negativação de títulos e devedores ao cadastro nacional ......no pefin, e fornecê-los à serasa...

14
Guia Prático: Negativação de Títulos E Devedores ao Cadastro Nacional Serasa Experian

Upload: others

Post on 02-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • - 0 -

    Guia Prático: Negativação de Títulos

    E Devedores ao Cadastro Nacional

    Serasa Experian

  • - 1 -

    APRESENTAÇÃO

    A Fenyx do Brasil é a parceira ideal para oferecer soluções sob medida para sua empresa na área de gestão

    de análise de crédito e risco e recuperação de inadimplência.

    Aliado a nossa própria tecnologia de sistemas de gestão de crédito, somos uma empresa distribuidora autorizada de informações da SERASA Experian®, que administra informações de crédito e risco para mais de 500 mil clientes e realizando mais de 4 (quatro) milhões de consultas por dia.

    O CONCEITO DO PEFIN – PENDÊNCIAS FINANCEIRAS É o sistema que centraliza informações de pendências financeiras, formando um banco de dados com anotações de dívidas vencidas e não pagas de pessoas naturais e jurídicas. Os credores das respectivas dívidas terão a denominação na SERASA Experian® de Instituição Participante. Os dados armazenados no PEFIN ficarão disponíveis nas soluções Fenyx do Brasil (Cheque Master Plus, Pendência Financeira, Pendência Financeira Plus, Analise, Analise Plus, Relatório Pessoal e Relatório Empresarial), sendo colocados à disposição dos concedentes de crédito que se utilizam das informações da SERASA Experian® para subsidiá-los em suas decisões de crédito ou para a realização de negócios. Poderão participar do convênio PEFIN empresas de todos os segmentos de atuação (instituição financeira, comércio, indústria e serviços) com idoneidade financeira e capacidade econômica. Para participar do PEFIN, as empresas devem ter nível de informatização adequado, bem como um sistema de controle efetivo e ágil sobre suas contas a receber, de modo que permita comandar a baixa do débito na SERASA Experian® imediatamente após a sua regularização pelo devedor.

    PERFIL DE PARTICIPAÇÃO NO PEFIN As dívidas encaminhadas ao PEFIN devem estar vencidas, serem protestáveis, mas não necessitam ser protestadas. Devem estar baseadas em títulos de crédito ou títulos executivos extrajudiciais, tais como:

    Nota promissória;

    Letra de câmbio;

    Duplicata mercantil;

    Duplicata de prestação de serviços;

    Cheque;

    Warrant;

    Título de crédito rural;

    Título de crédito industrial;

    Nota de crédito industrial;

    Cédula de crédito comercial;

    Nota de crédito comercial;

    Cédula e nota de crédito à exportação;

    Cédula de debêntures;

    Contratos de câmbio;

    Debênture;

    Escritura pública;

    Documento público ou particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas;

    Instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou pelos advogados dos transatores;

    Contratos de hipoteca, de penhor, de anticrese e de caução, bem como de seguro de vida e de acidentes pessoais de que resulte morte ou incapacidade;

    Todos os demais títulos a que, por disposição expressa, a Lei atribuir força executiva.

  • - 2 -

    Notas: Dívidas originárias de cheques somente serão aceitas caso a devolução tenha como justificativas as alíneas 12, 13 e 14:

    12 – Cheque sem fundos na segunda apresentação; 13 – Conta encerrada; 14 – Prática espúria.

    CARTA COMUNICADO

    Todos os devedores cadastrados, pessoas naturais e jurídicas, serão comunicados pela SERASA Experian®, por correspondência, com a indicação da dívida vencida e não paga, e terão, no mínimo, 10 (dez) dias, a partir da data da postagem, para regularizar o inadimplemento com a instituição credora. Essa correspondência terá a denominação na SERASA Experian® de carta-comunicado.

    CARTA-COMUNICADO COM BOLETO (DÍSPONÍVEL EM BREVE !)

    O participante do PEFIN terá a opção de incluir na carta-comunicado encaminhada aos seus devedores um boleto de cobrança bancária com a finalidade de facilitar e incentivar a regularização da dívida. Havendo a opção pela carta-comunicado com boleto, o participante enviará os dados compatíveis com a dívida mencionada na carta-comunicado, para composição do boleto bancário respeitando:

    a) O prazo de 10 (dez) dias corridos a contar da data da postagem da carta. Nesse caso, a data de vencimento do boleto bancário deverá considerar:

    O prazo informado na carta para regularização da dívida antes de ser negativado (mínimo de 10 dias);

    O período para que o banco informe ao cliente a confirmação do pagamento e o prazo para que este repasse a informação à SERASA Experian® para que não seja disponibilizada a anotação ao mercado;

    O tempo entre a emissão da carta e o recebimento desta pelo consumidor (em média dois dias).

    Exemplo: A instituição participante deseja conceder ao seu devedor 10 (dez) dias de prazo de vencimento para a quitação da dívida por meio da carta-boleto. Para não correr o risco de esse consumidor pagar essa dívida na data de vencimento e ser negativado, uma vez que o prazo de negativação coincide com o prazo de vencimento estipulado, o cliente poderá somar o prazo de vencimento 10 (dez) dias, o prazo para o banco informar o pagamento 3 (três) dias e o tempo entre a emissão da carta e o recebimento pelo consumidor 2 (dois) dias. Com esse resultado, a instituição participante poderá solicitar à SERASA Experian® a alteração* para 15 (quinze) dias como prazo estipulado para pagamento em todas as cartas emitidas para seus devedores. * No caso de alteração do prazo de inclusão da anotação na base de dados da SERASA Experian®, esta deve ser solicitada pela instituição participante antes de iniciar o envio de dados para emissão das cartas-boleto. Esse novo prazo será aplicável a todas as cartas emitidas pelo CNPJ do cliente.

    b) Os limites vigentes na legislação brasileira para a cobrança de multa: 2% sobre o valor da prestação em atraso, nos termos do art. 52, § 1º, do Código de defesa do Consumidor (CDC) e de juros (taxa em vigor para a mora dos pagamentos devidos à Fazenda Nacional, nos termos do art. 406 do Código Civil).

  • - 3 -

    OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

    Os títulos a serem negativados deverão estar devidamente assinados, datados e informados todos os dados cadastrais do devedor, que caracteriza o reconhecimento legal da dívida;

    Enviar os dados das pessoas naturais e jurídicas com dívida vencida e não paga, bem como a imediata baixa dessa anotação quando o débito for regularizado.

    Tratar os dados de retorno observando as mensagens de erros das solicitações não acatadas (com alertas e comunicados) pelo sistema, providenciar a correção das informações e reenviar as solicitações nas próximas remessas.

    Não incluir no PEFIN os documentos de dívida que não foram previstos nas condições de aceitabilidade descritas neste guia.

    Manter, no mínimo, pelo prazo de 5 (cinco) anos, contado da ocorrência, todos os documentos comprobatórios dos títulos ou dívidas vencidos e não pagos que tenha encaminhado para a inclusão no PEFIN, e fornecê-los à SERASA Experian® sempre que esta os solicitar.

    Interromper, imediatamente, as inclusões de anotações no PEFIN caso sobrevenha legislação ou decisão judicial que a impeça de fazê-lo, comunicando o fato à SERASA Experian®, por escrito.

    OBRIGAÇÕES DA SERASA EXPERIAN® Consolidar os dados recebidos da instituição participante, assegurando a sua integridade. Garantir a confiabilidade e segurança do processo de recebimento, processamento e distribuição

    das informações obtidas por meio do PEFIN. Emitir carta-comunicado para os devedores, pessoas naturais ou jurídicas, informando previamente

    que a dívida será anotada no banco de dados do PEFIN, desde que a Instituição Participante não envie comando de exclusão da informação. O “cadastrando” terá, no mínimo, 10 (dez) dias a partir da postagem para regularizar o débito.

    CONSIDERAÇÕES GERAIS

    Serão aceitas pendências financeiras cuja data do vencimento da dívida não seja superior a 4 anos e 11 meses da data do vencimento;

    Para cada inclusão (principal e/ou coobrigado) deverão ser gerados registros separados; A exclusão de uma pendência de qualquer espécie será realizada pelo participante que procedeu à

    inclusão, pela SERASA Experian®, quando for compelida por autoridade judicial, ou após o prazo legal de 5 (cinco) anos, o que ocorrerá automaticamente, tanto para o devedor quanto para o coobrigado.

  • - 4 -

    MODELO DA CARTA-COMUNICADO

  • - 5 -

    MODELO DA CARTA-COMUNICADO COM BOLETO

  • - 6 -

    O SISTEMA DE NEGATIVAÇÃO DE TÍTULOS DA FENYX DO BRASIL

    A Fenyx do Brasil disponibiliza para todos seus filiados que aderiram ao serviço de negativação de títulos PEFIN – SERASA Experian® um sistema próprio que permite o acesso para inclusão, a manutenção e a baixa de títulos vencidos e não pagos. Esta ferramenta agora esta totalmente reformulada para facilitar a tarefa de negativar títulos e é acessada através de nosso portal da internet http://www.fenyx.com.br . Logado em nosso portal, na área de serviços, escolha a opção no menu “Fenyx Negativação”, da qual o usuário será direcionado para a tela principal do serviço:

    Lembrando que para obter o acesso a esse serviço, o cliente filiado Fenyx do Brasil terá que ter uma procuração devidamente preenchida, assinada e reconhecida firma em cartório que será remetida a SERASA Experian® para a liberação e acesso ao serviço de negativação de títulos – PEFIN. Este serviço é liberado apenas para empresas que possuem CNPJ ativo.

    http://www.fenyx.com.br/

  • - 7 -

    INCLUINDO UM TÍTULO PARA NEGATIVAÇÃO

    Antes de efetivamente realizar a inclusão de um título para negativação é importante se fazer um levantamento em sua empresa de todos os títulos que são válidos para este cadastramento, respeitando-se os prazos e condições estabelecidos por Lei, visto que, trata-se de um serviço que pode gerar implicações legais contra o credor que efetuar a inclusão de forma indevida. É importante, sempre antes de negativar um título:

    a) Confirmar se o endereço do devedor esta atualizado (caso não esteja, você poderá obter o mesmo atualizado através de nossa solução “Fenyx Localização”), pois uma importante etapa do serviço de negativação de títulos é a entrega para o devedor da carta-comunicado, que nesse caso tem antes de mais nada o papel de cobrança, lembrando o devedor da dívida e das implicações comerciais que o mesmo sofrerá caso ignore o comunicado;

    b) Não fazer qualquer tipo de correção monetária ou aplicação de multa e juros ao título, pois pode descaracterizar o documento de que se tem prova documental para comprovação da dívida.

    Para se negativar um título, clique no botão “Inclusão de Negativações” da qual você será direcionado para a tela principal, onde o sistema já estará pronto para a inclusão:

    Com o título que será negativado em mãos, preencha todos os dados solicitados (campos em destaque em vermelho são campos obrigatórios):

  • - 8 -

    a) Natureza do Título: caracteriza o tipo de título que esta sendo negativado, onde você deverá escolher a natureza referente ao título em mãos que você esta incluindo;

    b) Data de Ocorrência (Vencimento): é a data em que título venceu ou a data em que seu pagamento fora combinado. Lembrando, essa data não pode ser superior a 4 (quatro) anos e 11 (onze) meses;

    c) Número do Contrato: refere-se à numeração que identifica o título (número de um boleto, nota fiscal, promissória, contrato e etc). Não tendo essa numeração sugere-se criar uma baseando-se nos primeiros 9 (nove) dígitos do CPF/CNPJ do devedor mais o mês e ano do título vencido – exemplo (3215558880511 – referente ao CPF número 321555888 com vencimento no mês de maio – 05 no ano de 2001 – 11);

    d) Valor da Dívida: informar o valor do título sem qualquer tipo de correção monetária ou cobrança de multa e juros, respeitando-se a formatação do valor em moeda corrente, o Real;

    e) Tipo de Pessoa da Dívida: Informar se a pessoa que figura no título é física (CPF) ou jurídica (CNPJ); f) CPF ou CNPJ: informar o número do CPF ou CNPJ conforme escolha do campo “Tipo de Pessoa da

    Dívida”; g) Nome do Devedor: informar o nome completo do devedor, caso seja pessoa jurídica (CNPJ)

    informar a razão social da empresa. Evite abreviar o nome nesse campo; h) C.E.P.: informar o número válido referente ao C.E.P. do endereço do título. Observe que se o C.E.P.

    não for genérico e corresponder a um logradouro existente o sistema automaticamente irá preencher os campos (Endereço, Bairro, Cidade e UF);

    i) Endereço: informar o endereço do título; j) Número: informar o número referente ao endereço do título; k) Complemento: informar o complemento caso exista referente ao endereço do título. Exemplo (apto.

    21, bloco 45, fundos e etc); l) Bairro: informar o bairro referente ao endereço do título; m) Município: informar o município referente ao endereço do título; n) UF: informar a UF – Unidade Federal referente ao endereço do título. Exemplo (São Paulo = SP, RJ =

    Rio de Janeiro, MA = Maranhão e etc); o) Campos referentes aos dados do Coobrigado / Avalista: informar apenas quando o título a ser

    negativado possuir a figura de um avalista que seria a pessoa responsável pelo pagamento da dívida caso a pessoa “principal” responsável pelo título não pague o mesmo.

    Após o preenchimento dos campos obrigatórios (em destaque vermelho) você deve clicar no botão gravar para efetivar o cadastramento do título a ser negativado. Repare que automaticamente após a inclusão do título, logo abaixo aos campos de preenchimento para negativação, o título que você acabou de negativar estará relacionado em uma lista, referente a data do movimento que vocês está fazendo as inclusões. Nesse caso, o título esta em um estágio de “processamento” antes de ser efetivamente enviado para SERASA Experian®, o que significa que caso você tenha feito um inclusão indevida, ainda tem tempo para poder “remover” o pedido de inclusão, bastando clicar no botão “Excluir” referente ao título com

  • - 9 -

    inclusão indesejada. Também, caso o título tenha alguma informação errônea, neste estágio de processamento você poderá realizar alterações antes do envio definitivo do título a SERASA Experian®, bastando clicar no ícone “Alterar ou Visualizar”, repare que abrirá uma janela exclusiva com os dados do título, onde você poderá visualizar ou efetuar alguma alteração de correção com relação aos dados gravados. Todos os títulos gravados referentes a uma data de movimento (efetuados no mesmo dia) serão automaticamente processados e enviados a SERASA Experian®, no final do mesmo dia do processamento, onde serão acatados para o envio da carta-comunicado ou carta comunicado com boleto e posteriormente inclusão na base de dados da SERASA Experian®.

    BAIXANDO UM TÍTULO NEGATIVADO

    Imediatamente, quando o cliente realiza o pagamento do título que estava negativado (antes ou após) a efetivação da negativação do título, você deve o quanto antes efetuar a baixa do mesmo, conforme a legislação vigente regulamenta. Para efetivar a baixa de um título, no painel principal da negativação de títulos, clique no botão “Baixa de Negativações”. Na tela de baixa, basta escolher o tipo de pessoa da dívida (física – CPF ou jurídica – CNPJ) e digitar o CPF ou CNPJ referente ao título que se deseja baixar, clique depois no botão “Pesquisar” – automaticamente abaixo será informada uma relação do(s) título(s) negativados referente ao CPF / CNPJ pesquisado. Na relação do(s) título(s) você deve localizar o mesmo que você deseja baixar, após a sua localização, escolha o “Motivo da baixa” que é obrigatório informar e em seguida clique no botão “Gravar” para efetivar a baixa do título.

  • - 10 -

    MANUTENÇÃO DE INCLUSÕES DE NEGATIVAÇÕES COM ALERTAS

    Todo título negativado que possua algum tipo de inconsistência em seus dados não é acatado pela SERASA Experian® para ser negativado, ou seja, o mesmo é rejeitado pelo processamento da SERASA Experian® e colocado em uma “lista” para posteriormente ser corrigido ou ignorada sua solicitação de inclusão. Sempre um dia após a solicitação de inclusão de títulos, é interessante você acessar esta área do serviço de negativação de títulos “Manutenção de Inclusão de Negativações com Alertas” para visualizar se teve algum título recusado pela SERASA Experian® que apresenta inconsistência de dados. Acessando esta área, automaticamente serão listados todos os títulos com alertas, dos quais você poderá visualizar o motivo de sua recusa em “Mensagem de Alerta” e escolher uma ação para a regularização deste alerta: Ignorar ou Alterar. Caso o alerta seja referente ao preenchimento dos dados do título, como um CEP incorreto, um nome de cidade inexistente ou qualquer outro tipo relacionado ao preenchimento, você poderá “alterar” os dados deste título para correção, basta clicar no botão “Alterar” onde abrirá uma janela com os dados do título onde você poderá realizar a alteração que irá regularizar o alerta do título. Após a regularização do alerta o título alterado e regularizado será movido novamente para o movimento do dia de inclusões e se iniciará novamente o processamento para inclusão do mesmo. Caso o alerta seja referente à improcedência da inclusão: (idade do devedor inferior a 18 (dezoito) anos, data do vencimento superior a 5 (cinco) anos, e etc) a SERASA Experian® recusa a inclusão do título pelo fato do mesmo são se adequar as regras da negativação, não cabendo alteração – nesse caso, para a regularização deste alerta você deve clicar em “Ignorar”, onde o título não será negativação e seu alerta será baixado do sistema.

  • - 11 -

    MANUTENÇÃO DE EXCLUSÕES DE NEGATIVAÇÕES COM ALERTAS

    Raramente ocorrerá esse tipo de alerta. Trata-se de uma opção onde serão informados os títulos que foram solicitados à baixa, porém no processo da baixa houve algum tipo de “inconsistência” da qual a baixa não foi acatada pela SERASA Experian®. Por exemplo, um título que foi “baixado” sem a existência de uma inclusão, um título cujo CPF/CNPJ informado na inclusão seja inválido ou também um motivo de baixa escolhido incompatível com o tipo de título informado para inclusão.

    MANUTENÇÃO DE NEGATIVAÇÕES COM COMUNICADOS

    Esta ferramenta permite visualizar os títulos com comunicados gerados pela SERASA Experian® dos quais estes títulos apresentam irregularidades quanto a sua inclusão, por exemplo: (Decurso de prazo, Devolução da correspondência pelo correio e etc). No caso, é necessária a resolução imediata do comunicado referente ao título, onde, você deverá decidir “Manter Negativado”, “Ciência” ou “Baixar”. Com relação a “Manter Negativado”, você estará assumindo a responsabilidade pela inclusão do título mesmo tendo ciência de que o mesmo teve problemas no recebimento da carta-comunicado ou carta–comunicado mais boleto ou por outro motivo. Em “Ciência” você estará sendo cientificado de que o título não pode ser negativado, por exemplo, se a data de vencimento do título informado é superior ao prazo estabelecido em Lei que é de 5 (cinco) anos. Em “Baixar” você estará efetivando a baixa do título com comunicado, cumprindo o estabelecido pela Lei, por exemplo, um cliente somente pode ser incluído em uma lista de negativação de devedores se o mesmo receber um comunicado pelo correio por escrito e com antecedência a inclusão. Caso você não tome nenhuma decisão com relação aos títulos com comunicado, o sistema irá “baixar” todos os títulos que completarem 15 (quinze) dias com este alerta.

  • - 12 -

    CONSULTA DE NEGATIVAÇÕES ATIVAS

    Nesta opção você poderá emitir um relatório de negativações que estão ativas no sistema. Através da ferramenta, você poderá localizar um título pelo CPF/CNPJ do devedor, todos os títulos ou pelas datas de movimento anteriores à: 15, 30, 60, 90, 120, 180 dias. Clicando no ícone “Detalhes” você poderá visualizar todos os dados referentes ao título. No final do relatório, é exibido um status sobre a quantidade e a soma dos valores de todos os títulos negativados ativos.

    CONSULTA DE NEGATIVAÇÕES BAIXADAS

    Nesta opção você poderá emitir um relatório de negativações que foram baixadas no sistema. Através da ferramenta, você poderá localizar um título pelo CPF/CNPJ do devedor, todos os títulos ou pelas datas de movimento anteriores à: 15, 30, 60, 90, 120, 180 dias. Clicando no ícone “Detalhes” você poderá visualizar todos os dados referentes ao título. No final do relatório, é exibido um status sobre a quantidade e a soma dos valores de todos os títulos negativados baixados.

  • - 13 -

    O mais importante sobre tudo é que na menor dúvida com relação ao processo de negativação, não se esqueça de acionar nossa CENTRAL DE ATENDIMENTO imediatamente, para que possamos auxiliá-lo neste recebimento, minimizando os riscos de se pegar um cheque fraudado ou em um golpe.

    CENTRAL DE ATENDIMENTO RELACIONAMENTO AO CLIENTE FENYX DO BRASIL

    REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – SP: 11 3103-5353 REGIÃO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP: 19 3633-4322 / 3631-2080 REGIÃO DE AMERICANA E CAMPINAS - SP: 19 4062-9675 REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG: 31 4062-7357