nilza machado [email protected]

26
NILZA MACHADO [email protected] PALESTRA: EFD – SOCIAL ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL SOCIAL 24-04-2012

Upload: binta

Post on 21-Jan-2016

62 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PALESTRA: EFD – SOCIAL ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL SOCIAL 24-04-2012. NILZA MACHADO [email protected]. EFD – Escrituração Fiscal Digital Social. Não são os mais fortes de uma espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas os que melhor respondem às mudanças. Charles Darwin. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

NILZA MACHADO

[email protected]

PALESTRA: EFD – SOCIALESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL SOCIAL

24-04-2012

Page 2: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Não são os mais fortes de uma espécie que sobrevivem, nem os

mais inteligentes, mas os que melhor respondem às

mudanças.

Charles Darwin

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 3: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Programa:

# Contextualização

# Apresentação SPED

# Apresentação EFD – Social

# Mudanças de paradigmas

# Impactos e repercussões

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 4: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Investimentos na Tecnologia da Informação e Importantes Revisões de Parâmetros

definidos pelo Governo

T-REX – O SUPER COMPUTADOR da Receita Federal do Brasil e o Software HARPIA

A Receita Federal conta com o T-REX, um super computador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex e com o Harpia software batizado com o nome da ave de rapina mais poderosa do país.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Page 5: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

T-REX – Fabricado pela IBM e montado nos Estados Unidos. Pesa 1 tonelada e seu Projeto de Aquisição e Instalação durou 6 meses.

HARPIA – Desenvolvido por engenheiros do ITA - InstitutoTecnológico de Aeronáutica e da Unicamp. Software para integrar e sistematizar as bases de dados da RFB. Informação de análise de contribuintes em segundos. Tem a capacidade de “aprender com o comportamento” do contribuinte para detectar irregularidades. Utiliza técnicas de inteligência artificial - combinação e análise de informações de contribuintes que permite sejam identificadas as operações de baixo e alto riscos para o Fisco; se há ou não indícios de fraudes.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Page 6: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Importantes Revisões de Parâmetros pelo Governo

Temos que acompanhar as notícias da RFB e utilizar a mesma lógica para realizar revisões no âmbito de nossa Empresa:

CNAE – Atividade Preponderante

CBO – 2002 – Conhecer o trabalho de Descrição Sumária para a família e Relatório de Atividades por CBO (atividades, formação, competências, recursos de trabalho)

Ficha de Registro de Empregados – tudo indica que a carga inicial será de 5 anos – você tem 5 anos de informação de ficha de registro eletrônica no seu sistema atual de folha de pagamento? – essas informações estão confiáveis para serem transferidas para a RFB?

Tabela de Eventos – Você tem segurança que os eventos (rubricas) de folha de pagamento estão com as incidências tributárias corretas?

Page 7: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Importantes Revisões de Parâmetros pelo Governo

E ...

Como não se preocupar com PPP Eletrônico? Desde 05/12/2003 – IN 99 foi inserido o artigo que “avisou” as empresas que o PPP será eletrônico e ao ser publicado será para todas as empresas independente de ter risco ou não. As empresas terão que fazer carga no sistema da RFB de todos os riscos e realização de exames médicos.

Como não se preocupar com o NTEP? Esse Projeto mudou a forma como as empresas tratam os afastamentos. Inverteu o ônus da prova e é a empresa que tem que provar que o adoecimento não é ocupacional.

Como não se preocupar com FAP? Anualmente a metodologia é aplicada e o FAP de cada empresa do Brasil é publicado no site da Previdência. Se a empresa tem pessoas preocupadas com os riscos e adoecimentos é provável que o FAP seja uma alegria anual, mas se for o contrário a tendência é cada vez ficar pior.

Page 8: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Apresentação SPED

Page 9: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

SPED completa 5 anos e avança como um sistema eficiente Antes do SPED a documentação era baseada em papel e não havia controle sobre o que era declarado pelos Contribuintes, ampliando o número de visitas da Fiscalização, multas e sonegação de impostos.

SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Page 10: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Apresentação do Projeto da RFB

Recepcionar no ambiente do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital as Obrigações Tributárias, Trabalhistas e Previdenciárias das Empresas sobre seus Empregados em um único arquivo digital;

Tem como objetivo abranger a escrituração da Folha de Pagamento e os Registros de Empregados.

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 11: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Objetivos

Substituir os principais meios de exigir as informações das empresas em geral, dos quais podemos citar as seguintes declarações:

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social - RFB, INSS e CEF;

RAIS - Relação Anual de Informações Sociais MTE;

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 12: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – MTE;

DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – RFB;

MANAD - RFB

Folha de Pagamento;

Ficha de Registro de Empregado.

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 13: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

O SPED como um todo, em suas várias frentes de atuação, deverá promover 95% de redução no índice de burocracia no País e é uma arma eficaz de combate à sonegação fiscal e redução de custo Brasil.

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 14: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Fluxo

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 15: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

O arquivo de dados mensal a ser enviado será único,

contendo Folha de Pagamento e Registro de Empregados.

Inicialmente conterá a Folha de Pagamento, posteriormente o Registro de Empregados. Haverá um

programa validador para analisar os dados: PVA-Programa Validador de Arquivo.

O Registro Eletrônico de Empregados acontecerá em duas etapas, a primeira chamada "Carga Inicial", contendo os dados de admissão, férias, contribuições sindicais e eventuais afastamentos dos empregados ativos da empresa.

Posteriormente, a cada movimentação do empregado, deverá ser informado mensalmente e enviado junto à EFD-Social.  

Page 16: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

O período a ser exigido na Carga Inicial ainda não foi consensado, podendo ser todo o período laboral do empregado, ou outro prazo, definição que ainda está pendente.

Esperamos que seja dos últimos 05  ou 10 anos, pois, empregados muito antigos na empresa ensejarão a busca de informações em documentos, podendo não constar em sistemas informatizados das empresas já que a própria GFIP informatizada surgiu somente a partir de 1999.

Page 17: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Sobre o layout do Arquivo O layout se divide em Blocos onde serão informados dados da Folha de Pagamento, outras Informações Previdenciárias e Trabalhistas e Registro Eletrônico.   Blocos do layout:  Bloco 0 – Abertura, Identificação e Referências As informações do bloco "0" serão fornecidas em todos os tipos de arquivo da EFD-Social, sendo utilizadas para identificar o tipo de arquivo, o contribuinte e a versão do layout.  

Page 18: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Bloco C – Cadastro e Tabelas Os registros do bloco "C" destinam-se a apresentar as tabelas de códigos utilizados pelo Contribuinte e que se relacionam com as informações prestadas nos demais blocos, sobretudo no bloco de informações da folha de pagamento da competência (bloco F).  Bloco D: Eventos Trabalhistas Bloco utilizado para fornecimento das informações dos eventos ocorridos na competência a que se refere a folha de pagamento.   Ainda que a empresa possua um número maior de Rubricas do que a da "Tabela de Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento" (Tabela 3), a empresa deverá fazer uma correlação entre

Page 19: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

elas quando do preenchimento do Registro C010 - Tabela de Rubricas, informando o código da Rubrica da empresa e qual

a correspondente da Tabela 3.  

Bloco F: Folha de Pagamento da Competência Bloco que apresenta o detalhamento das remunerações dos

segurados empregados e contribuintes individuais na competência a que se refere o arquivo, organizadas hierarquicamente por estabelecimento e lotação.  

 Bloco G: Totalização das Remunerações

Bloco destinado a totalização das remunerações relacionadas no bloco F.

 Bloco O – Outras Informações

Bloco destinado ao preenchimento de outras informações relevantes para o cálculo das contribuições previdenciárias. Dentre outras, deverão ser informados os serviços tomados

por Cessão de Mão-de-Obra (PJ) e por Cooperativas de Trabalho , com dados da Nota Fiscal/Fatura, como por

exemplo:

Page 20: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Data de Emissão da NF/Fatura; Tipo do Serviço; Valor Bruto da NF; Valor dos Serviços contido na NF/Fatura; Valor das deduções da Base de Cálculo da Retenção; Valor da Base de cálculo da NF/Fatura da Retenção; Valor da Retenção para a Previdência Social e Valor da Retenção – Adicional de RAT.  Bloco P: Contribuições Previdenciárias e Destinadas a Outras Entidades e FundosO bloco contém as contribuições devidas pela empresa, destinadas a previdência social e a outras entidades e fundos.    As informações deste bloco podem ser geradas pela empresa ou apuradas diretamente pelo Programa Validador de Arquivo (PVA).   No primeiro caso o PVA efetuará a conferência das informações preenchidas pela empresa, garantindo a exatidão dos valores apresentados.   No segundo caso, as informações serão exibidas para que a empresa confirme os valores apurados.  

Page 21: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Bloco S: Contribuição Sindical Laboral O Bloco destina-se ao fornecimento de informações relativas

a contribuição sindical laboral, sendo que o seu preenchimento será efetuado no mês de março do exercício a que se refere a contribuição.   Os arquivos dos meses de abril a dezembro também podem trazer informações no bloco, no caso de trabalhadores admitidos após o mês de março.  As

rubricas que compõe a base de cálculo de cada trabalhador e o valor da respectiva contribuição sindical são informadas nos registros de itens da folha de pagamento (F252).   O campo

COD_INCID_SIND da tabela de rubricas (C010) define a classificação de cada rubrica para fins de apuração da

contribuição.   

Bloco U: Informações de Processos Administrativos/Judiciais

O bloco tem por objetivo prestar informações sobre ações judiciais com suspensão da exigibilidade do crédito tributário,

afetando o cálculo dos tributos e contribuições.

Page 22: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

PREVISÃO PARA IMPLANTAÇÃO Julho/2012 

Page 23: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Mudanças de Paradigmas - Impactos - Repercussões

A área Contábil das empresas, o Departamento Administrativo e de RH terão profundas mudanças a partir da implementação do EFD – Social.

Trata-se de uma nova fase de mudança de cultura no trato das informações trabalhistas .

O cenário proposto pelo EFD - Social levará as empresas a reavaliarem suas rotinas, sistemas e serviços para garantir que os dados sobre seus empregados possam ter a qualidade necessária para serem enviados ao Fisco.

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 24: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Tendo em vista esse arsenal, que vem sendo continuamente reforçado paraaumentar o poder da RFB, recomenda-se que a empresa promova revisão dos procedimentos e controles trabalhistas praticados nosúltimos cinco anos porque a Receita está trabalhando mesmo.

É preciso investir em mão de obra qualificada para lidar com o sistema digital de informação.

Formação e Informação são imprescindíveis.

EFD – Escrituração Fiscal Digital Social

Page 25: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

VAMOS EM FRENTE!

QUERO INICIATIVAE UM POUCO DE HUMOR

PRA PELEJA DA MINHA VIDASER FELIZ, SE ASSIM FOR

TÔ CORRENDO CONTRA O TEMPOE AGORA NÃO POSSO PARAR

POR FAVOR, ESPERE A SUA VEZCERTAMENTE ELA VIRÁ

SERÁ QUE TODO DIA VAI SER SEMPRE ASSIM?

SERÁ QUE TODO DIA VAI SER SEMPRE ASSIM?

JOTA QUEST(SEMPRE ASSIM)

Page 26: NILZA MACHADO nilza@intersystem.br

Nilza Machado

[email protected]