noções de redes 2 profs. joão carlos e wanderson

22
Noções de Redes 2 Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Profs. João Carlos e Wanderson Wanderson

Upload: internet

Post on 16-Apr-2015

105 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Noções de Redes 2Noções de Redes 2

Profs. João Carlos e WandersonProfs. João Carlos e Wanderson

Page 2: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Exemplo de WAN: InternetExemplo de WAN: Internet

Criada na década de 70 pelo governo EUA para Criada na década de 70 pelo governo EUA para proteger as comunicações militares, caso proteger as comunicações militares, caso ocorresse um ataque nuclear. A destruição de ocorresse um ataque nuclear. A destruição de um computador não afetaria o restante da rede.um computador não afetaria o restante da rede.

Na década de 80 a NSF (Na década de 80 a NSF (Foundation National Foundation National ServiceService) expandiu a rede para as universidades.) expandiu a rede para as universidades.

Na década de 90 a NSF permitiu que a iniciativa Na década de 90 a NSF permitiu que a iniciativa privada assumisse a Internet, causando uma privada assumisse a Internet, causando uma explosão em sua taxa de crescimento.explosão em sua taxa de crescimento.

Page 3: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

InternetInternet

É uma rede que interliga computadores É uma rede que interliga computadores espalhados por todo o mundo. Em qualquer espalhados por todo o mundo. Em qualquer computador pode ser instalado um programa computador pode ser instalado um programa que permite o acesso a Internetque permite o acesso a Internet

Para este acesso, o usuário precisa ter uma Para este acesso, o usuário precisa ter uma conta junto a um dos muitos provedores que conta junto a um dos muitos provedores que existem hoje no mercado.existem hoje no mercado.

O provedor é o intermediário entre o usuário e a O provedor é o intermediário entre o usuário e a Internet.Internet.

Page 4: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Word Wide Web (WWW)Word Wide Web (WWW)

È um serviço de acesso às informações por meio do È um serviço de acesso às informações por meio do hipertexto, que estabelece vínculos entre hipertexto, que estabelece vínculos entre informações.informações.Quando você dá um clique em uma frase ou palavra Quando você dá um clique em uma frase ou palavra de hipertexto, obtém acesso a informações adicionais. de hipertexto, obtém acesso a informações adicionais. Com o hipertexto, o computador localiza a informação Com o hipertexto, o computador localiza a informação com precisão.com precisão.A Web é constituída por home pages que são pontos A Web é constituída por home pages que são pontos de partida para a localização de informações. Os de partida para a localização de informações. Os vínculos de hipertexto nas home pages dão acesso a vínculos de hipertexto nas home pages dão acesso a todos os tipos de informações, seja em forma de todos os tipos de informações, seja em forma de texto, imagem, som e/ou vídeo.texto, imagem, som e/ou vídeo.

Page 5: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

IntranetIntranet

Rede de computadores interna de uma empresa ou Rede de computadores interna de uma empresa ou instituição que usa a tecnologia da Internet. instituição que usa a tecnologia da Internet.

Intranet é uma rede de computadores privativa que Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet. Internet.

O protololo de transmissão de dados de uma intranet O protololo de transmissão de dados de uma intranet é o TCP/IP e sobre ele podemos encontrar vários é o TCP/IP e sobre ele podemos encontrar vários tipos de serviços de rede comuns na Internet, como tipos de serviços de rede comuns na Internet, como por exemplo o e-mail, chat, grupo de notícias, entre por exemplo o e-mail, chat, grupo de notícias, entre outros.(Exemplo PUCRS) outros.(Exemplo PUCRS)

Page 6: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

IntranetIntranet

Cada Intranet é diferente, mas há muito em Cada Intranet é diferente, mas há muito em comum entre elas. comum entre elas.

Em algumas empresas a Intranet é apenas Em algumas empresas a Intranet é apenas uma WEB interna. Em outras, é uma rede uma WEB interna. Em outras, é uma rede interna que inclui várias outras ferramentas.interna que inclui várias outras ferramentas.

Em geral, a Intranet é uma rede completa, Em geral, a Intranet é uma rede completa, sendo a web interna apenas um de seus sendo a web interna apenas um de seus componentescomponentes

Page 7: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

IntranetIntranet

Alguns componentes comuns da Intranet:Alguns componentes comuns da Intranet:

– RedeRede– Correio EletrônicoCorreio Eletrônico– Web internaWeb interna– Grupos de discussãoGrupos de discussão– ChatChat– Gopher (protocolo de redes de computadores que Gopher (protocolo de redes de computadores que

permite a procura de informação em bases de dados permite a procura de informação em bases de dados existentes em todo o mundo). existentes em todo o mundo).

– Telnet (terminal virtual)Telnet (terminal virtual)

Page 8: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Mecanismos de Cadastramento e Mecanismos de Cadastramento e Acesso a RedeAcesso a Rede

Logon: Logon: Procedimento de abertura de sessão de trabalho em Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username (também chamado de login) e uma computador um username (também chamado de login) e uma senha, que serão verificados se são válidos.senha, que serão verificados se são válidos.

Login/Username/ID: Login/Username/ID: è a identificação de um usuário para um è a identificação de um usuário para um computador, ou seja, o nome pelo qual o sistema operacional computador, ou seja, o nome pelo qual o sistema operacional identifica o usuário.identifica o usuário.

User: User: O utilizador dos serviços de um computador, O utilizador dos serviços de um computador, normalmente registrado através de um login e uma password normalmente registrado através de um login e uma password (senha).(senha).

Senha: Senha: è a segurança utilizada para dar acesso a serviços è a segurança utilizada para dar acesso a serviços privados.privados.

Page 9: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

As Redes podem ser classificadas As Redes podem ser classificadas como um dos tipos abaixo:como um dos tipos abaixo:

Ponto-a-Ponto (Peer-to-Peer)Ponto-a-Ponto (Peer-to-Peer)::– São redes que permitem a qualquer entidade solicitar São redes que permitem a qualquer entidade solicitar

e fornecer serviços de rede. e fornecer serviços de rede.

Centrada no Servidor ou Cliente/Servidor:Centrada no Servidor ou Cliente/Servidor:– São redes que realizam funções rigorosamente São redes que realizam funções rigorosamente

definidas (ou cliente ou servidor).definidas (ou cliente ou servidor).

Page 10: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Redes Ponto-a-PontoRedes Ponto-a-Ponto

Não existem micros “servidores”; cada micro ora Não existem micros “servidores”; cada micro ora age como servidor, dando para os demais age como servidor, dando para os demais micros da rede acesso as suas unidades de micros da rede acesso as suas unidades de disco, impressoras e outros periféricos (como disco, impressoras e outros periféricos (como modens), ora age como cliente, acessando modens), ora age como cliente, acessando recursos localizados em outros micros da rede.recursos localizados em outros micros da rede.

Usada em redes pequenas (normalmente com Usada em redes pequenas (normalmente com até 10 micros.até 10 micros.

Baixo custoBaixo custo

Fácil ImplementaçãoFácil Implementação

Page 11: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Redes Ponto-a-PontoRedes Ponto-a-Ponto

Baixa segurança.Baixa segurança.

Sistema simples de cabeamento.Sistema simples de cabeamento.

Todos os micros precisam ser “completos”, isto Todos os micros precisam ser “completos”, isto é, funcionam normalmente sem estarem é, funcionam normalmente sem estarem conectados a rede.conectados a rede.

Normalmente os micros estão instalados em um Normalmente os micros estão instalados em um mesmo ambiente de trabalho.mesmo ambiente de trabalho.

A rede terá problemas para crescer de tamanhoA rede terá problemas para crescer de tamanho

Page 12: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Por definição, uma rede centrada no servidor faz Por definição, uma rede centrada no servidor faz restrições a respeito da entidade que pode fazer restrições a respeito da entidade que pode fazer solicitações ou servi-las. Atualmente, as redes de solicitações ou servi-las. Atualmente, as redes de computadores pessoais mais utilizadas são computadores pessoais mais utilizadas são centradas no servidor.centradas no servidor.

Usada normalmente em redes com mais de 10 Usada normalmente em redes com mais de 10 micros ou redes pequenas que necessitem de um micros ou redes pequenas que necessitem de um alto grau de segurança.alto grau de segurança.

Custo maior do que as redes ponto-a-ponto.Custo maior do que as redes ponto-a-ponto.

Redes Cliente/ServidorRedes Cliente/Servidor

Page 13: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Maior desempenho do que as redes ponto-a-Maior desempenho do que as redes ponto-a-ponto.ponto.

Implementação necessita de especialistas..Implementação necessita de especialistas..

Alta segurançaAlta segurança

A manutenção e configuração da rede é feita de A manutenção e configuração da rede é feita de maneira centralizada, pelo administrador da rede.maneira centralizada, pelo administrador da rede.

Redes Cliente/ServidorRedes Cliente/Servidor

Page 14: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Existência de servidores, que são micros ou Existência de servidores, que são micros ou equipamentos capazes de oferecer recursos aos equipamentos capazes de oferecer recursos aos demais micros da rede, como impressão, demais micros da rede, como impressão, armazenamento de arquivos, e envio de armazenamento de arquivos, e envio de mensagens eletrônicas.mensagens eletrônicas.

Possibilidade de uso de aplicações Possibilidade de uso de aplicações cliente/servidor, como banco de dados.cliente/servidor, como banco de dados.

Redes Cliente/ServidorRedes Cliente/Servidor

Page 15: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologias de RedeTopologias de RedeA topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.

Page 16: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia EstrelaTopologia Estrela

As estações de trabalho são fisicamente ligadas a As estações de trabalho são fisicamente ligadas a um nó central. Todo o tráfego da rede e todas as um nó central. Todo o tráfego da rede e todas as decisões de direcionamento das mensagens são decisões de direcionamento das mensagens são centralizados no nó central. Se o nó central parar centralizados no nó central. Se o nó central parar toda a rede para, além disso pode haver toda a rede para, além disso pode haver sobrecarga na utilização do nó central.sobrecarga na utilização do nó central.

Page 17: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia EstrelaTopologia Estrela

Esta topologia é usada pela maioria das redes modernas, quando o número de computadores é pequeno. É usado um equipamento central chamado concentrador, e nele ficam ligados os demais equipamentos. Os concentradores mais comuns são o HUB e o SWITCH.

Page 18: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia AnelTopologia Anel

Estações ligadas em série formando uma malha Estações ligadas em série formando uma malha fechada, sem a necessidade de nó central, pois as fechada, sem a necessidade de nó central, pois as informações circulam em um único sentido, passando informações circulam em um único sentido, passando por cada estação até chegar ao seu destino. por cada estação até chegar ao seu destino. Mecanismos de segurança evitam que, se uma estação Mecanismos de segurança evitam que, se uma estação não passar adiante a informação, a rede deixe de não passar adiante a informação, a rede deixe de funcionarfuncionar

Page 19: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia AnelTopologia Anel

Esta topologia é empregada pelas redes “Token Ring”, da IBM. Foi muito popular nos anos 80, mas hoje sua utilização é mais restrita.

Page 20: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia em Barra (Barramento)Topologia em Barra (Barramento)

Tipo de topologia em que as estações de trabalho Tipo de topologia em que as estações de trabalho estão interligadas, existindo, porém, uma estação estão interligadas, existindo, porém, uma estação início e uma estação término, que não são ligadas início e uma estação término, que não são ligadas diretamente. Nesta topologia, não existe o nó central, diretamente. Nesta topologia, não existe o nó central, sendo as mensagens identificadas pela própria sendo as mensagens identificadas pela própria estação. Caso uma estação deixe de funcionar, não estação. Caso uma estação deixe de funcionar, não haverá interferência no funcionamento da rede, haverá interferência no funcionamento da rede, bastando desligá-la.bastando desligá-la.

Page 21: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia em Barra (Barramento)Topologia em Barra (Barramento)

Este tipo de topologia foi muito utilizado nas redes durante os anos 80 e até meados dos anos 90. Uma grande desvantagem era a dificuldade para expansões. Cada vez que um novo equipamento era adicionado à rede, era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a seqüência, o que nem sempre era fácil. Outra grande desvantagem era que, ao desconectar um cabo qualquer, a rede inteira ficava inoperante. Ainda encontramos este tipo de rede em diversos órgãos públicos. Devido à falta de verbas, muitas vezes esses órgãos operam com computadores antigos, o mesmo ocorrendo com suas redes

Page 22: Noções de Redes 2 Profs. João Carlos e Wanderson

Topologia em árvoreTopologia em árvore

Podemos dizer que este tipo de rede é formado por estrelas conectadas entre si. É bastante comum nas redes modernas que possuam um número grande de equipamentos.