newsletter interna quinzenal segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de...

19
Newsletter Interna Quinzenal Segue-me # número 103 Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Cantinho Solidário #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected] CASP COMUNICAÇÃO Universidade de Gibraltar inaugurada 4ª Edição Lançarte à Gestão “O dia em que nos tornamos uma cidade universitária”. Foi assim que o Ministro Principal Fabian Picardo descre- veu a inauguração, na segunda-feira, dia 21 de setembro ... pág. 04 Cândido Monteiro O Departamento Corporativo RH deu início ao processo de Assessment da 4ª Edição do Programa Lançarte à Gestão. O programa consiste na identificação de jovens diplomados da área... pág. 10 Quer distribuir sorri- sos? A Casais Angola ajuda! Vestuário, calçado, material lúdico ou material didático. Para quem quer ajudar, não faltam formas. pág. 07 Ouvimos mais vezes falar de centros de custo do que de centros de lucro ou centros de proveito. O negócio só é negócio quando existe centro de proveito que, por sua vez, gera lucro. Sem dúvida que é importantíssimo controlar os custos e dividi-los pelas “gavetas”, que permite identificar, gerir e otimizar os custos. Ter bem presente quais são os nossos centros de lucro é muito importante. É deles que vêm os proveitos que permitem pagar os custos e gerar lucro. É com lucro que fazemos amortizações aos bancos, que conseguimos disponibilidade quando temos de esperar pelo pagamento dos clientes, que amortizamos dívida aos credores e que conseguimos fazer investimento no futuro da empresa. pág. 02

Upload: builiem

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

Newsletter Interna Quinzenal

Segue-me# número

— 103 —

Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Cantinho Solidário

#selfiecasais

Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected]

CASP COMUNICAÇÃO

Universidade deGibraltar inaugurada

4ª EdiçãoLançarte à Gestão

— “O dia em que nos tornamos uma cidade universitária”. Foi assim que o Ministro Principal Fabian Picardo descre-veu a inauguração, na segunda-feira, dia 21 de setembro ... pág. 04

Cândido Monteiro

— O Departamento Corporativo RH deu início ao processo de Assessment da 4ª Edição do Programa Lançarte à Gestão.O programa consiste na identificação de jovens diplomados da área... pág. 10

Quer distribuir sorri-sos? A Casais Angola ajuda!

— Vestuário, calçado, material lúdico ou material didático. Para quem quer ajudar, não faltam formas. pág. 07

— Ouvimos mais vezes falar de centros de custo do que de centros de lucro ou centros de proveito. O negócio só é negócio quando existe centro de proveito que, por sua vez, gera lucro. Sem dúvida que é importantíssimo controlar os custos e dividi-los pelas “gavetas”, que permite identificar, gerir e otimizar os custos.Ter bem presente quais são os nossos centros de lucro é muito importante.

É deles que vêm os proveitos que permitem pagar os custos e gerar lucro. É com lucro que fazemos amortizações aos bancos, que conseguimos disponibilidade quando temos de esperar pelo pagamento dos clientes, que amortizamos dívida aos credores e que conseguimos fazer investimento no futuro da empresa. pág. 02

Page 2: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

02Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10328 SETEMBRO 2015Mensagem CEO

António Carlos Fernandes Rodrigues

Centro de Lucro

Parecem ambos iguais, porque ambos coletam custos, mas são os centros de lucro que constituem a nossa razão de existir. Para nunca nos esquecermos de onde vem o nosso negócio, devemos destacá-lo, porque é para ele que dedicamos todas as atenções. É para ele que organizamos e reorganizamos o nosso suporte.

"Descentralização é o nosso princípio de gestão. O nosso objetivo é contratar, desenvolver e reter as melhores pesso-as que pudermos e dar-lhes a respon-sabilidade e autoridade para executar a sua função. Todas as decisões são

tomadas ao nível local. Esperamos que todos os gestores sejam conscienciosos nos custos, e que reconheçam e explorem o potencial do mercado.”

Ouvimos mais vezes falar de centros de cus-to do que de centros de lucro ou centros de proveito. O negócio só é negócio quando existe centro de proveito que, por sua vez, gera lucro. Sem dúvida que é importantís-simo controlar os custos e dividi-los pelas “gavetas”, que permite identificar, gerir e otimizar os custos.

Ter bem presente quais são os nossos centros de lucro é muito importante. É deles que vêm os proveitos que permitem pagar os custos e gerar lucro. É com lucro que fazemos amortizações aos bancos, que conseguimos disponibilidade quando temos de esperar pelo pagamento dos clientes, que amortizamos dívida aos credores e que conseguimos fazer investimento no futuro da empresa.

Na minha comunicação do início deste mês, constava esta frase. É uma frase que sinteti-za muito da nossa filosofia de gestão. Estar em 13 países seria impraticável se não fosse por ela. Esta é outra vertente que marca o modelo de gestão da Casais.

Temos uma competência: construir hotéis, hospitais, escolas, escritórios, habitação, laboratórios, estações de tratamento de água, centros comerciais, etc. E para manter essa competência, fazemos obras, aprende-mos, fazemos novamente. Contrariamente a outros negócios industriais, onde a produção está concentrada num local, fazer obras implica levar a nossa máquina de construção para o local. Levar a nossa máquina, signifi-ca levar as nossas pessoas. Daí a importân-cia de recrutar e desenvolver pessoas.

Em negócios globais, afastados fisicamente como o nosso, ganha particular importância a alocação de autonomia e responsabilidade em quem está no terreno. É no terreno que as coisas acontecem.

Page 3: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

03Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10328 SETEMBRO 2015

Basta olhar para a própria história do mundo para entender este princípio. Na altura dos descobrimentos e da colonização, entre os anos 1500 a 1850, muitos foram os exemplos das colónias criadas. Muitas prosperaram e desenvolveram-se, apesar de estarem afastadas, por meses de viagem, da origem. No fim, aquelas que mais prospe-raram a longo prazo, foram aquelas que mantiveram a autonomia e a capacidade de fazer localmente, sem nunca cortar os elos de ligação à origem. Todas aquelas que qui-seram a independência total e que cortaram as ligações perderam poder e relevância no panorama mundial.

O foco das nossas unidades de suporte (os centros de custo) é a capacitação dos Centros de Lucro: deixá-los trabalhar e ajudá-los onde eles necessitam. Ajudar a criar mais valor - é uma cultura de serviço. Alinhar o suporte para ajudar os centros de proveito a produzir lucro.

Quais são os nossos centros de lucro: as OBRAS. É para elas que tudo o que temos existe.

Saber escolher as obras é essencial (escolher os clientes, escolher o tipo de obra onde fazemos a diferença). Pôr as pessoas certas à frente é essencial. No fim do dia é um ciclo contínuo de:• Trabalhar para obter Resultados;• Alocar as pessoas certas a cada desafio.É um ciclo que se autoalimenta. Pessoas melhor capacitadas produzem negócio. E negócio gera resultado.

Como base no desenvolvimento das pes-soas, temos o alinhamento com a nossa cultura e com os nossos valores. Fazer muito e bem depende, essencial-mente, de ter equipa. E ter equipa, requer alinhamento.

Durante este ano e o próximo vamos iniciar um ciclo com um conjunto de ses-sões sobre a importância do alinhamento e da cultura de ser Casais. É um ciclo que pretendemos repetir.

Como grupo somos a soma de várias unidades. Várias unidades autónomas,

com uma cultura similar. Mesmo os nossos parceiros de negócio são escolhi-

dos com base na sua competência e compe-titividade mas também com o alinhamento que demostram com os nossos valores.

A nossa missão é ajudar na gestão, dando inputs que permitem cada unidade aprovei-tar o potencial de mercado. Cada obra é uma unidade independente e backoffice esta cá para ajudar.

Fazer isto funcionar de uma forma organi-zada que beneficia todos é a nossa missão. Cada um faz a sua parte num imenso mapa estratégico, onde a finalidade é chegar ao objetivo final.

Ver na Casais a casa onde podemos trabalhar para acrescentar valor e crescer dentro da marca de referência que a todos nos orgulhe.

Mensagem CEO

Page 4: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

04

Obras e Mercados

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10328 SETEMBRO 2015

Portugal Moçambique Gibraltar

Bélgica

Mais um pódiode Segurança no Trabalho

Universidadede Gibraltarinaugurada

Casais assina con-trato da obra Casa Acreditar Porto— Fundada em 1994, a Casa Acreditar surge como resultado da mobilização de pais e crianças que frequentam e vivem nos serviços de oncologia pediátrica de todo o país. É uma realidade dura para centenas de famílias que pode e deve ser atenuada de várias formas.

Já com Casa em Lisboa, Coimbra e Funchal, agora é a vez do Porto de ver nascer, fisica-mente, este projeto. A Casais orgulha-se de ser parte integrante desta construção, que cer-tamente beneficiará pais, crianças e famílias.

— “O dia em que nos tornamos uma cidade universitária”. Foi assim que o Minis-tro Principal Fabian Picardo descreveu a inauguração, na segunda-feira, dia 21 de setembro.

Entre ministros, líderes do governo, profes-sores e locais, mais de 2.400 pessoas es-tiveram presentes neste evento, que marca uma nova etapa para Gibraltar. A construção desta universidade revela-se positiva para toda a comunidade que, certamente, benefi-ciará de todas as oportunidades e potenciali-dades da instituição.

A Casais Gibraltar orgulha-se de fazer parte deste projeto de enorme importância. Foi um desafio que mais uma vez superamos com distinção, uma vez que a obra tinha um prazo record (seis meses).

Link youtube: University Of Gibraltar Inau-guration - GBC Report

— A CNT e a CarpinCasais conseguiram ocupar as duas primeiras posições no ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato.

Diariamente, toda a equipa contribuiu para que o trabalho em segurança fosse uma re-alidade e traduzisse todo o profissionalismo que a empresa carrega consigo.

“Trabalhar em segurança é como andar de bicicleta, no momento que deixamos de pedalar perdemos o equilíbrio”, recorda Benedito Lemos.

Hovione – Edifício R LumiarLocalização: LisboaDO: Rui Ribeiro

Agências do BCI: Av. das Indústrias / Jumbo Fomento / Luna ShopLocalização: MatolaDO: Nuno ParganaDDO: Sérgio Pinto

Agência Moza BancoPraça dos TrabalhadoresLocalização: MaputoDO: João SampaioDDO: Sérgio Pinto

Casa Acreditar do PortoLocalização: PortoDO: Tiago Carvalho

Page 5: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

05

Obras e Mercados

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Estamos a seguir...

Unidade de RadioterapiaAçores, Portugal

Nova Escola InternacionalLuanda Internation SchoolLuanda, Angola

CNT e Casais Maroc no LydexBenguerir, Marrocos

#número 10328 SETEMBRO 2015

Page 6: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

06

Negócios e Projetos

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

— No âmbito da Campanha “Limpeza da Ci-dade de Luanda”, a Casais Angola, através da EPAL – Empresa de Águas de Luanda, colaborou na limpeza do Bairro de Cazenga, no dia 11 setembro.

Casais Angola colabora na limpeza do Bairro de Cazenga

#número 10328 SETEMBRO 2015

Participando com os meios próprios disponí-veis para ajudar nesta iniciativa, a empresa do Grupo dispensou um encarregado de obra, quatro ajudantes, duas retroescavado-ras e quatro camiões basculantes.

Segundo um relatório da OMS, Luanda é considerada a terceira cidade mais poluída de África. Este projeto, que contou com o apoio da Casais Angola, certamente terá repercus-sões positivas no quotidiano dos locais.

Page 7: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

07

Negócios e Projetos

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

— Vestuário, calçado, material lúdico ou material didático. Para quem quer ajudar, não faltam formas. O objetivo: tornar o Natal de dezenas de crianças mais feliz!

No âmbito do projeto de responsabilidade social, a Casais Angola está a promover uma recolha de bens, destinados às crianças que vivem no Orfanato Obra de Caridade da Criança Santa Isabel.

Porque juntos construímos mais, as entregas devem ser efetuadas até dia 10 de dezembro, na sede em Luanda ou no Estaleiro de Viana da Casais Angola.

Quer distribuir sorrisos?A Casais Angola ajuda!

#número 10328 SETEMBRO 2015

Page 8: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

08

Pessoas e Eventos

08

#número 10328 SETEMBRO 2015

Novas Responsabilidades

Margarida Soares inicia funções enquanto Técnica Comercial na Opertec

Sofia Costa inicia funções enquanto Diretora de Obra na Casais Angola

Marco Bento inicia funções enquanto Coordenador de Prevenção e Segurança

na Casais Angola.

— NOVAS ADMISSÕES

Bem-vindo ao Grupo Casais!

Ofertas de emprego no

Grupo CasaisCarreira técnica e carreira de gestão:

» Diretor de Obra | Casais Angola » Responsável de Manutenção AVAC |Angola » Técnico de Prevenção e Segurança | Angola » Diretores Técnico-Comercial | Alemanha » Formador de Inglês / Francês | Lisboa

Carreira produtiva: » Técnico de Manutenção | Albufeira » Serralheiro Civil | Braga » Canalizador | Angola » Mecânico de Frio | Angola » Aplicador de Pladur | Angola » Serralheiro Civil | Angola » Mecânico Pesados | Angola » Mecânico Ligeiros | Angola » Carpinteiro de Cofragem | Marrocos » Chefe de Cofragem | Marrocos

↘ Para responder às ofertas, basta aceder à nossa página de Recrutamento através do link: Recrutamento, Grupo Casais.

Page 9: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

09

Pessoas e Eventos

— Devido ao crescente volume de formação, promovido internamente, a CASP Formação adquiriu uma nova sala de formação nas ins-talações da sede, que iniciou o seu funciona-mento no dia 21 de setembro.

A sala tem uma capacidade para 12/14 formandos em formato U, com luz natural e direta e com todos os meios audiovisuais, equipamentos necessários e acesso à rede.

O Departamento Corporativo RH aposta e investe no desenvolvimento das competên-cias dos colaboradores.

Invista na sua formação para enfrentar o presente e moldar o futuro!

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected] 09

#número 10328 SETEMBRO 2015

Inquérito sobre a Segurança e Saúde no Trabalho – até 5 de outubro!

Queremos ouvir a tua opinião sobre a Segurança e Saúde no Trabalho da tua organização. Pedimos o contributo de todos os colaboradores através do preen-chimento deste breve inquérito até dia 5 de outubro, disponível das seguintes formas:

• Na casaisnet: link disponível;• Envio por endereço eletrónico para:

[email protected];• Colocar na caixa de sugestões existentes no bar;• Entrega no Departamento de Prevenção e Segurança.

É de extrema importância ter a tua opinião. Participa!

CASP Formação tem novas instalações!

Page 10: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

10

Pessoas e Eventos

Juntos Construímos o Futuro!

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected] 10

#número 10328 SETEMBRO 2015

4ª Edição Lançarte à Gestão

Evolução RH do Grupo

— O Departamento Corporativo RH deu início ao processo de Assessment da 4ª Edição do Programa Lançarte à Gestão.O programa consiste na identificação de jo-vens diplomados da área financeira e contabi-lidade para formar, desenvolver para projetos internacionais e reter no Grupo Casais.

O processo de Assessment consiste em duas fases com a seguinte composição:

1. Dinâmica de Grupo com aplicação de uma bateria de testes, avaliando as com-petências comportamentais, competên-cias técnicas de base na área financeira, competências linguísticas e as motivações e objetivos profissionais dos jovens candi-datos | 15 candidatos.

2. Entrevistas individuais | 4 Candidatos finalistas.

O processo contou com a participação ativa da CASP DEF com o contributo do Dr. Ro-lando Pereira (Dir. Contabilidade e Finanças).

Foram selecionados dois candidatos: Carlos Araújo e João Azevedo.

Os novos colaboradores iniciarão, no decor-rer de outubro, o estágio com a duração de nove meses.

— Acompanhe a comparação mensal da evo-lução do número de Colaboradores do Grupo Casais (ativos em 31.08.2015).

Atualmente, o Grupo emprega 3.794 colabo-radores, distribuídos da seguinte forma:

Page 11: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

11

Pessoas e Eventos

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

CASP Formação

— Metodologia GTD – A Arte da Produtividade Sem Stress

Data: 23/09/2015Carga horária: 7 horasLocal: Sede - BragaFormandos: 25 Técnicos e GestoresFormador: Nuno DonatoObjetivo:• Gerir um fluxo de trabalho ideal e sem

esforço;• Tomar decisões claras sobre os seus proje-

tos e tarefas;• Criar um esboço para o seu próprio

sistema GTD para gerir a sua vida e o seu trabalho;

• Técnicas para esvaziar o seu email e cai-xas de entrada numa base frequente;

• Organizar os seus projetos e materiais de apoio;

• Lidar eficazmente com arquivos e material de referência;

• Aprender técnicas para priorizar e saber qual a melhor coisa a fazer;

• Ultrapassar a procrastinação;• Confiar nas suas escolhas.

CarpinAngola | Projeto "Juntos no Desenvolvimento, Formar para o Futuro"

— Higiene e segurança no trabalho - Oficinas

Resumo Conteúdo Programático: Higiene e segurança no trabalho em contex-to de oficina.Formador: Eng.º Rui BarradasPúblico-Alvo: CarpinteirosData: 12/09/2015Número de horas: 5 horas

Casais Gibraltar

— Successful Negotiator

Formador: Pedra BasePúblico-Alvo: D. O’s, DepartamentoComercial e Logística.Data: 16 e 18 de setembro.

Electro Ideal Angola | Projeto "Juntos no Desenvolvimento, Formar para o Futuro"

— Introdução aos materiais

Resumo Conteúdo Programático: Enquadramento sobre os materiais de eletri-cidade – modulo IFormador: Eng.º Hugo Ribeiro/Enc. Marco MonteiroPúblico-Alvo: EletricistaData: 12/09/2015Número de horas: 5 horas

11

#número 10328 SETEMBRO 2015

Page 12: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

12

Pessoas e Eventos

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected] 12

#número 10328 SETEMBRO 2015

Branco é a cor da noite e do yoga!

A Noite Branca, em Braga foi, mais uma vez, um sucesso.O negro da noite misturou-se com o branco das roupas de milhares de pessoas que viram, ouviram e sentiram a arte dos diferentes músicos que atuaram durante as 48 horas que a iniciativa durou (de 11 a 13 de setembro).

Mas nem só de música se fez a Noite Branca.O Yoga também esteve bem representado com a Rita Gonçalves, do Yoga Braga e professora da modalidade na Sede do Grupo Casais!

Estão curiosos? É possível descarregar o vídeo a partir do link: Yoga - Noite Branca, Braga 2015

↘ Nota: ficheiro disponível para download até dia 5 de outubro de 2015.

Page 13: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

Pessoas e Eventos

Parabéns aos Colegasque celebram aniversário na 1ª quinzena de outubro

Nome NomeEmpresa EmpresaPaís PaísDepartamento / País Departamento / PaísDia Dia

António José Andrade SilvaFernando Rodrigues PiresManuel António Carneiro NetoPascoal SimãoSerafim Faria Rodrigues BarbosaVitor Manuel Pereira da SilvaAlegria LucianoArtur José Pereira AguiarCarlos Quieta MondoFraio Manuel LuísGerald Thomas Farmer Jorge Francisco Castro FerreiraJosé Arnaldo Moreira Pereira da SilvaLucas Miguel MendesNarciso KuxiximaNery Gunga Silva de CarvalhoRolando Filipe Silva LopesRosario KacomaSandra Adelina Gonçalves M. AndradeAna Filipa Veloso VianaAntónio Goncalves RibeiroCarina Alexandra Gregório AfonsoFelix Soma Dinis DivuloJusto António LuvungaLino José ManuelManuel Gomes DuarteMarciano Antunes RodriguesPaulo Sérgio Gonçalves GomesZacarias Pedro de LencastreJosé Isamel Ubisse José Maria Gonçalves OliveiraJosé Mario Cunha FernandesLuís Carlos Monteiro CidMarcos Fernando António MaurícioMateus João TrintaSimão Capitão BaladiteAdelio Augusto Sousa MagalhãesAntónio Flávio Duarte dos SantosBernardo PauloDjilalli Salah Domingos Manuel CardosoFernando Miguel João LumboFilipe Tomás MeiaGuilherme Bapolo BarvanteJoão Manuel Moreira dos SantosJoaquim CagigiJoaquim José Seabra da CostaJorge Miguel Costa AzevedoLucas José AntónioManuel Formoso MaxissaPaulo Cesar Monteiro CarapucaRui Manuel Oliveira MoreiraSilva DomingosAdriano Zumba AndradeAntónio Nzumbua GabrielDiogo Leal Pignatelli VasconcelosFabio Miguel Lopes SilvaFilipe Eduardo Torres MartinsFrancisco Carlos AlbertoJorge Carvalho AzevedoRaul Jose NguvoVitor Diogo Araújo MirandaAbilio Celestino CambutaAna Pedro Calueto SampaioBasilio Juliao Mangue Castro Fortuna de CastroFrancisco Mucuzo DalaIsaias PintoJoaquim José Quissama

Casais PI SGPS, SAConstrucasais, SACarpinangola, LdaElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACasais PI SGPS, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Gibraltar LtdCasais-Eng. e Const., S.ACarpincasais, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais-Eng. e Const., S.AHidroangola Eng, LdaCasais PI SGPS, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACuraAquae, EMCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SACasais PI SGPS, SAElectro Ideal Angola, LdaElectro Ideal Angola, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECarpinangola, LdaCasais Imobiliária, SACasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SAOpertec, LdaCasais Angola EC, SACasais AlgérieElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCarpincasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.ACasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais PI SGPS, SACasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUEElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SA

GibraltarAlemanhaAngolaAngolaAngolaGibraltarAngolaAngolaAngolaAngolaGibraltarPortugalBélgicaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaGibraltarAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAlemanhaGibraltarAngolaAngolaMoçambiqueAngolaPortugalPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaArgéliaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaPortugalPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalGibraltarAngolaPortugalAngolaBélgicaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaAngolaAngolaAngola

ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoECV MecânicaProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoECV TransportesProduçãoServiços ExportaçãoProduçãoComprasDep de ComprasDep de ProduçãoGeralAPV - ASS POS VENDADep de ProduçãoCentral BetãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDepartamento TécnicoProduçãoDep de ProduçãoAPV - ASS POS VENDAProduçãoDep de ProduçãoGeralECV TransportesProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoECB Pref Art BetãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep Rec HumanosDep de ProduçãoAdministraçãoTransportesDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoECB GeralSedePrevenção e SegurançaProduçãoDep de ProduçãoBurgaleiraDep Adm Financ

111111222222222222233333333334444444555555555555555556666666667777777

AngolaArgéliaAngolaPortugalBélgicaAngolaPortugalMoçambiqueMoçambiqueArgéliaPortugalAngolaAngolaMoçambiqueMoçambiqueAngolaBélgicaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAlemanhaMoçambiqueAngolaQatarAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaMoçambiqueMoçambiqueAngolaFrançaAngolaAngolaAngola

77777777888888899999999999

10101010101010101010101010101010101010101011111111111111111111111212121212121212121213

Joaquim Luís Sousa MoreiraJorge Alberto Correia MarquesJosé Paulo GouveiaManuel António Moreira MonteiroManuel Eurico Teixeira CardosoMateus Sangalo LiambezeSusana Helena Gonçalves FigueiredoZaiana Iancubo Amisse Elísio José JoãoGouigah Rida José Maria Silva MachadoLucas João CalungaOdete Vissapa SacutumbaPedro Chicotanhane Sive Pedro Serafim Estevão Abrantes António PaulinoAntónio Fernando Teixeira FerreiraBruno Daniel Rios FernandesCarlos José MateusFrancisco Baptista CarlosFrancisco Miguel ViegasJoão Manuel Lopes Pereira GancoJoão Mário de FatimoJosé Nuno Sousa RibeiroOrlando Jorge Cunha EscovalTomás AntónioAntónio José Almeida PereiraAntónio Lacita Vilanculos Augusto Laurindo MartinhoBalu Babunadhan Babunadhan Davide Tinoco VieiraDomingos João Joaquim EspelhoFilipe Silva AraújoFlorindo DalaJoão da Costa BravoJosé CapapeloJosé ManuelJosé Neves GarciaLuís Camanga JoleiaManuel Baião KussebecaMarco Wanguambile ChalifaMariana José CostaPatrícia Nogueira de CarvalhoPaulo Mário António VelosoRestino Santa Rosa JorgeSaico Umaru GanoTomás Garcia LeleAdilson Victorioso João BumbaAntónio Fernando JoséClaúdio Sebastião AntónioCristiano Ngunga KianguanaJorge Manuel Fernandes SoaresJosé Alberto Sousa OliveiraJosé Manuel FranciscoLubanzadio AndréLuís CassungoMalembe Arnaldo MalambaRita Joana Santos RodriguesAdão Francisco NhangaAfonso Pedro CatumboAlfredo Abílio LemosFelizberto TomaresHerculano Alexandre Chiule João Manuel Costa da Silva Oliveira Job Joaquim CamposJosé Teles EirinhaLaurinda Simao ChimbaTeresa Carlos Santos QuihogeAgostinho Manuel Sanzongo

Casais Angola EC, SACNTEurope, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.AConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Serviços, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUECasais AlgérieCarpincasais, SACarpinangola, LdaCasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SAConstrucasais, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SAConstrucasais, SACASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais QatarCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SACarpinangola, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Imobiliária, SACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SA

ECV EquipamentoArgéliaDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoEconomico financeiraProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoECV DRH AS VIANAProduçãoProduçãoECV MecânicaProduçãoProduçãoDep de ProduçãoCompras LocaisDep de ProduçãoProduçãoCentral BetãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoPrevenção e SegurançaDep de ProduçãoCentral BetãoSerralhariaDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoECV ArmazémECV DRH AS VIANAComercialECV MecânicaDep de ProduçãoProduçãoProduçãoECV EquipamentoProduçãoECV SerralhariaProduçãoProdução EstruturaAssistência p/ VendaDep de ProduçãoSedeDep de ProduçãoECV MecânicaDepartamento TécnicoDep de ProduçãoProduçãoECV TransportesECB GeralProduçãoTécnico-ComercialDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de Produção

13

#número 10328 SETEMBRO 2015

Page 14: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

Pessoas e Eventos

Nome EmpresaPaís Departamento / PaísDia

14

#número 10328 SETEMBRO 2015

13131313131313131313131313131414141414141415151515151515151515

Carlos Manuel de Oliveira LopesFrancisco José Jerente PedroHenrique Amorim PeixotoJaime Moreira MarquesJoão Vicente António FerreiraJorge TchudaJosé Luís RodriguesJúlio Mendes LussasseManuel Pereira MartinsManuel Pereira MartinsMatias João VicaseMiguel Manuel EstevesTiago João Murta Costa CoutinhoVicente Ngumbe LourencoAtaide Sine António JoséCandido Chimuco Kangombe SequeiraDomingos Sebastião João DomingosJosé Carlos Gonçalves MendesJosé de Abreu FragaSalomão MuyevoSofia Maria Queirós GonçalvesArmando Augusto Manhica Castigo Alexandre Vilanculos Celeste Pedro José Ferreira de CarvalhoHelena Amélia TchimiaoHermenegildo Simão NetoJoao Nuno Barbosa MoreiraJoaquim Ferreira CostaMartinho Nhuca ChimbundoNeves SamuelNito Miguel Quibundo

ArgéliaAngolaAngolaBrasilAngolaPortugalArgéliaAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaBélgicaAngolaAngolaPortugalMoçambiqueMoçambiqueAngolaAngolaAngolaPortugalBélgicaAngolaAngolaAngola

Casais-Eng. e Const., S.AElectro Ideal Angola, LdaCarpinangola, LdaCasais BrasilCasais Angola EC, SAConstrucasais, SACNTEurope, SACasais Angola EC, SACarpinangola, LdaCarpincasais, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SAConstrucasais, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.ACasais MoçambiqueCasais MoçambiqueCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Serviços, LdaConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SA

ArgéliaProduçãoProduçãoProduçãoApv - Ass Pos VendaProduçãoArgéliaDep de ProduçãoProduçãoProduçãoECV TransportesProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoCompras e Subemp IntProduçãoProduçãoEcv Drh As BenficaDep de ProduçãoDep de ProduçãoSist InformaçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de Produção

Parabéns aos Colegasque celebram aniversário na 1ª quinzena de outubro

Page 15: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

15

CândidoMonteiro

Fast & (Not) Furious

ENGENHEIRO CIVIL | PILOTO

Lema de vida

Não tenho um lema. Mas há uma frase que uso muitas vezes: “Mais nunca é demais!”

Nacionalidade: PortuguesaNaturalidade: Leiria - PortugalIdade: 30Profissão: Engenheiro CivilFunção: Diretor de Obra na Casais Angola

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Page 16: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

16

— Aos seis anos trocava os parques de diversão e as feiras populares por ralis. Aos 18 tirou a carta e decidiu que queria ser piloto automóvel. Aos 28, finalmente, comprou um carro de corrida clássico, como sempre sonhou: um japonês Datsun 1200 de 1971.

Quando questionado sobre as semelhanças entre o ambiente de obra e um rali, Cândido Monteiro, engenheiro civil de profissão e piloto automóvel a part-time, apenas pensa no “stress” de ambas as atividades. “Se pudesse fazer disto a minha vida? Fazia-o, sem dúvida!”, revela.

Desde criança acompanhava o pai - com quem passou a partilhar a eleição por este programa de lazer – nas plateias das corri-das. Com várias ligações familiares ao ramo automóvel, este aprendiz de piloto conta que o interesse foi “cultivado”, sempre com o apoio da família. No entanto, em pouco tempo, as experiências enquanto mero espetador deixam de ser suficientemente aliciantes para Cândido. Sair da berma, sentar-se ao volante de um carro, carregar no acelerador e ter controlo da sua própria corrida passaram a ser objetivos a cumprir.

“Tantos anos a idealizar isto, sem conseguir, a verdade é que já estava a ficar desmotivado. Sem carro e sem patrocínios era quase impos-sível participar nas competições”, explica.

Em 2015, Cândido oficialmente “hits the road”! Com a expectativa da estreia, arran-cou sem olhar para trás nos circuitos das Rampas da Penha, da Falperra e Porca de Murça. Mas os planos passam também por acelerar e levantar pó no Caramulo. “É uma sensação de realização brutal. Um sentimen-to de concretização inexplicável”, confessa Cândido. Com o apoio e ajuda da família e amigos, o ano passado conseguiu uma viatura e algumas verbas: “A minha primeira corrida não podia ter sido melhor! Não tive qualquer acidente ou contratempo.”

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Page 17: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

17

Datsun 1200Ano da viatura: 1971Cilindrada: 1171ccPotência: ±100 cavalosPeso: 689 KgPortas: 2

do vê como oportunidade e opção. “Tento sempre marcar as minhas férias de forma a coincidirem com as competições. Por vezes, nem chego a ir a casa. Saio do avião e vou direto para a corrida.” Não é fácil, confessa. Mas vale a pena. As dificuldades, essas passam para segundo lugar assim que o motor mostra a sua potência na estrada.

Cândido Monteiro é atleta federado na modalidade de “Montanha” (vulgarmente conhecida por “Rampas”). Na primeira quinzena de setembro correu no Caramulo e saiu com o título de Vencedor da Taça Nacional de Clássicos de Montanha 2015.

Porque os sonhos, às vezes, também se tornam realidade.

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Tendo a paixão como combustível e a calma como refrigerador, o desporto auto-móvel não é para todos: é preciso frieza, concentração e muita calma. “Às vezes a adrenalina atrapalha”, explica. Há adver-sidades que são necessárias contornar e nervos que precisam de ser controlados. “É um desporto de risco, num segundo pode acontecer um acidente”, afirma Cândido. Por isso, há trabalho de casa, antes de cada corrida: estudar o terreno e traçado, treinar com o carro e estar psi-cologicamente preparado, para que tudo corra pelo melhor.

A viver, atualmente, em Angola, Cândido não tenciona desistir deste desporto. Aquilo que os outros veem como sacrifício, Cândi-

Page 18: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

18

Cantinho Solidário

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10328 SETEMBRO 2015

O Refood Bragaprecisa da nossa ajuda!O núcleo de Braga criou uma campanha de crowdfounding para angariar o dinheiro necessário para comprar uma máquina de lavar loiça industrial.

Até ao momento, os donativos assentam nos 454€. O objetivo é chegar aos 2.000€. Até dois de novembro, a associação espera ter donativos su-ficientes para a aquisição da máquina. Para ajudar é muito simples, basta aceder ao site: → LINK

Desde 2011 que a Re-food distribui excedentes dos restaurantes e canti-nas por centenas de famílias carenciadas.

Page 19: Newsletter Interna Quinzenal Segue-me - casais.pt · ranking da segurança, durante os meses de julho e agosto, da obra mais emblemática da Europa – a Nato. Diariamente, toda a

Doenças do Viajante #número 10328 SETEMBRO 2015