n° 1.145 preÇo: 1 sociedade … · 2 espaÇo pÚblico alcobaça é um dos concelhos mais...

20
QUINTA-FEIRA 30 JULHO 2015 WWW.REGIAODECISTER.PT DIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.145 PREÇO: 1SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ 9 4 15 7 Misericórdia do Vimeiro arranca com obra do Lar Residencial Começaram esta semana os trabalhos de construção do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimei- ro. A obra tem um custo estimado de 750 mil euros e visa responder às necessidades de 19 utentes. O projeto deverá estar concluído num ano. Maracujá produzido no Vimeiro é sucesso no mercado nacional Liliana Frazão é a agricultora respon- sável pela produção de maracujás no Vimeiro. O negócio começou há 3 anos e já conta com uma área de cerca de cem mil metros quadrados. A variedade plantada é caracterizada pela maior porcentagem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis. Câmara quer fundos comunitários no Mosteiro de Coz O presidente da Câmara de Alcobaça quer que o Mosteiro de Coz possa ser candidatado a fundos comunitários, elegendo o monumento como uma extensão do Mosteiro de Alcobaça. A autarquia anunciou o projeto de requalificação da zona envolvente. Rubios vence circuito regional de andebol de praia e disputa nacional Os alcobacenses Rubios fizeram o pleno de vitórias nas quatro etapas do circuito regional de andebol de praia e disputam no próximo fim de semana, em Portimão, a fase final do campeonato nacional da mo- dalidade. ECONOMIA SOCIEDADE DESPORTO SOCIEDADE 7 COLISÃO NA BENEDITA CAUSA DUAS VÍTIMAS MORTAIS E SEIS FERIDOS GRAVES SOCIEDADE Casal de avós morre em acidente no IC2 O Requiem de Mozart, pela Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercareque, concerto de encerramento do Cistermúsica, foi aplaudido por cerca de 1.200 pessoas. O espetáculo decorreu na nave central do Mosteiro de Alcobaça, no passado domingo A alcobacense Melanie Santos conquistou a medalha de bronze no Europeu de sub-23 de triatlo, competi- ção que decorreu na cidade espanhola de Banyoles. É o regresso da atleta do Alhandra SC aos grandes resultados internacionais 12 Requiem de Mozart enche Igreja do Mosteiro 14 Melanie Santos ganha bronze no Europeu de triatlo CULTURA DESPORTO Adquira um Azulejo do CEERIA. Marque a sua e a nossa história.

Upload: others

Post on 01-Feb-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 JULHO 2015WWW.REGIAODECISTER.PTDIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.145 PREÇO: 1€

SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ

9

4

15

7

Misericórdia do Vimeiroarranca com obra do Lar ResidencialComeçaram esta semana os trabalhos de construção do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimei-ro. A obra tem um custo estimado de 750 mil euros e visa responder às necessidades de 19 utentes. O projeto deverá estar concluído num ano.

Maracujá produzido no Vimeiro é sucesso no mercado nacionalLiliana Frazão é a agricultora respon-sável pela produção de maracujás no Vimeiro. O negócio começou há 3 anos e já conta com uma área de cerca de cem mil metros quadrados. A variedade plantada é caracterizada pela maior porcentagem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis.

Câmara quer fundos comunitários no Mosteiro de CozO presidente da Câmara de Alcobaça quer que o Mosteiro de Coz possa ser candidatado a fundos comunitários, elegendo o monumento como uma extensão do Mosteiro de Alcobaça. A autarquia anunciou o projeto de requalificação da zona envolvente.

Rubios vence circuito regional de andebol de praia e disputa nacionalOs alcobacenses Rubios fizeram o pleno de vitórias nas quatro etapas do circuito regional de andebol de praia e disputam no próximo fim de semana, em Portimão, a fase final do campeonato nacional da mo-dalidade.

ECOnOMIA

SOCIEDADE

DESPORTO

SOCIEDADE

7 COLISãO NA BENEDITA CAUSA DUAS VíTIMAS MORTAIS E SEIS FERIDOS GRAVES SOCIEDADE

Casal de avós morre em acidente no IC2

O Requiem de Mozart, pela Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercareque, concerto de encerramento do Cistermúsica, foi aplaudido por cerca de 1.200 pessoas. O espetáculo decorreu na nave central do Mosteiro de Alcobaça, no passado domingo

A alcobacense Melanie Santos conquistou a medalha de bronze no Europeu de sub-23 de triatlo, competi-ção que decorreu na cidade espanhola de Banyoles. É o regresso da atleta do Alhandra SC aos grandes resultados internacionais

12 Requiem de Mozart enche Igreja do Mosteiro

14 Melanie Santos ganha bronze no Europeu de triatlo

CuLTuRA DESPORTO

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Região de Cister Rodapé 30abr15.pdf 1 27/04/2015 10:38:01

Adquira um Azulejo do CEERIA. Marque a sua e a nossa história.

Page 2: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quintA-FEiRA 30 juLho 20152 ESPAÇo PÚBLiCo

Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para além da sede do concelho. E é também um território repleto de pequenas aldeias, que são capazes de se afirmar pela diversidade e identidade. A Burinhosa é uma delas.

Nos últimos anos, a aldeia tornou-se uma referência no desporto distrital e nacional, devido à aposta que o CCRD Burinhosa fez no futsal, garantindo a subida ao escalão principal e lançan-do jogadores para os grandes clubes e até para as seleções nacionais jovens.

O que, até há alguns anos, parecia impensável é hoje uma realidade bem evidente, devido ao esforço do clube, dos adeptos e dos investidores, nome-adamente o empresário Joaquim Cou-tinho Duarte, que tem alargado a sua intervenção na terra natal, criando e dinamizando novos projetos, entre os quais as Portas da Burinhosa.

Outra referência incontornável na-quela localidade da União das Fre-guesias de Pataias e Martingança é o Encontro Nacional de Bicicletas Anti-gas, que na última década tem vindo a crescer de forma exponencial. Trata-se, já, de um verdadeiro cartaz turís-tico, capaz de juntar no mesmo dia quatro mil pessoas e qualquer coisa como quase mil bicicletas. Neste caso devemos destacar o nome de Rui Ro-drigues, considerado o “pai” do even-to. E uma coisa é certa: se o concelho tivesse mais localidades, qualquer que fosse a sua dimensão, com esta capa-cidade de trabalho certamente Alco-baça estaria bem melhor.

EditorialO Encontro Nacional de Bicicletas Antigas é um evento que tem vindo a ganhar cada vez maior expressão, reunindo este ano quase um milhar de participantes. E é a prova provada de como na pequena localidade da Burinhosa há gente capaz de pensar grande e colocar aquela terra no mapa.

Fórum

Pedro Vicenteformador de informática

Parece-me que o ensino de Mandarim será mais relevante no ensino superior, no entanto parece-me positivo sempre que existem mais opções para os es-tudantes tomarem. nesse sentido quanto maior a diversidade de escolha melhor para os alunos. tenho dúvidas que esta medida crie um impacto económico a curto prazo, poderá sim ter al-gum impacto cultural. A médio/longo prazo e caso a medida te-nha algum sucesso e se expanda por outras escolas, aí poderemos formar um núcleo local de pesso-as mais habilitadas para relações comerciais com a China. Pesando a balança comercial e a relação entre os países, resta saber se é verdadeiramente do interesse de Portugal e dos portugueses aprofundar essas relações.

Sérgio Eusébioempresário

o ensino do Mandarim é mais uma ferramenta que estamos a oferecer aos nossos jovens, permitindo-lhes olhar para o mercado de forma mais segura. quantas mais capacidades tive-rem, mais respostas saberão dar no mundo empresarial. o iPL já mostrou que consegue inovar e o Agrupamento de Escolas de Cister também. Apesar deste passo, é importante definir cargas ho-rárias e objetivos, para perceber quais os dinamismos que se vão criar. não é fazer só porque sim, é importante que os alunos, passa-do o tempo, tenham noções bá-sicas de Mandarim. Como o saber não ocupa lugar, será, certamente, mais uma conquista para os jo-vens e para a região.

Bruno Letraempresário

Estou plenamente de acordo. o iPL e o Agrupamento de Esco-las de Cister estão de parabéns. É importante abrir horizontes aos jovens, quer no mercado de trabalho, quer no mundo em-presarial. Além disso, o mercado oriente está em franca expansão, para ao qual podemos exportar. Através desta medida, os futuros empresários vão ficar mais bem preparados para enfrentar e tra-balhar no mercado. não tenho dúvidas que o Agrupamento está a preparar os seus jovens para um futuro mais promissor, até porque muitas vezes ensinam-se línguas que não têm tanto impacto no mercado. É impor-tante perceber onde estão os nichos de mercado, para depois atuar.

Ana Piresadministrativa

Concordo desde que seja um projeto para continuar e não mais um “barco” que se aban-dona em alto mar. o trabalho tem de ser solidificado para que se colham frutos. não podemos estar a oferecer mais um projeto e passado um ano letivo, acabar com ele. Se bem estruturado e definidas as regras, pode ser uma mais-valia para a região e para os nossos jovens. o desen-volvimento económico de um País depende do que semearmos hoje. o iPL e o Agrupamento de Escolas de Cister estão a assumir um compromisso que poderá desenvolver, em várias áreas, a região, além de que prepara os jovens – futuros homens de negócios – para o mercado em expansão que existe lá fora.

O Ministério da Educação e Ciência e o Hanban - Instituto Confúcio da República Popular da China assinaram um protocolo para o ensino do Mandarim em Portugal. A Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, é a única escola da região envolvida no projeto, através do Instituto Politécnico de Leiria. Considera este projeto-piloto importante para o desenvolvimento económico da região? Que comentários lhe merece este assunto?

Considera importante o ensino do Mandarim no ensino secundário?

Familiares e amigos juntam-se por Dave A artista Natacha Costa Pereira, que de-cidiu homenagear o fotojornalista Da-vid Clifford que faleceu há cerca de um mês, “chamou” familiares e amigos do alcobacense para apresentar a repre-sentação visual que pintou na fachada de um edifício da cidade, no âmbito do Rabiscuits - Bienal de Arte Experimental.

“Dave”, como era tratado pelos amigos, “fotografou” o momento

Foto da semana

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha Pereira

O Mosteiro de CozApós falhada e consumada a perda do circuito turís-

tico e encerramento ao público do mosteiro de Coz, e demolição de algumas casas envolventes, ficou parte da fachada de uma, a fim de impedir o necessário alarga-mento daquele cruzamento, onde veículos longos têm a maior dificuldade de manobra para o contornar.

É caso para dizer: enfim, nem com eleições à porta!José Carreira

carta enviada por email

As car tas ao di re tor de ve rão ver sar te mas de in te res se pú bli co ou ex pres sar co men tá rios a no tí cias pu bli ca das no RE gi ão dE CiS tER. A di reção do jor nal re ser va-se o di rei to de se lecio nar os tre chos mais im por tan tes das mes mas. os au to res se rão sem pre iden ti-fi ca dos, sal vo mo ti vos ex ce cio nais em que a di reção en ten da re ser var o co nhe ci men to da iden ti da de. Não são pu bli cá veis car tas anó ni mas.

Cartas ao diretor

Page 3: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 JUlHO 2015AbERTURA 3

divertimento é uma constante O convívio entre os participantes é outra das notas positivas do ENBA

Voluntariado tem papel preponderante Foram 50 os voluntários que ajudaram na logística do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

Trajes de outros tempos desfilam Grande parte dos participantes veste-se de acordo com antiguidade da bicicleta

Selins com selo do ENBA esgotam A empresa Tabor Saddles lançou uma coleção limitada de selins dedicada ao evento

Para mais tarde recordar...

Burinhosa volta a ser o palco de um grande acontecimento desportivo e cultural com quase mil Bicicletas a pedalar

Encontro Nacional de Bicicletas Antigas junta quatro mil pessoas

novecentas pessoas pedalaram pela costa da união de Freguesias de pataias e martingança

satisFação dos ciclistas no Final do encontro nacional é notória

Participantes dão nota máxima ao eventoRaquel Soares ainda era uma

criança a primeira vez que par-ticipou no Encontro Nacional de bicicletas Antigas. “Participei em quase todas as edições mas só nas edições mais recentes é que me recordo de todo o trabalho desenvolvido para garantir mais um ano especial”, explica.”Os or-

ganizadores estão de parabéns, pois continuam a apostar nes-te maravilhoso evento”, refere a jovem, deixando o desejo que

“este evento continue, pois en-riquece a nossa terra “.

Tiago Inácio também é uma das caras habituais do Encon-tro. “O passeio foi excelente

como sempre. Estava tudo mui-to bem organizado, no entanto a Quinta da Valinha já começa a ser pequena”, diz, deixando ainda uma dica para o próximo ano. “Penso que seria boa ideia fazerem-se mais percursos e ir-se variando”, refere.

Igual opinião tem Ana Catari-

na Soares. No entanto, a jovem defende que este “é um evento que gosto bastante, talvez dos que gosto mais de participar”. Ana Catarina Soares considera que “é um orgulho ver a aldeia da burinhosa invadida por tanta gente”, vinda de vários cantos do País. E promete voltar.

São 12 anos sempre a pedalar. Cerca de um milhar de bicicletas participaram no Encontro Nacional de bicicletas Antigas (ENbA), realizado no passado domingo, na burinhosa. Houve mesmo quem viesse de beja e Guimarães para fazer parte da grande festa burinhosense. Ao todo, o secretaria-do contabilizou 850 inscrições. No entanto, foram 900 as bicicletas que desfilaram pela costa pataiense, num percurso calculado em 18 quilómetros.

Devido à forte afluência de inscrições - tendo o recorde sido batido - a zona da Quinta da Valinha reservada ao almoço foi alargada. No entanto, a logística - assegu-rada pelos membros dos Men in bike (MIb) e por meia centena de voluntários - esteve à altura das alterações registadas na 12.ª edição do ENbA.

“Os voluntários têm um papel importante e fundamental no sucesso do Encontro”, ga-rante Rui Rodrigues, membro dos MIb e “pai” do ENbA. “Ano após ano, eles imprimem uma entrega maior ao evento. É notório o orgulho que os voluntários têm por fazer parte do

projeto”, conclui. Tânia Duarte, ligada ao ENbA há vários anos, confirma as palavras do organizador. “Ajudar um amigo a realizar um evento grandioso como este é um sen-timento fantástico”, confessa, adiantando que “esta edição correu muito bem”.

Na opinião da voluntária, “o evento está muito bem organizado e é tudo pensado

ao pormenor. As pessoas adoram cá vir e já tivemos participantes a inscreverem-se para o próximo ano”. “O ENbA leva o nome da nossa terra a cantos do nosso País que não imaginamos”, defende Tânia Duarte, recor-

dando que, “há três anos, estava a almoçar em Penamacor, em Castelo branco, e calhou em conversa com o dono do restaurante dizer que era da burinhosa. O senhor sorriu logo e disse que costuma ir ao Encontro Nacional de bicicletas Antigas”.

E, afinal, o Encontro Nacional de bicicle-tas Antigas é um sucesso porquê? Além do passeio - que é motivo mais que suficiente para a concentração de centenas de espeta-dores nas rotundas e nos principais pontos de passagem da caravana de ciclistas - outros atrativos têm ajudado na consolidação do evento. Este ano, a novidade introduzida - a coleção de selins feitos pela empresa Tabor Saddles para comemorar a 12.ª edição do evento - também se revelou um sucesso. A sétima edição da bicimobilia (feira de peças e acessórios para bicicletas), a exposição de triciclos e bicicletas com algumas dezenas de anos e a beleza da Quinta da Valinha são fatores que pesam no sucesso do ENbA, que “vai voltar em 2016”, conforme garante Rui Rodrigues.

texto armanda balinha

“O encontro leva o nome da nossa terra a cantos do nosso País que não imaginamos”, defende Tânia Duarte, ligada ao evento de forma voluntária há vários anos e que contribui para o sucesso do mesmo

Page 4: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 juLho 20154 SoCiEDaDE

as obras do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro arrancaram esta se-mana. o projeto prevê dar res-posta a 19 utentes e a obra está orçada em 750 mil euros.

“a capacidade da infraes-trutura prevista é de 19 camas e um centro de dia“, adianta Miguel almeida, provedor da instituição, explicando que “o edifício, que estava projetado para ser a sede da associação de Socorros e que a Misericórdia integrou nos seus serviços em janeiro do ano passado, será adaptado para a instalação do lar“.

apesar de haver algumas solicitações para esta nova valência, o projeto é mais de uma “promessa” do que uma “necessidade”, reconhece o dirigente da Misericórdia do Vimeiro.

“há uma promessa desde a fundação da instituição, em 1993, pelo padre inácio Belo, para a construção de um lar, mas as circunstâncias mudaram e tivemos de criar condições primeiro para ter as crianças na Misericórdia”, conta o res-ponsável.

“Mas claro que todas as instituições querem ter equi-pamentos próprios e uma vez que temos valências desde a infância até à terceira idade, o lar completará a oferta da instituição”, considera Miguel almeida.

o edifício do novo lar resi-dencial da Misericórdia será di-vidido em dois pisos: o rés do

chão funcionará como centro de dia e o primeiro piso como residência.

a obra deverá estar con-cluída no prazo de um ano, criando nove postos de tra-balho. “temos a vantagem de já ter cozinha e a lavandaria. não necessitamos de duplicar essas instalações e esses ser-viços“, refere.

a Misericórdia do Vimei-ro conta com as valências de atL, prolongamento do jardim de infância, creche, apoio do-miciliário, centro de convívio e apoia 15 famílias do Banco alimentar. no total, são 115 crianças, 25 idosos no centro de convívio e 42 no apoio do-miciliário.

texto/foto sara vieira

AlcobAçA na passada sexta-feira

ceeria distingue atletas que representaram a instituição no desporto

os atletas do Ceeria que representaram as diversas modalidades desportivas da instituição ao longo do ano passado foram distinguidos, na passada sexta-feira, du-rante a oitava Gala do Desporto, que decorreu no auditório da Escola D. inês de Castro, em alcobaça.

Foi uma manhã repleta de emoções para estes atletas, que encontram na prática desportiva uma forma de vida mais saudável, ganhando novas competências e muitos sorrisos ao longo da temporada.

todos os presentes podem ser considerados verdadeiros campeões, mas o Ceeria distinguiu alguns pelos resultados brilhantes que obtiveram. assim, joão Carreira foi eleito

“atleta do ano”, ao passo que o “Prémio Reconhecimento” recaiu em Miguel Ferreira.

a Gala do desporto do Ceeria pretende reconhecer publicamente as famílias, parceiros, colaboradores e co-munidade em geral, os atletas pelos feitos e participa-ções desportivas em 2014/15, nas modalidades praticadas semanalmente: natação, remo indoor e andebol (esta em parceria com o Cister Sport de alcobaça) e ainda as atividades alternativas/experimentais, nomeadamente orientação, batismo de mar, surf e tai-chi).

vimeiro trabalhos resultam de investimento de 750 mil euros

obras do lar residencial da misericórdia já arrancaram

são mArtinho do porto barco virou-se na sequência de uma onda

oito homens resgatados no mar após naufrágio de embarcação de pesca de algas

AlcobAçA certame decorre entre os dias 20 e 24 do próximo mês

câmara divulga programação musical da Feira de são bernardo

oito homens foram resgata-dos, na passada segunda-feira, ao largo de São Martinho do Porto, após o naufrágio da embarcação de pesca de algas

“Barracuda”.os tripulantes encontravam-

se a trabalhar na apanha de algas quando foram surpreen-didos por uma onda que fez o barco de 11 metros virar, a cem

metros da costa. o excesso de peso na embarcação terá pre-cipitado o naufrágio.

o alerta para o acidente no mar foi dado ao Centro de Coordenação de Busca e Sal-vamento Marítimo de Lisboa pelas 17:38 horas. um dos tri-pulantes conseguiu nadar até terra, sendo os restantes res-gatados sem ferimentos pela

embarcação da estação salva-vidas da nazaré.

os mergulhadores, com idades entre os 30 e 60 anos, foram assistidos no porto de São Martinho do Porto pelos Bombeiros e pelo inEM do Cen-tro de orientação de Doentes urgentes no Mar (CoDu-Mar).

Segundo foi possível apu-rar, o barco está afundado a

12 metros de profundidade e os proprietários terão já toma-do a decisão de não tentarem recuperá-lo, devido ao estado de degradação em que a em-barcação se encontra após o acidente. os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas ascenderão a vários milhares de euros.

texto catarina eusébio

Pedro abrunhosa, Mónica Ferraz e Diogo Piçarra são três dos nomes que integram a pro-gramação musical da Feira de São Bernardo, que terá lugar no Mercoalcobaça, em alcobaça, de 20 a 24 de agosto.

na primeira noite do certame atua Diogo Piçarra, vencedor do progama Ídolos 2012, que apesentará o primeiro álbum

“Espelho“, a partir das 22 horas. no dia seguinte, o Grupo de Cavaquinhos os Farra sobe ao palco, às 21 horas, seguida da atuação do alcobacense hugo trindade trio, com featuring joão tiago, e do Dj’s set de jorge Perez e Rui oliveira.

o concerto de Mónica Fer-raz, ex-vocalista da banda Mesa, está marcado para dia

22, pelas 22 horas, sendo que Pedro abrunhosa & Comité Caviar atuarão nas festas da cidade no dia seguinte.

o último dia do certame está reservado para os Dj’s set de Micael Bento, Gi the Dj, Keytas Dj e Dj King.

além dos concertos de en-trada livre, as festas da cidade vão contar com divertimen-

tos, exposição de atividades económicas, equipamentos de diversão, venda ambulante e destaque ainda para a ex-posição “agro-indústria em alcobaça”.

a centenária feira de São Bernardo conta também com as já tradicionais atividades equestres e mini karts no re-cinto da Feira.

bÁrrio

AlcobAçA

a freguesia do Bárrio vai acolher, no dia 16 do próxi-mo mês de agosto, a partir das 10 horas, um passeio de tratores.

o encontro para a partida dos tratores está marcado no parque de estacionamento da junta de Freguesia do Bárrio.

o evento é organizado pela comissão de festas de nossa Senhora da Missão e tem o

valor de inscrição de 12 eu-ros que inclui o almoço e a oferta de uma t-shirt alusiva à iniciativa. Para inscrições ou pedido de informações, os interessados devem contac-tar o número 917 779 076.

o passeio de tratores vai decorrer durante os festejos em honra a nossa Senhora da Missão, que animam aquela aldeia de 14 a 16 do próximo mês.

Passeio de tratores percorre freguesia no dia 16 de agosto

bombeiros recebem nova ambulância do ineM

equipamento vai servir 19 utentes

os Bombeiros Voluntários de alcobaça receberam uma nova ambulância de Emer-gência Médica do inEM, subs-tituindo o antigo veículo da corporação.

“a viatura que tínhamos estava a precisar de ser subs-tituída e é uma boa notícia para a corporação“, adiantou Mário Cerol, comandante dos Bombeiros de alcobaça.

o presidente do inEM en-tregou 36 novas viaturas às várias corporações do País, na passada terça-feira, para a criação de novos postos de emergência médica em 25 con-celhos do País. o plano prevê 11 substituições de ambulâncias antigas até ao próximo ano.

os Bombeiros de alcobaça são um dos posto de Emergên-cia médica do inEM do País.

Page 5: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 2015SoCIEDADE 5

AlcobAçA famílias necessitadas

Parceiros do Refood estão a ser identificados

A operar desde março em Alcobaça, o Refood já en-volve cerca de três dezenas de parceiros alimentares, entre os quais restaurantes, padarias, supermercados, cooperativas agrícolas, bem como várias pessoas que fazem chegar os seus excedentes.

Pedro Vinagre, um dos voluntários da associação, disse ao REGIÃo DE CISTER que “esta semana começaram a ser distribuídos os primeiros dísticos que validam cada estabelecimento como parceiro ativo do projeto”. o ideal é que mais parceiros se juntem a esta causa que tem como objetivo ajudar quem mais precisa.

Neste momento, o núcleo do Refood conta com a co-laboração de 20 gestores, 87 voluntários, que servem mensalmente quase 1.400 refeições.

o Refood, como explica Pedro Vinagre, é um “movi-mento comunitário independente, 100% voluntário, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condi-ções para alimentar pessoas necessitadas”. A associação, avança, está “totalmente voltada para a comunidade e opera a partir da própria comunidade, sem salários e com custos baixos”.

o Centro de operações do Refood funciona na antiga Sala Azul do Ginásio, em instalações cedidas. os inte-ressados em fazer parte desta família de voluntários, pode inscrever-se através do email [email protected] e apenas tem de trabalhar duas horas por semana.

Determinação. É a palavra que melhor define o trabalho de duas décadas de homens e mulheres que acreditaram na inauguração da Igreja do Acipreste, que está prestes a concretizar-se. No dia 9 do próximo mês, às 12 horas, na presença D. josé Traquina, bis-po auxiliar de lisboa, abrem-se as portas do templo religioso em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. haverá um almoço convívio e uma tarde dedicada à cultura.

Madaíl Santos, em conjunto com a esposa, nunca desistiu.

“A crença sempre falou mais alto, mesmo quando vários membros da equipa foram dei-xando a ideia ficar pelo cami-nho”, testemunha o membro fundador da Comissão da Igreja do Acipreste. Conta Madaíl San-tos que todos os elementos da Comissão têm o mesmo lema:

“o que se fizer tem de ser bem feito, independentemente do tempo que se demora”. Assim, aconteceu.

É com a ajuda de benemé-ritos que se tem construído a Igreja. Pedra, tijolo e telha fo-ram oferecidos, bem como tan-

tos outros materiais. A obra já está avaliada em meio milhão de euros. Terminada a obra, a dívida a fornecedores é de 60 a 70 mil euros.

“Sem a ajuda das pessoas nada seria possível. Têm sido incansáveis a dar e a trabalhar. É um projeto que se faz com pessoas”, salienta Madail Santos, lembrando o empurrão e de-dicação que o seu sogro deu à causa. “Infelizmente, já cá não

está para assistir à inauguração, mas está bem representado pela minha sogra”, refere.

Foi no ano de 1995 que, depois de revelado o sonho, se começa-ram a realizar pequenos even-tos para angariar verbas para a construção da Igreja. Aos fins de semana, há sempre café da avó e filhós à venda. A Associação Recreativa do Acipreste organiza também com frequência mo-mentos culturais no já chamado

Centro Cultural, que funciona na cave da Igreja.

Neste momento, terminam-se os arranjos exteriores e conclui-se a instalação elétrica no interior do templo religioso, faltando ainda colocar tam-bém o altar. “É a revolução das Igrejas. Trata-se de um espaço construído com bom gosto e confortável”, avança Madail Santos, emocionado.

texto/foto luci pais

celA vítima estava a operar máquina e caiu em ribanceira de 10 metros

Homem de 80 anos morre em acidente com trator no casal Jorge Dias

AlJubARRotA evento decorre entre dias 13 e 16 do próximo mês de agosto

Aljubarrota Medieval eleva nome da padeira brites de Almeida

Um homem, de 80 anos, morreu na manhã da passa-da sexta-feira, na sequência de um acidente com um trator no Casal jorge Dias, freguesia da Cela.

A vítima “encontrava-se a operar um trator no seu terreno agrícola, tendo-se despistado, capotado e acabado por ficar debaixo do trator, numa riban-ceira com cerca de 10 metros

de profundidade”, explicou ao REGIÃo DE CISTER Mário Cerol, comandante dos Bombeiros de Alcobaça.

Natural da Macalhona, fre-guesia de Alfeizerão, o octoge-nário teve morte imediata no local, tendo sido transportado pelos Bombeiros de Alcobaça para o Instituto de Medicina Nacional legal de leiria.

o alerta para as autoridades

foi dado às 10:30 horas e no local estiveram três veículos, um dos quais de desencarce-ramento, nove operacionais, uma brigada de trânsito da GNR, uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Caldas da Rainha e uma re-troescavadora da Associação de Freguesias Granjas da Maçã.

Este é o segundo acidente mortal com trator registado

este ano na freguesia da Cela, tendo o primeiro ocorrido no dia 9 do passado mês de junho, no Facho, com a morte de um homem de 74 anos.

Também no mês passado, um homem de 71 anos, natu-ral de Fonte Santa, freguesia de Évora de Alcobaça, morreu num acidente de trator, na localidade de Zambujeira, na freguesia de Turquel.

A Padeira de Aljubarrota vai estar em destaque no ‘Aljubar-rota medieval’, que chega entre os dias 13 e 16 de agosto.

o evento, que evoca a vitória na batalha que marcou o des-tino da nacionalidade, dedica a sua primeira noite à Padeira de Aljubarrota. Irá decorrer um cortejo e dramatização itine-

rante pelas ruas da vila, espetá-culo de fogo e ilusionismo.

À semelhança de edições an-teriores, no Dia da Batalha (15 de agosto) decorre a III Recria-ção da Batalha de Aljubarrota, que vai contar com centenas de participantes e figurantes vestidos e armados a rigor, pela Companhia livre.

Durante quatro dias, os vi-sitantes têm a oportunidade reviver os tempos medievais e celebrar a Batalha de Aljubar-rota, momento decisivo na his-tória da nação portuguesa.

As ruas estreitas, que carac-terizam a vila de Aljubarrota, vestem-se a rigor para recordar os tempos medievais. Por lá

encontra, o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tavernas, muita música e malabarismo

Durante quatro dias, é dada a oportunidade aos visitantes de descobrir um pouco mais da história de Portugal.

báRRio

AlcobAçA

A freguesia do Bárrio vai acolher, no dia 16 do próximo mês de agosto, pelas 10 horas, um passeio de tratores.

o encontro para a partida está marcado no parque de estacionamento da junta de Freguesia do Bárrio.

o evento é organizado pela comissão de festas de Nossa Senhora da Missão e tem o valor de inscrição de 12 eu-

ros que inclui o almoço e a oferta de uma t-shirt alusiva à iniciativa. Para inscrições ou pedido de informações, os interessados devem contac-tar o número 917 779 076.

o passeio de tratores de-corre durante os festejos em honra a Nossa Senhora da Missão, que animam a aldeia de 14 a 16 do próxi-mo mês.

A Concelhia de Alcobaça da CDU está contra a integração de Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, na empresa Águas de lisboa e Vale do Tejo, considerando que “muitas Câmaras recla-mam ser inconstitucional” a criação da empresa.

“É mais uma machadada à autonomia do poder local, nos interesses dos munícipes e [feita] à revelia dos pressu-

postos assumidos na adesão, no nosso caso, à Águas do oeste SA”, pode ler-se num comunicado enviado à im-prensa.

o chefe do executivo municipal explicou que foi indicado para os órgãos so-ciais pela oestecim, entida-de que “optou por ter uma participação simbólica” na empresa Águas de lisboa e Vale do Tejo.

passeio de tratores percorre freguesia no dia 16 de agosto

cDu contesta integração de paulo inácio na Águas de lisboa

madaíl santos no interior do templo religioso

évoRA De AlcobAçA inauguração a 9 de agosto na presença de d. josé traquina

igreja do Acipreste abre portas após duas décadas de construção

Page 6: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 juLho 20156 SoCiEDaDE

paredes No próximo domiNgo

autores de alcobaçaapresentam obras na Biblioteca de Verão

a Biblioteca de Verão continua a promover várias ati-vidades, que visam atrair os veraneantes àquele espaço situado no edifício da EtaR. Exemplo dessas atividades são as duas sessões de “a Ciência vai a banhos”, destinadas aos mais jovens e marcadas para os dias 7 e 21 de agosto, a partir das 14:30 horas. as inscrições são gratuitas.

Dirigidos aos adultos que gostem de literatura irão de-correr, no próximo domingo, os “(En)Cont(r)os à beira-mar”, com a presença do grupo notas faladas (na foto). nesse evento literário, três autores de alcobaça vão apresentar as suas obras. Às 14:30 horas, o palco é reservado a Mary Bento que vai contar a “história do quadro branco”. Marta Luís, com a “Poesia fora de mãos”, e Óscar Santos, com as

“Crónicas de coisas sem interesse nenhum”, passam pela Biblioteca das Paredes da Vitória às 17:30 horas.

já no dia 8 de agosto, a Biblioteca de Verão promove o terceiro e último passeio de verão, que vai levar os par-ticipantes até às lagoas de Pataias, a partir das 10 horas, numa visita guiada pela bióloga ana Sílvia Malhado. as inscrições encontram-se abertas na Biblioteca de Verão. Recorde-se que os primeiros passeios, realizados em julho, foram até à mina do Canto d’azeche e aos moinhos do vale das Paredes.

o primeiro parque de di-versão canina foi oficialmente inaugurado no passado do-mingo. E a festa fez-se preci-samente em Pataias, localidade onde nasceu a única estrutura destinada à diversão de cães existente no País.

“Estamos muito orgulho-sos”, referem Diana Monteiro e Marino Santos, membros do Pataiaspatas, grupo responsá-vel pelo planeamento e cons-trução do parque. o orgulho e “satisfação” sentidos pelos mentores do projeto resultam, maioritariamente, das dezenas de mensagens recebidas na pá-gina de Facebook do Pataias-patas, a elogiar a iniciativa e a funcionalidade da estrutura do parque canino.

Grande parte das pessoas que passaram pelo parque canino no dia da inauguração

“diz ter gostado imenso e ma-nifestou a intenção de voltar”, asseguram Diana Monteiro e Marino Santos. E fazem bem em voltar até porque já existe horário e condições para o uso do parque de diversão canina do Pataiaspatas. “não vamos fixar um preço. os utentes fa-rão donativos livres para ajudar na manutenção do parque”, explicam. os interessados em

usufruir dos equipamentos do parque poderão fazê-lo aos sá-bados, das 17 às 20 horas, e aos domingos, das 10 às 12 horas e das 17 às 20 horas.

agora que o parque está pronto para funcionar sema-nalmente, fica uma pergunta no ar: E agora, o que vão fazer Diana e Marino, que têm es-tado ligados voluntariamente à construção da estrutura nos

últimos sete meses? a resposta é simples. “Vamos continuar a desenvolver outras ideias e a criar mais equipamentos para o parque”, confessam, mani-festando ainda o projeto de construção de equipamentos e mobiliário urbanos destina-dos ao convívio dos donos dos

“utentes” do parque, nomea-damente um bar e uma área de lazer.

Construído com materiais oferecidos por empresas da região, o parque conta com vários tipos de equipamentos que “serão mudados para que a estrutura não seja estática”. agora “é continuar a trabalhar e não parar de divulgar o par-que e de organizar atividades que juntem cães e humanos em convívio”, concluem.

texto/foto ARMANDA BALINHA

pataias mais de 100 pessoas passaram pelo reciNto

primeiro parque de diversão canina do país inaugurado

pataias iNiciativa decorre eNtre os dias 13 e 17 do próximo mês

Festas em honra de Nossa senhorada Vitória regressam à vila

pataias operação de fiscalização decorreu No domiNgo No mercado

Mais de 104 mil euros de mercadoria contrafeita apreendida pela GNr

no decorrer da operação de fiscalização, que envolveu 50 militares da GnR, no passado domingo, no mercado de Pataias, foram apreendidos mais de 104 mil euros (valor de referência) de mercadoria contrafeita.

os artigos confiscados eram maioritariamente peças de

vestuário, mais de 2.400 ar-tigos, malas e acessórios, mais de 500 peças, calçado, relógios, bijuteria, CD’s e DVD’s.

no decorrer da operação de fiscalização foi ainda fei-ta uma detenção pelo crime de aproveitamento de obra usurpada. “neste caso, o cri-

me prendeu-se com a venda de DVD’s e CD’s cujos direitos de autor não tinham sido ga-rantidos”, explicou o tenente Morgado, do destacamento da GnR das Caldas da Rainha que conduziu a operação de fiscali-zação. Foram apreendidos 238 DVD’s e 90 CD’s.

“Foi uma operação em gran-de. um grande aparato. Só se via guardas a carregar malas, peças de vestuário e outros ar-tigos”, garantiu uma testemu-nha ocular que prefere manter o anonimato. “houve inclusive bancas que ficaram completa-mente vazias”, acrescenta.

as festas mais ancestrais de Pataias regressam, uma vez mais, à vila do norte do concelho de alcobaça nos próximos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de agosto.

organizados pelos nascidos em 1979, os festejos vão contar com uma área de exposição, onde vão estar representadas algumas associações da união

de Freguesias de Pataias e Mar-tingança, a par de empresas e artesãos da região.

o ponto alto das festas, popularmente conhecidas pela “festa dos burros”, terá lugar no dia 15, com o círio – que deverá ser integrado por tratores, bicicletas e burros engalanados – a ligar a vila

pataiense à praia das Paredes da Vitória, onde será celebrada a missa, seguindo-se a habi-tual procissão.

ao nível de animação do arraial, a banda Punk Moda Funk abre o programa, com uma atuação prevista para o dia 13. na próxima sexta-feira, haverá a atuação do grupo Dre-

am Dancing e da Banda Kroll. no próximo sábado, as honras da casa serão feitas pela Banda Kontrol, enquanto no domingo é a vez do palco ser ocupado pelo duo Vítor e Gaby e pelos apartirtudo. a encerrar o cartaz, Zé Café e Guida sobem ao palco das festas mais antigas da vila de Pataias.

paredes da Vitória

Ferraria

a praia das Paredes da Vi-tória continua a ser palco de várias atividades que visam tornar aquela praia mais atra-tiva para os veraneantes.

associada às festas orga-nizadas pela associação de Moradores e amigos (aMa) das Paredes , que decorrerão amanhã e no próximo sábado, terá lugar a Feira das artes, marcada para sábado e do-

mingo, data em que decorre também a ação de limpeza do areal, organizada pela Câma-ra de alcobaça e pela união de Freguesias de Pataias e Martingança, a partir das 10 horas. Yoga ao pôr-do-sol às sextas, a partir das 20:30 ho-ras, é também uma sugestão para os interessados, bastan-do dirigir-se à plataforma por cima da EtaR.

“quem puder é sempre bem-vindo”. a frase, publi-cada num grupo do Facebook ligado a Pataias por Dário Mo-leiro, acompanha o “convite” para os voluntários que qui-serem ajudar na montagem das estruturas para as festas da associação Desportiva da Ferraria, que vão ter lugar nos dias 8 e 9 de agosto. o convi-te formulado pelo presidente da associação dirige-se ainda aos voluntários que queiram

colaborar nos dias dos feste-jos anuais, no decorrer dos quais deverá ser inaugurado o salão multiusos da nova sede da aDF.

o programa delineado para os festejos inclui ainda a ani-mação musical de jota P, no dia 8, e da banda oxygénio, no dia 9. no decorrer dos festejos haverá quermesse, bar, serviço de esplanada, café d’avó e filhós e jogos tradicionais.

Ação de limpeza, festas de arraial e yoga na praia da Vitória

Associação procura voluntários para colaborar nas festas anuais

cães divertem-se nos equipamentos

Page 7: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 2015SoCIEDADE 7

A zona envolvente ao Mostei-ro de Coz vai receber uma nova praça destinada à receção de turistas e à promoção do arte-sanato local, no âmbito do pro-jeto de requalificação da zona envolvente do monumento. “A praça será, certamente, uma oportunidade para a economia local e para o artesanato local. Vamos apostar no artesanato que a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes é de-tentora”, afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça numa visita ao monumento, na pas-sada sexta-feira.

Paulo Inácio acrescentou que “é necessário tratar de uma per-manência do espaço aberto ao público mas o tempo agora é de obra, de fazer demolições, ultimar as restantes aquisições e projetar os investimentos”.

Na visita, o autarca mostrou intenção de o Mosteiro de Coz ser inserido no Património da humanidade no contexto da acessibilidade a fundos comu-nitários, referindo que “como parte integrante de uma re-alidade lata que é o Mosteiro de Alcobaça, também deve ser

classificado como Património da humanidade, para que seja possível candidatá-lo a fundos comunitários”, uma vez que “as verbas nacionais para a recupe-ração deste monumento classi-ficado como Imóvel de Interesse Público não existem.

o investimento na requalifi-cação do monumento e do es-paço envolvente “é significativo e já foram gastos centenas de milhares de euros”, esclareceu Paulo Inácio.

o chefe do executivo explicou ainda que, relativamente aos cir-cuitos turísticos entre os Mosteiros de Alcobaça e de Coz que arran-caram em julho do ano passado e terminaram recentemente, o município “se limitou a apoiar financeiramente a junta na aqui-sição da viatura e que o projeto teria uma fase experimental”. “A junta informou-nos entretanto que não tinha interesse em con-tinuar com os circuitos”, declarou Paulo Inácio.

Entretanto, a Concelhia de Alcobaça da CDU manifestou-se contra o fim das visitas tu-rísticas guiadas ao monumento, exigindo informações à Câmara sobre o investimento e soluções para o problema. Em comuni-cado, a coligação refere que “é inaceitável que, em plena épo-ca turística de 2015, se venha a saber que o projeto acabou e que não foram encontradas alternativas mínimas”.

texto/foto CATARINA EUSÉBIO

coz anúncio feito pelo presidente da câmara durante visita ao local

Mosteiro de coz vai ter uma nova praça na zona envolvente

benedita vítimas mortais septuagenárias residiam nos calços

colisão entre dois veículos ligeiros no ic2 provoca dois mortos e seis feridos graves

benedita anúncio feito pelo presidente da câmara de alcobaça

Praça damasceno de campos recebe ecrã gigante após requalificação

Duas pessoas morreram e seis ficaram gravemente feri-das, entre as quais três crianças, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, na manhã do passado domingo.“Num dos veículos seguiam

sete pessoas, entre as quais um homem e uma mulher que tiveram morte imediata no local, e três crianças, que seguiam no mesmo carro, que ficaram feridas com gravida-de”, adiantou o comandante

dos Bombeiros da Benedita, António Paulo, explicando que as vítimas foram transportadas para o hospital de leiria.

As duas vítimas mortais, ambas septuagenárias,que seguiam acompanhadas pelo filho, a nora e três netos, de 8, 9 e 13 anos, num mono-volume, em direção a lisboa, eram residentes nos Calços, na União de Freguesias de Pataias e Martingança.

o condutor do outro auto-

móvel, de 22 anos, residente na Benedita, ficou também ferido com gravidade. o acidente, que levou ao encerramento da es-trada durante três horas, terá resultado da colisão frontal com uma viatura que seguia em sentido contrário.

o alerta para as autoridades foi dado às 8:10 horas, tendo sido mobilizados para o local 51 operacionais e 19 veículos. Além da GNR, foram chamados às operações de socorro bom-

beiros da Benedita, Rio Maior, Alcobaça e Caldas da Rainha, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Cal-das da Rainha, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Peniche e um helicóp-tero do INEM.

Até ao fecho de edição, a nora e um dos netos das víti-mas mortais já tinham recebido alta médica. o filho e os outros dois netos ainda se encontra-vam em estado crítico.

Vai ser instalado um ecrã gigante na Praça Damasceno de Campos, na Benedita, que está a ser requalificada desde abril, à semelhança do que está instalado em Alcobaça, junto aos Paços do Concelho.

“Estamos a concluir a praça e além de ficar bonita, sempre

ambicionei, na requalificação da mesma, que esta tivesse um meio de multimédia, um ecrã que sirva para fins de comu-nicação institucional, para publicidade, para mostrar o melhor que a Benedita tem”, explicou o presidente da Câ-mara de Alcobaça.

Paulo Inácio considera que “será uma oportunidade para os bares e os cafés na zona envolvente, para as pessoas verem futebol e espetáculos que possam passar na televi-são e utilizá-lo para contextos artísticos”.

As obras incluem trabalhos

no sistema de saneamen-to para além dos trabalhos à superfície. Também a Rua joaquim Augusto de Carvalho será calcetada até ao Externato da Benedita, segundo o projeto da Câmara de Alcobaça. o novo espaço deverá ter ainda casa de banho pública à superfície.

alcobaça

são Martinho do Porto

A Unidade de Saúde Fa-miliar da Benedita, o Parque Verde da cidade de Alcobaça e o Centro Escolar de Turquel vão ser prioritários na próxi-ma candidatura aos fundos comunitários, realizada no próximo mês de setembro.

“Em agosto, os presiden-tes de junta serão chamados para outorgar o contrato final dos fundos comunitários”,

afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça.

Paulo Inácio garantiu ain-da que a autarquia vai “ter fundos comunitários para os quatro centros escolares que falta fazer”.

Segundo o autarca, os fundos comunitários para a construção dos centros es-colares vão ser confirmados no próximo mês.

A baía de São Martinho do Porto vai voltar a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do ano com as 24 horas de spinning, que este ano vão decorrer entre os dias 7 e 8 de agosto.

o “Beach24h Spinning Tour 2015” traz à vila cerca de mil participantes de 19 países, sendo este um novo recorde, num evento que envolverá, ao todo, 3 mil pessoas.

Destaque para a presen-ça no evento de dois master trainers oriundos do Chile, que vão dar ainda mais co-lorido ao evento.

A organização, a cargo do beneditense e representante do spinning em Portugal, Dino Pedras, está a ultimar os pre-parativos da iniciativa, que cul-minará com uma festa surpresa de encerramento do evento, a partir das 21:30 horas.

Paulo Inácio define prioridades para próximos fundos comunitários

Spinning volta a animar a baía nos dias 7 e 8 de agosto

espaço destina-se à receção de turistas e promoção de artesanato local

A SPAL PORCELANAS, fundada em Alco-baça em 1965, é um grupo empresarial por-tuguês que fabrica e comercializa porcelana para uso doméstico e hotelaria. Seguindo a sua estratégia de expansão, pre-tende reforçar a sua equipa recrutando:Electricista de Manutenção Industrial

(m)

REQUISITOS- Experiência em Electricidade Industrial (comando e baixa tensão);

- Boa capacidade de leitura e interpretação de Esquemas Eléctricos e de Manuais Téc-nicos;

- Experiência em detecção e reparação de avarias em linhas de produção;

- Bons conhecimentos de automatismos convencionais, automação e instrumenta-ção;

- Conhecimentos básicos de mecânica, hidráulica e pneumática;

- Conhecimentos informáticos na óptica do utilizador.

Caso reuna o perfil pretendido, envie o seu CV para o endereço de e-mail: [email protected] ou para a seguinte morada: SPAL Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, S.A. A/C Recursos HumanosApartado 262460 – 956 ALCOBAÇA262 580 400

Page 8: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 juLho 20158 SoCiEDaDE

as já tradicionais tasqui-nhas da BiR abrem esta noite as “portas” da tenda gigante montada para receber o evento, nos próximos quatro dias, junto ao sintético em Valado dos Fra-des. a Direção do clube voltou a fazer investimentos de monta na infraestrutura contígua ao campo de futebol, por forma a melhorar as condições dos milhares de visitantes e tam-bém daqueles que trabalham em prol da instituição, que, com o evento, angaria verbas para a prática desportiva das várias modalidades.“as tasquinhas são muito im-

portantes para o clube, pois é aqui que as secções conseguem obter receitas que permitem fazer face às despesas da época desportiva”, salienta o presidente da Direção, Pedro Coelho.

o dirigente, eleito recente-mente para a presidência da Biblioteca instrução e Recreio, explica que os investimentos no recinto das tasquinhas eram inevitáveis. “Decidimos acimentar mais uma parte do recinto, sobretudo para cum-prir os requisitos da aSaE, por forma a não termos surpresas

desagradáveis”, sublinha Pedro Coelho, que não tem dúvidas sobre as vantagens da desloca-lização do evento para o espaço junto ao sintético.“as tasquinhas realizaram-

se durante muitos anos junto ao pavilhão gimnodesportivo e conseguiu-se sempre um bom ambiente, mas chegou a um ponto em que se tornava impraticável. Era importante

melhorar as condições de quem trabalha durante o evento e sobretudo de quem nos visita, daí a mudança de local”, afir-ma o dirigente.

nos próximos quatro dias são esperadas milhares de pessoas em Valado dos Frades, que desfrutarão das propostas gastronómicas das “tascas” do futebol, hóquei em patins, pa-tinagem artística, basquetebol,

Direção e motards e da anima-ção musical no recinto.

o grupo motard “os Frades” promove, durante as tasqui-nhas, o 11.º Encontro Motard, estando as inscrições abertas até à tarde de sábado. a or-ganização preparou ainda um Espaço Criança e vai organizar um torneio de futebol de 7 no sintético.

texto/foto catarina eusébio

valado dos frades evento serve para angariar verbas para prática desportiva

Tasquinhas da BIr querem atrair milhares de visitantes

nazaré concelhia sem representação nos candidatos a deputados no distrito

Psd concentra “energias” nas autárquicas e rejeita lugar na lista nas legislativas

a Concelhia da nazaré do PSD decidiu “concentrar todas as energias” no processo eleito-ral autárquico de 2017, tendo optado por declinar o convi-te para indicar um elemento para as listas da coligação PSD/CDS-PP pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de 4 de outubro.

“Entendemos que, nesta fase, seria mais importante continuar

a desenvolver o nosso trabalho a nível autárquico, até porque ir nas listas de deputados apenas por ir não faz sentido”, afirma joaquim Pequicho, presidente do PSD/nazaré.

o dirigente, que na atual le-gislatura ficou à beira de chegar ao Parlamento, lamentou, por outro lado, que as propostas da Concelhia da nazaré do PSD não tivessem sido atendidas pela

Distrital de Leiria na elabora-ção do “programa” de Governo pelo distrito.“Fizemos força para que os

assuntos do mar fossem con-siderados prioritários, mas as opções do partido foram nou-tro sentido”, notou o deputado municipal do PSD.

Valter Ribeiro, presidente do PSD/alcobaça, será o único re-presentante da região na lista

de candidatos a deputados por Leiria da coligação PSD/CDS-PP. o lugar do parlamentar na lista ainda não foi divulgado pelos partidos da coligação, algo que deverá suceder amanhã.

tal como se previa, teresa Morais será a cabeça de lista pelo distrito, enquanto a mi-nistra assunção Cristas será o primeiro nome indicado pelo CDS-PP.

nazaré

Foi assinado ontem, em aveiro, o protocolo que per-mite à Cercina passar a inte-grar a nova Rede de Gabinete de inserção Profissional (GiP), estrutura que no concelho da nazaré foi assegurada pela Confraria durante vários anos.

os GiP são dinamizados

pelo instituto do Emprego e Formação Profissional desde 2009, servindo como estru-turas de apoio ao emprego, promovidas por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, que visam apoiar os jovens e adultos desem-pregados no seu percurso de inserção profissional.

cercina garante gabinete de inserção profissional

nazaré iniciativa teve lugar na praia

david Carreira arrasta multidão de fãs à vila com “Cornetto Bus Tour”

o concerto de David Carreira durante a passagem do “Cornetto Bus tour” pela vila da nazaré arrastou uma multidão de fãs do músico, no passado sábado, à Praia da nazaré.

o espetáculo decorreu em plena marginal, com milhares de pessoas que aproveitaram o concerto gratuito para ouvir o intérprete de êxitos como “Primeira Dama” e que está associado à marca Cornetto pelo tema “haverá sempre uma música”.

David Carreira mostrou-se muito próximo do público, especialmente dos mais pequenos. o cantor concretizou um dos desejos da menina ana isa, residente na Maiorga, que era conhecer pessoalmente David Carreira.

a “digressão” do filho de tony Carreira com a “Cornetto Bus tour” prossegue este domingo em oeiras e termina no dia 9 de agosto em albufeira. nazaré questão arrasta-se há mais de três anos e está sem solução à vista

Câmara quer devolver Irs cobrado de forma indevida a munícipes em 2011

a Câmara da nazaré aprovou por unanimidade uma propos-ta para restituir o valor do iRS cobrado indevidamente em 2011, devido a um erro de intro-dução de dados no Portal das Finanças, que levou à cobrança de cerca de 200 mil euros por parte do município.

no documento aprovado, o executivo solicita à Direção Geral das autarquias Locais e à inspeção Geral de Finanças pareceres sobre a “restituição da percentagem variável no iRS no ano fiscal 2011” e a “possível restituição aos munícipes des-ses valores cobrados indevida-

mente” no anterior mandato autárquico, o último de jorge Barroso (PSD).

a necessidade da restituição da verba em causa arrasta-se desde 2012, quando a questão foi detetada pelo vereador an-tónio Salvador (PSD). Devido a um alegado erro dos serviços

camarários, a Câmara recebeu os 3% de redução na taxa munici-pal que tinha sido aprovada.

a autoridade tributária já informou a Câmara da im-possibilidade de devolução da verba, o que tem criado um constrangimento ao executivo de Walter Chicharro (PS).

nazaré

o instituto Português do Mar e da atmosfera (iPMa) está a elaborar um estudo sobre o estado de coloniza-ção dos recifes artificiais da nazaré que estão submersos, desde 2010, na plataforma continental entre a foz do rio alcoa e a praia do Salgado, a

uma profundidade entre os 20 e 23 metros.

análise da componente macrofauna bentónica, ma-crofauna incrustante, ictioló-gica oceanográfica e impacto recifal ao nível pesqueiro e socioeconómico são os fato-res em estudo.

recifes artificiais estudados pelo instituto do Mar e da atmosfera

famalICão

a Câmara da nazaré organi-za, na próxima quarta-feira, uma visita guiada à freguesia de Famalicão.

a iniciativa pretende dar a conhecer uma parte da his-tória da freguesia, em parti-cular a da igreja e de dois dos fontanários existentes.

o programa tem a partida marcada para as 14:30 horas em frente ao Centro Cultural da nazaré, com as paragens na igreja nossa Senhora da Vitória, na fonte de S. joão e na fonte de S. antónio. as inscrições decorrem na bi-blioteca de praia.

câmara da nazaré organiza visita guiada à freguesia

pedro coelho, novo presidente da bir, nos últimos preparativos

Page 9: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 JULHO 2015ECONOMIA 9

leiria candidatura ao portugal 2020

Nerlei apoia internacionalização de mais de 100 empresas

A Associação Empresarial da Região de Leiria viu apro-vadas duas candidaturas a projetos conjuntos no âmbito do Portugal 2020, uma na área da internacionalização e outra na área da qualificação. São candidaturas em que a Nerlei é promotora e no âmbito das quais organiza ou desenvolve ações destinadas a um conjunto de empre-sas. Nas duas candidaturas apresentadas está previsto envolver mais de 150 empresas, das quais 115 na inter-nacionalização e 50 na área da qualificação.

Na candidatura da área da internacionalização estão previstas ações ao nível da participação em feiras in-ternacionais, realização de estudos e projetos e ações de prospeção de mercado. No campo das feiras inter-nacionais, estão contempladas participações conjuntas organizadas pela Nerlei nas feiras Ambiente, na Ceramitec e na Automechanika 2016. No que respeita a estudos e projetos estão candidatados dois estudos de mercado sectoriais. Na prospeção de mercado, estão previstas missões empresariais à Argélia, Chile, Emirados Árabes Unidos e Indonésia; e receção de importadores, ou missões inversas, dos mercados dos Estados Unidos da América, China e Rússia, informa a associação.

Na candidatura da área da qualificação, designada de IQ+Empresas, estão previstas ações nas áreas de imple-mentação e certificação de sistemas de gestão e produtos; reforço da organização e gestão; eco-inovação e acesso/reforço a mercados digitais.

Entretanto, a associação anunciou que está credenciada para prestar apoio técnico à criação e consolidação de projetos no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Este estatuto tem a duração de dois anos e abrange os concelhos de Al-cobaça e Nazaré. O programa tem como objetivo promover o empreendedorismo, a criação de empresas e o auto-emprego, bem como a criação de pequenos negócios, entre outros.

Os destinatários são todos os promotores de projetos, e as respetivas empresas, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo que sejam executados pelo IEFP, isoladamente ou em articulação com outros organismos.

No Vimeiro não há só cam-peãs mundiais de bodyboard, também há frutos exóticos. Não acredita? Então visite a plantação de Liliana Frazão, a responsável pelo “fenómeno”, que está a conquistar o paladar dos consumidores nacionais.

A vimeirense começou há três anos a produzir o fruto proveniente, sobretudo da América do Sul, e o balanço não podia ser melhor. “A pro-cura pelo maracujá é cada vez maior”, garante a agricultora, que fornece clientes de Lisboa e do Oeste.

O mais curioso é que Liliana Frazão não fazia a mínima ideia de como produzir maracujá e nem sequer era um fruto que consumia ou apreciava. “Deci-dimos avançar com a plantação e ver o que dava“, adianta a vimeirense, que conta com a ajuda do marido no negócio.

“Como as árvores deram mui-to fruto no primeiro ano e os maracujás eram muito bons, percebemos que havia po-tencial neste negócio”, recorda. Do primeiro ano de plantação resultaram cerca de 150 quilos de maracujá e em três anos a produção aumentou dez

vezes. “A nível de plantação e montagem de estrutura foi experimental e tivemos a sorte de haver poucos erros“, con-fessa a empreendedora, que há oito anos decidiu estrear-se na agricultura com a produ-ção de framboesas, que ainda representa a grande fatia do negócio.

O maracujá-roxo, nome da variedade que tem nascido nos cerca de mil metros qua-drados da estufa instalada em terrenos do Vimeiro, é carac-terizada pela maior porcenta-

gem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis (brix). Mas, afinal, como é que nasce um fruto exótico em temperatu-ras frias? “A nossa produção é feita em estufas. Apesar de o processo de maturação ser, de facto, mais lento do que nos países provenientes do fruto, o nosso maracujá tem-se adap-tado bem ao nosso clima. Como esta é uma região fria, temos uma caldeira nas estufas para que a maturação aconteça nas melhores condições“, explica Liliana Frazão.

Em plena campanha comer-cial, a produtora confessa que apesar de a produção ser cada vez maior, “o difícil é escoar o fruto, que começa agora a aparecer nas prateleiras das superfícies comerciais”.

Seja como for, “a preocu-pação é ter um bom produto com calibre, sabor e qualidade, boas quantidades e bons clien-tes“, reitera a produtora, que para o próximo ano já espera

“colher” as amoras plantadas este ano.

texto/foto SARA VIEIRA

vimeiro agricultora começou há três anos a produzir fruto exótico

maracujá made in vimeiro

alCoBaÇa divulgada lista das 100 maiores e melhores empresas do distrito

Goanvi considerada pelo região de leiria a melhor empresa do concelho de alcobaça

A Goanvi foi considerada a melhor empresa do concelho de Alcobaça, ocupando o 25.º lugar de 2014 na performance geral do distrito, segundo a lis-ta das 100 Maiores e Melhores Empresas do Distrito de Leiria e Concelho de Ourém, publi-cado pelo semanário Região de Leiria.

A central de engarrafamento de bebidas, sediada na Fer-vença, faturou 19,4 milhões de euros no ano passado, um acréscimo de 5% em compa-ração com 2013, com 1 milhão de euros de resultados líquidos positivos.

Com 40 postos de trabalho, a Goanvi é ainda, segundo aquele estudo, a segunda maior empresa do concelho, apenas superada pela Balbi-no & Faustino, que apresentou

um volume de negócios de 31,9 milhões.

A engarrafar 1,5 milhões de litros de vinho por mês e a exportar para três dezenas de países espalhados por vários continentes, entre eles Angola, Estados Unidos, Brasil e China, a Goanvi lidera também a lista das empresas mais exportadoras do concelho, faturando 10,9 mi-lhões de euros. A empresa, que voltou a ser distinguida como PME Líder este ano, foi ainda a quarta melhor empresa de 2014 no indicador de retorno dos capitais próprios e a sétima na contribuição para impostos.

Em segundo lugar das me-lhores empresas no concelho, a Recauchutagem 31 foi a melhor nos indicadores de liquidez ge-ral e autonomia financeira e a segunda maior empregadora,

com 89 postos de trabalho. A Balbino & Faustino é a em-

presa do concelho que empre-ga mais pessoas, contando com 180 trabalhadores.

A Crigado, sediada na Bene-dita, que apresentou um volu-me de negócios de 16,4 milhões de euros, é a melhor empresa do setor primário do distrito. A empresa contou com 58 em-pregados no ano passado.

Segundo a lista, Alcobaça tornou-se o terceiro concelho do distrito com maior volume de negócios na exportação, que apresentou 217,1 milhões de euros. O setor dos moldes, máquinas e aparelhos mecâ-nicos exportou mais 37% e os produtores de fruta duplicaram as vendas no exterior.

Com o apoio da Baker Tilly Portugal, o Região de Leiria

selecionou um conjunto de indicadores e rácios econó-micos-financeiro para apurar as melhores, que permitem avaliar o desempenho destas empresas e identificar as ven-cedoras. A análise incluiu os seguintes indicadores: volume de negócios dos anos de 2014 e 2013, total do ativo, total do ca-pital próprio, resultado líquido do período, valor acrescentado bruto, número de empregados, volume de exportações, au-tofinanciamento sobre volu-me de negócios, EBITDA sobre volume de negócios, dívida líquida do capital próprio, produtividade, contribuição para impostos, rentabilidade líquida das vendas, receitas por trabalhadores, solvabilidade, liquidez geral e crescimento de volume de negócios.

alCoBaÇa

alCoBaÇa

A Futursolutions estabe-leceu um protocolo com o banco BPI, que pretende criar condições privilegiadas de fi-nanciamento junto dos clien-tes, com vista à aquisição de soluções energéticas.

A parceria permite o finan-ciamento do projeto ener-gético, em que as pessoas, singulares ou coletivas, be-

neficiarão da possibilidade de investir sem a necessidade de comprometer, de forma ime-diata, uma parte substancial dos seus recursos financeiros. Para a empresa, “é uma opor-tunidade ideal para aperfei-çoar cada vez mais os serviços prestados, permitindo criar mais e melhores soluções aos seus clientes”.

A Granja de Cister levou al-guns dos melhores produtos e marcas de Alcobaça à feira “O Melhor de Portugal”, que teve lugar no início deste mês, em Bruxelas.

“A Cooperativa Agrícola de Alcobaça acedeu positivamen-te ao convite da Confederação de Agricultores de Portugal para estar presente na feira, com o objetivo fundamental de pro-

mover os sócios, produtores e marcas da região naquela ca-pital”, refere a Direção.

A Quinta do Vale da Rosa, a Docipala Confeitaria, o Atelier do Doce, a Frutaformas, as Carnes Valinho, a Casa Féteira, a Coo-perativa Terra Chã, a Desidrata, a Ginja M.S.R, a Loja do Sal, a Sabores Seculares e a Adega Co-operativa de Alcobaça estiveram representadas.

Futursolutions e BPI criam condições privilegiadas de financiamento

Granja de Cister promove produtore e marcas em Bruxelas

liliana frazão abastece clientes do oeste e de lisboa

Melhores do concelho de Alcobaça

nome da empresa performance faturação trabalhadores Goanvi - Central de Engarrafamento de Bebidas, Lda 4.92 19.452.894€ 40 Recauchutagem 31, S.A. 4.48 7.497.909€ 89 Balbino & Faustino, Lda 3.41 31.976.107€ 180 Crigado - Sociedade Agro-Pecuária 3.18 16.455.804€ 58

Page 10: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 JULHO 201510 EcONOmIAREDE PME

empresa sediada em valado dos frades tem oferta diferenciadora no mercado da região

Viola complementa serviços de contabilidade e seguros

O apelido da família dá nome à empresa, cuja atividade se com-plementa entre os serviços de contabilidade e os seguros. com uma história de quatro décadas, a Viola - contabilidade e Seguros, sediada em Valado dos Frades, tem conquistado a região, apostan-do numa oferta diferenciadora no mercado. “Os seguros e a contabilidade

são duas áreas de negócio que se complementam e esta é uma forma de fidelizar ainda mais os clientes“, adianta Geraldo Viola, responsável pela área da contabilidade, que re-presenta cerca de 75% do volume de negócios da empresa.

Fundada em 1989, dando conti-nuidade ao negócio do pai, Joaquim Viola, que iniciou atividade em 1975, a empresa tomou um novo rumo com os filhos ao comando. “Já aju-dávamos quando ainda estávamos a estudar, mas depois de cada um ter terminado os seus cursos deci-dimos dar continuidade ao negócio

de família”, recorda o economista e Técnico Oficial de contas.

As micro e pequenas empresas da região representam a grande fatia de clientes da empresa. “Temos o privilégio de gozar de uma exce-lente reputação, não só por parte dos clientes mas tam-bém pelos restantes agentes económi-cos“, sublinha Geraldo Viola, para quem

“o percurso e o know how de aproxima-damente 40 anos da Viola falam por si”.

Também a aposta no acompanhamento de serviços ao cliente tem feito a di-ferença num negócio cada vez mais concorrencial. “A nossa prestação de serviços de contabilidade não passa apenas pela prestação de ser-viços de contabilidade, passa muito

por reunir periodicamente com os clientes e alertar para determinadas situações. Ou seja, há um serviço de acompanhamento permanente e isso faz toda a diferença”, reforça o valadense, acrescentando que “hoje em dia já não se faz contabilidade só

para cumprir obrigações fiscais. Atualmente a

contabilidade tem de ser um ins-

trumento de gestão fun-damental”.

Daí a pre-ocupação da

gerência da empresa em

estar na van-guarda, “quer na

prestação dos serviços, a nível informático e na formação”, adianta o empresário, atestando que “o conhecimento é funda-mental para que os clientes te-nham a certeza que este é um serviço de vanguarda”.

Além dos serviços de conta-bilidade e de consultoria, “que está intimamente ligada com a contabilidade”, a empresa presta ainda apoio em estudos e projetos de viabilidade económica. “Nos últimos anos não tem sido uma área de negócio muito procurada, mas com o Portugal 2020 e com a instalação da Área Empresarial de Valado dos Frades pode ser que o cenário mude de figura”, con-sidera o administrador da Viola

- contabilidade e Seguros.O que também pode mudar de

figura brevemente são as instala-ções da empresa. “Logo que haja um sinal de dinamismo económico, queremos mudar para instalações próprias. Já temos o terreno com-prado, mas como o projeto ainda envolve cerca de 300 mil euros, é preciso estabilidade no mercado para depois avançarmos”, afirma o empresário, que tende a fazer dos números, literalmente, a sua vida.

texto/fotos SARA VIEIRA

Entre a contabilidade e os seguros, o negócio fa-miliar tem dado os seus frutos. O acompanhamento permanente ao cliente é a mais-valia da empresa, que tem sabido adaptar-se ao mercado.

REGIÃO DE CISTER (RC) > O que distingue a Viola da concorrência?GERALDO VIOLA (GV) > Normalmente o preço é o fator de preferência dos clientes. mas este é um negócio em que é absolutamente indis-pensável uma relação de confiança entre o prestador de serviços e o cliente. Na área dos seguros o fator preço também é o que pesa mais, mas depois é no acompanhamento ao cliente que uma mediadora de seguros pode diferenciar-se em relação a um seguro dire-to. E temos tentado primar exatamente pelo acompanhamento.

RC > O que tem mudado nestes setores?GV > As empresas estão cada vez mais atentas

a uma gestão mais próxima e mais permanente. Quem não o fizer sujeita-se a encerrar portas. E nós temos de satisfazer as necessidades do cliente. As empresas que querem crescer e trabalhar têm de ter um acompanhamento próximo e isso exige de nós uma disponibilidade diferente para lhe dar informação. Temos de perceber o que o cliente precisa com todo o rigor da nossa parte.

RC > As novas tecnologias de informação e a informática ajudaram o negócio?

GV > Obviamente. Quem não estiver alta-mente atualizado fica para trás. Hoje já nada se faz sem uma análise financeira mais deta-

lhada, que só pode ser feita informaticamente. Qualquer agente económico mais atento procura conhecer as empresas com quem se relaciona, daí a relevância a informação dis-

ponibilizada.

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

40

número de anos que o negócio

familiar se mantém vivo em valado

dos frades

geraldo viola

“O acompanhamento ao cliente é a aposta”

designação Viola - contabilidade e segurosfundação 1989capital social 40 mil €trabalhadores 7administração Eugénio Viola e Geraldo Violaatividade contabilidade e seguros faturação 220 mil €produtos contabilidade, fiscalidade, consultoria e estudos de viabilidade económica sede Valado dos Fradesemail [email protected] e [email protected] 262 577 222telemóvel 963 447 975

0

P

.

,

+

_

Z

C

ï

%

!

"

Page 11: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 JuLHO 2015EducaçãO 11

O Glee club do Externato cooperativo da Benedita comemorou, recentemente, o seu 5.º aniversário. uma noite que, como não podia deixar de ser, foi cheia de música.

dezenas de pessoas assis-tiram a mais uma festa de aniversário deste grupo que tem como missão envolver os

jovens à volta da música.O Gleeclub é um projeto

musical iniciado no ano le-tivo de 2010/2011 e é dirigido a alunos de todas as faixas etárias que adorem cantar em inglês.

Foi do Gleeclub EcB que saiu o grupo “cupcake”, que participou há dois anos no concurso “Factor X”, da Sic.

a Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) continua a somar prémios. desta vez, o projeto iF - intelligent Flow arrecadou o 2.º lugar no concurso “ape-lo à Kriatividade ambiental”, promovido pela quercus.

O iF é um mecanismo que permite poupar água durante o processo de obtenção de água quente, através da abertura e fecho de entradas até que se obtenha a temperatura deseja-da. Este projeto permite obter água à temperatura desejada, sem desperdícios da mesma e de combustíveis fundamentais ao processo de obtenção.

“através da utilização de sondas de temperatura, que informam os graus a que esta se encontra, faz-se um equi-líbrio de temperaturas através da mistura de águas com di-ferentes temperaturas, sendo a programação do sistema in-tuitiva e fácil, através de um ecrã tátil onde o utilizador só define a temperatura desejada

e a pressão”, pode ler-se no comunicado da escola.

“É claro que estas iniciativas dão uma grande visibilidade e notoriedade junto da comuni-dade, junto dos organismos/entidades oficiais e junto das empresas”, conforme referido em comunicado.

com a realização destes pro-jetos, a EPRM tem conseguido

resultados positivos relativa-mente à “redução do absen-tismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar”.

O “apelo à Kriatividade am-biental” (a.K.a.) é um concurso de ideias destinado a jovens com idades entre os 14 e os 17 anos e permite que estes apresentem, em competição,

uma ideia para defender o am-biente e a sustentabilidade do planeta.

como prémio, os alunos receberam um bilhete para o festival Super Bock Super Rock, um iPad mini, um conjunto Faber castle e uma inscrição no campo de Férias ambiental de Verão.

texto luci pais

rio maior escola profissional arrecada 2.º lugar do concurso da Quercus

intelligent Flow da EPrm vence “apelo à Kriatividade ambiental”

caldas da rainha

bEnEdita

O chef Luís tarenta, profes-sor da Escola de Hotelaria e turismo do Oeste, nas caldas da Rainha, criou uma tarte de Maçã de alcobaça com canela.

Massa areada, creme de pasteleiro, Maçã de alcobaça e molho de frutos silvestres completam a lista de ingre-dientes da tarte.

O autor da receita deu o conselho de “servir como sobremesa acompanhado com um molho de frutos ver-melhos ou simplesmente a

acompanhar um café”, como se lê na descrição da receita publicada no site do clube da Maçã de alcobaça.

a Escola de Hotelaria e tu-rismo do Oeste aposta nos cursos de dupla certificação (nível iV) de Operações turís-ticas e Hoteleiras, técnicas de cozinha/Pastelaria e técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, e nos cursos de especialização tecnológica (nível V) de Gestão e Produ-ção de Pastelaria e Gestão de turismo.

Escola de hoteleria e turismo cria tarte de Maçã de alcobaça

Glee club do Externato comemorou 5.º aniversário

projeto da eprm apresentado e defendido em concurso

MARGON, S.A.

Admite

SERRALHEIRO MECÂNICO

REQUISITOS: - Disponibilidade para trabalhar por turnos; - Experiência na função; - Dinamismo, ambição e sentido de responsabilidade. OFERECE-SE: - Salário de acordo com a capacidade demonstrada; - Integração em equipa dinâmica. Se esta oportunidade lhe interessa, envie-nos a sua candidatura acompanhada

de curriculum vitae atualizado para o seguinte email: [email protected] MARGON, S.A.

Cruz da Légua Telef. 244 / 498000 2480 Porto de Mós Fax. 244 / 498001

Page 12: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 201512 cUlTURA

mostra

o centro cultural apresenta a 40ª edição da Feira do livro da Nazaré, numa iniciativa da Biblioteca da Nazaré.

livros a preços convidativos, atividades para crianças, pre-sença de escritores, exposições e muitas outras iniciativas de promoção do livro e da leitura, como um ‘Roteiro toponímico e literário’ pela Nazaré, Sítio e Pederneira, são as ofertas deste evento, que se prolonga até

ao dia 16 do próximo mês.Na antiga lota, além dos livros, o públi-

co pode visitar a exposição ‘Tesouros da Biblioteca da Nazaré”, uma mostra sobre

a biblioteca, uma co-letividade popular fundada em 1939.

Amanhã, a nazare-na e jornalista Sílvia caneco apresenta o livro ‘As conversas secretas do clã Espírito Santo’. No sábado, é a vez do ‘Pijama da gata’.

Cistermúsic bate todos os recordes e dá vida ao mosteiro

Mesmo ainda sem números oficiais, que deverão ser divulgados na próxima semana, há conclusões irrefutáveis a retirar da edição de 2015 do cistermúsica: este ano, o festival quebrou todos os recordes, no número de espetáculos e na afluência de público, e deu nova vida ao Mosteiro durante um mês. Ainda no passado domingo, cerca de 1.200 pessoas acorreram à Nave central do monumento para apreciar o Requiem de Mozart no concerto de encerramento, o que diz bem do sucesso do festival de música de Alcobaça.“o País precisa de grandes festivais e

o cistermúsica é já o maior festival do País”, assegura Alexandre Delgado, que há 14 anos está ligado ao evento e este ano voltou a partilhar com Rui Morais a direção artística.

o músico e compositor destaca o “esforço incrível da equipa da Banda de Alcobaça” para levar a efeito um festival com 14 espetáculos diferentes na programação principal e com uma Rota de cister que levou o evento a diversos monumentos cistercienses localizados nos concelhos de

lisboa, Santarém, Penacova, Arouca e São Pedro do Sul. A Europa é o próximo destino.

“A Rota de cister funcionou muito bem e é inevitável que se dê o salto internacional para levar o festival aos Mosteiros cister-cienses europeus”, sublinha Alexandre Delgado.

o nível artístico do cistermúsica mereceu os mais rasgados elogios, nomeadamente pela crítica nacional, através do jornal Público. De resto, Alexandre Delgado tem dificuldade em identificar os momentos altos do festival, por serem... tantos. “o

concerto de abertura, com carmina Bu-rana, e o encerramento foram marcantes, porque foram das obras mais populares que já programámos. Mas tivemos alguns dos melhores concertos internacionais de sempre, como os do Gould Piano Trio e dos les Éléments, que são de topo mun-dial. Mas é preciso destacar, também, o espetáculo de dança no Mosteiro, pela Academia de Dança de Alcobaça, que foi espantoso”, sustenta o diretor artístico, mencionando ainda os concertos do Duo Amal e da orquestra Gulbenkian como duas

das mais-valias do festival. Alcobaça tem sido sinónimo de música

de qualidade e, prova disso, é o facto de o grupo francês Discantus, que se exibiu no Dormitório do Mosteiro, ter gostado tanto da acústica do espaço que pretende ali gravar, no próximo mês de outubro, um cD. Assim sendo, ainda restam dúvidas sobre o que o cistermúsica representa para a cidade e, já agora, para o País?

texto joaquim paulo

Biblioteca da Nazaré promove Feira do livro no Centro Cultural

literatura

É com ‘Efeitos de luz’ que se apresentam as obras do turquelense Adriano de Sousa lopes (1879-1944) no Museu Nacional de Arte contemporânea do chiado. A mostra pode ser apreciada até ao próximo dia 8 de novembro. No catálogo, com o mesmo nome da mostra, publica-se um conjunto de ensaios originais. Foi pela região que o artista iniciou as suas primeiras pinturas e desenhos de paisagens, do castelo de leiria, dos vales de Aljubarrota e dos mosteiros de Alcobaça e Batalha.

músiCa

A tour 2015 dos The Gift já se está a escrever pelos palcos do País. No próximo sábado, o grupo alcobacense vai até à Feira Raiana, em Idanha-a-Nova. No dia 12, são os fãs da Praia da Rocha (discoteca Búzios) que os aguardam.

Seguem-se atuações em corroios (dia 27) e as Festas do Mar de cascais (dia 29). os The Gift continuam a trabalhar num novo álbum discográfico. No segredo dos deuses está a data de lançamento da obra...

the Gift atuam sábado em idanha-a-Nova

pinturas com mãos de turquel em lisboa

músiCa

amaNhãliteraturaAlcoBAçA

‘Afectos e memórias’ é o título do livro que será apresentado no café Tertúlia. Uma obra da poetisa Fernanda Barroso Nabais. o evento está agendado para as 22 horas, na Rua Frei Fortunato

amaNhãmúsiCaPENIchE

luís Peças e jenny Silvestre apresentam-se, amanhã, a partir das 21:30 horas, na Igreja da Misericórdia de Peniche, para um concerto de música barroca. o espetáculo decorre no âmbito do cistermúsica

terça-FeirateatroSANTA MARIA DA FEIRA

os bonecos dos S.A. Marionetas vão até ao norte do País. josé Gil, Sofia Vinagre e Natacha cos-ta Pereira estreiam, na próxima terça-feira, mais uma peça, “D. Afonso III”, na Viagem Medieval em Santa Maria da Feira

dia 6 de aGostomúsiCaSão MARTINho

A fadista cuca Ruseta atua na Praça Engenheiro josé Frederico Ulrich. o concerto está agen-dado para as 22 horas, com entrada livre. Até terras de cister, traz ‘Riû’

de 26 a 29 de aGostomúsiCaAlcoBAçA

‘Gravíssimo!’, pela Academia de Música de Alcobaça, volta a en-cher a cidade de metais graves. com direção artística de Sérgio carolino e de hugo Assunção, o festival promete abanar, uma vez mais, Alcobaça

até dia 1 setemBromostraNAzARÉ

‘o meu cachené. Fotografia de Gisela e Antti Särkilahti’ está em mostra no Museu da Nazaré, até ao dia 1 de setembro. Gisela e Antti Särkilahti são dois autores estrangeiros apaixonados pela Nazaré

aGeNda

a

Page 13: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 2015cUlTURA 13

Na Igreja, a capela. Na cozinha, os Amantes. No claustro D. Dinis, as Vinhas da Ira. Na Sala dos Reis, a Rainha. Na Sala dos Monges, a Manta. No dormi-tório, o Deserto. No refeitório, o Enlightnment. São oito as instalações contemporâneas, três inéditas e cinco já expostas, de cristina Rodrigues patentes no Mosteiro até ao final do próximo mês. “Sempre sonhei trazer a exposição ao Mosteiro

de Alcobaça. Vejo-me como artista contemporânea barroca e este era o local ideal para trabalhar e co-locar a minha obra. Eu reajo ao espaço arquitetónico como artista e o meu habitat natural são edifícios góticos, catedrais e mosteiros”, adiantou a artista, à margem da visita guiada, no passado sábado, integrada na programação do cistermúsica.

Entre as peças criadas especialmente para a maior exposição da artista contam-se “os Amantes”, uma instalação composta por centenas de corações de porcelana inspirada em D. Pedro e D. Inês, “a história de amor mais marcante de Portugal” para a artista; o “Deserto”, composta por 22 cadeiras decoradas com têxteis que retratam a sociedade portuguesa; e “As Vinhas da Ira”, uma peça alusiva

“às gerações de jovens portugueses que se vêm obrigados a emigrar para outros países”, adiantou cristina Rodrigues.

Em duas instalações - Enlightnment e os Amantes - cristina Rodrigues envolveu a Perpétua, Pereira & Almeida - cerâmicas S. Bernardo, com a criação e produção de peças de porcelana.

A exposição, desenhada ao longo de dois anos pela artista que vive entre Idanha-a-Nova e Man-chester (Inglaterra), envolveu mais de 100 pessoas e contou com o apoio dos municípios de Amarante, Idanha-a-Nova e Alcobaça. “o céu desce à terra” integra as comemorações dos 25 anos do Mosteiro como Património da humanidade.

texto sara vieira

Workshop com Ni FranciscoA casa da cultura de São Martinho

do Porto recebe Ni Francisco para mais um workshop de Fotografia. A iniciativa decorre no dia 16 do pró-ximo mês, entre as 10 e as 12 horas e as 15 e as 17 horas. o workshop, com inscrições limitadas, custa 20 euros. Mais informações através do número de telemóvel 926 889 888. Ni Francisco é natural de São Martinho, mas viveu vário anos na holanda, onde estudou no Instituto de Fotografia de Amesterdão.

teatro

‘Fujam que eles vêm aí’ sábado à noite em Valado de Santa Quitéria

FotograFia

‘Fujam que eles vêm aí’ volta a subir ao palco da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, em Valado de Santa Quitéria. o espetáculo decorre no próximo sábado, às 21:45 horas. Se ainda não foi, fique a saber que se trata da última oportunidade para assistir a este espetáculo de teatro de revista. Uma peça que que promete gargalhadas desde o primeiro minuto.

Cristina rodrigues fez o céu descer à terra do Mosteiro

arteS

novas assinaturas

Faça uma assinatura Online dO regiãO de Cister e reCeba* 2 bilhetes de entrada no Mercado Medieval de Óbidos

*CamPanHa limitada aO stOCK eXistente

super

campanhaPor apenas 12€/ano

beneficie desta

oferta

Page 14: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 julho 201514 dEspoRto

triatlo alcobacense regressa aos grandes resultados

Melanie Santos conquista bronze no Europeu sub-23

triatleta garantiu medalha em espanha

Ciclismo: Pedro Lopes foi 56.º no Festival Europeu

o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de cadetes, pedro lopes foi 56.º classificado no exercício individual do Festival olímpico da juventude Eu-ropeia, disputado em tbilisi, na Geórgia, ao cumprir a distância do contrarrelógio em 13m22s. o atleta do alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito agrícola foi o melhor ciclista português na competição.

Futebol: Nazarenos contrata médio francês

o nazarenos contratou o médio francês Capelle jean-Baptiste (ex-nancy) e renovou contrato com o guardião Edi Milhazes. o clube vai apostar nos jovens talentos da casa, tendo promovido ao plantel princi-pal os ex-juniores Francisco Canhoto, joão Ricardo, joão Vieira e Ricardo Bulhões. o técnico Francisco Mota vai manter-se ao comando da equipa.

Hóquei: Turquelenses na Seleção Nacional sub-20

o guardião Miguel silva e o avançado pedro Batista foram convocados para o estágio final da seleção nacional sub-20 que vai participar no Mundial, competição que se realizará de 19 a 26 de setembro, na cidade de Vilanova, em Espanha. os dois jogadores do hC turquel foram cha-mados pelo selecionador luís duarte, que vai tentar revalidar o título.

Andebol: Jorge Rito de volta ao ABC Braga

jorge Rito está de volta ao aBC Braga para cumprir as funções de coordenador técnico da equipa de andebol. depois de sete anos ao comando do conjunto principal do emblema bracarense, jorge Rito abandononu o aBC para treinar o Benfica. o ex-jogador de andebol volta, agora, ao clube que representou ao longo de 23 anos para coordenar um dos mais importantes emblemas da modalidade.

Futebol: Carolina Ferreira na seleção feminina de sub-19

a beneditense Carolina Ferreira foi chamada aos trabalhos da seleção nacional feminina de sub-19 para o próximo estágio da equipa das quinas, que decorre em Rio Maior, entre 3 e 6 de agosto. a jogadora do a-dos-Fran-cos tem sido presença assídua nas seleções nacionais jovens, sendo um valor seguro do futebol feminino.

Futebol: AF Leiria conclui filiação na arbitragem

termina amanhã o prazo para a filiação de árbitros, cronometristas e observadores na associação de Futebol de leiria. Este é um passo fundamental na preparação da próxima temporada no futebol e futsal a nível distrital. a filiação de clubes e a inscrição das equipas terminou no passado dia 20 de julho, embo-ra possa ainda vir a ser sujeitas a alterações até ao mês de setembro, quando arrancam os campeonatos.

a alcobacense Melanie san-tos conquistou a medalha de bronze no Europeu de sub-23, competição que decorreu, no passado fim de semana, na ci-dade espanhola de Banyoles.

a triatleta precisou de 2h00m17s para completar a prova, sendo apenas supera-da pela britânica lucy hall e pela italiana ilaria Zane, que asseguraram os dois primeiros lugares do pódio.

Melanie santos partiu para Banyoles com o objetivo de ficar entre as dez melhores

e foi com isso em mente que completou a prova sempre no grupo da frente. a atleta ter-minou o segmento de natação em apenas 20m21s, o que lhe permitiu gerir a distância para as primeiras classificadas. Foi o segmento final, de corrida, que catapultou a alcobacense para o pódio ao obter o segundo melhor tempo da prova.

É o regresso da atleta do alhandra sC aos grandes re-sultados internacionais, após alguns meses de paragem de-vido a lesão.

Melanie santos foi a melhor portuguesa em Banyoles, su-perando ana Ramos, que foi 18.ª com o tempo de 2h04m20s, e helena Carvalho, que acabou no 24.º posto, com a marca de 2h08m30s.

a alcobacense conquistou, ainda, o 6.º lugar na prova de estafetas mistas sub-23. a triatleta juntou-se aos colegas david luís, ana Ramos e Filipe azevedo para representar a se-leção nacional desta vertente da prova que decorreu em solo espanhol.

natação três pódios para a região

Guilherme Pina com duas medalhas nos nacionais absolutos

Guilherme pina (Benedita sport Club na-tação) sagrou-se, esta quinta-feira, vice-campeão nacional absoluto nos 1.500 metros, durante o open de portugal, que decorreu no complexo olímpico de natação Mário Mexia, em Coimbra. o nadador precisou de 15m51s45 para completar a prova, garantindo a me-dalha de prata na competição.

o beneditense conquistou, ainda, a meda-lha de prata na prova de 800 metros livres, com o tempo de 8m21s36.

Em destaque no primeiro dia dos cam-peonatos esteve, ainda, inês silva (Clube de natação de alcobaça), que conquistou a medalha de bronze nos 100 metros bru-ços, no escalão de juvenis, com o tempo de 1m14s48,

os campeonatos nacionais de juvenis e absolutos decorreram nas piscinas Munici-pais de Coimbra, com diversos atletas da região.

os atletas do Clube de natação de alcobaça conquistaram, além do pódio de inês silva, mais sete presenças em finais: três 3 finais B e sete finais a, 12 novos recordes pessoais e 9 novos recordes do clube nas categorias absoluta, júnior, juvenil a e juvenil B.

natação prova decorreu no jamor

rita Belo garante duas medalhas de bronze em infantis

Rita Belo (Benedita sport Club natação) obteve duas medalhas de bronze nos cam-peonatos nacionais de infantis, que decor-reram no jamor. a nadadora alcançou o 3.º lugar da classificação nas provas de 100 e 200 metros mariposa.

numa prova que contou com a presença de 97 equipas, num total de 416 nadadores (210 masculinos e 206 femininos), o Benedi-ta sport Club natação esteve presente com quatro nadadoras: Rita Belo, Constança Ro-drigues, Maria Matos e Carolina Francisco. além das duas medalhas de Rita Belo, os nadadores da Benedita conseguiram ainda obter 20 novos recordes pessoais.

o Clube de natação de alcobaça também marcou presença no campeonato, com os seguintes nadadores: Maria Catarino, Edgar Ribeiro, Francisco Correia, Francisco silva e Miguel silva. apesar de não terem conquis-tado qualquer medalha, os nadadores de alcobaça estiveram em bom plano, tendo quebrado diversos recordes pessoais na competição.

as atletas Bárbara Coelho e Raquel Cardoso (penta-tlo Moderno de pataias) não foram além do 16.º lugar no Europeu da modalidade, no escalão de juvenis, prova que decorre até domingo em Caldas da Rainha.

as duas atletas integram a seleção nacional da modali-

dade, que é composta por dez atletas, tendo somado 890 pontos na participação que ti-veram na competição. a equipa mista de portugal conquistou a medalha de bronze.

Em declarações ao “Região de leiria”, o nazareno abí-lio Figueira, vice-presidente da Federação portuguesa de

pentatlo Moderno, tinha apon-tado o pódio como objetivo de Bárbara Coelho e Raquel Cardoso.

a competição foi organizada com o apoio da Federação da modalidade. Estiveram, em Caldas da Rainha, cerca de 150 atletas em representação de 20 seleções nacionais.

o Ginásio operou uma rees-truturação no lote de treinado-res das equipas de futebol de 11 na formação. a contratação de paulo Brites, que guiou o nazarenos à conquista da taça distrito de leiria de juniores na época passada, para os junio-res é a grande novidade.

do grupo de técnicos da época passada apenas noel delgado, que chegou à final da taça pelos juvenis, continua no mesmo escalão. a equipa de juvenis B será entregue a horá-cio luís, que nos anos anterio-res tinha treinado as equipas dos azuis de iniciados B.

tal como já tinha sido no-ticiado pelo REGiÃo dE CistER, hélio aurélio foi promovido à equipa de iniciados a, acu-mulando funções com a equipa de seniores do alfeizerense.

nélio silva, que tinha treina-do os juvenis B, passa a assumir os iniciados B do clube.

PEntatlo ModErno atletas de pataias longe do pódio

Bárbara Coelho e raquel Cardoso disputaram Europeu de juvenis

futEBol paulo brites para os juniores é a novidade

Ginásio reestrutura treinadores das equipas de formação

Page 15: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 julho 2015dEspoRto 15

os beneditenses Eurico Fon-seca e tomás honório oliveira (associação peão Cavalgante) conquistaram o 7.º lugar do campeonato nacional de xa-drez.

o xadrezista Eurico Fonseca, do escalão de sub-14, somou cinco pontos em sete possíveis,

com um registo de três vitórias, dois empates e uma derrota.

por seu turno, tomás honório oliveira, do escalão de sub-20, conquistou quatro pontos em sete possíveis.

o sub-16 joão Viana sousa também participou na compe-tição e alcançou o 21.º posto da

classificação do escalão, com 3,5 pontos.

os campeonatos nacionais de xadrez decorreram, de dia 22 até ao passado domingo, no luso, concelho da Mealhada. os jovens foram orientados pelo dirigente da peão Cavalgante, josé Cavadas.

a sãomartinhense ana Ma-falda Ferreira conquistou a 3.ª posição da classificação da prova dos 5.000 metros. a competição decorreu no pas-sado domingo, no estádio mu-nicipal de leiria, na 2.ª jornada do Campeonato de portugal.

Este evento foi o último

da temporada desportiva e, por isso, ana Mafalda Ferrei-ra aproveitou para conseguir mais um bom resultado, sendo só superada pelas atletas sara Moreira, sua colega de equipa, e dulce Félix (Benfica), ambas com títulos de campeãs da Europa de atletismo.

a atleta esteve sempre no grupo das vencedoras e com-pletou a prova com o tempo de 16m40s74. sendo apenas batida por sara Moreira, que venceu a corrida com o tempo de 16m01s07. dulce Félix foi 2.ª classificada, com o tempo de 16m05s07.

futebol de praia após seis jornadas

Sotão segue a meio da tabela na divisão de elite nacional

depois de mais um fim de semana de jor-nada dupla, a aCd sotão ocupa a 5.ª posição da tabela classificativa da divisão de Elite do campeonato nacional de futebol de praia. a 5.ª e 6.ª jornadas decorreram, no passado fim de semana, na praia da Baía, em Espi-nho. a turma da nazaré soma 6 pontos na competição.

o conjunto nazareno começou da melhor forma ao vencer (6-5) o nacional no de-sempate por grandes penalidades após um empate a quatro bolas. os golos nazarenos foram apontados por Fabinho (2), Bruno Vi-dinha e loja.

no domingo, o sotão entrou na quadra para enfrentar o Belenenses, mas acabou por perder (4-3) num jogo muito disputado. Fabinho, tiago lopes e loja marcaram os golos da turma de paulo henriques.

os nazarenos jordan santos (sporting) e Bruno novo (sp. Braga) também competiram em Espinho. o sporting assumiu a liderança do campeonato ao bater (5-3) o sp. Braga de Bruno novo. os verdes e brancos continuam invictos na competição enquanto os braca-renses seguem no 2.º posto da divisão de Elite com menos 3 pontos que os líderes.

andebol de praia quatro triunfos no escalão de rookies

rubios fazem o pleno no circuito regional

Futebol: André Perre renova pela U. Leiria

o beneditense andré perre renovou contrato com a u. leiria e vai lutar, esta época, pela subida às competições pro-fissionais. o médio, de 25 anos, somou 4 golos em 41 jogos pelos leirienses no Campeonato nacional de seniores nas duas últimas temporadas, tendo mere-cido a confiança da nova sad leiriense para mais uma temporada.

Futsal: Burinhosa mantém guardião Rui Castelhano

o CCRd Burinhosa anunciou a continui-dade do clube do guardião Rui Castelha-no. o beneditense vai cumprir a terceira temporada ao serviço da equipa da al-deia do futsal. a turma de Kitó Ferreira vai regressar dentro de dias ao trabalho, preparando já a presença num torneio internacional em Riga, na letónia, entre os dias 20 e 23 do próximo mês.

Futebol: Lucas Grilo treina iniciados do Beneditense

lucas Grilo foi anunciado como novo treinador da equipa a de iniciados do Beneditense, que vai competir na divisão de honra distrital. o técnico substitui no cargo hugo Mota, que foi promovido para a equipa de juvenis do clube. o Bene-ditense já tinha avançado a escolha de davide Fernandes para orientar a equipa de juniores.

Motonáutica: Gonçalo Clérigo no Europeu Fórmula Futuro

o sãomartinhense Gonçalo Clérigo já viajou para itália, onde vai participar, na cidade de stressa, no Europeu Fórmula Futuro de mo-tonáutica. o atleta do Clube náutico de são Martinho do porto integra a seleção nacional, que esteve em estágio nos últimos dias e é treinada por Vítor neves. Gonçalo Clérigo é considerado uma das esperanças da moda-lidade a nível nacional.

Hóquei: David Esteves vai treinar Sp. Marinhense

david Esteves vai estrear-se na próxima época como treinador ao serviço do sp. Ma-rinhense, clube que representou na época passada ainda como jogador na 3.ª divisão. o valadense representou ainda, ao longo da carreira de hoquista, a Biblioteca e a al-cobacense, tendo atingido o ponto alto da carreira ao vestir a camisola do sp. tomar na 1.ª divisão.

Triatlo: João Silva tenta qualificação para Jogos

o beneditense joão silva participa, no pró-ximo domingo, no Rio de janeiro na prova teste de qualificação para os jogos olímpicos do próximo ano. o triatleta do Benfica é um dos três portugueses que marcam presença na competição, juntamente com joão pereira e Miguel arraiolos. joão silva foi 7.º nos jo-gos olímpicos de londres e tenta assegurar a segunda participação olímpica.

xadrez jovens da benedita em ação no luso

eurico fonseca e tomásoliveira em 7.º no nacional

atletiSmo competição teve lugar no municipal de leiria

ana mafalda ferreira no pódio dos 5.000 m nos nacionais

a equipa Rubios, composta por jogadores do Cister sport de alcobaça, fez o pleno de triunfos no circuito regional de andebol de praia no esca-lão de rookies masculinos, ao vencer a derradeira etapa na praia do pedrogão.

na final disputada na praia do concelho de leiria, os al-cobacenses derrotaram os hackers d’areia (2-1) e viram tiago Figueiredo ser eleito o melhor jogador do torneio e Márcio dias o melhor guarda-redes.

depois dos triunfos nas eta-pas do circuito regional de são pedro de Moel, nazaré, paredes

de Vitória e praia do pedrogão, a Rubios centra atenções na fase final do circuito nacional, que se realiza já amanhã, em portimão, e decorre até do-mingo, entrando no lote dos favoritos.

os nazarenos this is team não foram além da fase de grupos do escalão de masters masculinos, tendo conquista-do apenas um ponto para a classificação geral. ainda as-sim, a equipa apurou-se para o circuito nacional, ao ter ter-minado o circuito regional na 5.ª posição, com um total de 15 pontos.

a tátási team, também com-

posta por jogadores nazarenos, terminou o circuito das praias do distrito na 11.ª posição, com 4 pontos conquistados.

a nazarena luana periquito (siR 1.º Maio) também esteve em competição ao serviço da equipa Raccoons d’areia/Caloi-ras, que dominou o escalão de rookies femininos, ao vencer três etapas somando 38 pontos. a atleta vai também competir na fase final, que vai ter lugar no algarve.

a Rafeiritas, equipa compos-ta pelas atletas do dom Fuas, terminou o escalão de masters femininos no 7.º lugar, com 8 pontos.

cicliSmo prova decorreu em almeirim

tiago Santos vence encontro de escolas em iniciados

tiago santos (alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito agrícola) venceu o Encontro nacio-nal de Escolas. a competição teve lugar, no passado fim de semana, em almeirim, no escalão de iniciados.

o atleta conquistou o 3.º lugar na prova de destreza por apenas uma diferença de segundos. na prova em linha, o alcobacense conquistou o 1.º lugar a nível nacional ao chegar isolado à meta da competição.

o alcobaça Clube de Ciclismo marcou presença com 11 atletas na competição e destacou-se em 3.º lugar na classificação por equipas.

no escalão de benjamins femininos, ana Rita Carvalho conquistou o 4.º lugar, en-quanto diogo sousinha e Gonçalo santo al-cançaram o 5.º e 11.º lugares, respetivamente, no escalão de infantis.

no escalão de iniciados, destaque para Rafael Campos que conquistou o 11.º lugar. por seu turno, henrique Fróis e Bruno Ribeiro conseguiram alcançar o 12.º e o 14.º lugares, respetivamente, no escalão de juvenis.

alcobacenses disputam nacional em portimão

Page 16: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 201516 opINIão

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui MoraisVítor Santos Davide Silva

Diretor de marketingDavid MarianoDiretor comercialjosé Eduardo Reis de oliveiraDiretor financeiroEduardo Nogueira

Diretorjoaquim paulo (Cp 4229)[email protected]

Redaçãoluci pais (Cp 6545)[email protected]

Sara Vieira (Cp 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesArmanda Balinha, Catarina Eusébio, Daniela Franco Sousa, Elisabete Cruz, Fernando paula Barroso, Graça Menitra, jacinto Silva Duro, joão Neves, Maria Anabela Silva, Miguel Sampaio, Raquel de Sousa Silva, Ricardo Graça, Tiago Santos

Colaboradores de opiniãoA. pimenta Antunes, António Ventura, Carlos Bonifácio, César Santos, Gaspar Vaz, Isabel

Rufino, joão paulo Raimundo, Nuno Gonçal-ves, pedro lucas, pedro Mateus Guerra, Rui Rasquilho, Susana Santos

Composição e paginaçãoBanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]

[email protected]

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]

[email protected]

Propriedade/EditorBanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António Brandão, 119 2460-047 Alcobaça

Telefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.pt

Email [email protected]

Impressão FIG, Indústrias Gráficas SA

Distribuição Banda de Alcobaça

NIB 0045 5020 4026 3730 2484 1

Dia de publicação Quinta-feira

Preço avulso 1 €

Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de julho), 75€ (internacional) e 12€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promo-ção até 31 de julho) e 45€ (internacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

Esta artéria homenageia humberto da Silva Delgado (1906-1965) que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições. Foi-lhe dada essa designação no final do segundo mandato do presidente da Câmara de Alcobaça, joaquim Rui Coelho (1985-89).

Localização A Av. General humberto Delgado entronca com a Rua Frei Fortunato (numa das saídas – ou entradas – da A8 (Nazaré) e com Rua de olivença. Tem como transversal a Rua Mariana Coelho da Bernarda (junto ao Continente-Modelo). Na rotunda do largo dos Deficientes das Forças Armadas tem a Rua da palmeira, que dá acesso à Bemposta. A artéria tem cerca de 800 metros de comprimento.

Quem foi humberto da Silva Delgado nasceu a 15 de maio de 1906 em Boquilobo-Brogueira, concelho de Torres Novas.Frequentou o Colégio Militar entre 1916 e 1922. Em 1925 entrou na Escola prática de Artilharia, em Vendas Novas. participou no movimento militar de 28 de Maio de 1926, que derrubou a Re-pública parlamentar e implantou a Ditadura Militar que, poucos anos mais tarde, em 1933, iria dar lugar ao Estado Novo liderado por Salazar. Durante muitos anos apoiou as posições oficiais do regime salazarista, particularmente o seu anticomunismo. (1)

Carreira militar e pública Representou portugal nos acordos secretos com o Governo Inglês sobre a instalação das Bases Aliadas nos Açores durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1952 foi nomeado adido militar na Embaixada de portugal em Washington e membro do comité dos Representantes Militares da NATo. promovido a general na sequência da realização do curso de altos comandos, onde obteve a classificação máxima, passa a chefe da Missão Militar junto da NATo. Regressado a portugal foi nomeado diretor-geral da Aeronáutica Civil. (1)

Oposição ao regime os cinco anos que viveu nos Estados Unidos modificam a sua forma de encarar a política portuguesa. Convidado por opositores ao regime de Salazar para se candidatar à presidência da República, em 1958, contra o candidato do regime, Américo Tomás, aceita, reunindo em torno de si toda a oposição ao Estado Novo. Numa conferência de imprensa da campanha eleitoral, realizada em 10 de maio de 1958 no café Chave de ouro, em lisboa, quando lhe foi perguntado por um jornalista que postura tomaria em relação ao presidente do Conselho, oliveira Salazar, respondeu com a frase “obviamente, demito-o!” Esta frase incendiou os espíritos das pessoas oprimidas pelo regime salazarista que o apoiaram e o aclamaram durante a campanha com particular destaque para a entusiástica receção popular na praça Carlos Alberto no porto a 14 de maio de 1958. Devido à coragem que manifestou ao longo da campanha perante a repressão policial foi cognominado “General sem Medo”.

o resultado eleitoral não lhe foi favorável, devido à fraude eleitoral montada pelo regime. os números oficiais fornecidos pelo Governo dão apenas ao candidato humberto Delgado 24% no Continente e Ilhas, 31,7% em Angola e 30% em Moçambique. os totais oficiais apurados deram cerca de 75% dos votos expressos a Américo Tomás e 25% ao general humberto Delgado. (1)

Resultados em Alcobaça De 6.174 eleitores inscritos em todo o concelho votaram 4.755, dos quais 3.044 pelo contra-almirante Américo Tomás e 1.704 pelo General humberto Delgado. No que respeita a percentagens, Américo Tomás registou 64% e humberto Delgado 35,8%. A abstenção foi de 23%. Era presidente da Câmara joaquim Augusto Carvalho, que cumpriu funções no período compreendido entre 1953 e 1962. (2)

(1) - Wikipedia

(2) - arquivo pessoal

o soldado de papel deparou-se num dos trilhos com uma troika (três inimigos de uma vez só) imaginem vocês. o que valia a este valente soldado era o grupo de homens e mulheres dispostos a dar a vida nesta “guerra”. Esta dita Troika (que nome feio) é constituída pelo FMI, o FEEF e uma tal de CE. Realmente com nomes destes não poderiam compor uma troika que tivesse um nome bonito!

Mas o problema não é o facto dos nomes serem feios ou bonitos. A questão é que essas instituições nunca aparecem por bem! Trazem sempre algo na manga. Reparem bem… dis-seram ao soldado de papel que o queriam ajudar! o soldado de papel (que nunca dorme) achou estranho e perguntou: Quem ajuda alguém a resolver os seus problemas? E logo de repente respondeu

NINGUÉM AjUDA NINGUÉM CoM DINhEIRo! ESTão loUCoS?Ficou irritado… Mas rapidamente voltou a si e refletiu! E disse

para os seus apoiantes: Meus amigos, nós vamos ter que fazer algo por nós mesmos! Eu não vou acreditar nestas ofertas… Sabem? Quando a oferta é muita o pobre desconfia! o que estes senhores querem é ganhar com a nossa pobreza! Mas nós vamos ter que fazer alguma coisa por nós! Nem que seja trabalhar mais! Reduzindo os feriados! Um dos vários soldados perguntou: E se nós trabalhássemos mais meia-hora por dia o que aconteceria?

o Soldado de papel disse: Certamente o pIB (ai outro nome feio) aumentaria (criaríamos riqueza) e talvez não fossem aparecer estas ofertas! Sabem, eu penso que o que nos falta, claramente, é uma boa organização do trabalho! Não é o tempo de trabalho que nos afasta dos outros! o grande problema é que estes se-nhores lá das “Europas” acreditam nos nossos governantes!

Um outro soldado retorquiu: ok, eles podem acreditar nos nossos governantes mas tem é que acreditar no povo! E se nós estamos prontos para a “guerra”… não será assim?

o Soldado de papel respondeu: pois é eles até acreditam em nós mas pouco isso lhes interessa. Eles nem querem saber se os nossos governantes nos mentem ou não. Aliás eles participam na imensa mentira que nos querem impor. E usam capas com nomes pomposos. E como o verão está aí, talvez eles queiram usar as nossas praias sem pagar! Mas nós povo de portugal vamos mostrar a esta gente quem somos e como somos!

VAMoS ERGUER ESTE pAÍS…Deixar as fileiras neste combate pode ser pernicioso e peri-

goso. Exército dividido é facilmente vencido. Não vai ser assim com os aderentes à causa do Soldado de papel. Vamos mostrar a este portugal que ninguém vai dividir este grupo de homens e mulheres. Vamos dar a conhecer a nossa força! A cultura pode ser o caminho que une os povos. há uma coisa que vos quero dizer:

VENhA MAIS CISTERMÚSICA, VENhAM MAIS RABISCUITS ARTE EX-pERIMENTAl, VENhAM MAIS AMIGoS DAS lETRAS. TRAGAM CUlTURA pARA ToDoS.

porque o Soldado de papel com todos os seus amigos e com a sua dignidade vai certamente levar a bom porto as suas in-tenções… há quem duvide disso? Digam lá! Alguém quer ficar de fora de uma luta séria, digna em que o respeito, a confiança e a educação sejam os pontos de partida?

De coração vos digo, vinde pois, antes que se faça tarde, tragam para junto de nós aqueles que saibam confiantes para uma longa e dura “guerra” contra quem tem máquinas mui-to poderosas de “vender” imagens para público ver. Quem se juntar ao soldado de papel terá uma certeza pelo menos. o uso da verdade.

Ruas com história(s) Opinião

Av. General Humberto Delgado - I Saga do Soldado de Papel - III

Nas eleições presidenciais de

1958, Américo Tomás registou

64% e Humberto Delgado 35,8% dos

votos expressos no concelho de

Alcobaça

Vamos mostrar a este Portugal

que ninguém vai dividir este grupo

de homens e mulheres. Vamos

dar a conhecer a nossa força! A

cultura pode ser o caminho que une

os povos

José Eduardo Oliveira contador de histórias

Fernando Paula Barroso autor

Page 17: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

QUINTA-FEIRA 30 jUlho 2015clAssIFIcAdos 17

Promoção*cupão de assinaturaNoME: _______________________________________________________________________MoRAdA: _____________________________________________________________________códIgo posTAl: ________-______ locAlIdAdE: ______________ E-MAIl: __________________NIF: ________________ dATA dE NAscIMENTo: ___-___-_______ TElEFoNE:_________________

AssINATURA ANUAl 32€ o AssINATURA sEMEsTRAl 16€ o

AssINATURA oN lINE 12€ o AssINATURA EsTRANgEIRo 75€ osócIo BANdA dE AlcoBAÇA ANUAl 26€ oBanda de Alcobaça :: Rua Frei António Brandão, 119, 2460-047 Alcobaça

T: 262 598 627 ou 910 015 531 :: [email protected]: 0045 5020 40263730248 41

2074 ARReNdA-se Apart. T2 em Alcobaça, mobilado c/ ele-trodomésticos, 70 canais te-levisão, água, gás. Não paga a luz, só paga o que gas-tar. A professores e profissio-nais (função pública, bancá-rios, tribunal etc.). contacto: 918 612 251

2072ARReNdA-se loja em Alcobaça na Rua dom Mauro cocheril n.º 2 (Travessa da cadeia) junto à garrafeira A casa e Restaurante António padeiro. Área 63 m 2 + cave c/ 24,5m2 , 4 montras c/ cerca de 2,5m cada contacto: 918 612 251

2078ARReNdA-se T1 em lisboa, remodelado c/ cozinha equi-pada, zona central. junto a transportes. contacto: 965 767 784

2078ARReNdA-se casa com dois quartos, quintal, churrasquei-ra e arrecadação. contacto: 262 595 480 ou 914 739 935

2046 ARReNdA-se Apartamento T1 mobilado no centro de Alcobaça. contacto: 918 612 250 ou 917 537 522

2060 ARReNdA-se Quartos em Alcobaça. contacto: 965 543 558 ou 918 572 242

2097ARReNdA-se casas, T0 (100€), T1 (150€), T1+1 (175€), T2 (200€) e pavilhão (100€) em casais santa Teresa. contacto: 918 536 415

2088ARReNdA-se T2 mobi-lado em Alcobaça, com to-dos utensílios de cozinha. contacto: 915 735 043 ou 262 582 931

2093 ARReNdA-se T2 - Edifício Vasco da gama, em são Martinho do porto, com pis-cina. contacto: 932 846 150

2094 ARReNdA-se 2 casas em ganilhos e uma em Mendalvo. contactos: 914 949 592 ou 913 675 2202101 veNde-se Terreno rús-tico, na zona de Turquel, Alcobaça, 6400m2. os próprios. contactos: 938 469 845

2101 veNde-se garagem fechada no Edif. srª da paz em Alcobaça. contactos: 910 555 426 ou 963 781 176

2107 ARReNdA-se Armazéns 1 c/ câmara frigorifica com capaci-dade para 100 ton. bem loca-lizada. contacto: 913 036 774

2095 veNde-se ou permuta-se casa antiga em castanheira, com 110m2, luz, água e gás, com quintal (780m2), com poço de água. contacto: 912 463 537

2106 pRecIsA-se empregada de limpeza para apartamentos turísticos na Nazaré. contacto: 914 567 857

2099 seNhoR Viúvo com 45 anos, casa e carro próprio, procura senhora dos 43 aos 47 anos Assunto sério. contacto: 918 254 094

2101pRecIsA-se mulher a dias para casa particular,no Bairro da Quinta Nova (uma ma-nhã ou tarde por semana) . contacto: 935 901 403

2100 cede-se espaço para pro-fissional de estética em salão de cabeleireiro em Alcobaça. com carteira de clientes. contacto: 919 722 195

2105 compRo móveis usados, ve-lharias, livros, loiça decorati-va antiga, cristais. pagamento em dinheiro. contacto: 965 156 319

clAssIFIcAdos

imóveisarrenda-se

vende-se

diversos

Tratamos subsídios referentes ao funeral:-Centro Nacional de Pensões

-Caixa Geral de Aposentações (ADSE)-Caixa dos Bancários e outrasConsigo nos momentos difíceis

AGÊNCIA FUNERÁRIA DUARTE, LDA. Contactos: 262 598 227 | 919 584 819

Serviço funerário permamente 24 horas

ALCOBAÇA . BENEDITA

2086 veNde-se T3 em Alcobaça c/ lugar garagem. ou permu-ta por vivenda no concelho. contacto: 962 919 769

2102 ARReNdA-se loja em Alcobaça. c/ 67 mt2, 2 Wc, ampla montra envidraçada, excelente localização, rua muito comercial, próximo de vários serviços (Finanças, hospital e conservatória). contactos: 966 038 550

2103 ARReNdA-se casa com 3 quartos na ponte jardim em Alcobaça. contacto: 262 088 515

2086 veNde-se citroen c3 1.4 de 2006 com 145.000 kms, diesel. contacto: 962 919 769

agradecimentoelvira do rosário gonçalves dos reis

alcobaça

n: 20-09-1934 F: 24-07-2015

sua família manifesta o seu profundo agradecimento a todos que estiveram connosco neste momento tão difícil e que acom-panharam o nosso ente querido até à sua última morada, ou testemunharam de qualquer forma o seu pesar.

A todos a nossa gratidão

Agência Funerária duarte - Alcobaça 262 598 227 Benedita 262 928 832

PRECISA-SE

dE jARdInEIRo Com ExPERIênCIAentrada imediata

Terras de Viriato (Alcobaça)Contacto: 934 672 113

2042 ARReNdA-se na Rua Almirante cândido dos Reis, nº 8 r/c (T1), Alcobaça. contacto: 262 582 661 ou na mesma rua no n.º 4, 2.º andar

4 + 2 oferta

Page 18: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quinta-FEiRa 30 julho 201518 institucional

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1310 - 30/07/2015

CARTÓRIO NOTARIAL DE ALCOBAÇAa cargo do notárioRUI SÉRGIO HELENO FERREIRAAvenida dos Combatentes, Lote 31 – Loja Direita2460 – 039 AlcobaçaTelf.: 262 585 306 – Fax: 262 585 307

EXTRACTO DE JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e sete de julho de dois mil e quinze, iniciada a folhas cinquenta e nove do livro de notas para Escrituras número setenta e sete a deste cartório:

PAULO SÉRGIO CAETANO LOURENÇO, divorciado, natural da freguesia de Benedita, concelho de alcobaça, onde reside na Rua do Por do sol, n.º 8, niF 201 639 866, justifi-cou a posse do seguinte bem:

Prédio urbano composto de edifício de rés do chão para arrecadação e arrumos, com nove metros quadrados, e logradouro com setecentos e setenta e um metros quadrados, sito na Rua da Misericórdia, freguesia de Benedita, concelho de alcobaça, que confronta a norte com Maria celeste Ferreira da silva e a sul, nascente e poente com Rua da Misericórdia, omisso na conservatória do Registo Predial de alcobaça, inscrito na matriz sob o artigo 5781.º.

que o referido imóvel veio à sua posse, ainda no estado de solteiro, maior, no ano mil novecentos e noventa e dois, por doação verbal feita por antónio agostinho lourenço e mulher Maria da nazaré caetano, casados na comunhão geral, residentes que foram em casal do guerra, Benedita, alcobaça, doação essa que não lhes foi nem é agora possível titular por escritura pública por falecimento dos doadores.

que o justificante foi casado com Maria da anunciação luís silva sob o regime da comunhão de adquiridos, dela se encontrando atualmente divorciado.

que, deste modo, não tem ele justificante título formal de aquisição do menciona-do bem. certo é porém, e do conhecimento geral, que o vem possuindo desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de ser o seu único e verdadeiro dono. na verdade, foi o justificante e mais ninguém que durante todo este tempo tem desfrutado o dito bem e tem praticado nele os atos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, e na falta de melhor título, o justificante adquiriu o identificado bem por usucapião, que aqui invoca por não lhe ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e sete de julho de dois mil e quinze.

O Notário(Rui Sérgio Heleno Ferreira)

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1309 - 30/07/2015

CARTÓRIO NOTARIAL DE ALCOBAÇAa cargo do notárioRUI SÉRGIO HELENO FERREIRAAvenida dos Combatentes, Lote 31 – Loja Direita2460 – 039 AlcobaçaTelf.: 262 585 306 – Fax: 262 585 307

EXTRACTO DE JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e sete de julho de dois mil e quinze, iniciada a folhas sessenta e uma do livro de notas para Escrituras número setenta e sete a deste cartório:

ANTÓNIO MANUEL FERNANDES, divorciado, natural da freguesia de turquel, concel-ho de alcobaça, onde reside na Rua dos Frazões, n.º 98, Frazões, niF 112 034 527, justi-ficou a posse do seguinte bem:

Metade do Prédio rústico sito em terra nova, Frazões, freguesia de Turquel, conce-lho de alcobaça, composto de terra de semeadura com oliveiras, pinhal e mato, com área de quatro mil e seiscentos metros quadrados, que confronta a norte com antónio Vicente júnior e outros, a sul com antónio alves Reis, a nascente com antónio dias e a poente com caminho, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número mil trezentos e noventa e dois / Turquel, sem qualquer inscrição de aquisição desta fração, inscrito na matriz sob o artigo 4597.º.

que o referido bem veio à sua posse, ainda no estado de solteiro, maior, no ano mil novecentos e setenta e quatro, por doação verbal feita por Manuel Fernandes e mulher gertrudes joana Fernandes, casados na comunhão geral, residentes que foram em Frazões, turquel, alcobaça, doação essa que não lhes foi nem é agora possível titular por escritura pública por falecimento dos doadores.

que o justificante foi casado com isabel da silva santos sob o regime da comunhão de adquiridos, dela se encontrando atualmente divorciado.

que, deste modo, não tem ele justificante título formal de aquisição do menciona-do bem. certo é porém, e do conhecimento geral, que o vem possuindo desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de ser o seu único e verdadeiro dono. na verdade, foi o justificante e mais ninguém que durante todo este tempo tem desfrutado o dito bem e tem praticado nele os atos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, e na falta de melhor título, o justificante adquiriu o identificado bem por usucapião, que aqui invoca por não lhe ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e sete de julho de dois mil e quinze.

O Notário(Rui Sérgio Heleno Ferreira)

ADMITE-SEENGENHEIRO DE PRODUÇÃO (CERÂMICA)

Formação: -Licenciatura ou Bacharelato-Experiência na área da cerâmica decorativa e utilitária (preferencial)

-Desempenho de funções no planeamento e gestão da produção

-Integração em grupo sólido e em crescimento-Remuneração compatível com a função

Contacto: 963 369 118

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1311 - 30/07/2015

CARTÓRIO NOTARIAL DE ALCOBAÇAa cargo do notárioRUI SÉRGIO HELENO FERREIRAAvenida dos Combatentes, Lote 31 – Loja Direita2460 – 039 AlcobaçaTelf.: 262 585 306 – Fax: 262 585 307

EXTRACTO DE JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e quatro de julho de dois mil e quinze, iniciada a folhas quarenta e duas do livro de notas para Escrituras número setenta e sete a deste cartório:

MÁRIO DO COUTO DE SOUSA e mulher MARIA DE LURDES MARQUES RODRIGUES, casados sob o regime da comunhão geral, ambos naturais da freguesia de Vimeiro, concelho de alcobaça, onde residem na Rua Principal, nº 131, no lugar de gaio, niF 158 138 929 e 147 297 982, respetivamente, justificaram a posse dos seguintes bens:

1- Nove dezasseis avos indivisos do Prédio rústico sito nas Meirinhas, freguesia de Vimeiro, concelho de alcobaça, composto de terra de semeadura, com área de dois mil duzentos e oitenta e cinco metros quadrados, que confronta a norte com josé alexan-dre, a sul e nascente com carlos severino do couto e poente com antónio Fragoso, inscrito na matriz sob os artigos 1459.º e 1460.º, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número mil e um / Vimeiro, sem qualquer inscrição de aquisição desta fração.

2- Trezentos e quarenta, mil e quinhentos avos indivisos do Prédio rústico sito na horta ou casal, freguesia de Vimeiro, concelho de alcobaça, composto de terra de se-meadura, mato e árvores, com área de quinze mil oitocentos e noventa metros qua-drados, que confronta a norte com joaquim Rodrigues Murtinho, a sul estrada pública e antónio Rodrigues carapucinha, a nascente com antónio Rebelo e a poente com es-trada pública, inscrito na matriz sob os artigos 2044.º e 2045.º, descrito na conserva-tória do Registo Predial de alcobaça sob o número quatrocentos e sessenta e oito / Vimeiro, sem qualquer inscrição de aquisição desta fração.

que o primeiro prédio veio à sua posse, por volta do ano de mil novecentos e oiten-ta, por compra verbal feita a josé nazário e mulher júlia cristina, casados que foram na comunhão geral, residentes que foram no lugar de cadarroeira, alfeizerão, alcobaça. que o segundo prédio veio à sua posse, por volta do ano de mil novecentos e oitenta e um, por doação verbal feita por Ernesto Eduardo de sousa e mulher nazaré da conceição do couto, casados que foram na comunhão geral, residentes que foram no lugar de gaio, Vimeiro, alcobaça.

qua a compra e doação não lhes foram nem são agora possíveis de titular por es-critura pública por falecimento dos vendedores e doadores.

que, deste modo, não têm eles justificante título formal de aquisição dos mencio-nados bens. certo é porém, e do conhecimento geral, que os vêm possuindo desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de serem eles os seus únicos e verdadeiros donos. na verdade, foram os justificantes e mais ninguém que durante todo este tempo têm desfrutado os ditos bens e têm praticado neles os atos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, e na falta de melhor título, os justificantes adquiriram os identificados bens por usucapião, que aqui invocam por não lhes ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e quatro de julho de dois mil e quinze.

O Notário(Rui Sérgio Heleno Ferreira)

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1312 - 30/07/2015

CARTÓRIO NOTARIAL DE ALCOBAÇAa cargo do notárioRUI SÉRGIO HELENO FERREIRAAvenida dos Combatentes, Lote 31 – Loja Direita2460 – 039 AlcobaçaTelf.: 262 585 306 – Fax: 262 585 307

EXTRACTO DE JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e quatro de julho de dois mil e quinze, iniciada a folhas quarenta e quatro do livro de notas para Escri-turas número setenta e sete a deste cartório:

MARIA DA CONCEIÇÃO DO COUTO DE SOUSA e marido ANTÓNIO DO COUTO RODRIGUES casados sob o regime de comunhão geral, ambos naturais da freguesia de Vimeiro, concelho de alcobaça, onde residem na Rua Principal, nº 108, no lugar de gaio, niF 113 266 723 e 104 154 144, respetivamente, justificaram a posse dos seguintes bens:

1- Metade indivisa do Prédio rústico sito em tanque, freguesia de Vimeiro, conce-lho de alcobaça, composto de terra de semeadura, com área de quatro mil quatrocen-tos e sessenta metros quadrados, que confronta a norte com antónio Rodrigues Bairrão, a sul com antónio Maia, a nascente com antónio Maia e outro e a poente com herdeiros de Manuel Rodrigues Murtinho, inscrito na matriz sob o artigo 2149.º, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número cento e noventa e seis / Vimeiro, sem qualquer inscrição de aquisição desta fração.

2 - Oitenta e cinco, quinhentos avos do Prédio rústico sito na horta ou casal, fre-guesia de Vimeiro, concelho de alcobaça, composto de terra de semeadura, mato e árvores, com área de quinze mil oitocentos e noventa metros quadrados, que confron-ta a norte com joaquim Rodrigues Murtinho, a sul estrada pública e antónio Rodrigues carapucinha, a nascente com antónio Rebelo e a poente com estrada pública, inscrito na matriz sob os artigos 2044.º e 2045.º, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número quatrocentos e sessenta e oito / Vimeiro, sem qualquer inscrição de aquisição desta fração.

que um quarto do primeiro bem e o segundo bem vieram à sua posse, por volta do ano de mil novecentos e oitenta um, por doação verbal feita por Ernesto Eduardo de sousa e mulher nazaré da conceição do couto, casados que foram na comunhão geral, residentes que foram no lugar de gaio, Vimeiro, alcobaça.

que outro quarto do primeiro bem veio à sua posse, por volta do ano de mil nove-centos noventa e cinco, por permuta verbal feita com Maria de jesus Rodrigues, viúva, residente que foi no lugar de gaio, Vimeiro, alcobaça.

que as doações e permuta não lhes foram nem são agora possíveis titular por escri-tura pública

que, deste modo, não têm eles justificante títulos formais de aquisição dos men-cionados bens. certo é porém, e do conhecimento geral, que os vêm possuindo desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de serem eles os seus únicos e verdadeiros donos. na verdade, foram os justificantes e mais ninguém que durante todo este tempo têm desfrutado os ditos bens e têm praticado neles os atos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, e na falta de melhor título, os justificantes os identificados bens por usucapião, que aqui invocam por não lhes ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e quatro de julho de dois mil e quinze.

O Notário(Rui Sérgio Heleno Ferreira)

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1314 - 30/07/2015

CARTÓRIO NOTARIAL DE ALCOBAÇAa cargo do notárioRUI SÉRGIO HELENO FERREIRAAvenida dos Combatentes, Lote 31 – Loja Direita2460 – 039 AlcobaçaTelf.: 262 585 306 – Fax: 262 585 307

EXTRACTO DE JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e nove de julho de dois mil e quinze, iniciada a folhas sessenta e oito do livro de notas para Escrituras número setenta e sete a deste cartório:

ANTÓNIO DOS SANTOS RIBEIRO e mulher MARIA DA CONCEIÇÃO DOMINGUES FERREIRA, casados sob o regime da comunhão geral de bens, naturais ambos da freguesia de coz, concelho de alcobaça, onde residem na Rua de leiria, n.º 17, castanheira, niF 129 172 510 e 129 172 502, justificaram a posse do seguinte bem:

Prédio rústico sito em Varatojo, coz, freguesia da Coz, Alpedriz e Montes, concelho de alcobaça, composto de terra de eucaliptos, pinhal e mato, com área de dois mil duzentos e quarenta e dois metros quadrados, que confronta a norte e sul com camin-ho, a nascente com joaquim armelim santo Ribeiro e a poente com Manuel Rodrigues Monteiro, inscrito na matriz sob o artigo 7067.º (que proveio do artigo 3278 da extinta freguesia de coz), omisso na conservatória do Registo Predial de alcobaça.

que o bem veio à posse dos justificantes, no ano de mil novecentos e oitenta, por compra verbal feita a josé leandro coelho Rosa e mulher Maria henriques, casados na comunhão geral, residentes que foram em Póvoa, coz, alcobaça, compra essa que não lhes foi nem é agora possível titular por escritura pública por falecimento dos vende-dores.

que, deste modo, não têm eles justificantes título formal de aquisição do mencio-nado bem. certo é porém, e do conhecimento geral, que o vêm possuindo desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de serem eles os seus únicos e verdadeiros donos. na verdade, foram os justificantes e mais ninguém que durante todo este tempo têm desfrutado o dito bem e têm praticado nele os atos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, na falta de melhor título, os justificantes adquiriram o identificado bem por usucapião, que aqui invocam por não lhes ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e nove de julho de dois mil e quinze.

O Notário(Rui Sérgio Heleno Ferreira)

REgião dE cistER, Edição 1.145, nº 1313- 30/07/2015

BARAFUNDAAssociação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social

CONVOCATÓRIA

ao abrigo do disposto no artigo 30º dos Estatutos, convocam-se todos os associados desta associação para uma assembleia geral que se irá realizar no próximo dia 14 de agosto de 2015, às 20.00h, na casa da Vila/4ª porta, com a seguinte ordem de trabalhos:

1.Eleição dos Órgãos diretivos.

se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos associados, a assembleia funcionará meia hora depois com qualquer número de presenças, de acordo com o artigo 31º.

Benedita, 28 de junho de 2015

A Presidente da Mesa da Assembleia GeralIsabel Rufino

Page 19: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

quintA-FEiRA 31 JuLHO 2015sAúdE/LAzER 19

AlcobAçA

Belo Marques 262 582 115

Campeão 262 582 156

Epifânio 262 505 580

Magalhães 262 582 455

Alfeizerão

Alfeizerão 262 999 605

AljubArrotA

taveira 262 508 268

bárrio

serra 262 503 547

celA

Farmácia da Cela 262 382 005

beneditA

Alves 262 925 510

nova 262 929 121

ÉvorA de AlcobAçA

são tiago 262 581 610

fAmAlicão

Ribeiro 262 560 096

juncAl

Central 244 470 015

nAzArÉ

Ascenso 262 551 106

Maria Orlanda 262 552 117

silvério 262 552 394

sousa 262 569 120

PAtAiAs

Laborinho 244 589 162

são mArtinho Porto

Central 262 928 475

turquel

Popular 262 919 112

Alcobaça30 Campeão31 Belo Marques01 Epifânio02 Magalhães03 Campeão04 Belo Marques05 Magalhães

farmáciasde serviço

Carneiro tenha calma e fé pois a situação que está a passar

irá ser resolvida no seu melhor interesse. tenha cuidado com a sua

alimentação e com a sua ansiedade que está a levá-lo a cometer

excessos. tudo o que necessito vem a mim. Eu estou seguro.

Touro Excelente altura para se inscrever num curso novo. novas

oportunidades de trabalho ou uma promoção poderão surgir en-

tretanto. Esteja atento. Aproveite as oportunidades que lhe surgem.

novas portas se abrem para mim a toda a hora. Obrigado.

Gémeos Encontre o equilíbrio para a sua vida familiar e profis-

sional. E dê mais atenção à sua vida profissional, pois está a precisar

de rever alguns projetos. Eu honro e respeito o meu trabalho.

CaranGuejo trabalhe mais naquilo que acredita e não desista

dos seus projetos profissionais para agradar aos outros. Afinal os

projectos são seus. tire umas férias e descanse mais. Eu respeito

os meus colegas de trabalho e sou respeitado.

Leão ultrapasse os seus medos e torne-se mais forte. Está na

altura de fazer novos planos para a sua vida, siga a sua intuição

e decida o que realmente deseja para si. Eu sei o que é o melhor

para mim, e aceito o agora.

VirGem Liberte-se do stress que tem sentido ultimamente,

pedindo ajuda aos outros e evitando agradar a todos. seja sincero

consigo próprio e aceite o que o seu corpo lhe está a pedir, descan-

sando mais. Eu oiço e respeito as necessidades do meu corpo.

BaLança Anda num conflito interior enorme e não consegue

decidir o que realmente deseja para si. surpreenda-se a si pró-

prio dando ouvidos ao seu coração. Eu estou aberto a mudanças.

Agora.

esCorpião Apesar do cansaço que tem sentido ultimamente,

continue a lutar pelo que deseja e acredite que é o melhor para

si. novas portas se vão abrir, principalmente a nível profissional.

tudo vem a mim no momento e local certo.

saGiTário Vai receber uma boa notícia que tem estado a aguar-

dar, principalmente a nível profissional. A sua vida vai começar a

tomar um novo rumo, e na direção que tanto tem desejado. Eu

aceito as mudanças na minha vida. Eu estou seguro.

CapriCórnio desligue-se dos problemas dos outros e dedique

mais tempo à sua vida. tenha mais paciência e compaixão por si.

Eu liberto-me com amor das situações que não me fazem bem.

Eu liberto-me e liberto-te com amor.

aquário deixe o passado para trás e dê um novo rumo à sua vida,

principalmente a nível sentimental. Esses medos e inseguranças

não o deixam ser feliz. Eu amo-me e sou amado como sou.

peixes É possível que vá fazer uma viagem inesperada. novas

oportunidades e conhecimentos irão lhe aparecer. não se feche

ao amor. uma nova pessoa poderá trazer muita felicidade. Eu

estou bem, eu amo-me.

Previsões do zodíaco

semana de 30 de julho a 5 de agosto

Sheilla Saldanha certificada para Leitura de cartas dos Anjos

AindA se ouve muito A expressão: “se coLoco protetor, não bronzeio”

O protetor não deixa bronzear?

Protege as células do organismo, re-nova-as e revitaliza-as.

Ajuda a limpar e desintoxicar a vesícu-la. É muito eficaz para reduzir os níveis de stresse. O seu elevado conteúdo de niacina (vitamina B3), combinado com magnésio, selénio e zinco, melhora o estado de ânimo e combate a insónia e o nervosismo.

É hidratante, devido à quantidade de água que contém, sendo perfeito para

ajudar em tratamentos de beleza e de rejuvenescimento.

Protege a pele das agressões dos raios solares e ajuda-o a conseguir um bronze-ado mais seguro (não querendo com isto dizer que possa abdicar da aplicação de protetor solar).

É diurético (ajuda a eliminar os líquidos), laxante (devido à quantidade de fibra) e depurativo, sendo útil em problemas de obesidade e de prisão de ventre.

nada mais errado. O protetor solar serve, como o nome indica, para proteger dos raios uV e não para evitar o bronzeado. de uma vez por todas é preciso assimilar que bronzear não significa ficar com a pele da cor de uma gamba cozida.

Aliás, uma queimadura solar prejudica um bom bronzeado já que, regra geral, a pela queimada acaba por cair, sendo substituída por pele nova. Por isso, no verão, quando estiver a trabalhar para aquele bronzeado de fazer inveja, lembre-se de usar um bom protetor solar. Há, no mercado, protetores que estimulam a capacidade natural da pele para desenvolver um bronzeado natural e duradouro e que, simultaneamente, ativam o mecanismo de proteção natural da pele.

Ao escolher o protetor que melhor se adap-ta à sua pele, opte sempre por uma gama progressiva. Ou seja, como durante todo o ano, o mais provável, é ter exposição solar quase zero, comece por um protetor fator +50 e ao fim de três ou quatro dias, quando a pele apresenta já alguma habituação e cor, se desejar, passe para um fator +30 ou +20. Cada um na sua pele, por isso, não se esqueça de se aconselhar com o seu médico sobre qual a melhor opção para si.

Os homens, principalmente, menos habi-tuados à utilização de cremes, são mais difí-ceis de convencer na sua utilização. Cremes pastosos, difíceis de espalhar, gordorosos, são de evitar porque certamente ficarão no saco. Além disso, os homens gostam de coisas rápidas. O ideal seria chegar à praia e ao fim

de alguns minutos apresentar um tom digno de estrela de cinema. não funciona assim, infelizmente! Para estes casos, o melhor con-selho será a utilização de protetores em spray, à base de óleos e que contenham extrato de pro-melanina, que estimula o processo de bronzeado da própria pele.

Opte por produtos com filtros uVA/uVB que protegem a pele e são resistentes à água.Espalham-se mais facilmente, deixam a pele suave e permitem um bronzeado duradouro. Convém cobrir o corpo uniformemente. Os homens, principalmente, tendem a ficar bronzeados com listas que alternam entre o bronze, onde assentou o protetor, e o escaldão, nos locais onde a pele ficou sem proteção. Para as mulheres, mais habituadas a estas andanças, escolham o que deixar

a pele mais hidratada e não esqueçam de proteger também as zonas por baixo das fitas do biquini. Além disso, convém começar a usar o biquini mais curto. desta forma evi-tam ficar com aquelas listas típicas quando trocam de biquini.

O truque de um bronzeado perfeito, sem escaldões, está na aplicação regular, entre banhos, enquanto durar a exposição solar. Evite exposição solar direta entre as 11h00 e as 16h00. E, muito importante, tenha cui-dado com os finais de tarde, aquela hora ao por do sol também queima. tenha especial cuidado com as crianças pois é a esta hora que as leva para a praia e o sol continua a ser forte o suficiente para provocar queimaduras. Mesmo nos adultos.

texto sAPo

é umA frutA Leve, refrescAnte e sAudáveL

Os benefícios do pêssego

A maioria das feridas são tratáveis, mesmo após 7 anos Não deixe agravar o seu problema. Vamos ao domicilio.

Page 20: N° 1.145 PREÇO: 1 SOCIEDADE … · 2 ESPAÇo PÚBLiCo Alcobaça é um dos concelhos mais dispersos do distrito de Leiria, com vários grandes polos populacionais e industriais para

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 30 julho 2015

…revisão

…a fechar

…antevisão

> ENBA junta mil bicicletas antigas

> Arco da Memória reconhecido

> Turismo da Nazaré inaugurado

A 12.ª edição do Encontro nacional de Bicicletas An-tigas juntou cerca de 4 mil pessoas e quase mil bicicle-tas, no passado fim de se-mana, na Burinhosa. leia a reportagem nesta edição.

o Arco da Memória, situa-do na Serra dos Candeeiros, na união de Freguesias de Arrimal e Mendiga (Porto de Mós) vai ser classificado como monumento de inte-resse público.

o novo posto de turismo da nazaré vai ser inaugurado, hoje, pelas 11:30 horas, na Avenida Vieira Guimarães. o serviço vai ocupar uma das lojas do mercado mu-nicipal.

Mobilis leva visitantes aos pontos eMbleMáticos da cidade

Autocarro turístico leva visitantes por Leiria

Durante os fins de semana do mês de agosto, o Castelo de leiria, o m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento e o Moinho de Papel vão fi-car mais próximos de quem os quiser visitar. A Câmara de leiria e a Rodoviária do Tejo vão disponibilizar um autocarro mobilis turístico, de forma gratuita, que irá percorrer pontos culturais e turísticos mais emblemáticos da cidade, facilitando a sua acessibilidade.

o vereador da Cultura da Câmara de leiria salienta que se trata de um “projeto pilo-to”, cujo serviço será assegu-rado “durante os sábados e domingos do mês de agosto, entre as 10:30 e as 17:30 horas, sem custos acrescidos para o município de leiria e sem qualquer custo para os seus utilizadores”, explica Gonçalo lopes.

o autocarro irá percorrer cerca de 5 quilómetros, em 15 minutos, com saídas a cada

60 minutos. A partida será da Praça Rodrigues lobo, que permite o acesso ao centro histórico de leiria.

Algumas paragens estarão apenas identificadas com um painel identificativo do tour, outras coincidem com pontos já existentes para os trans-portes públicos. os turistas poderão apanhar o autocarro em qualquer ponto. Apesar de se destinar, principalmente, a forasteiros, qualquer leiriense poderá usufruir do serviço.

alcobaça

Misericórdia debate diabetes

A Santa Casa da Misericór-dia de Alcobaça recebe hoje, a partir das 17:30 horas, uma sessão de “Conversas com...” sobre diabetes. Maria da luz Caneiro, Cidália Santos e lurdes Machado são as oradoras do evento.

nazaré

Neo Run chega sábado à vila

A corrida noturna neo Run nazaré invade de luzes e som, no próximo sábado, pelas 21 horas, as principais ruas da vila. A iniciativa promete mui-tas cores e muita diversão ao longo de 5km, a correr ou a caminhar.

nazaré

Sofia Quaresma apresenta conto

o Museu joaquim Manso marca presença na Feira do livro da nazaré, em colabora-ção com a Biblioteca da nazaré, para apresentar a hora do conto

“história com lixo Marinho”, com a bióloga Sofia quaresma, no dia 6 de agosto, pelas 16 horas.

A 23.ª edição do Festival de Música de Alcobaça, dedicada aos 25 anos da inscrição do Mosteiro de Santa Maria como Património da humanidade, foi um sucesso absoluto.

Do ponto de vista artístico ouviram-se alguns dos melhores concertos de sempre, de que foram exemplos maiores o Gould Piano Trio, o grupo vocal francês les Elements (curiosamente ambos pela primeira vez em Portugal) e o Requiem de Mozart que encerrou apoteoticamente o festival na nave Central.

Mas também a orquestra Gulbenkian, com o jovem violinista Vladimir Tolpygo, o Duo de pianistas AMAl, a Capella Duriensis, o duo de canto e cravo composto por luís Peças e jenny Silvestre, o Moscow Piano quartet que estreou uma obra encomendada a Daniel Bernardes, o agrupamento barroco vindo da Alemanha los Temperamentos e ainda o prestigiado Discantus, este de França, proporcionaram momentos musiciais de alto nível que foram correspondidos pelo muito público presente em todos os espaços onde decorreram estes concertos: Mos-teiro de Alcobaça, Mosteiro de Cós, Cine-teatro de Alcobaça e Igrejas de Pataias e São Martinho do Porto.

Ao nível da programação de dança esta foi também uma edição especial, com a apresentação, também em estreia no Cistermúsica, da Companhia nacional de Bailado que nos trouxe orfeu e Eurídice da consagrada olga Roriz e paralelamente um outro bailado de uma jovem bailarina e coreógrafa, Margarida Belo Costa, concretizando também nesta área a aposta em jovens valores que é uma das imagens de marca deste festival.

Motivo de enorme orgulho, porque terem sido protagonizados por músicos e bailarinos da casa foram os outros dois grandes destaques desta edição: a cantata Carmina Burana pela Banda Sinfónica de Al-cobaça e Coro lisboa Cantat que abriu o festival e que estabeleceu um novo recorde de público e finalmente o bailado itinerante “À noite no Mosteiro”, espectáculos mágicos que ficarão para sempre na memória de todos.

Rosa dos ventos

Cistermúsica XLRui Morais