neftis

10
NEFTIS

Upload: romeu-da-silveira

Post on 05-Jul-2015

788 views

Category:

Spiritual


4 download

DESCRIPTION

Quarto Caminho - Signioficado de Neftis

TRANSCRIPT

Page 1: Neftis

NEFTIS

Page 2: Neftis

Nebet-Het ou Nephtys em grego, cujo nome significa "fim" e "vitória" tem em sua cabeça um hieróglifo composto por uma cesta (Neb) e uma casa (Hut), conhecida como a Senhora da Casa ou Palácio de Hórus e Reveladora. Filha de Nut (Céu) e Geb (Terra). Apesar de ser representada como uma bela mulher de olhos verdes, Nephtys era chamada de a irmã obscura de Ísis e esposa de Seth. Do encontro clandestino de Nepthys e Osíris, nasceu Anúbis, condutor dos mortos que fazia a travessia entre os mundos dos vivos e dos mortos.

NUT

E

GEB

Page 3: Neftis

Ísis representava a força da vida e do renascimento e Nephtys era a deusa do pôr-do-sol, dos túmulos, da noite e da morte.

Plutarco nos deu uma explicação bastante esotérica sobre estas duas irmãs:

"Nephtys designa o que está embaixo da terra e que não se vê (isto é, seu poder é de desintegração e reprodução), e Ísis representa o que está sobre a terra e é visível (a Natureza física). O círculo do horizonte que divide estes dois hemisférios e é comum a ambos é Anúbis”.

ISIS E NEFTIS

Page 4: Neftis

Seus respectivos cônjuges também representavam energias opostas. Osíris, esposo de Ísis, era o deus da fertilidade; Seth, esposo de Nephtys, representava a aridez, a esterilidade e maldade. Seth ficou conhecido como o assassino do irmão, Osíris.

Nephtys ajudou Ísis a reanimar o corpo de Osíris por tempo o bastante para que ela concebesse um filho através de da magia e palavras de poder de onde recebeu o epíteto: "Poderosa nas palavras" (Urt-Hekau, Ururty) e pelo ato meritório é conhecida como Benra-merit quando representada em forma de gato.

SETH

SETH

Page 5: Neftis

Por causa do auxílio à Isis é freqüentemente representada com Isis numa das extremidades do sarcófago, chorando e velando Osíris, ficando conhecida como uma deusa guardiã.

Nephtys também é conhecida como “Senhora do Corpo” de Osíris e “ Protetora de Hapy” um dos quatro filhos de Horus, portanto neto de Osíris.

Hapy, representado como o norte e como babuíno nos vasos canopos, é os Pulmões do falecido, tem como protetora Neftis.

Imseti representado como o sul e como um homem nos vasos canopos, é o fígado do falecido, tem como protetora Isis.

Duamutef, representado como o leste e chacal nos vasos canopos, é o estômago do falecido.

Kebehsenuef, representado como oeste e falcão, é o intestino do falecido.

As bandagens que envolvem as múmias ficaram conhecidas por “faixas de Nephtys” e muitas vezes, era representada com longos braços alados estendidos ”. OSIRIS

Page 6: Neftis

A morte para os egípcios antigos era uma passagem muito perigosa, pois quando a alma abandona o corpo, tudo se desune e todos os elementos corriam o risco de se manter dissociados, como no mito da morte de Osíris destroçado e espalhado por Seth por todo Egito. A morte implicava necessariamente em uma ação mágica de preservação da coesão do ser durante a passagem deste mundo para o outro, para poder reviver do outro lado na sua plenitude.

HORUS, ISIS, NEFTIS E OS QUATRO FILHOS DE HORUS

SOBRE O LOTUS: Hapy, Imseti, Duamutef e Kebehsenuef HORUS ISIS com

Horus

Olho de Horus

Page 7: Neftis

No esoterismo egípcio, o ser é composto de diversas qualidades, sendo mais conhecidas:

O "akh", a irradiação

O "ba", o poder de encarnação

O "ka", a potência vital.

 VASOS CANOPOS

KA DE

TUTANKAMON

Page 8: Neftis

Cada elemento tem uma existência independente e através da arte mágica de embalsamar todas as partes passavam pelas aberturas do céu, permitindo que o ser completo pudesse ir e vir.

O sarcófago era mais que túmulo, considerado um navio ou como um ventre em que o espírito do "morto” entrava e saía.

Mascara mortuária de Tutankamon

Um dos três sarcófagos de Tutankamon

Page 9: Neftis

O Pássaro Benu

Neftis Falcão, O corpo de Osíris e Isis-Falcão

O Pássaro Benu está associado ao sol, um dos símbolos do renascimento.

Page 10: Neftis

Conheça a obra de Ouspensky, Gurdieff e uma Escola do Quarto Caminho