série de reestruturação e moder-nização da área de endoscopia do Hospital e Maternidade Dr. Christó-vão da Gama acaba de apresentar um novo avanço aos pacientes, especialmente àqueles que sofrem com a obesidade. A colocação do balão intragástrico, método de emagrecimento não invasivo, re-alizado com um balão de silicone preenchido com solução de soro fisiológico com azul de metileno,

inserido no estômago por meio da endoscopia, já pode ser realizada com total segurança no Hospital. A novidade é resultado dos fortes investimentos feitos para ampliar a qualidade dos serviços e da infraestru-tura do setor de endoscopia. Atualmente, a área con-ta com duas salas de exames, uma sala de recuperação pós-exames e nova área de desinfecção de equipamen-tos. Com isso, o Hospital espera crescimento de 30% do volume de atendimento até o final do ano.

O novo procedimento para colocação de balão intra-gástrico tem como finalidade diminuir a capacidade do reservatório estomacal, minimizando o apetite do paciente, e consequentemente, gerar perda de peso entre 15% e 20%, quando as orientações são segui-das corretamente. Este recurso de emagrecimento pode ser utilizado para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior a 27 e ganhou maior foco nas discussões médicas desde que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proibiu o consumo de medicamentos com sibutramina e ou-

tros inibidores de apetite derivados de anfetaminas.

A inserção do balão intragástrico acabou avançan-do como um dos métodos mais seguros e eficazes para o emagrecimento, segundo o médico Carlos Alberto Mennucci Barros, da equipe de endoscopia do HMCG. Ele explica, porém, que pacientes com grande hérnia de hiato, gastrectomia prévia, varizes de esôfago, úlceras ativas, grávidas e usuários de en-torpecentes, bebida alcoólica e hepatopatas, não são indicados para o uso do balão intragástrico. Trata-se de recurso que, a exemplo de outras decisões em fa-vor da saúde, deve ser precedida de recomendação médica, após avaliação minuciosa.

O tempo médio de permanência do balão intragástrico é de seis meses. Neste período, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que envolve endocri-nologistas, nutricionistas, psicólogos, além da prática de atividades físicas, busca-se mudar os hábitos do pacien-te e a reeducação alimentar, para que haja manutenção da perda de peso após a retirada do balão.

O Hospital conta com uma equipe especializada de médicos para execução desse procedimento, além de manter os mesmos profissionais em todo o pro-cesso. Um dos cuidados é que quem insere o balão intragástrico é o mesmo profissional que retira. Isso garante ao paciente mais segurança e menos com-plicações. “A reestruturação do serviço de endosco-pia tornou mais prestativa à realização dos exames e diminuição da espera para o agendamento dos procedimentos, consequentemente trazendo maior conforto ao paciente e rapidez ao tratamento”, co-menta Barros.

Segundo dados do censo 2010, recentemente divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de nove milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. O uso inadequado de fones de ouvido e a exposição excessiva a ruídos estão entre as principais causas do problema. O otorrinolaringologista do HMCG, Dr. Edson Fer-nandes dos Santos Filho, afirma que o zumbido é um dos primeiros sintomas da perda da audição e é essencial procurar por um especia-lista.

O zumbido pode atrapalhar a qualidade de vida, a concentração no trabalho e na leitura e até mesmo o sono. O médico afirma que a difi-culdade no convívio social, a distração intensa, o atraso escolar e a dor

HMCG realiza procedimentopara balão intragástrico

Método tem sido apontado como mais saudável para emagrecimento de pacientes obesos

Um hábito que vem crescendo no mundo, hoje é um dos maiores responsáveis pela perda auditiva.

Uso incorreto de fones de ouvido colabora para problemas de audição

4 - Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama

o hospital em foco

Encontrar o hospital certo na hora certa foi decisivo para C. M., de 64 anos, vencer um in-farto. A afirmação é do próprio paciente que, no dia 1 de junho, contou sua experiência com o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, durante entrevista ao Jornal Nacio-nal, da TV Globo. “Fui muito bem atendido e muito bem medicado, eu tive sorte”, declara.

O alerta para a necessidade de atendimento eficaz neste momento se faz ainda mais ne-cessário nesta época do ano, quando, segundo estudo publi-cado no British Medical Journal, periódico científico inglês, os casos de infarto aumentam em até 30% no frio. Porém, quan-do uma pessoa em processo de infarto, encontra atendimento rápido e adequado, as chances de sucesso são grandes, como aconteceu na manhã do dia 20 de maio, com C. M., petroleiro aposentado. Ele começou a passar mal no trânsito, enquanto dirigia. Segundo conta, sentiu dor no peito muito forte, enjoo terrível e cansaço muito grande. Foi quando decidiu ir direto para o HMCG, próximo de onde mora.

No Pronto-Socorro do Hospital, por meio de resultados de exa-mes realizados anteriormente e apresentados pelo paciente, a equipe médica verificou que haviam artérias entupidas no coração. Imediatamente C. M. foi encaminhado para a Hemo-dinâmica, procedimento minimamente invasivo que estuda o fluxo do sangue nos vasos e que, além do diagnóstico, possi-bilita intervenção para o tratamento de doenças de alta com-

Hospital certo,na hora certaCasos de infarto aumentam 30% no inverno, e primeiros minutos são decisivos na tentativa de salvar pacientes.

de cabeça também são sintomas comuns em pacientes em processo de perda auditiva. O alto volume dos fones de ouvido pode ser responsável pela perda precoce, assim como escutar som alto dentro do carro ou em locais fechados como festas, com frequência, podem causar problemas de audição. “A intensidade sonora e o tempo de exposição determinam quão maiores serão os riscos. Além disso, a distância entre o aparelho que emite o som e o ouvido é tão importante quanto o volume”, orienta o otorrino.

Segundo o especialista, a intensidade mais indicada para não prejudicar a audição é de, aproximadamente, 50 decibéis, o que equivale a uma sensação sonora moderada. A partir de 85 decibéis é indicado o uso de protetores de ouvido. O médico ainda explica que o tempo diário indica-do para o uso de fones de ouvido, depende diretamente da intensidade do som. Se não ultrapassar os decibéis indicados, a orientação é de, no máximo, uma hora e 30 minutos por dia.

Para diagnosticar a perda auditiva precoce, são recomendados exames

de audiometria para avaliar a capacidade auditiva; de imitanciometria (impedanciometria), para avaliar o funcionamento da chamada orelha média (tímpanos, etc.), realizado habitualmente após os quarto ano de vida e o exame de otoemissões acústicas, que avalia a função dos com-ponentes do ouvido interno. Este exame é mais sensível para identificar uma alteração auditiva precoce e pode ser realizado em qualquer idade, de acordo com o médico.

A melhor maneira de prevenir a perda auditiva é evitar a exposição ex-cessiva aos ruídos. Para isso, o otorrino sugere evitar, por períodos pro-longados, discotecas, bares, shows. Nos casos de ambiente de trabalho barulhentos como fábricas e aeroportos, nos quais a intensidade dos ru-ídos é maior que 85 decibéis, o uso de protetores auditivos de espuma, plástico ou silicone é imprescindível. “É muito importante evitar exposi-ção excessiva ao som alto, pois a perda auditiva é irreversível. Nos casos em que há perda parcial com impacto no convívio social, a indicação é o aparelho auditivo”, diz o médico.

plexidade. Na Hemodinâmica foi submetido ao cateterismo, procedimento que permite localizar com precisão a obstrução que está causando o infarto e, posteriormente, à angioplastia, para desentupir os vasos obstruídos com a colocação de stent cardíaco.

Por ser a Hemodinâmica um método minimamente invasivo, a recuperação é mais rápida e com menor risco, se compara-do às técnicas cirúrgicas tradicionais. Por isso, o aposentado recebeu alta dois dias após o atendimento inicial. O paciente segue com o tratamento em casa, apenas com a recomenda-ção medicamentosa.

Informativo no 65 - outubro/novembro 2013 - 5

recursos humanos

O Hospital e Maternidade Dr. Christovão da Gama e seu Centro de Estudos Dr. Geraldo M. de Camargo Madeira promoveu, no dia 29 de agosto, reunião clí-nica abordando os avanços no setor de cardiologia e hemodinâmica. A reunião, com o tema: O valor do eletrocardiograma na insuficiência coronariana, foi proferida pelo Prof. Dr. Andres R. P. Riera.

Reuniãoclínica

Da esquerda para a direita: Dr. Leandro B. Agati, Dr. Carlos E. Carrasco, Orlando M. Pires, Bruno L. da Silva, Dalila M. Zanuto, Dr. Richard Rosenblat, Dr. Manuel N. Cano, Dr. Rogerio Krakauer, Dr. Andres R. P. Riera e Dr. Roberto Marino

De 24 a 27 de julho, o HMCG esteve presente no 11º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, organizado pela Sobecc- Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. O evento, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, contou com 2.300 participantes e 800 fornecedores.

Nossos colaboradores enfermeira Marice Nishiwaki Negrini e o técnico de enfermagem Thiago Aurelio de Melo participaram com pôster, relatando a experiência do Hospital em rastreabilidade de materiais consignados no CME- Centro de Material e Esterilização.

HMCG marca presença em evento promovido pela Sobecc

O mês de julho foi muito especial e marcante para o grupo de colaboradores do HMCG. Sob a coordenação do Serviço Social e Psicologia foi realizada a Festa Julhina no Instituto Monsenhor, entidade que abriga, em regime aberto, cerca de 23 pessoas sem família.

Participaram colaboradores de vários setores e parceiros como a empresa Zás Saúde e Esporte, que coordenou a animação e brincadeiras no evento, e os fornecedores Padaria Vitória Régia, M.

Falchero e ABC fontelense, que doaram gêneros alimentícios.

Segundo Regina Soares Miranda, o Serviço Social realiza durante o ano várias campanhas para arrecadação de roupas, material es-colar, brinquedos, alimentos, dentre outros. ”Esta é uma de muitas ações que vamos realizar nas entidades assistenciais. Foi muito emocionante para todos, é a semente do voluntariado que esta-mos plantando no HMCG. O desejo de ajudar, de se sentir útil a quem necessita não tem preço,” conclui.

Colaboradoresrealizam festa

julhina para entidadeassistencial

6 - Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama

saúde

Após conquistar espaço no mercado de trabalho, a qualidade de vida parece ser a grande busca da mulher atual. Isto por-que, as evidentes conquistas que obteve por décadas de luta, trouxeram, além da vitória, a sobrecarga de deveres que ainda desafiam sua capacidade de equacionar tantas tarefas num mesmo dia. A mulher ampliou seu status de liderança como mãe, esposa e profissional e, por natureza, deseja sempre o máxi-mo em resultado em todos estes papéis.

Outro dado relevante da atualidade, segundo o IBGE, é que a ex-pectativa de vida da mulher aumentou 3,4 anos na última década, chegando a 77,7 anos. Por isso, o ginecologista, Dr. Salomon Katz é enfático em afirmar que diante desta nova realidade da rotina feminina, novos hábitos são essenciais para garantir qualidade de vida e vigor para realizar seus afazeres.

“Esta longevidade deve ser aproveitada e para isso a mulher preci-sa se preparar de maneira preventiva, especialmente com a práti-ca regular de exercícios físicos, com a adoção de uma alimentação equilibrada que atenda às necessi-dades de vitaminas essenciais para a saúde feminina e, sobretudo, com estilo de vida que priorize ati-vidades, no tempo livre, que ela goste de fazer, para que os níveis de estresse possam ser controlados”, diz o especialista.

Segundo o especialista, um dos fatores do aumento da expecta-tiva de vida da mulher é o uso da medicina preventiva, que cres-ceu embora muito ainda precise ser feito. “Para aproveitar os anos a mais de vida, as mulheres precisam começar cedo com bons hábitos e, claro, procurar sempre acompanhamento médico para diagnósticos precoces”, afirma.

Qualidade de vida é a conquistamais desejada da mulher moderna

Outubro é Rosa para a saúde da mulher não passar em branco.

Em outubro o mundo inteiro se mobiliza para

a conscientização da mulher na prevenção do câncer de mama.

Consulte seu médico e faça um diagnóstico preventivo.

Para o doutor Katz, é sempre impor-tante a realização de campanhas que alertem as mulheres sobre a necessi-dade de procurar um especialista uma vez por ano para a realização dos exa-mes ginecológicos de rotina, a exemplo da mamografia, ultrassonografia e do Papanicolaou. Diagnósticos precoces podem evitar graves doenças causadas

nas mulheres e que ainda preocupam a medicina, como o câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo e mais comum entre as mulheres, respondendo com 22% dos novos casos a cada ano, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Além da hereditariedade, diversas formas de câncer podem ser desenvolvidas a partir do estilo de vida da mulher, especialmente naquelas que cultivam rotina de muito estresse e sobrecarga de responsabilidades, com busca constante de perfeição. A alimenta-ção desregrada e rica em gorduras trans, entre outros aditivos quí-micos, também são fonte de estímulo para geração de doenças. Portanto, a dica do doutor Katz é para que as mulheres busquem equilibrar o dia a dia realizando as obrigações pessoais e profis-sionais, com um bom tanto de atividades que também gerem descontração física e mental. Isto certamente permitirá à mulher muitos anos de novas conquistas!

Líderes incontestes, as mulheres agora precisam lutar por uma vida mais

equilibrada e feliz

Informativo no 65 - outubro/novembro 2013 - 7

Gincana solidáriamovimenta mais de100 colaboradoresdurante a 2a SIPATMAPara unir o útil ao solidário, o HMCG envolveu mais de 100 colaboradores na Gincana Solidária durante a 2ª Sipatma (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), realizada na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), entre os dias 9 e 13 de setembro. Além de atualizar os conhecimentos sobre as questões de segurança no trabalho, os colaboradores  formaram  equipes para arrecadação de alimentos e brinquedos para entidades assistenciais da região do ABC.

Foram arrecadados quase 3.000 kg em alimentos e brinquedos para quase 300 crianças. As doações foram encaminhadas para as instituições Lar São Francisco de Assis, Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, casa de repouso para idosos Instituição Assistencial Nosso Lar e Instituto Monsenhor que abrigam em regime aberto adultos sem lar,  ambas em Santo André.

No total oito equipes foram formadas, são elas: As implacáveis, Os Invencí-veis, Ekipirados, Harmonia, Bolibolense, Equipe das Corujas, Equipe Coope-ração e Village Almox II, ”O Retorno”.

 Destas, as que mais arrecadaram doações foram premiadas:

• 1º Village Almox II, “O Retorno”• 2º Ekipirados• 3º Equipe das Corujas

Segundo Everton Fiorentini, Presidente da Cipa/Gestão 2013, ser solidário também faz parte do bem-estar. A gincana foi idealizada para desenvolver o espírito de cidadania, respeito e solidariedade ao próximo, além de promover a integração entre os diversos setores do HMCG. “Para nós foi uma grande surpresa, acredito que quando conseguimos evoluir como pessoas, é natural que nos tornemos profissionais e cidadãos melhores. Esta gincana nos trouxe diversão, integração e fortaleceu os laços, a demonstração de respeito e comprometimento foi fantástica, consideramos todos campeões. Parabéns a todos os profissionais que fizeram parte desta grande ação! Em nome do Hospital e das entidades beneficiadas, o nosso muito obrigado”, completa Everton.

Bom humor e conscientização

A 2ª. Sipatma contou com abertura da Zas, empresa de ginástica laboral, palestras da Eletropaulo, peças teatrais e exposição do Greenpeace. A empresa Gama Artística apresentou, através de  peças teatrais, temas envolvendo atitudes seguras, não só no trabalho, mas também na vida pessoal, como: prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis, segurança no trânsito, dependência química e ações de melhoria no ambiente de trabalho, como motivação, comprometimento e trabalho em equipe..

Alimentos e brinquedos foram arrecadadosem apoio a entidades assistenciais da região

Enfoque, LB Médica, Gráfica Stampa, Work and Life, E. Tamusino & Cia. Ltda, Comercial Cirúrgica Rio Clarense, Biort, Isomedical, Biomerco Implantes Ortopédicos e Produtos Médicos, Servimed, CNPH, Tecnimed, La Pozze, Esmalteria 4 Estações, Mafra Hospitalar,

Vida Leve Estética, Hospfar ind. e Com. de Produtos Hospitalares Ltda., Maxi Médica, AGR Surgical, Biocath, Medi House, Rochel Gráfica, Handle, Vib Corretora, SPM Comércio de Produtos Médicos e Farmácia e Manipulação Própharmacos

Nosso agradecimento especial aos apoiadores

deste evento:

2a SIPATMA