newsletter interna quinzenal segue-me - casais.pt · os ambientes de escritório, em geral, não...

15
Newsletter Interna Quinzenal Segue-me # número 128 CASP COMUNICAÇÃO Sabia que... Os "vícios de construção" são falhas que resultam da falta de atenção ou do não cumprimento de exigências técni- cas? ... pág. 05 Obras e Mercados Prevenção e Segurança Pessoas e Eventos Cantinho Solidário #selfiecasais Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected] E tu? Também acreditas? Já criaste conta no Endomondo e aceitaste o desafio?... pág. 15 2ª Reunião | Comunica- ção Semestral Epic Sana Hotel Algarve | distinguido nos ‘Ósca- res do Turismo’ A manhã do dia 5 de setembro foi dedicada ao balanço semestral do desenvolvimento da empresa. Os colaboradores que trabalham na sede compareceram no auditório. ... pág. 08 Epic Sana Hotel Algarve foi destaque nos Worls Travel Awards e a Casais não podia estar mais orgulhosa por ver uma obra sua entre os premiados! ... pág. 10 Não leve o stress do trabalho para casa! Depois de um dia longo no escritório, muita gente desconta o stress nos amigos, filhos ou nos/as companheiro/a... pág. 02

Upload: doankhuong

Post on 28-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Newsletter Interna Quinzenal

Segue-me# número

— 128 —

CASP COMUNICAÇÃO

Sabia que...— Os "vícios de construção" são falhas que resultam da falta de atenção ou do não cumprimento de exigências técni-cas? ... pág. 05

Obras e Mercados Prevenção e Segurança Pessoas e Eventos Cantinho Solidário

#selfiecasais

Envia-nos a tua selfie Casais, sozinho, em equipa ou com colegas! [email protected]

E tu? Também acreditas?Já criaste conta no Endomondo e aceitaste o desafio?... pág. 15

2ª Reunião | Comunica-ção Semestral

Epic Sana Hotel Algarve | distinguido nos ‘Ósca-res do Turismo’

— A manhã do dia 5 de setembro foi dedicada ao balanço semestral do desenvolvimento da empresa.Os colaboradores que trabalham na sede compareceram no auditório. ... pág. 08

— Epic Sana Hotel Algarve foi destaque nos Worls Travel Awards e a Casais não podia estar mais orgulhosa por ver uma obra sua entre os premiados! ... pág. 10

Não leve o stress do trabalho para casa!Depois de um dia longo no escritório, muita gente desconta o stress

nos amigos, filhos ou nos/as companheiro/a... pág. 02

02Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Não leve o stress do trabalho para casa!

#número 12812 SETEMBRO 2016

Depois de um dia longo no escritório, muita gente desconta o stress nos amigos, filhos ou nos/as companheiro/a. E, se não tiverem cuidado, o stress do trabalho acaba por ser stress da família, da

casa, das relações e da saúde.

*Texto adaptado do artigo da autoria de Jackie Coleman e John Coleman publicado em 28 de julho de 2016 disponível em http://tinyurl.com/hxshvou.

03Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

No Reino Unido, um estudo revelou que 43% dos dias de baixa médica foram rela-cionados com o stress. Outro estudo, da American Psychological Association (APA), concluiu que as causas de stress mais comuns são relacionadas com o trabalho e com o dinheiro, e que os incidentes provo-cados pelo stress resultam em irritabilida-de, nervos e ansiedade – todos os compor-tamentos que podem causar momentos de tensão quando levados para casa.

Mesmo os casais que cooperam pode sen-tir-se assoberbados, se o stress do trabalho se tornar proeminente na relação. Como é que se minimiza o impacto do stress do trabalho nas relações amorosas, familiares e sociais? Seguem cinco dicas para manter o stress do trabalho… no trabalho.

Confine o trabalho a horas e locais específicos. Um estudo da Universidade de Toronto, mostrou que 50% das pessoas trazem o trabalho para casa, e que, nestes casos, os níveis de stress são bastante mais elevados. No mundo atual, constan-temente online, é esperado que se trabalhe 24/7, em part-time ou full-time a partir de casa. Mas, se o trabalho está constante-mente a entrar em casa, então o stress vem logo atrás.

Por isso, o melhor é mesmo deixar o tra-balho no escritório. Estabeleça a regra de trabalhar a partir de casa apenas quando circunstâncias excecionais, e deixe as pastas, os documentos e os dispositivos móveis do trabalho na secretária. Se isto não é aplicável ao seu emprego, então estabeleça algumas horas por dia para a sua vida de casa – durante o jantar ou na hora de deitar as crianças – nesse tempo, elimine as distrações e concentre-se na família. Se trabalhar em casa, não leve o portátil para a cama, nem o use no sofá. Trabalhe num escritório ou num espaço específico. Fazer isto vai ajudá-lo/a a desli-gar do emprego quando sair desse espaço,

dando-lhe um incentivo para trabalhar de forma mais eficiente.

Desenvolva hábitos de utilização de dispositivos móveis. Talvez, a forma mais comum do trabalho se infiltrar na vida pes-soal é através dos smartphones. Quantas vezes está a descomprimir do trabalho e olha para o seu email e vê algo alarmante e fica em stress? Uma pessoa normal verifica o telemóvel 46 vezes por dia, pas-sando quase cinco horas em dispositivos móveis.

Desenvolva bons hábitos e regras que impeçam o trabalho de atrapalhar a vida familiar. Mantenha dois telemóveis dife-rentes – um para o trabalho e outro para uso pessoal – e deixe o do trabalho bem longe (ou desligado) à noite e aos fins de semana. E nunca verifique o telemóvel de trabalho uma hora ou duas antes de se deitar. Vários estudos descobriram que estar nos dispositivos móveis antes de ir para a cama afeta negativamente a habili-dade de o cérebro se preparar para dormir, e a privação de sono está intimamente ligada ao stress. Quando estiver de férias, todos os dispositivos do trabalho devem ficar no hotel e deve apenas olhar para eles em horas já pré-determinadas.

Estabeleça uma rede de apoio. Os/as companheiros/as podem ser parceiros/as fantásticos/as para lidar com o stress. Mas colocar todo o stress do trabalho numa pessoa é injusto e perigoso para a relação. Desenvolva um sistema de apoio de amigos e mentores que o/a consigam ajudar a lidar com o stress profissional, para que isso não se torne um fardo para o/a seu/sua /companheiro/a. Ter pessoas em quem se pode apoiar em tempos de stress pode aumentar a habilidade de lidar com os problemas.

Ter um hábito de fim do trabalho. Por vezes, o cérebro precisa de um sinal para

se preparar para o tempo em família. Ainda melhor se este sinal o/a ajudar a descomprimir. Por exemplo, ouvir música, as notícias ou ir por um caminho diferen-te para ir para casa. Ir ao ginásio, correr, meditar ou outros rituais podem também funcionar. Pense naquilo que o/a ajuda a desligar e arranje espaço no seu horário para este hábito - principalmente depois de um longo dia de trabalho – para que, quando regressar a casa, já esteja livre da bagagem do emprego.

Crie o terceiro espaço. Quando existe família e trabalho, toda a vida gira em torno das responsabilidades dessas duas esferas. Os/as executivos/as muito ocu-pados/as correm para casa para ajudar os filhos – mudar fraldas ou levar as crianças às atividades – ou fazer tarefas domésti-cas. Mas ter um terceiro espaço fora do trabalho ou da casa pode ajudar a lidar com o stress.

Cada parceiro/a, numa relação, deve manter hábitos e horários que lhe permita explorar os interesses, relaxar, encontrar a satisfação pessoal, e encontrar espaço fora da casa e do trabalho. Estes espaços são diferentes de pessoa para pessoa – cafés sossegados, clubes do livro, aulas de karaté, noites de póquer – e são importantes para manter as identidades e o sentimento de paz. Faça o sacrifício de oferecer ao seu/sua companheiro/a um terceiro espaço, para manter as amizades e explorar os interesses.

O stress do trabalho pode ser desafian-te para a vida pessoal. Aprender a lidar com ele, trabalhando com o/a seu/sua parceiro/a, pode contribuir para um melhor relacionamento e para a saúde física e mental.

#número 12812 SETEMBRO 2016

04

Obras e Mercados

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Estamos a seguir...

Corimba Residence, Angola

Novas Obras

Portugal Calçada de Santana, 150Localidade: Lisboa

#número 12812 SETEMBRO 2016

05

Obras e Mercados

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Sabiaque...

Fundações

Desconhecimento do solo de fundação

Deficiente limpeza de fundações

Ausência de impermeabilizaçãoou drenagem

Os “vícios de construção” são falhas que resultam da falta de atenção ou do não cumprimento de exigências técnicas?

Podem manifestar-se em diferentes estruturas, sobre diferentes formas e acontecem por várias razões…

Erros a evitar

#número 12812 SETEMBRO 2016

A

B

CAusência de impermeabilização nas fundações.

(Trabalhos de colocação de manta drenante após verificação da anomalia).

Exemplo C

06

Prevenção e Segurança

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Fotocopiadora e impressoras a laserutilização em segurançaFotocopiadoras e impressoras a laser são elementos comuns do ambiente de escritório. Quem tem uma impressora mesmo ao lado da secretária onde trabalha pensará, em primeiro lugar, na comodidade a que tem direito. Muitas das vezes basta estender a mão para apanhar as folhas, ainda escaldadas e acabadas de imprimir, fácil, rápido e eficaz, não é? Pense melhor…

#número 12812 SETEMBRO 2016

07

Prevenção e Segurança

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Mas afinal, quais são os perigos a que estamos expostos?

> Toners secos, modernos, raramente são um perigo para a pele ou olhos. > Toner, quando inalado, pode causar irritação das vias respiratórias, mas não é cancerígeno em níveis de exposição normal no uso de escritório.

> Toners líquidos, modernos, também raramente irritam a pele, mas a expo-sição a solventes dentro deles pode danificar a pele e irritar levemente os olhos.

> Os mesmos perigos são aplicáveis aos diferentes solventes utilizados para a limpeza às impressoras.

> Também estes apresentam um risco de incêndio se não forem armazena-dos de forma adequada.

> O contato frequente com toners ou outros solventes pode causar derma-tites ou asma.

Lembre-se: mantenha a tampa da fotocopiadora para baixo!

Nos equipamentos mais modernos, a luz brilhante não apresenta perigo, além do desconforto a curto prazo para os olhos. No en-tanto, é prudente manter a tampa da fotocopiadora para baixo. A radiação ultravioleta pode também ser libertada através da placa de vidro, mas a níveis muito baixos.

Em condições normais, a radiação laser (feixe) das impresso-ras a laser é inacessível e, portanto, não se apresenta como um perigo, a menos que proteção em torno do laser seja adulterada ou removida. Não se esqueça: só técnicos devidamente formados, que saibam e sigam os procedimentos de trabalho indicados pelo fabricante, devem realizar a sua manutenção.

#número 12812 SETEMBRO 2016

Os ambientes de escritório, em geral, não produzem níveis de ex-posição significativas, embora o limite de exposição ocupacional possa ser violado, caso a ventilação seja inadequada.

Atenção! Ao eliminar atolamentos de papel em impressoras, o utilizador é exposto a partes quentes ou peças em movimento, pontas afiadas, pontos de esmagamento ou partes elétricas expostas.

O que fazer?

Existem algumas medidas simples que podem baixar drastica-mente este potencial risco para a saúde:

> Tenha a certeza que o seu escritório é bem ventilado com ar vindo do exterior;

> As Impressoras sujeitas a uso intensivo devem ser afastadas das pessoas e, se possível, colocadas em salas separadas e bem ventiladas;

> Tem um destes aparelhos mesmo ao lado? Considere mudar-se ou mudar a impressora de local;

> Indivíduos com problemas de coração ou asma não devem evitar traba-lhar nas proximidades deste tipo de impressora;

> Evite debruçar-se sobre impressoras em atividade.

E recorde: Segurança sempre em primeiro lugar!

08

Pessoas e Eventos

0808

Novas Responsabilidades

— NOVAS ADMISSÕES —

— NOVAS RESPONSABILIDADES —

Bem-vindoao Grupo Casais!

Parabénspelo novo projeto!

Luís Coelho inicia funções enquanto Técnico Administrativo de Obra na Casais EC

Manuel Saraiva inicia funções enquantoEncarregado de Obra na Casais EC.

Miguel Esteves inicia funções de Diretorde Obra na HIDROCNT Gibraltar.

— A manhã do dia 5 de setembro foi dedicada ao balanço semestral do desenvolvimento da empresa.Os colaboradores que trabalham na sede compareceram no auditório. Os restantes colegas tiveram a oportunidade de acompanhar a reunião via webinar.

Para assistir ao vídeo completo, clica aqui:Link

2ª Reunião- de Comunicação Semestral

#número 12812 SETEMBRO 2016

09

Pessoas e Eventos #número 12812 SETEMBRO 2016

0909

Departamento de Sistemas de Informação- Mais segurança, mais funcionalidades!

— Com o objetivo de capacitar com novas funcionalidades, nomeadamente de segurança e não só, a partilha de ficheiros em rede, o DSI está a migrar, gradualmente, todas as pastas partilhadas por rede para novos servidores.• Passam a estar concentradas, num só

servidor, todas as partilhas. Ou seja, quando for necessário procurar pastas partilhadas, estas estão apenas num ponto.

• Passa a existir a possibilidade de restaurar versões anteriores de um ficheiro, de forma autónoma para o utilizador (detalhes a serem partilhados brevemente). Isto torna-se muito útil no uso quotidiano, assim como no caso de infeção/encriptação por vírus e semelhantes.

• Passam a existir backups diários com capacidade de recuperação instantânea até quatro semanas (apenas com pedido ao DSI).

No decorrer da semana passada, em horário noturno, foram efetuadas várias migrações de pastas apresentadas por unidade (L: - CCS CarpinCasais, M: - Gestão Docs SAP, Q: - ElementosContratuaisObras, S: - Servicos, R: - Empresas), tendo a alteração decorrido de forma automática e transparente para os utilizadores finais.

No último fim de semana, foram ainda migradas as seguintes pastas:• No “BRGNAS03” ou IP:192.168.2.59 com

os nomes “DCSI”, “DTC” e “ImoCasais”, para o novo servidor “BRGFS01” ou IP:192.168.2.68 e com os mesmos nomes.

• No “Geisha" ou “IP:192.168.1.17” com os nomes “CCS”, “CCS Formação” e “Scanner” para o novo servidor “BRGFS01”, ou IP:192.168.2.68 e com os mesmos nomes.

Exceto a “CCS”, as restantes partilhas apenas são acedidas via atalhos existentes nos computadores de cada

utilizador, que serão necessários atualizar na segunda-feira para o novo destino, exemplo:• Propriedades do atalho para “DTC”: \\

brgnas03\dct, ou \\192.168.2.59\dtc, terá de ser alterado para “\\brgfs01\dtc” ou “\\192.168.2.68\dtc”.

Uma vez corrigidos os atalhos por cada utilizador, não são expectáveis grandes dificuldades na continuidade do trabalho. Contudo, sendo uma alteração com algum relevo, em caso de surgir qualquer dificuldade, pede-se que esta seja reportada diretamente ao colega Henrique Oliveira, do DSI, (964 722 809 ou [email protected]), não sendo necessário realizar csi.

Todas estas alterações não abrangem drives mapeadas e atalhos para a Intranet (\\casaisnet.casais.pt\... ou https://casaisnet.casais.pt/...).

101010

Pessoas e Eventos #número 12812 SETEMBRO 2016

Epic Sana Hotel Algarve - distinguidonos ‘Óscares do Turismo’

— O Epic Sana Hotel Algarve foi destaque nos Worls Travel Awards e a Casais não podia estar mais orgulhosa por ver uma obra sua entre os premiados! É o mar, é o Sol, é o bem receber e é o calor humano bem português. O nosso jardim à beira mar plantado é um dos melhores destinos turísticos do Mundo!

11Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Pessoas e Eventos

Parabéns aos Colegasque celebram aniversário na 2ª quinzena de setembro

Nome NomeEmpresa EmpresaPaís PaísDepartamento / País Departamento / PaísDia Dia

Agostinho Vasco MatusseFernando Manuel Carvalho CahangaJoão Cesar Barbosa RodriguesManuel Fernando Pinto RiboiraManuel Joaquim FerreiraPaulo Heidy António PaulinoTomas Silvestre Quizembe LuambaAntónio JambaDaniel António Coelho MagalhãesDaniel Sadrac Chipilica SequessequeDiamantino André Ngunza DalaFernando José PequenoFrancisco José Macedo CostaFrancisco Vidal MuquixeJoão Fernando DanielJoão Miguel C. de Oliveira Sousa LimaJosé Agostinho Gonçalves FreitasJosé Dionisio Capitia XavierJúlia Alfredo MuassengueMauro Cristiano ViuvaldoMilton Valente Francisco JanuarioNshudikila NghyekiOsvaldo Luis ConstantinoPaulo Julio SitoeRaquel Rodrigues CostaSergio Joaquim HenriqueAgostinho Ribeiro Lima Agostinho Ribeiro LimaCatarina Maria Ribeiro Pinto MarquesFrancisco Gomes Mussungo BringuiHugo Alexandre da Silva FerreiraIsolina Correia RodriguesJosé Manuel Medeiros Sousa TeixeiraManuel Joaquim Vieira CardosoMaria de Lourdes Vemba JoãoNelson Vicente LopesPaulo Gabriel Silva LopesAntónio João AfonsoAntónio Joaquim Rodrigues da CostaAvelino Silva OliveiraConstantina Nambia Peleco WassuluvalaJosé Fernando Pinto RibeiroJosefa Canguete PedroNelson Antonio AlmeidaAntónio Luís Manuel CamutoAugusto Paulo AntónioDomingos José GonçalvesFernando Muhanda NduloFonseca Joaquim GomesFrancisco José MuiangaGabriel AfonsoManuel Correia FernandesManuel dos Santos NevesManuel Francisco FilipeMarcos António MiguelMateus Francisco GeovethNuno Paulo SantosPaulo Jorge Gonçalves GuimarãesSergio Manuel Pereira MotaAlbertino Alexandre Rodrigues MouraoFabricio Bidi LunzodilaGabriel Francisco LulembePaulo Jorge Gomes PereiraAndré Domingos Aguiar Leitão PereiraJosé Alcindo Antunes CarvalhoJosé MucabaPedro Ricardo Goncalves D. BarbosaAdão Serafim Carvalho MonteiroAntónio Gomes GoncalvesJames CarlinJoão Gaspar NetoJorge Fernando Vieira MonteiroManuel Ferreira Sousa SilvaMarcelo Marques CostaMarcos Alberto CoteloOsvaldo Maximiano AntónioSergio Manuel Pereira CunhaAbilio Barbosa OliveiraAdmildo Mateus Manuel BungaCarlos Alberto Pita Gros BeleFernando Paulo Silva RodriguesJavela João Ukuhamba

Casais MoçambiqueHidroangola Engenharia, LConstrucasais, SACasais AngolaCasais GibraltarCasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaCasais PI SGPS, SACasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaCasais GibraltarCasais AngolaCarpinangola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACNTEurope, SAHidroangola Engenharia, LCasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SAMetalser, LdaCasais MoçambiqueCasais Serviços, LdaCasais AngolaCasais GibraltarCasais PI SGPS, SAQuadrina, LdaCasais AngolaCasais Serviços, LdaCarpincasais, SAHidroangola Engenharia, LCasais AngolaCasais AngolaCarpincasais, SAConstrucasais, SAElectro Ideal Angola, LdaConstrucasais, SACasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SAImocasais Angola, Lda.Casais AngolaCasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaCarpinangola, LdaCasais AngolaCasais MoçambiqueCarpinangola, LdaCNTEurope, SAConstrucasais, SACasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SACasais-Eng. e Const., S.ACasais-Eng. e Const., S.ACNTEurope, SACarpinangola, LdaHidroangola Engenharia, LCasais AngolaCNTEurope, SACasais GibraltarCarpinangola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACNTEurope, SACNTEurope, SACasais GibraltarCasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SAQuadrina, LdaCasais AngolaCasais AngolaCasais Serviços, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaHidroangola Engenharia, L

MoçambiqueAngolaPortugalAngolaGibraltarAngolaAngolaAngolaGibraltarAngolaAngolaAngolaGibraltarAngolaAngolaPortugalBélgicaAngolaAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaMoçambiquePortugalAngolaGibraltarGibraltarPortugalAngolaPortugalPortugalAngolaAngolaAngolaBélgicaPortugalAngolaBélgicaAngolaAngolaBélgicaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaArgéliaPortugalAngolaAngolaAngolaAlemanhaPortugalPortugalMarrocosAngolaAngolaAngolaPortugalGibraltarAngolaPortugalBélgicaBélgicaGibraltarAngolaAngolaBélgicaPortugalAngolaAngolaPortugalPortugalAngolaAngolaAngolaAngola

ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoPRODUÇÃODep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoECV MecânicaDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoECV TransportesCentral BetãoProduçãoProduçãoProduçãoRecursos HumanosDep de ProduçãoProduçãoProduçãoGeralDep de ProduçãoRecursos HumanosCélula de colagemProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep Rec HumanosProduçãoSede GeralDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoPRODUÇÃOProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoCentral BetãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoAdministrativo e FinanceiroProduçãoProduçãoECB ArmazémProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoPRODUÇÃOECV TransportesAPV - Ass Pos VendaProduçãoProdução EstruturaDep de ProduçãoDep de ProduçãoEconomico financeiraProduçãoECV EquipamentoECB GeralCantina BenficaProdução

16161616161616171717171717171717171717171717171717171818181818181818181818191919191919192020202020202020202020202020202121212122222222232323232323232323232424242424

AngolaFrançaGibraltarGibraltarAngolaPortugalAngolaPortugalAngolaPortugalMoçambiqueBrasilMoçambiquePortugalAngolaMoçambiquePortugalAngolaAngolaAngolaPortugalMoçambiquePortugalAngolaAngolaPortugalBrasilAngolaAngolaBélgicaMoçambiqueAngolaAngolaGibraltarAngolaAngolaAngolaPortugalAngolaAlemanhaAngolaAngolaMoçambiqueAngolaPortugalGibraltarAngolaAngolaAngolaAngolaAngola

242425252525252525252526262626262626262727272727272727272828282828282829292929292929293030303030303030

José Carlos de Castro MartinsMaria Helena Reis PereiraBruno Miguel da Rocha CamposBruno Miguel Rocha CamposDomingos NascimentoFilipe Adriano da Silva OliveiraJoão Antonio PauloJoaquim Orlando Alves AbreuMiguel Domingos Moreira LealOleksandr ShkodaSamuel Salvador MacucacuaAilton da Silva SantosCesar Damas ChirindzaFrancisco Fernandes PereiraGuilherme Ernesto AraújoJorge Alberto MacuacuaJosé Augusto Fernandes PereiraJosé Manuel Pimenta VianaSérgio Diamantino Rodrigues VidalAdelaide Lucas da SilvaAntónio Jorge VeigaArtur Jacinto CongoloArtur José Pereira Fernandes da CostaAugusto Samuel JorgeElizabete José BritoJose Maria Nogueira SilvaRenã da Rocha VeigaSergio Francisco SebastiãoAndré Simão Silva LimaCarlos António Ferraz PimentaGemelina das Dores Elias MatlonhanaLucas Sebastião MateusNelito Sebastiao DomboNuno Filipe Rodrigues FerreiraRafael Joaquim Condeço TachaAntonio Alves MarquesAntonio José Jaime KiteculoHélder Manuel Ferreira PintoManuel BonitoManuel Custodio Pereira CulacioMarcelino QuinzagiMiguel João JoaquimVirginia Arnaldo GodoAdriano Pedro JoséCarlos Alberto Lara FernandesFernando Manuel Ferreira de MatosManuel BumbaMarcos Bastos António RogerioMilton Mateus AntónioNgola Serafim KacoioVirginia Mateus Neto

Hidroangola Engenharia, LREIS PEREIRACasais PI SGPS, SACasais GibraltarElectro Ideal Angola, LdaCasais Serviços, LdaCasais AngolaSocimorcasalCarpinangola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais MoçambiqueCasais Brasil, EC LtdaCasais MoçambiqueCNTEurope, SACasais AngolaCasais MoçambiqueCNTEurope, SACasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SACasais MoçambiqueCarpincasais, SACasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SACasais Brasil, EC LtdaCasais AngolaCasais AngolaConstrucasais, SACasais MoçambiqueCasais AngolaCasais AngolaCasais PI SGPS, SACarpinangola, LdaCasais AngolaCasais AngolaSocimorcasalCasais AngolaConstrucasais, SACasais AngolaCasais AngolaCasais MoçambiqueHidroangola Engenharia, LConstrucasais, SACasais PI SGPS, SACasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaCasais AngolaSocimorcasal Angola, Lda

ProduçãoAdministrativo e FinanceiroProduçãoProduçãoProduçãoEconomico financeiraDep de ProduçãoProdução EstruturaProduçãoProdução OpercionaisProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep Técnico ComDep de ProduçãoECV DRH AS VianaProduçãoProduçãoGestão de ObraDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoECV EquipamentoECB GeralProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoComerciaisDep de ProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoDep de ProduçãoDep Adm FinancDep de ProduçãoSOCIMOR AO Geral

#número 12812 SETEMBRO 2016

12

Pessoas e Eventos

1212

Estamos a somar quilómetros e participantesE tu? Também acreditas?Já criaste conta no Endomondo e aceitaste o desafio?

#número 12812 SETEMBRO 2016

131313

Pessoas e Eventos #número 12812 SETEMBRO 2016

14

Desafio da semana

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Na última edição da Segue-me lançámos-te um desafio. Lembras-te?

Numa fábrica reciclam todos os materiais e podem fazer um copo de papel novo com nove usados.

Quantos copos reciclados podem fabricar-se se inicialmente dispuserem de 505 copos novos?

Nesta edição, vamos lançar um desafio novo para não perderes o ritmo:

Três estudantes, António, Berta e Carlos, participam numa série de exames. Em cada prova, o que fica em primeiro lugar recebe x pontos; o segundo recebe y pontos; e o terceiro z pontos. X, y e z são números

inteiros maiores do que zero, de tal forma que x>y>z.

Não há empates. No total, o António acumulou 20 pontos, Berta 10 pontos e Carlos 9 pontos. António ficou em segundo no exame de álgebra. Quem ficou

em segundo no exame de geometria?

O número de copos que podem ser reciclados é 63. Com os 505 copos iniciais, fabricam-se 56 reciclados (e sobra 1), com esses 56 podem fabricar-se mais 6 (e sobram 2), e com estes 6 finais

mais os 3 que sobraram, mais um.

Conseguiste descobrir a resposta correta? Confere aqui:

Fica atento! Na próxima edição, desvendaremos asolução e lançaremos mais um desafio!

#número 12812 SETEMBRO 2016

15

Cantinho Solidário

Tens ideias? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

As notícias de incêndio, o desespero de populações e a destruição de casas e áreas verdes, certamente, não passaram despercebidas a ninguém. Também os esforços daqueles que lutaram – e continuam a lutar - contra as chamas, não podem nem devem ser descurados.

Desta forma, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Braga está a desenvolver uma campanha para angariar e retomar antigos sócios. Com uma redução da quota de associado (12,00€), a Associação apela à comunidade, para apoiar os Bombeiros Voluntários, tão necessários, não só no combate aos fogos de verão, mas também no nosso quotidiano.Para ser sócio, basta entrar em contacto para [email protected], ou telefonicamente para 253 200 430 e pedir o envio de uma ficha de sócio, preenche-la e, posteriormente, enviá-la.Não fiques indiferente, não vires as costas. Lembra-te que os Bombeiros são essenciais!

Bombeiros:é preciso dar ânimo aos nossos heróis!

#número 12812 SETEMBRO 2016

"Não fiques indiferente, não vires as costas."