newsletter digital - edição 50

8
26 DE MAIO DE 2014

Upload: escola-dinamica

Post on 13-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O envolvimento dos alunos nas Olimpíadas do Conhecimento, amplamente valorizadas pela Escola, é manchete dessa edição. Destaque para a matemática que tem prova dentro do calendário nacional e regional, na próxima terça, dia 3. Tem também um histórico dos medalhistas, desde 2006; e o perfil do professor da disciplina, Paulo Franzen, na coluna "Nosso maior patrimônio". E ainda: um giro pelos projetos das Unidades que já se preparam para a Feira das Ciências 2014! Boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter Digital - edição 50

26 DE MAIO DE 2014

Page 2: Newsletter Digital - edição 50

EXPEDIENTE

Coordenação editorialVanessa Trois

Projeto Gráfico e DiagramaçãoJohn Paganella

Coordenação GeralJorge Nogared Cardoso

Direção GeralAngela Diener

JUNTOS, CRESCEMOS!

E chegamos à edição de número 50 de

nossa newsletter semanal. É um passo

pequeno, mas que já nos dá a dimensão da

grandiosidade que é falar sobre educação.

Ao mesmo tempo, uma honesta sensação

de alegria por termos conseguido contar

uma pequena parte dessa longa trajetória

de sucesso em Florianópolis, iniciada há

35 anos pela diretora geral da Escola Dinâ-

mica, Angela Diener. Ela, uma mulher para

ser admirada pela visão pedagógica e pela

amplitude de atuação que proporciona aos

seus educadores. Uma equipe, diríamos,

que vale ouro! São o nosso maior patrimô-

nio! Porque falar sobre esses educadores

é falar sobre como transformar crianças

e jovens em adultos responsáveis, cons-

cientes e, acima de tudo, em pessoas que

pertençam a si mesmas, que sabem quem

são, para onde vão e como posicionarem-

se frente à vida.

Contar essa história é um desafio e tanto!

Afinal, como alcançar o exato instante em

que a teoria alcança a prática? Estamos

no caminho. Estamos crescendo, juntos!

Chegar até aqui é resultado de um movi-

mento conjunto feito com a participação

de alunos, professores, coordenadores,

direção, colaboradores e de vocês, nossos

leitores! Então, para comemorar a edição

50, estamos de cara nova e cada vez mais

comprometidos em produzir conteúdo que

remeta à excelência do trabalho feito em

sala de aula!

Vanessa Trois

Jornalista

I nserida na proposta pedagógica da Escola Dinâmica que acredita

na multiplicidade de meios para a aprendizagem efetiva, as Olimpía-das do Conhecimento movimentam a rotina dos alunos de Ensino Fun-damental II e Médio, nos primeiros meses do semestre. Depois da Olim-píada de Astronomia e Astronáutica – OBA, a equipe pedagógica orga-niza-se para dar treinamento para duas outras provas que acontecem no mês de junho: matemática e fí-sica.

A participação nas provas das Olim-píadas Regional de Matemática - ORM e Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM, por exemplo, já é uma tradição na Escola, que comemora os excelentes resultados de seus alunos desde 2006, quan-do Gustavo Empinotti levou ouro na ORM e prata na OBM. Em 2007, ele também ficou com ouro e bronze, respectivamente, e ainda foi reco-nhecido com o “Prêmio Glen Wi-

thley”, com a maior pontuação de todos os níveis.

De lá prá cá, o envolvimento da Dinâmica só cresceu com alunos pontuando para medalhas e com a participação deles em provas de ní-vel internacional, inclusive. (confira o quadro). Ano passado a Dinâmica colocou 40 alunos entre os finalis-tas. Nove medalharam.

O alto desempenho é resultado de muito treinamento. “Os alunos co-meçam a se preparar bem antes. Inserimos conteúdos das provas das Olimpíadas na rotina deles”, conta o professor de matemática, respon-sável pela organização do evento na Escola, Paulo Franzen.

“Outro bom resultado da matemáti-ca da Escola é o desempenho dos alunos no Enem, que em 2012 ficou com o 2º lugar, em Florianópolis”, orgulha-se a diretora, Angela Diener.”Entre os diversos benefícios, a

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 02

Page 3: Newsletter Digital - edição 50

participação nas provas faz que os alunos sejam colocados a frente de desafios mais amplos, para além da-queles dos vestibulares. É uma ótima oportunidade para testar e ampliar conhecimentos”, pontua o professor Paulo.

Treinamento para a Olimpíada

Os alunos se preparam para a primei-ra prova do calendário, desde o início do mês, com exercícios específicos. As atividades acontecem em sala de aula e no laboratório de informática.Ao lado do professor organizador, Paulo Franzen, preparam o treina-mento dos alunos, as professoras, Canuela Iskiewicz e Beatrice Santos. “Estamos focados para que eles te-nham bons resultados e tranquilida-de para a prova”, diz Paulo. Os de-safios da matemática estão divididos por níveis: Nível 1 - alunos de 6º, 7º anos; Nível 2 - alunos de 8º e 9º; Nível 3 - alunos de Ensino Médio.

NOSSOS MEDALHISTAS

FIQUE POR DENTRO DOCALENDÁRIO

GUSTAVO L. EMPINOTTIOuro ORM & Prata OBM 2006 - Nível 2Ouro ORM & Bronze 2007 – Nível 2Prêmio Glen Withley – Maior pontu-ação de todos os níveis. GUILHERME LOCATELLIPrata ORM 2006 – Nível 2 LEONARDO FAGUNDESBronze ORM 2007 – Nível 1 JOÃO MARCOS NICOLODIOuro ORM 2008 – Nível 1Prata OBM 2008 – Nível 1Único participante do estado de SC na Olimpíada Internacional 2009Prata ORM 2010 – Nível 2 LUCAS FINGER ROMANPrata OBM 2007 – Nível1

JULIAN VIEIRA FRANZENMenção Honrosa 2008 – Nível 1Prata – ORM 2010 – Nível 2

CAIO L. PRUJANSKIMenção Honrosa 2008 – Nível 1Menção Honrosa 2011 – Nível 2 GUILHERME BERTAZI VIANA CA-VALCANTIMenção Honrosa 2011 – Nível 2 JEFFERSON NOAL MATTOSBronze – ORM 2012 – Nível 1 PEDRO LUANBronze – ORM 2013 – Nível 1 GABRIEL NASCIMENTOBronze – ORM 2013 – Nível 2

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 03

Page 4: Newsletter Digital - edição 50

A s turmas bilíngues do Infantil II, da professora Samira Bastos e

do Infantil IV, da professora Carolina de Nicola, realizaram saída de estu-do ao SESC Cacupé, na última sexta-feira, dia 16 de maio.

Dentro do projeto “Garden´s Perfu-me”, os pequenos do Infantil II fize-ram a oficina “Espiral de Ervas”. O objetivo foi a investigação das ervas e flores do jardim. “A curiosidade de-les foi despertada pelos aromas da horta”, conta a professora Samira.

Já o Infantil IV, foi investigar o solo e o processo de compostagem. “Leva-mos nossos “soil´s detectives” para mais uma aventura”, brinca a profes-

sora Carolina de Nicola. Lá, conhe-ceram o caminho dos resíduos orgâ-nicos oriundos do restaurante e que vão para a composteira. Na conversa com a profissional do SESC, Melissa Toledo Melo, as crianças contaram que também tem compostagem na Unidade Jurerê. “Mas lá tem “wor-ms”, exclamou, entusiasmada, a alu-na Iza de Arruda.

O passeio terminou com visita à es-tufa e às plantas, que crescem mais bonitas e cheirosas com o solo enri-quecido. “Todo o vocabulário traba-lhado em inglês na Escola pode ser apreciado ao vivo, em cores e aro-mas, durante o passeio”, concluiu a professora Carolina.

CORES E AROMAS NA VISITA AO SESCUNIDADE JURERÊ

LIÇÃO DE AFETOMEL NA PONTA DA LÍNGUA

U ma história recheada de afeto na Hora do Conto, com a pro-

fessora Grasiela Darski que, com a ajuda de um fantoche da vovó, en-cantou os alunos com a história “Bra-ço e Abraço”, de Renata Costa Zanin Malek. A coordenadora Crystiany Oli-veira aproveita para compartilhar a mensagem que serve como lição de casa para todos os dias: “Os braços servem para um monte de coisas! Principalmente para abraçar as pes-soas que amamos”, diz.

O projeto “Bumblebee”, da professora Raquel Schmidt, investiga a apicul-tura e levou os pequenos do Infantil III para saída de estudo ao Centro

de Treinamento da Epagri. Oportunidade para os pequenos conheceram as abelhas brasileiras que não têm ferrão e produzem um mel puríssimo, com ri-cas propriedades medicinais. “A experiência foi muito legal, pois as crianças viram de pertinho as abelhas e a colmeia e, ainda, experimentaram quatro tipos de mel”, conta a supervisora bilíngue, Juliana Uberti.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 04

Page 5: Newsletter Digital - edição 50

INFANTIL APRENDE SOBRE AGRICULTURA ATRAVÉS DE MINHOCAS

PROJETO LEGOZOOM

ENSINANDO PARA A VIDA!

UNIDADE CENTRO

O s pequenos do Infantil V, da Unidade Centro, realizaram vi-

sita ao Horto Florestal de São José, dentro do projeto “Minhocas”. A sa-ída de estudo aconteceu na primeira quinzena de maio, para conhecer a exposição de compostagem do SESC. “Lá, eles aprenderam a montar uma composteira e a observar a utilida-de das minhocas para a agricultu-ra”, conta a professora do Infantil V, Denise Cardoso dos Santos, que conduziu o estudo sobre as minho-cas, trazendo para sala de aula suas características, como vivem e como se alimentam.Sobre como surgiu a

A s Unidades Ambiental e Centro, trabalham em parceria dentro

do Projeto Legozoom Education. Na foto, as turmas de 4º ano, das pro-fessoras Marcia Moreira, do Centro, e Simone Tortato, da Ambiental.

No projeto, os alunos utilizam as pe-ças de LEGO para a aprendizagem. “É muito interessante esta proposta, os alunos adoram! Esta integração também é um ponto fundamental da nossa proposta, onde os alunos já trabalham a cooperação, as relações sociais e o senso de equipe”, desta-ca Marcia.

Q uando a brincadeira vira apren-dizado! A professora do 3º ano,

da Unidade Centro, Marina Ludvig, ensina matemática através do jogo “Trilha do Real”. O objetivo é reali-zar cálculos mentais simulando situ-ações do dia a dia através de nosso sistema monetário. “É importante que as crianças entrem em conta-to com realidades que estarão pre-sentes no futuro! Ensinamos para a vida”, diz.

ideia, a coordenadora Clélia Scar-pa pontua: “Dentro das discussões sobre a agricultura, que permeavam as rodinhas em sala de aula, certa tarde, as crianças acharam uma mi-nhoca no parque. Foi um alvoroço e tanta curiosidade, que optamos por dar espaço para eles desenvolverem projeto”. Clélia aponta ainda que si-tuações como essa são o diferencial da Escola Dinâmica no fazer peda-gógico: “É a partir do interesse das crianças que desenvolvemos os con-teúdos. O aprender fica bem mais fácil”, diz.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 05

Page 6: Newsletter Digital - edição 50

#ELESFAZEMHIGHSCHOOL

APRENDENDO A CUIDAR DA NATUREZA

N a Unidade Ambiental, o In-fantil IV, da professora Andrea

Gomes, recolhe o lixo orgânico das turmas, como as cascas de frutas da hora do lanche, para um proje-to de compostagem. Na atividade as crianças aprendem a respeitar e cuidar da natureza. “A atividade faz parte da nossa proposta pedagógica da agricultura familiar. As crianças puderam ver como reaproveitar o lixo orgânico para levar de volta à terra os nutrientes, através da com-postagem”, comenta, Andrea.

UNIDADE AMBIENTAL

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 06

E stá grande a expectativa para o Summer Camp, em julho, na

Califórnia, “The Golden State”, nos EUA. “A viagem vai ser demais! Va-mos aprender e nos divertir muito! Será uma experiência inesquecível, estamos empolgados”, contam os alunos.

Na foto, da esquerda para direita, os alunos: Ana Maria Loch, do 9º ano, Maria Eduarda Kalfelz Fleck, Isabella Bertazi, Arthur Rockenbach Leal e João Víctor Flores, todos da 1ª série.

EXPECTATIVA PARA O SUMMER CAMP

Page 7: Newsletter Digital - edição 50

A MATEMÁTICA É UMA DESCOBERTA

Uma Escola é feita por pessoas e pela dimensão de integração no relacionamento que acontece entre elas. Uma equipe pedagógica eficien-te garante que a nossa missão enquanto educadores seja cumprida: a de despertar nas crianças suas inteligências, sua curiosidade e a vontade de querer aprender sempre mais! Nesta semana você vai conhecer o nosso pro-

fessor de matemática Paulo Franzen.

“A matemática é uma descober-ta”! A simplicidade da frase

do professor de matemática da Es-cola Dinâmica, Paulo Franzen, dá a dimensão real do projeto a que ele se dedica: o de ensinar. Mais que isso: despertar nas crianças o gosto pela disciplina. E como ele faz isso? “Com amor”, responde Paulo, que atua na Dinâmica há 22 anos. “Educar é uma troca de ideias, uma interação, é fa-zer com que as crianças e adolescen-tes gostem da vida”, explica.

Mas, afinal, como o gostar da vida se relaciona com a matemática? Quem dá a resposta são os alunos que ga-rantem: além de engraçado, o profes-sor transita por todas as disciplinas em sala de aula e faz da matemática uma “ponte” para o dia-a-dia: “Ele dinamiza os conteúdos falando de tudo conosco! Não só de matemáti-ca, mas de geografia, ciências, histó-ria. Conta suas experiências de vida.

Além disso, tem um coração enorme, é sincero e fala o que tem que falar!” conta a aluna Nicole Gonçalves, da 3ª série do Ensino Médio.

“O maior sucesso com os alunos é a humildade, nunca podemos querer ser melhores do que eles”, diz Paulo, que resume: “antes de gostarem da matemática, eles têm que gostar de mim”.

As qualidades do professor que en-cantam os alunos também são utili-zadas para o viés maior da educação: transformar os jovens em pessoas melhores para o mundo.

“Promovo essa consciência atra-vés da integração em sala de aula, do crescer e aprender conjunto e da igualdade. Faço isso simplificando, tornando as coisas fáceis e acessí-veis, como devem ser”, ensina.

“Ele é engraçado, não é metódico. Faz pensar, usar o raciocínio. Nos mostra que para um problema há várias soluções, como as faces de uma mesma moeda” – Pedro Luan, 8º ano do Ensino Fundamental

“Ele é muito experiente. Ensina de vários jeitos, mostra que há várias formas de aprender. Faz a gente entender ao invés de decorar” – Sofia Araújo, 8º ano do Ensino Fundamental

“Ele não deixa que tu saias de sala sem aprender. Ele me ensinou muito. Determinado a ajudar. Professor maravilhoso. O Júlio é o pai (referindo-se ao professor de química, Júlio França), o Paulo é o irmão! (risos)” – Larissa Arambilletty, 3ª

série do Ensino Médio

“Ele é lindo, engraçado e um ótimo professor. Nunca está de mau humor, fala de um jeito que a gente entende!” “Ele deixa a nosso critério como fazer a conta” – Yasmin Florêncio e Júlia Umeoka, 8º ano do Ensino Fundamental

“Ele estimula o raciocínio ao invés de usar regras comuns. Ele é lindo” – Martina Leal, 8º ano do Ensino Fundamental

“Eu odiava matemática. Ele tem um jeito de ensinar que acaba fazendo tu gostares da matéria. Ele não julga. Ele conhe-ce o perfil de cada aluno. O Paulo nos ajuda a sermos melhores” – Dariana Nesello, 3ª série do Ensino Médio

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 07

NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

Paulo Franzen, professor de Matemática.

O QUE OS ALUNOS FALAM

Page 8: Newsletter Digital - edição 50