movimento republica de emaus · nacional de meninos e meninas de rua. em 1980, em função da...

12
Movimento Republica de Emaus - - Por uma solidariedade que Transforme

Upload: trinhthuan

Post on 03-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mo

vim

ent

o R

epu

bli

ca

de

Em

au

s-

-

Por uma solidariedade que Transforme

A logomarca: Os discípulos no caminho de Emaús

reconhecem Cristo Ressuscitado na partilha

do pão. (Lc. 24,13-33).

n República do Pequeno Vendedor Atende crianças e adolescentes em situação de rua, de trabalho, mendicância e exploração sexual nos bairros do Bengui, Batista Campos, Condore Jurunas.

n Campanha de Emaús Sensibilidade da comunidade voltada à sustentabilidade

n Centro de Promoção ao Trabalho (CPT) Oferece formação e oportunidade de trabalho a adolescentes e jovens

n Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús)Atua na defesa jurídica e no enfrentamento do trabalho infantil doméstico e violência sexual

Frentes de Trabalho

Movimento Republica de Emaus Historia

OMovimentoRepúblicadeEmaússurgiuemBelém

em1970comumgrupodejovenseopadreBrunoSechi.

Reuniameninosqueven-diamfrutasesacolasno

mercado do Ver-O-Peso, não estu-davam, eram perseguidos, tratadoscomomarginais.

Em1971,ogrupoagluti-navamaisde150meni-

nos. Assim nasceu a República doPequeno Vendedor e os princípiosdaeducaçãosocialderua.

Em1972,foiconstruídaaprimeirasede,nobairro

do Jurunas. No mesmo ano, acon-teceu a primeira Grande Coleta deEmaús.

Em 1978, a Repúblicado Pequeno Vendedor

já reunia 400 meninos. O trabalhoinspirou a criação do Movimento

NacionaldeMeninoseMeninasdeRua.

Em 1980, em função dagrandeevasãoescolar,o

MovimentoconstróiaEscolaCidadedeEmaús,noBengui.

Em 1983, foi criado oCentro de Defesa da

Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús),paradefesajurídicaesocialacriançaseadolescentesvítimasdeviolência.

Em 1978, o Movimento reunia mais de 400 meninos e meninas 2

--

-

Socialização - anos 70

OMovimento de Emaús at-ende hoje mais de 2 mil

crianças,adolescenteseseusfamiliaresemBelémeoutrosmunicípios. Sãofrentesdetrabalho:Repú-blicadoPequenoVendedor,Campan-hadeEmaús,CentrodeDefesadaCri-ançaedoAdolescente(Cedeca-Emaús)e Centro de Promoção ao Trabalho(CPT). Organização Não Governa-mental sem fins lucrativos, todas asatividadessãomantidasexclusivamentecom doações de empresas, entidadesfinanciadoras e contribuições individ-uais. Em2005,partedasinstalaçõesdoJurunasforamvendidas. Com o dinheiro, foram con-struídos no Bengui uma grande área

derecreaçãocomsalãodedança,ban-heiros,camposdefuteboleumrestau-rante,umgalpãode800m2,preparadoparaarmazenarasdoaçõesdaCampan-hadeEmaús,eonovoCentrodePro-moçãoaoTrabalho(CPT). Em2000,foicriadooProgra-maSócioSolidário(Prossol),queofer-eceapessoasfísicasejurídicasaoportu-nidadeparadoaçõesemdinheiro. Politicamente, o Movimentoparticipadearticulaçõeslocaisenacion-aisparaadefesaepromoçãodosdirei-tosdacriançaedoadolescente(FórumDCA,Abong,Faor,entreoutros). OMovimentoinspirouopro-gramaConquistandoaVidaeéaenti-dade-âncoradoProgramaConsórcioNacionaldaJuventude(Wapokai),doMinistériodoTrabalhoeEmprego.

Movimento de Emaus - Hoje

-

Galpão - anos 70 2007

2007

2007

CPT - anos 70

3

Hoje, a frente de profis-sionalização do Movi-

mentodeEmaúséoCentrodeFor-mação Profissional (CPT), cujasaçõesatendemquase400jovens. OCPTatuanasmodalidadesiniciação profissional, aprendizagem,qualificaçãoeaperfeiçoamento. NaaprendizagemestáoPro-grama Adolescente Aprendiz, queatende110jovens,comcursosdead-ministraçãobásicaeserviçosbancári-os e administrativos. Há convênioscombancoseempresas. Na qualificação está o Con-sórcioSocialdaJuventude(Wapokai),parceriacomoMinistériodoTrabal-ho e mais 20 entidades. Há tam-bémoPortalMarajoara,parceriacom a Infraero e Delegacia Re-gional do Trabalho, para cursosde informática e cidadania, para110jovens. Às famílias são ofer-ecidoscursosdeserigrafia,reci-clagemdepapel,embelezamento,artesanato,plantastropicaiseme-dicinaiseinformática,entreoutros. Em2007,oCPTganhanovasedecom900m2ecapacidadepara400 alunos. A sede possui quatro

salas para aulas teóricas, auditórios,laboratórios para informática e out-rosesalasparaoficinas.Sãoofertadoscursosdeeletroeletrônica,costurain-dustrial,marcenaria,metalmecânica,informática, entre outros, de acordocomanecessidadedomercado.

centro de promocao ao trabalho-

,

4Por rmeio da parcerias com empresas públicas e privadas, o CPT prepara jovens para o mercado

5

Os caminhões do Emaús eram conhecidos da

Os objetos eram recolhidos por voluntários

A grande coleta permite a realização de cursos

Reformando objetos, se aprende uma profissão

..

6

A Campanha de Emaús acontece desde 1972. Na Grande Coleta, no último domingo de agosto, voluntários saem às ruas recolhendo objetos doados pela população. Por meio da reforma das doações os jovens aprendem profissões como marcenaria, estofamento, eletrônica e outras. A Campanha também é oportunidade para que famílias de baixa renda comprem objetos de qualidade a preços populares. Por conta da mudança do Jurunas para o Bengui, não houve Grande Coleta nos últimos anos. Os antigos galpões estavam deteriorados pelas enchentes no Jurunas. Havia risco à estrutura dos prédios, aos materiais e às pessoas que circulavam pelo local. Com a venda do terreno, foi possível construir no vos galpões que estão sendo preparados para as próximas “Grandes” Coletas. Apesar disso, o Movimento nunca deixou de receber doações.Quem quiser doar, deve procurar a administração da Campanha. Objetos pequenos podem ser entregues nas sedes do Jurunas ou do Bengui. Objetos maiores são recolhidos em casa.

n Para doar, ligue para 3238-8333 e 3279-2700 ou nos endereços listados no final do folheto.

Os objetos reformados são vendidos no Bengui

O novo galpão da Campanha no Bengui...

... está pronto para receber as doações

O novo CPT tem capacidade para 400 alunos

campanhade emaus

campanhade emaus--

OCedeca-Emaús foicriado em 1983, para

enfrentar a violência vivida pelosmeninos trabalhadores e em situ-açãoderuanoVer-O-Peso. O Cedeca-Emaús foi o pri-meirocentrodedefesadoBrasil. Hoje, atua em mais de 60casos em que crianças e adoles-centes são vítimas de violência in-stitucional,tráficointernacionaldesereshumanos,redesdeexploraçãosexualeviolênciadoméstica. É uma das entidades re-sponsáveis pelo monitoramentoda execução das medidas so-cioeducativasnoPará. O Centro abriga ecoordenaoProgramadeEn-frentamento ao Trabal-ho Infantil Doméstico(Petid) e o Programade Enfrentamentoà Violência Sexualcontra Crianças eAdolescentes(Jepi-ara). Todo otrabalho tem comoprincípioodireitoàpartici-

paçãoativadegruposvulneráveis.

OCentroémembrodaAs-sociação Nacional dos Centros deDefesadaCriançaedoAdolescente(Anced)edoConselhoEstadualdeSegurançaPública(Consep).

-

O Cedeca-Emaús atua em Belém e no interior, como Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó.7

Cedeca-Emaus

8

aRepública do PequenoVendedorabrigaoArte

deViver,aEducaçãoSocialdeRuaeoArteEducação,noBenguienopóloJurunas. O Arte Educação trabalhacomcercade400criançasejovensnosdoisbairros. Usa a arte para resgatá-losda situação de trabalho na rua eajudarasfamíliasaenfrentarode-safiodageraçãoderenda. Ofocoéapromoçãodedi-reitos, resgate e fortalecimento daidentidade, autonomia, solidarie-dadeecriatividade. Os educadores vão às ruasefeiraseconvidamcriançaseado-lescentesemsituaçãodetrabalhoaparticipardeatividadesesportivas,oficinasdearteseoutras.Asfamíli-astambémparticipam. O Arte de Viver começouem1993ehojeatende87meninasentre 12 e 17 anos, resgatadas desituaçõesdegraveriscosocialepes-soal,comoevasãoescolar,violênciasexualedoméstica,conflitosfamil-iaresesituaçãoderua.

A metodologia de trabalhoparte da recuperação de bonecas ebrinquedosdepelúcia. Por meio da reforma debonecasdestruídaspeloabandono,as meninas refletem sobre suas vi-das e questões como preconceito,sexualidade, exploração sexual,abusoegênero. Elasesuasfamíliastêmat-endimentopsico-socialeparticipamde atividades esportivas, artísticas,degeraçãoderenda. ARepúblicaestáemarticu-lação com ONG´s e OrganizaçõesGovernamentais para garantir arededeatendimento.

-Republica do Pequeno Vendedor

Ações no Jurunas e Bengui9

OProgramaSócioSolidário(Prossol) recebe doações

emdinheiroapartirdeR$10,00pormeiodedescontoemdébitoautomáti-co, desconto em folha ou cobrançabancária. Quemcontribuirecebeinfor-mações,prestaçãodecontas,podendoparticipar das assembléias do Movi-mento. Paramaisinformações:3238-9455.

AlémdoProssol,oMovimen-to mantém suas atividades por meiode contribuições de organizações na-cionaiseinternacionais. Orepassederecursoséfeitodeacordocomaapresentaçãodepro-jetoseaprestaçãodecontas,emgeral,anual e acompanhada por auditores

dasinstituiçõesfinanciadoras.

10

Programa Socio Solidario (Prossol)

- -

CIDADEDEEMAÚSRua Yamada, 17Bairro: BenguiBelém – Pará Cep: 66630-420e-mail: [email protected]

Administração GeralFone/fax: (91) 3238-8333Campanha de EmaúsFone: (91) 3279-2700CPTFone/fax: 3238-9294e-mail: [email protected]: 3238-9455República do Pequeno Vendedor (Pólo Bengui) - Fone:

CEDECA-EMAÚSTravessa Dom Romualdo de Seixas, 918

Bairro: UmarizalBelém, ParáCep: 66050-110Tel: (55) (91) 3241-7007/ 3224-7967e-mail: [email protected]

REPÚBLICA DO PEQUENOVENDEDOR(PóloJurunas)ArtedeViverArteEducaçãoDoaçõesparaaCampanhadeEmaúsTravessa Apinagés, 743Bairro: JurunasBelém, ParáCep: 66045-110Tel: (55) (91) 3272-2449

CIDADEDEEMAÚS CEDECA-EMAÚS POLOJURUNAS-

AR

TE

WE

ND

ELL

PIM

EN

TA