new comunica - udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e...

5
O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, convocará uma reunião extraordinária do Conselho Universitá- rio (Consuni) na primeira quinta-feira de fevereiro de 2020 para encaminhar as questões, que envolvem o reajuste salarial e o plano de carreiras dos servidores da universidade. Em 2019, o Grupo Gestor do Gover- no (GGG) rejeitou atualizações salariais para todas as categorias do Executivo de SC, inclusive de professo- res e técnicos da Udesc. Neste ano, o Consuni aprovou reposição salarial de 7,2% aos servidores, proposta que não obteve avanço no Governo do Estado. A Udesc também pleiteia o en- caminhamento de alterações do Plano de Carreiras sem impacto financeiro. Entre elas, a redistribuição do quan- titativo de vagas dos técnicos já aprovados em lei, ex- tinção de 65 vagas de técnicos de serviços e quatro de técnico de execução para aplicar em 50 vagas de técnico de suporte. Segundo o reitor, o objetivo é pautar nova- mente as questões no Consuni para, na sequência, enca- minhar o assunto ao Governo do Estado. Reitor convocará Consuni para encaminhar VRV e Plano de Carreiras Comunica Notícias dos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina | 12 de dezembro de 2019 | Ano 8 | Ed. 166 A Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições es- taduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. É o que mostra o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, que avaliou 232 universidades e institutos federais e estaduais de todo o País e foi divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Inep/MEC. Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,50, e ganhou uma posição no ranking de quase 35 universidades estaduais, pas- sando a ser a oitava colocada. Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade cata- rinense teve as seguintes notas: 3,11 na graduação; 4,39 no mestrado; e 4,71 no doutorado. [LEIA+] Entre as melhores do Brasil Novo edital do Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG), da Udesc, aceitará pedidos de apoio de docentes pesquisadores da instituição para participar de ativi- dades de pesquisa ou pós-graduação em 2020 ou 2021. O perío- do de inscrição para 2020.2 será de 6 a 10 de abril; e, para 2021.1, as inscrições deverão ser feitas entre 3 e 7 de agosto. [LEIA+] Apoio para internacionalizar a pós FOTO: RICARDO WOLFFENBÜTTEL/SECOM SC

Upload: others

Post on 16-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: New Comunica - Udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com

O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, convocará uma reunião extraordinária do Conselho Universitá-rio (Consuni) na primeira quinta-feira de fevereiro de 2020 para encaminhar as questões, que envolvem o reajuste salarial e o plano de carreiras dos servidores da universidade. Em 2019, o Grupo Gestor do Gover-no (GGG) rejeitou atualizações salariais para todas as categorias do Executivo de SC, inclusive de professo-res e técnicos da Udesc.

Neste ano, o Consuni aprovou reposição salarial de

7,2% aos servidores, proposta que não obteve avanço no Governo do Estado. A Udesc também pleiteia o en-caminhamento de alterações do Plano de Carreiras sem impacto financeiro. Entre elas, a redistribuição do quan-titativo de vagas dos técnicos já aprovados em lei, ex-tinção de 65 vagas de técnicos de serviços e quatro de técnico de execução para aplicar em 50 vagas de técnico de suporte. Segundo o reitor, o objetivo é pautar nova-mente as questões no Consuni para, na sequência, enca-minhar o assunto ao Governo do Estado.

Reitor convocará Consuni para encaminhar VRV e Plano de Carreiras

ComunicaNotícias dos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina | 12 de dezembro de 2019 | Ano 8 | Ed. 166

A Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições es-taduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. É o que mostra o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, que avaliou 232 universidades e institutos federais e estaduais de todo o País e foi divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Inep/MEC.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,50, e ganhou uma posição no ranking de quase 35 universidades estaduais, pas-sando a ser a oitava colocada. Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade cata-rinense teve as seguintes notas: 3,11 na graduação; 4,39 no mestrado; e 4,71 no doutorado. [LEIA+]

Entre as melhores do Brasil

Novo edital do Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG), da Udesc, aceitará pedidos de apoio de docentes pesquisadores da instituição para participar de ativi-dades de pesquisa ou pós-graduação em 2020 ou 2021. O perío-do de inscrição para 2020.2 será de 6 a 10 de abril; e, para 2021.1, as inscrições deverão ser feitas entre 3 e 7 de agosto. [LEIA+]

Apoio para internacionalizar a pós

FOTO: RICARDO WOLFFENBÜTTEL/SECOM SC

Page 2: New Comunica - Udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com

Aniversariantes de 12 de dezembroFabiana Flores Sperandio – Udesc CefidJuciane Rodrigues de Abreu - Reitoria

Luiz Clement – Udesc Joinville

Marcos Benedito Schimalski – Udesc LagesRubens Crippa Júnior – Udesc JoinvilleSandro José Schreiner – Udesc Joinville

Ailime e o marido, Douglas

Aniversário: 18 de marçoLivro de cabeceira: no momento, “O monge e o executivo”Filme favorito: todos de suspense, guerra e baseados em fatos reaisPasseio inesquecível: Lua de mel em Buenos AiresUma pessoa exemplar: Meu esposoUma paixão: SnowboardÉ torcedora: do Brasil Culinária: Italiana

Papo-rápido

PerfilAilime Perito Feiber Heck

Técnica da Udesc Cefid

De aluna a coordenadora

A manezinha da Ilha Ailime Perito Feiber Heck tem apenas 30 anos e uma trajetória de vida digna de respeito. Sua história na Udesc teve início em 2007, quando começou a cursar a

graduação em Fisioterapia no Centro de Ciências da Saúde e do Es-porte (Cefid), em Florianópolis.

Quatro anos depois, enquanto cursava o último ano de Fisio-terapia, Ailime ingressou na universidade como servidora pública, exercendo a atividade de assistente administrativa na Udesc Cefid. Quatro anos depois, em 2016, se tornou mestre em Fisioterapia e, em 2018, concluiu a Especialização em Gestão Pública pelo Centro de Ciêncas da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Sempre muito focada e cheia de determinação, Ai-lime sente-se realizada trabalhando na universidade. Hoje, a técnica é coordenadora da Clínica Escola de Fi-sioterapia da Udesc Cefid. “Local que me ensinou muito enquanto era aluna e, agora, tenho o privilégio e a opor-tunidade de poder trabalhar”, destaca.

A fisioterapeuta considera gratificante saber que seu trabalho ajuda na formação dos alunos e contribui para re-abilitar a saúde das pessoas. Ailime acredita que, com per-severança, todos podem se aprimorar e conquistar seus objetivos.

No seu tempo livre, Ailime adora viajar, passear e ir à praia. “Mas, também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com a família, conhecer lugares novos e viajar.

Casada com Douglas Heck, administrador, a técnica busca viver de forma leve e positiva. “Adoramos conhecer culturas diferentes, é enriquecedor”. Quando viaja, o jovem casal aprecia praticar snowbo-ard, “nossa paixão”, diz.

Para encerrar a entrevista, Ailime cita uma frase do escritor Augusto Cury: “Os sonhos não determinam o lugar aonde iremos chegar, mas produzem a força necessária para tirar-nos do lugar em que estamos”.

Comunica

Page 3: New Comunica - Udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com

Fique por dentroEmpreendedorismo e movimento júnioru A Udesc foi avaliada como a quarta instituição de ensino superior esta-dual mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), feito pela Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores. A universidade estadual receberá nesta sexta-feira, 13, o Selo Instituição de Ensino Júnior, destinado às instituições que tem 25% dos cursos vinculados a empresas juniores federadas. [LEIA+]

Duas chapas concorrem a direção-geral da Udesc Cead; votação será realizada em 18 de março

Eleição para diretor-geral da Udesc Oeste receberá inscrições entre 13 de janeiro e 14 de fevereiro

As docentes Sandra Makowiecky e Juliana Crispe e a doutoranda Francine Goudel, da Udesc Ceart, receberam o Prêmio Persona-lidade do Ano em Artes Visuais da Acade-mia Catarinense de Letras e Artes (Acla).

A professora Paula Schommer, da Udesc Esag, participa em Copenhagen, na Dina-marca, de atividades do Programa Inte-gridade nos Estados, iniciativa da Trans-parência Internacional e parceiros.

Professor Germano Güttler (Udesc Lages) e equipe iniciaram o projeto Lixo Orgânico Zero na Alesc, a partir do gabinete do vice--presidente Mauro de Nadal. O reitor elei-to, Dilmar Baretta, acompanhou a ação.

A professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes (na foto, de vermelho e preto), da Udesc Faed, foi eleita para presidir a As-sociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) até 2021.

Os documentá-rios Desenho Conectando Conhecimentos, produzidos pela professora Anelise Zimmer-mann, da Udesc Ceart, ganharam o Prêmio Destaque na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

O professor Paulo Henrique Xavier de Souza, da Udesc Cefid, recebeu a comenda de Benemérito do Basquetebol Catarinense da Federação Catari-nense de Basket-ball. O docente completará 50 anos dedicados ao esporte em 2020.

tem

u A Udesc Lages inaugurou o Laboratório Oficial de Análises de Sementes (Laso), coor-denado pela professora Cileide Coelho. Nono laboratório oficial do Brasil e o primeiro a fun-cionar dentro de uma universidade, é o único do Estado habilitado para receber amostras de órgãos fiscalizadores da produção e da co-mercialização de sementes. [LEIA+]

Laboratório Oficial de Análise de Sementes

Comunica

Page 4: New Comunica - Udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com

Quer conversar com o reitor? Participe do projeto Gabinete de Portas Abertas. Agende pelo telefone (48) 3664-8104

sustentávelPor Gustavo Kogure

Gestão em movimentoPrestação de contas, transparência e a agenda dos representantes da gestão da Udesc

O Gestão em Movimento apresenta momentos importantes da universidade, representados pela sua equipe de gestão, por meio de fotos. O objetivo é contribuir com a transparência, assim como prestar contas das atividades mais relevantes.

Comunica

RetrospectivaO programa Udesc Sustentável está para completar

dois anos e, dentro desse curto espaço de tempo, conse-guiu realizar inúmeros avanços: edifícios que agora cap-tam água das chuvas; institucionalização da Semana Udesc Lixo Zero; conscientização da comunidade acadê-mica sobre o tema; parceria com a embaixada da Nova Zelândia, com doação de dinheiro para a construção de um residuário Modelo Lixo Zero; adesão em massa ao selo “Setor Lixo Zero”; reconhecimento no Prêmio Lixo Zero Brasil, no Museu do Amanhã (RJ); criação de composteiras utilizando o Método Lages de Compostagem; toneladas de resíduos desviados dos aterros sanitários; efeito multi-plicador em escolas, prefeituras, sedes administrativas do

governo, empresas, câmara de vereadores, Assembleia Legislativa. E muito, muito mais... É interessante observar que, por trás de todos esses grandes feitos, há sempre uma pessoa proativa, engajada, se articulando. Parabéns! As adesões foram todas espontâneas. Dependeram, ex-clusivamente da vontade do homo sapiens (homem sá-bio), e não de uma entidade superior ou divina. Alguns ainda não entenderam que, para fazer acontecer, preci-sam obviamente fazer acontecer. Se seu centro ou am-biente ainda não adotou boas práticas de sustentabilida-de, de quem será a culpa? Recuse, reduza, reutilize e, se tudo der errado, recicle! Você também é parte do proble-ma e da sua solução.

Você conhece alguma ação sustentável no seu centro de ensino? Envie sugestões para gustavo.kogu [email protected]. Acesse www.udesc.br/sustentavel.

O reitor, Marcus Tomasi, participou de reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Esta-duais e Municipais (Abruem) em 27 de novembro, em Brasília.

Tomasi prestigiou a solenidade que reuniu a primeira turma de egressos em Administração da Udesc Esag, de 1969, para uma segunda formatura simbólica, 50 anos depois da original.

Tomasi participou da inauguração do La-boratório Oficial de Análises de Sementes (Laso), da Udesc Lages, no último dia 4.

O reitor recebeu ho-menagem prestada pela Câmara Muni-cipal de Florianópo-lis à universidade estadual, na sessão especial de 11 de dezembro, para marcar os 54 anos da instituição.

Tomasi acompanhou o lança-mento do Ranking de Universi-dades Empreendedoras (RUE).

Tomasi e o vice-reitor, Lean-dro Zvirtes, receberam re-presentantes do Sintudesc.

Page 5: New Comunica - Udesc · 2019. 12. 12. · também curto ficar em casa para assistir a filmes e receber amigos.” Outra boa pedida, na opinião da servidora, é sair para jantar com

BiblioterapiaDicas de leitura por Karin Vanelli

EquilíbrioPor Celia Penteado

EXPEDIENTE Produção: Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) | Secre-tário de Comunicação: Luiz Eduardo Schmitt | Contato: [email protected] | Telefones: (48) 3664-8006 / 3664-8010 | Revisão: Rodrigo Brüning Schmitt | Edição, projeto gráfico e editoração: Gustavo Cabral Vaz | Edições anteriores: udesc.br/comunicacao/comunicaudesc

Comunica

Tem coisa mais interessante que ler pessoas? Com referên-cia bibliográfica e tudo? Pois o vídeo desta coluna traz um bate -papo com resumo da vivência em pesquisa acadêmica da Franciéle Garcês, mestre e doutoranda em Ciência da Informação, com foco no tema da representatividade negra. Formada aqui pela Udesc, ela é super atuante em núcleos de pesquisa e grupos de estudos pelo país. E está tão bom de ler, digo, ouvir, que tudo bem o vídeo ter ficado um tan-tinho mais longo. É fascinante darmos uma chance para a troca de conhecimento, de percepções. O sumário de aspectos abordado na conversa foi extenso, e inclui questões bem intrigantes sobre o racismo: Por que se diz que os negros são maioria populacional? Seria o ra-cismo no Brasil uma causa importada? As cotas seriam pri-vilégio? E a branquitude? Afinal existe mesmo racismo no Brasil? Nos sensibilizarmos com a questão do racismo não significa admitir que essa é a única dor existente no mundo, é justamente nos solidarizarmos com a condição histórica uns dos outros. Nos percebermos como sujeitos históricos. A idéia não foi esgotar o assunto, que renderia muito mais tempo e aprofundamento na conversa, mas trazer para o diá-logo quem tem conhecimento de causa (acadêmico e na pele mesmo), tornar conhecida uma face relevante da discussão. Por fim, ainda rola uma super bibliografia para se desen-volver no tema, com dicas de livros que são clássicos dessa

problemática e outros que são jovens expoen-tes da questão. A vete-rana Angela Davis, Bell Hooks e a filósofa Dja-mila Ribeiro estão entre eles (pronto, dei spoiler). Veja mais no vídeo.

Mudar o outroQuem nunca ouviu aquela conversa ”com jeiti-

nho, a gente consegue mudar o outro”? Acredito que quem pensa dessa forma quer se convencer que aquela pessoa, um dia, será do jeito ideal, pois “no fundo” tem ou desenvolverá características que, mais cedo ou mais tarde, aparecerão.

A verdade é que ninguém muda alguém. O que pode acontecer é de algumas pessoas se sentirem motivadas a mudar um hábito, um jeito de pensar ou de agir, por ter contato com quem admira.

Então, se você gosta de alguém, mas não apre-cia algum comportamento que a pessoa adota, converse com ela e deixe isso claro. Se ela quiser ou puder, fará algum movimento no sentido de melhorar a convivência entre vocês.

Caso contrário, se for importante permanecer perto dessa pessoa, mude você. Sempre é possível rever um ponto de vista, modo de pensar e até de agir. O que não é bacana é ficar insistindo em mu-dar o outro. Isso é contraproducente e desgastante.

Você tem sugestões para a coluna? Escreva para [email protected]. Ouça o progra-ma Equilíbrio: todos os dias, às 15h, na Rádio Udesc FM Joinville (91,9); terça, às 8h, e quarta, às 13h, na Rádio Udesc FM Florianópolis (100,1) e na Rádio Udesc FM Lages (106,9).

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) fez a primeira reunião do núcleo central e dos 12 núcleos seto-riais de Formação Continuada para docentes da instituição. Foi debatido o planejamento de ações para 2020. [LEIA+]

Canteiro de obrasVideocoluna do Roberto Böell Vaz

Nesta edição, Ro-berto Böell fala do workshop feito pela Cepo e de duas obras: a nova pista atlética da Udesc Cefid e o novo prédio da Udesc Balneário Camboriú.