musica na escola

11
Professora: Ilza Benitez( Licenciada em Letras e Pedagogia e Pós graduada em Educação para Diversidade e Projetos Educacionais.) Monitora: Denise Farias Boeira. (Acadêmica de Licenciatura em Informática UEMS.) Escola Municipal Juvenal Fróes Escola Municipal Juvenal Fróes

Upload: denise-farias-boeira

Post on 05-Aug-2015

399 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Musica na escola

Professora: Ilza Benitez( Licenciada em Letras e Pedagogia e Pós graduada em Educação para Diversidade e Projetos Educacionais.) Monitora: Denise Farias Boeira. (Acadêmica de Licenciatura em Informática UEMS.)

Escola Municipal Juvenal FróesEscola Municipal Juvenal Fróes

Page 2: Musica na escola

Direção: Tânia Regina Lauxen;

Coordenação: Eliana Rodrigues;

Alexandra Dornelles.

Page 3: Musica na escola

Projeto Música na EscolaProjeto Música na Escola

Justificativa.Justificativa.

A Música é um fenômeno universal, que está A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. Desde os primórdios a Música faz história. Desde os primórdios a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversasritos, festas e celebrações das mais diversas..

Page 4: Musica na escola

É praticamente impossível encontrar uma pessoa É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.aprimoramento do aprendizado.

Page 5: Musica na escola

..Ressaltamos que esse Projeto vem reforçar outros Ressaltamos que esse Projeto vem reforçar outros

trabalhos e ações que já estão em andamento em trabalhos e ações que já estão em andamento em nosso Município, e têm demonstrado que a Arte nosso Município, e têm demonstrado que a Arte da Música contribui para a criação de da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural de nossos relacionamento sócio-cultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.comunidade e a Escola.

Acreditamos que com a inserção da Música no Acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa comunidade poderemos ocupar de forma comunidade poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação adolescentes, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.integral de nossos discentes.

Page 6: Musica na escola

OBJETIVO GERAL.

- Promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

Page 7: Musica na escola

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;

- Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;

- Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;

-Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;

- Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso.

- Criar vínculos entre a música produzida na escola, as veiculadas pela mídia, as que são produzidas localmente em nosso Município e região.

Page 8: Musica na escola

Recursos Utilizados Na SalaDe Tecnologias.

-Computadores

-Pesquisa no Google sobre gêneros musicais;

-Software Ares;

-CDs, Pen-Drive,DVDs;

-Softwares Word; Power Point, Softwares do Linux;

-Windows Media Player;

-Nero(para a gravação dos CDs com a música de cada turma);

-Aparelho de som;

-Câmera Digital;

-Windows Movie Maker.

Page 9: Musica na escola

Procedimentos Metodológicos.No período do quarto bimestre a professora Ilza, apresentou paraA professora da STE, o planejamento da disciplina de Artes e as ,Turmas do sexto ao nono ano e a proposta principal era TrabalharOs gêneros musicais:•Jazz;•Blues;•Música Clássica;•Bossa Nova;•Samba;•Chorinho;•Ópera;•Rock and Roll;•MPB;•Músicas Regionais. •Mas o planejamento tornou-se projeto e foi aplicado do primeiro ao nono ano, e cada turma trabalhou com um estilo de música, e a turma do Nono Ano fez uma apresentação da música Set me free, e acabamos atingindo os objetos do projeto dentre os quais buscavamos estimular a percepção, expressão e aquisição dos significados dos códigos musicais.

Page 10: Musica na escola

Considerações Finais.O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica. Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em outras localidades, que certamente podem ser adaptadas ao contexto local de cada escola,como é o caso da presente proposta.Portanto, ser da “Geração Tecnológica” é ter um diferencial veloz, qualitativo e quantitativo pois estamos passando por uma metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura,visão, audição,criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada.

Page 11: Musica na escola