município de caçapava - prefeitura de...

43
Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________ Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217 1 MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO:REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA PRAÇA N SRA DA SAÚDE E ENTORNO. LOCAL: RUA CAETANO MOREIRA, 250 VILLAGE DAS FLORES CAÇAPAVA-SP CONTRATO:1025705-12/822926/2015 PROGRAMA:PLANEJAMENTO URBANO GESTOR:MINISTERIO DAS CIDADES INTRODUÇÃO Fiscalização e Contratada A fiscalização da obra será executada por Responsável Técnico, pertencente ao quadro de funcionários do Município de Caçapava, doravante denominada CONTRATANTE. O Responsável Técnico designado pela CONTRATANTE para fiscalizar a execução das obras e serviços, doravante será denominado de FISCALIZAÇÃO e deverá estar devidamente habilitado e acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica ART ou Registro de Responsabilidade Técnica RRT. As obras deverão ser executadas por empresa com comprovada qualificação técnica para execução de tais serviços, doravante denominada CONTRATADA, sob a responsabilidade técnica de profissional habilitado, acompanhadas da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA/SP ou Registro de Responsabilidade Técnica do CAU/SP. Direitos e Autoridade da Fiscalização A FISCALIZAÇÃO poderá exigir, a qualquer momento, de pleno direito, que sejam adotadas pela CONTRATADA providências suplementares necessárias à segurança dos serviços e ao bom andamento da obra. A FISCALIZAÇÃO terá plena autoridade para suspender, por meios amigáveis ou não, os serviços da obra, total ou parcialmente, sempre que julgar conveniente, por motivos técnicos, disciplinares, de segurança ou outros. Descrição da Obra Trata-se da REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO URBANO NA PRAÇA N SRA DA SAÚDEE ENTORNO no Município de Caçapava SP, com área total a ser construída de 5.705,81 m². A obra será executada de acordo com os projetos aprovados pelo Município e deverá ser em conformidade com as normas e legislação vigentes. Diário de Obra

Upload: others

Post on 02-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

1

MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETO:REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA – PRAÇA N SRA DA SAÚDE E ENTORNO. LOCAL: RUA CAETANO MOREIRA, 250 – VILLAGE DAS FLORES CAÇAPAVA-SP

CONTRATO:1025705-12/822926/2015

PROGRAMA:PLANEJAMENTO URBANO

GESTOR:MINISTERIO DAS CIDADES

INTRODUÇÃO

Fiscalização e Contratada A fiscalização da obra será executada por Responsável Técnico, pertencente ao quadro

de funcionários do Município de Caçapava, doravante denominada CONTRATANTE. O Responsável Técnico designado pela CONTRATANTE para fiscalizar a execução das obras e serviços, doravante será denominado de FISCALIZAÇÃO e deverá estar devidamente habilitado e acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART ou Registro de Responsabilidade Técnica – RRT.

As obras deverão ser executadas por empresa com comprovada qualificação técnica para execução de tais serviços, doravante denominada CONTRATADA, sob a responsabilidade técnica de profissional habilitado, acompanhadas da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA/SP ou Registro de Responsabilidade Técnica do CAU/SP.

Direitos e Autoridade da Fiscalização A FISCALIZAÇÃO poderá exigir, a qualquer momento, de pleno direito, que sejam

adotadas pela CONTRATADA providências suplementares necessárias à segurança dos serviços e ao bom andamento da obra.

A FISCALIZAÇÃO terá plena autoridade para suspender, por meios amigáveis ou não,

os serviços da obra, total ou parcialmente, sempre que julgar conveniente, por motivos técnicos, disciplinares, de segurança ou outros.

Descrição da Obra

Trata-se da REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO URBANO NA PRAÇA N SRA DA SAÚDEE ENTORNO no Município de Caçapava – SP, com área total a ser construída de 5.705,81 m².

A obra será executada de acordo com os projetos aprovados pelo Município e deverá ser em conformidade com as normas e legislação vigentes.

Diário de Obra

Page 2: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

2

Deverá ser fornecido pela CONTRATADA, um Diário de Obra, com três vias, o qual deverá ser mantido no escritório da obra, desde a data de início dos serviços até a entrega final. Será o documento hábil para comprovação, registro e avaliação de todos os fatos e assuntos relacionados à execução da obra, onde tanto a CONTRATADA quanto a FISCALIZAÇÃO deverão lançar e anotar tudo o que julgarem conveniente para a comprovação real do andamento das obras e execução dos termos da CONTRATADA, sendo visadas diariamente por representantes credenciados de ambas as partes. Nele deverão ser feitas pela FISCALIZAÇÃO, anotações comunicações e reclamações à CONTRATADA, a fim de que esta não possa em qualquer tempo ou ocasião, alegar ignorância ou justificar erros e/ou atrasos nos serviços sob sua responsabilidade.

Caberá à CONTRATADA em todas as anotações, comunicações ou reclamações da

FISCALIZAÇÃO, dar ciência no diário de obra.

Documentação de Obra A CONTRATADA deverá manter na obra cópias dos seguintes documentos: Projeto da

obra, memoriais, planilha orçamentária, cronograma Físico Financeiro, ART do responsável técnico pela execução, contrato de prestação de serviços firmado pela Prefeitura de Caçapava (podem ser suprimidos informações que julgarem confidenciais) e demais documentos complementares a execução dos serviços.

Esses documentos deverão ser de fácil acesso aos executores da obra.

Mão-de-obra

Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços, mão-de-obra em número e qualificações compatíveis com a natureza da obra e com seu cronograma, de modo a imprimir aos trabalhos o ritmo necessário ao cumprimento dos prazos contratuais.

Durante a execução da obra, até sua aceitação final pela FISCALIZAÇÃO, a

CONTRATADA deverá manter no local onde os serviços estiverem sendo desenvolvidos e em período integral, um mestre-de-obras habilitado para tal, com conhecimento e experiência suficiente para comandar as equipes de obra e atender às solicitações da FISCALIZAÇÃO.

Deverá também designar um engenheiro habilitado para suportar tecnicamente as

demandas exigidas pelo projeto, por esse memorial e demais documentos que compõe esse processo, ficando responsável pelos materiais, procedimentos e técnicas empregadas no desenvolvimento dos serviços. Deverá fazer e registrar no diário de obras as visitas e ações tomadas.

Vigia e Responsabilidade

A CONTRATADA, durante a execução da obra, ficará responsável por todos os materiais equipamentos e instalações contidos no canteiro de obras.

A obra ficará sob responsabilidade da CONTRATADA enquanto não tiver sido

considerada aceita pela FISCALIZAÇÃO da CONTRATANTE.

Higiene e Segurança

A CONTRATADA obriga-se a cumprir todas as exigências das leis e normas de segurança e higiene do trabalho, fornecendo os equipamentos de proteção individual, tais como: botas, luvas, óculos de proteção, capacetes, capas de chuva e demais equipamentos, a todos os

operários, mestres, especialistas, engenheiros, fiscais e outros.

Deverá providenciar a correta manutenção e instalação dos extintores de incêndio mantendo-os em locais de fácil acesso; manutenção de estojo de primeiros socorros ou outros equipamentos julgados necessários.

Page 3: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

3

A CONTRATADA deverá manter o canteiro em condições de higiene que evitem a proliferação de doenças. As instalações sanitárias deverão ser lavadas e desinfetadas diariamente e o alojamento, quando este existir, serãovarridos e limpos diariamente.

Todo material descartado pela CONTRATADA deverá ter seu destino respeitando o Meio

Ambiente, e as legislações municipal, estadual e federal, ficando por sua inteira e única responsabilidade o destino dado.

A qualquer momento a fiscalização poderá solicitar a documentação de destinação dos

resíduos da obra.

Equipamentos e Materiais

Caberá à CONTRATADA manter o canteiro de serviços provido de todos os materiais e equipamentos necessários a execução de cada uma das etapas, de modo a garantir o andamento contínuo da obra, no ritmo necessário ao cumprimento dos prazos contratuais.

Todos os materiais a serem empregados na obra deverão ser de primeira linha de

fabricação de modo a atenderem integralmente, no que lhes couber, as especificações da ABNT, deste Memorial Descritivo, dos projetos e dos memoriais específicos.

Execução

A CONTRATADA deverá apresentar à CONTRATANTE, antes do início da obra, a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART referente à responsabilidade pela execução da obra.

A execução da obra deverá ser de acordo com o disposto neste Memorial Descritivo, no

Edital de Licitação, no Contrato, nos projetos e demais memoriais específicos. Ficará a critério de a FISCALIZAÇÃO impugnar, mandar demolir ou substituir

serviços e equipamentos executados ou instalados em desacordo com os projetos, com as especificações, em não conformidade com as boas práticas construtivas. As despesas decorrentes dessas demolições, ou substituições e do refazimento dos serviços correrão por conta exclusiva da CONTRATADA.

A CONTRATADA deverá efetuar limpeza periódica da obra e do canteiro de

serviços, obrigando-se a mantê-los em perfeita ordem durante as etapas de execução, e se em local público de circulação de pessoas, sinalizar e manter as áreas de risco isoladas e tampadas após intervenções, eliminando qualquer risco aos transeuntes.

Garantias

A CONTRATADA deverá oferecer garantia por escrito, pelo prazo mínimo de cinco anos, sobre os serviços executados, materiais utilizados e equipamentos instalados. Este prazo será contado a partir da data de entrega da obra pela CONTRATADA e do necessário recebimento e aceite dos mesmos pela CONTRATANTE.

A CONTRATADA se obriga, dentro dos prazos estabelecidos, a substituir ou refazer,

sem ônus à CONTRATANTE, as partes que apresentarem defeitos ou vícios de execução, desde que não sejam oriundos de mau uso.

Projetos

A elaboração dos projetos executivos e complementares que se fizerem necessários, contendo todos os detalhes necessários à perfeita compreensão e execução da obra, ficará a cargo da CONTRATADA.

Page 4: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

4

Os projetos executados pela CONTRATADA deverão ser entregues à CONTRATANTE sendo: duas vias na forma impressa em tamanho máximo A-1 e uma via em modo digital na extensão DWG.

Deverão ser apresentadas as Anotações de Responsabilidade Técnica – ART ou

Registro de Responsabilidade Técnica – RRT dos profissionais responsáveis pelos projetos arquitetônicos executivos, de instalações elétricas, estrutural e de outros profissionais envolvidos no trabalho.

Ao final da obra, antes de sua entrega, a CONTRATADA deverá entregar a

CONTRATANTE os projetos "as built", em uma via digital na extensão DWG e uma via impressa em tamanho máximo A-1 de todos os projetos utilizados na execução da obra e que deverá conter o cadastramento exato e fidedigno de todos os elementos implantados na construção.

A CONTRATANTE terá a propriedade dos projetos, podendo utilizá-los em outros locais,

quando julgar necessário.

ÍNDICE

1 SERVIÇOS PRELIMINARES.................................................................05 2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA .............................................................10 3 PALCO.................................................................................................11 4 PERGOLADO........................................................................................19 5 PISO INTERTRAVADO PRAÇA.............................................................25 6 GRAMADO............................................................................................29 7 PINTURA...............................................................................................29 8 ELÉTRICA ............................................................................................33 9 EQUIPAMENTOS...................................................................................33 10 SERVIÇOS COMPLEMENTARES...........................................................43

Page 5: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

5

1.0-SERVIÇOS PRELIMINARES

-ITEM 1.01 – (SINAPI-74209/001)PLACAS DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO

A placa será em chapa de aço galvanizado, uma unidade e sua dimensão de 1,25m x

2,0m, sendo 2 placas. Contendo especificação do empreendimento, identificação da empresa e responsável

técnico pela obra. Deverá ser instalada num prazo máximo de 10 (dez) dias a contar da data da ordem de

serviço, em local a ser definido pela FISCALIZAÇÃO, permanecendo até a entrega definitiva da mesma. As placas deverão ser mantidas limpas e em boas condições de conservação durante todo o período de execução da obra.

O modelo da placa será ser fornecido pela CONTRATANTE.

-ITEM 1.02 –(SINAPI 73847/002 ) ALUGUEL CONTAINER/ESCRITOR/WC C/ 1 VASO, 1 LAV, 1 MIC, 4 CHUVEIROS, LARG= 2,20M X COMPR= 6,20M X ALT= 2,50M EM CHAPA DE AÇO NERV. TRAPEZOIDAL, FORRO COM ISOLAMENTO TERMICO, COM ELETRICA E HIDRO SANITÁRIO.

O escritório, depósito, sanitário e vestiários da obra com uso de containers. Todos os equipamentos e materiais especificados neste memorial deverão estar em excelente estado de conservação.

-ITEM 1.03 - (SINAPI 74220/001) TAPUME DE CHAPA DE MADEIRA COMPENSADA, E= 6MM, COM PINTURA A CAL E REAPROVEITAMENTO DE 2X (PARA FECHAMENTO DO CANTEIRO DE OBRAS)

Será executado um tapume em chapas de compensado laminado de 6,0 mm afixados com pregos em montantes de madeira regional 7,5 x 7,5 cm cravados no solo numa profundidade de 80 cm, travamento com sarrafo 10,0 x 3,0 cm. A altura do tapume será a maior medida comercial das chapas, ou seja, 2,20 metros. Deverá ser mantido pintado com cal em sua face externa. O tapume

será instalado no entorno da obra, protegendo contra a entrada de pessoas não autorizadas. Será

preservada a passagem dos pedestres, ficando inteiramente livre de operários, materiais e entulhos. As placas dos profissionais que participarem da obra bem como algumas placas de publicidade poderão ser fixadas na fachada do tapume.

-ITENS 1.04, 1.05 e 1.06 –(SINAPI 73859/001)DESMATAMENTO E LIMPEZA MECANIZADA DE TERRENO COM REMOCAO DE CAMADA VEGETAL, UTILIZANDO TRATOR DE ESTEIRAS; – (SINAPI 74010/001) CARGA E DESCARGA MECANICA DE SOLO UTILIZANDO

Page 6: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

6

CAMINHAO BASCULANTE 5,0M3 M3 CR 1,08/11T E PA CARREGADEIRA SOBRE PNEUS * 105 HP * CAP.; – (SINAPI 72887) TRANSPORTE COMERCIAL COM CAMINHAO BASCULANTE 6 M3, RODOVIA PAVIMENTADA

Será limpa a área a ser construída, removendo-se a camada vegetal, e obstáculo que

prejudique a implantação da obra. Remoção da camada vegetal e entulho deverão serrealizados através de caminhões da

própria construtora ou de caçambas estacionárias ou através de caminhões de empresas do município de Caçapava, devidamente regularizada e serão entregues em empresas especializadas e licenciadas a receber tais tipos de resíduos.

A CONTRATANTE poderá solicitar a qualquer momento os documentos referentes à correta destinação dos resíduos gerados na obra

******** HIDRÔMETRO ********

-ITEM 1.07 -(SINAPI 74156/001)ESTACA A TRADO(BROCA) D=25CM C/CONCRETO FCK=15MPA+20KG ACO/M3 LD.IN-LOCO

As brocas serão escavadas manualmente com trado e devem ter diâmetro no mínimo de 25 cm, a cota prevista em projeto, aterros devem ser desconsiderados na contagem da profundidade das estacas. O comprimento médio estimado está anotado nos projetos.

As locações das brocas na obra deverão ser feitas pela CONTRATADA utilizando-se métodos e equipamentos compatíveis com a obra.

Só podem ser iniciados os serviços de escavação após a verificação da locação das brocas pela FISCALIZAÇÃO.

-ITEM 1.08 e 1.09 -(SINAPI 74102/001)CAIXA PARA HIDRÔMETRO CONCRETO PRE-MOLDADO - FORNECIMENTO E INSTALACÃO -(SINAPI 73827/001) KIT CAVALETE PVC COM REGISTRO 1/2" - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO

A caixa de hidrômetro e o kit cavalete deverão seguir os padrões da concessionária de fornecimento de água do Município de Caçapava.

-ITEM 1.10 - (SINAPI 89474) ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO ESTRUTURAL 14X19X39 CM, (ESPESSURA 14 CM), FBK = 4,5 MPA, PARA PAREDES COM ÁREA LÍQUIDA MENOR QUE 6M², COM VÃOS, UTILIZANDO COLHER DE PEDREIRO. AF_12/2014

Page 7: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

7

Serão utilizados blocos vazados de concreto estrutural Classe B, com dois furos, linha estrutural, que apresentam resistência mínima à compressão axial de 4,50 Mpa, que atendam os requisitos descritos na NBR-6136, com dimensões modulares e padronizados, faces planas, arestas vivas, textura homogênea, duros e sonoros, isentos de trincas, lascas ou outros defeitos visíveis, com dimensões de 14x19x39 cm e múltiplos, com tolerâncias admissíveis de ± 2 mm na largura e ± 3 mm na altura e comprimento.

A espessura mínima das paredes será de 14 cm e a absorção máxima (individual) de água será de 10%.

As peças complementares como: canaletas e meio bloco terão as mesmas características dos blocos principais.

A argamassa de assentamento será composta por cimento, cal hidratada e areia no traço 1:2:8 e de cimento e areia no traço 1:3, onde tiver armadura de ligação na junta.

Em todas as ligações entre alvenaria e estrutura de concreto deverão ser previstas armaduras de espera na estrutura para a ligação com a referida alvenaria.

As ligações serão feitas com tela metálica eletrossoldada de malha 15x15mm, fio de 1,24mm e dimensões de 7,5x50cm;

A tela será fixada na estrutura de concreto com Pino de aço com furo, haste=27 mm (ação direta).

O esforço de preparo da argamassa está contemplado nas composições auxiliares; O consumo dos blocos considera as perdas por entulho durante a execução da alvenaria

e no transporte do material; A composição é válida para alvenaria de vedação de até 3,00m de altura, tanto para

casas quanto para edifícios de múltiplos pavimentos; O esforço para colocação de escadas ou montagem das plataformas de trabalho e

guarda-corpos está contemplado na composição. Considerou-se, para o cálculo do consumo de argamassa, o preenchimento de todas as

juntas de assentamento e aplicação com bisnaga ou palheta. Execução de vergas e contravergas serão feitas concomitante com a elevação da

alvenaria. Obs: Fazer o encunhamento no encontro da alvenaria com a laje.

-ITEM 1.11 - (SINAPI 92884) -ARMAÇÃO ACO CA-25, À 10,0MM - MONTAGEM

O fornecimento, os ensaios e a execução devem obedecer ao projeto de estrutura e as

normas da ABNT Os aços de categoria CA-25 ou CA-60 não podem ser dobrados em posição qualquer senão naquelas indicadas em projeto, quer para o transporte, quer para facilitar a montagem ou o travamento de fôrmas nas dilatações.

Não pode ser empregado aço de qualidade diferente da especificada em projeto, sem aprovação prévia do autor do projeto estrutural ou, excepcionalmente, da Fiscalização.

A armadura deve ser colocada limpa na fôrma (isenta de crostas soltas de ferrugem, terra, óleo ou graxa) e ser fixada de forma tal que não apresente risco de deslocamento durante a concretagem.

A armação deve ser mantida afastada da fôrma por meio de espaçadores plásticos Industrializados.

Estes devem estar solidamente, amarrados à armadura, ter resistência igual ou superior à do concreto das peças estruturais às quais estão incorporados e, ainda, devem estar limpos, isentos de ferrugem ou poeira.

Os espaçadores devem ter dimensões que atendam ao cobrimento nominal indicado emprojeto e à seguinte orientação:

Obs.: Para a face superior de lajes e vigas que receberão argamassa de contra piso e revestimento final seco ou de elevado desempenho, pode-se considerar um cobrimento nominal mínimo de 15 mm.

Page 8: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

8

Cuidado especial deve ser tomado para garantir o mínimo de 20mm no cobrimento nominal das armaduras das faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios d’água ou outros que ficam em contato frequente com líquidos, especialmente esgotos.

As emendas não projetadas só devem ser aprovadas pela Fiscalização se estiverem de acordo com as normas técnicas ou mediante aprovação do autor do projeto estrutural.

No caso de previsão de ampliação com fundação conjunta, os arranques dos pilares devem ser protegidos da corrosão por envolvimento com concreto. Na hipótese de determinadas peças da estrutura exigirem o emprego de armaduras com comprimento maior que o limite comercial de 12m, as emendas decorrentes devem obedecer rigorosamente o prescrito nas normas técnicas da ABNT.

-ITEM 1.12 (SINAPI 74004/003) CONCRETO GROUT, PREPARADO NO LOCAL, LANCADO E ADENSADO.

O concreto Grout é constituído por materiais agregados (areia e pedrisco), por materiais aglutinantes (cimento Portland comum e cal hidratada, na dosagem máxima de 1:0,10) e água.

Deverá ser utilizado como reforço na alvenaria estrutural e terá função estrutural ou de amarração.

Devem ser obedecidos todos os critérios referentes à dosagem, preparo transporte, lançamento, adensamento, cura e reparos descritos nas normas da ABNT.

O concreto deve satisfazer as condições de resistência (fck) fixadas pelo cálculo estrutural e indicadas no projeto estrutural, quando não indicado em projeto, considerar o fck mínimo de 20 MPa e o consumo mínimo de cimento de 350Kg/m³.

Nenhum elemento estrutural pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da FISCALIZAÇÃO da perfeita disposição das armaduras, ligações e escoramentos, sendo necessário também o exame da correta colocação de furos e passagens de canalizações elétricas, hidráulicas e outras.

Os furos para passagem de tubulações em elementos estruturais devem ser assegurados pela colocação de buchas, caixas ou tubulações, de acordo com o projeto de instalações e de estrutura. Todas as superfícies em contato com o concreto graute devem estar limpas e isentas de agregados soltos, óleos e graxas.

Nos elementos armados, deverão ser executadas visitas (furos com dimensões mínimas de 7,5x10 cm) ao pé de cada vazio a grautear, para possibilitar a limpeza, a remoção de detritos, a verificação do posicionamento das ferragens e evitar falhas na concretagem.

O lançamento do concreto deve ocorrer, no mínimo, 72 horas após a execução das alvenarias.

Todos os furos, espaços horizontais ou outros elementos da alvenaria armada devem ser completamente cheios de concreto e revolvido para evitar falhas.

Nas eventuais interrupções de lançamento do concreto por mais de 1 hora, deve-se parar cerca de 4 cm abaixo da face superior do elemento de alvenaria, interrompendo, de preferência, nos elementos horizontais; na continuação da concretagem, deve-se lançar o concreto grout mais rico em cimento. Não deve ser permitido o acesso às partes concretadas até pelo menos 24 horas após a conclusão da concretagem.

-ITEM 1.13 (SINAPI 87905) -CHAPISCO APLICADO TANTO EM PILARES E VIGAS DE CONCRETO COMO EM ALVENARIA DE FACHADA COM PRESENÇA DE VÃOS, COM COLHER DE PEDREIRO. ARGAMASSATRAÇO 1:3 COM PREPARO EM BETONEIRA 400L. AF_06/2014.

Toda alvenaria, estruturas de concreto como pilares, vigas e teto, interno e externo,

Page 9: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

9

receberão uma camada de chapisco composto por argamassa de cimento e areia no traço de 1:4 com a finalidade de melhorar a aderência entre a alvenaria e o emboço.

Nas peças de concreto e laje poderá ser utilizado o chapisco rolado com argamassa no traço de 1:3 com adição de aditivo colante para argamassa na proporção de 1:2 (uma parte de adesivo para duas partes de água). O chapisco comum é lançado diretamente sobre a superfície com a colher de pedreiro. O excedente da argamassa que não aderir à superfície não pode ser reutilizado, sendo expressamente vedado rearmasse-la.

-ITEM 1.14 (SINAPI 87528) - EMBOÇO, PARA RECEBIMENTO DE CERÂMICA, EM ARGAMASSA TRAÇO 1:2:8, PREPARO MANUAL, APLICADO MANUALMENTE EM FACES INTERNAS DE PAREDES DE AMBIENTES COM ÁREA MEMOR QUE 5M2, ESPESSURA DE 20MM, COM EXECUÇÃO DE TALISCAS. AF_06/2014.

O emboço deve ser aplicado no mínimo 24 horas após a aplicação do chapisco. A camada de emboço para regularização da parede, terá espessura entre 10 e 20 mm,

constituído por argamassa mista de cimento, cal e areia mediano traço de 1:2:8 em volume. A superfície onde será aplicado o emboço deve receber aspersão com água para

remoção de poeira e umedecimento da base. A argamassa deve ser aplicada em camada uniforme e plana, fortemente comprimida

sobre a superfície a ser revestida, atingindo a espessura máxima de 2 cm. O emboço poderá ser desempenado e se constituir na última camada antes do revestimento.

No emboço simples, a superfície deve ficar rústica, facilitando a aderência do reboco e no emboço desempenado a superfície deve ficar bem regularizada para receber a pintura final.

O emboço deve ser umedecido, principalmente nos revestimentos externos, por um período de aproximadamente 48 horas após sua aplicação.

As duas primeiras taliscas devem ser assentadas próximas do canto superior nas extremidades da alvenaria e depois com auxílio do fio prumo, assentar duas taliscas próximo ao piso e depois assentar taliscas intermediárias de modo que a distância entre elas fique entre 1,50 e 2,50 m.

-ITEM 1.15 (SINAPI 88423) - APLICAÇÃO MANUAL DE PINTURA COM TINTA TEXTURIZADA ACRÍLICA EM PAREDES EXTERNAS DE CASAS, UMA COR. AF_06/2014

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência.

Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Aplicar à massa a debaixo para cima com desempenadeira de aço lisa, a massa deve ficar com espessura de 2 a 5 mm, logo após a aplicação passar o rolo sobre a massa para fazer o acabamento desejado. Deve-se evitar a texturização em áreas externas em dias chuvosos ou com ocorrência de ventos fortes que podem transportar para a pintura poeira ou partículas suspensas no ar. Também evitar aplicação em dias muito quentes evitando o surgimento de manchas na textura.

-ITEM 1.16 -(SINAPI 6067) - PINTURA ESMALTE BRILHANTE (2 DEMAOS) SOBRE SUPERFICIE METALICA, INCLUSIVE PROTECAO COM ZARCAO (1 DEMAO)

Page 10: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

10

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência As superfícies de metal devem ser preparadas com lixamento ou jato de areia e lavagem

do pó com removedor, eliminando-se toda a ferrugem; os vestígios de óleo ou graxa devem ser eliminados com solvente, aplicando-se a seguir 1 demão do prímer antiferruginoso especificado.

A tinta a ser aplicada deve ser diluída com solvente de acordo com recomendações dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 2 demãos com intervalo mínimo de 4 horas.

Deve-se evitar a pintura em áreas externas em dias chuvosos ou com ocorrência de ventos fortes que podem transportar para a pintura poeira ou partículas suspensas no ar.

A aplicação pode ser feita com revólver (ar-comprimido), observando as instruções do fabricante.

********* LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ELÉTRICA ********* -ITEM 1.17 -(SINAPI 73960/001) - INSTAL/LIGAÇÃO PROVISORIA ELÉTRICA BAIXA TENSÃO P/CANT OBRA OBRA,M3-CHAVE 100A CARGA 3KWH,20CV EXCL FORN MEDIDOR

Correrão por conta da CONTRATADA, as instalações provisórias de água, esgoto e

energia elétrica, obedecendo às disposições técnicas exigidas pelos órgãos competentes, Sabesp e EDP Bandeirante.

2.0- MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

******* CORTE E ATERRO ********

-ITEM 2.01 – (SINAPI 79473 )CORTE E ATERRO COMPENSADO.

Deverão ser efetuados escavações e aterros necessários, afim de que se adapte o terreno aos níveis exigidos no projeto arquitetônico, bem como para fundações, passeio, circulação, etc.Todo e qualquer aterro ou reaterro será executado com solo de primeira categoria, do tipo ―saibro‖, isento de contaminação com substâncias orgânicas, sujeiras e pedregulhos.

Poderá ser utilizado como aterro pedra amarroada com posterior colocação de brita. Todo o material proveniente das escavações será transportado e depositado em locais indicados pela CONTRATANTE, bem como o material excedente.

-ITEM 2.02, 2.03 e 2.04 – (SINAPI 74151/001) - ESCAVAÇÃO E CARGA MATERIAL 1A CATEGORIA, UTILIZANDO TRATOR DE ESTEIRAS DE 110 A 160HP COM LAMINA, PESO OPERACIONAL * 13T E PA CARREGADEIRACOM 170 HP."

Page 11: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

11

- (SINAPI 72887)-TRANSPORTE COMERCIAL COM CAMINHAO BASCULANTE 6 M3, RODOVIA PAVIMENTADA

– (SINAPI 74034/001)- ESPALHAMENTO DE MATERIAL DE 1A CATEGORIA COM TRATOR DE ESTEIRA COM 153 HP

A escavação mecânica em local indicado pela fiscalização de acordo com os volumes especificados nos serviços. A execução dos trabalhos de escavação deverá obedecer, além do transcrito no presente capítulo, a todas as prescrições da NBR-6122, concernentes ao assunto.

A execução das escavações implicará na responsabilidade integral da CONTRATADA pela resistência e estabilidade das obras vizinhas e a segurança dos operários envolvidos na construção.

Transporte até a obra com caminhão basculante e espalhamento com trator de esteira mantendo uma uniformidade entre as camadas.

-ITEM 2.05 – (SINAPI 74005/001) - COMPACTACAO MECANICA, SEM CONTROLE DO GC (C/COMPACTADOR PLACA 400 KG)

A compactação dos aterros com solo será feita mecanicamente com emprego de

compactador vibratório, em camadas de no máx20cm com adequado teor de umidade, resultando num maciço firme. Havendo duvida sobre a qualidade do aterro, e a critério da FISCALIZAÇÃO, serão pedidos ensaios dos mesmos, com os custos suportados totalmente pela CONTRATADA.

3.0-PALCO ******** FUNDAÇÃO RADIER ******** -ITEM 3.01 – (SINAPI 78018)- ESCAVAÇÃO MANUAL A CEU ABERTO EM MATERIAL DE 1A CATEGORIA, EM PROFUNDIDADE ATE 0,50M

O solo deverá ser escavado manualmente através de pás e enxadões, o solo deverá ser deixado ao lado das valas abertas para posterior reaterro compactado.

A compactação do fundo da vala será feita manualmente ou mecanicamente com emprego de soquete ou de compactador vibratório.

-ITEM 3.02 -( SINAPI 5622) - REGULARIZACAO E COMPACTACAO MANUAL DE TERRENO COM SOQUETE

O solo deverá ser relançado e compactado através de compactador manual (tipo

soquete ou sapo), até a compactação atingir um grau máximo de compactação, com o mínimo de 95% em relação ao peso específico aparente máximo seco do Ensaio do proctor Intermediário.

Page 12: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

12

-ITEM 3.03 - (SINAPI 68053) - FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO LONA PLÁSTICA PRETA, PARA IMPERMEABILIZACAO, ESPESSURA 150 MICRAS

Após a execução do lastro de brita será colocado à lona plástica preta de 150 micras, a fim de evitar à perda de agua do concreto e consequente a impermeabilização do contra piso.

A lona deve ser sobreposta com no mínimo 0,50m.

-ITEM 3.04 - (SINAPI 74076/001)- FORMA TABUA P/ CONCRETO EM FUNDACAO RADIER C/ REAPROVEITAMENTO 3X.

As formas a serem utilizadas, serão de madeira. As mesmas deverão ser devidamente escoradas e travadas, de forma a não sofrerem deslocamentos ou deformações, quando do lançamento do concreto.

Deverão ser executadas com tábua de pinho com espessura de 2,5 cm nas larguras de 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 cm, conforme a largura da peça a ser moldada e conforme o projeto. -ITEM 3.05 - (SINAPI 85662) - ARMAÇÃO EM TELA DE ACO SOLDADA NERVURADA Q-92, ACO CA-60, 4,2MM, MALHA 15X15CM Tela Eletrosoldada Nervurada Aço CA-60 fio diam 4,2mm #15x15cm fornecido em placa medindo 2,45x6,00m. Na execução do radier a tela deverá ser devidamente amarrada entre as peças com arame recozido e sobreposição mínima de 20cm. A tela deverá ser apoiada em taliscas de concreto evitando o contato com o solo.

-ITEM 3.06 -(SINAPI 92884) - ARMAÇÃO UTILIZANDO AÇO CA-25 DE 10.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT. -ITEM 3.07e 3.08 - (SINAPI 73972/001) - CONCRETO FCK=25MPA, VIRADO EM BETONEIRA, SEM LANCAMENTO. - ( SINAPI 92873) - LANÇAMENTO COM USO DE BALDES, ADENSAMENTO E ACABAMENTO DE CONCRETO EM ESTRUTURAS. AF_12/2015

Page 13: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

13

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados

de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 25 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

O tempo de mistura na betoneira deverá ser suficiente para perfeita homogeneização da massa.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

******** ESTRUTURA E PISO********

-ITEM 3.09 - (SINAPI 68051) - LOCAÇÃO ALVENARIA

A locação da alvenaria deverá ser de acordo com o projeto arquitetônico. Fazer a materialização dos eixos de referência, demarcação das faces das paredes a

partir dos eixos ortogonais, posicionamento dos escantilhões para demarcação vertical das fiadas, execução da primeira fiada;

Todas as fiadas serão perfeitamente alinhadas e aprumadas devendo a obra ser levantada uniformemente com a alvenaria perfeitamente plana e vertical.

-ITEM 3.10 - (SINAPI 87455) - ALVENARIA DE VEDAÇÃO DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO DE 14X19X39CM (ESPESSURA 14CM) DE PAREDES COM ÁREA LÍQUIDA MAIOR OU IGUAL A 6M² SEM VÃOS E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO COM PREPARO EM BETONEIRA. AF_06/2014

Page 14: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

14

Serão utilizados blocos vazados de concreto simples Classe C, com dois furos, linha estrutural, que apresentam resistência mínima à compressão axial de 3,0 Mpa, que atendam os requisitos descritos na NBR-6136, com dimensões modulares e padronizados, faces planas, arestas vivas, textura homogênea, duros e sonoros, isentos de trincas, lascas ou outros defeitos visíveis, com dimensões de 14x19x39 cm e múltiplos, com tolerâncias admissíveis de ± 2 mm na largura e ± 3 mm na altura e comprimento.

A espessura mínima das paredes será de 14 cm e a absorção máxima (individual) de água será de 10%.

As peças complementares como: canaletas e meio bloco terão as mesmas características dos blocos principais.

A argamassa de assentamento será composta por cimento, cal hidratada e areia no traço 1:2:8 e de cimento e areia no traço 1:3, onde tiver armadura de ligação na junta.

Em todas as ligações entre alvenaria e estrutura de concreto deverão ser previstas armaduras de espera na estrutura para a ligação com a referida alvenaria.

As ligações serão feitas com tela metálica eletrossoldada de malha 15x15mm, fio de 1,24mm e dimensões de 7,5x50cm;

A tela será fixada na estrutura de concreto com Pino de aço com furo, haste=27 mm (ação direta).

O esforço de preparo da argamassa está contemplado nas composições auxiliares; O consumo dos blocos considera as perdas por entulho durante a execução da alvenaria

e no transporte do material; A composição é válida para alvenaria de vedação de até 3,00m de altura, tanto para

casas quanto para edifícios de múltiplos pavimentos; O esforço para colocação de escadas ou montagem das plataformas de trabalho e

guarda-corpos está contemplado na composição. Considerou-se, para o cálculo do consumo de argamassa, o preenchimento de todas as

juntas de assentamento e aplicação com bisnaga ou palheta. Execução de vergas e contravergas serão feitas concomitante com a elevação da

alvenaria. Obs: Fazer o encunhamento no encontro da alvenaria com a laje.

-ITEM 3.11 - (SINAPI 89998) - ARMAÇÃO DE CINTA DE ALVENARIA ESTRUTURAL; DIÂMETRO DE 10,0 MM. AF_01/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 3.12 - (SINAPI89995) - GRAUTEAMENTO DE CINTA SUPERIOR OU DE VERGA EM ALVENARIA ESTRUTURAL. AF_01/2015

O concreto Graute é constituído por materiais agregados (areia e pedrisco), por materiais aglutinantes (cimento Portland comum e cal hidratada, na dosagem máxima de 1:0,10) e água.

Deverá ser utilizado como reforço na alvenaria estrutural e terá função estrutural ou de amarração.

Page 15: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

15

Devem ser obedecidos todos os critérios referentes à dosagem, preparo transporte, lançamento, adensamento, cura e reparos descritos nas normas da ABNT.

O concreto deve satisfazer as condições de resistência (fck) fixadas pelo cálculo estrutural e indicadas no projeto estrutural, quando não indicado em projeto, considerar o fck mínimo de 20 MPa e o consumo mínimo de cimento de 350Kg/m³.

Nenhum elemento estrutural pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da FISCALIZAÇÃO da perfeita disposição das armaduras, ligações e escoramentos, sendo necessário também o exame da correta colocação de furos e passagens de canalizações elétricas, hidráulicas e outras.

Os furos para passagem de tubulações em elementos estruturais devem ser assegurados pela colocação de buchas, caixas ou tubulações, de acordo com o projeto de instalações e de estrutura. Todas as superfícies em contato com o concreto graute devem estar limpas e isentas de agregados soltos, óleos e graxas.

Nos elementos armados, deverão ser executadas visitas (furos com dimensões mínimas de 7,5x10 cm) ao pé de cada vazio a grautear, para possibilitar a limpeza, a remoção de detritos, a verificação do posicionamento das ferragens e evitar falhas na concretagem.

O lançamento do concreto deve ocorrer, no mínimo, 72 horas após a execução das alvenarias.

Todos os furos, espaços horizontais ou outros elementos da alvenaria armada devem ser completamente cheios de concreto e revolvido para evitar falhas.

Nas eventuais interrupções de lançamento do concreto por mais de 1 hora, deve-se parar cerca de 4 cm abaixo da face superior do elemento de alvenaria, interrompendo, de preferência, nos elementos horizontais; na continuação da concretagem, deve-se lançar o concreto graute mais rico em cimento.

Não deve ser permitido o acesso às partes concretadas até pelo menos 24 horas após a conclusão da concretagem.

-ITEM 3.13, 3.14, 3.15 e 3.16 – (SINAPI 74151/001) - ESCAVAÇÃO E CARGA MATERIAL 1A CATEGORIA, UTILIZANDO TRATOR DE ESTEIRAS DE 110 A 160HP COM LAMINA, PESO OPERACIONAL * 13T E PA CARREGADEIRACOM 170 HP."

- (SINAPI 72887)-TRANSPORTE COMERCIAL COM CAMINHAO BASCULANTE 6 M3, RODOVIA PAVIMENTADA

–(SINAPI 5719) - REATERRO APILOADO EM CAMADAS 0,20M, UTILIZANDO MATERIAL ARGILO-ARENOSO ADQUIRIDO EM JAZIDA, JÁ CONSIDERANDO UM ACRÉSCIMO DE 25% NO VOLUME DO MATERIAL ADQUIRIDO, NÃO CONSIDERANDO O TRANSPORTE ATÉ O REATERRO

–( SINAPI 74005/001) - COMPACTAÇÃO MECÂNICA, SEM CONTROLE DO GC (C/COMPACTADOR PLACA 400 KG)

A escavação mecânica em local indicado pela fiscalização de acordo com os volumes especificados nos serviços. A execução dos trabalhos de escavação deverá obedecer, além do transcrito no presente capítulo, a todas as prescrições da NBR-6122, concernentes ao assunto.

A execução das escavações implicará na responsabilidade integral da CONTRATADA pela resistência e estabilidade das obras vizinhas e a segurança dos operários envolvidos na construção.

Transporte até a obra com caminhão basculante e espalhamento com trator de esteira mantendo uma uniformidade entre as camadas.

A compactação dos aterros com solo será feita mecanicamente com emprego de compactador vibratório, em camadas com adequado teor de umidade e com espessura máxima de 20

Page 16: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

16

cm, resultando num maciço firme. Havendo dúvida sobre a qualidade do aterro, e a critério da FISCALIZAÇÃO, serão pedidos ensaios dos mesmos, com os custos suportados totalmente pela CONTRATADA.

-ITEM 3.17 –(SINAPI COMP-001) - CINTA EM CANTONEIRA 2"X2"X3/16" CHUMBADO COM GRAPA

A cinta em cantoneira deverá ser curvada evitando deformações que possam comprometer a qualidade do trabalho, e deverá ser fixada com grapas suficiente para manter a rigidez da estrutura.

A cinta deverá ficar perfeitamente alinhada com o piso evitando degraus entre os elementos.

-ITEM 3.18 – (SINAPI 85662) - ARMACAO EM TELA DE ACO SOLDADA NERVURADA Q-92, ACO CA-60, 4,2MM, MALHA 15X15CM. Tela Eletrosoldada Nervurada Aço CA-60 fio diam 4,2mm #15x15cm fornecido em placa medindo 2,45x6,00m. Na execução do radier a tela deverá ser devidamente amarrada entre as peças com arame recozido e sobreposição mínima de 20cm. A tela deverá ser apoiada em taliscas de concreto evitando o contato com o solo.

-ITEM 3.19 –( COMP-004 ) - PISO EM CONCRETO 20 MPA USINADO, ESPESSURA 8CM E JUNTAS SERRADAS 5X5M, INCLUSO POLIMENTO COM DESEMPENADEIRA ELETRICA

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 20 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

Na obra, o trajeto a ser percorrido pelo caminhão betoneira até o ponto de descarga do concreto deve estar limpo e ser realizado em terreno firme.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

Page 17: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

17

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

As juntas geralmente são em uma malha de 5m X 5m para evitar trincas e fissuras no piso. Elas são executadas com uma Serra de Carrinho ou Serra Clipper. Antes de iniciar o corte devera ser feita a marcação das juntas), com o auxílio de uma régua ou linha e, de preferência, com a linha demarcadora (aquela que fica imersa em pó vermelho, específica para demarcação).

O polimento mecânico deverá ser iniciado tão logo o concreto demonstre resistência ao contato permitindo a atividade e deverá apresentar ao final uma superfície perfeitamente lisa sem defeitos ou irregularidades.

-ITEM 3.20 – (SINAPI 87893) - CHAPISCO APLICADO EM ALVENARIA (SEM PRESENÇA DE VÃOS) E ESTRUTURAS DE CONCRETO DE FACHADA, COM COLHER DE PEDREIRO. ARGAMASSA TRAÇO 1:3 COM PREPARO MANUAL. AF_06/2014

Toda alvenaria, estruturas de concreto como pilares, vigas e teto, interno e externo, receberão uma camada de chapisco composto por argamassa de cimento e areia no traço de 1:4 com a finalidade de melhorar a aderência entre a alvenaria e o emboço.

Nas peças de concreto e laje poderá ser utilizado o chapisco rolado com argamassa no traço de 1:3 com adição de aditivo colante para argamassa na proporção de 1:2 (uma parte de adesivo para duas partes de água).

O chapisco comum é lançado diretamente sobre a superfície com a colher de pedreiro. O excedente da argamassa que não aderir à superfície não pode ser reutilizado, sendo expressamente vedado rearmasse-la.

-ITEM 3.21 –(SINAPI 5991)- BARRA LISA COM ARGAMASSA TRACO 1:4 (CIMENTO E AREIA GROSSA), ESPESSURA 2,0CM, INCLUSO ADITIVO IMPERMEABILIZANTE, PREPARO MECANICO DA ARGAMASSA

Revestimento impermeável, rígido, composto por argamassa de cimento, areia peneirada (0-3mm) no traço 1:4 e aditivo hidrófugo, que impermeabiliza por hidrofugação do sistema capilar, sem impedir a respiração dos materiais. Consumo do aditivo: 2 litros/saco cimento (50kg) dissolvido na água que vai ser misturada na massa de acordo com as especificações do Fabricante, revestindo as faces indicadas em projeto.

Deverá ser feita a limpeza da superfície para posterior impermeabilização. A estrutura deve estar resistente, compacta e áspera se necessário apicoar e raspar com

escova de aço e depois lavar com jato de água para eliminação do material solto. Não deve haver presença de trincas, pontos fracos ou ninhos de agregados. Arredondar os cantos com argamassa 1:2, formando meia cana. Não utilizar cal hidratada na massa.

Page 18: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

18

-ITEM 3.22 – ( SINAPI 87530) - MASSA ÚNICA, PARA RECEBIMENTO DE PINTURA, EM ARGAMASSA TRAÇO 1:2:8, PREPARO MANUAL, APLICADA MANUALMENTE EM FACES INTERNAS DE PAREDES DE AMBIENTES COM ÁREA MENOR QUE 10M2, ESPESSURA DE 20MM, COM EXECUÇÃO DE TALISCAS. AF_06/2014

A massa única deve ser aplicado no mínimo 24 horas após a aplicação do chapisco. A camada de emboço para regularização da parede, terá espessura entre 10 e 20 mm,

constituído por argamassa mista de cimento, cal e areia mediano traço de 1:2:8 em volume. A superfície onde será aplicado o emboço deve receber aspersão com água para

remoção de poeira e umedecimento da base. A argamassa deve ser aplicada em camada uniforme e plana, fortemente comprimida

sobre a superfície a ser revestida, atingindo a espessura máxima de 2 cm. O emboço poderá ser desempenado e se constituir na última camada antes do revestimento.

No emboço simples, a superfície deve ficar rústica, facilitando a aderência do reboco e no emboço desempenado a superfície deve ficar bem regularizada para receber a pintura final.

O emboço deve ser umedecido, principalmente nos revestimentos externos, por um período de aproximadamente 48 horas após sua aplicação.

As duas primeiras taliscas devem ser assentadas próximas do canto superior nas extremidades da alvenaria e depois com auxílio do fio prumo, assentar duas taliscas próximo ao piso e depois assentar taliscas intermediárias de modo que a distância entre elas fique entre 1,50 e 2,50

******** ACABAMENTO DEGRAUS******** -ITEM 3.23 – (SINAPI 87298) - ARGAMASSA TRAÇO 1:3 (CIMENTO E AREIA MÉDIA) PARA CONTRAPISO, PREPARO MECÂNICO COM BETONEIRA 400 L. AF_06/2014 (ESP 4,5CM)

Os contra pisos serão de argamassa de cimento e areia 1:3, com desempenamento adequado ao acabamento a que se destinam (piso de granilite, cerâmico, outros). De um modo geral, deverá ser previsto caimento em direção a ralos, grelhas ou outros dispositivos, nos pisos sujeitos a lavagem (Sanitários, Cozinha, Depósito de Lixo, Copa, DML, outros)

Não se permitirá o empoçamento de água, ou água fluindo em direção errada.

-ITEM 3.24 –(SINAPI 73465) - PISO CIMENTADO E=1,5CM C/ARGAMASSA 1:3 CIMENTO AREIA ALISADO COLHERSOBRE BASE EXISTENTE E ARGAMASSA EM PREPARO MECANIZADO

Piso cimentado com esp 1,5cm de argamassa de cimento e areia 1:3, com alisamento adequado ao acabamento a que se destinam (piso de granilite, cerâmico, outros). De um modo geral, deverá ser previsto caimento em direção a ralos, grelhas ou outros dispositivos, nos pisos sujeitos a lavagem (Sanitários, Cozinha, Depósito de Lixo, Copa, DML, outros)

Não se permitirá o empoçamento de água, ou água fluindo em direção errada.

Page 19: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

19

4.0 –PERGOLADO ******** FUNDAÇÃO ESTACAS ******** -ITEM 4.01 –(SINAPI 73992/001)- LOCAÇÃO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS ONTALETADAS A CADA 1,50M, SEM REAPROVEITAMENTO

A Locação deverá ser feita por meio de uma régua de longarina, perfeitamente nivelada, tomando como base de referência as indicações na Planta de Localização, Planta Baixa e de Locação.

As paredes e pilares internos serão locados pelos seus eixos e os externos pela face. A régua será colocada, no mínimo, afastada 1,5 metros das fundações e alvenarias, permanecendo até a conclusão da execução das fundações e vigas baldrame.

A CONTRATADA, sob sua responsabilidade, deverá proceder aos serviços de locação, obedecendo rigorosamente às cotas, níveis e alinhamentos, conforme os projetos arquitetônicos.

A CONTRATANTE deverá ser comunicada, imediatamente, sobre quaisquer discrepâncias encontradas no momento da locação da obra.

-ITEM 4.02 –(SINAPI 74156/001) - ESTACA A TRADO (BROCA) D=25CM C/CONCRETO FCK=15MPA+20KG ACO/M3 LD.IN-LOCO

As brocas serão escavadas manualmente com trado e devem ter diâmetro no mínimo de 25 cm, a cota prevista em projeto, aterros devem ser desconsiderados na contagem da profundidade das estacas. O comprimento médio estimado está anotado nos projetos.

As locações das brocas na obra deverão ser feitas pela CONTRATADA utilizando-se métodos e equipamentos compatíveis com a obra.

Só podem ser iniciados os serviços de escavação após a verificação da locação das brocas pela FISCALIZAÇÃO.

******** FUNDAÇÃO BLOCOS ********

-ITEM 4.03 – (SINAPI 78018) - ESCAVAÇÃO MANUAL A CÉU ABERTO EM MATERIAL DE 1A CATEGORIA, EM PROFUNDIDADE ATÉ 0,50M

O solo deverá ser retirado manualmente através de pás e enxadões, o solo deverá ser deixado ao lado das valas abertas para posterior reaterro compactado.

Page 20: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

20

A compactação do fundo da vala será feita manualmente ou mecanicamente com emprego de soquete ou de compactador vibratório.

-ITEM 4.04 – ( SINAPI 92919) - ARMAÇÃO DE FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO, EXCETO VIGAS, PILARES E LAJES (DE EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS, EDIFICAÇÃO TÉRREA OU SOBRADO), UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 10.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.05 – (SINAPI 92916) - ARMAÇÃO DE FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO, EXCETO VIGAS, PILARES E LAJES (DE EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS, EDIFICAÇÃO TÉRREA OU OU SOBRADO), UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 6.3 MM - MONTAGEM. AF_12/2015SOBRADO), UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 10.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.06 – (SINAPI 74115/001) EXECUÇÃO DE LASTRO EM CONCRETO (1:2,5:6), PREPARO MANUAL

Para a execução dos blocos de fundação deverá ser executado lastro de concreto magro espessura mínima de 5 cm, conforme informado em projeto, com a função de tornar o terreno de apoio dos blocos adequado a execução dos serviços.

-ITEM 4.07 e 4.08 – (SINAPI 73972/001) CONCRETO FCK=25MPA, VIRADO EM BETONEIRA, SEM LANCAMENTO – ( SINAPI 92873) - LANÇAMENTO COM USO DE BALDES, ADENSAMENTO E ACABAMENTO DE CONCRETO EM ESTRUTURAS. AF_12/2015

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 25 Mpa.

Page 21: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

21

Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

O tempo de mistura na betoneira deverá ser suficiente para perfeita homogeneização da massa.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

-ITEM 4.09 – (SINAPI 72075) - IMPERMEABILIZAÇÃO DE SUPERFICIE COM REVESTIMENTO BICOMPONENTE SEMI FLEXIVEL.

Após a cura da argamassa, deverá ser feita pintura (nas três faces) em 3 demãos cruzadas, executadas de acordo com as especificações do fabricante ou revestimento semi-flexível, impermeabilizante e protetor, bicomponente, a base de cimentos e resina acrílica tipo (Ref. Sikatop 100 ou Viaplus 1000).

Elevar e pintar também a alvenaria até 100 cm de altura acima do piso com impermeabilizante e protetor, bicomponente, a base de cimentos e resina acrílica tipo (Ref. Sikatop 100 ou Viaplus 1000), nas duas faces da parede.

******** COLUNAS ******** -ITEM 4.10 – (SINAPI INSUMO 00009820) -TUBO PVC EB-644 P/ REDE COLET ESG JE DN 250MM O tubo será usado como forma para pilares, e deverá ser perfeitamente instalada, travada e alinhada para posterior concretagem. -ITEM 4.11 – (SINAPI 92264) - FABRICAÇÃO DE FÔRMA PARA PILARES E ESTRUTURAS SIMILARES, EM CHAPA DE MADEIRA COMPENSADA

Page 22: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

22

PLASTIFICADA, E = 18 MM. AF_12/2015

As formas a serem utilizadas, serão de madeira. As mesmas deverão ser devidamente escoradas e travadas, de forma a não sofrerem deslocamentos ou deformações, quando do lançamento do concreto.

Deverão ser executadas com madeira compensada plastificada com espessura de 1,80 cm, conforme a largura da peça a ser moldada conforme o projeto. -ITEM 4.12 – ( SINAPI 92778) - ARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UMA EDIFÍCAÇÃO TÉRREA OU SOBRADO UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 10.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.13 – (SINAPI 92775) - ARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UMA EDIFÍCAÇÃO TÉRREA OU SOBRADO UTILIZANDO AÇO CA-60 DE 5.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.14 – ( SINAPI 92718) - CONCRETAGEM DE PILARES, FCK = 25 MPA, COM USO DE BALDES EM EDIFICAÇÃO COM SEÇÃO MÉDIA DE PILARES MENOR OU IGUAL A 0,25 M² - LANÇAMENTO, ADENSAMENTO E ACABAMENTO. AF_12/2015

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 25 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

O tempo de mistura na betoneira deverá ser suficiente para perfeita homogeneização da massa.

Page 23: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

23

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

-ITEM 4.15 – (ORÇ. MERCADO) - CAPITEL DIAM 0,25M

Moldura tipo Capitel em EPS 25,0 cm revestida com tela e argamassa cimentícia. Serão instaladas externamente no final das colunas fazendo acabamento de arremate. Fazer o assentamento das molduras com cimento colante, espalhar o cimento colante

ACII com desempenadeira de aço dentada na área da moldura e parede que ficarão em contato. Fazer uma pré-fixação com parafusos de bucha de pvc até a secagem do cimento

colante. Apresentar amostra para aprovação da fiscalização antes da instalação.

******** VIGAS ********* -ITEM 4.16 – (SINAPI 92467) - MONTAGEM E DESMONTAGEM DE FÔRMA DE VIGA, ESCORAMENTO COM GARFO DE MADEIRA, PÉ-DIREITO SIMPLES, EM CHAPA DE MADEIRA PLASTIFICADA, 10 UTILIZAÇÕES. AF_12/2015

As formas a serem utilizadas, serão de madeira. As mesmas deverão ser devidamente escoradas e travadas, de forma a não sofrerem deslocamentos ou deformações, quando do lançamento do concreto.

Deverão ser executadas com madeira compensada plastificada com espessura de 1,80 cm, conforme a largura da peça a ser moldada conforme o projeto. -ITEM 4.17 – (SINAPI 92794) - CORTE E DOBRA DE AÇO CA-50, DIÂMETRO DE 10.0 MM, UTILIZADO EM ESTRUTURAS DIVERSAS, EXCETO LAJES. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

Page 24: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

24

-ITEM 4.18 – (SINAPI 92795) - CORTE E DOBRA DE AÇO CA-50, DIÂMETRO DE 12.5 MM, UTILIZADO EM ESTRUTURAS DIVERSAS, EXCETO LAJES. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.19 – (SINAPI 92796) - CORTE E DOBRA DE AÇO CA-50, DIÂMETRO DE 16.0 MM, UTILIZADO EM ESTRUTURAS DIVERSAS, EXCETO LAJES. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.20 –(SINAPI 92792) - CORTE E DOBRA DE AÇO CA-50, DIÂMETRO DE 6.3 MM, UTILIZADO EM ESTRUTURAS DIVERSAS, EXCETO LAJES. AF_12/2015

Serão utilizados aços CA-50A e CA-60, conforme especificado no projeto estrutural. O transpasse de barras, deverão cumprir rigorosamente o especificado pelas Normas da

ABNT. Não serão aceitas barras que apresentarem oxidação. Em todos os casos os aços deverão ser aqueles especificados pelo projeto estrutural e

deverão obedecer rigorosamente as especificações da ABNT.

-ITEM 4.21 e 4.22 – (SINAPI73972/001) - CONCRETO FCK=25MPA, VIRADO EM BETONEIRA, SEM LANCAMENTO. – (SINAPI 92873) - LANÇAMENTO COM USO DE BALDES, ADENSAMENTO E ACABAMENTO DE CONCRETO EM ESTRUTURAS. AF_12/2015

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 25 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Page 25: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

25

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

O tempo de mistura na betoneira deverá ser suficiente para perfeita homogeneização da massa.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

***********MADEIRAMENTO*************

-ITEM 4.23, 4.24, 4.25, 4.26, 4.27 e 4.28 – (ORÇ. MERCADO) - PRANCHA GARAPEIRA 5X25 APARELHADA – (SINAPI COMP-003) - MO DE CARPINTEIRO E AJUDANTE DE CARPINTEIRO – (SINAPI INSUMO 00011963)- PARAFUSO DE ACO TIPO CHUMBADOR PARABOLT, DIAMETRO 1/2", COMPRIMENTO 75 MM – ( ORÇMERCADO) BARRA ROSCADA ZINCADA 1/2" – (SINAPI INSUMO 00004339) - PORCA ZINCADA, SEXTAVADA, DIAMETRO 1/2" – (SINAPI INSUMO 00013348) - ARRUELA EM AÇO GALVANIZADO, DIAMETRO EXTERNO = 35MM, ESPESSURA = 3MM, DIAMETRO DO FURO= 18MM

O PERGOLADO em madeira Garapeira com certificado de procedência, madeira aparelhada sem empenamento ou distorções, fixados com parafuso zincado e bucha tipo Parabolt.

5.0 – PISO INTERTRAVADO PRAÇA ******** PASSSEIO E CAMINHADA ******** -ITEM 5.01 – (SINAPI 5622) - REGULARIZACAO E COMPACTACAO MANUAL DE TERRENO COM SOQUETE

O solo deverá ser relançado e compactado através de compactador manual (tipo soquete ou sapo), até a compactação atingir um grau máximo de compactação, com o mínimo de 95% em relação ao peso específico aparente máximo seco do Ensaio do proctor Intermediário.

Page 26: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

26

-ITEM 5.02 e 5.03 – (FDE 16.02.027) - Ga-01 guia leve ou separador de pisos – (SINAPI 74138/001) - CONCRETO USINADO NÃO BOMBEÁVEL FCK=15MPA, INCLUSIVE LANCAMENTO E ADENSAMENTO.

Constituintes • Guias pré-moldadas, dimensões conforme desenho. • Lastro de brita nº 2. • Formas em tábuas de cedrinho ou resinadas para as sarjetas. Acabamentos • GA-01- guia leve: - Como guia ou separador de pisos em áreas externas pavimentadas

combinadas com jardins. EXECUÇÃO • Com o terreno previamente limpo, efetuar marcações para colocação das peças, e

executar cavação nos locais a receberem as guias, rebaixos e sarjetas. • Executar apiloamento do terreno com soquete manual apropriado, de modo a obter nivelamento preparatório para o lançamento do lastro de brita e/ou colocação das peças pré-moldadas e formas.

• Em GA-01: - Posicionar as peças em seus locais definitivos; - Compactar o solo adjacente à guia e finalizar pavimenta- ção de acabamento.

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO • m — por metro linear executado. O fundo da caixa para assentamento das guias de jardim, após a abertura das valas,

deverá ser compactado de forma adequada para permitir a estabilidade, e estar perfeitamente alinhado e nivelado para proporcionar a maior regularidade possível em alinhamento e perfil.

Em todo o perímetro do pavimento que fizer limite com o passeio, deveram ser executadas guias premoldada, 6 cm de topo,19 cm de altura e 45 cm de comprimento.

As guias deverão estar perfeitamente prumadas, alinhadas e niveladas. Deverão ser rejuntado com argamassa de cimento e areia, traço 1:4 e escoradas

convenientemente. O concreto à ser utilizado nas sarjetas será preparado manualmente e deverá atingir o

Fck, de 15 MPa aos 28 dias. Durante o período da cura, o concreto deverá ser umedecido adequadamente de

maneira a evitar o aparecimento de fissuras decorrentes da retração do material.

-ITEM 5.04 – (SINAPI 92396) - EXECUÇÃO DE PASSEIO EM PISO INTERTRAVADO, COM BLOCO RETANGULAR DE 20 X 10 CM, ESPESSURA 6 CM. AF_08/2015

Caracterização e Dimensões do Material: Trata-se de blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre um colchão de areia, travados por meio de contenção lateral e atrito entre as peças. Permitem manutenção sem necessidade de quebrar o calçamento para a execução da obra.

O presente projeto* apresenta uma sugestão de paginação que deverá ser confirmada pelo fiscal ou será fornecida nova possibilidade de paginação.

Piso em blocos retangulares de concreto de 20x10x6 cm, cor natural e diversas. Acabamento superficial perfeitamente liso. Sequência de execução: Os blocos serão assentados sobre camada de areia média

compactada , sem rejunte para permitir infiltração das águas. Normas Técnicas relacionadas: _ ABNT NBR 15805: 2010 - Placa de concreto para piso -

Requisitos e métodos de ensaios; _ ABNT NBR 9781:1987 - Peças de concreto para pavimentação - Especificação; _ ABNT NBR 9780:1987 - Peças de concreto para pavimentação - Determinação da resistência à compressão.

Page 27: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

27

******** PISOGRAMA ******** -ITEM 5.05 – (SINAPI 5622) - REGULARIZACAO E COMPACTACAO MANUAL DE TERRENO COM SOQUETE

O solo deverá ser relançado e compactado através de compactador manual (tipo soquete ou sapo), até a compactação atingir um grau máximo de compactação, com o mínimo de 95% em relação ao peso específico aparente máximo seco do Ensaio do proctor Intermediário.

-ITEM 5.06 e 5.07 – (SINAPI 92391) - EXECUÇÃO DE PAVIMENTO EM PISO INTERTRAVADO, COM BLOCO PISOGRAMA DE 35 X 25 CM, ESPESSURA 6 CM. AF_08/2015 - (SINAPI 85180) - PLANTIO DE GRAMA ESMERALDA EM ROLO

Utilizar Pisograma de 35x25x6cm, produzidos em concreto de resistência 25Mpa e com 58% de área verde por peça. Preparar o local antes da colocação das peças com a devida compactação e nivelamento do solo. Após isso, adicionar uma camada de 2,00cm de areia grossa. Dispor as peças devidamente alinhadas. Realizar o plantio de grama conforme orientações abaixo.

Planta herbácea de 10-20 cm de altura, a forração escolhida deverá apresentar folhas densas e pilosas.

A densidade deverá proporcionar a formação de tapete verde uniforme e ornamental. A forração deverá ser adquirida na forma de rolos, pois esse formato proporciona maior

resistência no momento do transporte e maior facilidade de manuseio e plantio. Deverá ser executado o preparo do solo, com a limpeza do terreno, removendo-se todos

os obstáculos que possam atrapalhar o plantio como: ervas daninhas, entulhos etc. O solo deverá receber adubação, posicionar vários rolinhos de grama ao longo da área

de plantio; um ao lado do outro. Para facilitar a instalação deverá ser utilizada linha de nylon ou barbante como guia,

proporcionando o alinhamento dos tapetes de grama, os tapetes quebrados ou recortes deverão preencher as áreas de cantos e encontros, na fase de acabamento do plantio.

As fissuras entre os tapetes de grama devem ser rejuntadas com terra de boa qualidade, livre de ervas daninhas e toda a forração deve ser irrigada por aproximadamente um mês.

*******BASE DE CONCRETO BANCOS E ACADEMIA******

-ITEM 5.08 – (SINAPI 78018) - ESCAVACAO MANUAL A CEU ABERTO EM MATERIAL DE 1A CATEGORIA, EM PROFUNDIDADE ATE 0,50M

O solo deverá ser retirado manualmente através de pás e enxadões, o solo deverá ser deixado ao lado das valas abertas para posterior reaterro compactado.

A compactação do fundo da vala será feita manualmente ou mecanicamente com emprego de soquete ou de compactador vibratório.

Page 28: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

28

-ITEM 5.09 – ( SINAPI 5622) - REGULARIZACAO E COMPACTACAO MANUAL DE TERRENO COM SOQUETE

O solo deverá ser relançado e compactado através de compactador manual (tipo

soquete ou sapo), até a compactação atingir um grau máximo de compactação, com o mínimo de 95% em relação ao peso específico aparente máximo seco do Ensaio do proctor Intermediário.

-ITEM 5.10 – (SINAPI74076/001) - FORMA TÁBUA P/ CONCRETO EM FUNDACAO RADIER C/ REAPROVEITAMENTO 3X.

As formas a serem utilizadas, serão de madeira. As mesmas deverão ser devidamente escoradas e travadas, de forma a não sofrerem deslocamentos ou deformações, quando do lançamento do concreto.

Deverão ser executadas com tábua de pinho com espessura de 2,5 cm naslarguras de 05, 10, 15, 20, 25 ou 30 cm, conforme a largura da peça a ser moldada conforme o projeto. -ITEM 5.11 COMP-002 - PISO EM CONCRETO 20 MPA USINADO, ESPESSURA 10CM E JUNTAS SERRADAS 3X3M, INCLUSO POLIMENTO COM DESEMPENADEIRA ELETRICA

O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 20 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

Na obra, o trajeto a ser percorrido pelo caminhão betoneira até o ponto de descarga do concreto deve estar limpo e ser realizado em terreno firme.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

Page 29: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

29

O polimento mecânico deverá ser iniciado tão logo o concreto demonstre resistência ao contato permitindo a atividade e deverá apresentar ao final uma superfície perfeitamente lisa sem defeitos ou irregularidades.

O corte de junta de dilatação deverá ser executado em até 24 após a concretagem do piso.

Os cortes deverão ser perfeitamente lineares e esquadrejados em módulos de 3x3m.

6.0 – GRAMADO -ITEM 6.01, 6.02 e 6.03 – (CPOS 340102) - Limpeza e regularização de áreas para ajardinamento (jardins e canteiros) – ( CPOS 340101) - Terra vegetal orgânica comum – (SINAPI 85180) - PLANTIO DE GRAMA ESMERALDA EM ROLO

Planta herbácea de 10-20 cm de altura, a forração escolhida deverá apresentar folhas densas e pilosas.

A densidade deverá proporcionar a formação de tapete verde uniforme e ornamental. A forração deverá ser adquirida na forma de rolos, pois esse formato proporciona maior

resistência no momento do transporte e maior facilidade de manuseio e plantio. Deverá ser executado o preparo do solo, com a limpeza do terreno, removendo-se todos

os obstáculos que possam atrapalhar o plantio como: ervas daninhas, entulhos etc. O solo deverá receber adubação, posicionar vários rolinhos de grama ao longo da área

de plantio; um ao lado do outro. Para facilitar a instalação deverá ser utilizada linha de nylon ou barbante como guia,

proporcionando o alinhamento dos tapetes de grama, os tapetes quebrados ou recortes deverão preencher as áreas de cantos e encontros, na fase de acabamento do plantio.

As fissuras entre os tapetes de grama devem ser rejuntadas com terra de boa qualidade, livre de ervas daninhas e toda a forração deve ser irrigada por aproximadamente um mês.

Cobertura com terra vegetal após o plantio, manutenção com irrigação até a perfeita fixação da grama no solo.

7.0 –PINTURA

******* PERGOLADO**********

******* COLUNAS E VIGAS

-ITEM 7.01 – (SINAPI 88483) - APLICAÇÃO DE FUNDO SELADOR LÁTEX PVA EM PAREDES, UMA DEMÃO. AF_06/2014

Page 30: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

30

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de selador só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

Deve-se evitar a pintura em áreas externas em dias chuvosos ou com ocorrência de ventos fortes que podem transportar para a pintura poeira ou partículas suspensas no ar.

A aplicação pode ser feita com pincel, rolo ou revólver, observando as instruções do fabricante.

-ITEM 7.02 – (SINAPI 79460) - PINTURA EPOXI, DUAS DEMAOS

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

As partes soltas ou mal aderidas deverão ser raspadas e ou escovadas. A tinta a ser aplicada deve ser diluída com água potável de acordo com recomendações

dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 3 demãos com intervalo mínimo de 4 horas. Em todos os casos, devem ser seguidas as recomendações dos fabricantes, desde o

aparelhamento das superfícies. Devem-se evitar os escorrimentos ou salpicos nas superfícies não destinadas à pintura.

******* MADEIRAS*******

-ITEM 7.03 – (SINAPI 6081) - PINTURA VERNIZ POLIURETANO BRILHANTE EM MADEIRA, TRES DEMAOS

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência As tintas, vernizes e fundos especificados devem ser do tipo preparado e pronto para o

uso, em embalagem original e intacta, recomendando-se apenas o emprego de solvente adequado; é proibida a adição de secantes, pigmentos, ou qualquer outro material estranho.

Nas superfícies de madeira, as mesmas devem estar secas, os nós devem ser selados com verniz apropriado e as imperfeições corrigidas com massa de ponçar, preparada para receber uma demão de fundo ou selador.

As superfícies devem ser lixadas e niveladas. Nos forros de madeira, aplicar massa corrida à base de óleo para regularização da superfície, após o lixamento, nas esquadrias de madeira, verificar a especificação do projeto quanto à necessidade de aplicação de massa corrida.

Em pinturas de caixilhos, limpar os rebites e outras peças de movimentação para evitar o travamento.

A aplicação pode ser feita com pincel, rolo ou revólver, observando as instruções do

Page 31: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

31

fabricante.

********** PALCO ************

-ITEM 7.04 – (SINAPI 88483) - APLICAÇÃO DE FUNDO SELADOR LÁTEX PVA EM PAREDES, UMA DEMÃO. AF_06/2014

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de selador só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

Deve-se evitar a pintura em áreas externas em dias chuvosos ou com ocorrência de ventos fortes que podem transportar para a pintura poeira ou partículas suspensas no ar.

A aplicação pode ser feita com pincel, rolo ou revólver, observando as instruções do fabricante.

-ITEM 7.05 – (SINAPI 88487) - APLICAÇÃO MANUAL DE PINTURA COM TINTA LÁTEX PVA EM PAREDES, DUAS DEMÃO S. AF_06/2014

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

Nas paredes internas e externas será utilizada tinta do tipo látex pva nas cores conforme definido no projeto arquitetônico.

A superfície onde será aplicada a pintura deve estar firme, coesa, limpa, seca sem poeira, gordura ou graxa, sabão ou mofo e ferrugem. Deve receber uma demão primária de fundo de acordo com o material a ser pintado.

As partes soltas ou mal aderidas deverão ser raspadas e ou escovadas. Nos casos, onde for necessário, aplicar a massa acrílica (massa corrida). A tinta a ser aplicada deve ser diluída com água potável de acordo com recomendações

dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 2 a 3 demãos com intervalo mínimo de 4 horas. Em todos os casos, devem ser seguidas as recomendações dos fabricantes, desde o

aparelhamento das superfícies. Devem-se evitar os escorrimentos ou salpicos nas superfícies não destinadas à pintura.

Page 32: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

32

-ITEM 7.06 – (SINAPI 6067) - PINTURA ESMALTE BRILHANTE (2 DEMAOS) SOBRE SUPERFICIE METALICA, INCLUSIVE PROTECAO COM ZARCAO (1 DEMAO)

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência As superfícies de metal devem ser preparadas com lixamento ou jato de areia e lavagem

do pó com removedor, eliminando-se toda a ferrugem; os vestígios de óleo ou graxa devem ser eliminados com solvente, aplicando-se a seguir 1 demão do prímer antiferruginoso especificado.

A tinta a ser aplicada deve ser diluída com solvente de acordo com recomendações dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 2 demãos com intervalo mínimo de 4 horas.

Deve-se evitar a pintura em áreas externas em dias chuvosos ou com ocorrência de ventos fortes que podem transportar para a pintura poeira ou partículas suspensas no ar.

A aplicação pode ser feita com revólver (ar-comprimido), observando as instruções do fabricante. -ITEM 7.07 – (SINAPI 79500/002) - PINTURA ACRILICA EM PISO CIMENTADO, TRES DEMAOS

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

As partes soltas ou mal aderidas deverão ser raspadas e ou escovadas. A tinta a ser aplicada deve ser diluída com água potável de acordo com recomendações

dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 3 demãos com intervalo mínimo de 4 horas. Em todos os casos, devem ser seguidas as recomendações dos fabricantes, desde o

aparelhamento das superfícies. Devem-se evitar os escorrimentos ou salpicos nas superfícies não destinadas à pintura.

********** PISO ACADEMIA ************ -ITEM 7.08 – ( SINAPI 79500/002) - PINTURA ACRILICA EM PISO CIMENTADO, TRES DEMAOS

Os serviços deverão ser executados por profissionais de comprovada competência. Todas as superfícies a pintar deverão estar secas, isentas de impurezas, limpas, retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam. A eliminação da poeira deverá ser completa, evitando-se ―levantamento‖ de nuvens de pó durante os trabalhos até que as superfícies pintadas estejam inteiramente secas.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca, observando um intervalo de 24 (vinte e quatro) horas entre duas demãos sucessivas.

As partes soltas ou mal aderidas deverão ser raspadas e ou escovadas. A tinta a ser aplicada deve ser diluída com água potável de acordo com recomendações

dos fabricantes. Após secagem do fundo, aplicar 3 demãos com intervalo mínimo de 4 horas. Em todos os casos, devem ser seguidas as recomendações dos fabricantes, desde o

Page 33: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

33

aparelhamento das superfícies. Devem-se evitar os escorrimentos ou salpicos nas superfícies não destinadas à pintura.

8.0 – ELÉTRICA

VIDE MEMORIAL DESCRITIVO DE ELÉTRICA E ANEXA 9.0 –EQUIPAMENTOS

************ACADEMIA AO AR LIVRE***************

-ITEM 9.01 –(SINAPI INSUMO 00004331)- PARAFUSO ZINCADO, SEXTAVADO, COM ROSCA INTEIRA, DIAMETRO 5/8", COMPRIMENTO 2 - 1/4" Parafuso zincado para fixação dos equipamentos da academia ao ar livre.

-ITEM 9.02 –(ORÇMERCADO) - PRANCHA ABDOMINAL Aparelhos em aço, chumbador ½‖x7, tubo redondo 3.1/2‖ x 1,5 mm, 3‖ x 1,5 mm, 2‖ x 1,50 mm, 1‖.1/4‖ x 1,50 mm, 1‖ x 1,50 mm, disco 200 mm x 1/4", barra chata 1.1/2 x 1/4, tampa externa 3", rolamentos duplos, pintura eletrostática/epóxi, automotiva, solda mig, orifícios para a fixação do equipamento, placa informativa.

-ITEM 9.03 –(ORÇMERCADO) - BARRA DE TRÊS ALTURAS Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 3’ ½ x 3,75mm; 1’ ½ x 3 mm; 1 ½ x 1,50 mm. Chapas de aço carbono com no mínimo 4,75mm. Barra. Chumbador com flange de no mínimo 230mm x 3/16’, corte a laser com parafusos de fixação zincados de no mínimo 5/8‖ x 1 ¼‖ e arruela zincada de no mínimo 5/8‖, hastes de ferro maciço trefilado de no mínimo 3/8". Parafusos e porcas de fixação zincadas. Tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 3’ ½ com acabamento esférico. Tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliéster termo-

Page 34: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

34

endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, solda mig, acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachados. Altura: 2251 mm Frente: 3527 mm Lateral: 230 mm

-ITEM 9.04 –(ORÇMERCADO) - PRESSÃO DE PERNAS TRIPLA

Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 4’ x 3 mm; 3’½ x 3,75; 2’ x 2 mm; 2’ x 3 mm; Chapas de aço carbono de no mínimo 4,75 mm para reforço de estrutura do equipamento e 2 mm para banco e encosto com dimensões de 335 mm x 315 mm e estampados com bordas arredondadas. Tubo de aço carbonotrefilado 2’ x 5,50 mm SCHEDULE 80 (60,30 mm x 49,22 mm). Pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, batentes redondos de borracha flexível (53mm x 30mm), solda mig, . Chumbador com flange de no mínimo 230 mm x 3/16’, corte a laser com parafusos de fixação zincados de no mínimo 5/8’ x 1 ¼’ e arruela zincada de no mínimo5/8’, hastes de ferro maciço trefilado de no mínimo 3/8’, parafusos zincados, arruelas e porcas fixadoras; tampão embutido externo em metal de 2’, tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 3’ ½’, ambos com acabamento esférico acompanhando a dimensão externa do tubo, acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

Page 35: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

35

-ITEM 9.05 –(ORÇMERCADO) - DESENVOLVIMENTO DE OMBROS (ACESSÍVEL) Este aparelho trabalha a amplitude de movimento, flexibilidade e força dos ombros, dos membros superiores e tronco.Aparelhos em aço, parafusos 5/16‖x100 mm, buchas 100 mm, tubo redondo, 3‖ x 1,5 mm, 2‖ x 1,50 mm, 1‖.1/2‖ x 2,00 mm, 1‖.1/4‖ x 1,50 mm, parafuso, rolamentos duplos, pintura eletrostática/epóxi, automotiva ou esmalte sintético, solda mig, orifícios para a fixação do

equipamento, placa informativa. Equipamento acessível para cadeirantes. -ITEM 9.06 –(ORÇMERCADO) - SIMULADOR DE CAMINHADA TRIPLO CONJUGADO Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 2’ ½ x 2 mm; 2’x 2 mm; 1’ ½ x 1.50 mm. Chapas de aço carbono de no mínimo 4,75 para ponto de fixação do equipamento e 1,9 mm para chapa de apoio de pé. Tubo em aço carbono trefilado SCHEDULE 80 (73mm x 58,98 mm). Com pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, solda mig, chumbador parabout de no mínimo 3/8’ x 2 ½’, parafusos zincados; acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

Page 36: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

36

-ITEM 9.07 –(ORÇMERCADO) - SIMULADOR DE ESQUI TRIPLO CONJUGADO Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 2’ ½ x 2 mm; 1’½ x 3 mm; 1’ ½ x 1.50 mm; 1’ x 2,00 mm. Tubo de aço carbono trefilado 2’ x 5,50 mm SCHEDULE 80 (60,30x49,22). Metalon de no mínimo 30 mm x 50 mm x 2 mm, Chapa de aço carbono de no mínimo 4.75 mm para ponto de fixação do equipamento e 1,9 mm para chapa de apoio de pé. Barra chata de no mínimo 3/16’ x 1 ¼’. Com pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base termo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, batentes redondos de borracha flexível (53mm x 30mm), solda mig, bucha acetal, chumbador parabout de no mínimo 3/8’ x 2’ ½, parafusos zincados e porcas fixadoras; Tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 2’ ½com acabamento esférico acompanhando a dimensão externa do tubo. Acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

-ITEM 9.08 –(ORÇMERCADO) - MULTIEXERCITADOR

Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 2’ ½ x 2 mm; 2’x 2 mm; 1’ ½ x 3 mm; 1’ ½ x 1,50 mm; 1’ x 1,50 mm ¾ x 3,00; ¾’ x 1,20; oblongo de no mínimo 20mm x 48mm x 1,20mm. Barra redonda ¼’. Chapas de aço carbono de no mínimo 9,52mm; 6,35mm; 4,75mm; 3mm; 1,90mm. Barra chata 3/16’ x 1 ¼’; 1/8’ x ¾’. Tubo de aço carbono trefilado 2’ x 5,50 mm SCHEDULE 80 (60,30x49,22). Com pinos maciços, todos rolamentados(rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato;película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, batentes redondos de borracha flexível (53mm x 30mm), solda mig, bucha acetal, chumbador parabout de no mínimo 3/8’, parafusos zincados, arruelas e porcas fixadoras; tampão embutido externo demetal de 2’ ¼ com acabamento esférico, acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado e paralelo a parede externa do tubo.

Page 37: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

37

-ITEM 9.09 –(ORÇMERCADO) -SURF DUPLO CONJUGADO

Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 3’ ½ x 3,75mm; 2’ x 2 mm; 1’ ½ x 1,50 mm; 1’ x 1,50 mm . Tubo em aço carbono trefilado SCHEDULE 80 (73 mm x 58,98 mm). Chapas de aço carbono de no mínimo 4,75mm para reforço da estrutura e 1,90 mm para apoio de pé. Com pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, solda mig, chumbador com flange de no mínimo 230 mm x 3/16’, corte a laser com parafusos de fixação zincados de no mínimo 5/8’ x 1 ¼’ e arruela zincada de no mínimo 5/8’, hastes de ferro maciço trefilado de no mínimo 3/8’, parafusos zincados, arruelas e porcas fixadoras. Tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 3’ ½’ com acabamento esférico acompanhando a dimensão externa do tubo. Acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

-ITEM 9.10 –(ORÇMERCADO) -ROTAÇÃO TRIPLA DIAGONAL

Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 3’ ½ x 2 mm; 2’x 2 mm; 1’ x 1,50 mm; ¾ x 1,20mm. Tubo trefilado redondo DIN (55 mm x 44 mm). Chapas de aço carbono de no mínimo 3 mm para reforço de estrutura. Com pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, solda mig, chumbador com flange de no mínimo 230 mm x 3/16’, corte a laser com parafusos de fixação zincados de no mínimo 5/8’ x 1 ¼’ e arruela zincada de no mínimo 5/8’, hastes de ferro maciço trefilado de no mínimo 3/8’, parafusos zincados, arruelas e porcas fixadoras. Tampão embutido externo em metal de 2’ ¼ e tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 3’ ½’, ambos com acabamento esférico acompanhando a dimensão externa do tubo. Acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

Page 38: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

38

-ITEM 9.11 –(ORÇMERCADO) -SIMULADOR DE REMADA SIMPLES Fabricado com tubos de aço carbono de no mínimo 3’ ½ x 2 mm; 2’x 2 mm; 1’ x 1,50 mm; ¾ x 1,20mm. Tubo trefilado redondo DIN (55 mm x 44 mm). Chapas de aço carbono de no mínimo 3 mm para reforço de estrutura. Com pinos maciços, todos rolamentados (rolamentos duplos), tratamento de superfície a base de fosfato; película protetiva de resina de poliestertermo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático, solda mig, chumbador com flange de no mínimo 230 mm x 3/16’, corte a laser com parafusos de fixação zincados de no mínimo 5/8’ x 1 ¼’ e arruela zincada de no mínimo 5/8’, hastes de ferro maciço trefilado de no mínimo 3/8’, parafusos zincados, arruelas e porcas fixadoras. Tampão embutido externo em metal de 2’ ¼ e tampão embutido interno em plástico injetado de no mínimo 3’ ½’, ambos com acabamento esférico acompanhando a dimensão externa do tubo. Acabamentos em plástico injetado e/ou emborrachado.

************ BANCOS ***************

-ITEM 9.12 – ( SINAPI INSUMO00011964) - PARAFUSO DE ACO TIPO CHUMBADOR PARABOLT, DIAMETRO 3/8", COMPRIMENTO 75 MM Parafuso zincado para fixação dos bancos.

-ITEM 9.13 – (ORÇMERCADO) - BANCO DE MADEIRA PLÁSTICA SEM ENCOSTO 1,50X0,60X0,43 COM 3 PÉS Banco em madeira plástica com 3 apoios medindo 1,50m, fixados com parafuso tipo

Page 39: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

39

chumbador zincado.

************PARQUINHO************* -ITEM 9.14 e 9.15 – (SINAPI 73972/002) - CONCRETO FCK=20MPA, VIRADO EM BETONEIRA, SEM LANCAMENTO.

- (SINAPI 92873) - LANÇAMENTO COM USO DE BALDES, ADENSAMENTO E ACABAMENTO DE CONCRETO EM ESTRUTURAS. AF_12/2015

Concreto para fixação dos equipamentos do parquinho. O concreto deverá ter sua dosagem, produção, lançamento e adensamento executados

de acordo com as normas pertinentes e com técnica adequada para que não haja defeitos de execução ou falhas de concretagem.

A resistência característica mínima aos 28 dias será de 25 Mpa. Verificar se a obra dispõe de vibradores suficientes, se os equipamentos de transporte

estão em bom estado, se a equipe operacional está dimensionada para o volante, bem como o prazo de concretagem previsto.

As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR-7212. De forma geral, a adição de água permitida não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.

Os aditivos, quando aprovados pela Fiscalização, são adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa de concreto, admitindo-se desvio máximo de dosagem não superior a 5% da quantidade nominal, em valor absoluto.

O tempo de mistura na betoneira deverá ser suficiente para perfeita homogeneização da massa.

O ―slumptest‖ deve ser executado com amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros.

Depois de o concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento (―slumptest‖), deve-se coletar uma amostra para o ensaio de resistência.

A retirada de amostras deve seguir as especificações das Normas Brasileiras. A amostra deve ser colhida no terço médio da mistura, retirando-se 50% maior que o volume necessário e nunca menor que 30 litros.

O transporte do concreto até o ponto de lançamento pode ser feito por meio convencional (carrinhos de mão, giricas, gruas etc.) ou através de bombas (tubulação metálica).

Nenhum conjunto de elementos estruturais pode ser concretado sem prévia autorização e verificação por parte da Fiscalização da perfeita disposição, dimensões, ligações e escoramentos

Page 40: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

40

das formas e armaduras correspondentes, sendo necessário também o exame da correta colocação das tubulações elétricas, hidráulicas e outras, que ficarão embutidas na massa de concreto.

-ITEM 9.16 – (ORÇ MERCADO) -Balanço duplo Estrutura em aço industrial, com dois bancos em polietileno ou madeira pintada, com oito chumbadores com flange 240 mm x ¼, 2.1/2‖ x 1,50, 2‖ x 2 mm, pintura em epóxi automotivo, e com rolamento axial.

-ITEM 9.17 – (ORÇMERCADO) -Carrossel (Gira gira 8 lugares)

Aparelho em ferro, com oito lugares, 4 chumbadores com flange 240 mm x ¼, 2.1/2‖ x 1,50, 2‖ x 2 mm, 1.1/4‖ x 1,5 mm, pintura em epóxi automotivo, e com rolamento axial.

Page 41: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

41

-ITEM 9.18 – (ORÇMERCADO) -Gangorra tripla

Aparelho em ferro, 4 chumbadores com flange 240 mm x ¼, 1‖ x 1,50, 2‖ x 2 mm, 2‖ x 2 mm, bancos ergométricos com bordas arredondadas e pintura em epóxi automotiva.

-ITEM 9.19 – (ORÇMERCADO) -Escorregador pequeno 2m

Aparelho em ferro, com 8 chumbadores com flange 270 mm x 3/8, 2‖ x 1,5 mm, 1.1/4‖ x 1,5 mm, 3/4‖, ferro chato 1/4 x 2 mm‖, 7/8 x 1.2 mm, pintura epóxi automotiva e solda mig. Altura:2,0m

Page 42: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

42

-ITEM 9.20 – (ORÇMERCADO) -Labirinto

Aparelho em ferro, flange 200 mm x ¼, tubos redondos de 1.1/4‖ x 2 mm, com pintura em epóxi automotiva. Largura: 1,60 X 1,60 m

Altura: 2,00 m

-ITEM 9.21 – (ORÇMERCADO) -Escada horizontal. Confeccionado em tubo de aço, resistente ação do tempo (sol e chuva), acabamento em pintura epóxi, sendo chumbado.

Comprimento: 2,20 m

Largura: 0,52 m

Altura: 2,10 m

Page 43: Município de Caçapava - Prefeitura de Caçapavacacapava.sp.gov.br.200-170-82-248.wplsk10.com.br... · Município de Caçapava ... Caberá a CONTRATADA manter, no canteiro de serviços,

Município de Caçapava ________________ESTADO DE SÃO PAULO________________

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro – fone: (12) 3652-9217

43

10-SERVIÇOS COMPLEMAMNTARES

-ITEM 10.1 –LIMPEZA FINAL DA OBRA.

A obra deverá ser entregue em perfeito estado de limpeza e conservação, apresentando funcionamento ideal, para todas as instalações, equipamentos e aparelhos pertinentes à mesma.

Todo entulho proveniente dos serviços e obras efetuadas, bem como sobras de materiais, e também as instalações e equipamentos utilizados na execução dos trabalhos deverão ser retirados do terreno pela CONTRATADA com destinação adequada respeitando os requisitos das legislações municipal, estadual e federal.

É de inteira responsabilidade da CONTRATADA a destinação dos resíduos gerados na obra.

Caçapava, 13 de janeiro de 2017.