nova relação em casa

16
AJUDE O PLANETA. RECICLE . Página 7 Audi emagrece o Q7e o utilitário fica mais rápido Acelerados, de Rubens Barri- chello, sai do Youtube para a TV aberta. Pág. 11 Zeca Pagodinho traz a BH a turnê Ser Humano, com show no dia 13. Pág. 12 Gente e TV Noite de pagode Coluna do PCO PÁGINA 2 ANO 5 / NÚMERO 218 / 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 / www.tudobh.com.br Cardápio especial para comemorar o Dia dos Namorados Pág. 13 Artigo Fabíola Carvalhido, arquiteta e urbanista da CSul Desenvolvimento Urbano: Acupuntura urbana PÁGINA 4 J Mariana Coelho com Guilherme e Zilda Matos: reconhecimento para quem trabalha há 17 anos na família PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7 PEDRO VILELA/AGENCIA i7 TV GLOBO / ZÉ PAULO CARDEAL TV GLOBO / ZÉ PAULO CARDEAL Nova relação em casa U Presidente sanciona regulamentação da PEC das Domésticas, U Para patrões, custo com encargos aumenta de 12% para 20%. Página 10 GUTO COSTA Empresários, executivos, políticos e líderes se reúnem em Araxá, de 11 CONEXÃO J a 14 de junho, para discutir os rumos do país e apontar soluções no Conexão Empresarial, realizado pela VB Comunicação. Página 6 BRUNO SOARES

Upload: buibao

Post on 10-Jan-2017

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nova relação em casa

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

Página 7

Audi emagrece o Q7e o utilitário fica mais rápido

Acelerados, de Rubens Barri-chello, sai do Youtube para a TV aberta. Pág. 11

Zeca Pagodinho traz a BH a turnê Ser Humano, com show no dia 13. Pág. 12

Gente e TV

Noite de pagode

Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 5 / NÚMERO 218 / 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 / www.tudobh.com.br

Cardápio especial para comemorar o Dia

dos Namorados

Pág. 13

ArtigoFabíola Carvalhido, arquiteta e urbanista da CSul Desenvolvimento Urbano: Acupuntura urbanaPÁGINA 4

J Mariana Coelho com Guilherme e Zilda Matos: reconhecimento para quem trabalha há 17 anos na família

PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

PEDRO VILELA/AGENCIA i7

TV GLOBO / ZÉ PAULO CARDEAL

TV GLOBO / ZÉ PAULO CARDEAL

Nova relação em casa

U Presidente sanciona regulamentação da PEC das Domésticas, U Para patrões, custo com

encargos aumenta de 12% para 20%. Página 10

GUTO COSTA

Empresários, executivos, políticos e líderes se reúnem em Araxá, de 11 CONEXÃOJ

a 14 de junho, para discutir os rumos do país e apontar soluções no Conexão Empresarial, realizado pela VB Comunicação. Página 6

BRUNO SOARES

Page 2: Nova relação em casa

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOJogo bruto no

Planalto

Por que só agora?Ninguém entende como só

agora a Polícia Federal indiciou o ex-presidente da CBF,Ricardo Teixeira. Quando deixou a presi-dência da entidade máxima do futebol brasileiro todo mundo já sabia que Ricardo Teixeira esta-ria envolvido em várias tramoias. No entanto, precisou do FBI trancafi ar altos dirigentes da Fifa para que a PF acordasse.

Caráter duvidosoMesmo não concordando

com a gestão do ex-presidente da CBF José Maria Marin, pe-gou mal para o atual, presidente Marco Del Nero mandar retirar da fachada do edifício da enti-dade o nome do dirigente que foi trancafi ado na Suíça.

Minas tem mais de 500 mil MEIs

O número de Microempre-endedores Individuais (MEIs), em Minas Gerais, ultrapassou o de pequenas empresas op-tantes pelo Simples Nacional (MPEs) no estado. De acordo com levantamento do Sebrae Minas, que utilizou como fonte dados da Receita Federal acu-mulados até 30 de abril, já são 540.988 mil MEIs no estado, contra 523.191 mil MPEs que aderiram ao regime tributário simplifi cado.

Tanto o presidente do Senado, Renan Calheiros, quanto o da Câmara Federal, Eduardo Cunha, estão jogando pesado com a enfraque-cida presidente Dilma. Até quando, ninguém sabe. Agora apresentaram um projeto para que os indicados para pre-sidência de empresas como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa etc sejam aprovados em sabatina pelo Senado. Dilma não gostou, mas pelo visto vai engolir goela abaixo. E já contam com boa maioria do Congresso.

ANDRÉA OTTONI

VALTER CAMPANATO/ABR

FOTOS: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A famosa feijoada do colunista Cesar Romero, que neste ano homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro, mudou de endere-ço. Depois de oito anos acontecendo no La Rocca, a Feijoada 2015 acontecerá no Expo-minas, de Juiz de Fora, no dia 13 de junho, e, como já é de se esperar, reunirá nomes de destaque dos meios políticos, sociais e em-presariais do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

O deputado Reginaldo Lopes, que preside a CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres, quer criar um marco legal para a pro-teção à testemunha, a partir do relatório fi nal da comissão. O deputado conta ter recebido na CPI relatos de pessoas que morreram após deixar o programa de proteção.

Novo endereço

Proteção

Nem parece anopré-eleitoral

Este ano, 2015, é ano pré- eleitoral. Pois nem parece. Onde estão os anúncios de grandes obras, as assinaturas de convê-nios, que nunca seriam cumpri-dos mesmo, só para alavancar candidaturas? Há um realismo incomum no Brasil, fruto não da seriedade política, mas da quebradeira mesmo. Que ninguém espere algo de 2015 e mesmo de 2016. Serão anos de paradeiro nos governos. Em alguns estados e municípios, se não houver atraso no paga-mento de servidores, que todos se deem por satisfeitos. A bra-vata do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, de que serão destinados R$ 5 bilhões para obras do metrô de Belo Hori-zonte representa, com todos as cores, aquilo que há de mais atrasado na política: a promes-sa fácil, que engana, e até dá votos, mas que não resolve os problemas do povo. Neste pon-to, convenhamos, a crise tem sido até boa. Pelo menos somos poupados da discurseira vazia.

ra. Mas há o lado da crise políti-ca, da crise ética cujo resultado mais visível é o encolhimento da classe política que, em condi-ções normais, a esta altura, já estaria saliente, quase sobre os palanques. Hoje, no máximo, se conversa nos bastidores, aqui e ali deixando vazar alguma coisa para alimentar o noti-ciário. Balões de ensaio que, no duro mesmo, não têm cha-mado a atenção de ninguém. Alguns partidos, entre eles o PT, já consideram a hipótese de não lançar candidaturas próprias nas cidades mais politizadas.

compondo como vice, é uma solução para estar com um pé no processo eleitoral, sem dar a cara a tapa. Forma de poupar--se para o embate de 2018, este sim, mais pesado e de maior interesse. Pode ser que estejam certos os defensores desta tese. Pode ser. Mas pode ser que es-tejam errados. Mas a política é assim mesmo.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Flávio Penna e Jaqueline da Mata

Coca-Cola ‘verde’A maior fábrica verde do Sis-

tema Coca-Cola no Brasil será fi nalmente inaugurada, na quinta--feira (11). Localizada em Itabirito, a nova unidade contou com in-vestimentos de US$ 258 milhões. Serão produzidos 2,1 bilhões de litros de refrigerante por ano. Inauguram a fábrica o governador Fernando Pimentel, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez e o diretor-geral e executivo da Femsa, Carlos Sala-zar Lomelín.

Top Of MindA Porto Seguro foi um dos des-

taques do 20º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso em Minas Gerais. A empresa recebeu pre-miação na categoria “Excelência”, no segmento de seguros.

Em poucas palavrasNoite de autógrafos que prome-

te movimentar o meio político será a do livro “Hélio Garcia – Em Poucas Palvras”, no dia 15, às 19h, no Museu Inimá de Paula. O livro reúne depoimentos de jornalistas e com-panheiros do ex-governador que acompanharam a trajetória de Hélio Garcia, entre eles, J.D.Vital, Nestor de Oliveira, Roberto Brant, Nirlando Beirão, Roberto Elísio Castro Silva, Tião Martins, JG Bandeira de Melo e Luís Nassif.

Estagiário: Lucas RochaAssistente de Redação:

Tamara JesusRevisão: Maria Ignez Villela

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Supervisora de distribuição: Kelly Maia

Departamento Comercial (31) 3503-8888

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETORA-EXECUTIVA Eliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORGustavo Cesar Oliveira

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda.

em conjunto com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do Sereno

CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

Page 3: Nova relação em casa
Page 4: Nova relação em casa

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 20154 OPINIÃO

Assim como o corpo humano, uma cidade também apresenta uma impor-tante característica que a torna mutável e adaptável às necessidades das pessoas ao longo do tempo: a organicidade. Podemos comparar a dinâmica de um centro urbano às funções exercidas pe-los diferentes sistemas que compõem um indivíduo. E, se formos mais a fundo

que, assim como as pessoas, as cidades também apresentam “fraquezas” e estão suscetíveis a “doenças” que, se não tratadas, podem comprometer o funcionamento do todo. É por isso que, há alguns anos, diversos arquitetos, ur-banistas e estudiosos da área do mundo inteiro trabalham com um conceito que propõe modificar a rela-ção entre o ser humano e o espaço que ele ocupa, refletindo em melhorias para toda a cidade: a acu-puntura urbana.

Criado pelo arquite-to e teórico social fran-cês Marco Casagrande, o termo faz parte de uma teoria que combina o desenho urbano e a mi-lenar terapia chinesa. O grande pensamento por trás da ideia é: da mesma forma como a acupun-tura estimula pontos específicos do corpo que irradiam para o resto do organismo, nas cidades também é possível realizar pequenas interven-ções que são sentidas em toda a tes-situra urbana. Essas ações pontuais, embora pequenas, podem promover impactos significativos na cidade e contribuem para resolver questões que vão muito além da mobilidade urbana ou acessibilidade – fatores importantes para o bom funciona-mento da cidade – mas contemplam, também, pilares como sustentabili-dade e tolerância à sociodiversidade.

Em Belo Horizonte, podemos

considerar como principal modelo de acupuntura urbana o Complexo da Pampulha, que foi projetado, inicial-mente, para ser apenas um ponto de retenção de água, mas, devido à arqui-tetura moderna, acabou se converten-do em um símbolo da capital mineira, famoso em todo o mundo. Em casos como esses, as intervenções pontuais realizadas servem para dar uma nova energia a essas localidades, mas existe um movimento natural de surgimento

rias para toda a cidade. O ponto-chave de toda a discussão é identificar os calcanhares de Aquiles dos centros

dades de cada um deles, e pensar em ações que não sejam, necessaria-mente, grandiosas ou complexas. O resultado a médio e longo prazos é a ocupação e a apro-priação desses espaços por parte da população, que passa a conferir diferentes usos a esses locais, entendendo-os como parte importante

do conjunto da cidade. Existe uma tendência geral em ana-

lisar os problemas dos centros urbanos com certo pessimismo, pois ainda persiste a ideia de que a única maneira de resolvê-los é realizando obras gran-diosas e projetos megalomaníacos. No entanto, a acupuntura urbana vem de encontro a essa concepção, mostrando que, com pequenas agulhadas nos lugares certos, é possível irradiar uma nova vitalidade para todo o conjunto e promover melhorias gradativas nesse corpo humano que é a cidade.

Fabíola Carvalhido é arquiteta e urbanista da CSul

Desenvolvimento Urbano

Acupuntura urbana

O resultado a médio e longo prazos é a ocupação e a apropriação desses espaços por parte da população, que passa a conferir diferentes usos a esses locais”

Fabíola Carvalhido

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE 30 DE MAIO E 3 DE JUNHO:

1 – Unidos pela praça

2 – Blog Desapega

3 – Conheça a religião dos famosos

4 – Experimente um tira-gosto peruano para sair da rotina

5 – Confi ra dicas de como assar peixes na churrasqueira

Facebook: www.facebook.com/TudoBH

Twitter: @TudoBH Portal: www.tudobh.com.br

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

Começa o mês de junho, mais conhecido como: “Meu Deus, já se foi meio ano! Ta passando voando!” @victorsar-ro, ator e humorista

estou procurando a tradução da palavra “sofá” para o grego e nem lembro mais o que queria.

do governo é muito alta em termos reais, por isso

Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, em defesa do ajuste fi scal do governo

governo e a presidente Dilma têm outra posição. O governo não acredita que a redução da maioridade penal vai reduzir a criminalidade no Brasil”,

Edinho Silva, ministro da Comunicação Social, sobre o projeto de redução da maioridade penal que tramita na Câmara

TUDOBH

PAULO WERNER

Page 5: Nova relação em casa

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 5GERAL

5 de junhoDia Mundial do Meio Ambiente

A Samarco acredita em um mundo com mais valor para todos. Por isso, preservar o meio ambiente e investir em tecnologias para um modelo produtivo cada vez mais eficiente e sustentável sempre fez parte da nossa história. E isso inclui cuidar da biodiversidade, utilizar de forma responsável os recursos naturais e promover programas como o Positivo em Água, uma iniciativa da Samarco para a recuperação e preservação dos recursos hídricos das regiões onde atuamos.

Apoiada na força das parcerias, a Samarco desenvolve soluções para o futuro e constrói, junto com a sociedade, o amanhã que todos queremos. Porque olhar para todos os lados e sorrir para o futuro é o melhor jeito de seguir em frente.

A Samarco acredita em um mundo com mais valor para todos. Por isso, preservar o meio ambiente e investir em tecnologias para um modelo produtivo cada vez mais eficiente e sustentável sempre fez parte da nossa história. E isso inclui cuidar da biodiversidade, utilizar de forma responsável os recursos naturais e promover programas como o Positivo em Água, uma iniciativa da Samarco para a recuperação e preservação dos recursos hídricos das regiões onde atuamos.

Apoiada na força das parcerias, a Samarco desenvolve soluções para o futuro e constrói, junto com a sociedade, o amanhã que todos queremos. Porque olhar para todos os lados e sorrir para o futuro é o melhor jeito de seguir em frente.

ALGUNS SORRISOSREPRESENTAM MAIS DO QUE PALAVRAS

www.samarco.com0800 031 2303

Praça da Liberdade recebe títuloTombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e localizada na região Centro-Sul da capital mi-neira, a praça da Liberdade recebe mais um título além de queridi-nha dos mineiros. O site TripAdvisor, maior site de viagens do mun-do, divulgou na quarta-feira (3) que a praça alcançou o sexto lugar na lista de atrações turísticas mais bem avaliadas no país.

Barreiro deve ganhar hospital em outubroDurante visitas às obras do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, na quarta-feira (3), o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assegurou que a inauguração deve acontecer no mês de outubro deste ano. Segundo ele, ainda que as obras não sejam concluídas no prazo, a unidade de saúde na rua Dona Luíza, no bairro Milionários, região do Barreiro, começará a atender, mes-mo que parcialmente. Com uma previsão de investimento estimada em R$ 257 milhões, as obras começaram em 2010.

Crise na FifaApós a prisão do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin e inúmeras denúncias com indícios de frau-de na escolha dos países-sede das duas próximas copas do mundo, Jo-seph Blatter, renunciou na terça-feira (2) à presidência da Fifa. A saída de Blatter acontece quando autoridades dos EUA e da Suíça realizam uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol.

Aconteceu na semana

D S ST Q Q SENY MIRANDA

RICARDO LAF

Na quarta-feira (10), o Bio-cor Instituto realiza a décima segunda edição da Jornada dos Especializandos em Car-diologia do Biocor Instituto, às 13h45, no auditório Dr. Mario Vrandecic. O evento, que inte-gra o Programa de Educação Continuada promovido pelo hospital, reunirá grandes espe-cialistas para discutir diversos temas, a exemplo da palestra Tratamento das crises hiper-

tensivas: Urgência e emergên-

cia ministrada pelo dr. Thiago Coelho Ribeiro e o Papel do

estilo de vida no controle da

dislipidemia com a dra. Letícia Alves Boni Fonseca. A inicia-tiva tem como intuito avaliar e discutir os principais assuntos e tendências da área por meio de simpósios especializados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.biocor.com.br ou pelo telefone (31) 3289-5080.

Curta

Page 6: Nova relação em casa

Quatrocentos e cinquenta participantes se reúnem, de 11 a 14 de junho para o Conexão Empresarial Araxá, evento que debaterá os rumos econômicos e políticos do país, destacando também as melhores soluções para a atual crise do país.

Nesta 6ª edição, o evento, que ocorrerá no Tauá Gran-de Hotel e Termas de Araxá, terá atividades, painéis que destacarão as experiências e iniciativas de palestrantes in-ternacionais e nacionais.

O Conexão Araxá também terá programação paralela que une solidariedade, em parce-ria com o Servas para a realiza-ção de um leilão; homenagem e premiação É Assim que se Faz e também a animação de shows dos cantores Leo Jaime e Tiago Abravanel, entre outras várias atividades que ocorrerão em todos os dias do evento.

“ O q u e b u s c a r e m o s é proporcionar debates interes-santes que têm muito a cola-borar para não só melhorar as perspectivas, como também a

o diretor da VB Comunicação, Gustavo Cesar Oliveira, o GCO.

Uma das palestras mais aguardadas é a do gover-nador Fernando Pimentel. Ele vai falar de pro-

jetos e ações do seu mandato para levar o estado ao cresci-mento. Outro painel previsto é Indústria Criativa, iniciativa da Companhia de Desenvol-vimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Estão con-

(MS), Leonel Lemos de Souza Brito, o escritor espanhol Francisco Singul, autor de livros sobre o caminho de Santiago Compostela, repre-sentante da Firjan e o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Fabrício Brollo.

Também estarão presentes no Conexão Empresarial para

participarem de painéis o economista José Ro-

berto Mendonça de Barros, au-

tor do livro

Crescer Não é Fácil; o presi-dente da Fiemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Olavo Machado; o advogado e presidente do São Paulo Futebol Clube, Carlos Miguel Aidar, e também o secretário de Ciência e Tecnologia de Minas, Miguel Corrêa.

A palestra É preciso saber vi-ver traz ao evento o publicitário e radialista Roberto Carlos Bra-ga Segundo, filho de Roberto

vai debater cidadania, precon-ceito e responsabilidade social dos cidadãos.

U Empresários, políticos e lideranças debatem rumos do país e soluções para a crise atual

Conexão Araxá FOTOS: PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 6 ECONOMIA

Fernando Pimentel – Governador de Minas Gerais

Painel Turismo e Indústria Criativa – Abertura do presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, seguida de palestras de representantes do BNDES, Firjan, Prefeitura Municipal de Bonito (MS) e Caminho de Santiago de Compostela

José Roberto Mendonça de Barros – Economista – Cenário e Perspectivas da Economia Brasileira

Olavo Machado – Presidente da Fiemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MG

Carlos Miguel Aidar – Presidente do São Paulo Futebol Clube

Miguel Corrêa – Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG – Minas, o melhor para inovar

Dudu Braga – Produtor musical – É preciso saber viver

U QUEM VAIPlenária Conexão Empresarial – Ciclo de Palestras e Debates

Pegue agora mesmo seu exemplar da Revista Viver Brasil nas Drogarias

Araujo, Supermercados Super Nosso ou Estacionamentos Minas Park / Estapar.

J Paulo Cesar de

Oliveira e Gustavo

Cesar Oliveira: 450

convidados

Page 7: Nova relação em casa

FOTOS: DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 7VEÍCULOS

Central de Serviços TI: Rua Juruá, 437 - Tel: (31) 2515.6061Sede Administrativa: Rua Juruá, 460 - Tel: (31) 2555.6061Bairro Graça - Belo Horizonte /MG - CEP: [email protected]

A TRADEMINAS ESTÁ DE CARA NOVA.W W W. T R A D E M I N A S . C O M . B R V I S I T E N O S S O N O V O S I T E

Por que a trademinas? ISO 20000,

focada na qualidade da gestão, atendimentoe encantamento do cliente.

Provemos serviços de gestão, suporte, manutenção e monitoramento, atravésdo nosso Sistema de Gestão de Serviçosde Tecnologia da Informação – SGSTI.

É a empresa ideal para parcerias sustentáveis de atuação, onde vantagens comerciaise competitivas são potencializadas.

Saiba mais em: [email protected] e agende uma visita de um consultor: (31) 2555-6061

PARE E SIGA

U Q7 fi ca mais magro

U Consumo reduzido

U Renovação radical

A ordem dos novos tempos é emagrecer, e no mundo automotivo o desafi o é deixar os carros mais leves e, consequente-mente, mais eficientes e rápidos. E é isso que a Audi fez com o Q7, cuja nova geração chegará ao Brasil em outubro. O preço não foi revelado, mas deverá ser maior do que o do atual, que parte de R$ 320.990. O utilitário-esportivo feito em Bratislava (Eslováquia) fi cou 325 kg mais magro, graças ao uso de materiais leves. O alumínio, por exemplo, está em 40% das peças do carro.

Aliado à atualizações na mecânica, o jipão fi cou 0,7 segundo mais rápido. A versão com motor V6 3.0 de 333 cv a gasolina agora pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e chegar a 250 km/h (nesse caso o ganho foi de 7 km/h). O consumo foi reduzido em 28%. No visual, a grade dianteira foi redesenhada e tem moldura de alumínio que se estende até os faróis. As lanternas traseiras foram reestilizadas e a lateral traz novos vincos. Estreando a segunda geração da plataforma MLB, para carros com motor longitudinal, o Q7 está 3,7 cm mais curto e 1,5 cm mais estreito, mas ganhou em espaço interno: 2,1 cm entre as duas primeiras fi las de bancos e 4,1 cm para a cabeça do motorista.

Por dentro, a renovação foi radical. O desta-que é o painel de instrumentos que, assim como no TT, traz tela de alta definição de 12,3 polegadas. Na versão de topo, há dois tablets removíveis na segunda fi la de bancos, com tela de 10,1” e funções de rádio e nave-gação, ligados à central multimídia, além de controles individuais do ar-condicionado. O acabamento é caprichado. O revestimento em dois tons tem sete opções de cores, detalhes de madeira e alumínio e bancos de couro ou Alcantara - os dianteiros têm clima-tização e massageador. A Audi não revelou quais versões venderá no Brasil. Mas é qua-se certo que terão itens como cockpit virtual, os tablets e o som da Bang & Olufsen.

PRÓSTECNOLOGIA - Quadro de instrumentos personalizável e sistemas de segurança ativa são alguns dos destaques do utilitário.

CONTRASESTILO - Arrojo do interior da cabine e das soluções tecnológicas não se refl ete na parte externa, de linhas mais conservadoras.

h

h

Page 8: Nova relação em casa
Page 9: Nova relação em casa
Page 10: Nova relação em casa

Márcia QueirósESPECIAL PARA O TUDO

A presidente Dilma Rousseff sancionou, no dia 1º de junho, o texto que regulamenta a chamada PEC das Domésticas. O texto base, que determina normas como a carga horária, fora aprovado em 2013, mas faltavam pontos importantes. Sete dos novos direitos foram regulamentados: adicional noturno; obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador; seguro--desemprego; salário-família; auxílio-creche e pré-escola; seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de despedida sem justa causa. O governo tem agora 120 dias para regulamentar o chamado

pagamentos do FGTS, seguro contra acidentes de trabalho, INSS e fundo para demissão sem justa causa, além do re-colhimento do IR devido pelo trabalhador.

As mudanças, se por um lado trazem vitória a trabalha-dores, causam preocupação nos patrões, que temem aperto no caixa. Na prática, os encar-gos subiram de 12% para 20%. A advogada do Movimento das Donas de Casa de Minas, Geral-da Lopes de Oliveira, diz que o custo adicional para o emprega-dor será de, no máximo, 8% a mais em relação ao gasto atual. O texto prevê como obrigatório o recolhimento de 8% de FGTS pelo empregador. O patrão de-verá depositar, mensalmente, 3,2% do valor recolhido de Fun-

U Mudanças na legislação das domésticas provocam dúvidas

Novas regras em casaFOTOS: PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 201510 ESPECIAL

U QUANTO VAI CUSTAR

salmente será de 8% do salário do trabalhador, em vez de 12%, como é hoje. Não afeta muito nas despesas, mas no jeito de arrecadar”, avalia Geralda.

A gerente de TI Denise Arantes não considera tão simples. “Não discuto o direi-tos dos trabalhadores, é justo, mas são muitos impostos para os empregadores e o governo não dá contrapartida. Com as mudanças, tenho custo de R$ 50 com contador para fazer a folha de pagamento da minha funcionária”, diz. Para Denise, a lei pode levar muitas pesso-as a optarem por diaristas. A relações-públicas Rosely Berto, que conta com serviço de uma doméstica há oito anos, não considera complicado. “ A lei é

A e m p r e s á r i a M a r i a n a Coelho, embora reconheça que há custos, está feliz em saber que Zilda Matos, há 17 anos trabalhando para a famí-lia, contará com o benefício. “É hora dos direitos iguais”, diz. Alrides Silva Rodrigues, 51, trabalha desde os 16 como doméstica. Ao longo da vida, ela conta que já viu muitas colegas desistirem. “A falta de benefícios deu a fama de ser um serviço ruim. Ninguém queria”, diz.

Presidente do Instituto Do-méstica Legal, Mário Avelino acredita que a lei irá estimular a contratação com carteira . Dos 6,35 milhões de empregados domésticos ativos no país, 4,45 mi são informais. “Há multas para quem não cumpre a lei. Não vale a pena o risco”, diz.

do em uma espécie de poupan-ça a ser destinada ao pagamen-to da multa dos 40% de FGTS, caso haja demissão sem justa causa. Mas, se a demissão for por justa causa, o valor poderá ser resgatado pelo empregador. “Aí o aumento do custo total cai para 4,8%”, diz Geralda.

Além do FGTS, emprega-dores vão arcar com o seguro contra acidente de trabalho de 0,8%. “Por outro lado, a alíquo-ta de INSS a ser recolhida men-

ENCARGO ALÍQUOTA VALOR

INSS 8% 80

FGTS 8% 80

Seguro 0,8% 8

Multa 3,2% 32

Total 200

ENCARGO ALÍQUOTA VALOR

INSS 8% 63,05

FGTS 8% 63,05

Seguro 0,8% 6,30

Multa 3,2% 25,20

Total 157,60

SALÁRIO DE R$ 1000

SALÁRIO DE R$ 788

J Rosely Berto:

“A lei é um avanço”

J Alrides Rodrigues: 35

anos como doméstica

Page 11: Nova relação em casa

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 11GENTE E TV

TV GLOBO / ZÉ PAULO CARDEAL

QUEM TEM FAMA...

Papo de homemMitos referentes às relações entre

homens e mulheres serão trazidas à tona

uma vez por semana, ao vivo, a partir do

dia 8, às 22h, tendo justamente um clube

do Bolinha como porta-voz. Assim reza

a proposta do Papo de Segunda, com

Marcelo Tas, João Vicente de Castro,

Xico Sá e Léo Jaime (foto). “A gente espera

que possa contribuir para o desequilíbrio

ecológico e afetivo que está acontecendo

no planeta. Nossa missão é entregar o jogo

dos homens, não só para as mulheres, mas

para os muitos homens que assistem a

alguns programas do GNT com a desculpa

de que a mulher estava passando pelo

canal”, entrega Tas.

Programa de variedades

O novo programa de variedades que a Globo quer colocar no ar aos sá-bados, a partir do segundo semestre, deverá ter 3horas de duração e será ao vivo. A ideia é misturar temas como saúde, comportamento, beleza e gastronomia.As primeiras notícias dão conta de que estão confi rmados Tiago Leifert, Zeca Ca-margo, Patrícia Poeta, Ana Furtado, André Marques e Cissa Guimarães.

No fornoA nova série da Globo

que fará uma mistura de terror com suspense já tem um título circulando pela web: Supermax. Com texto de Marçal Aquino e Fernando Bonassi, a atra-ção deve começar a ser rodada em julho.

Outra pistaNo domingo, dia 14, às 8h15, acontece a estreia

de Rubens Barrichello no SBT. O ex-piloto de F-1 vai

comandar uma atração dedicada ao automobilismo,

intitulada Acelerados. O programa está no ar no

Youtube há 9 meses e terá 45 minutos de duração

na TV aberta. Em março deste ano, Barrichello já

deu as caras na emissora, ao participar do pro-

grama de Danilo Gentili, o The Noite.

Mais dramaAtualmente com apenas um

horário de novelas na grade, em que exibe Os Dez Mandamentos, a Record poderá voltar com mais uma faixa dedicada aos folhetins. Se isso acontecer, Programa da Tarde perderia alguns minutos para dar lugar a tramas como o remake

de A Escrava Isaura.

MÁRCIA ALVES

Faça sua reserva em nosso sitee garanta o melhor preço

www.hplus.com.br

CENTRAL DE RESERVAS(61) 3433-3888

ou 0800 601 [email protected]

HplusHotelaria HplusHotelariaFUSION HPLUS EXPRESS+

CULLINANHPLUS PREMIUM

ATHOS BULCÃO HPLUS EXECUTIVE

SAINT MORITZHPLUS EXPRESS

EXPERIMENTE CONFORTO E PRATICIDADEApartamentos confortáveis

com piso frio

Internet Wi-Fi cortesia

Mesa de trabalho

Mini cozinha

Ferro e tábua de passar roupa

Café da manhã cortesia

Serviços de mensageiro

Salas para reuniões e eventos

Fitness Center e Sauna

Piscina externa e indoor

climatizadas

CONHEÇA TAMBÉM:

Novo conceito de hospedagem, na melhor localização, com preço irresistível e com o alto padrão de conforto da Hplus

SEU NOVO DESTINO EM BRASÍLIA:HOTEL FUSION HPLUS EXPRESS+

Page 12: Nova relação em casa

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 201512 CULTURA

A programação do Centro Cultural Banco do Brasil con-tinua a mil. Após a grande re-percussão da exposição de Kan-dinsky, o CCBB recebe entre os dias 1 a 22 de junho, a Mostra do Filme Livre com uma seleção de 200 filmes que irá trazer para a capital mineira o melhor do cinema independente nacional e com entrada gratuita.

Nessa edição, os cineastas mineiros ganham papel de destaque com o Troféu Livre para o diretor André Novais pelo longa-metragem “Ela Volta na Quinta” e uma retros-pectiva do trabalho de Carlos Magno, no dia 17 de junho, às 18h30. Na ocasião, a sessão será seguida por um debate sobre a carreira do diretor com mediação de Gabriel Sanna, um dos curadores da Mostra.

Entre os títulos mineiros,

lher que amou o vento”, de Ana Moravi, “Ruídos Mudos”, de Haendel Melo, “Tigre”, de João Borges e o “O Bagre africano de Ataleia”, de Aline X e Gustavo Jardim. A lista completa e os ho-rários podem ser consultados no site www.mostralivre.com. Informações: (31) 3431-9400.

U Seleção de 200 obras independentes integra mostra

Filme no CCBBGUTO COSTA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO PAULA PENA

DANIEL MANSUR

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

Com uma bagagem de 30 anos de carreira e um caris-ma que conquista o público do país inteiro, que o cantor Zeca Pagodinho traz sua nova turnê Ser Humano para o Chevrolet Hall na capital mineira. O show acontece no dia 13 de junho, às 22h, com uma setlist que vai dos hits às novas composições do seu último álbum lançado. Ingres-sos: R$ 100 e R$ 50. Informações: (31) 4003-5588.

No sábado, 6 de junho, às 21h, a cantora Fafá de Belém sobe ao palco do teatro Bra-desco para uma apresentação intimista dos seus maiores su-cessos. Acompanhada apenas pelo piano, Fafá revisitará sua história musical e a obra do can-tor Chico Buarque, homenageado por ela no álbum lançado em 2006. Ingressos: R$ 130 e R$ 65. Informações: (31) 3516-1360.

Pagode do Zeca no Chevrolet

Fafá intimista

3.

4.Anos e anos depois da sua morte e

Elvis Presley continua vivo como nunca e conquistando novas gerações. No dia 12 de junho, o Cine Theatro Brasil Vallou-rec apresenta o espetáculo Elvis Tribute Band, às 21h. No palco, Mark Rio incorpo-ra o rei de forma impressionante que ren-deu o título de melhor tributo Elvis Presley da América Latina. Ingressos: A partir de R$ 50. Informações: (31) 3022-5511.

A cidade de Diamantina terá o privilégio de sediar o Museu de

o primeiro do gênero no Brasil. Com um acervo que abriga 80

da atividade jornalística mineira e brasileira, o museu nasceu de um intenso trabalho do Projeto

dia 13 de junho, a partir das 10h. Informações: (38) 3531-3861.

Tributo a Elvis chega a BH

Diamantina faz história com inauguração de museu

Page 13: Nova relação em casa

INGREDIENTESPara o Biryani:

40 g de tomate20 g de cenoura20 g de couve-fl or20 g de vagem fi na60 g de arroz20 g de cebolaSal a gosto2 colheres de chá de masala

misturada10 g alho10 g de gengibre5 g de coentro verde10 g de manteiga

Para o peixe:500 g de salmão5 tomates100 ml de molho shoyu50 g de alhoSal a gosto1 colher de sopa de cominho

em pó1 colher de sopa de coentro

em pó1 colher de sopa de pimenta

vermelha em pó1 colher de sopa de curry em pó1 colher de sopa de açafrãoÓleo para fritar

MODO DE PREPAROBiryani: Corte todos os legumes em cubos e cozinhe-os. Cozinhe o arroz separadamente, corte o toma-te, a cebola e o gengibre. Coloque um pouco de óleo na panela, coloque a cebola, o tomate, o gengibre e o alho e deixe dourar. Acrescente os legumes e o arroz. Deixe aproximadamente um minuto cozinhando e acrescente a manteiga e o coentro picado.

Peixe: Frite o salmão no óleo quente até fi car cozido. Faça um molho masala, frite o alho picado, adicione os tomates, o shoyu e tempere com a pimenta, cominho, co-entro, açafrão e curry. Deixe cozinhar por dez minutos até engrossar.

U Com a chegada do dia dos namorados, na próxima sexta-feira, restaurantes de BH investem em cardápios e vantagens especiais para os casais apaixonados

Sabor a dois

BR

UN

O S

OA

RE

S

WASHINGTON ALVES

INGREDIENTESPara a massa:

200 g de lagosta limpa50 g de manteiga sem sal40 g de amêndoas laminadas e

torradasRaspas de um limão sicilianoSal e pimenta a gosto

Para o molho:2 berinjelas2 abobrinhas1 cebola3 folhas de louroManjericão a gostoSal de pimenta a gosto1 pimentão vermelho1 pimentão amarelo100 g de manteiga sem sal

MODO DE PREPARORecheio: Derreta a manteiga até começar a dourar, isso que dá o sabor noisete. Depois coloque a

lagosta na manteiga já dourada e re-fogue por quatro minutos. Acrescente as amêndoas e as raspas de limão. Processe tudo, mas deixando alguns pedaços. Molho: Refogue todos os ingredientes juntos e depois coloque em um saco a vácuo e leve ao forno a 80 graus durante uma hora. Passe o líquido que estiver dentro do saco em uma peneira fi na, e fi nalize com a manteiga até fi car cremoso.

INGREDIENTES200 g de camarão cinza sem cascaSal a gosto50 ml de suco de limão50 ml de suco de laranja5 g de Ajinomoto25 ml de sakê50 ml de shoyu1 colher de amido de milho

MODO DE PREPAROGrelhe os camarões na manteiga e tempere apenas com sal. Misture todos os ingredientes e deixe levantar fervura. Assim que ferver, acrescente uma colher de amido de milho e deixe ferver por mais três minutos. Sirva os camarões com o molho.

CAPELETTI DE LAGOSTA AO NOISETE RESTAURANTE QUINTO DO OURO

EBI ORANGEKAZUKI

MACHILI GRILLRESTAURANTE MAHARAJ

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 2015 13GASTRONOMIA

JULIANA FLISTER/AGÊNCIA i7

Page 14: Nova relação em casa

ÁRIES 20/3 a 20/4 Mesmo que pensemos que temos toda a convic-ção do mundo e plena certeza de nossas escolhas, sempre poderemos mudar de opinião e rever caminhos.

TOURO 21/4 a 20/5 Existe um lado mais prazeroso da vida pedindo para ser usufruído por você. Ele se refere àqueles momentos nos quais você sabe como ninguém aproveitar cada detalhe.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Você tem ainda mais alguns dias com Sol no seu signo e isso pode signifi car um período de graça onde muita coisa ainda pode acontecer.

CÂNCER 21/6 a 21/7 Aproveite os sentimentos que afl orarem e busque a raiz, entendendo situações da sua vida que fi caram mal resolvidas dentro de você.

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE JUNHO DE 201514 PASSATEMPOH

OR

ÓS

CO

PO CÉU DA SEMANA

Semana agitada, mas altamente promissora. Momento de arregaçar as mangas e ir atrás de suas metas e objetivos.

JORNALHOJEEMDIAHOJEEMDIA.COM.BR/ASSINE @PORTAL_HD (31) 8372-1031@JORNALHOJEEMDIA

Renomados juristas vão publicar artigos, matérias, análises, informações, dicas de livros, além do calendário e de concursos da área.

DIREITO HOJE. TERÇA, QUINTA E DOMINGO NO HOJE EM DIA.

ÔNIBUS EXECUTIVO PRA CONFINS.

BH-CONFINS:

hA BOA NOTÍCIA

Após encontro com o governador Fernando Pimentel (PT), o mi-

nistro das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou que as linhas de

metrô 1 (Eldorado/Vilarinho) e 2 (Barreiro/Nova Suiça) serão priori-

dades no investimento aprovado pelo governo. Os recursos para

execução de parte do projeto devem ser liberados ainda este ano.

hA MÁ NOTÍCIASegundo acompanhamento do PME e IBGE, a taxa de de-

semprego do país segue em alta alcançando o percentual de

6,5% no mês de maio. A análise mostra que a deterioração

do mercado em 12 meses foi superior à crise enfrentada nos

anos de 2008 e 2009.

LEÃO 22/7 a 22/8 Momento de força, garra e de reagir a tudo aquilo que você não gosta. As explosões de raiva apenas tornam os seus problemas maiores.

VIRGEM 23/8 a 22/9 A sua saúde pode estar indicando questões emocio-nais negligenciadas por você. É altamente recomendável que você procure entender o que se passa.

LIBRA 23/9 a 22/10 Momentos de dúvida e de extrema certeza. Nesse período, a dúvida pode estar imperando e você pode se benefi ciar dela.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Momento de tomar consciência sobre alguns comportamentos que você adota em sua vida cotidiana e que tem atrapalhado os seus relacionamentos.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Paciência e tolerância são as palavras-chave para esse momento. O ambiente familiar pode estar precisando da sua atenção.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 A sua garra e a sua perseverança estão em alta e, com isso, você consegue ótimos resultados para si e consegue também contagiar as pessoas.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Entenda que o desapego com que você trata algumas questões pode ser ótimo para você, mas pode ser visto como indiferença pelas pessoas à sua volta.

PEIXES 19/2 a 19/3 Pode ser que você tenha se envolvido demais em algumas questões e negligenciado outras e agora estes setores da sua vida estão pedindo a sua atenção.

Page 15: Nova relação em casa
Page 16: Nova relação em casa