notícias - estrutural - serviços industriaisestruturalrs.com.br/upload/files/numero_57.pdf ·...

6
Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA Ano XI - Número 57 EDIÇÃO ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015 Notícias Confira nossa atuação na Refinaria de DUQUE DE CAXIAS - REDUC A equipe de paradas da Estrutural, liderada pelo Engenheiro Cláudio Amarante, enfrentou grande desafio na Refinaria Duque de Caxias/RJ, REDUC. Após iniciar uma complexa parada de cinco unidades no HDT (U-2800/U-2900/U-2950/U-3350/U-3900), atuou na unidade de desasfaltação (parada da U-1790), em importante unidade de destilação da refinaria (U-1710), juntamente com a parada do Flare F-1403. Na sequência, foi liberada para manutenção as unidades U-1720/U-1730/U-1740 (unidades produtoras de lubrificantes), resultando assim em três grandes paradas que ocorreram simultaneamente. O grande desafio enfrentado foi o ele- vado volume de trabalho em pouco tempo ocorrendo em unidades geograficamente distan- tes, exigindo assim um ritmo operacional e logístico extremamente sincronizado. A prioridade da equipe da Estrutural é realizar um trabalho bem sucedido, sempre trabalhando com SMS como valor e zelo pela qualidade dos trabalhos prestados. Durante a parada das unidades de HDT, a refinaria de Duque de Caxias recebeu a visita de representantes da sede da Petrobrás. Em visita a área industrial, o funcionário da equipe de caldeiraria da Estrutural, João Cesar Batalha, foi entrevistado por esta comissão, sendo elogiado pelo conhecimento dos procedimentos de SMS necessários para a execução das tarefas, bem como pelo grande domínio dos detalhes técnicos inerentes ao seu trabalho. O colaborador em questão foi reconhecido em DSS realizado perante toda a força de trabalho e esperamos que sua postura sirva de incentivo multiplicador dentre as demais equipes da Estrutural. Funcionário da Estrutural ganha reconhecimento do SMS Petrobrás O dia 28 de outubro foi a data escolhi- da para demonstrar todo nosso apoio a causas muito importantes. Estrutural e DallaSanta se engajaram e vestiram as cores rosa e azul para aderir às campa- nhas de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul. O movimen- to conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Novembro Azul também é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigi- da a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diag- nóstico precoce do câncer de prósta- ta e outras doenças masculinas. Leia + na página 05 desta edição. Outubro Rosa e Novembro Azul: a ESTRUTURAL engajada nas Campanhas REPORTAGEM ESPECIAL

Upload: doankien

Post on 11-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDAAno XI - Número 57EDIÇÃO ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Notícias

Confira nossa atuação na Refinaria de DUQUE DE CAXIAS - REDUCA equipe de paradas da Estrutural, liderada pelo Engenheiro Cláudio Amarante, enfrentou grande desafio na Refinaria Duque de Caxias/RJ, REDUC. Após iniciar uma complexa parada de cinco unidades no HDT (U-2800/U-2900/U-2950/U-3350/U-3900), atuou na unidade de desasfaltação (parada da U-1790), em importante unidade de destilação da refinaria (U-1710), juntamente com a parada do Flare F-1403. Na sequência, foi liberada para manutenção as unidades U-1720/U-1730/U-1740 (unidades produtoras de lubrificantes), resultando assim em três grandes paradas que ocorreram simultaneamente. O grande desafio enfrentado foi o ele-vado volume de trabalho em pouco tempo ocorrendo em unidades geograficamente distan-tes, exigindo assim um ritmo operacional e logístico extremamente sincronizado. A prioridade da equipe da Estrutural é realizar um trabalho bem sucedido, sempre trabalhando com SMS como valor e zelo pela qualidade dos trabalhos prestados.

Durante a parada das unidades de HDT, a refinaria de Duque de Caxias recebeu a visita de representantes da sede da Petrobrás. Em visita a área industrial, o funcionário da equipe de caldeiraria da Estrutural, João Cesar Batalha, foi entrevistado por esta comissão, sendo elogiado pelo conhecimento dos procedimentos de SMS necessários para a execução das tarefas, bem como pelo grande domínio dos detalhes técnicos inerentes ao seu trabalho. O colaborador em questão foi reconhecido em DSS realizado perante toda a força de trabalho e esperamos que sua postura sirva de incentivo multiplicador dentre as demais equipes da Estrutural.

Funcionário da Estrutural ganha reconhecimento do SMS Petrobrás

O dia 28 de outubro foi a data escolhi-da para demonstrar todo nosso apoio a causas muito importantes. Estrutural e DallaSanta se engajaram e vestiram as cores rosa e azul para aderir às campa-nhas de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul. O movimen-to conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Novembro Azul também é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigi-da a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diag-nóstico precoce do câncer de prósta-ta e outras doenças masculinas. Leia + na página 05 desta edição.

Outubro Rosa e Novembro Azul: a ESTRUTURAL engajada nas Campanhas

REPORTAGEM ESPECIAL

EXPEDIENTEO boletim informativo da ESTRUTURAL é uma publicação bimestral da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA. Sede: Rua Martinho Lutero, 228 Alvorada/RS - CEP 94818-470 - Coordenação RH/Desenvolvimento: Rua Voluntários da Pátria, 2822 - Porto Alegre/RS - CEP 90230-010 - Fone: (51) 2102.1900 - www.estruturalrs.com.br - Diretor Presidente: Rogério Dal Magro - Jornalista Responsável, Projeto Gráfico e Diagramação: Larissa Dall’Agnese Martins - MTB 9479 - Tiragem: 850 exemplares - Impressão: Gráfica Odisséia Ltda - (51) 3470.3583

Somente pessoas autorizadas devem manusear produtos químicos, e com equipamentos de proteção adequados. Saiba mais!

SEGURANÇA COM PRODUTOS QUÍMICOS

Para uma boa gestão dos riscos químicos nos ambientes de tra-balho, as informações corretas a respeito das substâncias quími-cas são de fundamental importância para que os perigos de um determinado produto sejam adequadamente dimensionados e gerenciados. Para que isso seja possível, é pré-requisito que as inúmeras fontes de informação disponíveis e atualizadas sejam corretamente interpretadas.Incidentes ou acidentes envolvendo produtos químicos requerem sempre cuidados e medidas específicas a serem tomadas para o controle das diferentes situações que podem ocorrer; razão pela qual a intervenção de pessoas capacitadas e equipadas é impres-cindível para a eficácia dessas operações. As substâncias quími-cas devem ser armazenadas em local apropriado e devidamente identificadas e sinalizadas, onde a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) deverá estar arquivada em lo-cal de fácil acesso para consulta. As FISPQ passaram a ser exigidas a partir de 1998, tendo sua última atualização no ano de 2013. A FISPQ foi criada para fornecer informações sobre vários aspectos dos produtos químicos, quanto à sua disposição, armazenamento, manuseio, e principalmente com o objetivo de orientar quanto aos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente. Dentre os riscos relacionados a produtos químicos, há um grupo de substâncias onde as medidas de prevenção precisam ser avalia-das rigorosamente, os produtos inflamáveis. Para isso, é imprescin-

dível conhecer um pouco sobre as suas características, tais como:PONTO DE FULGOR é a temperatura acima da qual um líquido inflamável deve estar para que possa pegar fogo;FAIXA DE INFLAMABILIDADE é o percentual que o vapor de uma determinada substancia misturada com oxigênio pode pe-gar fogo se entrar em contato com uma fonte de ignição;TEMPERATURA DE AUTO IGNIÇÃO a temperatura na qual um líquido se incendeia sem necessitar de uma fonte de ignição. São normalmente temperaturas bem elevadas.A exposição do trabalhador a uma determinada substância pode ocasionar tanto efeitos locais, como sistêmicos. Efeito Local ocorre quando uma parte do corpo em contato com determi-nado produto químico, gera dano irreversível ou é irritante mas reversível, em um curto tempo de exposição. Efeitos sistêmicos ocorrem quando a substância é absorvida pelo organismo e seus efeitos são observados em um ou vários órgãos ou sistemas, po-dendo deixar danos permanentes ou não. Os efeitos ainda po-dem ser agudos quando se desenvolvem rapidamente devido a exposições de menos de 24 horas de duração, em geral com elevadas doses/concentrações do agente químico. Para ter segurança com Produtos Químicos é importante co-nhecer a respeito de suas características e recomendações de segurança, seguindo as orientações através de rótulos e fichas de segurança (FISPQ).

Edição nº 57 - ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Respostas do Passatempo: cruzadinhas! (página 05 desta edição): segurança, sipat, ergonomia, postura, fogo, empilhadeira, cipa, habilitação, água, inseguro.

02 www.estruturalrs.com.br

www.estruturalrs.com.br 03

ESTRUTURAL HOMENAGEIA COLABORADORES QUE COMPLETAM 10 ANOS DE CASAA Estrutural faz questão de reconhecer e homenagear seus colaboradores que completam 10 anos de casa. O respeito, o carinho, a convivência e a dedicação deles fazem parte da história de sucesso e conquistas da empresa. E é assim que queremos que eles se sintam: vencedores! Con-fira a seguir um pouco do perfil de cada um dos agraciados deste ano com o Troféu Estrutural.

Ana Elise atua na área de compras desde 2005 e acompanhou a trajetória da empresa nos mais diferentes momentos. Em uma conversa informal, ela nos contou um pouco de seu cotidiano e vida pessoal. Torcedora do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, nas horas vagas gosta de ir na academia, assistir filmes e passear com a família. “O dia mais impor-tante da minha vida foi quando fui mãe pela primeira vez”, declarou Ana, mãe de duas meninas, uma com 16 e a outra com 8 anos. Ela se inspira nos seus pais para educar e cui-dar das meninas. Ao resumir seus dez anos de Estrutural, Ana Elise conta que a “empresa somou um enorme aprendizado na vida profissional, pela troca de ideias, trabalho em equipe e companheirismo dos colegas, sendo que muitos se transformaram em grandes amigos”. Reconhece que evoluiu e aprendeu muito na sua área aqui na empresa. “Nunca sabemos tudo, sempre temos algo novo para aprender. Hoje, só tenho a agradecer a Estrutural por ter me dado a oportunidade de fazer parte desta equipe” finalizou ela.

Com muito conhecimento na bagagem, Diego Perez, colaborador da área de suprimentos há 10 anos, já atuou em refinarias como REFAP, REPAR, REPLAN, RECAP, REVAP, RLAM e FAFEN. É torcedor do Sport Club Internacional e, no seu tempo livre, gosta de caminhar, jogar futebol, acompanhar os noticiários na televisão e ler. Um dos livros que mais gostou foi “O Prisioneiro”, de Érico Veríssimo. Apesar de ter sido escrito há muito anos, a história narra aspectos da natureza humana muito atuais como guerra e racismo. Quando pergun-tamos sobre algum hábito que mudaria, ele elege a impulsividade. Apaixonado pela filha de 4 anos, Diego tem disposição e motivação de sobra para correr atrás dos seus objetivos. Tem na sua mãe um exemplo de vida. Quando fala sobre seus dez anos de Estrutural, Diego expõe que sua história é marcada por muito aprendizado e oportunidades. “Sempre busquei aprender com os colegas, alguns já não estão mais na empresa, mas deixaram sua contribuição. O meu sonho é igual ao de muitas pessoas, ter uma vida estável, pessoal e profissionalmente, buscando sempre aprender e evoluir”, afirmou ele.

Conhecido como Pedrinho, Pedro Coutinho integra o nosso quadro fixo de funcionários há 10 anos. Já atuou em diferentes obras, como REPAR, REFAP, REVAP, REGAP, RLAM, FAFEN-SE, REDUC, Macaé, inclusive REMAN. Deste 2007, trabalha na área de produção. Nascido em Vitória/ES, ele torce pelo Clube de Regatas do Flamengo. Nas horas vagas, Pedrinho gosta de caminhar, pedalar e viajar com a família. Casado há 32 anos, pai de duas filhas já adultas, ele considera o dia do seu casamento como o mais importante da sua vida. Sua esposa é muito dedicada e o acompanha nas viagens a trabalho. Quando perguntamos sobre seus sonhos realizados, ele afirma que tudo o que planejou foi concretizado, tanto os sonhos pessoais quanto os profissionais, restando apenas um: o de viver até os 80 anos de idade, com qualidade de vida e saúde. Seu pai é seu exemplo de vida, pois criou os filhos praticamente sozinho, devido à perda muito precoce da sua mãe. “Tenho um carinho mui-to grande pela Estrutural. Cada parada é um desafio e cada novo desafio eu aprendo mais”, disse ao ser perguntado sobre os seus dez anos de casa. “Para trabalhar na Estrutural, tem que ser completo, ou seja, é preciso ter disciplina e ordem”, concluiu Pedrinho.

Ana Elise

Diego Perez

Pedro Coutinho

Edição nº 57 - ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Edição nº 57 - ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Natural de Tramandaí/RS, o colorado Emerson Linck está no time da Estrutural desde 2005. Participou de paradas de manutenção nas re-finarias REFAP, REPAR, REDUC, REGAP, RPBC, RLAM e Macaé. Atualmente, trabalha na Ma-triz no setor de Orçamentos e Licitações. Nos dias de folga, gosta de jogar futsal com o filho de 7 anos, curte jogos eletrônicos e também aprecia cuidar da manutenção da casa onde mora com a família. Possui grande habilidade com números e cálculo, inclusive, dá como dica de leitura “O Universo numa casca de Noz”, livro de Stephen Hawking (que é físico e Portador de Esclerose Lateral Amiotrófi-ca - ELA, expõe várias ideias sobre o cosmos através de argumentos e imagens coerentes e práticas). Emerson também gosta de filmes, recomendando “Velozes e Furiosos”. Quando questionado sobre algum hábito que mudaria logo responde: “gostaria de ser mais sociável, menos reservado, sair mais”. Sua maior motiva-ção são os desafios impostos na sua rotina de trabalho. Descreve seus dez anos na Estrutural como “aprendizado contínuo, reconhecimen-to e crescimento profissional e pessoal”.

Aluísio Claudio já atuou na RLAM, REGAP, REVAP, REFAP, REPLAN, REDUC e Macaé, ao longo dos 10 anos de trabalho na Estru-tural. Nascido em Igarassu/PE e torcedor do Sport Club Internacional, ele tem como hobby fazer musculação e diz ter bastan-te habilidade quando o assunto é dançar. Gosta de ouvir música, escrever poemas e ler. Sua dica de leitura é a obra “Transfor-mando suor em ouro”, de Bernardinho. Seu último sonho realizado foi a compra de uma casa. Aluísio se sente motivado quan-do vê que seus filhos estão bem, crescendo com saúde e, para ele, os dias mais impor-tantes da sua vida foram os do nascimento dos três filhos. Ele tem ainda duas metas: se casar com a namorada e fazer um curso de nível superior, Engenharia ou Biologia. Para Aluísio, Jesus Cristo é o grande exem-plo de vida e uma das frases que ele se ins-pira diariamente é: “Transformar desafios em oportunidades”. Essa frase também sin-tetiza os seus 10 anos na Estrutural. “Aqui, as atividades são intensas e prazerosas. ”, finaliza ele.

A primeira obra de João Onésimo com a Estrutural ocorreu na RECAP. Atua no setor de qualidade e viaja com a Estrutural para as diferentes obras para as quais é contratado, como RLAM, REVAP, REFAP, REGAP, FAFEN--SE, RPBC, Macaé e RPBC. No futebol, torce pelo Clube Sociedade Esportiva Palmeiras e as horas de lazer são dedicadas para a jar-dinagem e a culinária, duas paixões de João. Ele não tem filhos, mas pretende adotar. En-quanto isso, junto com sua esposa, cuida dos seus filhotes peludos, os cachorros “Marley” e “Coque”. João realizou o sonho de conhe-cer a terra Natal de seus pais (Portugal) e a próxima meta é finalizar a construção da sua casa. “Um sonho de Liberdade” é o seu filme favorito e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o seu livro. João afirma que seus dez anos de atividades na Estrutural, mesmo se resumisse, seria um livro de muitas páginas. “Tecnicamente, aprendi muito desde o pri-meiro dia na empresa até hoje e também fiz muitas amizades, em todas as refinarias da Petrobrás que trabalhei, e principalmente, no setor que atuo. ”, conclui ele.

Estrutural tem olhar voltado para a Inclusão!Se você conhece alguma pessoa com deficiência, fale para ela da nossa empresa. Através da inclusão, a Estrutural busca construir um olhar voltado para as potencialidades, apos-tando na diversidade como valor precioso de trabalho. Os interessados devem cadastrar--se no site da nossa empresa: www.estrutrualrs.com.br/trabalhe_conosco

Emerson Link Aluísio Claudio João Onésimo

Se liga nas oportunidades!

04 www.estruturalrs.com.br

Realizada em outubro de 2015 na REDUC, a Pesquisa de Satisfação apontou resul-tados positivos, o que reflete um grupo de colaboradores satisfeitos e motivados com o trabalho e com a nossa empresa. Os quesitos com as médias mais baixas serão

Geral

Média Final

Gerência/Supervisão

Administrativo/RH

Gestão de Pessoas

SMS

7,72

8,06

8,24

7,93

7,84

7,96

REFINARIA DUQUE DE CAXIAS - OUTUBRO 2015

Edição nº 57 - ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Pesquisa de Satisfação REDUC

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos ca-sos novos a cada ano. Até o final de 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Se você não quer estar nes-ses índices, existem algumas formas simples para se proteger da doença: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. Saiba quais os principais sinais e sintomas do câncer de mama:- Nódulo fixo, endurecido e, em geral, indolor;- Pele da mama avermelhada, retraída ou pareci-da com casca de laranja;- Alterações no bico do peito (mamilo);- Pequenos nódulos na região embaixo dos bra-ços (axilas) ou no pescoço;- Saída espontânea de líquido dos mamilos.Ao identificarem alterações persistentes nas ma-mas, as mulheres devem procurar imediatamen-te um serviço para avaliação diagnóstica.No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Na fase inicial, o câncer da prósta-ta tem evolução silenciosa e, em muitos casos não apresenta sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários e até in-fecção generalizada ou insuficiência renal. Está comprovado que uma dieta rica em frutas, ver-duras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de cân-cer. Outros hábitos saudáveis também são reco-mendados, como exemplo, 30 minutos diários de atividade física.

Reportagem Especial:Olhe, sinta e perceba os sintomas do Câncer

Faça como essa equipe e fique ligado na sua saúde. A palavra de ordem é prevenção!

Passatempo: cruzadinhas!1) Qual equipamento de segurança é utilizado para proteção dos pés? (Calçado de ...) 2) Semana organizada anualmente com o objetivo de conscientizar sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes. 3) Conhecida comumente como estudo científico da rela-ção entre o homem e seus ambientes de trabalho. 4) Posição ou posi-ções que o corpo humano assume durante a realização de uma tarefa. 5) Manifestação de combustão rápida, com emissão de luz e calor. 6) Equi-pamento de transporte motorizado para arrumar e empilhar cargas? 7) Comissão interna de Prevenção de Acidentes. 8) É preciso ter para operar empilhadeira. 9) Liquido vital para todos e que precisa ser bem utilizado 10)Ato ________: é praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança.

reavaliados na intenção de promover melhorias, aumentando o índice de contentamento geral. Agradecemos todos que contibuiram com a pes-quisa e forneceram valiosas informações para o nosso planejamento anual!

Resp

osta

s na

pági

na 0

2, ab

aixo

do

Expe

dien

te.

www.estruturalrs.com.br 05

Quem participou da Corrida pela Vida este ano ajudou o Instituto do Câncer Infantil a concluir a obra do Centro do Integrado de Apoio. A Estrutural fez a sua parte: mobilizou os funcionários para comprar as camisetas e participar do evento. Cabe um destaque especial ao grupo da REFAP (1), ao Rafael (2), 6 anos, filho da colaboradora Angélica Elizardi Villa, um corredor assíduo que anualmente marca presença e faz sua ação solidária e, também, ao responsável pela nossa área de TI, Ricardo Cereta Machado (3). A Corrida pela Vida em Porto Alegre é um dos mais tradicionais e conhecidos eventos do Instituto do Câncer Infantil, tendo um espaço garantido na vida de milhares de pessoas. É uma grande mobilização social que, há muitos anos, simboliza a solidariedade, a saúde, a qualidade de vida e principalmente um abraço coletivo à causa.

Criado em 1991, o Insti-tuto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infan-tojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer proporciona todo o auxí-lio necessário para a con-tinuidade do tratamento.

Através do ICI, os pacien-tes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico, medicamentos e exames especiais. Suas famílias tam-bém recebem apoio assis-tencial com auxílios de ves-tuário, calçados e alimentos.

O ICI também desenvol-ve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos trata-mentos para o câncer in-fantojuvenil.

Um poucosobre o ICI

Edição nº 57 - ESPECIAL FINAL DE ANO - 2015

Série Saúde: novos números sobre a AIDS/HIV no Brasil“Disse à meus pais que eu estava com AIDS mesmo, que a gente tinha de curtir porque eu não sabia quanto tempo mais iríamos ficar juntos.” Cazuza (cantor e compositor brasileiro, líder da banda Barão Vermelho nos anos 80)

Dia Mundial de Combate à AIDS: Internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Desde o final dos anos 80, esse dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2013, 35 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

AIDS no Brasil: Conforme divugado em 01 de dezembro de 2015, a taxa de detecção de AIDS no Brasil caiu 5,5% de 2013 para 2014, passando de 20,8 casos por 100 mil habitantes para 19,7. No ano passado, foram diagnosticados 39.951 casos e, em 2013, 41.199, informa o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2015, divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com estimativa do ministério, atualmente, 781 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil. A queda de 5,5% é a maior redução anual de detecção de novos casos, diz o ministério. “Vale lembrar que também foi o ano em que mais fizemos testes no Brasil. Outra tendência importante é a queda da morte por aids”, disse o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. (fonte: http://noticias.terra.com.br)

Sempre é bom lembrar como evitar a AIDS: Use corretamente a camisinha em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a AIDS passe da mãe para o filho, as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste.

1 2 3

06 www.estruturalrs.com.br