no mês das mães: gestantes de peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/pdf/avoz-56.pdf ·...

8
Jornal A VOZ do Litoral Sul Ano VII Número 56 • Peruíbe, maio de 2019. | Opinião e Atitude | www.avoz.jor.br | Distribuição Gratuita do Litoral do Litoral Sul Peruíbe Itariri Pedro de Toledo Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter seus filhos na Cidade No mês das Mães: • Administração Lei da Transparência Municipal Conheça os requisitos obrigatórios de um Portal da Transparência da prefeitura municipal - Pág.3 Em junho de 2017 ocorreu a anulação da Li- citação para a reforma e adequação do prédio da Maternidade Pública. Uma vez anulado, o processo licitatório foi feito todo novamente, edital, chama- mento e etc. Mesmo assim o prefeito Luiz Mauricio disse “que em breve as gestantes de Peruíbe voltarão a ver seus filhos nascerem aqui!” • Fechamento da Maternidade - Em 2012, o prédio foi interditado após terem sido detectados diversos problemas de infraestrutura, higiene, além da falta de médicos. Em 29 de Agosto de 2014, a Prefeitura de Peruíbe em conjunto com a Vigilância Sanitária do Estado determina a desativação do Hospital Municipal de Peruíbe. • Dia a Dia - A coluna de um jornal regional publi- cada em 25/11/2018, Luiz Mauricio afirma que a maternidade será entregue em fevereiro de 2019. • Promessas - Durante a campanha de 2016, a reabertura da Maternidade foi o tema mais explorado pelos candidatos usando a esperança do povo para garantir o seu voto. Enquanto um dizia reabrir a Ma- ternidade em 30 dias, outro garantia a reabertura em menos de um ano, já o atual prefeito se comprometia com a população com a reabertura em seis meses. • Fevereiro - Mais uma vez o prefeito não cumpre a promessa e não consegue entregar a Maternidade Municipal, e a obra segue lentamente. Na prestação de contas apresentada em fevereiro pelo prefeito na Câmara Municipal de Peruíbe, Luiz Mauricio reafirma que a maternidade será entregue neste primeiro semestre. Esse parto agora sai? 2019 - Promessa da promessa 2018 - Nova promessa 2014 - Fechamento 2016 - Palanque político 2017 - Nova data Esse “parto” agora sai? Após tantas promessas e previsões de entrega não cumprida, obra da Maternidade segue lentamente e entrega ainda é incerta.

Upload: others

Post on 10-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

Jornal A VOZ do Litoral Sul • Ano VII • Número 56 • Peruíbe, maio de 2019. | Opinião e Atitude | www.avoz.jor.br | Distribuição Gratuita

do Litoraldo LitoralSulPeruíbe • Itariri • Pedro de Toledo

Gestantes de Peruíbeainda não podem ter seus filhos na CidadeNo mês das Mães:

• Administração

Lei da Transparência MunicipalConheça os requisitos obrigatórios de um Portal da Transparência da prefeitura municipal - Pág.3

Em junho de 2017 ocorreu a anulação da Li-citação para a reforma e adequação do prédio da Maternidade Pública. Uma vez anulado, o processo licitatório foi feito todo novamente, edital, chama-mento e etc. Mesmo assim o prefeito Luiz Mauricio disse “que em breve as gestantes de Peruíbe voltarão a ver seus filhos nascerem aqui!”

• Fechamento da Maternidade - Em 2012, o prédio foi interditado após terem sido detectados diversos problemas de infraestrutura, higiene, além da falta de médicos. Em 29 de Agosto de 2014, a Prefeitura de Peruíbe em conjunto com a Vigilância Sanitária do Estado determina a desativação do Hospital Municipal de Peruíbe.

• Dia a Dia - A coluna de um jornal regional publi-cada em 25/11/2018, Luiz Mauricio afirma que a maternidade será entregue em fevereiro de 2019.

• Promessas - Durante a campanha de 2016, a reabertura da Maternidade foi o tema mais explorado pelos candidatos usando a esperança do povo para garantir o seu voto. Enquanto um dizia reabrir a Ma-ternidade em 30 dias, outro garantia a reabertura em menos de um ano, já o atual prefeito se comprometia com a população com a reabertura em seis meses.

• Fevereiro - Mais uma vez o prefeito não cumpre a promessa e não consegue entregar a Maternidade Municipal, e a obra segue lentamente. Na prestação de contas apresentada em fevereiro pelo prefeito na Câmara Municipal de Peruíbe, Luiz Mauricio reafirma que a maternidade será entregue neste primeiro semestre. Esse parto agora sai?

2019 - Promessa da promessa2018 - Nova promessa

2014 - Fechamento 2016 - Palanque político 2017 - Nova data

Esse “parto” agora sai?

Após tantas promessase previsões de entreganão cumprida, obrada Maternidade seguelentamente e entregaainda é incerta.

Page 2: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

2 | aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. Jornal aVOZ do Litoral Sul

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker Comunicações - CNPJ: 17.475.064/0001-41

Registro JUCESP Nº 35806817061

Jornalista responsável: Sidney Cley - Mtb: 45.169 - Contato: 13 99643-3338Diretora: Cláudia Dib / Contato: 13 99705-5059

[email protected] / www.avozdolitoralsul.com.brPeriodicidade: Mensal / Tiragem: 5.000 exemplares / Distribuição: Gratuita nas cidades de Peruíbe, Itariri e Pedro / de Toledo. / Gráfica: Mar Mar

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

OpiniãoPrecisamos organizar a outra parte das despesas públicas, como é que vamos, num país com 13 milhões de desempregados e 15 milhões de pessoas abaixo

da linha da pobreza, organizar o Estado para atender a essas pessoas?”.O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (14) que a falta de clareza sobre as políticas do governo Jair Bolsonaro cria dificuldade para que os parlamentares aprovem a reforma da Previdência. Segundo o deputado, as mudanças no sistema

de aposentadoria não são suficientes para resolver os problemas de desemprego e desigualdade social no país.

“José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente universitário, conferencista e autor de ‘Ética Geral e Profissional”, 13ª ed.RT-Thomson Reuters.

Neurotecnologias ou neuroparanóias?

por *José Renato NaliniArtigo

Foto: Reprodução-Veja

PTB-SP anuncia completareestruturação em todo Estado

Painel Político

Tel.: 13 3453-6296 / ID: 126*41994Av. Padre Anchieta, 4327 - Nova Peruíbe - Peruíbe/SP

Crianças hiperativas são mantidas sob controle com medicamentos. A falta de concentração também é alvo de atenção e substâncias específicas são ministradas aos alunos que têm necessidade de sub-missão aos árduos testes para a obtenção de vagas em estabelecimentos de renome.

Aqui no Brasil, diagnostica-se patologia mental com certa celeridade, pois é difícil fazer crer que os seres humanos são heterogêneos, singulares, irrepetíveis. É científica a constatação de que os ritmos de aprendizagem são distintos e que um pouco de paciência, empenho e devotamento, podem solucionar questões aparentemente insolúveis. Já o carimbo lançado ao edu-cando, qualificando-o como doente, pode ser um estigma irremovível.

A sociedade competitiva impõe automa-tismo ao ser humano, que já não dispõe de tempo – nem quer – meditar, refletir, pensar sobre o sentido da vida e tentar responder àquelas questões irrespondíveis: por que nasci? O que estou fazendo aqui? Haverá vida após minha partida? Ou tudo acabará na minha volta ao pó, do qual provim?

A ciência é inflexível em suas descober-tas. Para Oliver Oullier, presidente da Emotiv, nos Estados Unidos, “a categoria neuro-tecnologias descreve um amplo conjunto de abordagens que oferecem poderosos insights sobre o funcionamento do cérebro

humano, que nos permitem extrair infor-mações, expandir nossos sentidos, alterar comportamentos e interagir com o mundo”. Poderia parecer ficção científica, mas não é.

Não é novidade enxertar chips no cé-rebro ou eletrodos no crânio, dispositivos de eletroencefalograma não invasivos que monitoram as ondas cerebrais e os sinais elétricos do exterior do crânio. Já não é im-possível detectar e interpretar pensamentos e intenções mediante a emissão de sinais físicos e movimentos corporais.

Nem tudo o que é possível, todavia, seria eticamente desejável. O ser humano é um complexo de corpo e espírito, um repositório de sentimentos que vão da sa-tisfação ao desprazer, da alegria à tristeza, da calma ao desespero, da sensação de bem-estar à mais profunda angústia.

A neurotecnologia nos ajudará a recuperar a fé, a esperança e o amor? Se ela não atender também a tais finalidades, poder-se-á perqui-rir se vale a pena investir vultosos recursos financeiros em pesquisas, enquanto seres humanos continuam a morrer de fome ou por falta de assistência médica.

O mundo avança em sofisticação cientí-fica, mas nem sempre isso vai se refletir no incremento da solidariedade, do espírito fra-terno, do respeito à dignidade do semelhante, muito embora este seja o princípio norteador do ordenamento brasileiro hoje vigente.

3455-614213Praça da Independência, 14 - Jdm. Ribamar - Peruíbe/SPAv. 24 de Dezembro, 136 - Peruíbe/SP - 13 3455-7595

Após classificar como um “tsunami político-eleitoral” o resultado das eleições de 2018, o deputado Campos Machado, presidente estadual e secretário-geral da Executiva Nacional do PTB, anuncia uma total e completa reestruturação, e até mesmo uma reciclagem, como nunca ocorreu no partido.

O trabalho já está sendo feito junto aos 645 municípios, nos quais serão realizadas Convenções Municipais, para escolher lideranças políticas, com o objetivo de preparar o PTB, não só para as eleições de 2020, mas principalmente para as de 2022.

Segundo Campos Machado, está sen-do criado um Instituto de Formação Po-lítica, que terá por finalidade atrair novas lideranças, oxigenar a estrutura partidária, agindo, assim, para atender às demandas, novas e antigas, da nossa população. Na mesma linha, já foi estabelecido um “Plano Geral de Comunicação”, que atuará tanto nas redes sociais, como na “Rádio e TV 14”, já criadas pelo partido, mantendo um link permanente com toda a sua militância. Os 25 Departamentos do PTB, desde o da “Mulher”

até o “Inter-Religioso”, serão totalmente reestruturados, de maneira que se possa ter acesso direto aos mais diversos seg-mentos da sociedade.

O aumento do número de filiados, bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado, têm como meta a eleição de ao menos 100 Prefeitos e 600 vereadores nas eleições de 2020. Campos, ainda, como Secretá-rio-Geral Nacional do Partido, pretende fazer o mesmo trabalho junto à Direção Nacional e a todos os Diretórios do País.

Até o final de 2019, Campos espera trazer para o PTB expressivas lideranças políticas, em níveis estaduais e nacional, tudo dentro da grandeza e da história do partido.

Antônio Carlos Campos Machado é advogado e político brasileiro,

Foto

: Div

ulga

ção

deputado estadual de São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro. É presidente do diretório paulista e secretário-geral nacional do partido.

FATO OU FAKE

Page 3: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

3www.avoz.jor.br aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. |

Saúde Campanha Nacional de Vacinaçãocontra gripe vai até 31 de maio

• Peruíbe - A Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe participa da campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe (influenza) que acontece até o dia 31 de maio. Confira dia e

local: 2a feira: UBS Vila Peruíbe; 3a feira: UBS Nova Itariri, Torre e Recreio Santista; 4a feira: UBS Jardim Brasil; 5a feira: UBS Guaraú; 6a feira: UBS Santa Isabel e na CADOL.

Cotidiano• Administração

Lei da Transparência Municipal

O primeiro ponto im-portante que a Lei da Transparência aborda,

e que certmente vale men-ção, é o princípio da transpa-rência. Esse é um dos pilares da constituição brasileira.

Para que possa dizer que existe transparência em um município, cabe a administração pública de-senvolver e aplicar sistemas de gestão para poder fazer essa divulgação de maneira inteligente e eficiente.

É dever da Administra-

ção Pública fazer com que as informações cheguem aos cidadãos de maneira clara. O texto da lei explicita isso de forma contundente segundo o art. 5º da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011): “É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueado, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparen-te, clara e em linguagem de fácil compreensão.” Como pode ser verificado, o texto de lei é bem claro e não deixa dúvidas e nenhuma margem

para interpretação. Após o conhecimento acima, cabe ao leitor questionar, se hoje ele vive a realidade da Lei ou as palavras soltas ao ar do Prefeito da cidade.

Ressalto ainda que os ór-gãos administrativos também precisam construir sistemas que sejam capazes de aten-der as demandas de busca por informações feitas pelos cidadãos, explicitando até mesmo a internet em certos artigos. Por exemplo: Os ór-gãos públicos devem orientar a população sobre como acessar as informações.

É corriqueiro ouvirmos do Gestor Municipal o Termo Transparência. Contudo, a Transparência é um Princípio Legal, e não se limita as frases prontas que são ditas nas Lives feitas no Facebook pelo Executivo Municipal.

Por fim, a Lei de Trans-parência Pública revela um enorme comprometimento em diminuir os efeitos da corrupção e das ações de má-fé de certos agentes do governo, além de reforçar a importância do direito de permitir o acesso à informa-ção por parte dos cidadãos. A internet, a automatização e a informatização de sistemas de dados permite que esse acesso à informação seja possível e, até mesmo, bem fácil de implementar, contudo parece ser uma realidade ain-da distante na atual Peruíbe.

A Lei da Transparência estabelece que o Município que não disponibilizar as in-formações dentro do prazo estabelecido estará sujeito a sanção prevista no inciso I do §3º do art. 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Tal dispositivo dispõe sobre o impedimento do Município receber trans-ferências voluntárias, ou seja, verbas como Fundo de Participação de Municípios, convênios, entre outras, ficam bloqueadas. Além

disso, diversos Tribunais de Contas Estaduais e Munici-pais realizam fiscalizações próprias e enviam as análi-ses realizadas ao Ministério Público para aber tura de processo de improbidade administrativa.

1) A publicação do relatório de acompanhamento de ações e programas conforme previsto no Plano Plurianual;2) A publicação mensal de todos os termos de convênios/cooperação vigentes.3) A publicação em tempo real da relação de empenhos, liquidações e pagamentos realizados.4) A publicação mensal do demonstrativo das despesas com diárias e passagens pagas pela prefeitura.5) A publicação mensal da folha pessoal individualizada.6) A publicação da estrutura organizacional da prefeitura, com informações sobre secretarias, autarquias e fundações municipais.7) A publicação na íntegra das leis citadas, inclusive com seus anexos. Essas leis são:• Lei de Diretrizes Orçamentárias: aborda metas e prioridades financeiras do órgão, entre outras informações.• Lei Orçamentária Anual: aborda prioridades e metas financeiras anuais.• Plano Plurianual: traz diretrizes e planos a médio prazo, normalmente, alguns anos.8) A publicação de todas as licitações realizadas, incluindo os editais, resultados, contratos e aditivos na íntegra. Para processos de dispensa ou inexigibilidade, é preciso também do parecer jurídico.9) A publicação da relação das perguntas mais frequentes da população e suas respectivas respostas.10) A publicação do Relatório de Gestão ou Balanço Geral do ano anterior (o mesmo que é entregue ao Tribunal de Contas).11) A publicação das receitas públicas discriminadas por fonte.12) A publicação do Decreto ou Projeto de Lei que regulamenta a Lei de Acesso à informação na prefeitura.13) A publicação de Relatório de acompanhamento dos Projetos e Execução de Obras Públicas.14) A publicação do Relatório de Gestão Fiscal referente ao quadrimestre / semestre anterior.15) A publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária ou RREO referente ao bimestre anterior.16) A disponibilização das informações de atendimento presencial e também o sistema para pedidos eletrônicos (e-SIC).17) O site da Prefeitura Municipal de Peruíbe tem sistema de pesquisa e ferramenta de aces-sibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência visual?

Essas são as informações exigidas por leis federais que um site para prefeitura precisa ter em relação às Leis de Transparência. Todavia, será que isso hoje é real na cidade e funciona perfeitamente dentro dos ditames legais, ou apenas nos pronunciamentos do Sr. Prefeito?

O site da Prefeitura de Peruíbe hoje,cumpre com os requisitos obrigatórios?

Conclusão final sobre a Lei da Transparência

Retaliações para municípios que não cumprem a Lei

Da RedaçãoColaborador Kleber Alexis

Levantamento entre as cidades com mais de 50 mil habitan-tes feito pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União apontam Peruíbe como a penúltima colocada entre as 9 cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. 1o.) Santos - 37o.. lugar - Nota 9.33; 2o.) Guarujá - 84o. lugar - Nota 8.89; 3o.) Itanhaém - 114o. lugar - Nota 8.66; 4o.) Cubatão - 118o. lugar - Nota 8.62; 5o.) Praia Grande - 185o. lugar - Nota 7.90; 6o.) Bertioga - 230o. lugar - Nota 7.59; 7o.) Mongaguá - 323o. lugar - Nota 6.59; 8o.) Peruíbe - 513o. lugar - Nota 5.12; 9o.) São Vicente - 530o. lugar - Nota 4.91. PESQUISA COMPLETA: http://transparencia.gov.br/brasiltransparente

A pesquisa indica o grau de

comprometimento das administrações

públicas com a Lei de Acesso à Informação.

Page 4: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

4 | aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. Jornal aVOZ do Litoral Sul

Segurança Itanhaém é a cidade onde se corre mais risco de sofrer um crime violento no Estado

O risco de sofrer um crime violento caiu em 79 dos 139 municípios paulistas (57%) com população maior que 50 mil habitantes. É o que mostra o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta (IECV), produzido pelo Instituto Sou da Paz, com base nos indicadores oficiais da Secretaria da Segurança Pública do

Estado de São Paulo. De acordo com a edição de 2018, e divulgada na última segunda-feira (6), o Estado tem um novo município mais violento: Itanhaém, na Baixada Santista. As demais são: Mongaguá 4ª, Peruíbe 11ª, Bertioga 15ª, Praia Grande 33ª, Vão Vicente 62ª, Guarujá 63ª, Cubatão 72ª e Santos 104ª.

Cotidiano• Painel Político

Vereador Tamer Jr. conquista ambulância e verba para reforma da UBS do Guaraú

Vereador Tamer Jr. vem realizando importante tra-balho na busca de emen-das com parlamentares federais e estaduais. Fruto deste esforço é a Emenda para compra de uma am-bulância que já está em funcionamento na UPA. Indicação de emenda com parecer favorável do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$ 250 mil para reforma e ampliação da UBS do Guaraú.

Em visita a cidade de Itariri/SP, Tamer esteve com o deputado Celso Rus-somano e protocolou um novo ofício pedindo nova emenda para área da Saúde em Peruíbe. Na oportunida-de o vereador agradeceu a última emenda para aqui-sição da ambulância que já está em funcionamento na UPA de Peruíbe.

“Estas emendas contribuem

para a melhoria do sistema

de saúde de Peruíbe por meio

da aquisição de nova

ambulância, reforma e

ampliação da UBS do Guaraú!” Afirmou vereador

Tamer Jr. (PSB)

Page 5: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,
Page 6: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

6 | aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. Jornal aVOZ do Litoral Sul

Educação Inscrições para o Enem 2019 encerram na sexta-feira

ENEM - Quem ainda não se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tem até a próxima sexta-feira (17) para fazer a inscrição pela internet. No dia 17 também encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais,

município de provas e opção de língua estrangeira. A taxa é de R$ 85. Quem não tem isenção deve fazer o pagamento até o dia 23 de maio. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio. As provas do Enem serão aplicadas dia 3 e 10 de novembro.

Cotidiano

• Ingredientes:230 g de espinafres sem o talo grosso; 100 g de agrião sem os talos grossos; 130 g de ervilhas congeladas; 500 g de talharim; 2 colheres de chá de farinha de milho; 200 ml de iogurte natural; 4 colheres de sopa de salsa pi-cada; 6 ramos de manjericão fresco rasgado em pedaços; sal e pimenta do reino.• Modo de preparo:1) Lave o espinafre e o agrião, coloque-os em uma panela com água suficiente apenas para cobrir as folhas. 2) Tampe e cozinhe em fogo moderado por 2 minutos, mexendo ocasionalmente até que as folhas estejam mur-chas. 3)Adicione as ervilhas e cozinhe sem tampar por 2 minutos, deve haver bastante

Esta deliciosa receita foi encaminhada por

Gladys Marques - Relações Públicas na Associação

UMOJAQUIAJdm Quiles - Itariri/SP

Talharim ao molho verde

líquido na panela para co-zinhar as ervilhas! Transfira para as verduras com o líqui-do para uma tigela e reserve. 4) Cozinhe a massa em uma panela grande com água fervente por 3 minutos, ou de acordo com as instruções da embalagem até que esteja al dente. 5) Enquanto isso, misture a farinha de milho com o iogurte, formando uma pasta homogênea, e

coloque para cozinhar na panela usada para cozinhar as verduras. Cozinhe em fogo moderado mexendo sempre até começar a borbulhar. Adi-cione as verduras, a salsa e o manjericão picados, tempere a gosto e mexa bem .Quando o molho estiver quente, retire a panela do fogo. Escorra a massa adicione ao molho. Mexa delicadamente e sirva em seguida!

Page 7: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

7www.avoz.jor.br aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. |

AEAPAssociação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe

informaEngenharia:Serviço Técnico Especializado

Associação recebe Daniel Proença,gerente do CAU-SP Regional Santos

AEAP sediou a abertura da 5º etapa da força tarefa de fiscalização do CREA-SP

• CREA • Fiscalização

No início de maio, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 1.116 do Confea, que “estabelece que as obras e os serviços no âmbito da Engenharia e da Agronomia são classificados como serviços técnicos especializados”.

A Resolução considera “que os padrões de de-sempenho e qualidade dos serviços e obras de Enge-nharia e de Agronomia, por serem objeto de soluções específicas e tecnicamente complexas, não podem ser definidos a partir de especificações usuais de mercado, carecendo de capacidade técnica intrínseca apenas aos profissionais legalmente habilitados e com as devidas atribuições”.

Art. 1º Estabelecer que as obras e os serviços de Engenharia e de Agronomia, que exigem habilitação legal para sua elaboração ou execução, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, são serviços técnicos especializados.

§ 1° Os serviços são assim caracterizados por en-volverem o desenvolvimento de soluções específicas de natureza intelectual, científica e técnica, por abar-carem risco à sociedade, ao seu patrimônio e ao meio ambiente, e por sua complexidade, exigindo, portanto, profissionais legalmente habilitados e com as devidas atribuições.

§ 2° As obras são assim caracterizadas em função da complexidade e da multiprofissionalidade dos conhecimentos técnicos exigidos para o desen-volvimento do empreendimento, sua qualidade e segurança, por envolver risco à sociedade, ao seu patrimônio e ao meio ambiente, e por demandar uma interação de concepção físico-financeira que deter-minará a otimização de custos e prazos, exigindo, portanto, profissionais legalmente habilitados e com as devidas atribuições.

Art. 2° Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Para conferir a resolução nº 1.116 na íntegra acesse, http://normativos.confea.org.br/ementas/lista_ementas.asp.

No dia 11 de abril de 2019 a pres idente da Associação dos Enge-nheiros e Arquitetos de Per uíbe, a Engenheira Civil Wanessa Almeida Valente de Matos realizou na sede da AEAP uma reunião com o Arquiteto Daniel Proença (Gerente do CAU-SP na Regional de

Santos) e com a Arquiteta Cecíl ia Carrapatoso da Costa (Fiscal do CAU-SP na Regional de Santos), entre os assuntos que fo-ram abordados com mais relevância foi o pedido de intensificação dos traba-lhos de atendimento ao profissional e fiscalização em nossa região.

A Associação dos En-genheiros e Arquitetos de Peruíbe sediou a abertura da 5º etapa da força tarefa de fiscalização do CREA-SP, que ocorreu no dia 22 de abril de 2019, sendo realizada na baixada santista e vale do ribeira entre os dias 22 e 26 de abril, a princípio foi inicia-do a fiscalização do exercício profissional nas áreas de: mi-neração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (prin-

cipalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farma-cêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, pas-sarelas, túneis e viadutos), estabelecimentos hospitala-res em especial atenção aos grandes empreendimentos e obras de grande porte, par-ques de diversões e outros locais de entretenimento e ainda as concessionárias de serviços públicos.

Fotos: Sidney Cley

Page 8: No mês das Mães: Gestantes de Peruíbe ainda não podem ter ...linkavoz.com.br/PDF/aVOZ-56.pdf · bem como a realização de cerca de vinte “Encontros Regionais” no Estado,

8 | aVOZ • Opinião e Atitude • Ed. 56 - maio de 2019. Jornal aVOZ do Litoral Sul

Híbridos Toyota Corolla Hybrid Flex chegano segundo semestre de 2019

A Toyota confirmou o que todo mundo já sabia. O Novo Corolla 2020 chega ao final do ano com uma versão híbrida, mas com tecnologia flex. O modelo é tido pela marca japonesa

como o primeiro do tipo no mundo e confia que até o último trimestre de 2019, quando o sedã chega ao mercado, não haverá nenhum concorrente antecipando-se.

Motors•Mercado seminovos

Palio, Gol e Fiesta são os mais vendidos nas concessionáriasLevantamento em plataforma de vendas mostra que um automóvel fica em média 15 dias em estoque, desde a entrada na loja e a sua revenda online.

O Palio, o Gol e o Fiesta são os veículos seminovos com maior giro nas concessionárias brasileiras e permanecem entre 10 e 14 dias no estoque, desde a sua entrada na loja até a sua revenda online.

Os dados foram retirados da plataforma AutoAvaliar, com base nas transações realizadas entre 2,5 mil concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas no País entre janeiro e setembro deste ano. Se-gundo o levantamento da empresa, no geral, os veículos seminovos ficaram em média 15 dias em estoque no primeiro semestre.

O repasse online de semino-vos é atualmente uma alternativa para o varejo automobilístico reforçar seus negócios no Brasil e paralelo às vendas do zero quilômetro. De acordo com o ma-peamento da AutoAvaliar, o valor médio das transações eletrônicas no semestre foi de R$ 28,7 mil por automóvel usado, ante os R$ 26 mil verificados no período anterior.

Segundo JR Caporal, CEO da AutoAvaliar, as concessionárias brasileiras estão reinventando seus negócios com a aposta nos comércio eletrônico de semino-vos. “O uso de uma plataforma B2B para comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior transparência no repasse de automóveis feito entre concessionárias e lojistas”, comenta.

Para se ter uma ideia, a renta-bilidade dos nossos clientes com o repasse de veículos chega a do-brar, impulsionado especialmente pela gestão eficiente e controle efetivo na operação”, acrescenta Caporal.