noticiÁrio hipnolÓgico internacional congresso ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e...

12
NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PSICOTERAPIA FOLCLÓRICA^ TRANSES RITUAIS E TERPSICORETRANSETERAPIA Seri realizado pela Associação Internacional de TTT.no Rio de Janeiro, de 28 a 31 de dezembro de 1984, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hipnose, da S ciedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e de varias outras Instituições n cionais e estrangeiras. Tanto o programa cientifico como o social prometera ser de alto nível _e bastante excitantes. Naquela data, principalmente em 31 de dezembro, ocorrem inú- meras festividades das seitas afro-brasileiras, culminando com festa de Iemanjá, a Rainha do Mar. Também, na mesma ocasião, bailes e festas pre-carnavalescas de ru constituem uma interessante atração. O Congresso reunira cientistas de vârros países gue estudam os transes rituais sob seus vários aspectos, incluindo as manifestações religiosas transcen - dentais; reunirá também estudiosos das mais variadas formas de psicoterapia folclõ rica; colegas que praticam a TTT em diversos países virão dar importantes contri- buições ao Congresso e que deverão ser interessantes para todos, desde que tere- mos uma visão transcultural de diferentes manifestações de transe cinético não-ri- tual. Deverão comparecer um grande número de colegas estrangeiros, muitos deles tendo confirmado definitivamente sua presença. Assim, esperamos ter aqui,no Con gresso os seguintes: Louis Price-Mars, do Haiti, Madeleine Richeport.dos E.E.U.U., D.W. Morgan, do Canada, A. Gudde e Jaap Hollander, da Holanda, Raymond Abrezol, da Suiça, Aimê Marchand, Jacques Donnars e Françoise PortaU da França e Carlos Marina ni Ramirez, do Chile. Raymond Abrezol, com a sua precisão suiça, ja nos mandou o título de seus trabalhos: "Expériences: TTT Avec des Groupes d'Adolescents" e "Impact Thérapeuti^ que de la TTT", O temãrio do Congresso será dos mais interessantes. Por exemplo^t remos:J'A Função da Psicoterapia Folclórica no Equilíbrio Biopsicosocial"; "BotanT ca Autóctone: Sua Aplicação era Geral e, era Especial, na Facilitação da Indução do Transe; plantas alucinógenas"; "O Desbloqueio da Capacidade de Entrar no Transe pelo emprego de psicofármacos". "O Transe Como Medida de Proteção biopsicosocial, em Várias Culturas e Através dos Tempos"; "A Pesquisa Diagnostica Através da TTT" "A TTT como Psicoterapia de Massa"; "A TTT como Medida de Reestruturação da Perso nalidade e de Reajustamento Sócio-familiar". O Presidente e o Vice-Presidente do Congresso, respectivamente David Aks- tein e Edmundo Maia, esperam que o referido Conclave se constitua num dos mais ex- pressivos e marcantes acontecimentos científicos em nosso país. 39 CONGRESSO EUROPEU DE HIPNOSE EM PSICOTERAPIA E MEDICINA PSICOSSOMÁTICA Este importante Congresso será realizado em Pádua, de 22 a 27 de maio de 1984, sob o patrocínio da Universidade de Pádua, do Ministério de Saúde da Itália, da Sociedade Internacional de Hipnose e da Sociedade Europeia de Hipnose em Psico- - 41 -

Upload: vumien

Post on 14-Jan-2019

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PSICOTERAPIA

FOLCLÓRICA^ TRANSES RITUAIS E TERPSICORETRANSETERAPIA

Seri realizado pela Associação Internacional de TTT.no Rio de Janeiro, de 28 a 31 de dezembro de 1984, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hipnose, da So ciedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e de varias outras Instituições na cionais e estrangeiras.

Tanto o programa cientifico como o social prometera ser de alto nível _e bastante excitantes. Naquela data, principalmente em 31 de dezembro, ocorrem inú­meras festividades das seitas afro-brasileiras, culminando com festa de Iemanjá, a Rainha do Mar. Também, na mesma ocasião, bailes e festas pre-carnavalescas de rua constituem uma interessante atração.

O Congresso reunira cientistas de vârros países gue estudam os transes r i t u a i s sob seus vários aspectos, incluindo as manifestações religiosas transcen -dentais; reunirá também estudiosos das mais variadas formas de psicoterapia folclõ ri c a ; colegas que praticam a TTT em diversos países virão dar importantes con t r i ­buições ao Congresso e que deverão ser interessantes para todos, desde que tere­mos uma visão transcultural de diferentes manifestações de transe cinético não-ri-tua l .

Deverão comparecer um grande número de colegas estrangeiros, muitos deles jã tendo confirmado definitivamente sua presença. Assim, esperamos ter aqui,no Con gresso os seguintes: Louis Price-Mars, do H a i t i , Madeleine Richeport.dos E.E.U.U., D.W. Morgan, do Canada, A. Gudde e Jaap Hollander, da Holanda, Raymond Abrezol, da Suiça, Aimê Marchand, Jacques Donnars e Françoise PortaU da França e Carlos Marina ni Ramirez, do Chile.

Raymond Abrezol, com a sua precisão suiça, ja nos mandou o título de seus trabalhos: "Expériences: TTT Avec des Groupes d'Adolescents" e "Impact Thérapeuti^ que de la TTT", O temãrio do Congresso será dos mais interessantes. Por exemplo^te remos:J'A Função da Psicoterapia Folclórica no Equilíbrio Biopsicosocial"; "BotanT ca Autóctone: Sua Aplicação era Geral e, era Especial, na Facilitação da Indução do Transe; plantas alucinógenas"; "O Desbloqueio da Capacidade de Entrar no Transe pelo emprego de psicofármacos". "O Transe Como Medida de Proteção biopsicosocial, em Várias Culturas e Através dos Tempos"; "A Pesquisa Diagnostica Através da TTT"; "A TTT como Psicoterapia de Massa"; "A TTT como Medida de Reestruturação da Perso­nalidade e de Reajustamento Sócio-familiar".

O Presidente e o Vice-Presidente do Congresso, respectivamente David Aks-tein e Edmundo Maia, esperam que o referido Conclave se constitua num dos mais ex­pressivos e marcantes acontecimentos científicos em nosso país.

39 CONGRESSO EUROPEU DE HIPNOSE EM PSICOTERAPIA E MEDICINA PSICOSSOMÁTICA

Este importante Congresso será realizado em Pádua, de 22 a 27 de maio de 1984, sob o patrocínio da Universidade de Pádua, do Ministério de Saúde da Itália, da Sociedade Internacional de Hipnose e da Sociedade Europeia de Hipnose em Psico-

- 41 -

Page 2: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

terapia e Medicina Psicossomática. Organizado pelo Centro de Estudosde Hipnose ClT nica e Psicoterapia "H. Bernheim". de Verona, em cooperação com a Associação Medi­ca Italiana para o Estudo da Hipnose. Haverá conferências, apresentação de Traba­lhos e sessões especiais relacionadas ao estudo da Hipnose e suas aplicações nas pesquisas, no diagnóstico e na terapia; "Workshops" sobre as técnicas de Milton H. Erickson, sobre a hipnose nos problemas da infância, o controle da dor pela hipno­se, a hipnose na "behaviour therapy", hipnoterapia orientada psicodinamicamente , hipnose e reabilitação, a hipnose nos distúrbios sexuais e psicossomáticos da mu­lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia.

O programa social será rico de atrações como passeios a Veneza, Verona e vi s i t a ã Terma Abano, o maior centro termal da Europa.

A taxa de inscrição para os membros da Sociedade Internacional de Hipnose será de 350 dólares e para os não-membros, 380 dólares. Para melhores informações: "Secretariat, 3rd European Congress of Hypnosis in Psychotherapy and Psychosomatic Medicine, Centro Studi di Ipnosi Clinica e Psicoterapia "H. Bernheim", Via Valver­de 65,37100 Verona, Itália.

" 1 ^ INTERNATIONAL CONFERENCE ON HULTIPLE PERSONALITY/DISSOCIATIVE STATES"

Este interessante Congresso será realizado de 21 a 22 de setembro de 1984, sob o patrocínio do Departamento de Psiquiatria do Rush-Presbyterian - St. Luke's Medicai Center, em Chicago, E.E.U.U.

Os resumos dos trabalhos para o referido Congresso deverão ser enviados até 9 de fevereiro de 1984 (limitados a 350 palavras}.

Os resumos deverão ser enviados para Bennett G. Braun, M.D., Program Chair raan, Department of Psychiatry, MF - IV Building, Rush Presbyterian St. Luke's Medr cal Center, 1720 West Polk Street, Chicago. I l l i n o i s 60612 U.S.A.

lOth INTERNATIONAL CONGRESS OF HYPNOSIS AND PSYCHOSOMATIC MEDICINE

Continuam intensos os preparativos para a realização deste Congresso, que promete ultrapassar todas as dimensões dos anteriores. Sera realizado na cidade de Toronto, província de Ontário, Canadá, de 10 a 16 de agosto de 1985.

Além de ura grandioso programa c i e n t i f i c o , haverá diversos "Workshops" abrangendo todos os campos de aplicação da hipnose. O programa social promete ser dos mais excitantes.

O Congresso será realizado pela Sociedade de Hipnose Clinica de Ontário , pela Sociedade Americana de Hipnose Clinica e pala Sociedade de Hipnose Clinica e Experimental. Sob o patrocínio das Universidades de Toronto, de Waterloo e de Mon­t r e a l . Informações: 10 th Congress Secretariat, 200 St. Clair Avenue West, Ste.402.

Toronto, Ontário M4V. 1R1, Canadá.

- 42

Page 3: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

SEMINÁRIOS SOBRE A TERPSICORETRANSETERAPIA (TH) NA EUROPA

Para cumprir novamente uma série de compromissos com varias Instituições na Europa, o Dr. David Akstein dirigirá durante o mês de junho de 1984 diversos seminários sobre a TTT na França, na Suiça e na Holanda. Aproveitará, ele, na mes­ma ocasião, para fazer propaganda do Congresso Internacional sobre Psicoterapia Folclórica, Transes Rituais e Terpsicoretranseterapia, que se realizara no Rio de Janeiro do dia 28 ao dia 31 de dezembro de 1984.

FALECIMENTO DO PROF. DR. ISAAC GUBEL

Foi um dos mais duros golpes contra a hipnologia argentina, latino-ameri-cana e mundial o falecimento em 21.03.83 do conceituado hipnólogo argentino Prof. Dr. Isaac Gubel. Mais duro ainda foi o choque para a sua ilus t r e esposa Isabel (Bet, ty) e_seu f i l h o Gustavo, principalmente porque pouco tempo antes haviam perdido, em trágico desastre automobilístico,, o seu querido Cláudio. Todos os seus amigos-e sempre foram muitos no Brasil - choram a sua perda. Psiquiatra e hipnólogo de re nome internacional, se fez sempre presente no cenário hipnolõgico latino-americano e mundial por quase três décadas. Autor de um grande número de trabalhos, que o consagraram, teve na edição ininterrupta de sua Revista,a "Revista Ibero Americana de Sofrologia y Medicina Psicosomática", a sua grande realizaçaoj o volume IX, con tendoos n9s 2 e 3,constitui uma obra preciosíssima,reportando a historia da hipnose des_ de 1774 até 1981 .Profundo conhecedor da hipnologia e da psicoterapia em geraV.um dida^ -ta de excepcionais recursos,deixa uma lacuna difícil de ser preenchida._Sua ligação coma terra brasileira e, principalmente,a carioca,era tão profunda e tão simpática, que mereceu da Câmara dos Vereadores o título de Cidadão Honorário Carioca.

í Dra. Isabel Gubel e ao seu f i l h o Gustavo, a Sociedade Brasileira de Hi£ nose e todos os seus amigos se juntam para prantear a perda irreparável do i l u s t r e esposo, pai, homem de ciência e nosso grande amigo.

* * * NOTICIÁRIO HIPNOLÕGICO NACIONAL

POSSES DA DIRETORIAE CONSELHO FISCALDA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPNOSE E DA SOCIEDADE DE HIPNOSE MÉDICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Em bela solenidade, n o d i a 27.08.1983, num sábado, a par t i r das 10 horas, comemorando o 269 aniversário da S.B.H., foram empossados os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal daquelas duas Sociedades. Durante a mesma solenida­de foram entregues Certificados de conclusão do 269 Curso Básico de Hipnologia e Diplomas aos novos sócios.

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA S.B.H.., CUJA GESTÃO SE ENCERROU EM 28.8.1983:

Presidente: Dr. David Akstein 19 Secretário: Dr. A t i l a Augusto da Cruz Vice-presidente: Prof. Dr. Nelson Ban- Machado

deira de Mello 29 Secretário: Dr.Alcides Asmar Kobbaz

- 43 -

Page 4: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

19 Tesoureiro: Dr. Antonio Rezende de Castro Monteiro

29 Tesoureiro: Dra.UTs Helena da Ro­cha

Diretor de Cursos: Prof. Dr.Miguel Ca l l i l e Júnior

Dir.Bibliotecário: Dra. Maria Jose Werneck

Dir.De Relações Públicas: Dr.João Jor ge Cabral Kogueira

Diretores Vogais: Dr. José Rios Dra. Nancy Ferreira Soares da Costa Dr. Orlandino Martins Fonseca Dr. Paulo Sodré Terra

Conselho Fiscal: Dr. Antonio Ovídio Clement Fajardo Dr. Fernando Negrão Prado Dr. Luiz Machado Lomba

DIRETORIA E CONSEI EMPOSSADOS

Presidente: Prof. Dr. Antonio Carlos de Moraes Passos - S.P.

Vice-Presidente: Prof.Dr.Vladimir Ber nik - S.P.

19 Secretário: Dr. Alcides Asmar Kob­baz - R^J.

29 Secretário: Dr. Carlos Antonio da Silveira Pagliuso - S.P.

19 Tesoureiro: Dr. Antonio Rezende de Castro Monteiro - R.J.

29 Tesoureiro: Prof. Dr. Edmundo Leal de Freitas - Bahia

Diretor de Cursos: Prof. Dr. José Mon teiro - S.P.

Dir. Bibliotecário: Dra. Maria Jos? Werneck - R.J.

HO FISCAL DA S.B.H.. EM 27.8.1983:

Dir. de Relações Públicas: Dr. Oscar Fa­rina - S.P.

Diretores Vogais: Dr. David Akstein - R.J. Prof. Dr. Edmundo Maia - S.P. Prof. Dr. Gilberto Rabelo de Mattos Bahia Prof. Dr. João Carvalhal Ribas - S.P.

Conselho Fiscal: Prof. Dr. Afrísio Neto Lobão Castello Branco - Piauí Dr. Joel Priori Maia - S.P. Prof. Dr. Miguel C a l l i l e Júnior - R.J.

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA SOCIEDADE DE HIPNOSE MEDICA DO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CUJA GESTÃO SE INICIOU EM 27.8.1983:

Presidente: Dr. Walter Mastrocolla Vice-Presidente: Prof. Dr. Nelson Baii

deira de Mello 19 Secretário: Dr. Alcides Asmar Kob­baz

29 Secretário: Dra. Maria José Wer­neck

19 Tesoureiro: Dr. Antonio Rezende de Castro Monteiro

29 Tesoureiro: Dr. João Jorge Cabral Noguei ra

Dir. de Cursos^ Dr. David Akstein Dir. Bibliotecário: Dr. João Bonfim Gomes da Silva

Dir. de Relações Públicas: Dr. Paulo So­dré Terra

Dir. de Publicações: Dr. Vanile de 01ivej_ ra Pinheiro *"

Diretores Vogais: Dr. Guálter Doyle Ferreira Dr. João Silva dos Santos Ora. Laís Helena da Rocha Dr. Orlandino Martins Fonseca

Conselho Fiscal: Dr. Luiz Machado Lomba Prof. Dr. Miguel C a l l i l e Júnior Dr. Sanio Schwartz

- 44 -

Page 5: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

o Or. A.R.C. Monteiro, 19 Tesoureiro.o Dr.Alcides A. Kobbaz, 29 Secretário, e Or. David Akstein, Presidente,ao fim do mandato, como i de praxe, na Solenidade de entrega de seus cargos, apresentaram os seus respectivos relatórios.

O texto do relatório do Presidente f o i o seguinte:

•RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA PRESIDÊNCIA

A Presidência desta Sociedade cumpre o dever de dar aos seus sócios um re latório de suas atividades durante a sua gestão.

Teríamos que d i v i d i r a gestão em duas etapas, sendo a última composta de somente três meses - a etapa de transição - necessária para f a c i l i t a r o u l t e r i o r trabalho da Diretoria e Conselho Fiscal que iniciam sua gestão a par t i r desta noi­te.

Um dos nossos principais objetivos f o i sempre procurar manter a Sociedade bastante ativa - as Sociedades são como o organismo humano ou, pelo menos, como as máquinas - elas se atrofiam se se nrantêm inertes. Assim, se manteve a continuidade das reuniões científicas mensais, para apresentação de trabalhos, de casos, r e a l i ­zação de mesas redondas e de seminário.

A Diretoria f o i convocada inúmeras vezes, tanto para reuniões ordinárias, como para reuniões extraordinárias, conforme a importância e o vulto dos assuntos a serem tratados.

Também, inúmeras vezes a Assembleia Geral f o i convocada,tanto ordinária como extraordinariamente, principalmente para discussão e aprovação de alterações nos Estatutos.

Tanto na esfera nacional, como nainternacional, a Presidência procurou manter um estreito contato, por correspondência, com colegas e Sociedades Hipnolo­gicas, tanto do Brasil, como do Exterior.

Nos momentos certos, a Diretoria, alertada, tomou medidas urgentes e cabí veis contra a atuação ilegal e imoral de indivíduos auto-intitulados de para-no£ mais, em vários Estados do nosso País. Estes indivíduos, em geral, usando a parap­sicologia como escudo, na verdade faziam ou tentavam fazer exibições públicas de hipnotismo.

Visando ser um órgão de ligação entre os hipnologistas brasileiros e um meio de divulgação de escolhidos trabalhos sobre hipnologia, f o i dada ã lume a Re­vista Brasileira_de Hipnologia, a qual f o i registrada em 1964, e que, agora,já sob a nova denominação de Revista Brasileira de Hipnose Clínica e Experimental, lança o seu 39 volume. Pelo seu conteúdo, principalmente, ela vem recebendo inúmeros elo­gios de eminentes colegas brasileiros e estrangeiros.

Mas, culminando a série de produtivos trabalhos de'nossa Diretoria em prol da hipnologia nacional, eu quero destacar aqui, por fim, a magnífica resultante dos esforços comuns de nossa Diretoria e da Diretoria da Sociedade de Hipnose Médi ca de São Paulo, presidida pelo Prof. Dr. Joel Priori Maia - a concretização de uma Sociedade Hipnológica de âmbito verdadeiramente nacional - a nossa renovada Socie­dade, a Sociedade Brasileira de Hipnose!"

45 -

Page 6: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

Imediatdmente o Presidente pronunciou o seu discurso o f i c i a l tendo tam­bém presidido a eleição, por aclamação, da nova Diretoria e Conselho Fiscal da S.B.H., cujos membros foram em seguida empossados. Logo em seguida, o Or.David Ak£ tein passou a direção da solenidade ao Prof. Dr. A.C. de Moraes Passos, em cujas mãos f o i depositada também, naquele momento, os destinos de nossa Sociedade duran­te o biénio seguinte.

Eis, na Tntegra,. o discurso do Dr. David Akstein:

"Ilustres senhores componentes da Mesa, prezados colegas, senhores e senhoras

Hoje é um dia excepcional para a nossa Sociedade e para a Hipnologia Bra­s i l e i r a . Hoje se concretiza um sonho almejado por muitos de nossos sócios e por mim, especialmente, que é o de ver a nossa Sociedade se tornar verdadeiramente uma So­ciedade hipnológica de caráter nacional. Mas, a nossa lut a , a luta para atingirmos este e outros objetivos, tem sido bem árdua, e os presentes compreenderão isso ao acompanharem as minhas palavras.

A nossa Sociedade, a primeira Sociedade Médica Brasileira criada com o f i ^ to de estudar, divulgar e defender a hipnose como importante medida dentro do ar-mamentarium médico, f o i fundada em 27 de agosto de 1957. Passaram-se, portanto, 26 anos, mais de 1/4 (um quarto) de século.

E qual a importância que tem representado a nossa Sociedade no contexto da Hipnologia Brasileira, Panamericana e Internacional7

- Bem, se avaliarmos que, já em 1961, realizávamos os Primeiros Congres­sos Brasileiro e Panamericano de Hipnologia, conjuntamente com o 119 Congresso da Sociedade Internacional de Hipnose Clinica e Experimental, concluiremos que, nessa época, já éramos uma importante Sociedade.

Dizia eu, no discurso de abertura daqueles Conclaves, em 16 de julho de 1961, na l^aculdade Nacional de Medicina, que aqueles Congressos eram os primeiros, de características verdadeiramente internacionais, que se realizavam no mundo após um período de 71 anos, isto é, desde_1890, quando se realizou, em Paris, o 119 Con gresso Internacional de Hipnose, E sõ em 1965, novamente em Paris, se realizou o I I I 9 Congresso Internacional de Hignose, cora continuidade até hoje, isto é, r e a l i -zando-se normalmente de três em tres anos. O próximo, isto é, o X9, será realizado em Toronto, Canadá, em 1985.

Precisoaqui lembrar que aqueles Congressos realizados em 1961, aqui no Rto, têm sido até hoje lembrados pela sua grandeza, pela sua organização, pela ex­celência dos trabalhos apresentados, e pela presença dos mais bem conceituados hip nólogos das Américas e de outros Continentes. Mas, especialmente para nós hipnólo-gos brasileiros, a mais extraordinária consequência daqueles Congressos, de 1961, foi a promulgação do Decreto-Lei 51.009, que proibe em nosso pais o uso da hipnose (sob qualquer denominação) como meio de entretenimento, em espetãculos de TV, de Rádio, de Teatro, de Circo, etc. Era, na época. Diretor do Serviço Nacional de Doen ças Mentais, o querido amigo, Prof. Dr. Edmundo Maia, um dosmais acatados hipnolo gistas brasileiros. E foi graças aos seus esforços que o então Presidente da Repu­blica, Dr. Jânio Quadros, promulgou aquele Decreto-Lei.

Muitos daqueles colegas, principalmente do Rio e de São Paulo, que naque-

- 46 -

Page 7: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

la época e, jã bem antes, labutavam pelo progresso hipnolÕgico, ainda continuam, nos dias atuais, entusiasmados e cheios de ideal pela hipnologia. Podemos c i t a r os seguintes: Enio Lima, Edmundo Maia, Jose Rios, Miguel Ca l l i l e Júnior, Oscar Farina, Alvaro Badra, Antonio Rezende de Castro Monteiro, Fernando Negrão Prado,Erwin Wol-fenbutel, Orlandino Fonseca. Hervê Linhares Machado, Fernando Bastos e Antonio Ca£ los de Moraes Passos.

A nossa Sociedade realizou outros Congressos, Brasileiro e Panamericano de Hipnologia em 1973, presididos pelos Drs. Fernando Negrão Prado, Alvaro Badra e Enio Lima, e em 1978, presidido pelo Or. Luiz Machado Lomba, ambos coroados do mais completo sucesso. E estes dois últimos Congressos vieram mostrar, outra vez, a ca­pacidade de organização de nossa Sociedade.

Mas, também, muito importante papel tem desempenhado a nossa Sociedade no seio da classe médica brasileira, dando a esta a verdadeira dimensão do valor da hipnoterapia, orientando através de cursos a aplicação correta da hipnose e__dentro dos preceitos éticos. Também, tem procurado dar ao público, em geral, através dos vários meios de comunicação, a verdadeira importância da hipnose, e procurando em luta constante neutralizar o irracional preconceito contra a hipnose.

Também, a nossa Sociedade tem procurado manter contato com outras Sociedia des Hipnologicas, apoiando as suas realizações benéficas ã Hipnologia, comoi Con­gressos, Simpósios, etc.

Tem a nossa Sociedade, igualmente, procurado manter contato com Socieda -des Médicas de várias especialidades. E tem mantido contato estreito com os hipno-dontistas, principalmente através da Associação Brasileira de Hipnodontia, cujo presidente, Or. Enio Lima, e o presidente da Seção de São Paulo, da mesma Associa­ção, Dr. Alvaro Badra, têm apoiado todas as realizações de nossa Sociedade.

Tanto o Dr. Enio Lima, como o Dr. Alvaro Bradra, estão entre os maiores batalhadores e pioneiros da hipnologia brasileira em sua fase moderna. Dizemos fase moderna - porque o Brasil tem velha tradição hipnológica vinda desde antes de 1861, ano em que f o i fundada a Sociedade Propaganda do Magnetismo e Jury Magnético do Rio de Janeiro, a qual recebeu a permissão para funcionar, pelo Governo Impe­r i a l , em 3 de maio de 1862.

No nTvel internacional, a nossa Sociedade tem mantido estreito e fecundo contato com as mais importantes Sociedades Hipnologicas em todó o_ mundo. Seus mem­bros têm comparecido e apresentado trabalhos em Congressos, Seminários e Conferên­cias na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México, Portugal, Espanha, França, í-% cÓcia, Suécia, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suiça, Itália, Hungria. Dinamarca, Tur­quia, Japão e em outros países.

Hoje, a Sociedade Brasileira de Hipnose é uma Sociedade Constituinte da Sociedade Internacional Hipnose.

Um dos nossos mais ardentes desejos estava inserido em um dos artigos de nossos Estatutos, o qual explicitava que a nossa Sociedade teria f i l i a d a s , consti-tuindo-se, assim, verdadeiramente, em Sociedade de âmbito nacional. Mas, i n f e l i z -mente, esta concretização foi sendo postergada.

Foi constituída, há alguns anos, uma Confederação, que não pôde cumprir

- 47 -

Page 8: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

um trabalho desejável de união entre as Sociedades Hipnologicas Brasileiras, e nem pôde estabelecer uma unidade de princípios científicos que evitasse a confusão principalmente entre os mais jovens hipnõlogos.

Tenho podido observar, nos últimos anos, que, enquanto um grupo pequeno de hipnologistas se encontra num nível elevado de conhecimentos sobre o assunto, a grande maioria dos colegas hipnõlogos se encontra defasada com respeito aos mais modernos conhecimentos hipnolõgicos. Foi, visando contribuir para levar a Hipnolo­gia Brasileira ao seu verdadeiro caminho científico, longe das especulações mági­cas, que sempre lhe foram nefastas, que a Diretoria da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo, presidida pelo Dr. Joel Priori Maia, juntamente com a Diretoria da Sociedade Brasileira de Hipnose Médica, resolveram i n t e r v i r nos destinos da ' nossa atual Hipnologia. Assim, a Sociedade Brasileira de Hipnose Medica tomou imediatas providências para a alteração de seus Estatutos e do seu nome, podendo, dessa for­ma, cumprir o seu_papel de Sociedade Hipnológica de caráter verdadeiramente nacio­nal. Como consequência, a Sociedade Brasileira de Hipnose (nova denominação) comi_ dou outras Sociedades Hipnologicas, de vários estados, a se tornarem suas filiadas.

Assim, tendo preparado o nosso caminho e escolhido o nosso desiderato, um nome^imediatamente surgiu como o mais indicado para presidir a nova Diretoria para o biénio 1983/1985, apos a etapa de transição. De maneira unânime, f o i indicado o Prof. Dr. Antonio Carlos de Moraes Passos, um dos pioneiros da Hipnologia brasilei^ ra em sua fdbc muderna. Nome de realce dentro da Hipnologia nacional e internacio­nal, o Prof. Dr. Antonio Carlos de Moraes Passos f o i o sucessor era 1962 do Dr.Ains^ l i e Meares, da Austrália, na Presidência da Sociedade Internacional de Hipnose ClT nica e Experimental; f o i Presidente da Divisão do Brasil da mesmaSociedade Inter­nacional; Presidente-Fundador da Sociedade de Hipnose Médica de Sao Paulo; Profes­sor de inúmeros cursos de Hipnologia na Universidade Católica de Sao Paulo e em outras Instituições sábias; Professor Adjunto da Escola Paulista de Medicina;autor de inúmeros artigos e livros, entre estes, "Aspectos Atuais da Hipnologia", "Des -sensibilização Mediante Visualização Cénica Hipnótica'' e "Hipniatria: Técnicas e Aplicações em Fobias".

Assim, ilustres colegas membros da S.B.H., peço que seja e l e i t a , aqui e agora, por aclamação a chapa da Diretoria e Conselho Fiscal para o biénio 1983/85, que é constituída pelos seguintes colegas: Presidente: Prof. Dr. Antonio Carlos de Moraes Passos (SP), Vice-Presidente, Prof. Dr. Vladimir Bernik (SP), 19 Secretá­r i o , Dr. Alcides Asmar Kobbaz (RJ), 29 Secretário, Dr. Carlos Antonio da Silveira Pagliuso (SP), 19 Tesoureiro, Dr. Antonio Rezende de Castro Monteiro(RJ), 29 Jesou reiro, Prof. Dr. Edmundo Leal de Freitas (BA), Diretor de Cursos: Prof. Dr. Jose Monteiro (SP), Dir. Bibliotecário, Dra. Maria José Werneck (RJ). Dir. de Relações Públicas, Dr. Oscar Farina (SP); Diretores Vogais, Dr. David Akstein(RJ), Prof.Dr. Edmundo Maia(SP), Prof. Dr. Gilberto Rabelo de Mattos (BA),_Prof. Dr. João Carva -lhal Ribas(SP); Conselho Fiscal: Prof. Dr. Af r i s i o Neto Lobão Castello Branco(PI), Dr. Joel Priori Maia (SP), Prof. Dr. Miguel C a l l i l e Júnior (RJ).

Dessa maneira, peço que fiquem sentados todos os sócios que votarem nesta chapa.

E, agora, com muito orgulho e contentamento consagremos os eleitos com uma salva de palmasI

Neste momento, tenho a grande honra e satisfação de comunicar aos eleitos, que se considerem empossados em seus respectivos cargos. Consequentemente, agora,

- 48 -

Page 9: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

com muita honra e prazer, passo a Presidência da Sociedade e a Direção da Mesa ao Prof. Dr. Antonio Carlos de Moraes Passos."

Assumindo a Presidência da Siciedade Brasileira de Hipnose, o Prof. Or. A.C. de Moraes Passos pronunciou o seu discurso de posse, o qual transcrevemos a seguir.

"Senhor Presidente Dr. David Akstein, Senhor Prof. Dr.. Celso Ferreira Ramos Filho, DD. Representante da Associação Medica Brasileira, Senhores Membros da Mesa,Minhas Senhoras, Meus Senhores, Prezados Colegas

A Organização Mundial de Saúde em seu Relatório Técnico sobre Saúde Men­t a l , publicado em outubro de 1974, diz que as duas maiores contribuiçõesã Psiquia^ t r i a nos últimos anos foram os conhecimentos de bioquímica cerebral na génese das doenças mentais e o emprego das modernas técnicas da hipnose em psiquiatria.

Hã pouco mais de duas semanas, nosso colega e amigo. Professor Dr. Libera^ to DiDio, por duas vezes eleito o maior anatomista do mundo, brasileiro radicado nos Estados Unidos, e Deão de uma das Universidades do Estado de Ohio,nos E.E.U.U., nos dizia que é "assombroso" o impulso que a hipnose vem tendo nos Estados Unidos nos últimos anos.

Hã 26 anos, em 27 de agosto de 1957, foi fundada na cidade do Rio de Ja­neiro a Sociedade Brasileira de Hipnose Médica.

Em 1958 fnstalava-se em Chicago, E.E.U.U., a "International Society for Clinicai & Experimental Hypnosis" e a Divisão Nacional do Brasil, com sede no Ins­t i t u t o de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 1973 a "International Society for Clinicai & Experimental Hypnosis" al_ terou profundamente seus Estatutos. As "Divisões Nacionais" foram extintas,passan­do a "International Society of Hypnosis" (nova denominação que adotou) a ser forma_ da por "Sociedades Constituintes", o que possibilitou a integração em seu seio de uma ou mais Sociedades de Hipnose de um mesmo pais (desde que preenchessem os re­quisitos científicos e dehonorabil idade exigidos por sua Constituição). A Socieda^ de de Hipnose Medica de Sao Paulo e, logo apos, a Sociedade Brasileira de Hipnose Médica, foram aceitas como Sociedades Constituintes; Convém lembrar que a "Interna tional Society of Hypnosis" é uma sociedade f i l i a d a ã "Morld Federation for MentaT Health", órgão consultivo da ONU para assuntos mentais.

Neste ano de 1983 a Sociedade Brasileira de Hipnose Médica, sob a dire­ção do Dr. David Akstein, reformou seus Estatutos, dando oportunidade para nela se integrarem todas as Sociedades Brasileiras de Hipnose com os requisitos éticos e legais exigidos em sua nova Constituição. Passou a se denominar Sociedade Brasilej^ ra de Hipnose. Quizeram os prezados colegas do Rio de Janeiro que a Presidência da Sociedade Brasileira de Hipnose, biénio 1983/1985, coubesse a um representante de São Paulo, em chapa integrada por colegas de outros estados.

O Presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose, Dr. David Akstein, e o Presidente da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo, Dr. Joel Priori Maia, ten­do auscultado a opinião deseus associados, resolveram conferir-nos a honra de ser o escolhido para esta missão que, pelas imensas responsabilidades a ela inerentes, traz encargos por demais pesados para uma só pessoa. Aceitamos a indicação como um dever a cumprir. Hoje em dia não existe, em qualquer campo, notadamente no médico.

- 49 -

Page 10: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

o trabalho de um homem sÕ. Toda a pesquisa e todo o trabalho é de uma equipe, que incidentalmente tem um coordenador de suas atividades. Contamos com a cooperação, ajuda e ensinamentosda Diretoria e do Conselho Fiscal de nossa Sociedade. Conta­mos com a participação ativa de todos os membros das Sociedades jã integradas na Sociedade Brasileira de Hipnose, esperando o mesmo dos que vieram a se f i l i a r no futuro.

Segundo Spencer, distinguem-se três fases de evolução deuma ciência. A primeira e da unanimidade dos ignorantes. A segunda é das discussões dos pesquisa­dores. A terceira é da unanimidade dos sábios. A hipnose já atingiu a segunda fase, mas como a maioria (ou a totalidade) das ciências, está longe da terceira fase. Po rém, o alto nTvel c i e n t i f i c o que a hipnose atingiu em nosso meio, criando ao mesmo tempo um nítido contraste com o seu abuso por profissionais ou não, dependeu essen ciai mente de dois fatores: o ensino c i e n t i f i c o rigoroso e as publicações de reaT valor.

O ano de 1956 marca uma revolução no ensino da hipnose no Brasil com os até hoje lembrados cursos de Torres Norry.

. David Akstein, sabedor das_atividades de Torres Norry em relação ã Hipno­se Médica (através de Fernando Negrão Prado), escreveu-lhe uma carta era 30 de Ja­neiro de convidando-o a v i r ao Rio para dar um curso de hipnose, asspgilranrio-Ihe o apoio do então Ministro da Saúde, Mauricio de Medeiros, A conferência i n i ­cial de Torres Norry foi realizada em 27 de julho de 1956 no auditório do Ministé­ri o da Educação, sob a Presidência do Ministro da Saúde, e f o i o marco i n i c i a l da nova era do hipnotismo no Brasil. Posteriormente, Torres Norry, aceitando um conv^ te de Alvaro Badra, foi a São Paulo ministrar seu primeiro curso, que teve i n i c i o em 25 de setembro de 1956. Outros se seguiram.

Antes haviam os pioneiros, como o Professor A.C.Pacheco e Silva, que atra^ vês dos anos nunca deixou (desdeque assumiu a Cátedra de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo), de i n c l u i r em suas aulas as conceitua^-ções básicas da hipnose.

Mas os bons eram sufocados por uma maioria charlatanesca que atingia a grande massa. Os cursos de 1956 tiveram o mérito de abrir os olhos do grande públ2. CO para a seriedade da hipnose, e nesta expressão "grande público" incluímos tam­bém a classe médica e odontológica.

Muitos cursos foram também ministrados por diversos colegas, médicos e odontólogos, nas mais diferentes partes de nosso paTs.

Os Congressos de Hipnologia realizados em 1961 no Rio de Janeiro, na Fa­culdade de Medicina da Universidade do Brasil, marcaram uma data no campo da hipno se no Brasil. Durante os Congressos, sucedendo ao Presidente-Fundador Dr, BernarS" R. Raginsky (Canada), tomou posse como Presidente da "International Society ^ For Clinicai & Experimental Hipnosis", o Dr. Ainslie Meares, de Melbourne, Austrália. Na mesma ocasião, o Prof. Dr. A. C. de Moraes Passos foidesignado Presidente-Elei^ to para o biénio seguinte, tendo tomado posse (em sucessão ao Dr. Ainslie Meares),, em Portland, Oregon, E.E.U.U., durante o Congresso,onde também compareceram o Dr. David Akstein e o Dr. Oscar Farina.

Outros congressos se seguiram como - só para exemplificar - o de Glasgow,

- 50 -

Page 11: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

Escócia, em 1982, o último realizado, onde esteve presente o Dr. David Akstein, e se gode c i t a r também o de Filadélfia, Pennsylvania, E.E.U.U., em 1976, sob a Pre­sidência do Prof. Martin T. Orne, com a participação do Prof. A.C. de Moraes Pas­sos e Dr. David Akstein. Não deve deixar de ser citado o Curso de Hipnose realiza­do cm 1981 em Campinas, SP, primeiro nesta área patrocinado oficialmente pelo Con­gresso Nacional de Neurologia, Psiquiatria eHigiene Mental, tendo como organiza­dor o Prof. Vladimir Bernik, com a colaboração do Dr. David Akstein e Prof. A.C.de Moraes Passos.

No Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 1971, em reunião da Sociedade Bra s i l e i r a de Hipnose Médica, o Professor Miguel C a l l i l e Jr. criou a Escola B r a s i l e i ­ra de Hipnologia e Hipniatria, procurando guardar toda a memória da hipnose no Bra s11, para servir como fonte de consulta, ensino e cultura a todos os interessados.

Em setembro de 1957, o Prof. Or. Enzo Azzi, então Diretor do In s t i t u t o de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nos convidou para mi­nistrar o 19 curso de hipnose medica sob o patrocínio da Pontifícia Universidade Ca tóllca de São Paulo. Esse curso contou, entre outros, com a honrosa presença do Professor Flamínio Favero, então Presidente do Conselho Regional de Medicina do Es tado de São Paulo, que a nosso convite ministreH a aUla de encerramento sobre "As­pectos Legais e Morais da Hipnose".

O Prof. João Carvalhal Ribas, quando na direção da Cátedra de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, em 1961, organizou o primeiro curso de hipnose com agrovação o f i c i a l do então Conselho Técnico Administrativo da EPH, o qual f o i por nós ministrado. Posteriormente organizou cursos de hipnose no programa de pÓs-gra-duação na Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Pau l o . Na Faculdade de Ciências Médicas de Santos, o Prof. Dr. Edmundo Maia e o ProfT Dr. Vladimir Bernik integraram a hipnose como matéria curricular do curso médico.O Dr. Joel Priori Mala organizou cursos patrocinados pela Associação Paulista de Me­dicina e pelo Hospital São Cristóvão. Muitos cursos se seguiram.

Quanto ãs publicações de trabalhos científicos estão aí ã disposição de qualquer um. Inoportuno, por ser impossível, querer hoje aqui enumerá-los, mas não podemos deixar de destacar a figura do Prof. Dr, Enzo Azzi, que publicou ot-ntro de sua Revista de Psicologia Normal e Patológica, o Boletim da Divisão Nacional do Brasil da "International Society for Clinicai & Experimental Hypnosis", de julho de 1958 a dezenbrs de 1965.

Também é inestimável a ajuda que o nosso Vice-Presidente Prof. Dr. Vladi­mir Bernik presta com as publicações sobre a hipnose na Revista CLINICA E TERAPÊU­TICA, e também as páginas que reserva aos artigos sobre hipnose em todos os .exem­plares da PSIQUIATRIA da Revista Brasileira de Medicina.

O trabalho destes 30 anos dos hipnotistas brasileiros contribuíram decisi^ vãmente para a valorização do emprego da hipnose, conforme o já citado Relatório Técnico da (MS em 1974,_e que nunca é demais recordar: as duas maiores contribui -ÇÕesã psiquiatria nos últimos atios foram os conhecimentos da bioquímica cerebral na génese das doenças mentais e o emprego das modernas técnicas da hipnose em Psi­quiatria.

E Impossível c i t a r aqui todos os nomes dos que se têm destacado na luta pela hipnose no Brasil. Neste momento quero homenagear a todos nas pessoas de Anto

51 -

Page 12: NOTICIÁRIO HIPNOLÓGICO INTERNACIONAL CONGRESSO ... · lher, a hipnose na odontologia, hipnose e esportes, a hipnose na pesquisa, hipnose e visualisações em psicoterapia. ... 1720

nio Rezende de Castro Monteiro, uma vida dedicada ã hipnose, José Monteiro e Oscar Farina, sempre presentes desde a década dos anos 50, Enio Lima e Alvaro Badra no campo da Odontologia.

Prezados colegas Dr. David Akstein e Dr. Joel Priori Maia, Presidente da Sociedade de Hipnose Medica de São Paulo, muito obrigado pela confiança em nós de­positada e que Deus nos ajude a fazer tudo para a ela corresponder.

* * *

CURSO DE HIPNOSE

Organizado pela Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo, com a promoção da Sociedade Médica São Cristóvão e coordenação dos Profs. Drs. A.C. de Moraes Passos e Joel Priori Maia, teve lugar aquele Curso no Anfiteatro do Hospi -tal e Maternida<le São Cristóvão, ã rua Terenas, 207, em S. Paulo.

Participaram como professores, além dos coordenadores, os Drs. Vladimir Bernik, Jose Monteiro, Carlos A.S.Pagliuso, Oscar Farina e Ciro B. Masci.

O programa do curso constou de aulas sobre a situação atual da hipnose, história, natureza, fenómenos e teorias da hipnose; metodologia hipnótica de indu­ção e de manutenção; aplicações da hipnose em Clinica Médica, Cirurgia, Anestesia, Obstetrícia, Neurologi" e Pediatria: n<;iroterapia e hipnose; técnicas avançadas de hipnoterapia; aspectos médico-legais; perspectivas futuras da hipnose clínica e ex perimental.

• * *

NOVA LUTA CONTRA OS "PARANORMAIS"...

De novo tivemos o "ataque" de um "paranormal",_o qual com extrema ous£ dia conseguiu ludibriar a boa fé dos Diretores da Associação dos Hospitais do Rio de Janeiro. Assim, tivemos a felicidade (ou infelicidade?) de ver uma propaganda do "Professor" Oseso Monteiro, "paranormal mundialmente conhecido", que, num dos principais jornais do Rio anunciava um curso de telepatia, magnetismo, hipnotismo, yoga, "tatocultura"^ meditação dinâmica, força mental e outras coisas... E o curso seria dado no auditório da Associação dos Hospitais do Rio de Janeiro, sob o patr£ cínio do seu Departamento de Psiquiatria.

Ao tomarmos conhecimento do "curso" daquele indivíduo, entramos logo em contato com o Dr. Eduardo Spinola, Diretor do Departamento de Psiquiatria, e com o Or, Gildo Almeida, advogado daquela Associação, os quais, agora bem informados so­bre o assunto e_certos de que fcram enganados por aquele "paranormal", tomaram a imediata providência para suspender o "curso".

- 52 -