no core/rs · francio salienta que é funda-mental o profissional de vendas que representa uma...

9
Boletim Informativo Porto Alegre | ABR / MAI / JUN / 18 | Ano XII | Nº 35 ELEIÇÃO HISTÓRICA no CORE/RS Representantes Comerciais Gaúchos reelegem a diretoria no maior processo eleitoral já realizado no sistema CONFERE/COREs

Upload: duongdien

Post on 10-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim InformativoPorto Alegre | ABR / MAI / JUN / 18 | Ano XII | Nº 35

ELEIÇÃO HISTÓRICA

no CORE/RSRepresentantes Comerciais Gaúchosreelegem a diretoria no maiorprocesso eleitoral já realizado no sistema CONFERE/COREs

Com uma participação recorde de Representantes Comerciais, realizamos a Eleição do CORE/RS no dia 10 de abril, de maneira tranquila e democrática. Estaremos à frente da categoria por mais três anos de trabalho e luta, na Gestão 2018-2021.

Não ganhamos a eleição somente, ganhamos a oportunidade de caminhar junto ao profissional da Representação Comercial, trazendo sempre a credibilidade da nossa categoria, o fortalecimento da sociedade gaúcha, pois o Representante é o elo principal entre o primeiro setor e o consumidor, fazendo com que a economia gire e engrandeça o país. Todos nós adquirimos produtos e serviços, porque tem um Representante Comercial nesta conexão. Vamos continuar com mais projetos, uma sede nova moderna e funcional, uma equipe treinada e preparada para atender o nosso maior legado, o Representante Comercial.

Com a nova sede adquirida final do ano passado, teremos um local amplo, funcional e moderno para atender nosso contribuinte, muitos projetos inovadores, mais tecnologia para agilizar os processos e sempre os olhos abertos na fiscalização dos ilegais.

Ninguém faz nada sozinho. Nossa equipe está preparada para todos os desafios de mais uma gestão e sua parceria conosco só nos fortalece e valoriza ainda mais a categoria.

Muito obrigado por acreditarem e confiarem em nós. Seguimos adiante!

Editorial .................................................... 03

A nova casa do Representante Comercial .......... 08

Conhecimento para vender mais .............. 12 e 13

Eleição 2018 ..................................... 04 e 05

Atuar no interior do Estado sempre foi uma prioridade do CORE/RS ................................09

#CORE/RS Compartilhando VIDAS .............. 15

Programa 10 minutos ................................... 11

Empossada a nova Diretoria do CORE/RS . 06 e 07

Rede de contatos forte diferencia o Representante Comercial ..................................................10

Contrato por prazo determinado: diferença entre prazo resultante e prazo faltante ..................... 14

Os Representantes Comerciais também podemse registrar no CORE/RS através das ACIS conveniadas em todo o Estado. Confira abaixo:

Leia nesta edição

EXPEDIENTE

Diretoria ExecutivaDiretor Presidente: Roberto SalvoDiretor Vice-Presidente: Uriel CanarimDiretora Secretário: Luiz Carlos PedrosoDiretor Tesoureiro: Silvio Plentz

Boletim Informativo

Jornalista Responsável: Aniuska Van Helden - Reg. Prof. 8949

Projeto Gráfico:Alexandre Foschiera Bisognin

FotosAlexandre Foschiera BisogninAriela ComimEllen de Paula Drumond

Impressão: FERREIRA PRINTGRAF GRÁFICA EIRELI

Tiragem: 13.000

SEDE PORTO ALEGRERua Pedro Chaves Barcelos, 1079Bairro Bela Vista Fone: 51 3333-8550E-mail: [email protected]: www.core-rs.org.br

ACIV VeranópolisAlameda Santos Dumont, 525 - Bairro FemaçãCEP: 95330-000 Tel: (55) 3441.1099

RS 407/1455 - CEP: 95555-000Tel: (51) 3665.3370

Rua Lindolfo Collor, 439/5º andar

(54)

(55)

(54)

(51)

(54)

(55)

(54)

(53)

(54)

(51)

(55)

(51)

- CEP 96015-300

Rua Padre Réus, 837/sala 47Tel.: (51) 3064-0310

CACIVA Venâncio Aires Rua Osvaldo Aranha, 1340 Sala 400 95800-000 Venâncio Aires – RSTel: (51) 3741-2383

Editorial

ADIANTESeguimos

Uriel CanarimPresidente do CORE/RS

5www.core-rs.org.br

“Não ganhamos a eleição somente, ganhamos a oportunidade de caminhar junto ao

profissional da Representação Comercial, trazendo sempre a credibilidade da nossa categoria, o fortalecimento da sociedade

gaúcha, pois o Representante é o elo principal entre o primeiro setor e o consumidor, fazendo

com que a economia gire e engrandeça o país. Todos nós adquirimos produtos e serviços,

porque tem um Representante Comercial nesta conexão. Vamos continuar com mais projetos,

uma sede nova moderna e funcional, uma equipe treinada e preparada para atender

o nosso maior legado, o Representante Comercial, você vai ver!”

Uriel CanarimPresidente do CORE/RS

maior eleição

CONFERE/COREs

Veja como foi a

da história do sistema

Eleição legítima, tranquila e democrática. Assim foi, no dia10 de abril de 2018, o pleito do CORE/RS que manteve a gestão para mais três anos de trabalho e luta pela categoria dos Representantes Comerciais.

Com organização impecável do CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais, a eleição do CORE/RS foi exemplo para o Brasil, pois as chapas concorrentes confraternizaram, teve ampla presença de Representantes Comer-ciais de todo o Estado que escolheram democra-ticamente a Chapa 1 para continuar à frente do Conselho por mais uma gestão 2018 – 2021.

nova Diretoria do CORE/RS

Empossada

No dia 27 de abril, aconteceu a posse da nova Diretoria do CORE/RS, gestão 2018-2021. A cerimônia ocorreu na Seccional do Conselho, no bairro Centro Histórico, com a presença do Presidente do CONFERE (Conselho Federal dos Representantes Comerciais), Manoel Affonso Mendes de Farias Mello; o Procu-rador-Geral-Adjunto do CONFERE, Izaac Pereira Inácio; o Presi-dente do CORE-ES, Marcelo Marino Simonetti, além de todos os Conselheiros e funcionários da Entidade.

Roberto Salvo, já como Presidente, ressaltou que a caminhada continua:

“É com muita honra e com profundo senti-mento de responsabilidade que assumo hoje a presidência do CORE/RS. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Contarei com o apoio dos demais componentes deste Conselho que acei-taram dividir comigo a jornada pelos próximos três anos. E contarei, especialmente, com o apoio do guerreiro, abnegado ex-presidente Uriel Simões Canarim, colega lutador deste Conselho de Fiscalização, com suas qualidades e defeitos, mas que com muita garra doou seu tempo, sua saúde e compartilha sua experi-ência para defender os interesses da sociedade e da categoria.”

Em discurso emocionado, o Presidente Uriel Canarim, agradeceu a toda sua equipe de trabalho e Conselheiros pelos anos em que esteve à frente do mais moderno e atuante CORE do Brasil e passou à nova Presidência ao parceiro de trabalho, Roberto Salvo. Canarim permanece na Diretoria como Vice- Presidente nesta gestão de 2018-2021.

Diretoria Executiva Gestão 2018 - 2021

www.core-rs.org.br

CORE FISCALIZAÇÃO é uma ação permanente do Conselho que visa a orientar e fiscalizar a atividade de Representação Comercial. Esta ação possibilita à cate-goria mais segurança e ética nas práticas da profissão. Sempre tem um Representante Comercial na roda viva da economia.

A Diretoria e também Conselheiros da Entidade estarão fazendo visitas às Indústrias da Região para propagar a importância do profissional Representante Comercial estar devidamente legalizado. Para tanto, organizamos visitas a 10 cidades do Estado, quando instalaremos por três dias o Conselho como prestador de serviços.

São feitos atendimentos gratuitos aos Representantes Comerciais como: Assessoria Jurídica, cancelamento de registro, novo registro e regularização financeira, além de atendimento a empresários e aos contadores, referente às dúvidas sobre contratos de representação.

Neste ano, já estivemos nas cidades de Erechim (feve-reiro), Novo Hamburgo (março) e São Leopoldo (abril).

Jamais trabalhamos sozinhos, muito pelo contrário, sempre fomos adeptos ao diálogo e à participação de todos nossos parceiros de trabalho, sempre em prol de um novo CORE, mais forte, mais sólido e transparente, que, por via de consequência, acabasse por engrandecer e qualificar a categoria que por todo esse tempo lutamos arduamente.

No ano de 2017, o Conselho, adquiriu, com recursos próprios e sem se descapitalizar, já que gerimos recursos públicos, oriundos do representante comercial, uma nova sede para o CORE/RS, que começará a funcionar durante o ano de 2018. Localizada no bairro Menino Deus, com ampla facilidade de acesso, modernas instalações, com

O CORE/RS estará presente em várias Feiras e eventos da área de vendas e Representação Comer-cial durante o ano. No mês de maio, a nossa parti-cipação é na AGAD no XIV CONVENDAS, no dia 26, na FIERGS em Porto Alegre. Nos dias 21, 22 e 23 de maio, participaremos do Salão Internacional do Couro e Calçado, em Gramado.

Equipe do CORE/RS esteve presente no XIII Convendas, em 2017.

Atuar no interior doEstado sempre foi uma prioridade do CORE/RS

A nova casa do

CORE/RS marcará presença nos maiores eventos do Estado

MAI Santa Cruz

do Sul

JUNCaxias do

Sul

JULBento

Gonçalves

SETPasso Fundo

AGOGaribaldi

OUTVeranópolis

NOVSanta Maria

Confira as próximas cidades que serão visitadas:

cerca de 10 vagas de garagens exclusivas para o Representante Comercial, auditório e escritórios que poderão ser usados pelos contribuintes de forma gratuita, visto que o representante comer-cial é o mote principal de nossa administração. Quando afirmamos que queremos um CORE que consiga de modo eficiente realizar o papel que a Lei 4.886/65 lhe reserva, a repercussão é a óbvia: melhoria da atividade profissional. É o fortalecimento da categoria e de todas as suas demais instituições e órgãos no Estado do Rio Grande do Sul.

Representante Comercial

9

Conexão CORE/RS

www.core-rs.org.br

Web

Fique ligado que em breve divulgaremos o início das aulas!

“Toda a comunicação deste

projeto, tem a peculiaridade de

consumir apenas 10 minutos do tempo do Representante,

porém, mesmo sendo rápido, a intenção é marcar para sempre

os conhecimentos adquiridos.”

11

Web

A nova plataforma de cursos online do CORE/RS com a curadoria da Mextres, empresa especializada em consultoria de vendas complexas, traz o consultor Marcelo Moren, fundador da Mextres e parceiro do CORE/RS no desenvolvimento deste Programa 10 Minutos, que tem como principal objetivo trazer infor-mação e inovação em vendas através de aulas online. Diversos módulos vão compor o curso durante todo o ano. O Representante Comercial poderá acessar as aulas de onde estiver, através de seu computador, tablet e até mesmo celular.

Além do curso, o projeto contempla envios de artigos em nossa revista trimestral, post nas mídias sociais, com dicas valiosas sobre vendas e negócios, palestras e entrevistas ao vivo na TV CORE, com a possibilidade de interação do espectador.

Marcelo Morem é consultor, instrutor e mentor em Gestão de Vendas Complexas. Bacharel em Comuni-cação Social pela PUCRS e MBA em Marketing pela ESPM. Desde 1998 atuando em Marketing & Vendas no mercado nacional, tendo acumulado experiências como analista, executivo, professor e empreendedor. Fundador e Consultor-Chefe da Mextres, empresa de serviços de assessoria, capacitação e mentoria em vendas criada em 2012. Ao longo da carreira já atendeu marcas como Bradesco, Embraer, Telefônica, Publicis, Grêmio FBPA, Grupo Habitasul e Fundacred. Tem participação ativa no meio associativista desde 2004, promovendo programas de desenvolvimento gerencial no SEPRORGS e na ABRADI-RS.

Rede de contatos fortediferencia o Representante Comercial

N o s s o p a r c e i r o F r a n c i s c o Lumertz, Diretor da Selcon Consul-toria, conversou com o Diretor Comercial dos Móveis Carraro, Rogério Francio, sobre a impor-tância da persuasão e rede de contatos do Representante Comer-cial.

Francio salienta que é funda-mental o profissional de vendas que representa uma indústria, empresa, estar atualizado e capacitado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e veloz,

principalmente pela eficiência das redes sociais que fazem hoje, muitas vezes o papel do vendedor.

“O Representante Comercial deve ter sua rede de contato sempre forte e atualizada, precisa apresentar algo inusitado, tendo essa rede valorizada e preparada, esse profissional será o elo principal entre a indústria/empresa e o produto vendido. Fazendo assim, que sua representada voe”, destacou o Diretor, Rogério Francio. E continua:

“As principais características de um profissional exemplo é a autoconfiança e a independência. É sempre estar associado à gestão da empresa, aumentando a performance e vendendo com eficácia e valorizando sempre o cliente”.

Esta conversa encerra a segunda temporada do CRIE NA CRISE, produzida pela TV CORE e comandada pelo consultor, Francisco Lumertz.

A 3ª Temporada da Websérie Crie na Crise estreia em Junho de 2018 e abordardará o tema Ideias Inovadoras. Nesta edição conta-remos com a parceria de Fábio Jacqes, autor do livro “Quando a empresa se torna azul, o poder das grandes ideias”.

Você tem dificuldades em gerenciar metas e objetivos? Você precisa aperfeiçoar o seu PLANEJAMENTO;

Recebe muitos “nãos” na tentativa de agendar visitas a clientes potenciais? Talvez a sua metodologia de PROSPECÇÃO deva ser revisada;

Não consegue gerar muitas oportunidades nas visitas? O seu processo de QUALIFICAÇÃO não é muito produtivo;

Perde muitas vendas para seus concorrentes sem saber o motivo? Você necessita de novas técnicas de NEGOCIAÇÃO e FECHAMENTO;

Conquista clientes com facilidade, mas não consegue mantê-los? O seu PÓS-VENDA não está funcionando bem;

Seus clientes compram sempre a mesma coisa e na mesma quantidade? O seu negócio precisa de uma estratégia de FIDELIZAÇÃO;

Os clientes estão comprando cada vez menos?Você necessita de uma política de RETENÇÃO mais eficaz;

Alguns clientes ficam vários meses ou até anos sem comprar? Invista em uma estratégia de REATIVAÇÃO de clientes.

13www.core-rs.org.br

Para vender mais Para vender mais

Conhecimentopara vender mais

O ano de 2018 será especialmente desafiador para o representante de vendas. Economistas apontam como um ano de reaquecimento na economia global e, consequentemente, no Brasil. Mas não devemos nos iludir, pensando que será fácil. Nós brasileiros, vivemos uma fase de abun-dância de mais de uma década que nos acostumou a vender com relativa facilidade. Muitos profissionais de vendas nunca haviam enfrentado uma crise econômica. Já os mais antigos, nem se lembravam de como era uma crise.

A profissão de Representante Comercial se tornou uma nova opção de carreira para muitos que ficaram sem espaço em outras áreas nos últimos três anos. Somente no Rio Grande do Sul, hoje são várias dezenas de milhares de profissionais nesta área. Se você já tem muito tempo de ativi-dade, será constantemente desafiado a manter seus clientes e diante de novos entrantes sedentos por vendas. Já se você está começando, terá de enfrentar profissionais que já estão no jogo há muito tempo e conhecem os “atalhos” da profissão.

A pergunta-chave é, portanto: como você pretende se diferenciar para vencer? A palavra-chave é “conhecimento”. Já disse um sábio que “o conhe-cimento liberta”. E o caminho do conhecimento é a capacitação. O desenvol-vimento profissional não vai lhe assegurar mais vendas. Mas quanto maior a sua capacitação, maior será a sua capacidade de gerar oportunidades de vendas e convertê-las.

Você não controla as variáveis externas ao seu negócio, como as oscilações de mercado, as necessidades do cliente, as mudanças de comportamento de consumo. Você apenas se adapta a elas. Mas você tem a obrigação de controlar a sua capacidade de planejamento e gestão, a qualidade do seu atendimento ou a sua estratégia de prospecção. E isso exige capacitação constante.

Talvez seja esta a sua primeira grande dúvida. A minha dica é observar o momento do seu negócio e mapear as suas lacunas. Vou lhe dar alguns exemplos:

Estas são apenas situações que você pode estar enfrentando. Identifique seus pontos fracos e busque conhecimento para superá-los. Faça de 2018 o seu “ano de virada” em vendas.

Por onde começar?

Marcelo Morem

Consultor, instrutor e mentor em Gestão de Vendas Complexas

[email protected]

Artigo Jurídico

www.core-rs.org.br

Além das hipóteses previstas em lei para ruptura do contrato por culpa de uma das partes, tem-se a rescisão sem justa causa, que opera-se sem justo motivo, sendo que o fator determinante para o cálculo da indenização é o prazo contratual.

Na presente matéria vamos nos ater ao contrato por prazo determinado. Assim, se o contrato de representação comer-cial foi celebrado por prazo determinado, a rescisão imotivada implica pagamento de indenização que corresponderá à importância equivalente à média mensal das comissões auferidas até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual, conforme denota-se da leitura do parágrafo 1º, artigo 27 da Lei nº 4.886/65.

Ocorre que o parágrafo 1º, artigo 27 do referido diploma legal, menciona metade dos meses resultantes do prazo contratual, ou seja, metade do prazo que foi contra-tado. Há muita confusão na interpretação da indenização a prazo certo, pois há pessoas que confundem prazo faltante com prazo resultante. No entanto, deve ficar claro que o correto é a metade daquilo que fora contratado pelas partes, isto é, num determinado contrato a prazo certo de 24 meses, onde o contrato é quebrado no 18º mês, com uma média de comissões mensais de R$ 5.000,00, a indenização corresponderia a R$ 5.000,00, multiplicado por 12, que seria a metade do prazo contratual total, obtendo-se, então R$ 60.000,00.

Mais esclarecimentos, colocamo-nos à inteira disposição da categoria.Entre em contato através do e-mail [email protected] ou agende horário

através do telefone 51 3333-8550.

Contrato por prazo determinado: diferença entre prazo resultante e prazo faltante

Cristian FeoliProcurador Jurídico do CORE/[email protected]

#CORE/RS Compartilhando VIDAS

Como participar:

O CORE/RS, em parceria com o HEMORREDE, tem por objetivo cap-tar e conscientizar candidatos à doação espontânea para que compareçam regularmente ao Hemocentro por razões humanitárias, em exercício da cida-dania, responsabilidade social e/ou solidariedade plena.

Com essa parceria queremos estimular a doação sanguínea através da cam-panha #CORE/RS COMPARTILHANDO VIDAS para com nosso Re-presentante Comercial, seus familiares e sociedade em geral.

Entre em contato através do e-mail [email protected]

A importância de ser um doador e do valor que esse gesto tem para uma vida muitos parecem desconhecer. Todos os dias acontecem acidentes, pessoas passam por cirurgias de emergência, transfusões de sangue, sofrem queimaduras ou mesmo são hemofílicas (a hemofilia é uma doença hereditária que dificulta a coagulação sanguínea, aumentando o risco de hemorragias), cada vez mais a demanda por sangue cresce nos hemocentros.

Estima-se que a cada quatro minutos alguém precisa de uma bolsa de sangue, são pessoas que têm no gesto da doação uma esperança de vida, é como nascer de novo.No entanto, apesar dessa necessidade, apenas 1,8% da população é doadora de sangue no Brasil. O Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de doadores brasileiros. Se cada cidadão doasse pelo menos duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

DOE SANGUE, salve vidas

Representante Comercial

TEM REGISTROde verdade

Prevista pela Lei nº. 4.886/65, a carteira nacional de Representante Comercial é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional, e só poderá obtê-la o Representante Comercial que tenha registro profissional no Conselho Regional dos Representantes Comerciais instalado na sua base territorial.

O documento de identidade é um importante instrumento na fiscalização do exercício legal da profissão.