nosso templo (4º edição)

8
Informativo do Templo de Umbanda Olhos de Lince Informativo do Templo de Umbanda Olhos de Lince Informativo do Templo de Umbanda Olhos de Lince Magé, Novembro de 2009 . Ano I – Nº 03. Site: http://templodeumbandaolhosdelince.blogspot.com 15 de Novembro de 2009, uma data duplamente especial para nós, filhos do Templo de Umbanda Olhos de Lince. Pois, além de ser o aniversário da Umbanda, comemoramos os dois anos da fundação oficial do nosso terreiro. Estaremos, no dia 14 de novembro, comemorando em nosso Templo, essa data especial Nosso dirigente, nessa edição, nos conta muito resumidamente, um pouco da história de nosso grupo e também, tece comentários sobre o aniversário da nossa Umbanda. Neste número novos ensinamentos sobre as ervas, Ogans e cambonagem, não deixem de ler e colecionar. Uma notícia maravilhosa, nos traz nosso dirigente: O projeto Olhos do Amanhã! Poucos terreiros de Umbanda se preocupam em orientar, evangelizar e esclarecer nossas crianças sobre o movimento umbandista. presenciei uma criança, em uma reunião mediúnica, muito assustada e preocupada sobre aonde estaria o espírito da sua mãe, que estava incorporada com uma criança. Afinal elas são o futuro de nossa religião! Aproveitem a leitura! Axé! As comemorações são grandes no mês de Novembro. No dia 15 de Novembro de 1908 era feita a anunciação da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhada. A sua manifestação se deu no então jovem Zélio Fernandino de Moraes que na época tinha apenas 17 anos de idade e hoje consideramos ele o grande ser que anunciou a Umbanda como religião. Foi no bairro de Neves localizado na cidade de Niterói. Se hoje podemos comemorar os 101 anos de anunciação da Umbanda, graças a ele e que Oxalá possa lhe abençoar por onde estiver. Salve a Umbanda!!! Foto dos membros do Templo de Umbanda Olhos de Lince. Essa foto foi tirada no espaço que será construído o Templo e que ainda está em obras. Na foto faltam alguns médiuns, mas o parabéns pelos 2 anos do Templo de Umbanda vai a todos os filhos dessa casa que juntos vem Ajudando a construir a nossa história e prestar a caridade. EDITORIAL EDITORIAL Por Valéria Aguiar

Upload: temploolhosdelince

Post on 10-Jul-2015

1.059 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nosso templo (4º edição)

Informativo do Templo de Umbanda Olhos de LinceInformativo do Templo de Umbanda Olhos de LinceInformativo do Templo de Umbanda Olhos de Lince

Magé, Novembro de 2009 . Ano I – Nº 03. Site: http://templodeumbandaolhosdelince.blogspot.com

15 de Novembro de 2009, uma data duplamente especial para nós, filhos do Templo de Umbanda Olhos de Lince. Pois, além de ser o aniversário da Umbanda, comemoramos os dois anos da fundação oficial do nosso terreiro. Estaremos, no dia 14 de novembro, comemorando em nosso Templo, essa data especial

Nosso dirigente, nessa edição, nos conta muito resumidamente, um pouco da história de nosso grupo e também, tece comentários sobre o aniversário da nossa Umbanda.

Neste número novos ensinamentos sobre as ervas, Ogans e cambonagem, não deixem de ler e colecionar.

Uma notícia maravilhosa, nos traz nosso dirigente: O projeto Olhos do Amanhã! Poucos terreiros de Umbanda se preocupam em orientar, evangelizar e esclarecer nossas crianças sobre o movimento umbandista. Já presenciei uma criança, em uma reunião mediúnica, muito assustada e preocupada sobre aonde estaria o espírito da sua mãe, que estava incorporada com uma criança. Afinal elas são o futuro de nossa religião!

Aproveitem a leitura!

Axé!

As comemorações são grandes no mês de Novembro. No dia 15 de Novembro de 1908 era feita a anunciação da Umbanda pelo

Caboclo das Sete Encruzilhada.

A sua manifestação se deu no então jovem Zélio Fernandino de Moraes que na época tinha apenas 17 anos de idade e hoje

consideramos ele o grande ser que anunciou a Umbanda como religião.

Foi no bairro de Neves localizado na cidade de Niterói.

Se hoje podemos comemorar os 101 anos de anunciação da Umbanda, graças a ele e que Oxalá possa lhe abençoar por onde

estiver.

Salve a Umbanda!!!

Foto dos membros do Templo de Umbanda Olhos de Lince. Essa foto foi tirada no espaço queserá construído o Templo e que ainda está em obras. Na foto faltam alguns médiuns, mas o

parabéns pelos 2 anos do Templo de Umbanda vai a todos os filhos dessa casa que juntos vemAjudando a construir a nossa história e prestar a caridade.

EDITORIALEDITORIALPor Valéria Aguiar

Page 2: Nosso templo (4º edição)

No mês de novembro temos motivos de sobra para grandes comemorações, pois a nossa amada Religião de Umbanda Sagrada completa nada mais nada menos que 101 anos de sua anunciação, pois na verdade sua prática é milenar, porém determinou-se que 15 de novembro de 1908 seria o dia do “surgimento” da Umbanda, uma vez que o Caboclo das 7 Encruzilhadas incorporado no Jovem Zélio de Moraes, oficializava ali a existência de uma Religião em que entidades de Caboclos, pretos-velhos e etc iriam trabalhar incorporadas, energias da natureza e etc, onde se praticaria a caridade e o amor. Estava então, nesta data, anunciada a nossa Umbanda Sagrada, que tanto nos alegra, nos conforta e nos faz viver melhor a cada dia.

No ano passado, fizemos uma linda homenagem aos 100 anos com tudo que tem direito, esse ano faremos sim uma homena-gem especial, não tão grande quanto a outra, porém não menos formosa, como dizem nossos Caboclos.

Esse ano estamos focados em um outro aniversário. O nosso Templo de Umbanda, que também por coincidência, junto com nossa Umbanda Sagrada, no dia 15 de novembro do ano de 2007, foi oficialmente anunciado como TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE, pois o mesmo já existia há pelo menos uns 5 anos, ainda como Grupo Águia Branca. Tudo começou quando resolvi formar um grupo de estudos sobre Umbanda, uma vez que não havia encontrado outro terreiro para trabalhar desde que deixei a casa anterior em que me desenvolvia mediunicamente, logo, fazia reuniões esporádicas. Até que em 2003 com a confirmação de meus Orixás de Cabeça (Iemanjá e Oxóssi) o Caboclo Olhos de Lince, assumindo o nome do chefe de sua falange, Caboclo Águia Branca, naquela data informa que tem um compromisso comigo e com a espiritualidade de formar um Terreiro, mas eu imaginava que isso só aconteceria uns 30 anos depois, ledo engano, pois bem devagarzinho, as coisas foram acontecendo, o grupo foi aumentando e o espaço já pequeno para as nossas reuniões precisava ser ampliado, passando assim a serem realizadas em uma Cachoeira em Raiz da Serra, daí fomos estudando e trabalhando, muitos irmãos foram se chagando e outros partindo. Até que foi anunciado por Seu Águia Branca que se fazia necessária a minha 1ª Consagração de Coroa (Ritual de Yaô), mas eu queria que tudo fosse feito por ele, e assim foi feito, um ritual muito belo e emocionante. De todas as minhas iniciações, com certeza essa foi a mais marcante, a mais forte que pude senti, até agora, foi algo realmente inexplicável. O ritual foi realizado em um sítio pertencente a um de nossos irmãos de fé.

Outras iniciações de outros médiuns também foram feitas ao longo do tempo, até que nos foi anunciado que a nossa “Terra” estava próxima e que deveríamos nos movimentar para encontrá-la, então iniciou-se uma corrida em busca do terreiro, não sabíamos como iríamos fazer, pois nem dinheiro tínhamos, apenas foi pedido para procurarmos, e assim foi feito, procurou-se muito, e nada. Eis que surge um lugar chamado Barão de Irirí no município de Magé, um lugar maravilhoso, calmo e aconchegante. Ganhamos o Terreno de uma de nossas médiuns. Lá, parecemos estar o tempo todo abraçados por Xangô, pois o local fica no meio das montanhas e sendo sustentados o tempo todo por Nanã Buruquê, pois a água brota da terra. Esses dois Orixás tão maravilhosos estão marcando nossa caminhada nesse lugar tão cheio de emoção. Em novembro de 2007 a pedido de Seu Águia Branca foi realizada a minha iniciação de Babá Menor e no final ele oficializou o Terreiro como o Templo de Umbanda Olhos Lince, o seu verdadeiro nome e como ele mesmo diz: “É preciso que tenhamos olhos de lince, esse animal tão especial, para enxergarmos a verdadeira espiritualidade e a natureza”.

Ali nascia o Terreiro, ainda não sabíamos que caminho seguir, como iniciar tudo, pois ainda era preciso a construção da casa. Nosso Cacique e demais entidades, só nos pediam calma e para não esmorecermos em nossa luta, pois as coisas aconteceriam no tempo e assim foi ou melhor, está sendo. Melhoramos nossas instalações, nos organizamos, mais alguns médiuns foram chegando para somar cada vez mais nossa Fraternidade e nossa Família. Conseguimos aterrar o terreno e comprar o galpão que já está montado, aguardando a próxima etapa da obra, que com certeza ocorrerá em breve. Como Seu Águia Branca diz, sabemos que o Terreiro já está pronto, ele existe dentro de nossos corações e cada um de nós é um tijolo para essa linda construção, nos dando a certeza que no momento certo, quando nós estivermos prontos, estaremos com nossas portas abertas para levar ao mundo inteiro a Bandeira de Oxalá.

Hoje agradecemos muito pelo que temos recebido dessas belas entidades, dessa tão linda e especial Religião que nos abraçou, nos aceitou e confiou a nós essa tão maravilhosa missão.

PARABÉNS UMBANDA! PARABÉNS AO TEMPLO DE UMBANDA OLHOS LINCE! Filipe Cunha – Dirigente do Templo de Umbanda olhos de Lince

Nosso TemploNosso Templo22 Novembro de 2009Novembro de 2009

1

2

Foto

: Arq

uivo

do

Tem

plo

Comemorações em Novembro em dose dupla

Foto

: Arq

uiv

o d

o Tem

plo

No dia 15 Novembro de 2009 é comemorado os 101 anos da Umbanda e os 2 anos do Templo de Umbanda Olhos de Lince.

Por isso, no dia 14 de Novembro faremos uma gira festiva para comemorarmosessas duas datas tão especiais.

Participe conosco, será realizada uma palestra sobre a Umbanda e teremos uma tardede muitos ensinamentos e comemorações.

Nos procure e saiba mais!

Page 3: Nosso templo (4º edição)

Nosso TemploNosso Templo33 Novembro de 2009Novembro de 2009

Coluna do DirigenteColuna do DirigentePor Filipe Cunha

Dirigente do Templo de Umbanda Olhos de Lince

Como anda nossa Religiosidade? A maioria de nós se diz Umbandista ou Espiritualista, sendo médium trabalhador de uma casa ou apenas um freqüentador, porém será se estamos vivendo essa religiosidade de verdade? Será se compartilhamos isso conosco mesmo em todos os dias de nossas vidas ou apenas nos dias de terreiro?É tão bom ir ao Terreiro, bater nossa cabeça, cantar nossos pontos, rever os irmãos, conversar, dançar para os nossos Orixás, conversar com as entidades, arrumar e terreiro depois dagira, voltar para casa feliz e contente por mais um dia de gira,mais um dia em companhia de pessoas maravilhosas que são meus irmãos de santo... ai que beleza! Mas e aí? E amanhã? Irei pensar no Terreiro, nos meus Guias, nos ensinamentos nas palavras que professaram, será se pensaremos na nossa devoção? Iremos levar para o nosso dia a dia a alegria que é estar no terreiro? Creio que não, pois o mundo praticamente nos engole com os problemas e a correria da rotina, é acordar cedo, trabalhar, almoçar, ir ao banco, pagar contas, festa de alguém, visitar familiares, arrumar casa, falar no telefone e muito mais, que mal temos tempo para nos interiorizarmos, nos concentrarmos, orarmos, agradecermos, pedirmos, etc.. Só voltamos a ter contato com nossa espiritualidade e religiosidadena véspera do trabalho, por que ai pensamos: “Amanhã tem gira, não posso me aborrecer” ou ainda quando nos vemos diante de um problemaSeria tão bom se pudéssemos conviver todos os dias com a nossa Religiosidade, com nossa espiritualidade, através de nossos gestos, palavras, atitudes e pensamentos... ah como seria bom... O tempo passa rápido demais e estamos muito carentes de religiosidade... é tempo de mudar os hábitos, de orar mais, de viver cada vez mais intensamente a nossa Espiritualidade. Vamos pensar nisso?

PROJETO OLHOS DO AMANHÃO Templo de Umbanda Olhos de Lince está montando um projeto de estudo para as crianças e adolescentes

que frequentam o terreiro. O projeto não tem como objetivo ser uma atividade que

influencie a criança a adotar esta ou aquela religião, mas sim levar ao seu conhecimento conceitos sobre a

espiritualidade de forma geral, e a manifestação da mesma na Umbanda, através de uma mensagem lúdica

e divertida. Terá o único intuito de favorecer seus conhecimentos, resguardando-as das mentalidades preconceituosas e errôneas a respeito da fé espírita umbandista, a fim de que, no futuro, tenham como

optar pelo seu caminho religioso, pois todos os caminhos religiosos levam ou devem levar a Deus.

As aulas serão ministradas pela cambona Shaula Cunha com o auxílio do Filipe e a médium Ana Clara foi

escolhida para ser a assistente do projeto. Teremos uma parte teórica, à altura do entendimento e

acompanhamento dos alunos, atividades em sala de aula (trabalhos em grupo, dinâmicas e etc), e paralelo a isso o Ogan Anderson irá aos poucos passando a eles os pontos e toques para irem treinando, pois os alunos

poderão participar das Giras festivas cantando as curimbas e quem sabe não formamos um belo coral?

A criança sem dúvida é o alvo essencial a ser alcançado por esse trabalho, pois ela será o adulto amanhã, ou seja serão os OLHOS DO AMANHÃ. Aguardem mais

informações em breve!

Com Anderson Santos

e Thiago Coutinho

Nós do Templo de Umbanda Olhos de Lince, prestamos uma homenagem as pessoas que, de coração, ajudam

nossos trabalhos a sempre ter harmonia através dos se pontos cantados.

A palavra “Ogan” tem origem na cultura Yorubá, e significa “Senhor da minha casa”. Portanto, a curimba

deve ser encarada como uma função de grande honra e importância, para quem dela participa diretamente. A

curimba geralmente é composta de Ogans Curimbeiros (somente canto), Ogans Atabaqueiros (somente percussão) e Ogans Curimbeiros e Atabaqueiros

(cantam e tocam).A principal característica do Ogan é não manisfestar o Orixá ou Entidade Espiritual, ou seja, não são médiuns

de incorporação. Muita paz e luz de nosso pai Oxalá a todos os Ogans de

todos os terreiros.(continua no próximo número)

Nesta edição do Nosso Templo, nossos ogans Anderson e Thiago estão falando um pouco sobre a função do

Ogan em nosso Templo. A importância dele dentro de uma gira.

Em nossa casa os Ogans são os responsáveis belo bom desenvolvimento da curimba e conseqüentemente da

gira.

Foto: Internet

Page 4: Nosso templo (4º edição)

Nosso TemploNosso Templo44 Novembro de 2009Novembro de 2009

2Ar

quiv

o Pe

ssoa

l

Nosso Templo: O que te levou até a Umbanda e como conheceu o Templo de Umbanda Olhos de Lince?

Sinais que a vida estava me dando e por ter muita confiança em Valéria, aceitei o conselho de procurar a Umbanda, na época procurei outra casa. Recebi alguns tratamentos mas com o tempo, as coisas pioraram, me afastei, falta de conhecimento, de estudo e de sabedoria e talvez não fosse a hora e nem o lugar. Praticava outra religião fiquei muito confusa. E Valéria me disse: "Vocês todos são médiuns, vão sofrer até quando?".O Templo veio num momento que não dava mais para adiar, era o limite, me decidi e Valéria pediu que Seu Águia Branca me recebesse para esclarecer a situação. Na 1a gira que fui, Seu Rei Congo me clareou a mente, abrandou meu coração e desde então não faltei uma gira sequer. Me sinto amparada e assim descobri que esse novo caminho era de muito amor e emoção.

Nosso Templo: Conte-nos um pouco sobre sua experiência no Budismo, a doutrina, os dogmas e etc...

Pratiquei 22 anos esse ensino maravilhoso, que fala do Karma, da Lei de causa e efeito, das nossas ações, do respeito ao outro e a si mesmo. Ensina que quanto mais se faz pelo outro se está fazendo por si mesmo. Foi um grande aprendizado. Nenhuma lição é nula. Amadureci nessa religião, criei minha vida, minha estrutura, minha família dentro dela. Ela fala muito da transformação do karma, das dificuldades em oportunidades. Atuei dentro desses conceitos, fui responsável por um grupo de pessoas e deveria então falar e fazer. Foi muito bom.

Nosso Templo: Como foi essa transição do Budismo para Umbanda o que te levou a isso?

Foi justamente passar por dificuldades de ordem espiritual, no Budismo não se esclarece sobre esse assunto, não entendia o que estava acontecendo e quando alguma coisa incomoda, acredito que devemos buscar explicações e soluções. Na Umbanda encontrei e mais, nesse Templo, vejo um grupo de pessoas que estudam o que fazem, pessoas maravilhosas que trabalham com o coração. Isso me encantou, eu gosto de todos, passei a amar e admirar as entidades da egrégora dessa casa e acredito que fiz a escolha certa.

Nosso Templo: Recentemente e de forma inesperada, participou do Ritual de Amaci, o que vc achou disso? Achou que foi o momento

mais prudente? Como se sentiu?

Como Seu Águia Branca disse: "A espiritualidade manda e a gente obedece". Concordo, ela se manifestou de uma forma que talvez não entendemos, mas havia decidido me dedicar a minha espiritualidade, cuidar dos meus Guias, pois todos temos, percebi que por não entender muito e achar que não era de incorporação, ficaria bem do jeito que estava, mas na verdade estava adiando a minha responsabilidade e missão. Uma vez decidido, aceitei o "acordo". O momento foi muito especial, num dia lindo de sol, envolvido pela magia das crianças, com o testemunho de pessoas importantes em minha vida e foi o momento certo sim. Estou muito feliz!!

Nosso Templo: Quais são suas expectativas em Relação a Construção e ao Templo de uma maneira geral?

Torço para que fique pronto o mais rápido possível, pois é necessário uma estrutura maior para se prestar a caridade da maneira que é a proposta do Templo. Importante esse tempo que teremos durante a construção, pois somos médiuns em desenvolvimento recem iniciados, então é necessário também estarmos nos preparando para o trabalho que nos espera e que será muito bem vindo. Será uma imensa felicidade, pois eu poderei sentir que fiz parte desse processo. Para mim, um momento de grande realização!!

Denise Cabana

Médium do Templo

A entrevistada dessa edição é nada mais, nada menos que Denise Cabana. Após 1 ano participando de nossa assistência,

sempre presente em todas as giras, teve a sua Iniciação realizada no dia 26 de Setembro por nosso guia chefe

Caboclo Águia Branca.Esse dia foi reservado para prestarmos homenagens as crianças da

Umbanda. Era uma manhã linda, onde o sol mostrava o seu brilho.Logo na primeira parte de nossos trabalhos, essa irmã sentiu fortes

vibrações e como já estava na assistência aguardando o momento de ingressar a corrente mediúnica da casa, nosso Pai Águia Branca

decidiu junto a espiritualidade por iniciá-la naquele momento, realizando assim o seu ritual de Amaci, que na nossa casa é o Banho

da erva determinada pela entidade e que é utilizado para lavar acabeça do médium e a partir daquele momento possa fazer parte da

corrente mediúnica da nossa casa.Com certeza foi um momento de surpresa, emoção e alegria para

essa irmã e todos nós filhos desse templo.Sendo assim dedicamos a você nossa irmã, a página de nosso

Informativo, agradecemos e estamos de braços abertos a lhe receber.Parabéns pela sua dedicação, carinho e amor pelo Nosso Templo.

Que Oxalá lhe abençoe!

Foto

: Arq

uivo

do

Tem

plo

Page 5: Nosso templo (4º edição)

Nosso TemploNosso Templo55 Novembro de 2009Novembro de 2009

Espaço Espaço

AlternativoAlternativoVocê sabia que existem

técnicas terapêuticas que tratam você de forma a

buscar a causa do problema e não somente

as consequências? Pois bem, é isso que nós

do Espaço Alternativotemos para lhe oferecer, e

mais, por um preço que você pode pagar.

Acupuntura – Fisioterapia – Shiatsu - Terapia Floral -Psicologia - Cromoterapia

e Cristais - Massagem Ayuvedica

Terapia das Pedras Quentes - Massagem com

Cristais - Reflexologia Podal - RPG - Pilates –

Massagens Exercícios para

Idosos(alongamento / coordenação,correção

postural / fortalecimento /equilíbrio)

Drenagem linfática -Estética Facial (Limpeza

de pele,acne) Hidratação, Rejuvenescimento,

Peeling), Numerologia Venha nos fazer uma

visita! Rua Volta ,

286/102 - Vila da Penha

Tel: 33512244- 93510101

4ª edição do Nosso Templo e nossa colunista Valéria Aguiar continua conosco compartilhando um pouco do seus conhecimentos e de suas experiências.

Esse mês ela está falando um pouco do Banho de Energização e Amaci

Banhos de Energização São recomendados para ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda.Seus principais efeitos são ativar e revitalizar as funções psíquicas, para uma melhor incorporação; melhorar a sintonia com as entidades.Este banho reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo da aura. É um banho que devemos usar quando vamos trabalhar normalmente nas sessões. Também, podemos usá-lo regularmente, independente de trabalharmos ou não como médiuns.

AmaciÉ o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a freqüentar os Centros de Umbanda e que somente deve ser indicados por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Chefe do Terreiro, Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro, Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho que derramado da cabeça aos pés, pois é preparado de acordo com o Orixá do médium. Normalmente quando o filho esta em duvida de quem seja seu Pai ou Mãe de Cabeça, usa-se um Amaci de Oxalá, o qual rege a cabeça de todos nós, pois todos somos filhos de Oxalá.O banho de ervas (amaci) age como um neutralizador de correntes negativas, e como um energizador, dando a pessoa força suficiente, para que ela possa sair do estado em que se encontra.

Por Valéria Aguiar

Homenagem aos Boiadeiros e o Povo de Mina

Foi no dia 31 de Outubro de 2009

Foto

: Arq

uiv

o d

o Tem

plo

Foto

: Arq

uiv

o d

o Tem

plo

O Templo de Umbanda Olhos de Lince realizou no último dia 31 de Outubro uma gira em homenagem ao Povo de Mina e Boiadeiros.

A Gira teve início as 17:00 h e foi aberta pelos Caboclos. Comandada pelo entidade chefe da casa, o Cacique Águia Branca, todos os caboclos da casa estavam em terra, onde realizaram um bate folhas na assistência e em todos os médiuns da casa.

O ritual de bate folhas é um ritual de limpeza da nossa aura em que foi utilizada a erva Peregum.

Após os Caboclos tivemos então início a parte mais esperada por todos os membros da casa, já que estava sendo realizada pela primeira vez a gira em homenagem a esses seres tão importantes e de magia muito grande.

Nossos Ogans Anderson e Thiago deram então o ponta pé inicial aos cânticos dessas entidades e para abrir a gira tivemos a presença do boiadeiro do nosso dirigente, Zé Boiada do Codó.

A Cambona Shaula Cunha, leu um belo texto escrito pelo nosso dirigente Filipe Cunha, onde era prestada uma homenagem ao seu Zé Boiada que por tanto tempo está ao lado dele.

Com suas belas palavras seu Zé Boiada recebeu a todos que estavam na assistência, assim como os membros da casa.

Ainda bem no começo da gira foram chamados os outros boiadeiros das filhas borizadas e a grande homenagem estava pronta.

Foram cantados pontos de grande força e que fizeram todos vibrarem na mesma sintonia.

E como não podíamos deixar passar em branco, foram chamados os baianos e baianas, e todo o povo de mina para estar ali ao nosso lado.

Para fechar a festa, tivemos a presença de nosso grande amigo espiritual, o Marinheiro Mané Parangolá.

Alguma entidades chegaram pela primeira vez em nosso templo manifestando-se em nossos médiuns que se encontram em desenvolvimento mediúnico.

Junto de nossos Ogans foram feitos alguns “Maruás”. Maruá é uma espécie de repentes muito utilizadas pelo povo de mina, que nos divertem bastante com seriedade e amor pela Umbanda.

Salve o Povo de Mina... Jetuá Boiadeiro!!!

Fábio Santhiago – Cambono do Templo de Umbanda Olhos de Lince.

Page 6: Nosso templo (4º edição)

Nosso TemploNosso Templo66 Outubro de 2009Outubro de 2009

Hoje em dia é muito comum se ouvir falar na linha dos Ciganos na Umbanda e acabam gerando uma confusão danada sobre o trabalho desenvolvido por eles. Muitas casas trabalham com essa linha de entidades, porém é preciso saber diferenciá-las dos nossos Exus Guardiões. Muito se ouve falar que a linha de Cigano faz parte da Linha de Exu, que os Ciganos são entidades ainda em evolução tentando ingres-sar na Linha de Exu, que Pombo Gira Cigana ou Ciganinha foram as únicas Entidades Ciganas que evoluíram e ingressaram na Linha de Exu.Na verdade isso é uma falta muito grande de entendimento do verdadeiro sentido do trabalho deles, ou melhor, é apenas uma dedução do que se pensa.Os Ciganos são Entidades "livres". Não se faz "firmezas" ou "assentamentos" para Ciganos dentro da "casa de Exu" ou em qualquer lugar do terreiro, pois na verdade eles não são Exus, não trabalham como Guardiões, são uma outra linha, assim como Pretos-Velhos, Caboclos, Ibejis e etc...

Cigano trabalha em todos os "lugares", são livres para trabalhar e precisam dessa liberdade para sua evolução.Porém isso não quer dizer que não possa haver elementos e ritos de Ciganos dentro do Terreiro, até porque a maioria dos médiuns precisam de um ponto de força para se concentrar e entrar em sintonia com suas entidades.Ao contrário de outras entidades, os Ciganos não trabalham sob a regência de nenhum Orixá específico, por isso não são guardiões de um terreiro. Essa linha tem seu compromisso primeiro que é com a caridade. Eles são protetores e não guardiões. Existem entidades que estão na função de guardiões, trabalhando nas sombras pela Luz, como combatentes e guerreiros nas trevas, esses sim são os nossos Exus que podem ser Exus Ciganos e Pombo Giras Ciganas, são exus e pombo giras como outros quaisquer exercendo todas as funções que qualquer exu e pombo gira exercem.Filipe Cunha – Dirigente do Templo de Umbanda Olhos de Lince

CIGANOS NA UMBANDA

Foto

: In

tern

et

Visita ao TUCAB em São Paulo Por Fábio Santhiago

No dia 24 de Outubro foi realizado no TUCAB a gira em homenagem ao Povo de Mina e pelo 2º ano consecutivo nós do Templo de Umbanda Olhos de Lince estávamos lá para prestigiar

Nosso Dirigente Filipe Cunha, o Ogan Anderson Santos e os Cambonos Fábio Santhiago e Shaula Cunha tiveram o privilégio de participar desse trabalho tão belo e de forte vibração nesse terreiro que faz parte da história de todos nós filhos de Águia Branca.

Fundado pela babá Alba Cunha, avó materna de Filipe Cunha dirigente do Templo de Umbanda Olhos de Lince e hoje dirigido pela babá Deborah Cunha, tia de Filipe.

Mais uma vez muito bem recebidos pelos dirigentes da casa, pudemos observar o quanto são animadas essas entidades que dançaram e deixaram seu axé ao som do atabaque tocado pelo Ogan da casa Vinicius Cunha e também pelo Ogan do Templo de Umbanda Olhos de Lince.

Abaixo uma breve entrevista com a Babalorixá Deborah Cunha Dirigente do TUCAB em São Paulo.

Obrigado a todos pela participação e parabéns!

Nosso Templo: Qual é o principal papel dessa maravilhosa falange no TUCAB?Deborah Cunha: Os mineiros são protetores, são trabalhadores incansáveis, principalmente em limpeza de ambiente, e com negócios

Nosso Templo: Qual seria a mensagem do Povo de Mina nesta data tão especial? Deborah Cunha: A Alegria, a força

Nosso Templo: Por que nesta data é permitido o toque de atabaque no TUCAB? Deborah Cunha: Em homenagem ao Tambor de Mina

Nosso Templo: É sempre muito emocionante ver os dois Caciques Águia Branca juntos, e este fato ocorreu na homenagem a Mina, conte-nos um pouco da história desses Caciques na família Cunha.Deborah Cunha: Isso ocorreu ainda em Belém do Pará em 1993, quando entramos em uma guerra acirrada contra um inimigo da falange do Cacique Águia Branca .E Eles eram muito fortes. Foi quando Seu Águia Branca Autorizou Sua falange a incorporar nos médiuns do Nosso terreiro que nessa época era comandada pela baba Alba, e todos eles vieram, escolheram Seu cavalo e ficaram trabalhando. Depois o Filipe foi a Belém e começou a desenvolver e fez seu Bori Foi quando Seu Olhos de Lince assumiu na cabeça dele como Águia Branca. Isso nos emociona Muito pois sabemos da luta do dois irmãos tanto em vida como desencarnados.

Foto

: Arq

uiv

o do

Tem

plo

Page 7: Nosso templo (4º edição)

Nosso TemploNosso Templo77 Novembro de 2009Novembro de 2009

Por Shaula Cunha e Lindinalva Mesquita

Começando nessa edição, nossas cambonas Shaula e Lindinalva falarão aqui um pouco sobre os PADÊS.

Oferendas utilizadas em trabalhos para Exús e Pombas Giras e quepoucos conhecem o seu verdadeiro significado.

Essa é a primeira parte.Confira o restante em outras edições.

FUNÇÃO DO PADÊ

Grandes batalhas são travadas entre o bem e o mal. Muitas Grandes batalhas são travadas entre o bem e o mal. Muitas energias são desprendidas nestas investidas e os Exus, por atuarenergias são desprendidas nestas investidas e os Exus, por atuarem em assim, acabam gastando enormemente as suas reservas energéticas.assim, acabam gastando enormemente as suas reservas energéticas.

Depois de vários dias trabalhando os Exus se recolhem em seus Depois de vários dias trabalhando os Exus se recolhem em seus “quartéis” e repõem parte destas energias, aproveitando também, “quartéis” e repõem parte destas energias, aproveitando também,

para estudar novas táticas no combate ao mal.para estudar novas táticas no combate ao mal.Quando fazemos um padê ou outras oferendas para Exus ou Quando fazemos um padê ou outras oferendas para Exus ou

PombaPomba--Gira (Exu Feminino), eles capturam as energias dos Gira (Exu Feminino), eles capturam as energias dos elementos usados nas oferendas. (Cachaça, padê de dendê, padê deelementos usados nas oferendas. (Cachaça, padê de dendê, padê demel, frutas flores, cigarros, pembas, pólvoras, perfumes, essêncmel, frutas flores, cigarros, pembas, pólvoras, perfumes, essências, ias,

etc...), e as utilizam para o bem maior.etc...), e as utilizam para o bem maior.

A verdadeira oferenda tem a principal função de A verdadeira oferenda tem a principal função de reenergizarreenergizar o o próprio médium, pois o Exu utiliza o ectoplasma do médium para próprio médium, pois o Exu utiliza o ectoplasma do médium para realizar os trabalhos, portando as oferendas ou realizar os trabalhos, portando as oferendas ou padêspadês além de além de

recarregar as energias dos Exús, também recarregam as nossas. Osrecarregar as energias dos Exús, também recarregam as nossas. OsExus estão ligados a terra e ao subExus estão ligados a terra e ao sub--mundo astral que é muito denso, mundo astral que é muito denso,

por isso precisam retirar dos elementos matérias (por isso precisam retirar dos elementos matérias (padêspadês e outras e outras oferendas), a energia que gastam em seus trabalhos.oferendas), a energia que gastam em seus trabalhos.

Podemos Podemos oferendaroferendar para Exu, vários tipos de para Exu, vários tipos de padêspadês para diversas para diversas finalidades e objetivos, entre tanto os finalidades e objetivos, entre tanto os padêspadês aqui citados podem ser aqui citados podem ser

modificados segundo os preceitos e conhecimentos do Terreiro, modificados segundo os preceitos e conhecimentos do Terreiro, conforme orientação do conforme orientação do DigirenteDigirente ou Guiaou Guia--Chefe (Exu da Casa).Chefe (Exu da Casa).

Brindes Promocionais

Brindes promocionais para todas as ocasiões

Sempre o melhor preço

Personalize a sua empresa ou o seu

projeto

Tels: (21) 2466-0761 9393-6170 / 8813-9297

Visite nosso blog: http://7zbrindes.blogspot.come-mail: [email protected]

3º Encontro de OgansNo dia 01 de Novembro nosso Ogan Anderson Santos foi prestigiar o 3º Encontro dos Ogans.

O evento aconteceu no bairro de Irajá e o Ogan do Templo de Umbanda olhos de Lince deixou todos seus afazeres para prestigiar esse evento.

Em um bate papo ele nos falou algumas coisas sobre o que achou desse evento.

“Unir todos os Ogans para essa grande homenagem onde a idéia é fortalecer a nossa Umbanda e também o Candomblé é o ponto forte dessa idéia.

Assim como também os Ogans do Amanhã, onde mais ou menos 30 crianças fizeram a representação dos Ogans do Amanhã.

Precisamos ensinar e investir no futuro da nossa Umbanda.” Disse Anderson

Anderson teve a oportunidade de tocar nesse evento um ponto a Oxalá de José Carlos de Oxóssi que junto dele cantou esse belo ponto enquanto Anderson vibrava com o atabaque.

Foto

: Arq

uiv

o d

o Tem

plo

Por Drª Meriza Dias Marinho – Médica CRM 52.55314-0

Infecções de Repetição

Somos Procurados várias vezes por pais de crianças muito preocupadas com infecções respiratórias de repetição, iniciando aos 9 meses de idade e prolongando-se até a faixa etária dos primeiros 3-5 anos de vida. Estas doenças são, igualmente, infecções agredindo as vias

aéreas superiores, como otites, sinusites e amigdalites.

É importante lembrar que a maioria desses pacientes são crianças “normais”, com bom desenvolvimento geral e não apresentam defeitos em seu sistema imune. O aumento da

frequência de infecções é decorrente da grande exposição antigênica a qual seu sistema imune imaturo é submetido.

As infecções mais frequentes são as infecções virais respiratórias (resfriados), que ocorrem em média 12 vezes/ano na criança pequena de 1 a 3 anos de idade.

O sintomas duram de 56 a 10 dias e usualmente melhoram sem necessidades de tratamento com antibióticos. Outra infecção frequente é a amigdalite, com grande incidência , tanto em crianças como adultos em decorrência do contato próximo com indivíduos infectados. Não

sabemos porque algumas pessoas tem amigdalites frequentes, mas raramente é um indicador de defeito do sistema imune.

As Otites médias e sinusites são decorrentes de complicações bacterianas das infecções virais das vias aéreas superiores.

Além da imaturidade do sistema imune, temos alguns fatores predisponentes específicos como: frequentar creches, festas e shoppings, estar em contato próximo com várias pessoas em

ambientes fechados e exposição a fumaça de cigarro.

Assim para melhorar as infecções de repetição, devemos proteger, cuidar melhor das nossas crianças, respeitando a imaturidade de seus sistemas, nesse caso específico o seu sistema

imune.

Page 8: Nosso templo (4º edição)

Novembro de 2009Novembro de 200988

Visite nosso blog na internet:Visite nosso blog na internet:

http://templodeumbandaolhosdelince.blogspot.com

Participe das nossas enquetes, deixe seus comentários e Participe das nossas enquetes, deixe seus comentários e sugestões.sugestões.

[email protected]

Nossa comunidade no orkut :Nossa comunidade no orkut :http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=47

368548

Por Fábio Santhiago

O TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE convida para a palestra gratuita:

“Umbanda, Candomblé e Suas Similaridades” Parte II· A CONTRIBUIÇÃO DO AFRICANISMO PARA O AXÉ DA UMBANDA

· AS CARACTERÍSTICAS DAS RELIGIÕES DOS ORIXÁS· E A "UMBANDOMBLÉ", PODE?

Palestrante:

· Mãe Márcia de Oyá· Sacerdotisa de Umbanda· Yalorixá de nação Ketu

· Psicóloga

· Dia 07/11/2009 – Sábado· Horário: 15h

· Local: TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE

Rua Goiás, 548 Piedade – Rio de JaneiroTel: (21) 2597-1323 ou (21) 9949-5494

Nesta edição vou fazer uma indicação qual temos participado bastante de debates e conhecimentos diversos.

http://redeumbanda.ning.com/

Conheça, navegue e participe dos debates.

Lembre-se, respeito é fundamental!

NOSSA EQUIPENOSSA EQUIPE

Presidente: Fábio Santhiago

Vice-Presidente: Filipe Cunha

Editor Chefe: Valéria Aguiar

Nosso TemploNosso Templo

Autor: Claudio Zeus

Páginas: 121

Este livro é uma indicação da nossa irmã Valéria Aguiar e é o

primeiro de uma série de 3 livros.

Vale a pena dar uma conferida!

AvisoA partir dessa edição o Informativo Nosso

Templo será em edições bimestrais.

A idéia em dividir conhecimentos e ensinamen-tos continua, porém será feito de 2 em 2 meses

um informativo cheio de coisas legais.

Em Janeiro de 2010 nos aguarde!Fábio Santhiago

O Templo de Umbanda Olhos de Lince é uma instituição de religiosa sem fins lucrativos. Onde nosso objetivo é prestar a caridadecom muito amor e pregando os ensinamentos que a nossa amada Umbanda nos transmite a cada dia.

Nosso Templo ainda está em construção física e estamos aceitando todos os tipos de ajuda. Torne-se um sócio de nossa casa.

Esse mês o templo está comemorando 2 anos de fundação e esse tempo é o tempo em que estamos em um espaço improvisado.

Realizamos eventos beneficentes para arrecadação de fundos onde toda a verba é direcionada ao caixa para que possamos dar continuidadea nossas obras.

Se você quiser e puder nos ajudar, nos procure e com certeza ficaremos gratos por qualquer ajuda.