mundo pu - dow.com a inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. ela...

18
Mundo PU Mundo PU é uma publicação trimestral do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina Ed. 6 / Jul. 2016

Upload: hathien

Post on 02-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Mundo PUMundo PU é uma publicação trimestral do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina

Ed. 6 / Jul. 2016

Page 2: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Ainovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações que nos ajudem a desenvolver novas soluções e a melhorar as que

oferecemos aos nossos clientes. Tem sido assim há décadas e não vai mudar.Isso porque temos o desafio estimulante de levar o poliuretano a outros

segmentos por meio de novas aplicações, como estamos fazendo com as nossas soluções para wood binders (resinas adesivas) e travesseiros laváveis mostradas nesta edição de Mundo PU, além de outros temas.

Dessa e de outras maneiras (como as nossas parcerias na cadeia e o intercâmbio com os clientes), conseguimos mostrar ao mercado as diferenciações e as vantagens do poliuretano. Apesar do consumo crescente, este é um produto cujo potencial não é totalmente explorado na América Latina, onde o consumo médio por pessoa é cerca de cinco vezes menor do que nos Estados Unidos.

Vinicius Serves, Gerente de Aplicação e Assistência Técnica de Poliuretanos

Nosso objetivo é trazer para a América Latina tecnologias e inovações criadas nos centros de pesquisa da Dow de outras regiões e desenvolver soluções específicas para os mercados latino-americanos.

Desta forma, conseguimos atender ainda mais as necessidades locais, especialmente no segmento de conforto, influenciado por preferências e hábitos culturais dos consumidores, sem deixar de lado os desafios globais de outros segmentos. Mais do que contribuir com o nosso conhecimento técnico, queremos ajudar a divulgar o poliuretano como alternativa para uma série de desafios da indústria.

Boa leitura!

Inovação que passa pelo poliuretano

Page 3: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Durma melhor com travesseiros laváveis

Inovação

Tecnologia VORALUX™ Visco da Dow dá a fabricantes a possibilidade de lançar produtos que conciliam qualidade, conforto e higiene, características essenciais para o maior bem-estar dos consumidores

Travesseiros laváveis são uma inovação muito pro-curada por consumidores europeus e norte-ame-ricanos. Este tipo de produto, para o qual a Dow

oferece a solução VORALUX™ Visco, alia os principais diferenciais de conforto e higiene, duas características essenciais para os consumidores. Isso demonstra a es-tratégia da Companhia de ajudar seus parceiros do setor a desenvolver este segmento na América Latina.

“O consumidor, em sua maioria, vê o travesseiro como item de segunda necessidade. Por isso, sua troca não é feita com a frequência ideal. Muitas vezes, as pes-soas usam o mesmo travesseiro por anos. Além disso, por uma questão de custo, boa parte do mercado bra-sileiro demanda produtos com densidade abaixo de 30 quilos por metro cúbico, enquanto, na Europa, a procura é por variações acima de 40 quilos por metro cúbico, cujo preço é mais elevado por causa da maior densida-de da espuma”, explica Marcus Kerekes, Gerente de Marketing para PU - Consumo e Conforto.

Nos demais países da América Latina, a realidade é ou-tra: os produtos asiáticos conquistaram espaço nos últimos anos, devido a seus preços mais baixos, aumentando o de-safio de um posicionamento dos travesseiros laváveis.

Page 4: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Inovação

A inclusão do VORALUX™ Visco nos mercados lati-nos está sendo feita junto aos parceiros da Dow. No caso de clientes brasileiros, alguns já realizam testes. Em outros países, diversos parceiros demostraram o in-teresse em avaliar a solução. “Estamos analisando o mercado e a viabilidade do negócio. Nosso foco são as empresas que produzem linhas diferenciadas de tra-vesseiros”, ressalta Marcus.

Produto inovadorOs travesseiros não laváveis se desgastam com facili-

dade com processos de higienização: a espuma “colap-sa”, ou seja, diminui de tamanho. Já com a tecnologia vis-coelástica da Dow, é possível lavar e secar, eliminando ácaros e bactérias que provocam reações alérgicas, sem comprometer as propriedades do produto.

Segundo Camila Flores, Desenvolvimento de Aplicação e Serviço Técnico (AD&TS), VORALUX™ Visco renova pers-pectivas de negócio porque dá aos consumidores a possi-bilidade de usar travesseiros mais higiênicos ao longo do tempo. “Temos um trabalho técnico que demonstra a esta-bilidade das características físicas da espuma ao longo de três lavagens e secagens. Um exemplo: o nível adequado de retorno da espuma ao seu formato original depois de uma compactação do travesseiro”, afirma Camila.

Por dentro da estratégiaA espuma viscoelástica lavável desenvolvida com VORALUX™ Visco não é

a única novidade da Dow para a América Latina. Ela é parte de um portfólio voltado para atender demandas do segmento de travesseiros.

Outros produtos que integram essa gama são as espumas de grande resi-liência (alto conforto, resiliência acima de 55%, frente a 40-48% das espu-mas convencionais, toque de látex e elevado fator de conforto), Soft e Hiper-soft (densidade de aproximadamente 20 quilos por metro cúbico, alta resistência a rasgo e maciez extrema), além de tecnologias de gel.

“É um foco para o qual estamos nos voltando agora. Por isso, esse conjun-to de soluções”, conclui Marcus.

TRAVESSEIROS COM VORALUX™ VISCO

• Performance sob medida

• Toque suave de seda

• Durabilidade

• Lavável

• Baixo nível de odor

VANTAGENS DE PRODUÇÃO

• Fácil processamento

• Versatilidade de produção

Page 5: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Segurança e meio ambiente

Menos energia gasta, mais sustentabilidade Soluções de poliuretano para o isolamento térmico estão no centro das alternativas de governos, indústrias e consumidores para um futuro mais sustentável

Um estudo recente da Comissão Europeia mostra que as emissões de gases do efeito estufa diminu-íram 1,8% em 2013 na União Europeia, em com-

paração com 2012, atingindo o nível mais baixo desde 1990. É um indicativo de que a região caminha na direção certa para atingir suas metas de sustentabilidade, dando o exemplo a outras partes do mundo.

A eficiência energética é um dos principais meios pelos quais governos, empresas, indústrias e consumidores po-dem contribuir, uma vez que a redução no consumo signifi-ca uma menor emissão de CO2.

E é nessa linha que a Dow, comprometida com a sus-tentabilidade, atua por meio do negócio de poliuretanos para levar alternativas ao mercado.

Page 6: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

ISOLAMENTO NA CADEIA

O isolamento térmico é uma das alternativas mais eficientes para o fortalecimento da sustentabilidade na cadeia de frio e na construção. Veja no vídeo a seguir como isso ocorre:

Clique na imagem para ver o vídeo

“Na Europa, pesquisas demonstraram que de 30% a 50% das emissões de CO2 na região estão relacionadas ao mau isolamento térmico das edifi-cações. Destas, até 80% poderiam ser neutralizadas por meio de um bom isolamento”, diz Marcelo Fiszner, Diretor de Marketing de Poliuretanos para América Latina.

Oportunidade inexploradaNo caso da América Latina, onde as temperaturas apresentam grande variação,

as soluções para um melhor isolamento são determinantes. Passar calor dentro de ambientes internos no verão ou sentir frio no inverno faz muitas pessoas e empresas comprarem aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores, o que gera um maior consumo de energia. Isso é marcante no segmento de residências, em que a disponibilidade de imóveis construídos sob este conceito é pequena.

“Em países europeus e nos Estados Unidos, 25% das aplicações de isola-mento são destinadas ao mercado residencial. Já no conjunto dos países latino--americanos, este índice cai para 1% ou 2%. Ou seja, há uma oportunidade enor-me”, complementa Marcelo.

Ele chama a atenção para outro aspecto importante: mesmo construções já concluídas podem ser adaptadas por meio de retrofit, processo de modernização de uma edificação já existente, modificando um isolamento adequado.

Portfólio diversificadoA Dow oferece diferentes soluções para a eficiência energética, como o sistema

de poliuretano PASCAL™ PRO, a tecnologia PASCAL™, os sistemas VORAMER™ e tecnologias de poliisocianurato VORATHERM™, entre outras soluções.

E o fato de o poliuretano ter origem fóssil não elimina a contribuição para a sustentabilidade. Isso porque sua utilização, neste caso, é muito favorável para o meio ambiente: de cada cem partículas de CO2 que não são emitidas graças a um bom isolamento, apenas cinco precisam ser “descontadas” por causa das emissões geradas devido ao uso de poliuretano.

Segurança e meio ambiente

Page 7: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Em foco

A evolução dos sistemas construtivos sustentáveisDow Argentina e seus parceiros estratégicos neste setor convidam a cadeia de valor para compartilhar as vantagens

das soluções sustentáveis que garantem a melhor eficiência energética e o menor tempo de construção

A Dow, Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, oferece diferentes solu-ções para uma construção civil mais sustentá-

vel. Na Argentina, este compromisso foi fortalecido com a recente realização, em Buenos Aires, do Encontro Desempenho e Sustentabilidade na Indústria da Cons-trução, junto com os parceiros estratégicos Acerolatina, Frio Star, Plaquimet e Sipanel.

O objetivo foi muito claro: conscientizar a cadeia de valor sobre a necessidade de promover e de realizar

projetos com maior eficiência energética. Isso só é possível por meio de sistemas construtivos que redu-zem a pegada ecológica e o tempo de construção de edifícios comerciais, industriais e residenciais.

Uma das soluções vem dos painéis termoisolantes com espuma rígida de poliuretano (PUR) ou de poliisocianurato (PIR), que oferecem os benefícios da leveza e da força estrutural, garantindo isolamento térmico com melhores propriedades de resistência e de reação ao fogo.

Page 8: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Em foco

“A Dow Argentina está trabalhando de forma colaborati-va com os principais aliados estratégicos da cadeia para en-tender as demandas da sociedade e desenvolver soluções. Os elos são três: os que consomem a matéria-prima, os que fabricam os sistemas construtivos, como Acerolatina, Frio Star, Plaquimet e Sipanel, e os que utilizam a tecnologia [es-pecificadores]”, diz Gabriel Rodríguez Garrido, Diretor de Vendas do Negócio de Poliuretanos para a Região Sul.

Além destes agentes, a Dow convidou representantes do governo de diferentes áreas, como infraestrutura, educação e habitação, além de construtoras, desenvolvedores e arquitetos. O momento é muito adequado, uma vez que a nova administração do presidente Mauricio Macri quer cobrir o deficit

habitacional de cerca de 3 milhões de habitações na Argentina e cumprir com o plano anunciado de construção de 3 mil jardins de infância em todo o país. Ou seja, há uma grande necessidade de construções sustentáveis e de prazos mais curtos de edificação.

O valor da eficiência energéticaA Dow, único produtor integrado

de sistemas de poliuretano no país, quer ser protagonista neste futuro renascer da construção civil argenti-

na. “A eficiência energética é um ponto cada vez mais relevante na agenda do governo e das pessoas, que pre-cisam mitigar os novos custos da energia e que, desta forma, podem economizar com o melhor isolamento tér-mico de seus lares”, acrescenta Gabriel.

Durante o encontro, muitos dos convidados conheceram pela primeira vez os sistemas construtivos, enquanto outros, que já estavam familiarizados, puderam entender melhor as vantagens dos sistemas a seco com a tecnologia Dow de poliuretano. “Nossos parceiros estão muito comprometidos, assim como nós, com o futuro da Argentina. E o objetivo é ver o setor com otimismo e com um olhar para as oportunidades da construção sustentável. Onde pudermos agregar, a Dow será protagonista”, conclui Gabriel.

Page 9: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Tendências

Fabricantes de painéis para móveis de interior estão substituindo a resina adesiva de ureia-formaldeído por MDI, substância que melhora a qualidade do ar interior por não gerar emissões nocivas de formaldeído

O consumo mundial de móveis alcança os US$ 455 bilhões, segundo o Panorama Mundial

do Móvel 2016, do Centro para Estu-dos Industriais (CSIL). Por sua vez, o segmento mundial de painéis de ma-deira está avaliado em US$ 16 bilhões, de acordo com dados da Global Market Insights, uma empresa de pesquisa de mercado e de consultoria de gestão.

Os dados falam por si: este é um mercado muito representativo, cujos produtos fazem parte da vida de mi-lhões de pessoas. O que poucos sa-bem é que os painéis de fibras (MDF) e de partículas (PB) utilizados na pro-dução de muitos móveis de interior são feitos com a resina adesiva de ureia-formaldeído (UFFI), que gera emissões de formaldeído ao longo de sua vida útil.

Mudança sustentávelna indústria global de mobiliário

Page 10: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Tendências

Acontece que a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (International Agency for Research on Cancer – Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), classifi-ca o formaldeído como composto cancerígeno em seres humanos, o que representa um risco para a saúde. Por esse motivo, o objetivo da indústria é migrar para uma re-sina mais segura e sustentável, como o diisocianato de difenilmetano (MDI), que permite atingir os cada vez mais restritos padrões internacionais de qualidade do ar, como as normas norte-americanas do Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia (Carb).

“No mundo, as regulamentações que controlam a emissão do formaldeído que estes painéis têm estão ficando cada vez mais exigentes. Quando estão cura-dos e os móveis chegam às casas dos consumidores, eles liberam com o tempo partículas desta substância. Por isso, todos os painéis são classificados com um selo de qualidade, que pode ser o CARB Fase 1 ou o CARB Fase 2, segundo a norma dos Estados Unidos, ou o Padrão Europeu de Emissões (E2, E1, E0 ou SE0),

que indica o potencial de emissão que o painel em questão irá gerar”, diz Jennifer Sabbagh, Gerente de Marketing para América Latina.

A transição para o MDIAs empresas da América Latina

que exportam sua produção, ou que-rem fazê-lo para regiões com selos de classificação, estão começando a substituir o formaldeído por MDI para garantir o cumprimento destes re-querimentos internacionais. A Dow está comprometida em guiar os fabri-cantes da região nesta transição, o que permitirá que alcancem os pa-drões necessários para operar nes-tes mercados e melhorem a qualida-de do ar que todos respiramos, como também usuários finais dos móveis.

DESAFIOS ADIANTEOs fabricantes da América Latina, mesmo não havendo hoje uma regula-mentação tão restrita como a do CARB ou a da União Europeia, entendem cada vez mais que a mudança rumo ao MDI é inevitável. Esta tendência se vê mais acelerada, uma vez que vários produtores do mercado global já optaram por migar para uma resina mais sustentável como o MDI, estabele-cendo novas regras de competitividade.

“Com a operação do novo complexo de Sadara, teremos a disponibilidade ideal de MDI para atender esta nova demanda da indústria” Jennifer Sabbagh,

Gerente de Marketing para América Latina

Page 11: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Tendências

TIPOS DE PAINÉIS

MDF (Medium Density Fiberboard - Painel de Fibras de Média Densidade) Aplicação: móveis de interior Resina aglutinante: ureia-formaldeído (UFFI) → Transição para o diisocianato de difenilmetano (MDI)

PB (Particleboard - Painel de Partículas) Aplicação: móveis de interior Resina aglutinante: ureia-formaldeído (UFFI) → Transição para o diisocianato de difenilmetano (MDI)

OSB (Oriented Stand Board - Painel de Tiras de Madeira Orientadas) Aplicação: estruturas de construção Resina aglutinante: diisocianato de difenilmetano (MDI)

“Outra vantagem da resina MDI em relação à ureia-formaldeído é que ela absorve muito menos umidade, permi-tindo fabricar painéis que não se defor-mam tanto por inchaço e são mais durá-veis. E com a operação do novo complexo de Sadara, resultado da joint venture entre a Dow e a Saudi Aramco, teremos a disponibilidade ideal de MDI para atender esta nova demanda da in-dústria”, acrescenta Jennifer.

Outro diferencial valioso é que a Dow, frente a alguns concorrentes de abran-gência global, tem uma grande presen-ça técnica na América Latina. Isso é cru-cial para os fabricantes de painéis de madeira, que recebem atenção técnica personalizada de forma ágil. Isso é fun-damental para a realização de testes nesta etapa de transição.

“Temos técnicos e laboratórios em toda a região; não precisamos trazer es-pecialistas de outras geografias para dar o suporte a nossos clientes na Amé-rica Latina. Isso é algo valioso para po-dermos atender aos exigentes tempos de resposta que demandam os negó-cios de hoje”, conclui Jennifer.

Page 12: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Acontece

Negócio de poliuretanos da Dow na América Latina adota novo posicionamento com o foco em soluções ainda mais efetivas e completas para os clientes do setor

Sintonia com o mercado

A Dow percebeu e se adaptou, há alguns anos, a uma mudança fundamental de tendência: a procura cres-cente dos clientes não apenas por produtos inovado-

res, mas por soluções completas – com um ou mais produtos inovadores combinados ou com o desenvolvimento partindo do zero – para necessidades muitas vezes específicas.

O negócio de poliuretanos da Dow na América Latina adotou esta estratégia e agora dá um passo adiante para dar respostas ainda mais imediatas e efetivas às deman-das do setor, como por produtos mais duráveis, confortá-veis e eficientes.

“Independentemente de se vamos vender um produto ou uma peça finalizada, ou da parte da cadeia em que estaremos, o objetivo final é trabalhar com uma proposta de soluções. Não queremos fabricar um produto e ver onde ele pode ser utilizado, mas nos aproximar dos clientes e perguntar quais são suas necessidades para que possamos fornecer uma solução ideal”, explica Marcelo Fiszner, Diretor de Marketing para Poliuretanos na América Latina.

Novo relacionamentoCom o novo posicionamento, o próprio relaciona-

mento com os clientes irá mudar. “Em vez de dizermos que temos um poliol com esta ou aquela viscosidade, perguntaremos qual é a temperatura que o nosso par-ceiro quer manter no seu refrigerador. A Dow é que indi-cará qual será o melhor poliol. Queremos dizer: ‘Não se preocupe, vamos te dar a solução’”, ressalta. .

Page 13: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Na prática, essa mudança se traduz em três novas marcas no negócio de poliuretano:

Comfort Science: espumas especiais flexíveis de toque aveludado e alta durabilidade. Solução: con-forto, frescor e leveza a artigos como colchões, tra-vesseiros e calçados.

Insulation Science: poliuretanos rígidos. Solução: isolamento térmico de produtos, como refrigerado-res e câmaras frigoríficas, garantindo benefícios que vão desde a economia no consumo de energia à me-nor emissão de gases poluentes.

Durable Science: poliuretanos com maior tenacida-de e resistência. Solução: aplicação em adesivos, se-lantes e peças elastoméricas, como filtros para car-ros e rodas de skate.

Acontece

SITE PRÓPRIO DE POLIURETANOS

A Dow lançou também o site exclusivo do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina (www.dow.com/pt-br/polyurethane), uma nova plataforma com informações atualizadas sobre o negócio (como esta e as edições anteriores de Mundo PU). Disponível em versões em português e espanhol, o canal reúne dados de soluções, datas de eventos, materiais técnicos e contatos.

O novo site é também o destino de internautas que visitam e interagem com os perfis da Companhia nas redes sociais – um direcionamento que contribui para a segmentação dos conteúdos por tecnologia, mercado e público.

Valéria Costa, Especialista de Comunicação para Negócios da Dow PU América Latina, destaca a importância desta novidade e adianta novos planos. “Queremos fidelizar o cliente, elevar o nível de serviço e aumentar a participação de mercado. Nosso suporte técnico, que já é excelente, vai ganhar mais amplitude com essa ferramenta. No futuro, a ideia é lançar a Academia de PU, uma plataforma digital que permite acesso ao conteúdo técnico restrito aos clientes”, conclui.

Page 14: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Especial

A Dow une forças com clientes para ajudar as vítimas dos terremotos que devastaram o Equador e mostrar que a responsabilidade social corporativa gera benefícios para todos

No mês de abril, dois terremotos de 7,8 e de 6,1 graus na escala Richter, além de mais de 400 tre-mores secundários, arrasaram o Equador, deixan-

do mais de 600 pessoas mortas e 6.200 feridas, segun-do a Secretaria de Gestão de Riscos do país. A devastação gerou comoção em todo o mundo, o que logo em segui-da se transformou em uma corrente de solidariedade.

Um dos elos desta corrente é a parceria entre a Dow e a Chaide, empresa equatoriana especializada em produtos para descanso e bem-estar, como colchões e sofás-camas. As duas companhias se uniram para ajudar as vítimas e, de quebra, mostraram como alianças de negócio podem – e devem – gerar frutos também para a sociedade.

“Tudo começou pelos caminhos tradicionais de responsabilidade social, como o contato com a Cruz Vermelha e o engajamento dos funcionários. Depois vimos a possibilidade de ir além e pensamos nos nossos clientes, em quais deles poderiam se unir à Dow nesta iniciativa de ajudar o Equador”, lembra Daniella Souza Miranda, Presidente da Região Andina e Diretora Comercial de Poliuretanos & Soluções Industriais para a mesma região.

Parcerias pela solidariedade

Page 15: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Especial

ÁGUA POTÁVELAlém da Chaide, a Dow se aliou a outro parceiro para ajudar as vítimas do terremoto. O negócio de Water & Process Solutions forneceu ao parceiro OEM membranas de filtração para a purificação de água, posteriormente utilizada no abastecimento da zona afetada. Assim como no caso da parceria com a Chaide, a iniciativa foi conduzida da Colômbia.

EQUADOR

A Chaide, um dos maiores produtores de colchões do Equador, também estava sensibilizada com a tragédia e tinha o plano de doar mil colchões de solteiro para as vítimas. A Dow entrou em contato para juntar esforços. “Ou-tros fornecedores deles não participaram da iniciativa, mas nós nos identifi-camos. Eles viram um alinhamento de seus valores com os nossos, fortale-cendo a parceria. A partir disso, nos organizamos para fornecer a quantidade necessária de poliol para a fabricação dos colchões”, afirma Daniella.

Trabalho conjuntoEsta é uma autêntica ação com a qual todos ganham. Ganha a comunida-

de, justamente em um momento de maior necessidade. Ganha a Dow, que aplica na prática seus valores. E ganha a Chaide com uma ideia solidária que se concretiza – por meio do suporte de um parceiro de negócios.

“É uma experiência única da Dow no Equador, uma vez que não temos um escritório lá e fizemos todos trâmites da Colômbia, onde o poliol também foi produzido e de onde ele foi enviado em caráter de doação. Organizar todos estes processos e a documentação fez com que diversas áreas nossas traba-lhassem juntas, e tudo isso com a pressão do tempo”, destaca Daniella.

Page 16: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Presente e futuro do poliuretano

Parceria

Parceria entre a Dow Colômbia e a Haceb, principal fabricante de eletrodomésticos do país, extrapola as atividades do dia a dia, estendendo-se a discussões sobre o próprio futuro do mercado e do poliuretano

Mais de 70 anos no mercado, principal marca de eletrodomésticos da Colômbia e compromisso com a inovação. Este é o perfil da Haceb, em-

presa cujos refrigeradores, máquinas de lavar, fornos e outros produtos que facilitam a vida cotidiana estão presentes nos lares de milhares de consumidores.

Tantas décadas de história incluem a Dow Colômbia, fornecedora de poliuretano das espumas termoisolantes aplicadas nos refrigeradores da Haceb. De fato, Dow esteve lado a lado com a empresa durante a transição dos agentes de expansão, processo de grandes desafios e adaptações na produção.

“Eles precisaram investir nas fábricas, nas equipes e nas formulações. Trabalhamos muito juntos nesta mudança para a implementação de uma tecnologia mais eficiente. Além disso, seguimos buscando outras formas de ajudar”, explica Andrés Posada, Gerente de Contas para Químicos Básicos e de Desempenho para a América Central, Caribe e Região Andina.

“A relação de mais de 20 anos entre as Indústrias Haceb e a Dow Química passou por muitos momentos em que a situação do mercado era complexa para ambas companhias. Foi especialmente nestes momentos que surgiram sinergias que permitiram que nos mantivéssemos no mercado e que tivéssemos um crescimento sustentável”, diz Sergio Dennis Carvajal H., Chefe de Conta Negociação de Plásticos, Poliuretano e Cabos.

Page 17: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Inovação

RAIO-X DA HACEBFUNDAÇÃO - 1940

ESTRUTURA Complexo industrial de mais de 211.000 metros quadrados

ÁREAS DE ATUAÇÃO Refrigeração (refrigeradores, adegas climatizadas etc.), lavanderia (máquinas de lavar roupa, lava-louças etc.), cozimento (fogões, fornos, micro-ondas etc.), ar-condicionado e calefações.

Oportunidade de crescimentoA transição dos agentes de expansão reflete não apenas o alinhamento

da Haceb com as normas de sustentabilidade, mas também o compromisso com o tema. A empresa tem hoje um complexo industrial de mais de 211.000 metros quadrados, que reúne as plantas de refrigeração e calefação. Ambas operam sob protocolos ambientais constantemente atualizados.

Além disso, adotam sistemas de eficiência, como a função chamada “telemetria”, executada pela Dow e crucial para o fornecimento ininterrupto de poliuretano – o que também evita o mau uso dos recursos disponíveis. “Verificamos a quantidade de poliuretano dos seus tanques, garantindo uma operação continuada de reposição da matéria-prima. Parar a produção seria muito mais custoso”, destaca Andrés.

Esse trabalho fortaleceu os vínculos, que não se limitam à tradicional relação entre cliente e fornecedor. ”Estamos com um parceiro estratégico que não se dedica apenas a fornecer um produto, mas que nos faz propostas que levam à inovação e à produtividade. A Haceb está aberta a trabalhar conjuntamente e a conquistar objetivos”, afirma Sergio.

Por isso, a Dow participa, por exemplo, de discussões internas da Haceb sobre o futuro dos próprios eletrodomésticos. “Temos um projeto que tem a ver com o final do ciclo de vida dos refrigeradores, buscando alternativas para poliuretanos reciclados. Também pensamos em encontrar uma fórmula para as novas tendências de comportamento do mercado, como fizeram as empresas Uber e Airbnb. Ou seja, em vez de adquirir um refrigerador, talvez o consumidor queira, no futuro, contratar um serviço doméstico de refrigeração dos seus alimentos”, conclui André.

Conheça mais sobre a história da Haceb

Page 18: Mundo PU - dow.com A inovação é o motor que dá impulso à nossa constante evolução. Ela renova, a cada dia, o nosso prazer de explorar o mercado em busca de inspirações

Mundo PU

u684133
Text Box
Form No. 109-52212