no.6 outubro -dezembro 2015 irmãs beneditinas missionárias ... · e d i Ç Ã o 6 v o l u m e p...

8
No.6 Outubro -Dezembro 2015 Ir. Lumen Gloria Dungca e Irmã Regina Tesch conduziram a visitação canônica em Peramiho/Tanzânia, de 12 a 23 de setembro, em Nairobi/Quênia de 25 de setembro a 15 de outubro, e em Jinja/Uganda, de 17 a 22 de outubro. Irmã Caridad Choi foi designada para fazer a visitação em Punalur/Índia, de 09 de novembro a 07 de dezembro. (ver página 2 com fotos) NDANDA – Ir. Lumen Gloria Dungca e Irmã Re- gina Tesch fizeram uma curta visita em Ndanda de 8 a 11 de setembro. Elas realizaram uma re- união com o Conselho do Priorado e Formadoras na casa do Priorado em Ndanda. BULGÁRIA – Irmã Maria Salete Rocha estava na Bulgária de 12 a 21 de setembro. Ela instalou Irmã Elisabeth Busbach como a nova superiora para um mandato de três anos, em 15 de setembro. Além de ficar em Zarevbrod, ela também visitou a comunidade de Sekirovo. WINDHOEK – Ir. Ma. Salete e Irmã Regina esta- vam em Windhoek, de 24 de novembro a 04 de dezembro para um encontro com as formadoras do Noviciado Internacional, de 27 a 29 de novem- bro. A reunião foi presidida por Ir. Mary Thomas Prado. (continuação na página 4) As Irmãs do Priorado de Olinda, Brasil, elegeu Irmã Maria Madalena Ferreira de Mendonça como prioresa em 29 de novembro. Me. Ângela Strobel, Prioresa Geral, presidiu a eleição. Ir. Lumen Glória também estava presente durante a eleição. Irmã Madalena estudou Espiritualidade Missionária na Universidade Urbaniana e História Monástica na Universidade de Sant'Anselmo em Roma. Ela trabalhou na formação nos últimos 11 anos e foi membro da comissão preparatória para os Capítulos Gerais XI e XII. Irmã Madalena sucede Ir. Vania Toscano que serviu como prioresa durante os últimos oito anos. Ir. Vania, Ir. Madalena e Me. Angela GENERALATO REALIZA VISITAÇÃO GENERALATO FAZ CURTAS VISITAS Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Espírito, 00163 Via dei Bevilacqua 60, Roma Itália

Upload: truongtuong

Post on 24-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

No.6 Outubro -Dezembro 2015

Ir. Lumen Gloria Dungca e Irmã Regina Tesch conduziram a visitação canônica em Peramiho/Tanzânia, de 12 a 23 de setembro, em Nairobi/Quênia de 25 de setembro a 15 de outubro, e em Jinja/Uganda, de 17 a 22 de outubro.

Irmã Caridad Choi foi designada para fazer a visitação em Punalur/Índia, de 09 de novembro a 07 de dezembro. (ver página 2 com fotos)

NDANDA – Ir. Lumen Gloria Dungca e Irmã Re-gina Tesch fizeram uma curta visita em Ndanda de 8 a 11 de setembro. Elas realizaram uma re-união com o Conselho do Priorado e Formadoras na casa do Priorado em Ndanda.

BULGÁRIA – Irmã Maria Salete Rocha estava na Bulgária de 12 a 21 de setembro. Ela instalou Irmã Elisabeth Busbach como a nova superiora para um mandato de três anos, em 15 de setembro. Além de ficar em Zarevbrod, ela também visitou a comunidade de Sekirovo.

WINDHOEK – Ir. Ma. Salete e Irmã Regina esta-vam em Windhoek, de 24 de novembro a 04 de dezembro para um encontro com as formadoras do Noviciado Internacional, de 27 a 29 de novem-bro. A reunião foi presidida por Ir. Mary Thomas Prado. (continuação na página 4)

As Irmãs do Priorado de Olinda, Brasil, elegeu Irmã Maria Madalena Ferreira de Mendonça como prioresa em 29 de novembro. Me. Ângela Strobel, Prioresa Geral, presidiu a eleição. Ir. Lumen Glória também estava presente durante a eleição.

Irmã Madalena estudou Espiritualidade Missionária na Universidade Urbaniana e História Monástica na Universidade de Sant'Anselmo em Roma. Ela trabalhou na formação nos últimos 11 anos e foi membro da comissão preparatória para os Capítulos Gerais XI e XII.

Irmã Madalena sucede Ir. Vania Toscano que serviu como prioresa durante os últimos oito anos.

Ir. Vania, Ir. Madalena e Me. Angela

GENERALATO

REALIZA VISITAÇÃO

GENERALATO

FAZ CURTAS VISITAS

Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Espírito, 00163 Via dei Bevilacqua 60, Roma Itália

P á g i n a 2

DISTRITO GENERALÍCIO

Generalato realiz...da page 1

PIORADO DE PERAMIHO

PRIORADO DE KENIA

COMUNIDADE DA INDIA COMUNIDADE DE JINJA

Ir. Rosa Maria

Obrigada Ir. Lumen Choi serviu como

prioresa do Priorado de Daegu por oito anos.

Ir. Rosa Maria Santana serviu como superiora da Bulgária por quatro anos. Ela agora voltou para seu Priorado em Sorocaba.

Irmã Doroteia Silili (1) fez sua profissão perpétua na Paróquia de Stª. Isabel, Kikolo/Luanda no dia 12 de setembro, e as Irmãs Fidelis Marie Lanowich (2) e Madeleine Miller (3) fizeram-na na Capela do Mosteiro Imaculada em Norfolk no dia 24 de outubro.

PROFISSÃO PERPÉTUA 1

2

3

Ir. Lumen

P á g i n a 3 E D I Ç Ã O 6 V o l u m e

1. Ir.Kunigundis Amon de Roma vai para Haus St. Benedikt

2. Ir. Madeleine Yu de Daegu para Peramiho 3. Ir. Hermann Lee de Daegu para India 4. Ir. Mônica Groth de Peramiho para Roma 5. Ir. Paula Ngagani de Peramiho para Ndanda 6. Ir. Angeline Arceo de Manila para Windhoek 7. Ir. Maura Kisilu de Nairobi para Torres Novas Volta para seu Priorado: 8. Ir. Francisca Kaesa de Ndanda para Nairobi 9. Ir. Maureen Carriaga de Ndanda para Manila 10. Ir. Josefa Margarida de Oliveira de Torres

Novas para Olinda

PROGRAMA INTERNACIONAL DE JUNIORISTA(IJP) em seu quarto ano na Casa Santo Spirito, Ro-ma começou em 29 de novembro, no primeiro do-mingo do Advento. O programa terminará em 22 de novembro de 2016 na Solenidade de Cristo Rei. Irmã Antonieta Adelman é encarregada das sete junioristas que são:

1. Ir.Kripa Maria Babu - Punalur 2. Ir.. Naume Ajuno - Jinja

3. Ir. Maria Emma Sangawe - Peramiho

4. Ir. Vanderlany Santos Silva - Olinda

5. Ir. Verena Leinen - Tutzing

6. Ir. Maria Goretti Nekaro -Windhoek

7. Ir. Marie Lucy Ahn - Seoul

O PROGRAMA DE PREPARAÇÃO À PROFISSÃO

PERPÉTUA começou em 1º de novembro e termi-

nará em fevereiro de 2016. O Priorado de Ndanda

atua como anfitrião neste programa de quatro

meses. O quinto e o sexto mês realiza-se na casa do

priorado das junioristas. As seis são:

1. Ir Pachomia N. Bongue - Angola

2. Ir Joyce Nzuyu - Ndanda 3. Ir Sabina Zolonimu - Windhoek 4. Ir Agnes Mrosso - Ndanda 5. Ir. John Paul Marunga - Jinja 6. Ir. Matilde Shikongo - Windhoek

Generalato faz...da página 1

Reunião com o Conselho do Priorado de Ndanda E-D: Ir. Regina, Ir. Terese, Ir. Tumaini, Ir. Fides e

Ir. Bonifasia

Instalação de Ir. Elisabeth como Superiora da Bulgaria E-D: Ir. Leticia, Ir. Mary Clemens, Ir. Karolina, Ir. Quirina,

Ir. Rosa Ma., Ir. Elisabeth, Ir. Salete, Ir. Dijanira, Ir. Bernadetta, Ir. Agnes.

Planejamento para o Noviciado Internacional em Windhoek

E-D: Ir. Antonia, Ir. Katarina, Ir. Salete, Ir. Mary Thomas, Ir. Regina e Ir. Raphaela

JUNIORATO

PARTILHA ENTRE OS PRIORDOS

1 2

3

4

5 6

Ir.. Terese

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sr. Tekla

Ir. Antoinette

1 2 3

4

5 6 7

8 9

P á g i n a 4

As duas escolas do Pri-orado de Olinda no seu aniversário de fundação:

IRMÃS DE OLIVEIRA Ir. Mechtildis + 1926 Ir. Brigida +1972

IRMÃS

RODRIGUES DA SILVA

Ir. Maria de Fátima +1994

Ir. Martinha + 1998

IRMÃS FILGUEIRAS DUARTE

Ir. Ines Ir. Monica +2010 + 2012

IRMÃS HEINRICHS Ir Camilla Ir. Vincentia + 1940 +1974

Manila Olinda

IRMÃS KLINGER Ir. Cuthberga +1995 Ir. Salaberga +2004 Tutzing

IRMÃS BEHR Ir. Ildephonsa

23 anos em Olinda +1952 Swakopmund

Sr. Radegundis +1977

IRMÃS DINIZ Ir. Maria Stella

Ir. Glicéria

IRMÃS PAUKNER Ir. Cecília Ir. Wynfrith Bernried

IRMÃS DE CRISTO LEAL Ir. Cristina Ir. Lídia

IRMÃS GUEDES DA SILVA Ir. Raimunda Ir. Maria da Assunção

IRMÃS SANTOS SILVA Ir. Vanilda

Ir. Vanderlany

12 de

dezembro

8 de setembro

COLÉGIO

IMACULADO

CORAÇÃO DE MARIA

OLINDA

Generalato faz...da página 1 Ir. Rapahela Mlwilo e Irmã Antonia Shilunga do Priorado de Windhoek e Irmã Catarina Mutango de Angola (Priorado de Torres Novas). Irmã Mary Thomas apresentou os programas de formação do aspirantado, postulantado e Juniorato de seu Manual de Formação recentemente revisto. Ir. Raphaela apresentou o programa de formação do Noviciado, os desafios e possíveis problemas com o Noviciado Internacional. Também foram discutidos os espaços designados para cada grupo de formandas, as diretrizes, propostas e procedi-mentos na formação, as atividades para cada grupo de formandas e outros detalhes na formação.

CARUARU

NOVOS LIVROS

Ir. Aquinata Böckmann

Ir. Mary John Mananzan

CONHEÇA AS

PARABÉNS

E D I Ç Ã O 6 V o l u m e I I I P á g i n a 5

Um encontro mundial com cerca de 5000 jovens homens e mulheres consagrados, organizado pelo Vaticano foi realizado no salão de conferência Paulo VI em Roma de 15 a 19 de setembro. Cada dia, nós, as sete junioristas, saímos de casa às 06h25, agradecidas por um bom café da manhã e um lanche para nos dar força até retornarmos no final da noite. Não foi fácil deslocarem-se, com sucesso, milhares de pessoas de vários lugares ao longo de cinco dias! Às 8h jovens religiosos e religiosas corriam para o Auditório Paulo VI para a oração da manhã e acompanhar as conferências. À tarde, os participantes moviam-se para vários lugares em Roma de acordo com os grupos de língua. Em pequenos grupos pré-determinados partilhavam sobre temas definidos. Por volta das 18h, os diferentes grupos linguísticos se reuniram em mais de 20 igrejas nas proximidades para a Eucaristia. À noite, ainda em outros locais, os participantes tiveram oportunidades para expandir seus corações e mentes: aprender sobre o programa de serviço em Roma, lugares para orar, experienciar a beleza, reconciliação e conselho.

Cada dia, as conferências da manhã por vários palestrantes ampliaram-se sobre o tema: "Desperta o Mundo". No dia 16, “Ouvindo o chamado”; no dia 17, “No Coração da Fraternidade”; no dia 18, “Angústias e Esperanças da Humanidade”. No dia 19 enfatizou-se a Comunhão dentro da Igreja. O Santo Padre pronunciou palavras simples e profundas. Também respondeu a perguntas preparadas. Alguns exemplos:

"Vocação nasce dentro da comunidade, e ela cresce e amadurece na comunidade"; "Fofoca não é apenas um pecado, é como jogar uma bomba."

Nós fomos distribuídos em grupos linguísticos que variavam em tamanhos:

Italiano, Inglês, Espanhol, Francês e Português. A saudação e introdução da vigília foram feitas pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. A mensagem do Papa Francisco foi lida pelo arcebispo e secretário José Rodriguez seguido da Liturgia da Palavra.

A oração da manhã antes da conferência incluiu uma coreografia apresentada por jovens bailarinos consagrados de acordo com o tema, uma leitura da Exortação Apostólica sobre a Vida Consagrada, proclamação do evangelho com momentos de silêncio, a oração conclusiva, bênção solene e hino Mariano.

Seguindo as partilhas de grupo à tarde, os membros acorreram para as igrejas designadas nas proximidades onde foram recebidos para a celebração eucarística. No encerramento, a celebração eucarística foi realizada na Basílica de São Pedro. O evento final da noite memorável foi ao ar livre. Todos se reuniram na Praça Venezza para começarem uma Via Sacra lembrando os caminhos dos mártires modernos. A impressionante procissão orante descrevendo as histórias dos santos e mártires modernos, com muitos religiosos, juntamente com os fiéis de Roma, liderada por Sua Eminência o Cardeal João Braz de Aviz, caminharam do Fórum Romano para o Coliseu. Os fiéis carregavam velas acesas enquanto uma enorme cruz era carregada e fez-se uma parada por três vezes. Em cada estação, a multidão ouviu histórias de mártires de nossos tempos e suplicou pela misericórdia de Deus e intercessão dos santos. Esses dias cheios de acontecimentos terminaram no Coliseu com uma bênção e envio pelo Cardeal.

Nossa gratidão vai para:

o Santo Padre por nos chamar para esse momento e para o desafio de viver com alegria a nossa consagração;

a Congregação, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pelo trabalho enorme de fazer este evento acontecer;

Me. Angela Strobel e nossas superioras por esta oportunidade especial de participarmos do encontro mundial de homens e mulheres consagrados, em Roma.

Compilado pelas Junioristas

ENCONTRO DE RELIGIOSAS JOVENS EM ROMA

L-R: Ir. Doroteia, Ir. Kalista, Ir. Mary Martin, Ir. Immaculate, Ir. Ma. Zilmar, Ir. Mary Fausina, Ir. Loice e Ir. Antoinette

P á g i n a 6

Por que Hildegard? Hildegard foi proclamada doutora da Igreja em 2012. Não porque ela tornou-se uma doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI, mas porque ela realmente viveu a vida beneditina, amando a

criação de Deus com todo o seu corpo, visto que estamos preocupados agora com a ecologia. Além disso, ela é uma verdadeira profetisa, um pedaço da boca de Deus, uma cientista de primeira, uma compositora famosa, uma feminista mesmo até 836 anos atrás. A fim de se concentrar na espiritualidade de Hildegard como beneditina, o Priorado de Seoul por 9 anos tem realizado o dia de Hildegard em 17 de setembro. Cerca de 100 a 150 pessoas juntaram-se neste dia de Hildegard em Kichenri onde há também uma Escola de floresta. O tema foi “a visão de Hildegard” expressando a Espiritualidade da Totalidade. Antes da conferência dada por Ir. Dolores Hong, OSB, tocava música em cordas "Ovelha está comendo graciosamente" por Bach. A palestra constou de

três partes. A primeira focada na vida de H i l d e g a r d ( 1 0 9 8 - 1 1 7 9 ) c o m o u m a r e l i g i o s a beneditina na Alemanha; a

segunda parte sobre o conceito de "Viriditas-verdor"

a energia da vida e da virtude como ener-gia divina.

A terceira

parte foi

sobre a

visão de

Hildegard explicando a Espiritualidade da

Totalidade em conexão com a oitava visão no

seu terceiro livro "Liber Divinum operum".

Entre cada parte e no final houve música em

corda. Foi trabalhado bem que, a música e a

conferência juntas, ajudaram a dar-nos um

gosto da visão de Hildegard. Para o almoço foi

servido lotus de arroz com cinco nozes

diferentes no jardim dos fundos. Na parte da

tarde, as Irmãs Magdalena Choi e Electa Kim

lideraram a meditação andando, corpo e oração

na floresta de Maria que apresenta um

ambiente acolhedor como o seio de Deus. No

final, todas escreveram uma "carta de amor" ao

nosso Deus amoroso.

A missa foi celebrada na floresta pelo padre

jesuíta Jephirino Kim. Agradecemos ao

violinista e ao músico do contrabaixo que fez o

acompanhamento. O tempo estava perfeito.

Deus realmente preparou tudo em detalhes.

Agradecimentos às postulantes que realmente

ajudaram graciosamente. Deo Gratias!

Irmã Regina Tesch participou do seminário de coordenadores/promotores de JPIC (Justiça,Paz e In-tegridade da Criação) em Roma de 18 a 21 de novem-bro. Estiveram presentes 25 religiosos de diferentes congregações e nacionalidades. Os tópicos abordados foram uma visão geral sobre JPIC, estrutura congrega-cional e JPIC, a espiritualidade da JPIC e os votos religi-osos, o papel de um promotor de JPIC, Comissão e grupos de trabalho da JPIC, intercâmbios de JPIC e es-trutura de planejamento para um promotor de JPIC. Estar juntos, conhecendo-se uns aos outros, partilhan-do sobre a nossa vida e trabalho, orando e divertindo-se juntos foi realmente enriquecedor. A tarefa para todos é agora ver como a JPIC poderá ser mais promovida e coordenada dentro da própria estrutura e carisma

SEOUL REALIZA O 9º DIA DE HILDEGARD

Ir. Dolores Hong,OSB

SEMINÁRIO SOBRE JPIC por USG / UISG

congregacional.

Ir. Regina com outros participantes da JPIC

Ir. Regina Tesch, OSB

“Queridas Irmãs, já estamos há uma semana em casa”. Além de aqui ser outono, muitas vezes nosso pensamento volta para os dias que passamos em Roma. Só porque vivemos em sua casa, nos sentimos como se tivéssemos visitado queridos amigos, em particular, e não como se tivéssemos sido turistas. Por isso, enviamos mais uma vez, sinceros agradecimentos de Greifswald. “(Recebido em 01 de novembro de 2015, traduzido do alemão para o Inglês)”.

Acima é uma mensagem de um dos nossos hóspedes mais recentes. Através de e-mail e telefone, os hóspedes nos agradecem por nossa hospitalidade, e isso traz encorajamento e novas forças para as Irmãs que trabalham no refeitório, na cozinha, nos quartos, na lavanderia e na recepção da Casa Santo Spirito. A única casa Generalícia em Roma que tem um apostolado que recebe convidados em um bonito complexo e que responde às necessidades locais é definitivamente parte de uma verdadeira espiritualidade das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. Roma é uma cidade encantadora que atrai milhares e milhares de turistas de todo o mundo, não só porque é uma cidade antiga, mas também porque é o centro do cristianismo, em tempo real, hoje, o Vaticano é mais intensamente movimentado do que nunca com a popularidade do Papa Francisco.

Turistas procuram um lugar para ficar em

Roma. Alguns deles procuram hotéis de cinco

estrelas; outros procuram por acomodações baratas,

limpas, bem localizadas, no claustro. A Casa Santo

Spirito é destinada para o último – há pessoas que

procuram um lugar seguro onde possam se sentir

em casa, em Roma, durante a viagem delas, e possam

participar da Santa Missa e Liturgia das Horas com a

comunidade, desfrutar do verde e de um ambiente

pacífico, comer deliciosa comida italiana

acompanhada de vinho após um longo dia

explorando a cidade.

O objetivo da casa de hóspede não é ser uma

empresa focada em lucro financeiro. Pelo contrário, é um

apostolado de viver e anunciar o evangelho, um modo de

encontrar a Cristo como diz São Bento no capítulo 53 de

sua Regra:

"... Dedicar-se totalmente à recepção dos

convidados: Todos os hóspedes que chegarem sejam

recebidos como Cristo, pois ele mesmo dirá: “Eu fui

hóspede e me recebestes" (Mt 25,35). E se dispense a

todos a devida honra, principalmente aos irmãos na fé e

aos peregrinos (Gl 6,10). Uma vez o convidado foi

anunciado, o superior e os irmãos vão encontrá-lo com toda a cortesia do amor. Toda a humildade deve ser mostrada ao se dirigir a um convidado na chegada ou na partida. Cristo é adorado porque ele é, de fato, bem-vindo neles.”

Nestas citações, São Bento enfatiza a

importância de receber hóspedes. Há muitos tipos

de hóspedes em nossa casa de hóspedes: alguns são

grupos de peregrinos de paróquias que variam de

10 a 70 anos de idade; outros são membros de

famílias que vêm como um presente de um ente

querido; alguns são casais comemorando um

aniversário de 25 anos de casamento, outros

chegam sozinhos. O que é comum em todos eles é

que, durante a sua estada na casa de hóspedes, eles

lentamente criam uma verdadeira amizade um com

o outro. Muitos deles disseram-nos: "Não admiro

que o lema do seu site é: “Eu vim como convidado

e, à esquerda, como um amigo.” Uma característica

particular da Casa Santo Spirito, que deixa uma boa

impressão sobre os nossos hóspedes é o fato de que

a comunidade é composta de Irmãs de diversas

nacionalidades que vivem, oram e compartilham

juntas na fé. Este testemunho de vida ajuda nossos

hóspedes a se sintirem próximos de nós e

calorosamente acolhidos no amor também.

Tudo, graças a Deus que é o dono desta casa

e que faz este apostolado possível em Roma, que

conduz o coração das Irmãs e o dos hóspedes a

conhecerem uns aos outros em Cristo. Louvor e

honra ao nosso Senhor Jesus Cristo agora e para

sempre. Amém!

E D I Ç Ã O 6 V o l u m e I I I P á g i n a 7

CASA DE HÓSPEDE EM ROMA Ir. Cecil Jo, OSB

FORMAÇÃO MONÁSTICA

Ir. Daniela Romero, OSB

Participantes. Ir. Daniela sentada 2ª p/ esquerda

O Programa de formação monástica

(MFP) módulo francês, que é chamado Ananie

começou inicialmente em 2013. Este treinamento

é designado para beneditinos e cistercienses em

posições de liderança. Para seu segundo ano de

oferta desde 4 setembro a 26 novembro “Ananie

2015" teve 24 participantes – 8 monges

(continua na página 8)

P á g i n a 8

Desde que eu fui tão privilegiada para conhecer o Papa face a face eu só quero compartilhar com todas vocês algo dessa experiência. O dia começou sob forte chuva e dividimos a nossa comunidade para que algumas pudessem participar da missa de manhã e as outras pudessem ir à audiência na tarde agendada entre 03h45 e 05h. Isso ocorreu para que todas as nossas Irmãs, noviças e postulantes pudessem ter a oportunidade de ver o Papa Francisco pessoalmente.

Eu mesma o vi pela primeira vez na casa do Estado na primeira noite quando ele se encontrou com o Presidente, com outros líderes políticos e convidados. Essa foi uma experiência muito comovente.

Quando ele veio ao local onde se encontrou com os sacerdotes religiosos, irmãos e irmãs, bem como o clero diocesano, eu também estava entre os cinco que foram recebê-lo na entrada. Isso também foi muito especial e eu fui capaz de cumprir o pedido de Ir. Christiane para dar os cumprimentos por aqueles que não puderam vir por causa da idade ou enfermidades. Ele sorriu e aceitou graciosamente esse pedido.

Antes da vinda do Papa, estávamos lá no terreno do Santa Maria, o local para o encontro. Foi-me pedido para uma entrevista ao vivo pela emissora de TV cidadã. Essa foi uma entrevista de improviso, mas eu acho que me saí bem, porque quando os bispos chegaram ao local, um dos bispos que dirige os meios de comunicação social para o KCCB me fez um comentário positivo uma vez que ele já tinha visto a entrevista.

PAPA VISITA KENYA Por:Ir. Michael Marie Rottinghaus, OSB

Papa Francisco como Ir. Michael Marie depois de seu discurso de cinco minutos como presidente da Associação de Mulheres Religiosas em Quênia

FM...da página 7 e 16 religiosas da França, Bélgica, Haiti, Madagascar, Filipinas, Vietnã, Costa do Marfim, Burkina Faso, Benin, Togo, Congo, Senegal e Chade. Ficamos em 4 mosteiros na França e na Bélgica (três semanas para cada mosteiro) onde tivemos a oportunidade de experienciar os variados rostos da vida monástica beneditina.

Ir. Anselma Paler, 91 anos fa-leceu em Manila em 3 de Outubro.

Ir. Agnes Fernandes de Jesus, 80 anos, faleceu em 9 de no-vembro em Recife . Ir. Trinidad Oliva, 91 anos fa-

leceu em Marikina em 23 de novembro.

CALENDÁRIO DO GENERALATO

JANEIRO

De 11-16: Visitação em Bulgaria

Me. Angela e Ir. Regina

De 31 a 3 de Março: Visitação em Tutzing

FEVEREIRO

Dia 2 - Início do Noviciado Internacional em

Windhoek

MARÇO

De 11-13: Eleição em Nairobi: Ir. Lumen Glória

Priorado de Daegu pelos 65 anos de fundação em 9 de dezembro

e Priorado de Windhoek pelos 95

anos de fundação em 20 de dezembro.

O GENERALATO Para que em Tudo Deus seja glorificado