notÍcias do sindiserf/rj · notícias do sindiserf/rj 3 apesar de ser conhecida pelos ... a lei...

12
NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO, EDIÇÃO JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2018 | WWW.SINDISERFRJ.ORG.BR SINDISERF/RJ Aposentadoria no Brasil Nossa festa do Dia das Mães Ações do SINDISERF/RJ nos tribunais Sindicato dá retorno ao associado SINDISERF/RJ em Brasília-DF Ainda sobre o Dia dos Aposentados Pag 3 Pag 4 Pag 8 Pag 9 Pag 10 Pag 11 Pags 6 e 7 CORREIOS IMPRESSO ESPECIAL DEVOLUÇÃO GARANTIDA 99122113125/2008 - DR/RJ SINDISDERF/RJ CORREIOS

Upload: leminh

Post on 10-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NOTÍCIAS DO

RIO DE JANEIRO, EDIÇÃO JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2018 | WWW.SINDISERFRJ.ORG.BR

SINDISERF/RJ

Aposentadoria no Brasil Nossa festa do Dia das Mães Ações do SINDISERF/RJ nos tribunais Sindicato dá retorno ao associado SINDISERF/RJ em Brasília-DF Ainda sobre o Dia dos Aposentados

Pag 3Pag 4Pag 8Pag 9Pag 10Pag 11

Pags 6 e 7

CORREIOS

IMPR ESSOE S P E C I A L

DEVOLUÇÃO GARANTIDA99122113125/2008 - DR/RJ

SINDISDERF/RJ

CORREIOS

2 Notícias do Sindiserf/RJ

Dia das Mães

A diretoria do SINDISERF/RJ, funcionários e amigos compareceram em maio à missa que o sindicato mandou realizar pelo Dia das Mães. Veja mais Dia das Mães nas páginas 4 e 5, na festa que o SINDISERF RJ promoveu em sua sede.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDISERF/RJ

PRESIDENTEJorge Ferreira Lima

VICE-PRESIDENTEPaulo Cezar Ferreira

TESOUREIRO GERALWellington Baesso de Lima

1ª TESOUREIRARosa Maria Miguel da Silva Paracampo

SECRETÁRIA GERALAna Lucia Salerno

1ª SECRETÁRIAJanie Ferreira Menezes

DIRETOR JURÍDICOClerio Cordeiro

DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃORobson de Oliveira Lopes

DIRETORA DE POLÍTICAS SINDICAISRita de Cassia da Motta Silva

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTEFernando Barbosa de Jesus

SECRETÁRIOElzo Ferreira Peres

VOGALAdna Costa Tavares

Notícias do SINDISERF/RJ

Revista do Sindicato dos Servidores Federais no Estado do Rio de JaneiroRua do Acre 47 – 7º andar - CentroCEP 20081-000 – Rio de Janeiro – RJ(21) 2233-7476 / 2233-9432www.sindiserfrj.org.br

EDIÇÃOMauricio [email protected](21) 98400-6253

DIAGRAMAÇÃOCaio [email protected](21) 98665-9335

notas

Auxílio-Funeral SINDISERF/RJ: documentos necessáriosO SINDISERF/RJ confirma a lista de documentos necessários para o nosso associado receber o auxílio-funeral. O interessado deve comparecer à Sede do sindicato ou em qualquer uma das Delegacias, com original e cópia da seguinte relação: 1) certidão de óbito com prazo de 90 dias a partir do óbito para ressarcimento; 2) nota fiscal em nome da pessoa; 3) cópia do contracheque; 4) RG (identidade); 5) CPF; 6) comprovante de residência.

Golpe contra aposentadosUm novo golpe contra inativos surgiu em MG, mas quem está no RJ deve ficar atento. Pessoas se apresentam como funcionários de um órgão ou entidade federal e visitam servidores aposentados e pensionistas para coletarem dados, alegando que é para recadastramento do governo. A ação dos criminosos levou o Ministério do Planejamento a lançar alerta aos servidores públicos federais aposentados e pensionistas: não existe neste momento qualquer recadastramento em andamento por parte do Governo Federal.

Recadastramento de inativosOs aposentados e pensionistas devem ir ao banco para recadastramento no mês do aniversário. Entrem em contato com suas agências para mais informações.

3Notícias do Sindiserf/RJ

Apesar de ser conhecida pelos benefícios da aposentadoria e pela rede de políticas sociais, a previdên-cia aparece no mundo com propó-sitos um pouco diferentes dos que são conhecidos hoje, beneficiando pequenas parcelas da população. O primeiro país que adotou um plano de aposentadoria foi a França, em 1673, criando um sistema estatal ex-clusivo para os membros da Marinha Real que apenas dois séculos depois se estenderia para funcionários pú-blicos. No Brasil, sistemas análogos ao previdenciário, surgiram a partir de 1888 para beneficiar setores im-portantes para o império: Correios, Imprensa Nacional, estradas de fer-ro, Marinha, Casa da Moeda e alfân-dega.

A Lei Eloy Chaves, de 1923, é con-siderada o marco inicial da história da previdência brasileira. Leva o nome do deputado federal paulista que articulou, junto às companhias ferroviárias, a criação de uma Cai-xa de Aposentadoria e Pensão (CAP) para trabalhadores do ramo.

Também em 1923, teve origem o Conselho Nacional do Trabalho, que seria responsável por discutir a questão trabalhista e de previdência, desenvolvendo a proteção social no Brasil.

Durante a Era Vargas, ocorrem muitas mudanças no contexto do tra-balho brasileiro. Em 1930, foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que passou a cuidar das questões relacionadas à previdên-cia. Foram criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), abolindo o sistema CAPs. O Sistema passou a funcionar em nível nacio-nal. O Estado indicava os presiden-tes dos institutos, o que dava ao go-verno um grau de controle elevado sobre as relações de trabalho, mas a administração continuava com os representantes dos empregadores e empregados. A Constituição de 1934 estabelece mudanças no sistema de arrecadação implantando o custeio tríplice, onde a contribuição para os

fundos de pensão era dividida entre empregador, empregado e Estado.

Em 1960, foi criada a Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), com o objetivo de uniformizar os direi-tos estabelecidos entre os diversos institutos do sistema IAP. Essa mu-dança acontece quando a Previdên-cia Social já tem características que beneficiam os empregados urbanos, embora muitos trabalhadores do-mésticos e rurais ainda não sejam incluídos.

Na década de 1960, ainda ocorre-ram outras mudanças no sistema de previdência, como a inclusão do tra-balhador rural com o Fundo de Assis-tência ao Trabalhador Rural (FUNRU-RAL), em 1963, e a criação do FGTS e o conhecido como INSS.

A Constituição de 1967, criada durante o regime militar, coloca em seus artigos alguns direitos traba-lhistas e de seguridade social, in-cluindo alguns que já existiam como leis durante o governo Vargas. Entre eles estão: salário-mínimo, salário-família, a proibição de diferenciação de salários por conta de sexo, cor e estado civil, jornada de trabalho de oito horas, férias remuneradas, entre outros.

A Constituição de 1988 estabele-ce um conjunto de ações envolven-do Saúde, Assistência e Previdência Social usando o termo “Seguridade Social”. É nesse momento que se es-tabelece a previdência como a conhe-cemos hoje, mantendo seu aspecto de arrecadação entre empregadores e empregados, mas delegando ao Es-tado o papel de organizar e distribuir os recursos de acordo com a legisla-ção. Houve grandes avanços, mas as reformas dos governos seguintes tor-naram-se ataques articulados para retirar direitos conquistados ao longo de muitas lutas.

No governo Collor em 1991, vincu-lou-se os benefícios a correção mo-netária. Já no governo Fernando Hen-rique, em 1998, as mudanças são maiores: não seria mais considerado o tempo de serviço do trabalhador,

e sim o de contribuição para o INSS, 30 anos para mulheres e 35 para ho-mens. Além disso, a reforma do go-verno FHC também implantou o fator previdenciário, cálculo usado para definir o valor do benefício recebido após a aposentadoria.

Já no governo Lula, o foco das mu-danças foi no funcionalismo públi-co. Em 2003, a reforma cria um teto para os servidores federais, institui a cobrança da contribuição para pen-sionistas e inativos, e altera o valor do benefício, que antes era integral.

Em 2015, o congresso aprova no governo Dilma Rousseff outra mu-dança, que altera a idade de acesso à aposentadoria integral. Segundo essa regra, conhecida como 85/95, os trabalhadores que somem sua idade ao tempo de contribuição e tenham como resultado 85 (para mulheres) e 95 (para homens) te-riam direito a receber o benefício integral, sem levar em considera-ção o fator previdenciário. E todos esses ataques aos direitos da apo-sentadoria culminaram nas propos-tas do governo de Michel Temer, que praticamente acaba com a apo-sentadoria.

É preciso encontrar estratégias eficientes para se contrapor a essa ameaça, pois o que temos até agora são retóricas e que em nada acres-centam no obje-tivo de conter os ataques aos direi-tos dos trabalha-dores.

Nei Inacio da Silveira

Arquivista aposentado do

Arquivo Nacional

Paulo Cezar Ferreira

Aposentado do Arquivo Nacional

e diretor do SINDISERF RJ

Histórico da

coluna do aposentado

APOSENTADORIA NO BRASIL

4 Notícias do Sindiserf/RJ

celebração

ALEGRIA RENOVADANo Dia das Mães 2018, SINDISERF RJ em festa recebeu caravanas de associadas

A Diretoria do SINDISERF/RJ homenageou especialmente a associada mais antiga, Hebe Gomes de Souza (centro, de blusa clara)

O Presidente do SINDISERF/RJ, Jorge Ferreira Lima, deu boas-vindas

Caravana de Teresópolis-RJ foi uma das que marcaram presença

O SINDISERF/RJ brindou com alegria redobrada o Dia das Mães 2018. A data, comemorada no se-gundo domingo de maio, foi feste-jada pelo sindicato na quinta-feira, 10/5, com uma grande comemora-ção na sede, no Centro do Rio.

AUDITÓRIO FICOU PEQUENONa celebração realizada na

sede, o auditório fi cou pequeno para as mais de cem mamães pre-sentes. O Presidente do SINDISERF/RJ, Jorge Ferreira Lima, agradeceu a presença de todas e deu início aos festejos, com a sessão de sor-teio de brindes. Na sequência, o padre Flávio uniu a plateia em tor-no das orações de agradecimento. A Diretoria prestou homenagem à associada mais antiga.

Os delegados, que conduziram as caravanas do interior, Baixada e Grande Rio, mais uma vez deram mostras de que o SINDISERF/RJ funciona para os associados.

A Diretoria do SINDISERF/RJ homenageou especialmente a associada mais antiga, Hebe Gomes de Souza (centro, de blusa clara)

O Presidente do SINDISERF/RJ, Jorge Ferreira Lima, deu boas-vindas

4 Notícias do Sindiserf/RJ

Caravana de Teresópolis-RJ foi uma das que marcaram presença

5Notícias do Sindiserf/RJ

PRESENÇA MACIÇAAlegria, fé e sorteio de brindes para mães associadas marcaram a festa

A plateia animada interagiu em diversos momentos

O padre Flávio conduziu as orações

dos presentes

Foram diversos os momentos de descontração total

O padre Flávio

A plateia animada interagiu em diversos momentos

Foram diversos os momentos de

SORTEADASHomenageadas

recebem brindes das diretoras do

SINDISERF/RJ

5Notícias do Sindiserf/RJ

6 Notícias do Sindiserf/RJ

Família SINDISERF/RJ

Presente em áreas estratégicas do terri-tório fl uminense, o SINDISERF/RJ está apto a atender o quadro de associados com uma equipe de reconhecida efi ciência.

São delegados regionais e funcionários en-carregados de Delegacias e representações locais em onze endereços. Em depoimentos marcados pela energia, eles defi nem o que sentem por servir ao SINDISERF/RJ e à causa da defesa de direitos trabalhistas.

Uma das razões de estar participando da atual diretoria até a presente data é fazer parte do sindicato desde sua fundação como delegado e coordenador atualmente. Devido ao quantitativo de fi liados do antigo DNER (atual Ministério dos Transportes), o apoio dos colegas me proporcionou ser vereador no município, representar os fi liados de Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Anta, Sapucaia com 80% de fi liados nestas cidades. Com diversas gratifi cações pagas, principalmente muitos RPVs pelo sindicato. Saudações.

Antonio Dias Ferreira (DNIT)Coordenador

Tenho muito orgulho de trabalhar com o SINDISERF/RJ. A cada ação ganha, o melhor é ver o prazer e satisfação dos fi liados em receber o que é seu por direito. Em cada confraternização, observamos a felicidade de não estarem só. Tenho muito orgulho em poder, junto com o SINDISERF/RJ, trazer alegria para nossos fi liados.

Eliane Santiago Duarte (São Gonçalo e Campos)Funcionária

Percebemos que a fi losofi a do Presidente e dos Diretores do SINDISERF/RJ é tratar seus fi liados com respeito e dignidade, para que eles se sintam a todo momento acolhidos pelo sindicato.

Márcia Nogueira (PRF)Delegada

capa

6 Notícias do Sindiserf/RJ

UM TIME DEDICADO AOQUADRO DE ASSOCIADOS

7Notícias do Sindiserf/RJ

Fazer parte da família SINDISERF/RJ me traz uma gratidão imensa! Aqui somos desafi ados a cada dia para sermos melhores, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer batalha! Tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo. Obrigada e Deus abençoe toda a família SINDISERF/RJ.

Rosângela Araujo Cerveira (Resende)Funcionária

Sinto-me realmente honrada em fazer parte do SINDSERF/RJ pela sua trajetória de transparência, pelo nosso presidente sempre ativo na luta constante por todos que contribuíram grandemente pelo crescimento do país. Hoje lutamos pelos direitos daqueles que construíram estradas, pelos que trabalharam pela comunicação e pelos que nos proporcionam um meio ambiente saudável. Por tudo isso, tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe.

Michele Xavier (Teresópolis)Funcionária

Tenho orgulho de pertencer a este sindicato, por ser uma entidade de respeito e transparência, na pessoa do seu presidente e demais membros, que fazem parte desta instituição, representativa de nossa classe, que sempre lutou para o bem de seus associados! Quero declarar a minha gratidão e confi ança aos nossos Presidentes, que já passaram por este Sindicato deixando um legado de lutas e conquistas que foram os Srs. Claudio de Moraes e Maria Helena, saudosos companheiros. Ao nosso atual Presidente, Sr. Jorge Ferreira Lima, sempre disposto e intrépido em sua dedicação por toda nossa classe sindical, digo que sinto-me feliz por fazer parte deste contingente e compartilhar nossos ideais de luta do dia a dia em favor de nossos associados.Como membro deste contingente de guerreiros, fundamos o Sindiserf/RJ em 28 de setembro de 1989. Enfrentamos muita oposição, porém completaremos este ano mais um ano de existência e nossa batalha é sempre na paz e confi antes por dias melhores.Estas são minhas humildes palavras, o meu testemunho vivo. Nossa vitória decorre de nossa luta. Que nosso Pai Celestial, sustentador e mantenedor de nossas vidas, esteja sempre conosco.

Joel Nascimento dos Santos (Rio Bonito)Delegado regional

Valores destacados pelos próprios integrantesGratidão e confi ançaInstituição representativa de nossa classeRespeito e dignidadeSatisfação dos fi liados em receber o que é seu por direitoVencer obstáculosBuscar sonhosTrajetória de transparência

PILARES DO SINDISERF/RJ

7Notícias do Sindiserf/RJ

8 Notícias do Sindiserf/RJ 8 Notícias do Sindiserf/RJ

Ações do setor

coluna

JURíDICOINDENIZATÓRIA - ATIVOS E INATIVOSPedimos uma indenização no valor de R$ 10.000,00 pela omissão legislativa em cumprir com o reajuste.

CORREÇãO SALARIALPedimos o reajuste de 13,23% para os fi liados e também os atrasados referentes aos últimos cinco anos, conforme estipulação legal.

1/3 DAS FÉRIASAção para o servidor que gozou de férias e não recebeu o terço constitucional. Para servidores na ativa e servidores que se aposentaram em período inferior a cinco anos (exceção para ativos que estão recebendo abono de permanência). A ação pede restituição dos valores descontados nos cinco anos anteriores à distribuição do processo, bem como que não efetuem novas cobranças.

REPOSIÇãO AO ERÁRIO - SERVIDOR ATIVO, INATIVO E PENSIONISTAO fi liado comparece informando que recebeu carta do Ministério sobre valor que será descontado de seu contracheque para ressarcimento à União. Geralmente, esta cobrança do Ministério decorre de valor pago ao fi liado por um ato errôneo da União.

DIREITO DO CONSUMIDOR - SERVIDOR ATIVO, INATIVO E PENSIONISTAAções específi cas sobre relação de consumo conforme as necessidades individuais dos fi liados, podendo se relacionar com: negativação indevida; cobrança indevida; pagamento de serviço não contratado; pagamento maior do valor contratado, envio de cartão de crédito não solicitado; problemas com operadora de telefonia, instituições bancárias; corte de serviço com faturas em dia.

DIREITO TRABALHISTA - SERVIDOR ATIVO E INATIVOPode se relacionar com reenquadramento de anistiado, reenquadramento dos servidores do Ministério do Transporte, reenquadramento dos servidores em geral.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO - SERVIDOR ATIVO, INATIVO E PENSIONISTAPode se relacionar com gratifi cações de desempenho, restrições da aposentadoria e pensão.

LIGHT - ICMSO SINDISERF RJ mantém a expectativa favorável em favor da ação judicial contra a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e sobre a Tarifa de Energia (TE). Há um entendimento de que o tributo é inconstitucional. O processo reivindica que os réus, se condenados, restituam aos consumidores litigantes os valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos.

DESCONTOS NOS CONTRACHEQUES SUPERIORES À MARGEM DE 30%Empréstimos descontados em folha de pagamento não podem exceder o limite de 30% sobre seus proventos. Quando os empréstimos ultrapassam essa margem, é necessário o ingresso da ação que tem por objetivo reduzir os descontos para que não ultrapassem a margem consignável e possível condenação fi nanceira em danos morais.

9Notícias do Sindiserf/RJ

Mais de ações ganhas

atendimento

100

PLANTãO JURíDICOASSOCIADO EM DIA

Balanço da Delegacia de Rio Bonito

Sindicato fez mutirão no Dia das Mães e encaminhou 84 pedidos de associados

SINDISERF/RJ informa sobre ações na Justiça

O delegado do SINDISERF/RJ em Rio Boni-to-RJ, Joel Nascimento dos Santos, registra as conquistas que o sindicato proporcionou a cerca de 121 servidores entre aposenta-dos e pensionistas atendidos naquela uni-dade do interior.

- Estes associados tiveram o privilégio de ganhar recursos em ações impetradas pela nossa equipe de advogados, sempre ativa e disposta a orientar da melhor maneira possível – relata o delegado.

O Departamento Ju-rídico do SINDISERF/RJ se preparou para a pre-sença maciça de asso-ciadas na sede do sin-dicato durante festa do Dia das Mães. Um mu-tirão permitiu 84 aten-dimentos, nos quais as demandas foram enca-minhadas e estão em análise.

O SINDISERF/RJ aproveitou a festa do Dia das Mães para atualizar a pauta de recur-sos processuais que estão em andamento na Justiça.

Durante o evento, o Tesoureiro-Geral, Wellin-gton Baesso de Lima, transmitiu informes im-portantes, entre eles a situação presente das ações de aposentados e pensionistas ligados ao DNER, DNIT e ANTT. Outro tema levantado foram os processos movidos contra Ampla e Li-ght. A recomendação dada é para que os asso-ciados procurem as delegacias porque há uma expectativa de decisão judicial para breve.

10 Notícias do Sindiserf/RJ

SINDISERF/RJ EM AÇãO

na capitalPRESENÇAEM DIA COM A PREVIDÊNCIA

NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

COM O PRESIDENTE DA CÂMARA

Em Brasília-DF, diretores promoveram novas gestões para atualizar agenda ofi cial

O Presidente, Jorge Ferreira Lima, e o Tesoureiro-Geral, Wellington Baesso de Lima, na sede do INSS.

O Presidente, Jorge Ferreira Lima, e o Tesoureiro-Geral,

Wellington Baesso de Lima, estiveram

no Ministério do Planejamento protocolando

documentação de interesse dos

associados.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu em maio delegação do SINDISERF/RJ. A diretora

de Políticas Sindicais, Rita Motta [na foto à esquerda], estava acompanhada de colegas da

PRF, Angela Durão e Biracy Sá Valdez. O encontro informal aconteceu na residência ofi cial do titular

da Câmara dos Deputados.

NA PLENÁRIA DA CONDSEF

O SINDISERF/RJ prestigiou o evento da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

10 Notícias do Sindiserf/RJ

1O DE MAIO

MALDITA REFORMA

É oportuno, quando celebramos o Dia do Trabalho, data conhecida pela luta por direitos e por mais dig-nidade, lembrar uma frase do saudoso Ayrton Senna (1960-1994), tricampeão mundial de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991.

“Seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, do nível altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, muita deter-minação e, sempre, faça tudo com muito amor e mui-ta fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.

Autor: Paulo Cezar Ferreira (Vice-Presidente SINDISERF/RJ)Saudamos com orgulho o dia nacional dos aposentados,

Com toda gratidão pelos anos de longevidade inteira,

Ao prestar as homenagens aos nossos chamados jubilados,

Pelos serviços prestados a nação brasileira.

Que no decorrer de suas vidas de geração em geração,

Vivenciaram durante as décadas de superação,

Por tudo que fi zeram neste país da desigualdade,

Para conquistar os seus direitos com hombridade e dignidade.

É de celebrar esta data tão signifi cante,

Aos bravos cidadãos de cabelos brancos heróis companheiros,

Que durante anos de suas vidas marcantes,

Ergueram suas bandeiras de lutas como grandes guerreiros.

Que hoje é de lamentar neste país da desigualdade,

Os governantes ilegítimos nem sequer respeitam a lei da constitucionalidade,

Para os aposentados que lutam com toda resistência,

Por conta da maldita reforma da previdência.

AINDA SOBRE O DIA DOS APOSENTADOS (24/1)

11Notícias do Sindiserf/RJ

A lição de Ayrton Senna

SAÚDERIO ORTODONTIA - TRATAMENTO DE SAÚ-DE BUCAL, DESCONTOS ESPECIAIS. MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: 2253-0678 / 2438-9117.

ÓTICASÓTICAS DO POVO – 10 % DE DESCONTOS NAS COMPRAS COM PAGAMENTO A VISTA E A PRAZO. DESCONTO OFERECIDO SOMEN-TE NA FILIAL DO CENTRO, RUA TEIXEIRA DE FREITAS, 31 – 6°ANDAR. MAIS INFORMA-ÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2224-5543.ÓTICA GLASS CENTER – DESCONTOS A PARTIR DE 5% A 15%. MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2262-3371.CLíNICA DE OLHOS SãO FRANCISCO DE ASSIS – DESCONTOS EM CONSULTAS E EXAMES OFTALMOLÓGICOS. MAIS INFOR-MAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2138-3190

FARMÁCIAS E DROGARIASDROGASMIL – OS FILIADOS DO SINDISERF/RJ SERÃO ATENDIDOS MEDIANTE A APRE-SENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIFI-CAÇÃO COM FOTO, EM QUE CONSTE SEU CPF. A DROGARIA DROGASMIL OFERECE 15%(QUINZE POR CENTO) DE DESCONTOS, NO ATO DA COMPRA, SOBRE OS MEDICA-MENTOS COMERCIALIZADOS NAS DROGA-RIAS.DROGARIAS PACHECO - OS FILIADOS DO SINDISERF/RJ SERÃO ATENDIDOS MEDIAN-TE A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, EM QUE CONS-TE SEU CPF. A DROGARIA PACHECO OFE-RECE 15% (QUINZE POR CENTO) DE DES-CONTOS, NO ATO DA COMPRA, SOBRE OS MEDICAMENTOS COMERCIALIZADOS NAS DROGARIAS.DROGARIAS TAMOIO - OS FILIADOS DO SINDISERF/RJ SERÃO ATENDIDOS MEDIAN-TE A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, EM QUE CONS-TE SEU CPF. A DROGARIA TAMOIO OFERECE 15%(QUINZE POR CENTO) DE DESCONTOS, NO ATO DA COMPRA, SOBRE OS MEDICAMEN-TOS COMERCIALIZADOS NAS DROGARIAS.

ALIMENTAÇãOPILãO DE MADEIRA RESTAURANTE- DESCONTO DE 10% DE DESCONTO DIRETO NO CAIXA, BASTA SE IDENTIFICAR COMO FILIADO OU FUNCIONÁRIO E DOCUMEN-TO QUE COMPROVE VÍNCULO COM O SIN-DISERF/RJ. LOCALIZADO NA RUA ACRE, 33 – CENTRO/RJ, INFORMAÇÕES PELO TELEFO-NE: 2223-1720.

ENSINOCENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO (UNILASALLE-RJ) - DESCONTO DE 20% PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO, 15% (QUINZE POR CENTO) PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E 8% (OITO POR CENTO) PARA CURSOS DE EXTENSÃO A SEUS ASSOCIADOS, COLA-BORADORES E DEPENDENTES (CÔNJUGES E FILHOS) INDEPENDENTEMENTE DO CAR-GO OU FUNÇÃO. PARA MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2199-6600 OU PELO SITE: http://www.unilasalle.orgACADEMIA DO CONCURSO – DESCON-TOS DE ATÉ 20% EM BOLSAS PARA CURSOS REGULARES INFORMAÇÕES PELO TELEFO-NE: (21) 3504-0000 OU PELO SITE: www.academiadoconcurso.com.br

SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO AU-GUSTO MOTTA (SUAM) – BONSUCESSO, CAMPO GRANDE, BANGU E JACAREPAGUÁ. TELEFONE: (21) 3882-9797. www.unisuam.edu.br. MAIS INFS. PELO SINDISERF RJ ATRA-VÉS DOS TELS. (21) 2233-7476 ou 2233-9432.

IDIOMASWIZARD LARANJEIRAS - 20 % DE DES-CONTOS NAS PARCELAS DO CURSO E 50% DE DESCONTO NA TAXA DE MATRÍCULA. TERÃO 50% DE DESCONTO (SOBRE O VA-LOR INTEGRAL) PARA CURSAR O SEGUNDO IDIOMA (FRANCÊS, INGLÊS, ALEMÃO, ESPA-NHOL, ITALIANO, JAPONÊS E CHINÊS). DES-CONTO OFERECIDO SOMENTE NA FILIAL RUA DAS LARANJEIRAS, 129 – SOBRELOJA. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2225-6760.CURSO CCAA - DESCONTO DE 40% DU-RANTE O ANO DE 2015, 30% NO 2° ANO A SER CURSADO (2016) E 20% NA CONTI-NUIDADE. DESCONTO VÁLIDO SOMENTE NA FILIAL: RUA. RIACHUELO, 247 SLJ. - BAIRRO DE FÁTIMA - RIO DE JANEIRO, INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2252-5650.CURSO CNA INGLÊS DEFINITIVO – DES-CONTOS DE ATÉ 35% NOS CURSOS DE IN-GLÊS E ESPANHOL. PARA MAIS INFORMA-ÇÕES NO TELEFONE: (21)2224-6797.

ESTÉTICAPRÓ – CORPO – OFERECE 15% DE DES-CONTOS EM PRODUTOS E SERVIÇOS DE ESTÉTICA. MAIS INFORMAÇÕES (21) 4007-1437 E TAMBÉM PELO SITE: www.procorpo-estetica.com.brBEAUTY CORP – OFERECE 15% DE DES-CONTOS NOS PACOTES DE TRATAMENTOS ESTÉTICOS E SESSÕES AVULSAS DE QUAL-QUER TRATAMENTO E 50% NO VALOR DE UMA ÚNICA SESSÃO FEITA NO MÊS DO ANI-VERSÁRIO DO FUNCIONÁRIO. MAIS INFOR-MAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2533-0161 OU PELO SITE: www.beautycorp.com.brMISION ESTÉTICA – OFERECE 20% DE DESCONTO EM TODOS OS TRATAMENTOS DE ESTÉTICA. PARA MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21) 2558-7923 OU PELO SITE: http://www.misonestetica.com.br/

LAZERRAYER LAND POUSADA – OFERECE 10% DE DESCONTOS EM SEUS PACOTES DE ES-TADIA. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (22) 2622-4754 E TAMBÉM PELO SITE: http://www.rayerland.com.br/POUSADA E SPA VRINDÁVANA – DES-CONTO DE 10% NA HOSPEDAGEM EM TERE-SÓPOLIS. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (21)3642-0569 / (21)2644-7804 OU PELO SITE: www.vraja.com.brPOUSADA GENISES – DESCONTO DE 10% DE DESCONTO EM HOSPEDAGEM. PARA MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (22) 2622-2335 OU PELO SITE: www.genesisar-raial.com.brPOUSADA CABORÉ – OFERECE 10% DE DESCONTO EM HOSPEDAGEM. INFORMA-ÇÕES PELO TELEFONE: (24) 3371-7520 OU PELO SITE: www.pousadacabore.com.br

DELEGACIAS SINDICAIS

RIO BONITOJoel NascimentoRua 15 de Novembro, 242, Sala 204, 2ª Andar – Centro – Rio BonitoTel: (21) 2734-0606 / (21) 2734-2658

GUAPIMIRIMClaudineia Ferreira de CarvalhoRua Amilton Rêgo Mello, 40 Paiol – GuapimirimTel: (21) 2632-7680 / (21) 98857-0115

TERESÓPOLISMichele da Costa XavierRua Luiz Noguet JR 205, casa 03/São Pedro – TeresópolisTel: (21) 995383811

RESENDEFuncionária: Rosangela Araujo CerveiraRua Dr. Luiz Pistarine,30 Sala 319 - Campos Eliseos - Resende/Rj.Telefone: (24) 33558404 / (24) 99216-6691

SãO GONÇALOFuncionária: Eliane Santiago DuarteRua Feliciano Sodré, 182 – Sala 510 – Centro – São GonçaloTel: (21) 2706-4752 / (22) 99965-4664

CAMPOS DE GOYTACAZESFuncionária: Eliane Santiago DuarteR. Santos Dumont, 35 – Sala 104 – Centro – Campos de GoytacazesTel: (22) 2739-8920/ (22) 99965-4664

DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)André Luiz SilvaTel: (21) 96562-5567

ARRAIAL DO CABOMaria Da Conceição Teixeira SoaresRua Professor Paulo Manhard, 71 – Praia GrandeArraial do Cabo/RJTel: (22) 98833-8027 / (22) 99702-7556

MAGÉSolange Coelho Silva da SilvaRua Ernandes de Barros, 24 fundos – Comendador Reis – MagéTel: (21) 2633-0210 / (21) 98743-1468

SãO JOãO DE MERITISolange PereiraR. Dr. Francisco Xavier, 280 – Vila NormaSão João de Meriti/RJTel: (21) 2655-2236 / (21) 98790-5635 / (21) 96490-5643

POLíCIA RODOVIÁRIA FEDERALMarcia Cristina Dias NogueiraTel: (21) 99924-6904

COORDENADOR Três RiosAntonio Dias FerreiraEstrada União Indústria, km 124 casa 972 Boa União Tel: (24) 2251-3852 / (24) 98857-2732 / (24) 988644972

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTESJorge Graça (21) 97688-6285

convênios

CONSULTE DEZENAS DE OUTROS CONVÊNIOS EM WWW.SINDISERFRJ.ORG.BR