novo mundo 9

16
Nov/Dez/09 - Ano 2 - Nº 09 Publicação interna da Biolab Dr. Márcio Falci recebe título de Acadêmico Titular da Academia Nacional de Farmácia pág. 12 Compromisso Biolab Solidariedade, agora com incentivo fiscal. pág. 9 Inovando Lançamento de Photoprot FPS 100 consolida imagem inovadora da Biolab. pág. 4 Nossa Força Novas tecnologias agilizam trabalho da equipe. pág. 11

Upload: biolab00

Post on 19-Jun-2015

339 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Novo Mundo

TRANSCRIPT

Page 1: Novo Mundo 9

Nov/Dez/09 - Ano 2 - Nº 09

Publ

icaç

ão in

tern

a da

Bio

lab

Dr. Márcio Falci recebe título de Acadêmico Titular da Academia Nacional de Farmácia pág. 12

Compromisso BiolabSolidariedade, agora com incentivo fiscal.pág. 9

InovandoLançamento de Photoprot FPS 100 consolida imagem inovadora da Biolab.pág. 4

Nossa ForçaNovas tecnologias agilizam trabalho da equipe.pág. 11

Page 2: Novo Mundo 9

BoLA DA vez

eXPeDIeNTePublicação interna dos funcionários da Biolab FarmacêuticaCoordenação: Departamento de ComunicaçãoRedação: Nadia Andrade e Felipe Fonsecaedição e Revisão: Texto Assessoria de ComunicaçõesJornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)Criação e diagramação: Artgraphic PublicidadeFotos: L. Manfrediniendereço para correspondência: Rua olimpíadas, 242 - 3º andar - vila olímpia - Cep: 04551-000 São Paulo - SP (aos cuidados depto Comunicação)envie seus comentários para: [email protected]

Mais uma vez no topoConcorremos com mais de 50 organizações privadas de to-dos os portes, inclusive líderes globais, e nos mantemos no topo. A Biolab foi o grande destaque do Prêmio empresarial SBC, a mais importante premiação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), vencendo nas categorias Prestação de Serviços Científicos e Atendimento e visitação Médica, du-rante o 64° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em Salvador (BA), em setembro.

A escolha da Biolab pela Sociedade Brasileira de Cardiolo-gia como referência em Prestação de Serviços Científicos é o reconhecimento da instituição, dos seus dirigentes e dos médicos em geral no foco da empresa em inovação e tec-nologia, bases do trabalho de pesquisa e desenvolvimento empreendidos.

Por sua vez, a conquista do prêmio de visitação Médica, com votação dos próprios cardiologistas que participaram do Congresso, ressalta a postura, o conhecimento técnico, o perfil profissional e o relacionamento positivo da equipe da Biolab no contato periódico com os médicos de todo o País.

S. C. Capelli

2

Page 3: Novo Mundo 9

O futuro da Biolab passa pela Inovação

o Departamento de Inovação e Negócios é uma das áreas mais novas da empresa. Seu objetivo é ajudar a preparar a Biolab para o futuro. Para isso, a equipe coordenada pelo diretor Dr. José Roberto Pereira realiza um minucioso processo de viabi-lidade dos projetos propostos. Se eles são aprovados seguem para o Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inova-ção (PD&I).

Também é de responsabilidade do Departamento, o desenvolvi-mento de novos negócios, como compra ou licenciamento de pro-dutos de terceiros, contratos de transferência de tecnologia e busca de novas plataformas tecnológicas.

“em sete meses de trabalho, aprovamos 17 produtos para desen-volvimento interno, temos 33 contratos de licenciamento em anda-mento, concretizamos uma importante exportação para a África, mantemos negociações para exportação com 24 empresas de pa-íses da América do Sul, europa, emirados Árabes e África, analisa-mos outros 150 projetos e estamos negociando a transferência de uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento de mais de 20 novos produtos”, resume Dr. José Roberto. A parceria com institui-ções públicas e privadas é outra atribuição do Departamento. Nesse sentido, aliás, muitas novidades virão nos próximos meses.

Conheça a equipe de Inovação e Negócios:

• Laura Teresa Soares Gomes - Gerente de exportação• Ana Paula Branco - Gerente de Desenvolvimento de Negócios

• Giselle Sayuri Koyama - Analista de Patentes• Talita Moreira - Assistente Administrativa

• Alessandra Katz, Ph.D. pela Universidade de Harvard (EUA) - Gerente de Negócios e Patentes

• Marcia Cristina da Silva - Auxiliar Administrativa• Dr. José Roberto Pereira - Diretor de Negócios & Inovação

• Thalita Duque Martins - Analista de Patentes• Bruna Alario - Gerente de assuntos estratégicos

3

Page 4: Novo Mundo 9

ACoNTeCe NAS FÁBRICAS

Inovando

A Biolab reuniu mais de 350 convidados entre médicos, clientes, autoridades, pesquisadores, imprensa e colaboradores para o lan-çamento de Photoprot FPS 100, o primeiro fotoprotetor brasilei-ro desenvolvido com nanotecnologia, no dia 14 de novembro, no teatro WTC em São Paulo.

o evento teve como diretriz apresentar o Photoprot num ambiente lúdico com recursos inovadores, como atividades interativas desde o momento do cadastramento até nas projeções, onde apresenta-mos o posicionamento e ação do produto.

No teatro, contamos mais uma vez com a participação de Rosana Jatobá como mestre de cerimônias que conduziu o evento com leveza e simpatia do início ao fim.

A soprano brasileira Cristina Sorrentino abriu o evento interpretan-do o Hino Nacional Brasileiro, tirando o fôlego de muitos e encan-tando a todos com sua voz e sua postura cativante.

Na sequência tivemos o pronunciamento do Dr. Pedro Bombonato, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvi-mento do estado de São Paulo, representando oficialmente o Se-cretário de Desenvolvimento de SP, Dr. Geraldo Alckmim. “Nunca na história nacional houve tanta demanda por inovação, fator de-terminante para o progresso e o sucesso da humanidade. Assim, é com imenso orgulho que prestigiamos esse evento, que coroa a inovação e a viabilidade da parceria público-privada”, celebrou Bombonato.

A Dra. Raquel Santos Mauler, representou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parceira da Biolab no desenvolvimento do produto e Dra. Silvia Guterres, coordenadora do projeto na univer-sidade, ministrou uma aula médica sobre nanotecnologia, desta-cando todos os benefícios do Photoprot.

No encerramento, Dr. Dante Alario valorizou as parcerias da em-presa para o desenvolvimento de inovações fundamentando seu

Lançamento de Photoprot FPS 100 consolida imagem inovadora da Biolab

pensamento de que “inovação não se faz sozinho”. Dr Dante ho-menageou e destacou o comprometimento das pessoas envolvidas no projeto na busca incansável pela inovação, “fatores fundamen-tais para o lançamento de Photoprot, o primeiro de uma série de novidades da Biolab a base de nanotecnologia”.

As equipes de vendas, Cosmiatric e especialidades II foram respon-sáveis pelos convites aos médicos e clientes e participaram com de-dicação e muito entusiasmo durante todo o evento. A equipe do marketing responsável pelo produto, também acompanhou e se envolveu em todo o planejamento do evento.

o resultado desta sinergia entre as áreas internas da empresa, con-vidados e parceiros foi um evento impactante que atingiu o objeti-vo proposto, de consolidar a imagem inovadora da Biolab.

4

Page 5: Novo Mundo 9

ACoNTeCe NAS FÁBRICAS

A empresa não para de investir na área fabril. No mês de outubro, chegou na unidade de Jandira, o que há de mais avançado em tecnologia de encapsulamento disponível no mercado, a encap-suladora MG2 Planeta 100. Com essa aquisição, a produtividade poderá atingir a marca de 100.000 cápsulas/hora, um incremento de quase 100% na produção atual. esta tecnologia disponibiliza re-cursos como checagem de peso do conteúdo das cápsulas e elimina automaticamente as cápsulas vazias e fora de peso. esta máquina também realiza impressões de relatórios com todas as informações do lote produzido.

Inovação em Jandira

Todos os controles são realizados por meio de um PC Industrial com tela “Touch-Screen” e seus componentes seguem as normas da ANvISA e do FDA, como a norma “21CFR Part 11”, que garante os níveis de acesso e rastreabilidade.

estes investimentos refletem a visão de futuro da Biolab, tanto para atender a atual demanda de produtos, quanto para a projeção de crescimento dos próximos anos. “Todos são equipamentos ultra-modernos que atendem aos mais altos padrões de qualidade do mercado farmacêutico”, comenta Gustavo Rocha, Supervisor de engenharia Industrial da Biolab.

As CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) já têm novos membros para a gestão 2009/2010 nas unidades de Taboão da Serra e Jandira, bem como no hotel, em Pouso Alegre.

vale lembrar: a CIPA é uma obrigatoriedade do Ministério do Traba-lho e funciona como um importante mecanismo de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatível o trabalho com a preservação da integridade física e a saúde do trabalhador.

A composição da CIPA varia de acordo com o Grau de Risco e o Número de empregados de cada unidade.

A rigor, as principais obrigações dos membros da CIPA são:

• Identificar os riscos do processo de trabalho• Elaborar o mapa de riscos das áreas• Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na

solução de problemas de segurança e saúde no trabalho• Participar da implementação de medidas de prevenção a aciden-

tes• Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições

de trabalho visando identificar situações que venham a trazer ris-cos para a segurança e saúde dos trabalhadores

• Colaborar no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho

• Divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentado-ras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho

• Promover anualmente a SIMA (Semana Interna de Meio Ambiente) e a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)

Mas é sempre importante ressaltar que a prevenção a acidentes não deve ser objetivo apenas da CIPA ou do DMAS (Departamento de Meio Ambiente e Segurança), mas sim de todos os funcionários da Biolab praticando comportamentos seguros e informando aos membros da CIPA e do DMAS qualquer condição insegura obser-vada. Somente dessa forma estaremos atuando de maneira segura em nosso dia a dia nas dependências da empresa.

CIPA: conte com ela para a segurança no trabalho

5

Page 6: Novo Mundo 9

NoSSo PoRTIFóLIo

Press Plus® - benefícios além do controle da hipertensão

Desenvolvido pela Biolab e disponível ao mercado desde 2007, Press Plus® é uma combinação de 2 medicamentos em uma única cápsula para o controle da pressão alta (hipertensão arterial).

A pressão arterial é muito difícil de ser controlada. Muitos pacien-tes necessitam tomar mais de um anti-hipertensivo na tentativa de controlar a hipertensão arterial.

Pacientes hipertensos mesmo com a pressão controlada, ao longo dos anos, podem desenvolver outras doenças associadas como a diabetes, doenças renais, doenças cardíacas, etc. e a escolha do

anti-hipertensivo é fundamental para prevenir o aparecimento des-tas doenças.

Um estudo clínico publicado em 2008 em uma das mais conceitua-das revistas científicas (New england Journal of Medicine) demons-trou que Press Plus® controla adequadamente a pressão arterial dos pacientes e oferece maior proteção em relação a essas outras doenças.

Press Plus® tem grande potencial de crescimento em vendas e em pouco tempo poderá ser um dos principais produtos da Biolab.

No local de trabalho, é essencial que todos estejam atentos aos perigos de misturar o patrimônio da empresa com o próprio acervo. No uso de alguns equipamentos, por exemplo, a separação entre o pessoal e o profissional é mais sensível e se torna mais fácil con-fundir as coisas. Para contribuir com a melhoria das práticas diárias na empresa, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) listou dicas para utilizar algumas ferramentas de trabalho:

TelefoneSeja objetivo. Como se dizia antigamente, fone de telefone não é brinco. Quando atender alguma ligação, seja cordial ao dizer Biolab, seu nome e desejar um bom dia ou boa tarde. É possível realizar conferência com o aparelho se precisar acompanhar al-guma reunião. evite ligações para celular, pois as chamadas são mais caras.

ComputadorQuando estiver ausente por longos períodos, trave a máquina aper-tando Ctrl + Alt + Del no teclado. Desligue o computador quando for embora, pois isso facilita a atualização de programas e antivírus pelo Departamento de TI. Não acesse sites que não sejam relacio-nados aos negócios da empresa, pois existem diversos endereços eletrônicos contaminados por vírus. em hipótese alguma instale aplicativos no computador sem autorização prévia do setor de TI.

E-mailUse apenas o seu endereço comercial para comunicação dentro da empresa. Ao enviar e-mail, evite mandar anexos maiores do que 2 megabytes. Ao receber correspondências com ofertas, anexos e links, desconsidere sem abrir. Entidades governamentais, bancos e serviços de proteção ao crédito nunca usam a internet para se co-municar com seus clientes.

Bom senso no ambiente de trabalho

6

Page 7: Novo Mundo 9

NoSSoS TALeNToS

Yone Yoshiko Yoshimine

Funcionária da Biolab há 18 anos, Yone Yoshiko Yoshimine fala da empresa com muito orgulho e gratidão. “Iniciei minha vida pro-fissional na Biolab. Por isso, devo o meu crescimento e evolução profissional à empresa”, não se cansa de repetir.

Paulistana e neta de japoneses, Yone já trabalhou em diversos de-partamentos da empresa e teve a oportunidade de conhecer e con-viver com muitas pessoas e funções. Aos 36 anos de idade, ela é analista da área financeira, mas atuou como auxiliar de escritório, auxiliar de vendas, na comissão de representantes autônomos e no fluxo de caixa.

Yone presenciou cada mudança na empresa e os passos rumo ao crescimento. “Fico muito feliz em estar aqui até hoje. Faço parte desse amadurecimento; cresci com a Biolab. Sou muito comprome-tida e trabalho com o coração. Sou o que sou hoje graças a esta oportunidade”, reforça.

Quando não está no trabalho, o que mais diverte e acalma o co-ração de Yone é estar com a sua avó, Osono Hirata, 93 anos, que sofre da Doença de Alzheimer há cerca de três anos. “Sempre que posso estou com ela. ela representa a coluna da minha família; minha base, minha história. Acredito no amor como a cura para todas as doenças e sei que no final tudo dará certo. Por mais que tenhamos dificuldades em nossas vidas, tendo fé e acreditando no dia seguinte, tudo acaba se ajeitando”, afirma.

Elisangela da Silva Flor

elisangela da Silva Flor, 32 anos, é Analista de Qualidade da Bio-lab. está na empresa há 11 anos e atualmente compõe o quadro de funcionários da Garantia de Qualidade de Sistemas, na fábrica de Taboão da Serra (SP). elisangela formou-se em Farmácia pela Universidade Bandeirante (Uniban) em 2006. Antes da formação superior também realizou Curso Técnico Profissionalizante em Quí-mica.

Ela entrou na Biolab em agosto de 1998, como Auxiliar de Emba-lagem. Logo foi promovida ao Controle em Processo. em seguida, também trabalhou na área de Planejamento e Controle de Produ-ção (PCP).

elisangela mora em embu das Artes (SP). ela está casada há dois anos e aguarda a chegada de seu primeiro filho, para janeiro. “Sem dúvida, será uma grande felicidade e emoção ser mãe pela primeira vez”, comemora.

Depois do nascimento do bebê, elisangela pretende realizar pós-graduação em farmacêutica e retomar o aprendizado na língua in-glesa, paralisado com o início da gestação.

A Biolab, para elisangela, é uma empresa que abre oportunidades de crescimento para os funcionários. “Quando iniciei minha trajetória na empresa não tinha condições de realizar um curso superior. Foi pela Biolab que consegui tudo na minha vida. Com os novos estudos pretendo crescer ainda mais na empresa”, diz a futura mamãe.

7

Page 8: Novo Mundo 9

CoMPRoMISSo BIoLAB

NA IMPReNSA

Fomos destaque no Valor Econômico e Brasil Econômico

AS úLTIMAS DO MARKETING

Vaslip®: recorde de vendas!

os investimentos da Biolab em inovação foram destaque do jor-nal valor econômico – a mais importante publicação de econo-mia do país. A matéria foi publicada em 22 de setembro, na editoria de empresas e Tecnologia, e mereceu chamada na capa do jornal.

o conteúdo das reportagens incluiu informações sobre a expansão da Biolab, os novos produtos e tecnologias, as novas moléculas em estudo, a importância do desenvolvimento e pesquisa e as parcerias com instituições públicas e privadas, inclusive do exterior.

o envolvimento direto dos acionistas nas operações da empre-sa também chamou a atenção e ganhou espaço até para uma fotografia.

o departamento comercial da Biolab está em festa. Afinal, o produto vaslip® acaba de bater recorde de vendas: em setem-bro, superou 45 mil caixas comercializadas.

“É um resultado fantástico não apenas em relação ao volume de vendas, que por si é espetacular, mas porque demonstra que a prescrição do produto pelos médicos está crescendo”, analisa Luis Lopes, gerente de Produtos Cardiovasculares.

vaslip® age no controle do chamado mau colesterol (LDL) e aumenta o colesterol considerado bom para o corpo humano (HDL), além de reduzir o triglicérides. Seu sucesso é explicado pela confiança dos médicos nos produtos da Biolab, resulta-do da campanha iniciada em 2008.

“Hoje, Vaslip® é o produto que mais cresce no mercado e ocupa a terceira posição no segmento de estatinas”, informa Luis. esse resultado comprova que a empresa segue firme em sua missão de colocar saúde ao alcance de todos e também é mais um forte indicativo da credibilidade conquistada pela Biolab entre os profissionais da saúde, no caso da cardiologia brasileira.

8

Page 9: Novo Mundo 9

CoMPRoMISSo BIoLAB

O Projeto Esporte Solidário Minas-Kan/Biolab, com o apoio da Biolab, treina gratuitamente mais de 700 jovens e crianças no Sul de Minas Gerais sob a coordenação e dedicação do profes-sor João Batista Rodrigues. Para poder fazer parte desse time, as crianças têm que apresentar periodicamente seus boletins escolares e só tem vaga garantida se mostrarem um bom de-sempenho na escola. elas recebem os uniformes, tem aulas semanais de Karatê e ganham um lanche após cada treino, mas agora terão mais uma motivação. o Projeto acaba de ser aprovado no Ministério do esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao esporte. o processo de aprovação é extremamente rigoroso e detalhista e sendo aprovado, passa a ser auditado pelo governo.

esta aprovação é resultado da persistência por parte do pro-fessor João e da intermediação do Instituto Janeth Arcain, da ex-jogadora de basquete Janeth, empresa contratada pela Bio-lab para elaborar e submeter o projeto ao Ministério. Com a Lei do esporte, destinaremos anualmente uma porcentagem do imposto de renda da Biolab para o Projeto.

O Minas-Kan/Biolab já formou vários atletas de importância nacional, como Jéssica de Dalt Cândido e Mateus José Horaki Couto, que neste ano participaram dos Jogos Panamericanos de Karatê, em El Salvador. Neste mês tivemos mais uma con-quista da Jéssica, que conseguiu se classificar para os Jogos PAN/ México 2011.

Solidariedade, agora com incentivo fiscal

Para padronizar e orientar a utilização do logotipo da Biolab, o De-partamento de Comunicação criou um “Manual de Marca”, que ilustra as principais aplicações.

o Manual de Marca mostra como usar o logotipo, a bandeira da empresa e a nova assinatura do SAC. É importante ressaltar que houve adequação do Pantone (cor) no logo da Biolab, e, além disso, não será permitido o desenvolvimento ou o uso de marcas próprias de cada departamento.

Logotipos padronizados

“o Projeto esporte Solidário incentiva a prática esportiva de jovens que não têm condições financeiras favoráveis. ele faz parte da nossa política de responsabilidade social e é um cami-nho para estarmos mais perto da comunidade”, ressalta Paulo de Castro Marques, Coo da Biolab.

Todos os colaboradores receberam o “Manual de Marca” por e-mail e em breve o seu conteúdo estará disponível na Intranet, na área de Comunicação. Para os departamentos que usam a marca com mui-ta frequência em seus materiais, foi produzida versão impressa do manual, reunindo, inclusive, modelos de aplicações em diferentes ti-pos de papel, que servirão de referência na aprovação de papelaria.

9

Page 10: Novo Mundo 9

A BIoLAB eSTAvA LÁ

A Biolab marcou presença no 64° Congresso Brasileiro de Cardio-logia, realizado em setembro, em Salvador (BA). Líder em prescri-ção de medicamentos cardiovasculares, nossa empresa participa do Congresso há oito anos e levou cerca de 50 colaboradores para essa edição, além de se destacar com o maior estande entre todos os participantes.

Com 7 mil cardiologistas inscritos, recorde entre todas as edições, o Congresso também recebeu diversas autoridades, como o governa-dor da Bahia, Jacques Wagner, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, além dos secretários estadual e Municipal da Saúde, diretores de regionais e estaduais da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), delegações da Academia Francesa de Ciências, American College of Cardiology e mais de uma dezena de países, entre os quais Cuba, Chile, Equador, México, Portugal, Uruguai, Itália e Argentina.

“Sou usuária de Livolon e há tempos enviei uma sugestão para imprimir os dias da semana na embalagem. Para minha surpresa e satisfação, constatei a mudança. Sugeri também que as letras fossem impressas “grandes e vistosas”, pois geralmente quem usa esse medicamento já tem visão limitada. Fica aqui a nova sugestão. elogio a mudança. Saudações.“

Sonia R. B. do R., usuária de Livolon, Natal (RN)

Congressos Brasileiros

“Sou médico em Machado (MG) e 70% dos meus pacientes são Hipertensos. Conheci a Biolab por meio do dinâmico representante Benedito, de Pouso Alegre (MG). Quero elogiar a competência e o profissionalismo dele. Recebo visitas regularmente e estou muito satisfeito. os colegas médicos de minha convivência compartilham a mesma admiração por Benedito e pelos produtos da Biolab. Pude comprovar na prática a qualidade dos medicamentos que prescre-vo rotineiramente para os casos indicados. espero que este elogio chegue até o setor do sr. Benedito e ele fique ciente de sua grande importância no nosso meio. Muito obrigado!”

Paulo Henrique D. de L., médico especialista em clínica médica, Machado (MG)

o tamanho e a alegria do estande da Biolab no Congresso Brasileiro de Ginecologia, realizado em novembro na cidade de Belo Horizon-te, ilustrou bem a importância da Ginecologia para o receituário dos produtos da empresa.

No espaço, os cerca de 7 mil ginecologistas presentes ao evento, eram atendidos com extrema simpatia - característica da Biolab – e podiam participar de diversas atividades interativas como jogos ele-trônicos, além de poderem desfrutar de diversas delícias do buffet presente no estande.

Durante o Congresso, a Biolab destacou os principais produtos da linha Ginecológica como LEVEL®, TANTIN®, DTN-FoL® e STeLe, e aproveitou para iniciar a promoção e divulgação de PHOTOPROT. O produto foi muito bem aceito pelos ginecologistas que solicitaram amostras de PHOTOPROT, o que deve gerar possibilidades concre-tas de receitas.

Congresso Brasileiro de Ginecologia

Congresso Brasileiro de Cardiologia

10

Page 11: Novo Mundo 9

NoSSA FoRÇA

Com sete gerentes de contas, 41 representantes de vendas e um novo gerente de negócios, a equipe de vendas da Biolab está cada vez melhor preparada para enfrentar os desafios do mercado, como a concorrência dos genéricos e de outros laboratórios, sempre com foco no resultado comercial e no relacionamento com os pontos de vendas (PDv). Somados os propagandistas, a equipe de campo da Biolab chega a 850 pessoas.

Uma equipe grande e capacitada como essa precisa de agilidade, segurança e confiabilidade para a troca das informações. “Para isso, a Biolab utiliza os equipamentos mais modernos do mercado para a transferência de dados, a partir de parceria com as operado-ras Claro e Tim”, informa o gerente de Tecnologia da Informação Márcio Alcântara.

Outra conquista importante são os notebooks para gerentes e os netbooks (computadores pessoais mais compactos) para quem uti-lizava os Pockets PC (dispositivos de mão que armazenam, recebem e-mails, tocam arquivos multimídia e navegam na internet). “esta troca de equipamentos é um grande avanço para nossa equipe, pois eles oferecem suporte total no dia a dia e agilizam o envio e a checagem de informações”, completa Márcio.

Isso não é tudo: em breve, um software gerenciará a área, integran-do todos os elos que envolvem o processo de vendas.

Novas tecnologias agilizam trabalho da equipe

Da esquerda para a direita: João Bertalan - Coord. de Infra-estrutura, Márcio Alcantara - Gerente de TI & Processos, David Pomarico - Analista de Sistemas, Lucilene Bondesan - Analista de Processos

Propaganda de ouroo propagandista da Biolab no Nordeste, Plácido Saraiva acaba de ser homenageado pela Sociedade Cearense de Cardiologia (SBC/CE), colocando mais uma vez a empresa em evidência.

A entidade escolheu Plácido como melhor profissional de propa-ganda médica da cardiologia em 2009. A homenagem ocorreu em novembro com a entrega do troféu “Thot”, durante a cerimônia de posse da diretoria 2010-2011 da SBC/Ce. Para o vice-presidente comercial da Biolab, Sebastião Capelli, este prêmio é motivo de grande orgulho para a empresa que parabeniza o colega por essa importante conquista. “Uma homenagem como essa reconhece todo o trabalho de um profissional e seu relacionamento com a classe médica”, diz Capelli.

A Sociedade Cearense de Cardiologia surgiu em 1972, fruto do entusiasmo de especialistas com os avanços da medicina no Brasil.

11

Page 12: Novo Mundo 9

eSPAÇo ABeRTo

A Biolab tem o prazer de comunicar a todos que o Dr. Márcio Falci, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, tomou posse no dia 4 de dezembro de 2009, da Cadeira nº 88, como Acadêmico Titutar da Seção de Medicina, da Academia Nacional de Farmácia, fundada há 72 anos.

esta titulação é o maior reconhecimento no setor, cujas normas para o ingresso de novos membros são extremamente criteriosas.

Para a Biolab, é um orgulho contar com a inteligência, a coragem, a integridade e o dinamismo de um profissional como o Dr. Márcio, que enobrece nossa empresa com suas atitudes humildes e discre-tas no dia a dia.

Apresentamos um pequeno histórico do Dr. Márcio, pessoal e pro-fissional, assim como alguns depoimentos de colegas e amigos, para que todos compartilhem deste momento.

Márcio Falci, brasileiro, nascido no bairro do Braz, em 09 de dezem-bro de 1939, filho de Pedro Carlos Falci, já falecido, e de Adelina Maestresi Falci. Médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1964. Casado desde 1965 com Ger-trud D. Jungermann Falci, tem 3 filhos, zander, Sandra e Márcio Ju-nior, todos casados, e 7 netos, Marco, Giana, Victor, Stella, Lorena, Adrian e Yasmin.

Realizou os 3 anos de Residência em Cirurgia no Hospital das Clí-nicas da USP. Além de ter como atividade principal a cirurgia, já iniciava seu trabalho na Indústria Farmacêutica. especializou-se também em Medicina do Trabalho, Marketing e em Medicina Far-macêutica.

Seu envolvimento direto com a Indústria Farmacêutica, teve início em 1960 como propagandista acadêmico no Abbott Laboratórios. A seguir foi propagandista do Procienx e relações públicas do Fun-do editorial Procienx. em seguida trabalhou no laboratório Sintético e depois na G.D. Searle já no cargo de gerente médico.

em 1971, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Mé-dicos Assessores da Indústria Farmacêutica, sendo secretário até 1975 quando passou a exercer a Presidência da entidade.

Em 1977, cursou Farmacologia Clínica, ministrado pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos. A partir de então decide continuar só na Indústria Farmacêutica. Passa a diretor médico na Byr Procienx e depois

na Boehringer. Sua carreira internacional teve início em 1988, quando assume o cargo de Gerente de Farmacovigilância da Boehringer Inge-lheim na Alemanha, para os produtos em Pesquisa Clínica, de fase I a fase Iv, realizados por todas as filiais da Boehringer no mundo.

Desde 1990 é Fellow da Faculty of Pharmaceutical Medicine do Royal Colleges of the United Kingdon.

Retorna para o Brasil em 1993 e vai trabalhar na Biosintética Far-macêutica Ltda. em abril de 2006, passa a fazer parte da Biolab como Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Desde en-tão, tem participado ativamente de inúmeros grupos de trabalho como representante da Biolab ou da ABIFINA. em 2007 foi desig-nado membro do Conselho Superior de Tecnologia e Produtividade (CoNTeC) da FIeSP.

Tem 14 artigos publicados, 15 trabalhos apresentados em Congres-sos, 2 capítulos de livros publicados, 14 patentes depositadas como inventor, 37 conferências e 77 participações em eventos científicos.

“Dr. Márcio Falci, profissional competente e ousado nas propostas, ser humano correto, respeitador e também marido, pai e avô des-velado. É um prazer trabalhar com você e tê-lo na equipe Biolab.Parabéns pelo título da Academia Nacional de Farmácia.”Dr. Dante Alario Jr. – CSo da Biolab

“Cientista brilhante, pensador incessante e experiente, garoto de elevada energia e capacidade de inovação, ótimo conselheiro, al-guém que tenho orgulho, conforto e alegria em dividir ideias e re-ceber críticas. É uma honra e um prazer tê-lo sempre por perto tanto profissionalmente quanto pessoalmente”.Marcos Silveira, vice-presidente administrativo financeiro da Biolab

“A indicação do Dr. Márcio Falci para a Academia Nacional de Far-mácia está amparada por inúmeras contribuições, dentre as quais se incluem projetos de pesquisas bem sucedidos, que resultaram em patentes, além de sua diferenciada capacidade como farmaco-logista e atividades direcionadas para o ensino por meio de pales-tras e conferências. o Dr. Márcio Falci demonstra exaltada vocação de pesquisador, com grande destaque por sua capacidade de es-critor de temas especializados para livros e artigos científicos de clínica médica.Dr. Lauro Moretto, vice-presidente da Academia Nacional de Farmácia

Dr. Márcio Falci na Academia Nacional de Farmácia

12

Page 13: Novo Mundo 9

DePoIS DAS 6

Artesã nas horas vagasA assistente de treinamento comercial Sarah Bruzaferro sempre se interessou por artesanato. Já na infância, aprendeu crochê, tricô e bordado com sua avó.

Mas o hobby passou a ser levado mais a sério há quatro anos, quando Sarah ganhou um presente e se apaixonou pela caixa do embrulho. A curiosidade foi tão grande que ela desmontou a em-balagem para checar a metragem e entender como fora feito o molde. Desde então, nunca mais parou de criar caixas exclusivas.

Com o passar dos anos, Sarah passou a produzir os próprios moldes. “Criei as minhas próprias técnicas. Nunca fiz cursos, desenvolvo e aperfeiçôo meu trabalho montando e desmon-tando as caixas. Recorto cada peça e vou colando até chegar ao produ-to final”, diz.

“As caixas costumam ficar tão bonitas que me falta coragem para presentear alguém ou vendê-las. Recebo muitos pedidos e faço cai-xas de CDs, porta bijuterias e para presentes. e faço com prazer”, destaca Sarah.

Foi suado, mas foi muito comemorado. A Biolab sagrou-se campeã da 1ª Copa Active de Futebol Society para a Indústria Farmacêutica. Nos pênaltis.

No caminho da nossa seleção passaram o Aché e a Pfizer. Ganhamos fácil por 8 a 1. Na final, enfrentamos o Cristália e o placar foi apertado: 2 a 2. Também participaram da copa as equipes do Sunnyvale, Intermec e Active.

Além do título, a Biolab teve o artilheiro valdecir F Lucio (Pesagem - TS) e o melhor goleiro Marivan Novais de Rocha (Fiscal - TS), que defendeu três pênaltis na decisão!

Biolab venceu a 1ª Copa Active de Futebol Society para a Indústria Farmacêutica

A competição aconteceu em São Bernardo do Campo, no início de dezembro, e teve como atração principal o comentarista e ex-jogador Neto.

Além do entretenimento e relacionamento entre as equipes, o evento também teve uma finalidade nobre: a arrecadação de alimentos para o PRoAv (Projeto de Amor à vida), insti-tuição que cuida da recuperação de jovens com problemas com drogas e alcoolismo.

Fileira de cima: Marivan Novais de Rocha - Fiscal TS, Márcio Alcantara Lopes - TI, Alex Sandro de oliveira - TI, Raphael Carlos Rego - TI, Alexandre Trentini Rocha - TI, emerson Alexandre zago - Meio Ambiente TS, David Carlos Pomarico - TI.Fileira de baixo: Nelson Marques - Pesagem TS, Fabio Barioni - Pesagem TS, Convidado, edilson Andrade Puntani - Custos CA, valdecir F Lucio - Pesagem TS.

13

Page 14: Novo Mundo 9

HOTEL

A rotina sempre atribulada do trabalho acaba nos levando a esque-cer da importância dos cuidados com a saúde. Pensando nisso, o Marques Plaza Hotel elegeu o dia 28 de outubro para realizar o Dia da Ação Saúde, em parceria com Unimed Sul Mineira, sediada em Pouso Alegre (MG).

o evento, que também marcou um ano de adesão dos funcionários do hotel ao plano de saúde da Unimed, incluiu exames gratuitos de Índice de Massa Corpórea (IMC), Medição de Pressão e Glicose.

Dia da Ação Saúde recebeu 70 funcionários

os funcionários participaram ainda de palestra ministrada pela ci-rurgiã dentista Natalia Kitsidis, sobre a importância da correta higie-ne bucal para prevenção de eventuais doenças.

Com os resultados dos exames foi possível detectar algumas alte-rações de saúde em alguns funcionários, que foram encaminha-dos a especialistas pela Unimed. Todos receberam brindes pela participação.

14

Page 15: Novo Mundo 9

O desafio desta edição é:

Qual o significado dos presentes colocados embaixo da árvore de Natal?

1) Segundo a tradição romana, os presentes representam votos de fertilidade e saúde para o ano seguinte.

2) Na Grécia antiga, os pais escondiam os presentes dos filhos entre as árvores. essa prática foi assimilada pelos cristãos nos primeiros séculos.

3) eles indicam ou lembram os presentes que os reis (ou sacerdotes) Baltazar, Belchior e Gaspar levaram para o Menino Jesus.

4) Geralmente são colocados quatro presentes, cada um representando um dos autores bíblicos Marcos, João, Lucas e Mateus.

Page 16: Novo Mundo 9

Informamos que todas as crianças que entregaram seus desenhos receberão o prêmio que será encaminhado pelo RH de sua unidade.

Para participar, encaminhe sua resposta ao coordenador de Recursos Humanos de sua unidade ou ao seu Gerente Regional.Os sorteios, entre os que responderem corretamente, acontecerão no dia 15 de janeiro. Participe e concorra a prêmios.