nicho de nª sª da graça passa a ser gerido pela paróquia ... · que são um complemento à...

16
Ano V / nº54 | Diretor: Norberto Luís | www.diariodalagoa.com | facebook.com/diariodalagoa | Periodicidade: Mensal | Setembro 2018 | Preço: Gratuito Lagoa com Clube de Pesca Desportiva desde 2005 Reconstituição histórica sobre as lavadeiras Este Nicho, sem proprietário específico, tem sido mando por algumas pessoas desde que foi criado na década de 60 do Séc. passado por José Vieira. Página 11 Página 07 Pub. Pub. Página 03 O evento realiza-se nos próximos dias 7, 8 e 9 e pretende promover a freguesia, através da boa disposição e da práca desporva, com diversas provas nos três dias. Úlma Página Amigos do São Martinho promovem “Cabouco 100 limites” Sessão de esclareci- mento sobre o Novo Regulamento de Proteção de Dados Página 10 Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia do Rosário Foto: DL

Upload: others

Post on 14-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Ano V / nº54 | Diretor: Norberto Luís | www.diariodalagoa.com | facebook.com/diariodalagoa | Periodicidade: Mensal | Setembro 2018 | Preço: Gratuito

Lagoa com Clube de PescaDesportiva desde 2005

Reconstituição históricasobre as lavadeiras

Este Nicho, sem proprietário específico, tem sido mantido por algumas pessoasdesde que foi criado na década de 60 do Séc. passado por José Vieira.

Página 11Página 07

Pub.

Pub.

Página 03

O evento realiza-se nos próximos dias 7, 8 e 9e pretende promover a freguesia, através daboa disposição e da prática desportiva, comdiversas provas nos três dias.

Última Página

Amigos do São Martinho promovem “Cabouco 100 limites”

Sessão de esclareci-mento sobre o Novo

Regulamento deProteção de Dados

Página 10

Nicho de Nª Sª da Graçapassa a ser gerido pelaParóquia do Rosário

Foto: DL

Page 2: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018Página 02 EBI DE LAGOA/ OPINIÃO

O final das férias escolares é vividode forma diferente pelos alunos.Enquanto uns estão ansiosos pelo co-meço do novo ano letivo, para outros asférias passaram demasiado rápido e gos-tariam que se prolongassem por maisalgum tempo.

No primeiro dia do ano letivo, 14 de se-tembro de 2018, Dia ProSucesso, a EBI deLagoa desenvolverá atividades com alu-nos, docentes, pais e encarregados deeducação, que permitam a divulgação doPlano Integrado de Promoção do SucessoEscolar e a mobilização de todos os envol-vidos no processo de ensino/aprendiza-gem dos nossos alunos. É o dia do(re)encontro com colegas, professores epessoal não docente, e pretende-se queseja um dia de festa e alegria.

A aproximação do dia 14 de Setembroé, para muitos pais e alunos, um dia demuita ansiedade, sobretudo para aquelesque ingressam na escola pela primeira vezou que vão para o segundo ciclo e, porisso, vão frequentar um novo espaço. Étambém o regresso às rotinas diárias, aocumprimento de horários rígidos e detarefas escolares. O início é sempre umpouco difícil, é um momento de reajusta-

mento dos horários de pais e filhos, masrapidamente todos entram no ritmo.Mas, o começo do ano letivo traz tambémmuitas alegrias. É a festa do reencontro,da oportunidade de conhecer carasnovas, de fazer novos amigos. É omomento de organizar o material escolare ter tudo preparado para começar novasvivências e novas aprendizagens.

À semelhança dos anos anteriores, aAssociação de Pais e Encarregados deEducação da EBI de Lagoa, APEEEBIL,organizará, no início do ano letivo, umaatividade onde se pretende informar pais,encarregados de educação e alunos,sobre as diferentes opções que a Lagoaoferece para ocupação de tempos livres,desde clubes desportivos, associaçõesdesportivas e recreativas…

Esta é uma excelente oportunidadepara contactarem com diversas atividadesonde as nossas crianças e jovens podemocupar o seu tempo livre de forma saudá-vel, com bons momentos de convívio eque são um complemento à educação sãdos nossos alunos.

Bom final de férias e um ótimo re-gresso à escola!

Alheamento InjustificadoDepois de Adolf Hitler, Estaline,

Mussolini, Franco ou Salazar noséc. XX, surge, no séc. XXI, umanova vaga de líderes que têm alte-rado o "status quo" mundial.

De um lado, nos Estados Unidosda América, Donald Trump. Con-servador, céptico, extremista nassuas posições, um perigo real e la-tejante para as relações internacio-nais, que quer fechar fronteiras,expulsar muçulmanos, imigrantesnão desejados. Donald Trump: omultimilionário americano, donoda Trump Tower, elitista na medidaerrada, que ofende o Irão, quemuda a embaixada americana paraJerusalém, ofendendo os palesti-nianos que, como povo, têm tam-bém direito à sua dignidade eindependência. Donald Trump:dono de uma presidência instável,profícua em demissões, que nemsequer esperava ganhar. DonaldTrump: defensor da retirada dosEUA do Acordo de Paris, ultra-na-cionalista, racista. Donald Trump,cujo ex-conselheiro, Steve Bannon,numa notícia do Expresso diz pre-tender criar uma fundação naEuropa para ajudar a financiar par-tidos de extrema-direita. Estehomem foi o conselheiro deTrump, muitas vezes o "braçodireito" dele. E só saiu por influên-cias de Jared Kushner e de Ivanka

Trump, família intrometida nosassuntos da Casa Branca, que, coma sua mestria política sobre Trump,conseguiram meter este pirómanona rua.

Mas do outro lado, no Brasil -outra potência -, nação-irmã dePortugal, que pertence à CPLP, talcomo nós, com cerca de 200 mi-lhões de habitantes, temos JairMessias Bolsonaro: ultra-conserva-dor, ex-militar na reserva, céptico,extremista nas suas posições, quedefende a construção de um re-gime militar de torturadores. ComTemer, o golpista, a ter uma popu-laridade baixíssima; com os casosde corrupção que abalam a políticabrasileira; com uma campanha po-pulista, demagógica e extremistaque já conta com milhões de segui-dores nas redes sociais, Jair podemuito bem - e tudo indica - ga-nhar a primeira volta das presiden-ciais, isto apenas se Lula forimpedido de concorrer, como seespera. Se Lula é culpado ou não…não sei! Não quero tomar posi-ções: só alertar para o perigo emi-nente em que estamosmergulhados – de um lado oTrump, de outro o Bolsonaro e, naEuropa, um “Brexit” e a decadên-cia do projecto europeu, que sequer forte e bem-disposto parabem de todos nós, europeus e por-tugueses.

E o Brasil é muito importantepara nós, Portugal. Como referiu oex-primeiro-ministro de Portugal,Santana Lopes, num artigo publi-cado no Jornal de Negócios, há um“alheamento incompreensível” dacomunicação social portuguesa emvolta das eleições no Brasil, alhea-mento que não se verifica em elei-ções americanas ou mesmoespanholas, italianas ou francesas.Mas Santana Lopes, refere – e frisoisto – que “o Brasil é muito impor-tante para nós, Portugal. Este é umtempo fundamental para a demo-cracia e para a economia do Brasil”,cito.

Na segunda volta, contudo, es-pera-se que todos se unam paraimpedir este ex-capitão, Jair Bolso-naro, do exército brasileiro, quequer tirar o Brasil do Acordo deParis; que quer abolir o EstadoLaico; que está ser julgado noSupremo Tribunal Federal porcrime de apologia à violação e in-júria; que foi acusado de racismo ede homofobia e que é autor de fra-ses que demonstram uma posiçãorígida contra “quilombolas, indíge-nas, refugiados, mulheres e LGBT”,de assumir a presidência.

Júlio T. Oliveira- estudante universitário –

De volta à escola

Foto: DL

Foto: DL

Page 3: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 Página 03LOCAL

Nicho da Graça passa a ser gerido pela Paróquia do RosárioO Nicho de Nossa Senhora da

Graça, situado na Freguesia do Ro-sário, passou a ser gerido pela Pa-róquia de Nossa Senhora doRosário. Este Nicho, sem proprie-tário específico, tem sido mantidopor algumas pessoas desde quefoi criado na década de 60 do Séc.passado.

Segundo escreve a historiadoraSusana Goulart Costa, a fundaçãodo Nicho invocado a Nª Sª daGraça, está diretamente relacio-nada com o início da Guerra Colo-nial. Com efeito, a partir de 1961,o Padre Mariano Furtado Men-donça, pároco da Igreja de Nª Sªdo Rosário entre 1946 e 1976, pas-sou a fazer referência aos soldadosque estavam no Ultramar durantea Eucaristia que celebrava no adroda Igreja, depois da procissão de-dicada a Nª Sª do Rosário. O agu-dizar desta guerra, aumentou asensibilidade da comunidade localpara com o conflito e, em 1963, olagoense José Vieira tomou a deci-são de construir um nicho que ape-lasse à Graça de Nª Sª, para salvaros soldados envolvidos na GuerraColonial.

Segundo a historiadora, este pri-meiro “patrono” individual, traba-lhava nos térreos de vinha e JoãoCarlos Furtado Moniz, os quais se

localizavam precisamente ondehoje se encontra a praça e o bairrode Nª Sª da Graça, que herdaramo nome do Nicho que lhes é fron-teiro. A obra de José Vieira, quenunca se assumiu como seu pro-prietário, foi inaugurada a 8 de de-zembro de 1963, com a presençade personalidades locais, dascrianças das duas escolas da fre-guesia do Rosário (Escola do So-torro e Escola Jácome Correia) eda Mocidade Portuguesa.

Ao longo do curso da Guerra doUltramar, Nª Sª da Graça foi par-ticularmente venerada pelos la-goenses e não só. A oferta devários bens, nomeadamente peçasem ouro, prata e outros materiais,o acender de velas e a reza doterço junto do Nicho, tornou-se umhábito, que ainda hoje se mantém.Contudo, alguns anos depois dainauguração, a escultura foi des-truída por um iconoclasta, o quesignifica que a qual imagem não éa original da década de 1960.

A primeira imagem foi feita peloSr. Luís Gouveia (Sr. Luizinho), en-quanto a atual imagem, terá sidoadquirida a uma fábrica em Braga.

Prossegue a historiadora, entrea data da sua inauguração e ofinal da Guerra Colonial, a manu-tenção do Nicho terá sido assegu-rada por José Vieira. A partir de

1975, a sua gestão passou a serefetuada pela empresa Andrade &Irmão Lda, embora não fosse a en-tidade proprietária. Nos inícios dadécada de 1980, esta empresarealizou algumas pequenas obrasno Nicho, criando um arco gra-deado defronte da reentrância ini-cial, de forma a proteger maiseficiente o espaço original, queocasionalmente era alvo de furtos.

Susana Goulart Costa recordaque o recente encerramento daempresa levantou preocupaçõesno que respeita ao futuro doNicho e à escultura que o habita,a qual necessita de restauro. “Semproprietário específico, a sua lim-peza tem sido assegurada nos úl-timos tempos pela SrªRessurreição Soares Pimentel, masa ausência de um responsável con-creto, poderá fragilizar a manuten-ção deste espaço devocional.Sendo ainda visível e significativaa fé dos lagoenses para com a NªSª da Graça, será imprescindívelacautelar a sua conservação paraque este património seja mantidocom dignidade.

O futuro deste Nicho passa agoraa estar assegurado, com a Paró-quia de Nossa Senhora do Rosário,assumindo a gestão do espaço.

Antes da sua despedida da Pa-róquia de Nossa Senhora do Rosá-rio, o Pe. Silvano Vasconcelosprocedeu à inauguração do CentroPastoral e Paroquial de NossaSenhora do Rosário, após obras deremodelação que este espaço foialvo.

Antes, o Pároco, que completou12 anos ao serviço da comunidade

aroquial do Rosário, esteve tam-bém presente na cerimónia reali-zada no Nicho da Senhora daGraça, que marca a nova etapadeste espaço, que passou a ser ge-rido exatamente pela Paróquia deNossa Senhora do Rosário.

Dois momentos que antecedema saída do Pe. Silvano Vasconcelos,que irá servir, a partir de destemês de setembro, na diocese de

Portalegre-Castelo Branco.As obras agora concluídas, nesta

sua última fase, tiveram o apoioda Câmara Municipal de Lagoa, daJunta de Freguesia de Lagoa –Nossa Senhora do Rosário e dealguns paroquianos. Um edifícioremodelado que agora cria melho-res condições para serviços vários.

Nestas duas cerimónias, que de-correram ao final a tarde do dia 17

de agosto, marcaram presençavárias individualidades, entre asquais a presidente do Município,Cristina Calisto, assim como o Pre-sidente da Junta de Freguesia, Gil-berto Borges, e algumas dezenasde paroquianos, alguns ligados aosMovimentos da Igreja, que fizeramquestão de marcar presente nes-tes dois importantes momentosna vida da Paróquia de NossaSenhora do Rosário.

Na altura o Pe. Silvano Vascon-celos deixou a mensagem paraque os paroquianos saibam agorazelar pelos espaços, quer seja oNicho de Nossa Senhor da Graça,que agora passa a ser garantida esalvaguardada a continuidade dasua manutenção, assim como oCentro Pastoral Paroquial, comoum espaço aberto à comunidade.Um espaço polivalente, quer paracrianças, jovens, adultos, para mo-vimentos paroquiais, festas, etc.

Segundo disse, “uma mais-valiae que façam bom uso, com omaior dos cuidados como seja acasa de cada um”.

O Pe. Silvano admitiu que nadafaz à espera de louros e reconhe-cimentos, “esta é a minha forma

de ser. O que faço não é para meexibir, para aparecer, mas faço-opela alegria de fazer o bem”,adiantando que “se fiz, e quandofiz, foi por porque era necessário esabia fazer. Por amor e por gosto,para o bem de todos, servindo acomunidade e para dignificar aParóquia, naquilo que é patrimó-nio seu, quer dentro ou fora daIgreja”.

Na altura, o Presidente da Juntade Freguesia, Gilberto Borges,recordou que, em reunião deJunta, em julho, deliberou porunanimidade atribuir um voto dereconhecimento ao Pe. Silvanopelos bons serviços prestados àfreguesia.

Também a presidente da Câmarade Lagoa, Cristina Calisto, deixou ovoto de gratidão pelo que oPároco fez no Rosário, tendo a au-tarquia, m reunião, aprovadoigualmente um voto de reconheci-mento pelos serviços prestadospelo Pe. Silvano Vasconcelos,entregando ainda uma últimaprenda, em nome de toda a comu-nidade, para que este se possarecordar no futuro.

DL

Concluidas obras no Centro Pastoral de Nª Sª do Rosário

Nicho de Nossa Senhora da Graça, na Lagoa. Fotos: DL

Abertura do Centro após obras com apoio da autarquia, da junta e de alguns paroquianos.

Foto: DL

Page 4: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

PUBLICIDADEPágina 04 Diário da Lagoa | setembro 2018

Page 5: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Página 05PUBLICIDADEDiário da Lagoa | setembro 2018

Page 6: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Página 06 LOCAL Diário da Lagoa | setembro 2018

A cidade de Lagoa será palcodas V Jornadas APAV Açores con-tra a Violência, numa organiza-ção da APAV – AssociaçãoPortuguesa de Apoio à Vítima.O evento terá lugar no Cinetea-tro Lagoense, mais concreta-mente dia 15 de novembro.

Após quatro edições em PontaDelgada, a Lagoa recebe, pelaprimeira vez, um dia de discus-são e reflexão sobre temáticasdo âmbito do apoio a vítimas decrime, bem como da prevençãoda vitimação e da violência.

No evento, que irá reunir diver-sos especialistas, serão aborda-das três áreas principais:Violência Filioparental, ApoioOnline a Vítimas de Crime e Vio-lência contra Pessoas com Defi-ciência Intelectual e/ouMultideficiência.

Serão oradores: Ana Filipa Na-bais, Andreia Cardoso, CatarinaMachado, Cristina Calisto, JoanaQuental Vasconcelos, ManuelaSantos, Maria Chaves Martins,Maria de Oliveira, Maria JoséMartins, Pedro Gomes, RaquelRebelo, Rui Melo, Sílvia Branco eSónia Braga.

Os moderadores serão João Oli-veira e Pedro Almeida.

Para participar no evento, a de-correr entre as 09h00 e as16h45, é necessário inscriçãoque tem um custo de 5€.

Recorde-se que “a AssociaçãoPortuguesa de Apoio à Vítima éuma Instituição Particular de So-lidariedade Social (IPSS), sem fins

lucrativos, que tem como missãoapoiar as vítimas de crime, suasfamílias e amigos, prestando-lhesserviços de qualidade, gratuitose confidenciais, bem como con-tribuir para o aperfeiçoamentodas políticas públicas, sociais eprivadas centradas no estatutoda vítima.

Um crime, qualquer que esteseja, provoca uma disrupção navida da vítima e coloca em causao seu bem-estar, a sua liberdadepessoal, a sua honra e a vida pri-vada. Ao atentar contra a pessoa,o crime atenta também contraaqueles que são os seus direitosmais fundamentais enquanto SerHumano. Por isso profissionais,sensibilizados e informados queintervêm direta ou indireta-mente com vítimas de crime eviolência contribuem, destaforma, para a prestação de umapoio competente e qualificadoa todos/as os/as cidadãos/ãsvítimas de crime.

A par da necessidade sentidapela Associação no âmbito dapromoção de um espaço para re-flexão e debate sobre diversastemáticas de intervenção relacio-nadas com o crime e violência,motivou o desenvolvimento deum trabalho de consciencializa-ção e sensibilização de diferentespúblicos, nomeadamente profis-sionais, promovendo, para oefeito, as Jornadas contra a Vio-lência.

DL/APAV

Lagoa recebe as V Jornadas APAV Açores

contra a Violência

Lions Clube de Lagoa realizou 47 atividades no último ano lionístico

No Ano Lionístico que termi-nou em junho último, o LionsClube de Lagoa (Açores) reportouà Associação Internacional deLions Clubes, 47 atividades de Ser-viço nas quais se empenharam, noconjunto total, 176 companheirose companheiras.

A realização dessas atividadesde Serviço, no Concelho de Lagoa,obrigaram a um total de 130 horasdedicadas, o que representa umamédia mensal de cerca de 10,8horas. De todas as atividades deServiço promovidas, o destaquemaior foi para o funcionamentodiário da CASA LION, para a execu-ção do programa de distribuiçãoalimentar de emergência e para oprograma de educação para aSaúde.

No domínio destes três níveisde intervenção voluntária e solidá-ria, o Lions Clube de Lagoa (Aço-res) assistiu 709 pessoas, comrelevância especial para as crian-ças que são acolhidas, todos os

dias, na valência social da CASALION e para os agregados familia-res que receberam, todos osmeses do Ano Lionístico, alimen-tos básicos de primeira necessi-dade para a sua subsistência.

Neste particular, o Lions Clubede Lagoa (Açores) doou um totalde 1.615 produtos alimentares deprimeira necessidade que foramentregues a agregados familiaressinalizados como atravessandodificuldades económicas comimpacto na sua alimentação regu-lar.

Esses produtos alimentaresforam adquiridos, todos os meses,para serem entregues, com regu-laridade às famílias integradas noprograma de distribuição alimen-tar de emergência, que abrangeuum total de 166 pessoas, das quais56 eram crianças. Para outroscasos de assistência alimentar,nomeadamente, para apoiar agre-gados familiares na época natalí-cia, os produtos doados foramcedidos por cada um dos compa-

nheiros e companheiras do LionsClube de Lagoa (Açores), todosassim, se envolvendo e partici-pando no caminho de proximi-dade social que caracteriza aprestação de Serviço do nossoLions Clube.

A concretização dessas ativida-des de Serviço, só foi possível porque o Lions Clube de Lagoa (Aço-res) angariou, ao longo do Ano Lio-nístico, os recursos necessários eque permitiram aplicar em açãosocial um montante global decerca de 3.300 euros.

Nas iniciativas públicas organi-zadas pelo Lions Clube, nomeada-mente, ações de sensibilizaçãoambiental, rastreios de saúde eangariação de fundos, registou-seuma participação de 285 pessoasda sociedade civil e que não per-tencem ao Lionismo.

No domínio do compromissocom o Ambiente, o Lions Clube deLagoa (Açores) plantou mais 50endémicas da Região, na Macela.

Fotos: LCL

Algumas das atividades levadas a cabo pelo Lions Clube de Lagoa no seu último ano lionístico.

O Lions Clube de Lagoa (Aço-res) pretende assinalar, no ano lio-nístico agora iniciado, os 15 Anosde Serviço da CASA LION que é asua valência social de maior

impacto na comunidadelagoense.

Neste espaço são acolhi-das, todos os dias úteis,dezenas de crianças, deambos os sexos, (no úl-timo Ano Lionístico foram41 crianças em cada dia)onde, em horário pós es-colar, recebem educação,

formação e alimentação, numaação social de grande relevânciana comunidade da Lagoa.

Recorde-se que a CASA LION foiinaugurada no ano de 2004, sendoque, até à data, o Concelho de

Lagoa sabe o que é o Serviço dosLions devido à existência da CASALION.

Na festa do décimo aniversárioas crianças cantaram: sempre queestamos juntos, o dia não tem fim- Eu tenho um Amigo Lion, quegosta de mim! A comemoraçãoagora, dos seus 15 anos de funcio-namento, vai marcar, segura-mente, a atividade lionística doLions Clube de Lagoa (Açores),neste ano de 2018-2019, comorgulho no passado e renovada es-perança no futuro.

DL/LCL

Celebrar 15 anos é afirmar a vocação e proximidade social

Page 7: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 LOCAL Página 07

Lavadeiras de Água de Pau Paróquia de SantaCruz da Lagoa

prepara biografia de D. Manuel de

Medeiros GuerreiroA Paróquia de Santa Cruz,

Matriz de Lagoa, na Diocese deAngra, está a preparar a publica-ção de uma biografia de D. Manuelde Medeiros Guerreiro (1891-1978), bispo natural desta comu-nidade.

“Despertar os habitantes deSanta Cruz para a importância da-quele que foi bispo de S. Tomé deMeliapor, Índia, e bispo de Nam-pula, em Moçambique”, é o obje-tivo do novo livro, informa opároco de Santa Cruz.

Na sua nota, o padre NunoMaiato explicou que a publicação,que ainda está em construção,divide-se em seis capítulos e co-meça pelos primeiros anos de D.Manuel de Medeiros Guerreiro emSanta Cruz.

O segundo capítulo dedica-seaos anos de formação sacerdotaldo prelado e o seguinte sobre oseu regresso aos Açores – memó-rias e legado – e a sua nomeaçãocomo bispo de S. Tomé de Melia-por.

No quarto capítulo vão estar osanos que o bispo açoriano esteveem Nampula, em Moçambique eno quinto “os louvores, as cartasescritas e os últimos anos de vida”do prelado natural de Santa Cruz.

O livro vai terminar com umcapítulo que vai resultar das me-mórias dos habitantes de SantaCruz sobre o D. Manuel de Medei-ros Guerreiro, recolhidos atravésde “relatos orais”.

O trabalho está a ser realizadopor Júlio T. Oliveira, sob coordena-ção do padre Nuno Maiato, e osautores pedem “a todas as pes-soas” que tenham informações,

fotografias que “possam enrique-cer esta biografia” que entre emcontacto pelo endereço eletró[email protected].

Manuel de Medeiros Guerreirofaleceu a 10 de abril de 1978, aos86 anos de idade, em Santa Cruz,na Lagoa, localidade onde nasceua 12 de abril de 1891.

Em 1904 ingressou o SeminárioDiocesano de Angra, na ilha Ter-ceira, e foi ordenado presbítero a24 de agosto de 1913 em Rendufi-nho, concelho de Póvoa deLanhoso, Distrito de Braga.

Em 1919 concluiu a licenciaturaem Teologia, e regressou aos Aço-res onde foi professor no seminá-rio diocesano de Angra durante 18anos; Foi nomeado pároco da fre-guesia da Conceição, em Angra doHeroísmo, e vice-reitor do seminá-rio em 1928.

O Papa Pio XI nomeou-o bispode São Tomé de Meliapor, doPadroado Português do Oriente(Índia), a 10 de abril de 1937 etomou posse a 10 de agosto domesmo ano; A 2 de março de 1951foi o Papa Pio XII nomeou-o para aDiocese de Nampula, em Moçam-bique, até 1967.

No âmbito das celebraçõesdas Jornadas do Património e aconvite por parte da Câmara Mu-nicipal de Lagoa, a associação “OSQUIRIDOS” da Vila de Água dePau, irá levar a efeito no dia 9 desetembro, pelas 16:00 horas,uma reconstituição históricasobre as lavadeiras.

O local escolhido será nos anti-gos lavadouros, onde no passadofoi uma construção de extremaimportância indo ao encontro danecessidade da população, por-que antes desta construção, as la-vadeiras usavam as várias ribeirasespalhadas pela vila. A mesma re-constituição contará com cercade cem figurantes contando coma participação da população daVila de Água de Pau, várias insti-tuições culturais e atores convi-dados.

A cena apresentar será o dia dainauguração do recinto a 3 julhode 1948, onde nesta data a Vilade Água de Pau prontificou-separa fazer a festa, receber o Sr.Governador do Distrito Autó-nomo, Aniceto dos Santos a con-vite do presidente da Camara daLagoa o Sr. Carlos Bicudo de Me-deiros, estando também presen-tes várias individualidades daaltura, desde a antiga Junta Geral,Junta de Freguesia, Clero, figurasimportantes do concelho, desdea Atalhada à Ribeira Chã, fazendoparte dos visitantes o Sr. AgneloÁvila Vasconcelos, inspetor admi-nistrativo, presentemente em vi-sita aos Municípios rurais destailha.

Toda a reconstituição será ba-seada em registos, textos e foto-grafias facultados por Roberto deMedeiros, um grande defensor

das inúmeras histórias da vila deÁgua de Pau.

Com esta reconstituição, pre-tendemos lembrar e relembraraos mais novos e até às pessoasque por lá passaram, fazendo da-quele local um registo de ex-trema importância da luta diáriade sobrevivência dos popularesda altura.

Atualmente os antigos lavadou-ros destina-se a ser um espaçomuseológico preservado graçasàs entidades locais.

Para este evento a associação“OS QUIRIDOS” contou com oapoio da Camara Municipal da Ci-dade de Lagoa, Junta de freguesiade Água de Pau, Grupo JovemPauense, Animadores do Divino epopulação da Vila de Água dePau.

Foto: DRAntigos lavadouros em água de Pau onde decorrerá a reconstituição.

A Câmara Municipal de Lagoa assinala o DiaMundial do Turismo, promovendo dia 28 de setem-bro, pelas 21h30, uma Ceia Franciscana, no Con-vento dos Franciscanos na freguesia de Santa Cruz.Trata-se da primeira edição deste tipo de eventos,onde a animação cultural e a gastronomia propor-cionarão um momento agradável que será vividocom tradição e alegria.

Os participantes serão recebidos por um númerode teatro-musical, com intervenção de convidados.Seguir-se-á no adro do convento um momento deteatro espontâneo, com animação de cariz reviva-lista, em que se contará a história do edifício, que éum dos ex-libris da cidade de Lagoa.

A peça de teatro musical, Utopia, do grupo de tea-tro a Máquina do Tempo, irá animar o convívio, comuma interpretação e coreografia de 5 atores, quedurará aproximadamente 20 minutos.

O início da ceia está previsto para as 21h30 e con-tará com o acompanhamento do Quarteto MediiAevi e do Conjunto Musical DIB, terminando-se anoite com música de baile do DJ MM.

O banquete, em molde de bufete, será composto

por pratos de gastronomia regional, nomeadamentecom entradas frias, petiscos quentes, grelhados,saladas, caldo verde e diversas bebidas.

A autarquia lagoense irá disponibilizar trajes deépoca para 80 participantes, pelo que todos osinteressados deverão apresentar-se pelas 18h00, demodo a serem vestidos e caraterizados por umaequipa que estará disponível para o efeito. Os res-tantes participantes devem apresentar-se pelas21h00.

Convento recebe “Ceia Franciscana”

Page 8: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Página 08 FESTIVIDADES/ PUB Diário da Lagoa | setembro 2018

Noites de Verão no Rosário trazem a população à rua

Fotos:

DL/J

FNSR

Pub.

A Praça de Nossa Se-nhora do Rosário foipalco das Noites deVerão, durante os mêsesde julho e agosto, numaorganização da Junta deFreguesia de Lagoa -Nossa Senhora do Rosá-rio.

Durante os fins de se-mana, foram vários osgrupos que passarampelo palco da Praça,levando ao centro da Fre-guesia, a animação musi-cal.

No final de julho atuoua Orquestra de Paris, eem agosto o Grupo Fol-clórico da Jugoslávia, oOrfeão de Nossa Senhorado Rosário, a Banda Largae a Banda Musix.

No início de agosto tevelugar ainda o já tradicio-nal Passeio de Idosos àvolta da Ilha, naquele queé um momento de con-fraternização, dando aconhecer locais da ilha deSão Miguel, a quem aindanão conhece.

Page 9: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 FESTIVIDADES Página 09

Santa Cruz recebeu as festas maiores da FreguesiaA Comunidade Cristã

de Santa Cruz Lagoa cele-brou a festa em honra dosseus Padroeiros, SagradoCoração de Jesus de NossaSenhora do Rosário.

“Pretende-se que estafesta seja momento e oca-sião propícia de vivência eexpressão da Fé, consti-tuindo, ao mesmo tempo,uma oportunidade de sã efraterno convívio e mani-festação das vivências ecultura deste povo”.

O ponto alto das festivi-dades ocorreram a 5 deagosto 2018 com a reliza-ção da Procissão.

As Festas da Matriz deLagoa recebeu vários even-tos musicais, culturais e re-ligiosos.

Este foi igualmente ummomento de reunião de fa-milias e amigos, e muitosemigrantes que regres-sam à sua terra Natal paramatar saudades.

A comunidade da Vila deÁgua de Pau e muitas centenasde populares de outras localida-des, turistas e emigrantes en-cheram de novo a Praça Nova eo adro da Igreja, para assistiremàs festas de Nossa Senhora dosAnjos, em Água de Pau.

A tradicional Procissão per-correu várias ruas da vila deÁgua de Pau, no dia em que secomemora a Assunção deNossa Senhora ao céu, uma tra-dição católica onde recorda queaquando da morte de VirgemMaria, esta foi transportada emcorpo e alma até aos céus.

Na Vila de Água de Pau a tra-dição mantém-se e, no final daprocissão, o Padre João Furtadoiniciou alguns cânticos maria-nos acompanhado pelos fieis e«coros» da paróquia, proce-dendo-se depois à Mensagemdo Bispo das Bermudas, queeste ano presidiu ás cerimónias.

A Festa em honra da Senhorados Anjos é uma festa de verãoque reúne milhares de pessoasnesta vila, da costa sul de SãoMiguel, fortemente marcadapela emigração.

Água de Pau embelezou-se para a Nª Sª dos Anjos

Page 10: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Página 10 REPORTAGEM Diário da Lagoa | setembro 2018

Proteção de dados - a responsabilidade está em cada um de nós

Organizada através do Gabinete de De-senvolvimento Económico, em colaboraçãocom o NELAG - Núcleo de Empresários daLagoa, o auditório da Câmara Municipal re-cebeu uma Sessão de Esclarecimento sobreo Novo Regulamento Geral da Proteção deDados (NRPD).

A sessão foi ministrada pelo Advogado Ri-cardo Brás Pinto em parceria com a em-presa For Excellence.

O Regulamento de Proteção de Dados en-trou em vigor a 25 de maio, e substitui a an-terior diretiva e lei de proteção de dados. Oregulamento obriga a informar acerca dabase legal para o tratamento de dados,prazo de conservação e transferência dosmesmos.

Ao Jornal Diário da Lagoa, o advogado Ri-cardo Brás Pinto recordou que este é umtema muito extenso, e que tem tido, pelosórgãos de comunicação social, algumas di-ficuldades em limitar a informação, que temsido virado muito para o alarmismo quando,na verdade, “o que está em causa é melho-rar aquilo que é a proteção e cada um, nosdados, quer seja cada um enquanto cida-dão, quer seja nas empresas, naquilo quediz respeito ao tratamento dos mesmos”.

Segundo recorda, em causa está a neces-sidade de registar e documentar aquilo queé o tratamento de dados, independente-mente da estrutura da empresa.

Ricardo Brás Pinto adianta que os proces-sos, quer sejam em empresas grandes oupequenas, são iguais, “é preciso saber qualo processo, saber o que são tratamentos dedados pessoais, como tratá-los e garantirque estes não são violados e/ou usadospara outros fins, no que diz respeito àdocumentação”.

A Lei Geral de Proteção de Dados já exis-tia, há agora um reforço daquilo que diz res-peito, por um lado, à uniformidadeeuropeia na aplicação destas matérias (até

aqui cada país fazia como entendia, pas-sando agora a ser obrigatório um forma-lismo igual em todos os estados membros)e, por outro lado, aumentou o nível de pro-teção, porque aumentou o nível de registosnecessários.

Recorda o advogado que a Comissão Na-cional de Proteção de Dados (CNPD) deixade ser quem autorizava e passou a apenaso fiscalizador, obrigando e passando a res-ponsabilidade a cada um de nós. Enquantocidadãos e enquanto empresários, somosnós que temos que garantir que estamos acumprir a Lei”, disse.

Sobre a For Excellence:

A For Excellence iniciou a sua atividadecomo prestadora de serviços de consultoria,auditoria e formação, nas áreas de segu-rança alimentar, segurança, higiene no tra-balho, ambiente, responsabilidade socialentre outros.

Em 2017 começou a proporcionar aosseus clientes mais serviços como o Coa-ching, sistema de avaliação Happy or Not eainda assina a representação em exclusivi-dade de consultora de certificação BIOS-PHERE RESPONSIBLE TOURISM para osarquipélagos dos Açores e Madeira.

Aida Ferreira, CEO da empresa, é lagoensee decidiu fundar a empresa na sua terra,aproveitando o potencial do Nonagon, acre-ditando na excelente localização do conce-lho e dispor de um enorme potencial dedesenvolvimento no turismo e na indústria.

Ao Jornal Diário da Lagoa recordou que,desde a sua criação, a For Excellence temrealizado diversos trabalhos em consultoriae auditoria em sistemas de gestão, sendoesta principal atividade. O serviço de Coa-ching também é bastante requisitado porempresários que têm uma visão sensata eque optam por apoiar o desenvolvimento

dos seus recursos humanos o que é exce-lente.

Os trabalhos são requisitados maioritaria-mente por empresas privadas, embora senote um crescendo de pedidos particularesno que diz respeito à área de formação daFor Excellence, sendo a consultoria e audi-toria as áreas mais requisitadas, “pois éonde já exercia atividade e as empresas jáconhecem”.

A Lagoa tem crescido em várias áreas,sendo que, segundo Aida Ferreira, a ForExcellence pode apoiar as empresas e osseus recursos humanos. “A implementaçãode sistemas de gestão potencia o negócio,a formação apoia no aumento e desenvol-vimento de competências tornando as nos-

sas empresas privadas mais competitivas ealinhadas com as suas estratégias, bemcomo as governamentais. O Coaching apoiao desenvolvimento dos executivos, doscolaboradores e de toda a equipa”, recorda.

A CEO da For Excellence adianta ainda quepretende iniciar os trabalhos no âmbito daBiosphere Responsible Tourism, mesmotendo o Governo regional adjudicado a cer-tificação do destino a uma empresa de forada região. “Afirmar a nossa marca no mer-cado Açores, Madeira e aumentar os mer-cados através da internacionalização”, disse.

DL

Fotos: DRA sessão de esclarecimento sobre a NRPD decorreu no auditório da CML.

A For Excellence está instalada no edifício do Nonagon, no Tecnoparque.

Aida Ferreira - CEO da For Excellence.

Page 11: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 DESPORTO Página 11

Operário já prepara nova época

A equipa sénior do Clube Ope-rário Desportivo já prepara novaépoca desportiva 2018-2019.

André Branquinho iniciou a suasétima temporada à frente daequipa técnica dos fabris, depoisde ter pegado na equipa naépoca 2012/2013, substituindona altura Francisco Agatão,quando a equipa estava no cam-peonato nacional.

Esta será contudo a esteira dotécnico no Campeonato dos Aço-res, competição à qual o clube daLagoa foi despromovido naúltima época.

A equipa da Lagoa conta comPedro Taborda, coordenador téc-nico do Clube Operário Despor-tivo, dando continuidade aotrabalho que já vinha desenvol-vendo em conjunto com a dire-ção de preparação da novaépoca.

Pedro Taborda, de 37 anos, tra-balhou na última época no Lei-xões onde desempenhouidênticas funções. Foi tambémcoordenador técnico do Almanci-lense, Pedras Salgadas, Oliveirado Hospital, Vianense e nos juve-nis do Boavista. Foi observadorna Naval e trabalhou nos sub-13do Águas Santas e nos juniores einiciados do Oliveira do Douro.

André Branquinho, ao Jornal

Diário da Lagoa, destacou o quediz ser uma resposta muito posi-tiva por parte dos atletas.

Com um plantel ainda em cons-trução, uma vez que faltampreencher algumas posições.

Até agora está satisfeito com osatletas, com um ótimo compro-misso, e não sabendo o desfechodesportivo da época, estes jámerecem os parabéns, porqueabraçaram um projeto muito par-ticular, “vieram para o clubenuma fase difícil da instituição,mas abraçaram e até agora temtido um compromisso muitogrande”, realçou.

Segundo destacou o técnico, “anível financeiro abraçaram umprojeto diferente daquilo que éhabitual no país, e na historia doOperário, sendo um trabalhomais por objetivos do que pelosalário mensal, e isto revela ocompromisso e a entrega que osatletas estão a ter e a vontade deajudar o clube”. André Branqui-nho espera que os jogadores pos-sam ter o apoio dos adeptos aolongo da época.

Quanto á competição em si, aolongo da época “há que ser rea-lista”, sabendo que é uma equipacompletamente nova, com umamédia de idades muito baixa,“vamos elaborando objetivossemanais, não colocando metas

para atingir, vendo a evolução daequipa”.

O técnico está ciente que exis-tem jogadores de qualidade, masisto por si só não equivale emvitórias, há que transformar aqualidade individual num valorcoletivo muito forte. “Vamosenfrentar equipas fortes nestacompetição e estou conscienteque o Operário será um alvo aabater”.

Considera o treinador que o co-letivo tem de ser muito superioràs individualidades e é aquilo quese pretende transformar nestassemanas de preparação.

Segundo adiantou, um jogadorque abraça um projeto desta na-tureza, sem salário fixo, a traba-lhar apenas por objetivos, é sinalda sua grande vontade de apare-cer, de afirmar-se no futebol, porisso é que diz que estes jogadoresjá merecem os parabéns peladecisão que tomaram.

André Branquinho recorda quepor vezes as pessoas falam muitodos jogadores de futebol, mastambém diz que não acredita quena Lagoa alguém quisesse traba-lhar como estes atletas aceitaramtrabalhar, apenas por objetivos,por isso merecem desde já todoo respeito.

Sobre os jogadores que saíramdo clube, diz não colocar emcausa a decisão de cada um. “Fe-lizmente receberam boas propos-tas e ficou feliz, porque revelaque o trabalho que fizemos tevefatores positivos”.

Sem participar na Taça de Por-tugal, pela primeira vez nos últi-mos 26 anos, devido adificuldades financeiras, o pri-meiro jogo oficial do Operárioestá marcado para o dia 23 desetembro, no arranque do Regio-nal de futebol, com os lagoensesa visitarem o Vitória do Pico.

DL

Fundado em 26 de agosto de2005, o Clube de Pesca Desportivade Lagoa surgiu por um grupo deamigos, que já pescavam há algumtempo.

Pelo gosto e pela disponibili-dade, formaram o clube, criandouma direção, estatutos, tendo naaltura recebido apoios da autar-quia e da Junta de freguesia deLagoa – Nossa Senhora do Rosário.Desde então, tem realizado diver-sos torneios de pesca, assim comoanualmente realizam um campeo-nato de pesca desportiva.

Outra das participações desteclube de pesca realiza-se na ilha deSanta Maria, onde têm vindo amarcar presença no Torneio reali-zado nesta ilha.

O Clube de Pesca Desportiva deLagoa é composto por 21 sócios,que participam nas provas, con-tando com apoio de alguns patro-cinadores e instituições.

Este ano de 2018 já realizaramvárias provas para o campeonato,tendo igualmente realizado provaspara o Mini Campeonato da Juntade Freguesia de Lagoa - NossaSenhora do Rosário.

No final de agosto foi realizadoum troneio para Junta de Fregue-sia do Cabouco, onde o resultadodo pescado foi entregue aos maiscarenciados, sendo que o mesmoacontece no torneio realizado poraltura das Festas de Santo Antó-nio, em colaboração com a Juntade Freguesia de Santa Cruz.

Até outubro deste ano irão aindarealizar mais seis provas a contarpara o campeonato, sendo queduas integram o Mini campeonatoda Junta de Freguesia do Rosário.

Segundo destaca o vice presi-dente do Clube de Pesca Despor-tiva de Lagoa, em declarações aonosso jornal, as provas têm aduração de quatro horas, sendodepois feita a pesagem do pes-cado. A classificação ocorre con-soante o tipo de pescado.

Válter Sousa recorda que, termi-nada esta época, em finais de ou-tubro, começa a ser preparada apróxima de 2019.

No final de cada ano realiza-seum jantar de confraternização,onde são entregues medalhas dacoletividade de ajuda ao clube e aentrega de troféus das provas rea-lizadas ao longo da época.

Este é um desporto que com-porta ainda alguma despesa, e éfeito para quem gosta de pescar.“Isto é mesmo só para quemgosta, até porque ainda mexe como nosso bolso, há sempre materialnovo a sair, a outro que se des-gasta, dai não ser um desportopropriamente muito barato”, res-salva.

Para ser sócio do Clube de PescaDesportiva de Lagoa, há umaquota anual, de 50€, que dádireito à participação em todas asprovas do clube assim comoacesso aos vários convívios quesão realizados ao longo do ano.

DL

Clube de Pesca Desportivade Lagoa comemora 13 anos

Foto: DL

Foto: DL

Fotos: DR

Page 12: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018PUBLICIDADEPágina 12

Page 13: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 PUBLICIDADE Página 13

Page 14: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Página 14 LOCAL/NECROLOGIA Diário da Lagoa | setembro 2018

NECROLOGIAFreguesia de Santa Cruz

José Carlos Cabral LopesNasceu: 27-06-1955Faleceu: 30-07-2018

Freguesia de Santa Cruz

José Francisco de Sousa MoraisNasceu: 28-09-1941Faleceu: 06-08-2018

Freguesia de Santa Cruz

Eduardo Varão da Costa Nasceu: 04-07-1945Faleceu: 12-08-2018

Ficha TécnicaDiário da LagoaRegisto ERC: 126473Deposito Legal: 402139/15Propriedade: Símbolos e Cedilhas -AssociaçãoDiretor/ Editor: Norberto LuisRedação: Norberto M. Silveira Luis(TE-563 A)

Direção Comercial: Suzi MonizColaboradores nesta edição:Luís Moniz, Júlio T. Oliveira, FuneráriaCarvalho.Periodicidade: MensalImpressão: Gráfica Funchalense.Rua da Capela da Nossa Senhora daConceição, nº 50 - Morelena2715-029 Pêro Pinheiro – PortugalTiragem: 750 exemplares

Sede: Rua Calhau D Areia, nº299560-057 Lagoa - AçoresEdição e Redação: Rua do Estaleiro,nº6, 9560-080 - Lagoa - AçoresEmail: [email protected]: 296 916 357/ 935 319 608

Estatuto Editorial disponível na páginada internet em: http://diariodalagoa.com

nota: Os conteúdos dos artigos deopinião, aqui publicados, são da res-ponsabilidade de quem os assina.Os anúncios aqui publicados são daresponsabilidade dos respetivos anun-ciantes, salvo erro tipográfico.

Mais conteúdos aqui.

Após 12 anos ao serviço da Paró-quia de Nossa Senhora do Rosário e 7na Senhora das Necessidades na Ata-lhada, o Pe. Silvano Vasconcelosdiz que começa agora uma nova etapa,um novo desafio, sendo que, nestes 12anos na Lagoa, foram muito gratifican-tes. “Foram muito ricos, quer pelo quefoi feito de bom, e que se fez de menosbom e que serviu para repensar estra-tégias, métodos de trabalho, e aperfei-çoar, corrigir, foi tudo muito bom.

Recorde-se que o Pároco irá servir, apartir deste mês de setembro, na dio-cese de Portalegre-Castelo Branco.

Segundo recordou, um Padre é-o atempo inteiro, não apenas a part-time,como algumas pessoas afirmam, “osmais insensatos assim dizem, o quenão tem lógica. Um Padre em qualquercircunstância da dimensão vida, estápresente o sacerdócio de Cristo, quefoi dado pelo sacramento da ordena-ção àquele que o recebeu, somos ou-tros Cristos em qualquer circunstânciada vida, quer seja no altar, na rua quer,seja na reunião, no convívio, ou jantar,

temos o dever uma pos-tura condicente com omistério que nos foi con-fiado”.

Falando sobre esta suapassagem pela Lagoa, oPároco recorda o quesentiu, e de forma gené-rica, algo que deixamarca, sendo o que dizser a própria imagem demarca da Lagoa que, nageneralidade e nas váriasfaixas etárias, o povo é

genuinamente bom, colaborante, comorgulho da sua terra, da sua gente e dasua Igreja, e é o que mais lhe impres-siona e que leva consigo.

“Mesmo os mais praticantes, pas-sando por aqueles que são menos pra-ticantes, mas por ai não deixam de serboa gente, são altamente respeitado-res, são entusiastas, gostam de saberda vida da Igreja e do se u pároco, eisso fascina-me, acho que é uma ima-gem de marca que caracteriza esta pa-róquia do Rosário e Atalhada”.

Segundo o Pe. Silvano, a única razãode se ir à Igreja, tem que residir emJesus Cristo, “Ele é que é o motivo, oatrativo pela qual eu me deixo guiar, seeu devo ir, é por Ele, se não vou, devo-me interrogar porque, encontrando asverdadeiras razões da fé e da religião”.

Outro destaque que recorda é a en-volvência da Catequese, tanto no Ro-sário como na Atalhada, sendo esta omotor principal da vida paroquial, queé a escola da fé e que toca a infância, aadolescência, e os próprios adultos,sendo transversal a todos.

“Vejo a Catequese com muita grati-dão e orgulho, uma vez que ambas seregem pelo mesmo estilo de funcio-namento, quer no horário das cateque-ses que está intimamente ligado aohorário as celebrações eucarísticas, oque faz com que as crianças possam irà Catequese e depois possam partici-par na Eucaristia, o que nos dá umaalegria imensa e consciência plena dedever cumprido e da satisfação porexercer o ministério da catequese”,realçou.

Na sua despedida, o Pe. Silvano Vas-concelos deixa uma palavra de imensagratidão aos paroquianos, por aquiloque foram e fizeram em prol da comu-nidade, da Igreja e do próprio Pároco.“Cresci muito, aprendi, amadureci como contributo de todos, sem deixar nin-guém para trás. Quer com todos osque privei mais ou menos, todos mederam uma mensagem de afeto, de es-tima, de respeito”. È esse mesmo res-peito e sentimento que enaltece eagradece, pedindo para que continuea ser sempre a imagem de marca típicadeste povo.

O Pe. Silvano chegou a esta Paróquiacom 30 anos, os mesmos que o novoPadre, a quem deixa uma mensagempara que seja um bom pastor, à Ima-gem e semelhança de Cristo, e se assimfor, será muito feliz, e vai ter uma pre-sença muito longa na comunidade,porque tem condições para tal. “Esta éuma terra francamente boa, com genteboa e acredito que o Pe. Nelson irá en-contrar aqui uma boa família e serábem acolhido, disso não tenho dúvida”.

DL

Pe. Silvano Vasconcelos deixa Paróquias doRosário e Atalhada

Atividade da PSPNo âmbito da atividade policial re-

cordamos, neste quadro, algumas dasações desenvolvidas pelos elementosda Esquadra da PSP de Lagoa, e divul-gada através do relatório diário doComando Regional da PSP.

Ressalvamos que estes são dadosque não refletem a totalidade da ativi-dade dos elementos desta esquadra.

20JUL2018 - Foi detido, um indiví-duo do género masculino, de 63 anosde idade, por condução de veículo, sob

a influência de álcool, com uma TAS de1.39 g/l.

25JUL2018 - Foi detido por desobe-diência, um individuo do género mas-culino, com 33 anos de idade, porcondução de veículo, com a carta decondução apreendida.

02AGO2018 - Foi detido, um indiví-duo do género masculino, de 46 anos,por furto de um telemóvel, no valor de1000 euros.

Foto: DL

Vila de Água de Pau

Rosalina da Estrela MedeirosIdade: 75 anosFaleceu: 28-06-2018

Vila de Água de Pau

Natália da Conceição Sousa Cordeiro VieiraIdade: 39 anosFaleceu: 28-06-2018

Vila de Água de Pau

Ilda dos Anjos Idade: 85 anosFaleceu: 28-06-2018

Vila de Água de Pau

Maria de Lourdes Raposo Pimentel Idade: 67 anosFaleceu: 14-07-2018

Vila de Água de Pau

José Guilherme Bisarro Teles Idade: 57 anosFaleceu: 07-08-2018

Page 15: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Diário da Lagoa | setembro 2018 Página 15PASSATEMPO / HORÓSCOPO

Soluções dos passatempos.

Labirinto: Descubra o caminho correto.

Descubra as sete diferenças.

PASSATEMPO HORÓSCOPO DE SETEMBROCarneiro (21/3 a 20/4)

A vida afetiva precisa de mudan-ças renovadoras que possam desvendar assuas aptidões ocultas e expandir a paixãona sua relação amorosa.

A nível profissional deve tomarconsciência das suas potencialidades, exal-tando a sua criatividade e capacidade deiniciativa, com persistência.

Touro (21/4 a 21/5)

A vida afetiva enfatiza todo o seumagnetismo e capacidade de influenciarcertas pessoas, demonstrando os seus sen-timentos, sem possessividade.

A nível profissional continua umperíodo de reestruturação positiva e decrescimento financeiro, excelente para tran-sacções de bens imoveis.

Gémeos (22/5 a 21/6)

A vida afetiva marca o momentocerto para esclarecer qualquer situação efalar das suas inquietações, quebrando a ro-tina que desgasta a relação.

A nível profissional estão favoreci-das a capacidade de comunicação e umamaior facilidade para contatos e negócios.As viagens estão protegidas.

Caranguejo (21/6 a 23/7)

A vida afetiva apaziguada reflete asua estabilidade emocional, capaz de esta-belecer uma relação amorosa baseada nareciprocidade de sentimentos.

A nível profissional deve aprovei-tar toda a energia positiva e autoconfiançapara trilhar um rumo de crescimento finan-ceiro, com muita imaginação.

Leão (24/7 a 23/8)

A vida afetiva em fase de cresci-mento permite-lhe expandir a família e pro-ceder a remodelações no lar, arriscandoplanos com mais flexibilidade.

A nível profissional há a possibili-dade de responsabilização por aconteci-mentos antigos, deve aceitar mudanças epontos de vista diferentes.

Virgem (24/8 a 23/9)

A vida afetiva estimulada por con-tatos sociais importantes impulsiona a con-cretização dos seus planos e promove umagrande melhoria de vida.

A nível profissional a presença daVénus nesta Constelação traz-lhe umagrande evolução na carreira, com muitosêxitos e proveitos financeiros.

Balança (24/9 a 23/10)

A vida afetiva proporciona novasrelações de amizade que ajudam os seusplanos na carreira e, ainda, contribuempara a sua harmonia interior.

A nível profissional o momento éideal para fazer uma pausa e recuperar aenergia vital, no entanto, refletindo o rumoa seguir com tranquilidade.

Escorpião (24/10 a 22/11)

A vida afetiva poderá vivenciaruma tendência para excessos emocionaismas, de qualquer forma, este longo ciclo éde renascimento e reconstrução.

A nível profissional continua atrilhar uma fase favorável para se expandire crescer financeiramente, aproveitando aforça desta magnifica conjuntura.

Sagitário (23/11 a 21/12)

A vida afetiva evolui no sentidodiretamente proporcional à sua capacidadede iniciativa e de inovar as relações no seuquotidiano, com mais aventura.

A nível profissional procure prepa-rar alicerces financeiros para o futuro eadote uma postura humilde, capaz de atrairapoios cruciais para o sucesso.

Capricórnio (22/12 a 20/1)

A vida afetiva reflete alguma aus-teridade proveniente da sua tensão interior,que pode provocar sentimentos de melan-colia e desencanto.

A nível profissional, apesar dealguma limitações, podem surgir oportuni-dades repentinas que possibilitam organizara área financeira.

Aquário (21/1 a 19/2)

A vida afetiva fecha um ciclo kár-mico de problemas familiares ou no lar, porcausa de erros no passado e agora deveseguir com mais consciência.

A nível profissional as viagensfavorecidas e uma certa inclinação para oinconformismo promovem projetos pro-gressistas de interesse coletivo.

Peixes (20/2 a 20/3)

A vida afetiva precisa da sua von-tade de ser prestável através de ações soli-dárias e altruístas, essenciais para aedificação de uma sociedade justa.

A nível profissional poderá melho-rar a área financeira, com autoconfiançaelevada e muita coragem, de forma a final-mente realizar os seus sonhos.

Page 16: Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia ... · que são um complemento à educação sã dos nossos alunos. Bom final de férias e um ótimo re - gresso à escola!

Os Amigos do São Martinho doCabouco levam a efeito, nos próxi-mos dias 7, 8 e 9 de setembro, o“Cabouco 100 limites 2018”. Trata-sede um evento que pretende promo-ver a freguesia, através da boa dispo-sição e da prática desportiva, estandoagendadas diversas provas para ostrês dias.

No primeiro dia, 7 de setembro, apartir das 14h00, terá lugar a realiza-

ção de um Peddy Paper, enquanto,no segundo dia, 8 de setembro, de-correrá a 1ª Prova de BTT XcE Bispo-bikes, pelas 09h00. À tarde, a partirdas 14h00, decorrerão diversas ativi-dades recreativas motorizadas(enduro, especial TT, circuito 4 e es-pecial sprint). Atividades que contamcom o apoio da Bispobikes, da Asso-ciação de Ciclismo dos Açores e doCattt Açores.

Para o terceiro e último dia do

evento, pelas 10h00, haverá umaconcertação Clube 205, estandoagendada para as 14h00 a descida“100 limites”. Trata-se de uma provaonde irá estar em destaque a criativi-dade dos participantes.

De destacar que nos dias 7 e 8 desetembro, haverá animação, barra-quinhas de comes e bebes.

Diário da Lagoa | setembro 2018Última LOCAL/ PUBLICIDADE

Pub.

Foto

s: D

R

Cabouco recebe evento “100 limites”

A Cestaria da Lagoa embelezou a 8ª edição da Festa Branca, que decorreu no Convento e Jardimdos Frades, na Freguesia de Santa Cruz, numa noite com ritmos típicos de verão.