número: 145 data: 2020.10 - azores.gov.pt

17
Número: 145 Data: 2020.10.16 No título: Ilha do Corvo vista da Ilha das Flores, Açores. Neste número: Destaques: - Fórum RUP; - Semana das Regiões e Cidades; - Versão Preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal entregue em Bruxelas; - Coordenação à escala da UE das restrições impostas à livre circulação. Nos próximos dias: - Convocatória para propostas de projetos até 40 mil euros para ONGAs, até 22 de outubro; - O Melhor de Portugal em Bruxelas a 22 e 23 de maio de 2021. 17 de outubro 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras: LIFE IP Azores Natura No âmbito da 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, vão realizar-se cerca de cem atividades em todo o país até ao próximo dia 18 de outubro. Nos Açores, o LIFE IP Azores Natura associou-se a esta iniciativa, promovendo, no dia 17 de outubro, através do Parque Natural de São Miguel, uma ação de remoção de espécies invasoras que se vai realizar na Zona Especial de Conservação da Caloura. A par disso, o LIFE IP Azores Natura promove ainda um desafio online de

Upload: others

Post on 31-Jul-2022

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Número: 145 Data: 2020.10.16

No título: Ilha do Corvo vista da Ilha das Flores, Açores.

Neste número:

Destaques:

- Fórum RUP; - Semana das Regiões e Cidades;

- Versão Preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal entregue em Bruxelas; - Coordenação à escala da UE das restrições impostas à livre circulação.

Nos próximos dias:

- Convocatória para propostas de projetos até 40 mil euros para ONGAs, até 22 de outubro; - O Melhor de Portugal em Bruxelas a 22 e 23 de maio de 2021.

17 de outubro

1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras: LIFE IP Azores Natura

No âmbito da 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, vão realizar-se cerca de cem atividades em todo o país até ao próximo dia 18 de outubro. Nos Açores, o LIFE IP Azores Natura associou-se a esta iniciativa, promovendo, no dia 17 de outubro, através do Parque Natural de São Miguel, uma ação de remoção de espécies invasoras que se vai realizar na Zona Especial de Conservação da Caloura. A par disso, o LIFE IP Azores Natura promove ainda um desafio online de

Page 2: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

fotografia onde os açorianos podem fotografar e identificar espécies invasoras que encontrem pelas 9 ilhas. O LIFE IP Azores Natura é um projeto financiado pela Comissão Europeia e pelo Governo dos Açores.

19 de Outubro

Consulta pública (fase de Roteiro): Partilha de dados geoespaciais sobre o ambiente (Diretiva INSPIRE)

A Diretiva INSPIRE criou um portal na internet que permite às autoridades públicas na Europa partilhar dados geoespaciais sobre o ambiente, incluindo normas comuns para a recolha de dados relativos a águas subterrâneas, redes de transporte, uso dos solos e temperaturas do ar, entre outros. Esta iniciativa avaliará se a diretiva: (1) é eficaz e eficiente na proteção do ambiente; (2) continua a ser pertinente para as partes interessadas; (3) está alinhada com outra legislação da UE, nomeadamente com a nova iniciativa do Pacto Ecológico relativa a um espaço de dados. Consulta pública, em fase de Roteiro, disponível até dia 19 de outubro.

Semana Verde Europeia 2020 em Lisboa

A Semana Verde Europeia 2020 arranca segunda-feira com um evento de abertura em Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, e contará com a presença da Comissária Elisa Ferreira e do Comissário Virginijus Sinkevicius. Sob o lema “Um Novo Começo para as Pessoas e a Natureza”, a Semana Europeia Verde é uma iniciativa anual da UE que aborda questões ambientais e a sua importância para a União Europeia e para o mundo.

Astropreneurs Bootcamp (até dia 23 de outubro)

Obtenha acesso a know-how e a mentores adaptados às necessidades de start-ups espaciais, em fase inicial. O bootcamp proporciona uma ampla variedade de sessões em vários domínios desde negócios, tecnologia, finanças a marketing.

19 e 20 de Outubro

Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas

Os ministros da UE de agricultura e pescas ir-se-ão reunir no Luxemburgo. Relativamente às pescas, irão trocar opiniões sobre a reforma da política agrícola comum (PAC). O Conselho procurará definir uma orientação geral sobre os três regulamentos previstos no âmbito da nova legislação da PAC: (1) relativo aos planos estratégicos da PAC, (2) relativo à organização comum única dos mercados (OCM), e (3) horizontal relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da PAC. Os ministros das pescas deverão chegar a acordo sobre os totais admissíveis de capturas (TAC) e as quotas dos Estados-Membros para 2021 no que se refere às dez unidades populacionais do mar Báltico mais importantes do ponto de vista comercial. O Conselho é responsável por fixar os TAC e repartir as possibilidades de pesca. As decisões são tomadas com base em propostas da Comissão Europeia.

20 de Outubro

Webinar organizado pela Nereus para apresentação da ferramenta EO4GEO

O webinar apresentará brevemente a ferramenta EO4GEO, um projeto modelo para educação e treino no setor de Observação da Terra/Geoespacial. Também se abordará a importância do EO4GEO para a formulação e atualização das políticas regionais.

21 de Outubro

Celebração dos 5 anos da coligação de regiões Under2

No próximo dia 21 de outubro, pelas 14:00 horas a coligação Under2 celebrará com todos os interessados cinco anos de existência, no âmbito da Semana das Regiões europeias. A Under2 espera dar a conhecer a mais regiões da Europa os seus projetos globais, em áreas como a política climática regional ou redução de emissões poluentes. Pode participar via plataforma Zoom aqui.

22 de Outubro

Page 3: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

LIFE4BEST - Convocatória para propostas de projetos até 40 mil euros - DESTAQUE!

A 10 de setembro será aberto o concurso do Programa LIFE4BEST. Esta é uma iniciativa UE que visa apoiar ações em prol da biodiversidade e da utilização sustentável dos serviços ecossistémicos nas RUP. O novo convite será aberto para a concessão de subvenções a ações de campo em pequena escala, tanto a nível local como regional, para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável nas RUP, incluindo abordagens baseadas em ecossistemas para a adaptação e mitigação das alterações climáticas. O Programa é financiado pela Comissão Europeia, o programa da DG ENV/LIFE, com o Gabinete Francês para a Biodiversidade (OFB) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no âmbito do programa BEST RUP. Em caso de aprovação, será financiado um montante máximo de 40 mil euros para projetos com uma duração máxima de 12 meses. A data limite para submissão é dia 22 de outubro. Mais informações em www.life4best.org.

Consulta Pública: Avaliação do impacto da PAC nos habitats, na paisagem e na biodiversidade

O importante papel da agricultura e da silvicultura na gestão dos recursos naturais é reconhecido e bem refletido na PAC da UE, que, entre os seus três objetivos gerais, conta a gestão sustentável dos recursos naturais e a ação climática. Deste objetivo geral da PAC são importantes elementos a prevenção da erosão e melhoria da gestão dos solos, a gestão da água (quantidade e qualidade) e a restauração, preservação e reforço da biodiversidade (paisagem e habitats). A consulta pública tem por objetivo recolher informações e opiniões das partes interessadas e do grande público sobre o impacto da PAC na biodiversidade, no solo e na água. A consulta contribui para a elaboração de um documento de trabalho dos serviços da Comissão sobre a avaliação do impacto da PAC no que diz respeito aos recursos naturais, complementando as conclusões dos estudos de apoio à avaliação do impacto da PAC na biodiversidade e na água, publicados em 27 de março de 2020, e à avaliação em curso do impacto da PAC no solo. Consulta pública disponível até dia 22 de outubro.

23 de Outubro

Consulta pública (fase Roteiro): Desenvolvimento da agricultura biológica e Pacto Ecológico Europeu

A CE divulgou, até ao dia 23 de outubro, um roteiro no âmbito do Pacto Ecológico Europeu a estabelecer objetivos ambiciosos para a agricultura biológica para 2030. O objetivo passa por alcançar 25% de terras agrícolas em regime de agricultura biológica e aumentar significativamente a aquicultura biológica, impulsionando o investimento e a inovação na agricultura sustentável. Esta consulta pública em fase de Roteiro está disponível até 23 de outubro.

Consulta pública (fase Roteiro): Plano de ação sobre sinergias e enriquecimento mútuo entre as indústrias

A CE lançou uma consulta pública para um plano de ação sobre as sinergias entre as indústrias de defesa, espaciais e civis (incluindo segurança) que enfrentam uma competição global sem precedentes, num contexto geopolítico em mudança. Contudo, também enfrentam novas oportunidades com o surgimento de tecnologias em rápida evolução e o aparecimento de novos atores. Ao procurar sinergias e enriquecimento mútuo nos programas da UE, far-se-á um uso mais eficaz dos recursos e tecnologias e criar-se-á economias de escala. Poderá participar até dia 23 de outubro.

24 de Outubro

Seminário “Desafios do Mar Português – Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos”

A 9ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” terá como tema as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos” por ocasião do 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo.

26 de outubro

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Regras de arredondamento uniformes

As regras da UE relativas ao euro estabelecem que as instituições da UE devem examinar periodicamente a utilização de diferentes denominações das moedas em termos de custos e aceitação pública. Esta avaliação irá explorar a possibilidade de introduzir uma regra para arredondar os pagamentos em dinheiro para os 5 centavos mais próximos, podendo levar à eliminação gradual das moedas de 1 e 2 cêntimos. A CE lançou uma consulta pública até ao próximo dia 26 de outubro para averiguar esta situação.

Page 4: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Poluição Industrial

A Comissão foi incumbida de rever as regras da UE sobre o combate à poluição das grandes instalações industriais, lançando uma consulta pública até ao dia 26 de outubro. Esta iniciativa visa melhorar o acesso do público a informações ambientais, apoiar a revisão da legislação intimamente relacionada às emissões industriais, ajudar a alcançar os objetivos do Acordo Verde europeu sobre poluição zero, neutralidade climática, biodiversidade e uma economia mais limpa e circular.

27 de outubro

Webinar: “Que futuro para a economia azul?”

A CE, no processo de elaborar uma nova abordagem, mais abrangente, para a economia azul, irá organizar um webinar, intitulado “Que futuro para a economia azul?”, onde apresentará um conceito geral e orientações nesse sentido. O webinar contará com a presença de representantes das regiões, ONG, clusters, assim como de cientistas e peritos financeiros, que irão partilhar os seus pontos de vista sobre a temática.

28 de outubro

Região Empresarial Europeia

A Região Empresarial Europeia é um projeto que identifica e recompensa regiões da UE que apresentam uma estratégia de política empresarial destacada e inovadora, independentemente do seu tamanho, riqueza e competências. As regiões com o plano de visão mais credível, com visão de futuro e promissor recebem o rótulo "Região Empresarial Europeia" por um ano específico. Concorrer até 28 de outubro.

Consulta pública: Pacto Ecológico (mecanismo de ajustamento das emissões nas fronteiras)

Os esforços da Europa para alcançar um impacto neutro no clima até 2050 poderiam ser comprometidos pela falta de ambição dos nossos parceiros internacionais. Tal facto implicaria um risco de fuga de carbono. Essa situação ocorre quando as empresas transferem a produção para países que são menos rigorosos em matéria de emissões. Nesse caso, as emissões globais não seriam reduzidas. Este novo mecanismo iria contrariar este risco, colocando um preço do carbono na importação de determinadas mercadorias provenientes do exterior da UE. Consulta pública disponível até 28 de outubro.

Consulta pública: ReFuelEU na aviação

O objetivo desta consulta às partes interessadas é recolher opiniões sobre os projetos de medidas e opções de política da iniciativa da CE, conforme o estabelecido no Pacto Ecológico Europeu para acelerar a descarbonização da aviação e a utilização de combustíveis sustentáveis. A consulta também reunirá evidências sobre os custos e benefícios esperados das medidas políticas. Também deverá ajudar a identificar lacunas na lógica de intervenção ou áreas que requerem mais atenção. A consulta pública é direcionada e aberta. Os resultados da consulta, incluindo os dados recolhidos, informarão os serviços da Comissão. Esta consulta está disponível até dia 28 de outubro.

28 de outubro

Conferência: Biodiversidade e energia hidrelétrica: um Green Deal para peixes migratórios?

A conferência “Biodiversidade e energia hidroelétrica: um Green Deal para peixes migratórios?” decorre no dia 28 de outrubro, entre as 11:00 e as 13:00, hora de Bruxelas. O evento pretende discutir a implementação da Estratégia de Biodiversidade e o plano de ação em relação aos rios europeus, a implementação e aplicação da Diretiva da Água, o impacto da energia hidroelétrica nos rios europeus e a remoção de barragens e será moderado pelos eurodeputados Michal Wiezik e Carmen Avram. A organização é do Fórum do PE para a Pesca Recreativa e Ambiente Aquático. Pode registar-se no aqui até ao dia 26 de outubro.

29 de Novembro

Page 5: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Parceria para na região de Múrcia no sector cultural

Uma organização cultural da região de Murcia, em Espanha, está a planear apresentar uma proposta no âmbito do concurso extraordinário Erasmus + para apoiar as competências criativas e procura os seguintes perfis para aderir ao consórcio: Educação de adultas instituições, organizações criativas e culturais. municípios, autoridades públicas regionais, organizações de emprego, instituições de formação, organizações de apoio às empresas, organizações especializadas no desenvolvimento de ferramentas de formação tecnológica. Os interessados deverão contatar Diane Bulon, através do email [email protected] até 29 de outubro.

Consulta pública: Plano de Ação da UE rumo a uma poluição zero para o ar, água e solo

A CE lançou uma consulta pública aos cidadãos europeus para garantir ar, água e solo limpos, ecossistemas saudáveis e um ambiente de vida saudável para os europeus, onde a UE precisa de melhor prevenir, remediar, monitorizar a poluição, integrar a poluição zero em todos os seus desenvolvimentos políticos e dissociar o crescimento económico do aumento da poluição. A consulta pública está disponível até 29 de outubro.

2 de Novembro

Consulta Pública (Fase de Roteiro): Iniciativa de Produtos Sustentáveis

A CE lançou uma Iniciativa de Produtos Sustentáveis, até dia 2 de novembro, que irá rever a Diretiva de Ecodesign e irá propor medidas adicionais apropriadas para tornar os produtos nos mercados europeus mais sustentáveis. Os consumidores, o ambiente e o clima irão beneficiar de produtos mais duradouros, recicláveis, reutilizáveis, reparáveis e eficientes do ponto de vista energético.

Earth Observation Excellence Award 2021

A ESA e a União Europeia de Geociências apelam aos cientistas em início de carreira e que deram um contributo notável para o uso inovador da observação da Terra para se candidatarem a este prémio que será entregue em abril de 2021. As candidaturas podem ser efetuadas até 2 de novembro de 2020.

- AGENDA FUTURA -

Agricultura

Comissão de Agricultura do PE quer acelerar a ajuda de 8 mil milhões de euros aos agricultores

A Comissão de Agricultura do PE aprovou planos para um pacote de recuperação rápida, direcionada e sustentável para os agricultores, produtores alimentares e áreas rurais da EU, aumentando a sua resiliência. A ajuda de 8 mil milhões de euros será distribuída entre 2021 e 2022, com 30% a ser atribuída já no próximo ano e os restantes 70% em 2022, devendo esses apoios apoiar os jovens agricultores, o ambiente e as alterações climáticas e a digitalização do setor.

Ambiente

Page 6: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

CE adota estratégia para o metano

A CE adotou uma nova estratégia para a redução das emissões de gases com efeito de estufa no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente o metano, o segundo maior contribuinte para as alterações climáticas. A estratégia apresenta ações legislativas e não legislativas nos setores da energia, agricultura e resíduos, que representam cerca de 95% das emissões mundiais de metano.

CE adota nova estratégia para os produtos químicos

A CE adotou uma nova estratégia para os produtos químicos num contexto de sustentabilidade, tendo em vista um ambiente isento de substâncias tóxicas, em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu. A nova estratégia fomentará a inovação com vista a produtos químicos seguros e sustentáveis e reforçará a proteção da saúde humana e do ambiente, proibindo a utilização de produtos químicos particularmente nocivos em bens de consumo como, por exemplo, brinquedos, cosméticos e detergentes.

Coesão e solidariedade interna da UE

CE anuncia resultados, provisórios, das Iniciativas de Investimento de Resposta ao Coronavírus

A CE anunciou os resultados provisórios da CRII (Iniciativa de Investimento de Resposta ao Coronavírus) e da CRII+, onde foram mobilizados, desde o início da crise, cerca de 13 mil milhões de euros em investimentos para fazer face aos efeitos da pandemia, através do FEDER, do FSE e do Fundo de Coesão, que permitiram aos Estados-membros lutar contra o impacto socioeconómico provocado pela pandemia. A flexibilização temporária na utilização de fundos estruturais que permitiu aos Estados-membros beneficiar de taxas de cofinanciamento de 100% para fazer face à crise da covid-19. No total, foram reafectados 4,1 mil milhões de euros para a aquisição de equipamento vital e de proteção individual, 8,4 mil milhões através de subvenções, empréstimos e um conjunto de instrumento financeiros personalizados para apoiar a economia e as PME e 1,4 mil milhões de euros que foram canalizados através do FSE para ajudar as pessoas e salvar empregos. Os países da UE têm assim a possibilidade de cobrir custos nos sectores da saúde, mercado laboral ou apoio a PMEs, a partir da alocação de fundos não executados ou da reafectação de verbas do QFP atual. Os dados da utilização destas verbas foram tornados públicos através da Plataforma de Dados Abertos sobre a Coesão. De acordo com este novo painel interativo, Portugal usou, até ao momento, cerca de 80 milhões de euros desse financiamento comunitário na área da saúde.

Comité das Regiões publica o Barómetro Regional e Local Anual da UE

O Comité das Regiões divulgou o Barómetro Regional e Local Anual da UE de 2020, tendo como tema central o impacto da pandemia do coronavírus, onde os órgãos de poder local e regional da UE têm estado na linha da frente do combate à crise sanitária e a zelar pela segurança das pessoas. O relatório demonstra assim que estes órgãos são fundamentais para a recuperação económica, salientando o impacto da pandemia nas pessoas mais vulneráveis e apresenta novos dados da opinião pública resultantes de sondagens efetuadas à população.

Regiões europeias pedem mais poder de decisão na 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades

A 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, a primeira em formato totalmente digital, foi marcada pelo apelo das regiões europeias para que lhes seja delegado mais poder de decisão dentro da UE. A posição foi veiculada por Apostolos Tzitzikostas, presidente do Comité das Regiões, após a apresentação do Barómetro Regional e Local da UE, onde se constata que as regiões e municípios são “os níveis de governança mais confiáveis”. Na sua intervenção perante o CoR, no início da semana, a presidente Ursula von der Leyen considerou as regiões europeias fundamentais para o sucesso do plano de recuperação e resiliência, afirmando que “os governos regionais e locais têm o dedo no pulso da Europa. Isso ajuda a resolver os problemas pequenos, quotidianos, mas também a enfrentar os grandes desafios do nosso tempo". Para a comissária para a Coesão Elisa Ferreira, a semana acaba com uma “nota positiva otimista e inspirado pela energia, criatividade e determinação das regiões na luta contra a covid-19 e suas consequências económicas e sociais”. A 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades contou com a participação de mais de 10 mil participantes e 800 parceiros, em cerca de 500 sessões de trabalho, para debater a UE em torno de três linhas programáticas: a Coesão, a Capacitação dos Cidadãos e a Europa Verde.

Primeiras eleições indiretas para as comissões regionais que gerem fundos europeus em Portugal Continental

As primeiras eleições indiretas para as cinco CCDR — Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, não geraram surpresas, sendo que, com exceção da comissão da alentejana, em todas se apresentaram candidaturas únicas. Em apenas três CCDR há novos rostos: António Cunha (Norte), António Ceia da Silva (Alentejo) e José Apolinário (Algarve). Já Isabel Damasceno e Teresa Almeida foram reconduzidas nas presidências da CCDR Centro e CCDR Lisboa e Vale do Tejo que já ocupavam. Esta foi a primeira vez que a presidência das CCDR foi escolhida através de eleições, pelos autarcas, em vez de pelo Governo.

Page 7: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Marcelo Rebelo de Sousa participa na cerimónia de abertura do ano letivo do Colégio Europa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se à Bélgica para participar na cerimónia de abertura do ano letivo do Colégio Europa. O patrono escolhido pela instituição de ensino para este ano é Mário Soares, assinalando os 35 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia. No seu discurso, o Presidente da República destacou o legado do histórico político português: ”Sonhou com um Portugal livre numa Europa forte e unida, não uma Europa onde os princípios fundamentais são esquecidos, sacrificados por conveniências de curto prazo”, numa intervenção descrita pelo jornal Público como “uma aula de Geopolítica sobre o tempo dos «multipolarismos sem multilateralismos»”. Durante a cerimónia foi também transmitida uma mensagem por vídeo de António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Fórum das Regiões Ultraperiféricas 2020

Decorreu entre os dias 12 e 14 de outubro, promovido pela DG REGIO, o Fórum das Regiões Ultraperiféricas – “Juntos para um Futuro Sustentável”, onde foram debatidos os desafios sem precedentes causados pela pandemia e o seu forte impacto socioeconómicos nas regiões ultraperiféricas, bem como as necessidades e soluções para a retoma a nível europeu, nacional e regional, com foco no turismo, transporte, emprego e agricultura. Estiveram presentes neste fórum virtual, entre outros, a Comissária Elisa Ferreira e outros altos cargos da CE, do PE, do Conselho Europeu, do Comité das Regiões, de Ministros de Estados-Membros, os presidentes das regiões ultraperiféricas, a CRPM, sendo de realçar, no caso dos Açores, a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, e do Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge.

Comércio, concorrência

Advogada do TJUE dá razão à Polónia na disputa legal relativa ao imposto sobre o retalho

A advogada-geral do TJUE, Juliane Kokott considerou que a decisão da Polónia de introduzir um imposto sobre o volume de negócios das vendas a retalho não viola as regras de auxílio de estado da UE. Esta decisão “permite antever aquela que será a decisão deste tribunal”, de acordo com o Jornal de Negócios. A CE recorreu junto do TJUE, depois de um acórdão favorável do TGUE à decisão da Polónia, de 2016. O tribunal vai agora iniciar a sua deliberação, não havendo data prevista para uma tomada de decisão.

UE impõe tarifas a produtos de alumínio provenientes da China

A UE vai impor tarifas até 48% sobre as importação de alumínio da China, sendo que está a decorrer uma investigação para saber se os produtores chineses estão a vender este material a preços significativamente mais reduzidos, aponta a Reuters. As taxas entraram em vigor, mas deverão ser provisórias, sendo aplicadas até à conclusão da investigação da UE. Segundo a publicação, as taxas variam entre 30,4% e os 48%. As tarifas podem ser aplicadas durante os próximos cinco anos. A CE abriu uma investigação ao alumínio no passado mês de fevereiro, após uma reclamação da indústria European Aluminium uma vez que este é um material amplamente utilizado em eletrónica, transporte e construção. Os membros desta indústria incluem a Norsk Hydro, Rio Tinto e Alcoa. Por sua vez, a associação de metais da China considerou que a aplicação de tarifas por parte da UE é infundada.

Cultura

Transposição da diretiva europeia do audiovisual adiada no parlamento

A comissão parlamentar de Cultura e Comunicação vai adiar a votação da lei que transpõe diretiva europeia do audiovisual para proceder a novas audições das partes interessadas do sector. A diretiva europeia em questão, de 2018, respeitante à atividade dos serviços de televisão e de audiovisuais, tem implicações no financiamento da produção de cinema e audiovisual em Portugal. Em julho, a CE divulgou orientações para a aplicação da diretiva, onde figuram uma quota de 30% de obras europeias nos serviços por subscrição e a obrigação de criar mecanismos para proteger os consumidores, em particular os menores de idade. A transposição da diretiva europeia do audiovisual tem gerado diversas críticas do sector.

Diplomacia e solidariedade externa da UE

Brexit: Reino Unido diz que negociações para acordo estão “terminadas”

O Reino Unido considera que as negociações pós-Brexit “estão terminadas” e só admite retomar contacto se a UE "mudar fundamentalmente a sua posição”, vincou hoje o porta-voz do primeiro-ministro britânico. “As negociações comerciais acabaram. A UE acabou com elas, dizendo que não quer mudar a sua posição de negociação. Ou a UE muda

Page 8: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

fundamentalmente a sua posição ou nós saímos [do período de transição] nos termos da Austrália”, afirmou James Slack esta tarde aos jornalistas. No final do Conselho Europeu, o Presidente Macron pronunciou-se sobre o Brexit.

Tensões voltam a subir no mediterrâneo oriental

A Turquia enviou novamente um navio de prospeção para águas territoriais gregas, aumentando as tensões na zona oriental do mediterrâneo. O mais recente capítulo na disputa pela jurisdição marítima na região desenvolve-se poucos dias depois de a UE ter aconselhado Ancara a recorrer à via diplomática e de o país se ter comprometido a reiniciar relações bilaterais com a Grécia. O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, interrompeu a sua viagem pelo triângulo Nicósia, Atenas, Ancara, classificando a ação turca como um “retrocesso sério”. O anúncio da abertura de uma praia, em Varosha, no passado dia 6 de outubro, uma antiga estância balnear frequentada por cipriotas gregos até à invasão turca do norte de Chipre, em 1974, tornou ainda mais complexas e difíceis as negociações para a reunificação da ilha. O alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell instou Ancara a reverter “imediatamente as ações recentes" sublinhando a "importância do estatuto de Varosha, tal como previsto nas resoluções da ONU”. Nos últimos anos, a Turquia tem feito valer o seu poderio militar para fazer avançar aqueles que considera ser os seus interesses na região, depois de no passado ter guiado a sua política externa pelo mote “Zero problemas com os vizinhos”, escreve o Político.

Nagorno-Karabakh. Cessar-fogo interrompido

Apesar de um cessar-fogo ter sido acordado entre a Arménia e Azerbaijão no último sábado, os conflitos continuaram durante a semana, com várias acusações de parte a parte. São já em número considerável os habitantes de Nagorno-Karabakh a fugir de uma região afetada por um conflito centenário. As hostilidades já provocaram a morte de mais de 600 pessoas e milhares ficaram feridas, desde o seu início, a 27 de setembro.

UE prepara estratégia para cooperação com África

A UE quer continuar a ser o maior parceiro comercial de África e está, por isso, a preparar uma nova parceria estratégica com o continente, a ser lançada em 2021. Desde 2018, estão postos de parte 4,6 mil milhões de euros para investir, montante que deverá criar 10 milhões de empregos até 2023. Esta estratégia foi um dos pontos na agenda da reunião do Conselho da UE desta semana, tendo sido marcada uma cimeira EU-África para 9 de dezembro.

Portugal e Espanha apresentam plano de Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço

Portugal e Espanha apresentaram um plano estratégico de colaboração, durante a 31.ª cimeira luso-espanhola. As prioridades da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço passam pela saúde, com a partilha de sistemas de emergência médica junto da fronteira, um estatuto do trabalhador transfronteiriço, a gestão conjunta de serviços básicos ou as ligações rodoviárias e ferroviárias ibéricas. As estratégias para o hidrogénio, o lítio e a tecnologia 5G também estão a ser desenvolvidas tendo em conta os interesses dos dois países. Durante esta cimeira, foi ainda apresentado o estudo “A Projecção Internacional do Espanhol e do Português: o potencial da proximidade linguística”.

Opinião: “Por uma Europa forte e de valores – a mesma luta de Mário Soares”

“Soares via na Europa Unida uma das mais admiráveis construções políticas - e morais – da história humana, de que os cidadãos e os povos europeus tinham o direito - e até o dever - de se orgulhar. Por isso, odiava a Europa dos burocratas e dos tecnocratas”. Por António Costa e Frederica Mogherini no Público.

Opinião: “Europa e África: à procura do futuro comum”

A sexta cimeira entre a União Europeia (UE) e a União Africana (UA) deveria realizar-se no final deste mês, em Bruxelas. A pandemia veio estragar o plano (…) Se tudo correr bem, a cimeira terá lugar durante a presidência portuguesa da UE, no primeiro semestre de 2021. Espero que não haja novo adiamento”. Por Victor Ângelo no Diário de Notícias.

Opinião: “A cortina da turbulência”

“É verdade que Washington continua a ser a capital mais influente a nível internacional. Todavia, vale a pena olhar para o mundo do ponto de vista de outras que também são agentes na política internacional”. Por Miguel Monjardino no Expresso.

Direitos Humanos, Estado de Direito, Democracia, Eleições

Alemanha quer deixar concluída questão do Estado de Direito na UE

A presidência alemã “quer deixar concluída” a questão do Estado de Direito, mas “não vai ser uma presidência” sozinha a conseguir esse “salto enorme da UE”, defende a especialista em relações internacionais Mónica Dias. Coordenadora do programa de doutoramento do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Mónica Dias,

Page 9: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

conhecedora da realidade alemã, sublinha que o Estado de Direito “é um tema que a maioria dos alemães querem ver resolvido e exigem de Angela Merkel mão firme”.

Economia, Empresas

Prémio Nobel da Economia 2020

Ao longo da semana anterior e no princípio da atual, foram sendo conhecidos os vencedores do Prémio Nobel em várias categorias, sendo agora atribuído o Prémio Nobel da Economia, o último a ser anunciado. O Comité decidiu assim distinguir os economistas norte-americanos Paul Milgrom e Robert Wilson, ambos professores na Universidade de Stanford, “por avanços na teoria dos leilões e pela criação de formatos alternativos nos leilões”.

Caso Boeing: OMC autoriza UE a sancionar os EUA; UE prefere negociar

Em outubro de 2019, num caso semelhante que envolveu subsídios ilegais à Airbus, os EUA impuseram uma medida retaliatória à UE que afetou as exportações em 7,5 mil milhões de dólares. Agora, envolvendo a Boeing, a OMC confirmou o direito da UE em também retaliar contra 4 mil milhões de dólares em importações dos EUA. Contudo, tendo em conta a atual situação de pandemia, a UE considera ser de interesse de ambas as partes colocar fim a estas sanções ou levantar novas sanções, pelo que a UE elaborou várias propostas para negociar com os EUA, ao mesmo tempo que pretende que os Estados-Membros se envolvam também neste processo.

Transferências bancárias poderão passar a ser imediatas na Zona Euro

O Banco de Portugal anunciou a possibilidade de transferências bancárias imediatas entre a Zona Euro, isto após a ligação do sistema bancário nacional ao sistema europeu TIPS (TARGET Instant Payment Settlement), disponibilizado pelo Eurosistema. Fruto desta iniciativa, será possível realizar transferências imediatas para cerca de quatro mil bancos europeus em Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos.

Governo adia novas regras para o IVA do comércio eletrónico

O prazo inicial era janeiro de 2021, mas a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano prorroga por seis meses a entrada em vigor da legislação comunitária. O Conselho da UE abriu essa porta para dar mais margem de manobra aos Estados-membros numa altura de dificuldades acrescidas por causa dos efeitos da pandemia de covid-19.

Emprego

AR aprova transposição de diretiva sobre destacamento de trabalhadores em países da UE

A Assembleia da República aprovou a transposição da Diretiva 2018/957, que regula os direitos dos trabalhadores destacados dentro da UE, autorizando o Governo português a legislar sobre esta matéria, nos próximos seis meses. Esta diretiva reforça a proteção jurídica dos prestadores de serviços em caso de destacamento para outro Estado-membro, salvaguardando a remuneração mínima no destino e condições de alojamento, assim como subsídios, abonos ou reembolso das despesas como a deslocação e alimentação. O Governo tinha já aprovado em Conselho de Ministros, em julho, a transposição para a legislação interna desta diretiva.

Energia

CE publica relatório do Estado da União Energética 2020

A CE divulgou um relatório sobre o estado da União Energética 2020, no qual faz o balanço dos progressos realizados no sector nos últimos meses, em toda a UE. O documento inclui cinco secções temáticas, em linha com a agenda energética do executivo europeu: energias renováveis, eficiência energética, mercado interno da energia, segurança do abastecimento e investigação, inovação e competitividade. Também pode ser consultada uma avaliação individual dos Planos Nacionais de Energia e Clima que tem em conta a recuperação económica no contexto da crise da covid-19. No documento dedicado a Portugal, o executivo europeu recomenda investimento na promoção do transporte sustentável e na eficiência energética, apostando nas fontes renováveis e nas interligações. A CE destaca ainda que só 16 países apresentaram planos energéticos e climáticos de longo prazo (até 1 de julho de 2020) para concretizar as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

CE publica a Estratégia para uma Vaga de Renovação

A CE publicou a sua Estratégia para uma Vaga de Renovação, que visa melhorar o desempenho energético dos edifícios, duplicando a taxa de renovação para assim reduzir as emissões e a pobreza energética e impulsionar a recuperação. A

Page 10: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

CE pretende duplicar as taxas de renovação nos próximos dez anos, podendo, até 2030, ser renovados 35 milhões de edifícios e criados até 160 mil empregos verdes adicionais no setor da construção. Importa referir que os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e 36% das emissões de gases com efeitos de estufa na UE, onde, anualmente, apenas 1% dos edifícios são renovados, pelo que a adoção de medidas eficazes será crucial para tornar a Europa climaticamente neutra até 2050.

Portugal com a sétima eletricidade mais cara da Europa

Portugal fechou o primeiro semestre deste ano na sétima posição em termos de preços finais de eletricidade para consumidores domésticos, incluindo impostos, indicam dados do Eurostat. Nesta estatística faltam ainda alguns países que no semestre anterior tinham preços mais altos que Portugal, como Alemanha e Itália. Os dados atualizados para o primeiro semestre elencam 35 países europeus, incluindo 24 dos 27 Estados-membros da União Europeia (destes faltam Alemanha, Itália e Suécia). A lista atualizada esta semana pelo Eurostat é liderada pela Dinamarca, com um custo de 28,33 cêntimos por kilowatt hora (kWh) na banda de consumo intermédio (2500 a 5000 kWh por ano), seguindo-se a Bélgica com 27,92 cêntimos por kWh.

2030 Ocean Energy Vision

A Ocean Energy Europe (OEE), a maior rede de profissionais do setor da energia oceânica do mundo, divulgou um estudo sobre a sua visão para a energia dos oceanos para 2030, permitindo alcançar a total descarbonização em 2050. Segundo o estudo, 3 GW de energia oceânica poderiam ser recolhidos em todo o mundo, com os custos a diminuírem significativamente tanto na energia das marés como das ondas, realçando o importante papel que a Europa poderia ter no setor da energia dos oceanos.

Sumário do PE: Fundo de Transição Justa

O PE publicou um resumo sobre a situação atual do Fundo de Transição Justa, no qual constam os seus objetivos e a abrangência territorial, o método de alocação e as propostas das instituições europeias. Pode consultá-lo aqui.

Fundos, financiamentos e prémios

Portugal entrega versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência à UE

Portugal entregou à UE a versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência, mas terá ainda de aguardar que o regulamento do mecanismo europeu de recuperação e resiliência seja aprovado, para submeter o plano definitivo a avaliação formal. O plano engloba agora um montante total de 13,9 mil milhões de euros, uma diferença de mil milhões para o apresentado em setembro, justificado pela atualização a preços correntes. A maior novidade é a de que o Governo português admite utilizar parte dos 15.7 mil milhões em empréstimos previstos no Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). No documento, são três os programas “que merecem uma avaliação criteriosa da sua elegibilidade, e em que condições, para a componente de empréstimos do MRR”. Ao todo, poderão ser alocados 4295 milhões de euros em empréstimos: o parque público de habitação acessível (2745 milhões de euros), a capitalização de empresas e Banco de Fomento (1250 milhões de euros) e a aquisição de material circulante ferroviário (300 milhões de euros). De acordo com o Público, o Executivo aguarda uma “clarificação” em relação à eventual possibilidade de estas operações não se refletirem na avaliação que é feita pelas autoridades europeias à evolução da dívida pública portuguesa. Para já, as regras europeias quanto ao endividamento público estão suspensas até ao fim de 2021. A estrutura do plano não se alterou, com as medidas do plano dividem-se em três pilares, a Resiliência, que tem alocados 7.449 milhões de euros; a Transição Climática, com verbas de 2703 milhões de euros e a Transição Digital com 2858 milhões de euros. Em 2021, segundo a proposta de OE, o Governo só espera contar com 500 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência, correspondente a menos de 4% do total. Esta situação pode alterar-se caso haja celeridade, quer nas negociações interinstitucionais da EU, quer nas negociações do Executivo com as instituições europeias. Pode consultar a cobertura pormenorizada do plano pelo jornal Público aqui.

Dinheiro da UE paga quase metade do pacote anti-crise do Governo

As novas medidas introduzidas pelo Governo no OE 2021 vão contribuir para a deterioração das contas públicas em quase dois mil milhões de euros. O impacto seria maior sem o dinheiro europeu. A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021 prevê um aumento das receitas de capital de 120,5% contra 6,9% nas receitas correntes. As receitas de capital deverão crescer de 1183 milhões de euros (0,6% do PIB) em 2020 para 2608 milhões de euros (1,2% do PIB) em 2021.

Presidência Portuguesa da UE terá um custo de 41 milhões de euros

A Presidência rotativa da UE, que Portugal assumirá nos primeiros seis meses de 2021, terá um custo de 41,375 milhões de euros, segundo a proposta de lei do OE 2021. A verba será transferida para o MNE e inclui os cerca de 30 milhões de euros para a aquisição de bens e serviços pela Estrutura de Missão criada no ano passado com o objetivo de preparar,

Page 11: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

coordenar e organizar a Presidência da UE, e que é coordenada pelo diplomata Paulo Carlos Chaves. Se somarmos a dotação de 23 milhões previstos no OE 2020, estima-se que a Presidência da UE represente um encargo de mais de 64 milhões aos cofres do Estado.

Governo recua no imposto sobre os automóveis usados importados

Depois da polémica e de vários processos judiciais em que os contribuintes queixosos saíram vitoriosos, o Governo pretende emendar a mão no caso da tributação dos veículos usados importados da UE. Assim, a componente ambiental vai também ser tida em conta no cálculo do Imposto Sobre Veículos (ISV) nestes casos – tal como acontece com as viaturas novas adquiridas em Portugal –, segundo a proposta de OE2021. Esta é a resposta do Governo aos processos contra o fisco levados a cabo pelos comerciantes de automóveis usados importados de outros Estados-membros e às advertências vindas de Bruxelas. Esta situação levou a CE a abrir um procedimento a contestar a fórmula de cálculo do ISV português e, de seguida, como o Governo se negou a mudar as regras, levou o caso ao TJUE, cuja decisão não é ainda conhecida.

Portugal é um dos principais beneficiários da União Europeia de verbas para Pequenas e Médias Empresas

Portugal é dos principais beneficiários da UE do FEDER para pequenas e médias empresas, tendo recebido cerca de cinco mil milhões de euros nos últimos sete anos, segundo o TCE. A informação foi divulgada para marcar o início de uma auditoria sobre a utilização do financiamento da UE destinado às PME. “Os principais beneficiários são a Polónia (cerca de 11 mil milhões de euros), seguida de Itália, Espanha e Portugal (entre 4,5 mil milhões de euros e 5,5 mil milhões de euros)”, precisa a estrutura na nota de imprensa, ressalvando que “estes montantes incluem quase 26 mil milhões de euros para aumentar a competitividade das PME”.

CE prolonga e alarga o Quadro Temporário dos Auxílios de Estado

A CE decidiu prolongar e alargar o âmbito de ação do Quadro Temporário dos Auxílios de Estado para apoiar a economia no contexto da pandemia por mais seis meses, até 30 de junho de 2021, e a seção para permitir o apoio de recapitalização por mais três meses, até 30 de setembro de 2021. Inicialmente previsto para expirar a 31 de dezembro de 2020, a CE decidiu prolongar o Quatro Temporário com o objetivo de os Estados-Membros apoiarem as empresas, estando nova revisão deste quadro para 2021 antes do prazo expirar.

Instituto Pedro Nunes vence Prémio RegioStars

A CE decidiu premiar o Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia em Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes com o Prémio RegioStars. O RegioStars é um prémio europeu, criado em 2008, a projetos financiados pela UE que demonstram excelência e adotaram novas abordagens em matéria de desenvolvimento regional.

Portugal receberá, a breve trecho, 5,9 mil milhões de euros do SURE

A Presidente da CE, Ursula von der Leyen, destacou que Portugal irá receber a breve trecho uma ajuda de 5,9 mil milhões de euros ao abrigo do programa europeu SURE, programa destinado à manutenção do emprego neste contexto de pandemia. O anúncio surgiu depois de um encontro entre a Presidente e o Primeiro-Ministro António Costa, que se encontra em Bruxelas para participar no Conselho Europeu, sendo de realçar também as palavras da Presidente da Comissão ao garantir que Portugal e a CE irão cooperar para melhor usufruir dos fundos no âmbito do NextGenerationEU.

PE lança Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia

O PE irá lançar um novo prémio, o Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia, por ocasião do terceiro aniversário do assassínio da jornalista de investigação maltesa, que irá distinguir jornalismo que reflita os princípios e valores da UE. Daphne Caruana Galizia foi uma jornalista de investigação e blogger maltesa conhecida pela sua luta contra a corrupção, assassinada num atentado com um carro armadilhado em 2017.

CE anuncia vencedores do Prémio Natura 2000

A Comissária para o Ambiente, Oceanos e Pescas anunciou os seis vencedores dos prémios de 2020 da Rede Natura 2000, prémios que reconhecem projetos de sucesso de conservação da natureza por toda a UE. O prémio de Conservação ruma à Finlândia, enquanto o Prémio de Comunicação vai para a França, o Prémio de Benefícios Socioeconómicos vai para a nossa vizinha Espanha, o Prémio de Reconciliação vai para a Bélgica e o Prémio de Cooperação e Networking Transfronteiriço foi entregue à Agência de Conservação da Natureza da República Checa, que conta com parceiros na Roménia, Áustria, Hungria, Eslováquia e Ucrânia.

Governo quer aproveitar Presidência da UE para conseguir mais apoio para a ferrovia

O secretário de Estado das Infraestruturas participou numa conferência virtual dos ministros de Transportes comunitários apoiando a iniciativa de solicitar à Comissão Europeia um plano de contingência para ajudar o setor dos transportes da União a suportar os efeitos da crise provocada pela pandemia Covid-19 e defendeu a ideia de incluir também o transporte de passageiros neste plano. De acordo com o comunicado do Ministério das Infraestruturas, o

Page 12: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

secretário de Estado português sublinhou a importância de se “preparar um enquadramento para as ajudas de Estado adequado às necessidades específicas do setor dos transportes”.

Opinião: “Os fundos europeus têm um preço”

“O enorme aumento de fundos europeus tem consequências na integração e no equilíbrio das economias europeias. Num caso, não há muito a fazer: vai haver mais união europeia. Resta saber que papel vamos desempenhar. No outro, há e depende sobretudo de nós. Vamos sair daqui mais ou menos divergentes, conforme as escolhas que fizermos”. Por Henrique Burnay no Diário de Notícias.

Investigação Cientifica, Ciência

Contributo da investigação em Portugal para a Europa vai marcar encontro Ciência 2020

O contributo da investigação científica em Portugal para o desenvolvimento da Europa em diferentes frentes vai marcar os principais temas do encontro nacional Ciência 2020, que decorre entre 2 e 4 de novembro. O conteúdo da próxima edição do evento, organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entre outras entidades, foi avançado feira pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Há cinco linhas identificadas pelo ministro em que o trabalho científico feito em Portugal pode representar um contributo, designadamente para uma Europa mais resiliente, mais verde, mais digital, mais social e mais global. A iniciativa, que habitualmente junta milhares de cientistas portugueses, vai ter uma participação presencial reduzida, mas uma presença digital nova.

Indústria

Portugal com maior subida na produção industrial da UE em agosto

Portugal registou, em agosto, a maior subida entre os Estados-membros da UE na produção industrial, quer na variação homóloga (2,1%) quer em cadeia (10%), divulga esta quarta-feira o Eurostat. De acordo com o gabinete estatístico europeu, face a agosto de 2019, a produção industrial recuou 7,2% na zona euro e 6,2% na UE, tendo Portugal assinalado a maior subida (2,1%), em linha com a Lituânia e seguido da Polónia (1,2%). Em todos os outros Estados-membros, o indicador caiu na variação homóloga, com os maiores recuos a serem observados no Luxemburgo (-15,8%), Alemanha (-11,2%) e França (-7,3%). Face a julho, a produção industrial aumentou 0,7% na zona euro e 1,0% na UE, com Portugal a apresentar o maior avanço mensal (10%), seguindo-se a Itália (7,7%), a Hungria e a Suécia (6,7% cada). As baixas de maior peso registaram-se na Irlanda (-13,4%), na Estónia (-2,1%).

Justiça, infrações legais, elaboração de legislação

Chipre termina programa de atribuição de “vistos dourados”

O Governo de Chipre vai pôr fim ao atual programa de atribuição de “vistos dourados”, no seguimento das revelações de um documentário de investigação, o “The Cyprus Papers”, da cadeia televisiva Al Jazeera, que revelou um esquema de corrupção envolvendo altas figuras políticas do país. Em causa está a atribuição de vistos a estrangeiros com antecedentes criminais a troco de investimentos no sector imobiliário, num processo fraudulento onde são implicados o presidente do parlamento cipriota, Dimitris Silurisde e o deputado Christakis Giovani, um dos maiores investidores do país no sector imobiliário. A CE reagiu através do seu porta-voz, Christian Wigand: "A presidente von der Leyen foi clara, ao dizer que os valores europeus não estão à venda. A Comissão tem manifestado frequentemente sérias preocupações com os esquemas de Cidadania por Investimento, diretamente junto das autoridades cipriotas. A Comissão está atualmente a analisar a conformidade do esquema cipriota com a legislação da UE, tendo em vista um possível procedimento de infração”. O escândalo já levou à demissão de Christakis Giovani e ao afastamento de Dimitris Silurisde até ao fim das investigações em curso.

Opinião: “Senhora ministra da Justiça: não nos deite areia para os olhos”

“Este caso é grave e este caso é triste. Está a dar uma péssima imagem do Governo português e do país, junto de outros governos, da Comissão e do Parlamento Europeu. Volto a um tema que já trouxe aqui: a ministra da Justiça falhou gravemente e andou mal na história nebulosa do processo de designação do magistrado português que assumiu a função de Procurador Europeu”. Por Paulo Rangel no Público.

Opinião: “Procurador europeu: “what if”?”

“A seleção de procuradores nacionais para o gabinete do Procurador Europeu teve zero anomalias, para quem se informa”. Por Maria José Fernandes no Público

Page 13: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Mar e pescas

Mission Atlantic com 11,5 milhões de euros do Horizonte 2020

Cientistas do NOC unem esforços com especialistas ligados aos oceanos da União Europeia, Brasil, África do Sul, Canadá e EUA no projeto Mission Atlantic para mapear e avaliar os riscos atuais e futuros das mudanças climáticas, desastres naturais e atividades humanas para os ecossistemas atlânticos. O projeto, enquadrado no Horizonte 2020, terá um financiamento de 11,5 milhões de euros, constituindo assim uma primeira iniciativa para desenvolver e aplicar sistematicamente as Avaliações Integradas de Ecossistemas na bacia do Atlântico.

Relatório para as estratégias de economia azul nas Regiões Ultraperiféricas

A CE, através da DG MARE, divulgou um relatório para as estratégias de economia azul nas Regiões Ultraperiféricas, intitulado “Assistência Metodológica para as Regiões Ultraperiféricas para apoiar os seus esforços no desenvolvimento de Estratégias de Economia Azul”. O relatório proporciona às autoridades competentes das regiões ultraperiféricas uma visão do desenvolvimento das estratégias de economia azul em cada região, bem como uma série de áreas chaves para o seu desenvolvimento e ainda uma metodologia detalhada de como levar a cabo uma estratégia de economia azul.

Saúde

PE repõem financiamento de 9,4 mil milhões de euros no EU4Health

O PE propõe um financiamento de 9,4 mil milhões para o programa EU4Health, muito acima dos 1,7 mil milhões acordados pelos Estados-Membros, onde a UE poderá investir na criação de reservas de material médico, criar uma reserva de profissionais de saúde e especialistas que possam ser mobilizados, criando também um Mecanismo Europeu de Resposta Sanitária. O EU4Health visa colmatar as lacunas reveladas pela pandemia e tornar os sistemas de saúde nacionais mais resilientes a futuras crises sanitárias.

UE envia mais assistência ao Montenegro e à Macedónia do Norte no âmbito da pandemia

A UE vai enviar mais assistência para o Montenegro e para a Macedónia do Norte, nomeadamente máscaras de proteção individual e batas, no âmbito da reserva rescEU, a reserva comum europeia de equipamento médico criado para ajudar os países confrontados com situações de escassez. Por sua vez, também a Eslováquia disponibilizou material (máscaras, kits de higiene, cobertores, tendas e geradores) para a Macedónia do Norte através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

CE divulga as principais etapas para a estratégia de vacinação contra o coronavírus

A CE apresentou as principais etapas para uma estratégia de vacinação eficaz que devem ser tidas em consideração pelos Estados-Membros da UE, de modo a preparar a população para quando uma vacina eficaz e segura estiver disponível. Pretende-se também definir os grupos prioritários para a vacina.

BEI financia em 40 milhões de euros a investigação para a cura do cancro na Suécia

O Banco Europeu de Investimento irá financiar em 40 milhões de euros uma companhia de biotecnologia da Suécia que se dedica ao estudo e procura de cura para o cancro, através do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos. O financiamento apoiará a investigação, incluindo estudos clínicos de fase 3 do principal candidato, bem como a expansão da empresa.

Tecnologia, comunicações, informática e satélites

França e Holanda com posição comum na regulação das gigantes tecnológicas

França e Holanda, dois países com posições tradicionalmente diferentes na abordagem à regulação das gigantes digitais, assinaram uma posição conjunta no Financial Times, onde defendem uma ação musculada ao nível da UE para prevenir os monopólios destas empresas. O Ministro francês para a Economia Digital e o secretário de Estado para os assuntos digitais holandês defendem, por exemplo, que empresas como o Facebook deveriam ser obrigadas a possibilitar a transferência de dados dos seus utilizadores para outras plataformas, ou que a Alphabet (detentora da Google) não pode promover os seus serviços em detrimentos do dos seus rivais mais pequenos. A França vai começar impor um imposto sobre os serviços digitais das gigantes tecnológicas a partir de dezembro, avançou o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, depois de uma reunião do G20. Recorde-se que a CE está a preparar um novo pacote legislativo para regular a atividade destas empresas na UE.

Page 14: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Eurodeputados consideram 5G da Huawei e da ZTE uma ameaça de “alto risco”

Numa carta enviada aos Estados-membros e à CE, eurodeputados de cinco grupos políticos pedem à UE que interrompa o financiamento comunitário à Huawei e à ZTE, por considerarem que a sua implementação da tecnologia 5G no bloco europeu acarreta “altos riscos”. “Como todas as empresas chinesas [a Huawei e a ZTE] são obrigadas, segundo a lei chinesa, a cumprir o regime autoritário não democrático da China. Isso inclui o uso de redes para controlar sua própria população e espionar governos, empresas e cidadãos ocidentais”, afirmam, acrescentando que “não há dúvida de que a Huawei e a ZTE são fornecedores de ‘alto risco’, cuja tecnologia nas redes 5G da Europa constituiria uma ameaça à segurança”. Os mais de 40 membros do PE também criticaram a as dificuldades de acesso das congéneres europeias Ericsson e Nokia ao mercado chinês do 5G, considerando não haver “reciprocidade entre a UE e a China” no sector.

Agência Espacial Europeia quer voltar à lua em 2024

A Agência Espacial Europeia, através do programa Gateway, quer levar novamente a Humanidade à lua em 2024. A estratégia para explorar o satélite terrestre inclui o lançamento de uma estação permanentemente em órbita à volta da Lua e a investigação da existência de gelo no seu polo Sul, em parceria com a NASA e as agências espaciais do Japão e do Canadá. O estudo de Marte, em conjunto com outros países é outro dos objetivos da ESA, de acordo com David Parker, o responsável da robótica da Agência Espacial Europeia: “nós vamos juntos. Como a humanidade tem provas dadas, perto de casa, com a Estação Espacial Internacional, agora é a hora de partir e explorar mais além, para a Lua e Marte”. A Agência Espacial Europeia já iniciou a atribuição dos primeiros contractos, no âmbito do programa Gateway.

Transportes

Coordenação à escala da UE das restrições impostas à livre circulação

Nos últimos meses da pandemia, os Estados-Membros da UE adotaram várias medidas para travar a propagação do vírus, condicionando a livre circulação dos cidadãos europeus, definindo vários graus de perigo para diversos países. Agora, após proposta da CE, os Estados-Membros acordaram em seguir uma abordagem coordenada quanto às restrições à circulação, elaborando um mapa único, a publicar semanalmente pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que indicará o grau de risco existente nas várias regiões europeias através de um sistema de semáforo, alterando entre o verde, laranja, vermelho ou cinzento. Aqui ficam os mapas mais recentes.

Instituições Europeias…

Próximo plenário do Parlamento Europeu realiza-se em formato digital

O plenário do PE da próxima semana já não irá reunir em Estrasburgo, como divulgado por alguns meios de comunicação social na semana passada, realizando-se em formato completamente digital. A decisão gerou mais uma vez críticas do Governo Francês, com o ministro do Assuntos Europeus francês, Clément Beaune a considerar que a cidade “está preparada para receber sessões parlamentares”. O PE anunciou, após o acordo dos grupos políticos do parlamento, que a próxima sessão plenária da instituição irá ter lugar por via remota, dada a situação epidemiológica grave que a Bélgica e a França registam. Segundo um relatório dos serviços médicos do PE e a informação transmitida pelas autoridades belgas e francesas, não estão reunidas as condições necessárias para organizar uma sessão plenária que não coloque em risco os participantes.

Eurodeputados portugueses são os mais influentes proporcionalmente ao seu número total

Os eurodeputados portugueses têm a maior influência política em relação ao tamanho do grupo nacional, de acordo com o “Influence Index”, criado pela consultora BCW Brussels e pelo think tank VoteWatch. O mesmo ranking revela que José Manuel Fernandes é o mais influente entre os portugueses e o sétimo entre os 705 deputados do PE. A maioria dos eurodeputados nacionais “pertence aos maiores grupos centristas e isto tem um impacto positivo na sua influência política, pode ler-se no index.

Mais no Parlamento Europeu...

Calendário revisto a 2 de julho, para 2021 e para 2022.

Page 15: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

Em aberto

Procura emprego nas instituições Europeias?

No EU Careers encontrará informações e sugestões sobre as oportunidades de emprego junto das instituições europeias! A União Europeia ajuda-o a encontrar emprego no #EUandMe! Oportunidades: Agência da União Europeia para a Cibersegurança.

Seis Passos para iniciar uma carreira profissional no estrangeiro

O Portal Europeu da Mobilidade Profissional publicou um artigo onde explica os seis passos para os jovens iniciarem a sua carreira profissional no estrangeiro.

Procura emprego na área de Assuntos Europeus em Bruxelas?

No Trusted Jobs encontrará oportunidades de emprego na área de assuntos europeus em Bruxelas!

Estágios

Nesta página dedicada poderá encontrar propostas de estágios nas instituições europeias e órgãos consultivos das instituições.

Procura emprego na Europa?

Procura trabalho no setor público ou privado Europeu e particularmente em Bruxelas? O EuroBrussels é um dos bons sítios internet para o começar a fazer.

Empregos e estágios através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Verifique aqui as oportunidades de emprego divulgadas pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Agência Espacial Europeia

Explore as vagas de emprego da ESA. Se é um profissional experiente, um graduado ou um estudante, descubra o impacto que você pode fazer com uma carreira na Agência Espacial Europeia. Use a ferramenta de procura de vagas da Agência Espacial Europeia.

IFREMER

O Instituto Francês para a Exploração do Mar (IFREMER) tem vagas para os diversos níveis de estudo dos recursos marinhos. Detalhes na base de dados dedicada deste instituto.

Corpo Europeu de Solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade. Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade. Inscrições aqui.

Açorianos no Mundo

Page 16: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

“Açorianos no Mundo” é uma plataforma online, que vai permitir a todos os açorianos por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, e que se encontram a residir fora da Região Autónoma dos Açores, uma maior proximidade com o arquipélago e, consequentemente, uma efetiva participação no futuro dos Açores, através da adesão ao processo eleitoral para a escolha dos representantes das suas comunidades, que, posteriormente, integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana (CDA). Registe-se aqui.

Produtos alimentares Açorianos em Bruxelas

Pode encontrar produtos alimentares açorianos em Bruxelas, nas seguintes lojas: Casa Portuguesa, Lusoloja e Mercado Português.

Viver em Bruxelas

Ligações formais e não formais, mas utilizadas por quem procura casa temporária em Bruxelas: Bxl à Louer - de bouche à oreille (II), BRUXELLES: Location appartement, Colocation, Sous-location chambre à louer, Colocation Bruxelles, Immoweb, e Logic-immo. E muito mais: Xpatris.

O Gabinete dos Açores em Bruxelas tem soluções para a realização de reuniões, acompanhamento temático, interpretação, alojamento e muito mais. Contacte-nos!

O que é o Az@Brx?

O Az@Brx é um boletim informativo constituído por uma seleção de notícias compiladas a partir de Bruxelas e consideradas relevantes no contexto da Região Autónoma dos Açores. É também noticiada a atividade do Gabinete dos

Açores em Bruxelas. A prospeção, seleção, adaptação e apresentação das notícias é da responsabilidade do Gabinete dos Açores em Bruxelas. O boletim está redigido em Português, no entanto, as notícias apontadas estão redigidas no idioma original, o que inclui também o Inglês, o Francês e o Castelhano. As imagens utilizadas pertencem ao domínio público, ao Gabinete dos Açores em Bruxelas, ao SIARAM ou constam das notícias apontadas. Este boletim não tem

periodicidade fixa, sendo preferencialmente distribuído às sextas-feiras. Legenda: Título da notícia a vermelho, nova notícia; Notícia já exposta no número anterior, título da notícia a verde; A notícia herdada do número anterior, mas

com alterações, título da notícia em cor-de-laranja.

Legenda:

| - Açores | - Agricultura | - Ambiente | - Coesão e solidariedade interna da UE |

| - Comércio, concorrência | - Coronavírus | - Cultura | - Desporto |

| - Diplomacia e solidariedade externa da UE |

| - Direitos Humanos, Estado de Direito, Democracia, Eleições | - Economia, Empresas |

| - Educação | - Emprego, desemprego | - Energia | - Fundos, financiamentos e prémios |

| - Habitação | - Igualdade de género, LGBTI |

| - Indústria | - Investigação científica, ciência |

| - Justiça, infrações legais, elaboração de legislação | - Juventude |

Page 17: Número: 145 Data: 2020.10 - azores.gov.pt

| - Mar e pescas | - Portugal | - Proteção civil | - Regiões ultraperiféricas | - Saúde |

| - Tecnologia, comunicações, informática e satélites | - Transportes | - Turismo |

| - União Europeia, outros |

Lista de Siglas, Acrónimos e Abreviaturas:

| AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial | AESA – Agência da UE para a Segurança Aérea | BCE – Banco Central Europeu | BEI – Banco Europeu de Investimento | CE – Comissão Europeia | CEO – Chief Executive Officer | CESE – Comité Económico e Social Europeu | CoR- Comité das Regiões | CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | CRPM – Conferência das Regiões Periféricas Marítimas | EBA – Autoridade Bancária Europeia | EBCD – European Bureau for Conservation and Development | EEE – Espaço Económico Europeu | EIT - Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia | EMA – Agência Médica Europeia | EMB – European Marine Board | EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima | ERC – Conselho Europeu de Investigação | ESA – Agência Espacial Europeia | EUA – Estados Unidos da América do Norte | FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural | FEAGA – Fundo Europeu Agrícola de Garantia | FEI – Fundo Europeu de Investimento | FEIE – Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos | GEE – Gases com Efeito de Estufa | GPS – Sistema de Posicionamento Global dos EUA | IA – Inteligência Artificial | ICCAT – Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico | IMO – Organização Marítima Internacional | JRC – Centro de Pesquisa Conjunto da CE | OCM – Organização Comum dos Mercados Agrícolas | ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU | OMC – Organização Mundial do Comércio | OMS – Organização Mundial de Saúde | ONU – Organização das Nações Unidas | PAC – Política Agrícola Comum da UE | PE – Parlamento Europeu | PES – Partido Socialista Europeu | PME – Pequenas e médias empresas | PPE – Partido Popular Europeu e PPE no PE | Q&A – Perguntas e Respostas | QFP – Quadro Financeiro Plurianual da EU | RIS – Regional Innovation Scoreboard | RUP – Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, de acordo com o artigo 349 do TFUE | S&D – Aliança Progressiva dos Socialistas e Democratas (inclui o PES no PE) | UE – União Europeia | TCE – Tribunal de Contas Europeu | TFUE – Tratado sobre o Funcionamento da UE | TJUE – Tribunal de Justiça da UE |

Autoria: Estrutura de Missão para a Instalação do Gabinete da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas

Aceitam-se sugestões!

Quero receber este boletim (envie-nos o seu email) – Quero deixar de receber este boletim

Conheça a nossa Política de Privacidade – PT e EN

Consulte os números anteriores

Saiba mais sobre o Gabinete dos Açores em Bruxelas

[email protected] | @AzoresEUoffice | Google Maps

O Gabinete dos Açores em Bruxelas no Registo de Transparência da União Europeia

Não imprima esta newsletter. O Ambiente agradece!