newsletter interna quinzenal seee - casais.pt · obras e mercados negócios e projetos pessoas e...

26
Newsletter Interna Quinzenal Segue-me # número 105 Obras e Mercados Pessoas e Eventos Negócios e Projetos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected] CASP COMUNICAÇÃO De 19 a 23 outubro comemorou-se a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, coordenada pela Agência Europeia para a Saúde e Segu- rança no Trabalho (EU-OSHA)... pág. 13 Sylvia Pereira O edifício da Universidade de Gibraltar, cujo projeto de conceção e construção foi da autoria da Casais Gibraltar, recebeu, no passado dia 14, um “Heritage Award” .... pág. 04 pág. 02 Stress: queres a tua vida com ou sem? Prémio para a Casais Gibraltar ABRIMOS A FASE DE VOTAÇÃO!

Upload: doancong

Post on 12-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

Newsletter Interna Quinzenal

Segue-me# número

— 105 —

Obras e Mercados Pessoas e EventosNegócios e Projetos Between

#selfiecasais

Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected]

CASP COMUNICAÇÃO

— De 19 a 23 outubro comemorou-se a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, coordenada pela Agência Europeia para a Saúde e Segu-rança no Trabalho (EU-OSHA)... pág. 13

Sylvia Pereira

— O edifício da Universidade de Gibraltar, cujo projeto de conceção e construção foi da autoria da Casais Gibraltar, recebeu, no passado dia 14, um “Heritage Award”.... pág. 04

pág. 02

Stress: queres a tua vida com ou sem?

Prémio para a Casais Gibraltar

ABRIMOS A FASE

DE VOTAÇÃO!

Page 2: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

02

#número 10526 OUTUBRO 2015

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Recrutar quem melhor se adequa à cultura da empresa!

Texto adaptado do artigo da autoria de Katie Bouton, publicado no dia 17 de julho de 2015 em www.hbr.org

— A adequação cultural - cultural fit - é um dos critérios que os Departamentos de Recursos Humanos das empresas têm em atenção quando entrevistam ou contratam um novo colaborador.

Page 3: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

03

#número 10526 OUTUBRO 2015

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

A adequação à cultura da empresa é o que mantém a organização a funcionar. De acordo com a Society for Human Resour-ce Management (SHRM), o resultado da inadequação cultural pode custar a uma empresa entre 50-60% do salário anual de uma pessoa. Mas, antes de se começar a medir a adaptabilidade de alguém à cultura da empresa, é necessário defini-la – os valores, os objetivos e as práticas - e, em seguida, transportar esse entendimento para o processo de recrutamento.

O processo de definição da cultura organi-zacional pode tomar muitas formas: desde trabalhar com um consultor externo até participar em discussões de grupos de foco, virados para o staff. E o resultado pode ser uma declaração formal do CEO, definindo a cultura da empresa, ou uma lista de com-portamentos pelas quais os colaboradores se devem reger. O que importa é que, ao contratar alguém, todos na empresa possam identificar características que combinem com a cultura da companhia. Por exemplo, se um forte senso de empreendedorismo é um aspeto fundamental na organização, os Recursos Humanos devem assegurar-se que os potenciais candidatos são empreendedo-res, e que têm um percurso empresarial que comprove isso. Este seria um sinal de ade-quação à cultura da empresa, por exemplo.

Adequação cultural é a probabilidade de alguém refletir e/ou ser capaz de adaptar-se às atitudes, valores e comportamentos que compõem uma organização. Um estudo de 2005 revelou que os trabalhadores que se encaixam bem na empresa, que se adaptam aos seus colegas de trabalho e ao supervi-sor são mais realizados e mais propensos a permanecer na companhia.

Tem existido muita controvérsia em torno deste assunto. Muitas pessoas alegam que a adaptação cultural é uma nova forma de dis-criminação, e que gera uma falta de diver-sidade. É importante entender que contratar mediante a adaptação cultural não significa contratar pessoas que são todas iguais. Os valores e atributos que constituem a cultura de uma organização podem e devem ser refletidos numa produtividade laboral, com-posta por uma vasta diversidade.

Por exemplo, se a colaboração é um valor fundamental, aqueles que acreditam pia-mente no poder do trabalho de grupo são fortes candidatos, por se adequarem melhor à cultura da empresa, em oposição àqueles que preferem trabalhar individualmente. Isso não significa que apenas as pessoas que têm um percurso específico ou que possuem determinadas experiências são colaborati-vas. Um bom entrevistador sabe que, por exemplo, alguém que já trabalhou numa instituição sem fins lucrativos, ou esteve no exército, certamente tem uma grande capacidade de trabalhar em grupo.

Aqui estão algumas perguntas que poderão ser úteis na hora de perceber se um candida-to se adequa à cultura da empresa:• Em que tipo de ambiente consegue

trabalhar melhor? (Será que a resposta re-flete a cultura organizacional da empresa?

• Quais são os valores que melhor definem o seu local de trabalho ideal?

• Por que motivo quer trabalhar nesta empresa?

• Como descreveria a nossa cultura em-presarial, com base no que já viu e sabe sobre a empresa?

• Quais as melhores práticas que traz con-sigo de outras empresas? Acha-se capaz

de implementar essas práticas aqui?• Mencione um episódio em que trabalhou

para uma organização onde se sentiu desenquadrado. Por que é que isso aconteceu?

É possível avaliar a ética do candidato tendo em conta alguns parâmetros: • Se o sucesso que teve foi num traba-

lho virtual ou com colegas no mesmo espaço;

• Se está mais confortável numa organiza-ção hierárquica ou numa estrutura plana;

• E se tende a ser mais produtivo em equi-pa, ou se prefere trabalhar num ambiente mais individualista.

Finalmente, o candidato deve ser exposto a um cenário mais abrangente. O ideal é dar uma volta pelo escritório, com o objetivo de perceber como é que os funcionários intera-gem uns com os outros. Deve prestar-se aten-ção ao nível de conforto do candidato e reco-lher feedback dos funcionários. O candidato cujo comportamento e valores se adaptam à empresa, naturalmente, destacar-se-á.

Se se avaliar a adequação à cultura da em-presa durante o processo de recrutamento, será mais fácil contratar profissionais que, certamente, irão crescer e ter sucesso nos seus novos postos de trabalho, ao mesmo tempo que impulsionarão o crescimento a longo prazo e o sucesso da empresa.

Page 4: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

04

Obras e Mercados

Novas Obras

#número 10526 OUTUBRO 2015

Gibraltar Atlantic Suites Health ClubDDO: Jorge LeiriaDir. Coord.: Gil Lopes

Europort BuildingsDDO: Jorge LeiriaDO: João Bartolo

Power StationDDO: Jorge LeiriaDO: Bruno Campos

Hotel Holiday InnDDO: Jorge LeiriaDir. Coord.: Gil Lopes

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

— O edifício da Universidade de Gibraltar, cujo projeto de conceção e construção foi da autoria da Casais Gibraltar, recebeu, no passado dia 14, um “Heritage Award”. Este prémio foi concedido pela reconversão dos antigos espaços em instalações de ensino, dignas do século XXI. Estas áreas foram mo-dificadas de forma a preencher os requisitos necessários da universidade, ao mesmo tem-po que mantiveram os elementos significati-vos e históricos da região.

É a segunda vez que a Casais Gibraltar está presente na entrega anual destes prémios. Em 2013 foi distinguido o trabalho executa-do pela Casais na Harding´s Battery.

Gibraltar

Prémio para a Casais Gibraltar

Page 5: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

05

Obras e Mercados

Estamos a seguir...

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10526 OUTUBRO 2015

— A Undel garantiu a participação na construção de alguns edifícios para a nova área administrativa e de laboratórios de testes da BOSH, através da adjudicação da empreitada das instalações elétricas, com um prazo de execução de sete meses.

A empreitada geral está a ser executada pela G&G – Garcia & Garcia, para quem a UNDEL se afirma como um parceiro preferencial nas obras de referência.

UNDEL presente na construção da BOSCH

Sogenave, MaiaPortugal

— A Casais Moçambique celebrou, no dia 19 de outubro, o seu 5º aniversário.

Uma mão cheia de orgulho para todo o Grupo Casais. Neste momento, contamos com cerca de 500 colaboradores que, todos os dias, contribuem para o desenvolvimento desta empresa do Grupo.Porque juntos construiremos um futuro ainda mais sólido e recheado de sucesso e êxito.

Porque juntos continuaremos a percorrer este caminho, com rigor e ambição.

Page 6: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

Obras e Mercados #número 10526 OUTUBRO 2015

ABRIMOS A FASE DE VOTAÇÃO!

Caro Colega,Estamos a apurar o best of de obras Casais.

Da lista que se segue, escolhe as 10 maiores obras de referência, na tua opinião, até 30/10/2015.

Acede à lista de votação disponível na área dos Inquéritos na Casaisnet aqui:

30 trabalhosda casais

30 obras

30 motivosde orgulho

Para conhecer as obras, acede à lista com fotos aqui

Page 7: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

07

Negócios e Projetos #número 10526 OUTUBRO 2015

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

— Vários colaboradores têm transmitido oportunidades de melhoria para a forma de trabalho.

De facto, depois das profundas alterações do mercado, alguns processos internos ficaram desadequados.

Todos queremos trabalhar melhor, por isso lançamos este desafio: cada um deve iden-tificar processos, workflows e ferramentas que usa regularmente mas acha que estão completamente ultrapassados ou não vê utilidade e considera que são desnecessá-rios na sua opinião.

O objetivo é analisar os temas e discuti-los. Com a conclusão de cada tema, pretender-se--á explicar à organização a razão pela qual os mantemos ou porque os deixamos cair.

Alguns mais simples podem ter resolução rápida e breve. Os que requerem debate mais transversal, podem vir a ficar para os grupos de discussão que vão ser organizados, este mês, para dar seguimento a um conjunto de workshops temáticos a realizar na reunião de quadros do dia 5 e 6 de Janeiro de 2016.

Durante os últimos anos usamos o que tí-nhamos e usamos da melhor forma possível. Deixamos cair alguns processos por falta de tempo – em princípio ficaram pelo caminho os menos importantes.

Trabalhar melhor cabe a cada um de nós!

Pedalamos com toda a energia.Foi 100% no fazer. Agora, vamos continuar a fazer, mas dedicar a afinar também.

É interesse de todos participar. O objetivo é retirar o stress, eliminando o que não acrescenta valor e fazer os “túneis” e “viadutos” nos cruzamentos onde se verifica hoje mais afluência, mais “atropelos”, mais tempo perdido;

Olhar para o futuro e desenhar autoestra-das para facilitar o trânsito nas rotas que sabemos que já estão sobrelotadas ou podem ficar em breve.

COMO FAZÊ-LOEnvio por e-mail: [email protected]

Diretamente na intranet:https://casaisnet.casais.pt/eng/Paginas/CentroOtimizacaoOperacional.aspx

Page 8: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

08

Negócios e Projetos #número 10526 OUTUBRO 2015

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Certificação dos Sistemasde Gestão da Qualidade

ISO 9001:2015Nova NormaNovos Desafios

— Em 15 de setembro de 2015 foi publicada a norma ISO 9001:2015, Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), tendo sido já editada, também, a versão portuguesa NP EN ISO 9001:2015, em 14 de outubro de 2015.

Entramos oficialmente no período de transi-ção da norma, com duração de 3 anos, que termina em setembro de 2018, devendo a CASAIS Engenharia e Construção proceder à adaptação total à nova norma até à sua próxima auditoria de renovação, em 2017.

A ISO 9001:2015 posiciona a nova versão da Norma da “Qualidade” como parte integrante dos esforços da organização em direção ao objetivo mais amplo do desenvol-vimento sustentável e promove-a como uma ferramenta para melhorar o desempenho global da organização.

Um dos principais objetivos da revisão é mantê-la atualizada com a realidade dos mercados e das organizações introduzindo aspetos como a “Gestão do Risco”.

Incentiva um maior enfoque nas partes interessadas internas e externas como parte da adoção de uma abordagem à gestão da qualidade baseada no risco, e enfatiza a importância de adotar um SGQ como uma decisão estratégica para a organização.

As alterações produzidas traduzem-se numa norma mais voltada para a empresa e para o negócio sendo cada vez mais uma ferramenta de gestão.

Além de mudar a designação e reorganizar al-gumas atividades do SGQ, foram introduzidos novos requisitos, sendo um momento impor-tante para as organizações já certificadas pois estamos perante uma revisão de fundo.

Em termos gerais, os seguintes temas resumem as alterações mais relevantes, que podem ser divididas em 2 grupos:

Resumo das principais alterações: Mudar para Melhor A nova versão da norma ISO 9001:2015 introduz um conjunto de alterações signifi-cativas que podem ter um impacto variável nas organizações e tem como finalidade reforçar o papel da gestão da qualidade nas organizações, ajudando-a a desenvolver os seus sistemas como uma ferramenta de gestão eficaz para o alcance dos objetivos da organização relacionados com o enfoque no seu cliente, potenciando a sua integra-ção efetiva no sistema de gestão e aumen-

Ao nível da "Forma"

- Estrutura - Terminologia

Ao nível do "Conteúdo"

• Contexto da organização• Riscos e oportunidades• Partes Interessadas• Liderança• Abordagem por processos• Conhecimento organi-

zacional e passagem do conhecimento

tando a confiança de todos os interessados na sua adoção e certificação.

É fundamental neste momento analisar as alterações propostas numa perspetiva de desenvolvimento e melhoria, identificando oportunidades para a otimização organi-zacional e para o aumento da robustez da empresa, sendo que a nova norma contém já os requisitos necessários para identificar as mudanças necessárias, avaliar o seu im-pacto identificando riscos e oportunidades, planear a mudança e avaliar a sua eficácia.

A perspetiva que a nova Norma introduz vem de encontro à Visão da Casais Engenharia e Construção, com mudanças para melhor, e que vêm reforçar o trabalho de revisão do SGQ já em curso, ajudando a empresa a atra-vessar, com sucesso, a próxima década.

Page 9: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

09

Pessoas e Eventos

Novas Responsabilidades

— NOVAS ADMISSÕES

Bem-vindos ao Grupo Casais!

Paulo Leitão inicia funções enquanto Diretor Financeiro na Casais Brasil

Bruno Braga inicia funções enquanto Diretor de Obra na CNT Portugal

Marco Palma inicia funções enquanto Responsável de Compras Casais Angola

Carlos Araújo inicia programa Lançarte à Gestão, enquanto Técnico Administrativo de Contabilidade na CASP DEF

Rui Ruivo inicia funções na área dos Aprovisionamentos e Armazém na CarpinAngola

João Azevedo inicia programa Lançarte à Gestão, enquanto Técnico Administrativo de Contabilidade na CASP DEF

#número 10526 OUTUBRO 2015

Ofertas de emprego no

Grupo CasaisCarreira Técnica e Carreira de Gestão:

» Programa Arte e Engenho (Engenheiros Civis) | Portugal » Técnico de Orçamentação (Estágio Profissional) | Carpincasais Braga » Formador de Inglês | Braga » Diretor de Obra (Engenheiro Eletrotécnico) | Angola » Engenheiro Mecânico de AVAC (Estágio Profissional) | HidroCNT (Portugal/Angola)

Carreira produtiva: » Aplicador de gesso cartonado | Angola » Mecânico de Frio | Angola » Serralheiro Civil | Angola » Técnico de Manutenção | Melgaço » Pré Oficial Eletricista | Gibraltar » Técnico de Avac | Albufeira » Canalizador | Albufeira » Servente | Albufeira

↘ Para responder às ofertas, basta aceder à nossa página de Recrutamento através do link: Recrutamento, Grupo Casais.

Page 10: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

10

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

10

Contactos úteis ! ERRATA

Título Assunto email

Associação de Colaboradores (ACGC) Associação de Colaboradores [email protected]

Alterações Organizacionais Comunicação Corporativa [email protected]

Olympo Solutions - Geral Endereços Gerais [email protected]

Olympo Solutions - Info Endereços Gerais [email protected]

Concursos Comercial Endereços Gerais [email protected]

Formação Casais Endereços Gerais [email protected]

Centro de Otimização Organizacional Otimização Organizacional [email protected]

Centro Suporte Informático Plataformas - Centro de Suporte Integrado [email protected]

Centro Suporte Recursos Humanos Plataformas - Centro de Suporte RH [email protected]

Casais APV Plataformas - Serviço Pós-Venda [email protected]

Email - Fornecedores Processos Internos - Comunicações Fornecedores [email protected]

Criação de Novos Fornecedores em SAP Processos Internos - Gestão de Dados Mestre SAP [email protected]

Serviços DEF Processos Internos - Receção de Faturas Digitais [email protected]

Consultas Dorc Processos Internos - Recolha de Consultas [email protected]

Gestão e Controlo de Viagens Processos Internos - Recolha de Documentação [email protected]

Recrutamento Processos Internos - Recrutamento [email protected]

Apresentações de Novos Fornecedores DSI Recolha de Documentos Externos [email protected]

Certificados Resíduos Recolha de Documentos Externos [email protected]

Fornecedores Casais Angola Recolha de Documentos Externos [email protected]

Fornecedores Socimorcasal Recolha de Documentos Externos [email protected]

Fornecedores Casais Recolha de Documentos Externos [email protected]

Mestre Casais Programa de Reconhecimento e Mérito [email protected]

Elogiarte Programa de Reconhecimento e Mérito [email protected]

Mais Valor Programa de Reconhecimento e Mérito [email protected]

Apoio DEF Serviços de Apoio ao Colaborador [email protected]

Apoio DJ Serviços de Apoio ao Colaborador [email protected]

Apoio RH Serviços de Apoio ao Colaborador [email protected]

Portaria Serviços Sede [email protected]

Na anterior edição da Segue-me foi disponibilizada uma lista de contactos úteis.

Neste âmbito, considerem a anulação do e-mail [email protected] para o assunto Gestão e Controlo de Viagens Processos Internos - Recolha de Documentação.

Este contacto deve ser substituído por Gestão e Controlo de Reservas (Viagens e alojamentos) [email protected]

Page 11: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

1111

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

— De forma a assinalar o fim dos trabalhos na obra Havenhuis, em Antuérpia, os colaborado-res da CNT Bélgica e da empresa Interbuild re-alizaram um barbecue, no dia 11 de setembro.

Após 935 dias de empreitada, o projeto foi concluído com sucesso, assinalando mais um marco na história, não só da CNT Bélgi-ca mas também de todo o Grupo Casais.

Durante a comemoração foram entregues certificados de participação e certifica-dos do programa “ElogiArte”. A empresa Interbuild (empreiteiro geral) e o Porto de Antuérpia (promotor) teceram vários elogios à CNT Bélgica.

CNT Bélgica comemora com churrasco

Neste desafiante projeto, onde estiveram envolvidos cerca de 150 operários da Casais, produziram-se:

• 800 m2 de cofragem tradicional em obra;• 4.500 m2 de cofragem para peças arqui-

tetónicas em betão branco;• 730 m3 (betão branco).

A construção da nova sede do Porto de Antuér-pia tem conclusão prevista para junho de 2016 e irá receber cerca de e 500 funcionários.

Page 12: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

12

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

12

Jornadas Técnicas

— Sessão Técnica PT Escavação e Contenção com Recurso a Microestacas, Estacas e Ancoragens

Data: 14/10/2015Carga horária: 4 horasLocal: LisboaFormandos: 56 colaboradores da Casais EC, Construcasais e Imocasais

A Sessão Técnica PT, promovida pela Direção de Produção da Casais EC teve como tema principal escavação e contenção com recurso a microestacas, estacas e ancoragens.

Oradores:- Miguel Pires | Casais EC- Jacinto Sepúlveda | Casais EC- Nuno Vaz | Ancorpor

A sessão foi complementada com a realiza-ção das visitas às obras, nomeadamente, Ho-tel Castilho e Parque de Estacionamento do Infante Santo, com a colaboração do Miguel Barata e Miguel Cunha.

Poderá consultar no link abaixo o vídeo das respetivas apresentações PowerPoint ou o PDf aqui.

Link vídeo: vimeo.com/143256265Password: STPT15#

Page 13: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

13

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

13

Semana Europeira da Segurança e Saúde no Trabalho

Stress: queres a tua vida com ou sem?De 19 a 23 outubro comemorou-se a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, coordenada pela Agência Euro-peia para a Saúde e Segurança no Trabalho (EU-OSHA), que constitui o maior evento de sensibilização do seu género.

Durante a semana, realizaram-se, em diversas empresas do Grupo Casais vários even-tos: conferências, exposições, concursos e sessões de formação. O objetivo consistiu em sensibilizar para a atual Campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, e a mensagem principal focou-se na gestão do stress.

Na sede do Grupo Casais foram desenvol-vidas algumas atividades: aula de yoga, rastreios no posto médico e ações de sen-sibilização de ginástica laboral e riscos psi-cossociais… Também nas obras da Casais, Engenharia e Construção foram efetuadas ações de sensibilização focando-se no tema principal da campanha: “sensibilização para a gestão dos riscos psicossociais e de stresse no trabalho”.

Diariamente foram divulgados Alertas de Segurança e Saúde no Trabalho, que tiveram como intuito fazer renascer bons hábitos e boas práticas que assentam na prevenção.

Não te esqueças: “SEGURANÇA ATÉ AO ÚLTIMO PARAFUSO!”

Page 14: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

14

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

14

Semana Europeira da Segurança e Saúde no Trabalho

— CASP FormaçãoGinástica Laboral

Data: 19/10/2015Carga horária: 90 minutosLocal: SedeFormador: Miguel Santos (SEPRI)

Objetivos: Sensibilizar e prevenir as doenças inflamatórias degenerativas do sistema locomotor que resultam da ação de vários riscos profissionais como a repetitividade, a sobrecarga e a postura adotada durante o trabalho.

Link PDF: Ginástica LaboralLink vídeo: vimeo.com/143273925Password: GINLAB15#

Semana Europeira da Segurança e Saúde no Trabalho

— CASP FormaçãoRiscos Psicossociais

Data: 21/10/2015Carga horária: 2 horasLocal: SedeFormador: Miguel Santos (SEPRI)

Objetivos: sensibilizar para a necessidade de planeamento, avaliação e intervenção nas áreas de riscos laborais, nomeadamente stress e Burnout.

Link PDF: Riscos Psicossociais

CASP Formação

— GTD – A Arte da Produtividade Sem Stress (2ª ação)

Data: 16/10/2015Carga horária: 7 horasLocal: SedeFormandos: 25 Técnicos e GestoresFormador: Nuno Donato

Objetivos:• Gerir um fluxo de trabalho ideal e sem esforço• Tomar decisões claras sobre os seus projetos

e tarefas• Criar um esboço para o seu próprio sistema

GTD para gerir a sua vida e o seu trabalho• Técnicas para esvaziar o seu email e caixas de

entrada numa base frequente• Organizar os seus projetos e materiais de

apoio• Lidar eficazmente com arquivos e material de

referência• Aprender técnicas para priorizar e saber qual

a melhor coisa a fazer• Ultrapassar a procrastinação• Confiar nas suas escolhas

Page 15: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

15

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

15

CASP Recursos Humanos

— DRH participa no Porto RH Meeting

O maior evento de Recursos Humanos do norte do país, o Porto RH Meeting, que teve lugar nos dias 15 e 16 de outubro, na Alfândega do Porto, contou com a participação da Coordenadora de Desenvolvi-mento dos Recursos Humanos do Grupo Casais, Sofia Miranda.

CASAIS

— Casais participa no Ciclo de Conferências “Empresas Familiares”

No próximo dia 28 de outubro, no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, o Presidente do Grupo Casais, José da Silva Fer-nandes, marcará presença na 3ª Conferência “Empresas Familiares”, promovida pelo Jornal de Notícias.

CASAIS

— Casais participa em Encontro BPI Exportação Marrocos

Abordar experiências sobre as especificidades do mercado, dis-cutir oportunidades e riscos de investimento, e avaliar os apoios existentes para as empresas portuguesas que queiram trabalhar com Marrocos foram alguns dos temas abordados no evento, que teve lugar em Lisboa, no dia 20 de outubro.

O diretor comercial do Grupo Casais, Hélder Silva, marcou presen-ça nesta conferência que reuniu cerca de 60 participantes, e que obteve uma avaliação final de 4,3 (numa escala de 1 a 5).

— Feiras de emprego

O mês de novembro será preenchido com três feiras de emprego, nas quais o Grupo Casais participará:

• 03 e 04 de Novembro | Feira Internacional de Emprego - Universidade do Porto (Exponor-Matosinhos)

• 10 e 11 de Novembro | Startpoint@Um - Universidade do Minho (Gualtar-Braga)

• 17 e 18 de Novembro | Feup Career Fair 2015 (Feup-Porto)

O departamento corporativo RH estará presente para divulgar a marca CASAIS, as ofertas de emprego e os programas de estágio junto dos jovens licenciados de profissionais de diversas áreas.

Estas iniciativas pretendem identificar potenciais colaboradores CASAIS para futuros projetos do Grupo.

Page 16: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

16

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

16

CASAIS Angola

— “Juntos no Desenvolvimento, Formar para o Futuro” promove encontro

No âmbito do projeto de formação da Casais Angola, foi realizado, no dia 14 de outubro, um encontro entre interlocutores e responsáveis pelas áreas de formação. Com o intuito de partilhar a avaliação global da atividade formativa da Casais Angola, este evento promoveu ainda o debate sobre os respetivos resultados.

Reconhecendo o papel e a importância dos interlocutores na organiza-ção e planificação do programa de atividades de formação, este encontro serviu para implementar e ajustar alguns aspetos do programa, tornan-do-o mais eficiente. O objetivo, esse mantém-se: desenvolver e maximi-zar as competências profissionais dos colaboradores da Casais Angola.

Nome

Ivo AmendoeiraRicardo GonçalvesAngelo GonçalvesRui BatistaDavid OliveiraNorberto PeixotoBruno OliveiraJosé Luis FonsecaJosé Eduardo MarquesAndré LimaVasco FernandesHugo RibeiroRicardo CostaRui BarradasAntónio GraçaCarlos Vaz

Área

Dep. ComercialDep. Financeiro/ ContabilidadeDep. ProduçãoDep. Recursos HumanosÁrea ComprasÁrea ImportaçõesÁrea TransportesÁrea EquipamentosÁrea Mecânica Estaleiro BenguelaCentral BetãoElectro Ideal AngolaHidro AngolaCarpin AngolaSocimor AngolaMetal Ser

Interlocutores:

CASAIS Angola

— Condução Defensiva

Data: 15-10-2015Carga Horária: 4 horasLocal: Estaleiro BenguelaFormador: André LimaFormandos: Motoristas

Objetivos: • Refletir sobre a atitude geral a demonstrar durante a prática de

condução defensiva; • Refletir sobre os comportamentos seguros e responsáveis dos

condutores que praticam condução defensiva.

Conteúdos Programáticos: • Conceito de condução defensiva;• Atitude de condução defensiva:

• Atitude• Comportamentos face às situações• Preparar; prever; antecipar e sinalizar• Contacto visual• Distância de segurança

Page 17: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

17

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

17

CASAIS Angola

— Manutenção Preventiva/ Comunicação de Avarias

Data: 12-10-2015Carga Horária: 4h Local: Estaleiro ALX (Viana)Formadores: Fernando Ferreira (Maquinista) / Jorge Resende (Mecânico)Formadores: Operadores Máquinas Pesadas

Objetivos: Conservar os equipamentos e promover a rapidez na resolução de avarias

Conteúdos: • Gruas e Máquinas de Obras:

• Cuidados a ter na operação dos equipamentos;• Processamentos de operação;• Deteção/ Procedimentos em caso de potenciais avarias;• Comunicação de avarias: como e a quem?

CASAIS Angola

— Análise e Interpretação de Documentos (Passagem de Obra)

Datas: 21 de outubro 2015Carga Horária: 4 horasNº Sessões: 1Local: Sede – LuandaFormador: Ivo AmendoeiraFormandos: Diretores de Produção; Diretores de Projeto e Diretores de Obra

Objetivos: • Facilitar o uso de documentos de passagem de obra aos DO e

demais funções do DP; • Ajudar os novos DO a inteirarem-se dos procedimentos da Casais Angola; • Trocar conhecimentos.

Conteúdos: • Fluxograma processos de concurso DTC Angola; • Estrutura de pastas de passagem de obra; • Análise de documentos referentes ao processo obra: análise

30%; consultas; • Folha de fecho; • Lista de recursos; • Lista de recursos por item; • Lista secos venda; • Mapas comparativos; • Net bill with worksheets; • Processo de concurso; • Proposta tipo; • Taxas.

Page 18: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

18

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

18

CASAIS Angola

— Excel – Nível Avançado

Datas: 21, 22 e 23 de outubro de 2015Carga Horária: 20 horasLocal: Salas de Formação - VianaFormador: Yuri Americano – Entidade Formadora PRHFormandos: Técnicos Administrativos

Objetivos: Desenvolver conceitos avançados na utilização do Mi-crosoft Excel, como o uso de funções avançadas, aprimoramento de gráficos e de tabelas dinâmicas e a utilização de marcos

Conteúdos:• Revisão de conhecimentos;• Folha de cálculo, operadores, estilos e modelos;• Funções avançadas para tabelas dinâmicas; gráficos dinâmicos e

para modelos;• Combinação de funções lógicas;• Formatação avançada de folha de cálculo;• Base de dados avançada;• Gestão de series e de dados;• Realização de impressão em série com Word;• Macros de comando e de função;• Controlos de filtro;• A integração do Excel com outros aplicativos;• A transformação de documentos Excel em formato HTML;• Exercícios práticos.

CASAIS Angola

— Controlo de Custos

Datas: 20 e 21 de outubro 2015Carga Horária: 4 horasNº Sessões: 2Local: Sede – Sala de Reuniões (Luanda)Formador: Regina RamosFormandos: Diretores de Projeto e Diretores de Obra

Objetivos:• Partilhar template e boas práticas do controlo de custos; • Analisar estado económico da obra e retificar balancete analítico

Conteúdos: • A organização da contabilidade de gestão;• A imputação de custos e proveitos aos projetos;• A “arquitetura” do balancete analítico• Análise e leitura; • Métodos e técnicas de retificação dos balancetes; • Comparação dos custos reais com os custos planeados e localiza-

ção de eventuais desvios;• Retificação do balancete analítico do mês de julho/2015 do projeto

AOOB/0105 – Corimba Residence.

Page 19: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

19

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

19

CASAIS Moçambique

— Casais Moçambique participa em formação da Toyota Moçambique

“Condução Defensiva” foi o tema da formação que teve lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, dia 11 de outubro, promovida pela Toyota Moçambique.

O evento contou com a presença de instrutores profissionais e espe-cialistas em condução avançada. Domínio da viatura em quaisquer cenários e condução defensiva foram alguns dos temas abordados.

Os participantes aprenderam a fazer uma leitura proactiva dos potenciais perigos existentes na estrada e adquiriram um conjunto de técnicas que lhe permitirão reagir, de forma segura e eficaz, a situações diversas.

CASAIS Moçambique

— Segurança de Trabalhos em Altura

Local: Sede do Município da MatolaData: Outubro de 2015Destinatários: Todos os colaboradores da obra.

Objetivo Geral:Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na realização de trabalhos em altura, bem como a sele-ção de medidas de proteção e prevenção de acidentes.

Objetivos Específicos:- Identificar os principais riscos inerentes aos trabalhos em altura; - Implementar medidas de prevenção e proteção adequadas, res-peitando as regras fundamentais de segurança, de modo a prevenir acidentes na realização de trabalhos em altura.

Conteúdos:• Conceitos base e legislação • Deveres do Empregador e do Trabalhador • Riscos Associados ao trabalho em altura e acidentes • Regras e práticas de segurança• Proteção: Equipamentos e dispositivos.

Page 20: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

20

Pessoas e Eventos #número 10526 OUTUBRO 2015

20

CASAIS Moçambique

— Sensibilização para a Segurança – Construção Civil

Local: Sede do Município da MatolaData: Setembro 2015Destinatários: Todos os colaboradores da Obra

Objetivo Geral: Identificar os conceitos fundamentais de segurança do trabalho e as principais causas e consequências dos acidentes de trabalho.

Objetivos Específicos:• Identificar as causas de acidentes de trabalho, suas consequências

e custos associados.• Identificar os riscos inerentes à execução de obras, assim como as

respetivas medidas para a sua eliminação ou redução

Conteúdos:• Causas e consequências dos acidentes de trabalho• Proteção do Trabalhador • Proteção Individual e Proteção Coletiva• Sinalização para a Segurança

AGENDA CASAISCiclo Anual de Eventosdezembro 2015 e janeiro 2016

Festa de Natal Crianças

Theatro Circo, Braga19/12/2015 - SábadoHorário: Tarde

3ª Ação Workshop DISC

Hotel Bom Jesus, Braga22/12/2015 - TerçaHorário: 14h00-18h00

Reunião de Quadros / The Big Meeting 2016

Braga (local a comunicar)04/01/2016 - Segunda e 05/01/2016 - TerçaHorário: 09h00-18h00

2ª Edição Get Together

Hotel Bom Jesus, Braga22/12/2015 - TerçaHorário: 09h00-13h00

Jantar de Natal

Quinta da Fonte, Braga22/12/2015 - TerçaHorário: 19h30

Page 21: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

Pessoas e Eventos

Parabéns aos Colegasque celebram aniversário na 1ª quinzena de novembro

Nome NomeEmpresa EmpresaPaís PaísDepartamento / País Departamento / PaísDia Dia

Angela Bambi IngaConstantino Andre Manjate Helder Ricardo Cardoso Carvalho Jose Luis CarlosUlisses Moreira SimasZacarias Vieira Chilunga DungoAgostinho Sangasi SegundaAhl Rchid AichaCarlos Alexandre Nunes CanariasGabriel Ndulu DjongoloJoao Fernando TchiteniRafael Flor NhavotsoAbrantes Manuel TomasAntonio Machado DiasCarla Maria Da Silva GonçalvesCelestino Rocha FernandesElias Fonseca ReaisGunza Dala CalomboIsabel Natalia RodriguesMaria De Fatima Anibal ManuelNorberto Pedro TecaSergio Samuel LibomboAlexandre Paulo ManuelCarlos Jorge Lima FreitasFrnacisco Da Silva QueirosHernani Jose Francisco DionisioManuel Pedro AntonioAntonio Calembela EduardoAntonio Joaquim Santos LealCarvalho Agostinho Miranda AlbertoDomingos FernandoEurico Jorge Torres MirandaFernando Maveliane Muendane Francisco Tome Honwana Jorge Miguel Dias MoreiraMaria De Lourdes Alexandre BaptistaMateus TchipindiMatoso Quimbundo CuzeloOsvaldo Adao PedroAlavaro Gomes PereiraAntonio Augusto Alves Gomes Conceiçao Miguel NetoEdson Joaquim Caetano Eduardo Jorge De Sousa FerreiraFrancisco Hortencia Jacinto Marcelino Quibuco NetoJoao Jorge David Cossa Jose Manuel Da Costa SoaresMaria Francisco CelestinoReis Joao Martins FelixTiago Henrique Da Silva RodriguesAntonio Manuel Almeida CostaEmilio Chivela Gussi DomingosJose Augusto Nunes GomesLoide Gabriela QuijibaManuel Dias De AbreuManuel Fernando PereiraManuel Jose Chiama AntonioMartins Filipe LudiPedro Manuel Dos SantosRosa Macuacua Figueiredo Jose MiguelIsmael Kiasungu NsiabandokiJulio Avelino Silva BarrosNuno Jose Feio Da Costa PinheiroNuno Miguel Pinheiro MouraAntonio Igreja Remane Cipriano HequeleFerrao Tomas KilolaFlorinda Fragoso Afonso EspelhoFrancisco Xavier Rodrigues DuarteJose Marino Lopes AmorimManuel De Jesus VasconcelosMoises Joao Mate Paulo Adolfo Da SilvaVictorino Domingos UkualambaAbdellah Tabit Amandio Candala Ngola MiudoArmando Antonio Massunda Carlos Manuel Jeronimo Ramos

Casais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACarpinangola, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCasais Maroc, SucCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACarpinangola, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais Gibraltar LtdCasais Angola EC, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SAUnião Elect Braga, LdaCasais Gibraltar LtdHidroangola Eng, LdaElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACarpincasais, SAHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUEHidroangola Eng, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SASocimorcasal, SACASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais Gibraltar LtdConstrucasais, SACASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECarpincasais, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaElectro Ideal Angola, LdaCasais PI SGPS, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAHidroangola Eng, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.ACarpinangola, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.AConstrucasais, SAConstrucasais, SACASAIS MOÇAMBIQUEConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Maroc, SucElectro Ideal Angola, LdaCASAIS MOÇAMBIQUECasais-Eng. e Const., S.A

AngolaMoçambiqueMoçambiqueAngolaAngolaAngolaAngolaMarrocosAngolaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaGibraltarAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaPortugalGibraltarAngolaAngolaAngolaBélgicaAngolaAngolaAngolaMoçambiqueMoçambiqueAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalMoçambiqueAngolaGibraltarBélgicaMoçambiqueAngolaMoçambiqueBélgicaAngolaAngolaAngolaGibraltarAngolaBélgicaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaMoçambiqueAngolaAngolaAngolaPortugalAlemanhaBélgicaMoçambiqueAlemanhaAngolaMarrocosAngolaMoçambiquePortugal

Dep de ProduçãoProduçãoProduçãoECV MecânicaProduçãoECV EquipamentoProduçãoGeralAPV - ASS POS VENDADep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoLogísticaCompras LocaisCélula das BancadasDep de ProduçãoDep de ProduçãoECV DRH AS VIANAECV DRH AS BENFICADep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoComercialProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoCentral BetãoDep de ProduçãoSedeSedeProdução EstruturaProduçãoECV DRH AS BENFICAProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoEstruturaProduçãoECV DRH AS BENFICAProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoECV DRH AS VIANAProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoEstruturaDep de ProduçãoPrevenção SegurançaDep de ProduçãoCoordenação AOTécnico e ComercialProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoECV DRH AS BENFICAServiços ExportaçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoECV ArmazémProduçãoProduçãoProduçãoProdução

1111112222223333333333444445555555555556666666666667777777777888889999999999

10101010

AngolaAngolaAngolaAngolaFrançaAngolaAngolaAlemanhaBélgicaAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalMoçambiqueAngolaPortugalAngolaBélgicaAngolaMoçambiqueBrasilAngolaAngolaPortugalAngolaAngolaBélgicaAngolaAngolaPortugalAlemanhaAngolaAngolaBélgicaAlemanhaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaMoçambiqueMoçambiqueAngolaAngola

101010101010101010101011111111111111111111111111121212121212131313131313141414141414151515151515151515

Domingos Arnaldo FranciscoEster Teixeira MarcosFernando Antonio Cruz NgolaHenrique Andre Da SilvaJoao Paulo Goncalves CardosoJose Carlos Da Silva LemosManuel Domingos CassuleManuel Silva CarvalhoMario Guimaraes Dos SantosWilson Jose AbelZeferino Jose MucabaAlexandre Manuel Botelho VieiraAndre Ngola FernandoBonifacio Paulino MuhongoChimuco AntonioDelfina Lino BernardoFernando Mbelengue AlbertoJose Alberto Moreira CastroLucas Aminosse Mazive Marcelino Da Silva MoraisMatilde Peixoto Pereira Morais Luis Tomas ManuelPaulo Martinho Ribeiro Da GracaXavier Sebastiao FranciscoConstantino Emilio Macuacua Gabriel António Da SilvaHenrique Cambundo SainzoJoaquim Antonio Gaspar MachadoManuel Martins ParadaRonaldo Joao AndreAntonio Domingos Manuel FranciscoAntonio Joaquim Feiteira SantosBernardo Cardoso QuipucoCarlos Manuel Moreira LeiteJoaquim Azevedo Teixeira Da CostaLuis Manuel Oliveira Da SilvaIsabel Alfredo SilvestreJose Antonio MoraisJose Martins CarvalhoManuel Rodrigues SilvaNorberto Ezequiel Alves PeixotoNuno Miguel Morais Calhistro Da CostaHugo Miguel Faria BentaJose Manuel TyipweyaManuel DiogoMario Martins ParadaMartinho AntonioMilione Tovela Zimba Olga Jose Monjane Paulo Almeida Da FonsecaPaulo Manuel Da Silva

Electro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCarpincasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SACarpincasais, SACasais Angola EC, SACarpinangola, LdaConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SACasais-Eng. e Const., S.ACASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SASocimorcasal, SAHidroangola Eng, LdaConstrucasais, SACasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECASAIS BRASIL LTDACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACarpinangola, LdaCasais Angola EC, SAConstrucasais, SAHidroangola Eng, LdaCarpinangola, LdaConstrucasais, SAConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAConstrucasais, SAConstrucasais, SACasais Angola EC, SACasais Angola EC, SAElectro Ideal Angola, LdaCasais Angola EC, SACarpinangola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais Angola EC, SACASAIS MOÇAMBIQUECASAIS MOÇAMBIQUECasais Angola EC, SACasais Angola EC, SA

ProduçãoECV DRH AS BENFICADep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoAPV - ASS POS VENDADep de ProduçãoECV DRH AS BENFICADep de ProduçãoPrevenção e SegurançProduçãoSedeAdminist e FinancProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoGeralProduçãoProduçãoECV DRH AS BENFICADep de ProduçãoProduçãoProduçãoImportaçõesDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoEstruturaDep de ProduçãoDep de Produção

21

#número 10526 OUTUBRO 2015

Page 22: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

22

SylviaPereiraENGENHEIRA CIVIL | ATLETA

Nacionalidade: Portuguesa / FrancesaNaturalidade: FrançaIdade: 26Profissão: Engenheira Civil Função: Técnica de estudos e propostas

Há quanto tempo fazes parte do Grupo Casais? - Dois anosEm que mercados/empresas do Grupo já trabalhaste? - Carpincasais e Casais Engenharia

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Million Dollar PlayerLema de vida

Aproveitar a vida ao máximo.

Page 23: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

23Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

— As mãos são a sua ferramenta. No trabalho, usa-as para escrever, fora do escritório, agarra e remata, literalmente, a sua paixão. Jogadora de andebol na equipa feminina do ABC de Braga, Sylvia Pereira é escassa nas palavras que usa para descre-ver aquilo que, para si, é mais do que um desporto: “É uma arte. Uma terapia.”

Receber, preparar e rematar.Podia ser mais um relato de um jogo, mas não. É a rotina dos fins de dia de Sylvia. É uma rotina ainda recente, mas a paixão, essa, é já antiga. “Comecei há dois anos, quando recebi o convite para entrar na equi-pa, sem experiência nenhuma!”, explica. No entanto, foi aos 17 que começou a acompa-nhar os jogos da irmã mais nova, também ela jogadora na equipa do ABC.

Restrita às plateias do andebol durante algum tempo, Sylvia revela que, contribuir para o jogo, consegue ser menos stressante do que assistir. Sem vocação para treinadora de bancada, a ponta direita prefere o desgas-te do jogo, pois sabe que, ali, pode trabalhar pela equipa: “Dou tudo o que tenho e deixo o meu melhor em campo, sempre.”

Apesar de ser uma modalidade predomi-nantemente masculina, o andebol jogado no feminino sobressai pela solidariedade, companheirismo e espírito de equipa. Para Sylvia, este desporto assume-se como um escape da realidade: “Os problemas de casa ficam em casa, quando entramos em cam-po. Os problemas do jogo, esses também ficam em campo!”. Todas as dificuldades desaparecem, momentaneamente, quando calça as sapatilhas, veste o equipamento e embarca na aventura com a equipa.

“Todos os fins de semana tenho jogo, o que me limita bastante o tempo com a família e com os amigos. Mas faço o que gosto, é a minha opção”, conclui a jovem. Com treinos quatro vezes por semana, a atleta federada

Page 24: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

24Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

tem no andebol a sua adição, o seu ‘des-compressor’ natural. “Gosto de acordar de manhã e saber que tenho treino. Se passar uma semana sem andebol, já só consigo pensar numa bola e em remates”, revela.

Empurrões, pisadelas, arranhões, e belis-cões. Por momentos, parece tratar-se de uma espécie de ‘fight club’. Mas não. É assim o andebol feminino: “Nós raparigas somos mais agressivas em campo. Há mais cartões vermelhos aqui do que nos jogos das equipas masculinas!”, graceja Sylvia. “A verdade é que temos de ser ferozes e con-centradas. Quando o jogo começa, posso dizer que me torno outra pessoa!”, conclui.

Conhecido por ser um desporto exigente e de muita adrenalina, Sylvia considera que é no momento da vitória que o andebol reve-la a sua grande magia: “É muita alegria. A equipa ganha uma nova vida dentro e fora do campo. Somos companheiras e amigas, dentro e fora do jogo.”

Como jogadores de referência, Sylvia tem Gilberto Duarte, lateral esquerdo no Futebol Clube do Porto e Fábio Vidrago, ponta es-querda no ABC de Braga e amigo pessoal.

A equipa feminina de Andebol do ABC Braga joga no Torneio de Abertura – Séniors e en-contra-se na 2ª posição, com quatro pontos.

Page 25: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

25

ACGC

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10526 OUTUBRO 2015

É impossível passear pela cidade e não sentir o cheiro a castanhas assadas!

E como na Casais gostamos de levar as tradições muito a sério, em comemo-

ração do Dia de São Martinho, a ACGC vai organizar o Magusto, no dia 11 de

novembro, pelas 17h, na sede (estaleiro).

Convidamos, por isso todos os colabo-radores do Grupo Casais a replicarem o

evento junto das suas equipas.

Page 26: Newsletter Interna Quinzenal Seee - casais.pt · Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos Between #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em ... • Se

26

Cantinho Solidário

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

#número 10526 OUTUBRO 2015

— Diariamente, nos hospitais, há alguém a quem o san-gue doado dá uma nova oportunidade de vida. Por isso, salvar vidas não está apenas ao alcance dos profissionais de saúde. Cada um de nós tem esse poder, esse dever.

A nova campanha de divulgação do Banco de Sangue do Hospital de Braga está, desde 13 de outubro, presente não só dentro das paredes do hospital, mas também pelas suas da cidade de Braga.

Por isso, junte a sua família, amigos, colegas e co-nhecidos e dê sangue. Salve vidas, seja solidário.

Juntos salvamos vidas!