Índice - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para...

17

Upload: voliem

Post on 22-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta
Page 2: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

Introdução

Como morar fora do Brasil e o que ter em mente

Candidatura à uma vaga na instituição

Escolhendo a instituição de ensino e testes de proficiência

Desafios e como lidar com eles

Dicas primárias

3

4

6

9

10

14

ÍNDICE

Page 3: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

3

Se você tem interesse em morar fora do Brasil, este é o seu guia prático para realizar seus planos. Aqui você encontrará dicas e um passo-a-passo para estudar, trabalhar, fazer intercâmbio através de uma agência e muito mais. Dicas de como fazer sua mala de viagem e conseguir bolsas de estudo no exterior.

Viver no exterior é uma experiência cheia de vantagens:

• Crescimento pessoal;• Melhor entendimento do mundo e a tolerância à diversidade;• Aprendizado de uma nova língua;• Salário em uma outra moeda que pode valer até várias vezes mais que o real.

O crescimento pessoal e profissional é enorme para as pessoas que escolhem ir para outro país. Isso poderá te ajudar a con-seguir um emprego com melhor salário no futuro ou ainda se tornar seu próprio che-fe abrindo sua própria empresa. As viagens

aumentarão sua rede de contatos e você irá adquirir novas habilidades que nem sonha-va em ter.

Entretanto, nada é um mar de rosas e você enfrentará desafios. Fizemos uma lista dos desafios mais comuns e tentaremos prepa-ra-lo(a) para essa experiência única. Porque para tudo se dá um jeito.

INTRODUÇÃO

Page 4: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

4

Todos que querem morar fora do Brasil um dia, precisam ter em mente quais desafios são comuns de serem encarados. A solidão, o medo, o sentimento de não pertencimen-to e a responsabilidade de ter que correr atrás de tudo sozinho(a) sem suporte de ninguém são só alguns desses desafios.

Se você quer morar fora um dia, conheça esses desafios e saiba que com o tempo tudo fica mais suave e fácil. Este é um pequeno manual de como encarar esses desafios da melhor ma-neira possível. Tudo o que não te mata, te fará mais forte conforme dizia Nietzsche.

Existem várias maneiras de mudar de um país. Você pode escolher entre se volunta-riar para uma causa através de uma ONG, procurar um emprego, procurar uma bolsa de estudos no seu nível de estudo (ensino médio, graduação ou pós-graduação), ser freelance (autônomo) e virar um nômade di-gital ou ainda fazer um intercâmbio através e uma agência de intercâmbios.

O tipo de burocracia e planejamento muda-rá de acordo com sua escolha. Cada país de um tempo de processamento também.

Os países da Europa em geral têm um pro-cessamento de documentos muito lento. Um exemplo é quando você se candidata à uma vaga de emprego. Pode levar meses para você ouvir dos empregadores se você será chamado para entrevista ou se já en-contraram outra pessoa.

Planeje bem e tente prever situações. Como você se locomoverá de um ponto a outro.

Como é o sistema de transporte no lugar? Quais tipos? Metrô, trem, ônibus, bondes, taxi... Qual o custo-benefício de cada um des-ses transportes? Você precisará comprar uma passagem antes ou poderá comprar direto com o motorista? Terá que combinar meios de transportes para chegar ao lugar desejado?

Se pergunte cada uma dessas perguntas e trace seu trajeto antes. Preveja situações em que algo não dará certo e tenha um pla-no B na manga. No caso de perder o ônibus, quais as opções? O taxi é caro nessa cida-de? Ou é um transporte onde todos usam?

O dinheiro é outra questão. Tente não con-verter para o real. Se você conseguiu um emprego nesse novo país, pense de acordo com o poder se aquisição. Vamos supor que no Brasil você ganhava um salário mínimo e uma lata de refrigerante custa 3 reais. Esses

COMO MORAR FORA DO BRASIL E O QUETER EM MENTE

Pode te interessar:

5 Cursos de Inglês Online para Você

Os 20 Empregos Mais BemPagos do País

3 reais será tal porcentagem do seu salário. Calcule isso.

Quer economizar dinheiro? Descubra al-gumas dicas úteis AQUI

Page 5: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

5

Agora faça o mesmo cálculo com o salário que você ganha fora. Qual é a proporção com a lata de refrigerante fora do país e veja quantos porcentos ela corresponde em relação ao seu salário atual. Pode ser que seja até mais barato que no Brasil, mesmo que quando você converter para o real seja 3 vezes mais cara.

Estudar fora do Brasil

Se você quiser estudar em outro país, lem-bre-se que o Google é seu melhor amigo nessas horas. Considere primeiro qual lín-gua você já teve um pouco de contato ou quer aprender a todo custo. Sugiro que escolha o país baseado no seu desejo de aprender a língua falada.

Depois pesquise se existe algum programa de bolsas entre o Brasil e esse novo país. Os países mais procurados para intercâmbio de estudos pelos brasileiros são: Estados Uni-dos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália.

Todos esses países têm como língua nacio-nal o inglês ou o português. Se você já fala bem o inglês, pode ser que queira aprender seu terceiro idioma e daí procurar ir para a Espanha, Alemanha, países da Ásia ou Oriente Médio.

Estudar em outro país é uma experiência fantástica que fará com que você aprenda um novo idioma, te ajudará a enriquecer o currículo e te dará a oportunidade de co-nhecer pessoas do mundo inteiro.

Cada país tem seu programa de estudos para estrangeiros. As instituições de ensino em geral, possuem sites com dicas específi-cas para aquele país. Procure em inglês (use Google tradutor se necessário) algo do tipo: “study nome do país” que você quer estudar.

Essa busca te levará ao site (se existir). Va-mos pegar como exemplo a Noruega. Se fi-zermos uma busca “study norway” no Goo-gle, você encontrará um site com todas as dicas e oportunidades de estudo na Norue-ga. Como fazer e onde ficar. Quais as maio-res universidade, bolsas, admissão e candi-datura às vagas, permissão de residência e muito mais.

Page 6: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

6

Como dito antes, os documentos necessá-rios para entrar na instituição variarão. Você precisará saber os pré-requisitos e se você se encaixa neles. Leia com atenção aos de-talhes tudo o que é requerido da instituição. Não deixe nada passar e lembre-se: melhor mais que menos nessas horas. Mande todos os documentos.

Se a instituição que você escolheu requer mais do que você tem para oferecer, não se abata. Abra seu leque e procure outras instituições e analise todos os requerimen-tos novamente. Esse é um processo longo e que exige muito foco. Separe as instituições em 3 categorias: as que você tem os pré--requisitos, as que você não tem alguns dos pré-requisitos e as que você realmente não tem os pré-requisitos.

Algumas instituições pedem cartas de re-comendação. Então tenha em mente al-guns professores que você trabalhou junto e que podem te escrever uma carta de re-comendação. Preste atenção nas pergun-tas que devem ser respondidas nessa car-ta. Lembre-se que cartas que não contém as informações necessárias podem prejudi-car sua candidatura.

A duração de uma graduação é diferente em diferentes países. Nos EUA e no Canadá le-vam 4 anos para você fazer um bacharelado enquanto que na Inglaterra e na Austrália, levam em média 3 anos. Os mestrados po-dem durar entre 1 e 2 anos no máximo. Para fazer um mestrado nos EUA você precisará de no mínimo 16 anos de educação.

Lembre-se que no final das contas o que importa é que você quer estudar e apren-

der. Estudar fora do Brasil exigirá inves-timento do seu tempo e dinheiro. Cada instituição e país exigem documentos di-ferentes e o procedimento muda muito de país para país. Por isso, se sua experiência não é suficiente para um país, abra seu leque.

Intercâmbio

Se você não quiser ter todo esse trabalho para estudar fora. Uma outra opção é fa-zer um intercâmbio. Existem vários tipos. O high school (ensino médio, em inglês) é um dos mais pedidos. Tem também o in-tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um outro país, intercâmbio de trabalho volun-tário e o work experience (experiência de trabalho, em inglês).

A dica principal aqui é encontrar uma agência de intercâmbios e ver qual tipo se encaixa melhor nos seus planos e bolso. O período pode ir de um mês até vários meses. Sugerimos que você vá para pelo menos 2 meses, para obter o máximo des-sa experiência.

Quem vai trabalhar alguns meses pelo “work experience” pode fazer até uma poupança

CANDIDATURA À UMA VAGA NA INSTITUIÇÃO

Pode te interessar:

Descobra o Melhor Seguro de Saúde para estudantes

Comprar ou Alugar um Imóvel

Page 7: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

7

depois. Algumas pessoas recuperam o di-nheiro que pagaram para a agência e ainda fazem um pé de meia. Fica a dica.

Existem intercâmbio para diversos países e as agências tomam conta de todas as buro-cracias para você. E ainda é possível fazer vários tipos várias vezes na sua vida. Então vamos embora fazer um intercâmbio?

Trabalhar fora do país

Para conseguir um emprego fora do país você terá que fazer uma pesquisa nos si-tes mais usados no país para divulgação de trabalhos. Procure sites onde você vê que há uma credibilidade e onde há vários empregos fixos (registrados). Alguns países contam com sites governamentais para pro-curar emprego.

Na tabela abaixo você encontrará os nomes dos principais sites para procurar empre-go nos EUA, Canadá, Portugal, Inglaterra e Alemanha. É claro que existirão outros si-tes, mas esses são os mais usados em cada país hoje em dia.

Uma plataforma que é muito usada pelos recrutadores internacionais é o chama-do LinkedIn. Faça uma conta no LinkedIn e use uma foto de perfil profissional. Não use nenhuma foto com outras pessoas ou informal.

Tenha em mente que o LinkedIn será um dos seus currículos online onde recrutado-res poderão te encontrar. Coloque todos os detalhes sobre educação (certificados, di-plomas, línguas e testes de proficiência) e também experiência profissional. Se possí-vel em inglês.

Supondo que você está procurando empre-go em uma das plataformas apresentadas acima. Saiba que em muitos países é comum a prática de pedir uma carta de apresenta-ção para o candidato à vaga de emprego.

Esta carta deve ter uma página no máximo e ser escrita no mesmo idioma em que a descrição do emprego que encontrou. Se você ainda está aprendendo a língua, faça em português/inglês (dizendo a sua limita-ção da língua) e peça para um tradutor fazer

a tradução antes de enviá-la. Isso fará com que você mais chances de que realmente leiam o que você tem a oferecer.Vamos supor que você mandou seu currí-culo e sua carta de apresentação e foi cha-mado (a) para uma entrevista no Skype. Pro-

cure um lugar com boa conexão de internet e que você não será interrompido. Se tiver em casa, avise a todos que é importante e que não devem entrar no mesmo cômodo em que você está fazendo a entrevista.

País Nome do(s) site(s) de procura de emprego

Estados Unidos

Noruega

Portugal

Canadá

Inglaterra

Alemanha

Indeed, usajobs, monster

turijobs, indeed, sapo

Indeed, jobbank, LinkedIn

Linkedin

Xing

Page 8: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

8

Trate a entrevista como se fosse cara a cara. Se vista bem, esteja confiante e sorridente. Treine as perguntas mais comuns de uma entrevista. Treine em frente ao espelho na língua em que a entrevista será feita. Estu-de o site da empresa, a sua missão e deixe o celular no silencioso. No final, agradeça pelo tempo do entrevistador e pela oportu-nidade que te deram.

Uma dica muito importante é não usar o mesmo currículo e carta de apresentação para todas vagas que tentar. Faça uma base e vá mudando/adaptando conforme a des-

crição do trabalho oferecido. Encaixando suas experiências de forma que você seja compatível com a vaga.

Page 9: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

9

Se você ainda não é fluente em inglês, faça o uso de tradutores online para entender as informações que achar no site da insti-tuição escolhida. Já se foi a época que não podíamos fazer muitas coisas porque não sabíamos como. Use e abuse dos tradutores existentes e ache todas as informações que você precisa.

O segundo passo é entender como funcio-na a admissão na instituição que você esco-lher. Em geral você precisará de seu histó-rico escolar traduzido (algumas instituições aceitam que você mesmo(a) faça a tradução, então confirme isso). Esse passo depende muito de país para país e de instituição de ensino para instituição de ensino.

Entre no site da instituição escolhida e faça uma lista de todos os documentos neces-sários. Comece a correr atrás desses do-cumento o quanto antes. Salve sempre um backup em um sistema de nuvem como o Dropbox, Google Drive ou o OneDrive, por exemplo.

Fazer o backup de documentos é um passo muito importante para que você não tenha que fazer o mesmo trabalho duas vezes em caso de acontecer alguma eventualidade com seu computador ou com o arquivo que você trabalhou. Salve versões das mudan-ças que fizer em cada documento.

Veja se a instituição pede provas que você consegue falar a língua do país. Isso depen-derá muito do programa que você escolher ir. Algumas vezes o programa de intercâm-bio de estudos te dará alguns meses para melhorar sua fluência na língua antes de

entrar a instituição. Esse foi o caso do Pro-grama Ciência sem Fronteiras.

Caso tenha que passar em algum teste de proficiência (TOEFL/IELTS, por exemplo), tente entender como o teste funciona e estude focado(a) ao teste escolhido. De novo vou te lembrar que existem muitas fontes na internet para aprender a estudar para um teste de proficiência em específi-co (blogs, canais no YouTube e grupos nas mídias sociais).

ESCOLHENDO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO E TESTES DE PROFICIÊNCIA

Pode te interessar:

Acesse as Melhores Opçõesde Crédito Pessoal

10 Cursos de Inglês Rápidos

Page 10: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

10

Não importa para onde você for, você leva-rá você mesmo como bagagem. E essa pode ser a bagagem mais pesada. Tudo o que tiver na sua mente, como: medos, anseios, de-sejos e expectativas, irá junto. Geralmente, pensamos que vamos mudar de um país e os problemas ficarão lá. Isso não vai acontecer.

Você ainda terá que resolver problemas que aparecerem no Brasil (banco, apartamen-to, família, etc.). Vamos às dicas agora. De como encarar a sensação de solidão e os problemas que virão de maneira mais leve.

Considere manter um diário. A mente pode ser um lugar perigoso se não organizarmos o que está se passando por ela. Estamos sempre com um acúmulo de sentimentos e ideias que nos tiram o foco. Procure saber mais sobre como manter um diário das coi-sas que passam pela sua cabeça.

Meditar pode ser um ótimo treino para uma mente saudável. Nessa era da tecnologia e informação não faltam meditações guiadas no YouTube e aplicativos de celular. É com-provado cientificamente os benefícios da meditação. Mesmo que 5 minutos diários.

Tenha em mente que quando você muda de país, tudo muda. Você não conhece nin-guém e nada nesse novo lugar. Você pode se sentir entusiasmado e com medo ao mesmo tempo. Alguns dias você poderá fi-car muito triste e sozinho(a), mas saiba que tudo isso é normal. E o tempo faz com que a frequência que esses sentimentos apare-cem diminua.

São vários os motivos para morar em ou-tro país: desde autoconhecimento até au-

todesenvolvimento. Você aprenderá novas línguas, aprenderá mais sobre uma cultu-ra nova e isso te deixará mais tolerante à diversidade que temos no nosso planeta. Você se desenvolverá para o melhor que poderá ser.

No começo tudo será complicado. Você pode não saber como fazer as coisas que quer. Para onde ir. Como se divertir. Não é fácil, mas tudo tem uma solução. Você irá encontrar seu caminho e descobrirá um mundo novo. Novas visões de mundo, no-vas pessoas e lugares. Isso é impagável. Te-nha muita energia, esperança e entusiasmo.

DESAFIOS E COMO LIDAR COM ELES

Burocracias

Supondo que você procurou um empre-go, intercâmbio ou vaga na universidade e você conseguiu! Parabéns! O próximo pas-so é resolver a parte burocrática: comprar a passagem de avião, conseguir o visto, passaporte e checar as condições de per-manência no país.

Para mais informações sobre como tirar o visto, consulte o site da embaixada do Bra-sil no país de destino. Veja se o visto é ne-cessário. A maior parte dos países Europeus não exigem visto de brasileiros nos primei-ros 90 dias de estadia. O que quer dizer que você terá que tirar apenas seu passaporte. Saiba mais como tirar o passaporte

Page 11: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

11

O visto é a permissão de entrada no país de destino. Varia com a duração e o obje-tivo da viagem e em geral para conseguir é necessário marcar uma entrevista. O visto no passaporte é necessário para entrar nos Estados Unidos, Canadá, Japão, muitos paí-ses da Oceania, África e Europa Oriental. A tabela abaixo apresenta mais informações sobre o visto em diversos países.

Sabe quais países não precisam de visto? Conheça eles AQUI!

Fora o visto, você precisará encontrar um apartamento, hostel (pequenos albergues, mais baratos que hotéis) ou um quarto para alugar em uma pousada. Informações como esta você poderá encontrar nos grupos de mídia social ou até mesmo ligando para a instituição de ensino que estudará (no de-partamento internacional) ou na empresa em que conseguiu emprego.

Assim que chegar ao país e conseguir um lugar fixo para morar, provavelmente deve-rá registrar o endereço de residência local. Em Berlim, por exemplo, por ser uma cidade grande, cada bairro tem seu próprio escri-tório que registra quem mora no local. Esse passo é extremamente importante porque você não irá receber as cartas do correio se não tiver o endereço registrado.

Esta é uma prática diferente para nós bra-

sileiros, mas tenha em mente que cada país tem suas burocracias e você sem tem que ler bastante sobre a cidade em que vai mo-rar antes de mudar para lá. Procure informa-ções sobre os procedimentos de mudança para a cidade em específico nos sites, blogs ou nos grupos das mídias sociais.

De mala e cuia

A passagem pode ser comprada tanto numa agência de viagens quanto em sites. Pode ser mais barato comprar em sites muitas ve-zes, mas você tem que ter em mente que pode ser um trajeto com múltiplas compa-nhias aéreas. Preste atenção no tempo en-tre um voo e outro também. Alguns sites muito utilizados são: momondo, skyscanner e até mesmo pelo site da própria compa-nhia aérea de sua preferência.

Você encontrou um estudo ou trabalho e já comprou passagem. E agora? O próximo passo é saber o que você fará dentro do ae-roporto e o que levar ou não na sua mala. Você poderá despachar uma mala grande para pegar no destino da viagem e uma mala de mão.

Primeiro veja na sua passagem se você tem múl-tiplos voos e se eles pertencem à mesma com-panhia. Isso porque se os voos não pertencerem à mesma companhia aérea, você terá que tomar muito cuidado com os detalhes de check-in das

País DuraçãoVisto (Sim/Não)

Estados Unidos/México

Japão

Países europeus na área de Schengen

Irlanda

Portugal

Canadá

180 dias

3 meses

90 dias livres

90 dias livres

90 dias livres

5 anos

Sim

Sim

Não

Não

Não

Sim

Page 12: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

12

suas malas. Tente chegar ao aeroporto com ao menos 4 horas de antecedência ao voo.

Procure o lugar de check-in a companhia aé-rea e faça o registro das suas malas. Você terá que assinar uma declaração onde diz se está levando comida e/ou objetos perigosos (ar-mas, facas, substâncias tóxicas). Hoje em dia muitos check-ins podem ser feitos em uma máquina que irá imprimir suas passagens e você deverá apenas levar as malas para des-pachar com o funcionário da companhia.

Não esqueça de confirmar com o funcio-nário e na impressão que te darão depois do despache das malas onde você terá que pegá-las. Se usar a mesma companhia aérea pode ser que você terá que se preocupar com suas malas somente no destino. Senão terá que fazer a retirada das malas no meio do caminho e despachar novamente pela nova companhia aérea.

Mala e bagagem de mão

Outro item importante é a pochete de via-gens onde você levará seu dinheiro, pas-saporte e cartões de banco. Essa pochete deverá estar debaixo da sua blusa a todo momento.

Essa é uma medida muito feita por viajan-tes, porque pode haver extravio das malas ou perda da bagagem de mão. Ah! Não va-mos esquecer da bagagem de mão. Existem algumas restrições para a bagagem de mão.

Você não poderá levar nenhum líquido com mais de 100ml. Leve shampoo, condiciona-dor ou coisas com mais de 100ml na mala que será despachada. Se o líquido está con-tido numa embalagem de 100ml ou menos, você poderá levar na bagagem de mão. A embalagem deverá ser transparente e estar selada dentro de um saquinho plástico.

Agora que discutimos o que não deve ser levado vamos te dar uma ideia do que levar na cabine. Talvez seja uma boa ideia levar seu laptop para que fique perto de você. Leve um livro para poder se entreter e fazer com que o tempo passe mais rápido. Abai-xo mais uns itens que você pode considerar levar:

• Creme hidratante porque o ar é muito seco dentro do avião;• Algo para beliscar durante a viagem se sentir fome;• Garrafinha vazia para pedir água para a aeromoça.

Dinheiro

Antes de viajar, ligue para seu banco e diga que irá viajar. Pergunte se é possível usar seu cartão de crédito e débito no país que você irá. Se sim, peça o desbloqueio para o país que você viajará e diga o período de

Pode te interessar:

Solicite um Emprestimo paraseu Viagem

Solicite seu Seguro de Saúde Internacional e viaje tranquilo

tempo. Afinal de contas, se o banco não re-gistrar no sistema e você usar seu cartão fora, poderá ser bloqueado. E não quere-mos que isso aconteça, não é mesmo?

Diga exatamente quais países você estará (mesmo que de passagem) e por qual pe-ríodo. Outra medida preventiva é o câmbio.

Page 13: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

13

Decida o país que você quer viajar e entre no site da embaixada brasileira no país de-sejado. Estude todas as informações ofere-cidas no site. Faça uma lista para não perder nenhum passo. Anote todos os documentos necessários e cheque a validade de todos os documentos.

Faça o câmbio de um valor significante de dinheiro (dependerá do custo do país) e leve com você dentro da pochete.

Pesquise também o custo de vida na cida-de (não no país inteiro) em que você vai se mudar. Um exemplo é a Alemanha, onde o custo de vida no Sul é muito maior que o custo de vida na sua capital Berlim. Na No-ruega é a mesma coisa. O custo de vida em cidades maiores tende a ser menor que em cidades menores. Concluindo...Primeiro de tudo poupe dinheiro. Mudar de país não é barato. Você terá que pagar para tirar seu passaporte, visto, passagem de ida e volta e ter uma quantia de dinheiro guar-dada caso tudo dê errado e você tenha que se manter por um tempo até conseguir um emprego no lugar.

Caso sua cidade não tenha uma polícia fe-deral que faz emissão de passaporte você terá que viajar para tirar esse documento. E caso sua cidade não tenha a embaixada do país, você também terá que viajar para tirar o visto. Então começam as viagens ainda no Brasil. O que pode ser caro e tomar tempo. Tenha paciência e foco.

A necessidade de um visto ou não é uma das informações mais importantes para você. Então foque em saber se você precisará tirá--lo ou não. Este é o passo de maior priorida-de porque você será mandado de volta para o Brasil se viajar sem o visto no passaporte para um país que precisa de visto.

Depois que checar tudo isso, só vai faltar se preparar psicologicamente. Avisar os ami-gos e familiares. Fazer uma reunião de boa sorte (despedida é muito triste e você não está morrendo). Pense que tudo isso vai te engrandecer como pessoa e que vale muito a pena. Não será fácil, mas quem disse que viver é fácil?

Page 14: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

14

Iremos dar mais dicas sobre como preparar sua mala mais para frente. Para agora, tenha em mente que não é sensato levar todas as roupas do seu guarda-roupa e todos os sapatos que tem. Tente fazer uma mala só porque você irá andar muito e pegar vários meios de transporte na sua viagem. Se es-tiver viajando sozinho(a) então, irá carregar tudo isso junto. Lembre-se disso!

Às vezes você se sentirá tão solitário(a) que irá querer voltar para o Brasil. É importante que nessas horas você tenha contato com os amigos e familiares para receber o ca-rinho deles e ficar mais forte para vencer esses sentimentos de não pertencimento e solidão.

Por falar em sentimento de não pertencer à um lugar ou comunidade. Isso é normal quando mudamos de país. Normal porque estamos num país onde tudo é diferente. A língua, a cultura e os jeitos de fazer as mes-mas coisas. É normal se sentir como um es-tranho no ninho. Isso irá mudar como você vê o mundo.

O sentimento de ser um estranho parece negativo ao primeiro olhar. Mas você irá ver como tudo muda quando você muda de comunidade. Isso o tornará mais sábio, in-dependente e confiante. Além de te ajudar a ser uma pessoa muito mais tolerante às diferenças que cada ser humano carrega.

Outra dica é não levar nada para o pessoal. Pode ser uma diferença cultural. Você fica-rá mais atento(a) para a possibilidade de ser um choque cultural. Por exemplo, os ale-mães são mais diretos no que dizem.

Isso pode ser interpretado como rude para os brasileiros, mas é só como eles se intera-gem. Nada pessoal. Então, você aprenderá que as pessoas não estão gastando as ener-gias delas para te fazer mal de propósito.

Procure grupos de pessoas do Brasil no lu-gar que você se mudou.

Você pode encontrar esses grupos no Fa-cebook, por exemplo: brasileiros em (ci-dade/país que você se mudou). Um ótimo site para encontrar grupos de pessoas para determinada atividade (yoga, conversação, etc.) é o Meetup.

Outras dicas

Se você tem um animalzinho de estimação, terá duas opções. Procurar alguém para cui-dar dele ou leva-lo com você. Se optar pela primeira opção, procure alguém que gosto de bichinhos para poder cuidar para você até sua volta.

Caso queira leva-lo com você, o primeiro passo é procurar uma empresa que te aju-dará a preparar a documentação do seu bi-chinho. Existem muitas empresas ao redor

DICAS PRIMÁRIAS

Pode te interessar:

Como aumentar o limite do seu cartão, gastar mais por mês e não se endividar

Créditos hipotecários para comprarseu Imóvel

Acesse agora

Page 15: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

15

do Brasil e se não tiver na sua cidade, entre em contato com alguma de São Paulo.

Outra coisa a se pensar é na venda de al-guns itens que ficarão parados enquanto você não tiver em casa. Alguns eletrônicos como tv, som, computador de mesa, etc. Isso te dará uma entrada na sua poupança e algumas coisas são melhores você comprar no lugar de destino. Como por exemplo, se-cador e chapinha.

O secador requer uma voltagem específica e pode até queimar caso a voltagem do ou-tro país for diferente. É melhor não arriscar e comprar um secador quando chegar lá. Além de deixar sua mala mais leve.

Compre um adaptador universal ou espe-cífico para o país que você irá viajar. Isso porque a tomada de cada país é diferen-te. Pode ser que você tenha uma surpresa quando chegar lá porque não encontrará adaptador do Brasil para o país que você vai morar. Essa é uma de dica de ouro.

Em geral você terá direito à duas malas de 32kg mais a bagagem de mão. Compre uma mala de boa qualidade, porque você vai ter que andar muito com ela. O ideal são aque-las com rodinhas na vertical, que quando você anda não tem que puxar, mas só andar com a mão em cima.

Se sua mudança for mais permanente, che-que com os correios formas de enviar seus livros e coisas pesadas por navio. Demora mais a chegar, mas é mais barato que pagar bagagem extra pela companhia aérea.

Agora é só felicidade!Depois de todas essas dicas. Desejamos boa viagem e boa sorte na sua nova vida. Tenha muito foco, não se desmotive e sem-pre comemore os passos feitos com suces-so. Isso te ajudará a manter o otimismo e a mente saudável.

E lembre-se: nada é impossível só um pou-co difícil e o tempo deixa tudo mais suave. Você aprenderá muito e o aprendizado nun-ca é perdido. É algo que ninguém pode rou-bar e você nunca o gastará. Ele aumentará se você compartilhá-lo.

Page 16: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

16

OBRIGADO!

Muito obrigado por baixar nosso ebook. Agora você possui todas as informações que precisa para poder estudar fora de Brasil, assim como conseguir emprego no exterior e descobrir as melhores promoções de passagens aéreas. Você também pode solicitar um empréstimo pes-soal de maneira simples para sua viagem.

VEJA TAMBÉM:

Melhores Empréstimos Pessoais para obter

dinheiro rápido

Acesse os melhores Créditos hipotecários

para comprar seu Imóvel

Descobra as melhores ofertas de Passagens

Aereas

Você está procurando um emprego? Acesse nas

melhores vagas aqui!

ENTRAR ENTRAR ENTRAR ENTRAR

TÓPICOS RELACIONADOS:

5 CURSOS DE INGLÊSONLINE PARA VOCÊ

COMO ESCOLHER OMELHOR CARTÃO DE CRÉDITO PARA VOCÊ?

4 SEGUROS DE VIAGEM PARA VOCÊ

COMPRAR OUALUGAR UM IMÓVEL

VENDA O SEU CARRO PARA OBTER DINHEIRO

SOLICITE UM CREDITOPESSOAL PARA SEUVIAGEM

Page 17: ÍNDICE - s3-sa-east-1.amazonaws.com isso, se sua experiência ... tercâmbio de idiomas, para aprender uma nova língua, o au pair, para ser babá em um ... as agências tomam conta

17

Mais informação