natan e elias (professor)

5
Dias de Natan, Dias de Elias Introdução O mundo de hoje apresenta desafios que podem minar a fé de um crente em Jesus Cristo, se ele não tiver uma perspectiva bíblia quanto aos eventos atuais. Por exemplo: * Uma lei é promovido no país proibindo a disciplina corporal dos filhos. Essa lei t e m grande apoio da Xuxa! * No Canadá os formandos de uma faculdade evangélica--que é contra a prática do homossexualismo--são banidos de praticar a profissão de advogado. Incentivos semelhantes estão sendo promovidos aqui no Brasil. * Uma nova geração de ateus se levanta, publicando livros e aparecendo nos programas de TV, promovendo um “anti- teismo” militante que visa a aniquilação do cristianismo. * Novelas e seriados da TV apresentam os evangélicos na pior luz possível--como se fossem os piores exemplos da humanidade. * No meio evangélico, heresias são comuns nas maiores igrejas, e deslizes morais afligem a liderança. Tudo isso deixa qualquer cristão perplexo e confuso. Nossa visão para este grupo é que seja um lugar onde um jovem possa tirar suas dúvidas e desenvolver as ferramentas necessárias para viver uma vida cristã íntegra no mundo de hoje, e do amanhã. Para isso, precisamos examinar mais de perto os tempos em que vivemos, à lúz das escrituras. O autor de Ecclesiastes disse que “não há nada novo debaixo do sol” (1:9). Com isso ele quis dizer que o que estamos passando hoje, outros já passaram antes. Como a Igreja de Cristo tem um papel profético (proclamando a Palavra de Deus) na sociedade, é lícito avaliarmos os nossos tempos à luz dos ministérios de dois profetas de Israel: Natan e Elias. Mensagens Iguais Tanto Natan quanto Elias eram profetas de Deus ao seu povo, Israel. Os dois eram homens corajosos e fieis. Os dois eram enviados por Deus para falar ao Rei, “assim diz © Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público. TV, a voz da cultura. Fonte: Freeimages

Upload: andrew-comings

Post on 31-Jul-2015

27 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Dias de Natan, Dias de Elias!!Introdução!!O mundo de hoje apresenta desafios que podem minar a fé de um crente em Jesus Cristo, se ele não tiver uma perspectiva bíblia quanto aos eventos atuais. Por exemplo:!!* Uma lei é promovido no país proibindo a

disciplina corporal dos filhos. Essa lei ! t e m grande apoio da Xuxa!!

* No Canadá os formandos de uma faculdade evangélica--que é contra a prática do homossexualismo--são banidos de praticar a profissão de advogado. Incentivos semelhantes estão sendo promovidos aqui no Brasil.!

* Uma nova geração de ateus se levanta, publicando livros e aparecendo nos programas de TV, promovendo um “anti-teismo” militante que visa a aniquilação do cristianismo.!

* Novelas e seriados da TV apresentam os evangélicos na pior luz possível--como se f o s s e m o s p i o r e s e x e m p l o s d a humanidade.!

* No meio evangélico, heresias são comuns nas maiores igrejas, e deslizes morais afligem a liderança.!!

Tudo isso deixa qualquer cristão perplexo e confuso. Nossa visão para este grupo é que seja um lugar onde um jovem possa tirar suas dúvidas e desenvolver as ferramentas necessárias para viver uma vida cristã íntegra no mundo de hoje, e do amanhã.!!Para isso, precisamos examinar mais de perto os tempos em que vivemos, à lúz das escrituras. O autor de Ecclesiastes disse que “não há nada novo debaixo do sol” (1:9). Com isso ele quis dizer que o que estamos passando hoje, outros já passaram antes.!!Como a Igreja de Cristo tem um papel profético (proclamando a Palavra de Deus) na sociedade, é lícito avaliarmos os nossos tempos à luz dos ministérios de dois profetas de Israel: Natan e Elias.!!Mensagens Iguais!!Tanto Natan quanto Elias eram profetas de Deus ao seu povo, Israel. Os dois eram homens corajosos e fieis. Os dois eram enviados por Deus para falar ao Rei, “assim diz © Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público.

TV, a voz da cultura. Fonte: Freeimages

o Senhor”. Natan servia ao rei Davi, enquanto Elias profetizava ao rei Acabe. Nesta função, os dois tiveram que, vez por outro, transmitir mensagens bastante desagradáveis--e os dois cumpriram esse dever sem falhar.!!Tempos Diferentes!!A diferença entre os dois foi no clima espiritual dos dias em que vivam. Vamos examinar mais de perto essas diferenças.!!!Os dias de Natan!!Natan profetizava em Israel nos tempos dourados d o r e i n o - - t a n t o p o l i t i c a m e n t e q u a n t o espiritualmente. Deus tinha abençoado muito ao rei Davi e à nação, e esta bênção era reconhecida pelo povo e pela liderança. O rei Davi consultava Natan em assuntos relacionados com a vida espiritual do reino--tais como a construção do templo (2 Sam. 7). !!Isso não quer dizer que seu trabalho era fácil. Foi necessário ele confrontar o rei sobre um pecado grosseiro que Davi havia cometido (2 Sam. 12). Mesmo que isso podia ser algo arriscado para ele, pessoalmente, Natan cumpriu sua missão com coragem, e o rei respondeu com arrependimento verdadeiro.!!Depois, Natan, usando sua influência política, ajudou a garantir a ascensão de Salomão ao trono (I Reis 1).!!As autoridades e a sociedades desfrutam dos benefícios de uma cosmo-visão cristã, e de forma geral reconhecem a fonte destes benefícios. Os representantes da fé tem um lugar privilegiado, e são geralmente respeitados.!!A Igreja nos “dias de Natan”!!Em vários ocasiões na história eclesiástica, a Igreja tem vivido dias de grande influência e prosperidade, onde a sociedade respeita os princípios do cristianismo, e os líderes aderem à fé--em palavra se não de verdade. Vamos examinar as vantagens e desvantagens dos “dias de Natan”.!!!!© Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público.

Natan perante Daví Fonte: Wikipedia

Vantagens: !!Uma influência sobre a sociedade, possibilitando a livre pregação, e a divulgação dos princípios da fé. !!Muita literatura cristã é produzida. (ex. Santo Agostinho, os Puritanos, a explosão literária da atualidade) !!Os seguidores de Cristo são permitidos a terem vidas normais, exercendo profissões e criando filhos. É possível, então demonstrar a diferença que Cristo faz nestas atividades cotidianas.!!Desvantagens: !!Os servos de Deus podem ficar complacentes e preguiçosos na sua posição de privilégio (ex. a Igreja depois de Constantino). !!É muito fácil desenvolver uma atitude de protecionismo, querendo manter o status quo em vez de proclamar a verdade com ousadia. !!Existe uma tendência a fazer que a mensagem seja mais “branda” para não ofender e perder a sua posição de influência. !!Também, muitas pessoas se aderem a fé por conveniência, sem realmente se converterem!!Os dias de Elias !!Elias viveu mais ou menos 400 anos depois de Natan, no reino dividido. O reino do norte tinha rejeitado ao Deus de Israel, e estava sob a liderança do rei Acabe e sua esposa malvada, a Jezebel. !!A mensagem de Deus que Elias levava para o povo e a liderança era de julgamento de de arrependimento (I Reis 17). Longe de reconhecer seu ofício, o rei acusou o própr io El ias de ser o “perturbador de Israel” (I Reis 18:17). !!Elias foi capacitado por Deus de fazer vários proezas (I Reis 18), mas ele também foi forçado a se esconder da rainha, e passou por um tempo de grande depressão (I Reis 19). Neste momento foi necessário Deus explicar para Elias o que Ele estava fazendo com o mundo. !© Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público.

Elias no Deserto. Fonte: Wikipedia

!!A Igreja nos “Dias de Elias”!!Dias de Elias são dias de tribulações para o povo de Deus. As autoridades e a sociedade continuam desfrutando dos benefícios da cosmo-visão cristão, mas em vez de reconhecé-los, estão ativamente tentando tirar todo e qualquer influência que o cristianismo tem. Os representantes da fé são expulsos de seus lugares de privilégio, e se tornam pregadores “de fora, olhando para dentro”. Eles podem ter um apoio entre certos setores da sociedade, porem de forma geral são desrespeitados, junto com sua mensagem.!!Desde sua fundação, relatada no livro de Atos, a Igreja tem passado por dias de marginaliazação e perseguição. É importante os crentes entenderem que Deus também tem um propósito nestes tempos. A tendência é de ver os “dias de Elias” como “dias de derrota”, mas, na verdade, as maiores vitórias da Igreja em tempos de grandes tribulações.!!Vantagens: !!A Igreja é purificada, os que entraram por conveniência saiam pelo mesmo motivo. !!A divisão entre os crentes e os descrente é claramente marcada. !!Os crentes que permanecem tem mais energia e união na face das dificuldades. !!Por causa disto, historicamente, a Igreja tem crescido mais em tempos assim.!!Desvantagens: !!Recursos para fazer a obra de Deus diminuem, e a comunicação da mensagem do evangelho é dificultado. !!O risco envolvido em falar a verdade faz com que muitos se calem, e outros são calados involuntariamente. !!A impressão do “fracasso” pode trazer desânimo.!!Conclusão!!O mundo ocidental de hoje está numa transição entre os “Dias de Natan” e os “Dias de Elias”. Reconhecendo isso, e reconhecendo que isso não representa uma falha na parte da Igreja, e sim, uma parte do plano soberano de Deus, podemos nos preparar para participar da grande obra que Deus tem para nós no futuro. !!© Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público.

No próximo estudo, iremos falar em algumas medidas que podemos tomar desde agora para nos preparar, sejam quais foram os tempos em que vivemos.!!Perguntas!!1. Fora as citadas acima, quais são algumas evidências que estamos passando dos

“Dias de Natan” para os “Dias de Elias”?!!!2. Aponta alguns exemplos na igreja ou na história da Igreja de “Dias de Natan” e “Dias

de Elias”.!!!3. Quais seriam umas maneiras do jovem crente se preparar para os dias vindouros,

sejam “Dias de Natan” ou “Dias de Elias”?!

© Andrew Comings Permissão concedida para reproduzir livremente, sem alterar. Proibida a venda deste material. Imagens usadas são do domínio público.