mordomia cristã

8
Mordomia Cristã

Upload: prthiagonorato

Post on 17-Aug-2015

40 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mordomia cristã

MordomiaCristã

Page 2: Mordomia cristã

Mateus 25.14-3014 Jesus continuou: – O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade.15 E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar.16 O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas.17 Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas.18 Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão.19 – Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles.20 O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar.”21 – “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”

Page 3: Mordomia cristã

22 – Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar.”23 – “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”24 – Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.25 Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”26 – “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei.27 Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.” – Depois virou-se para os outros empregados e disse:28 “Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas.29 Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.30 E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”

Page 4: Mordomia cristã

O que é Mordomia?

Mordomia é o cargo ou ofício do mordomo. Mordomo é a pessoa que recebe a incumbência de cuidar dos pertences alheios. É um administrador que deve prestar contas daquilo que faz.É, portanto, alguém escolhido para administrar propriedades alheias, com responsabilidade de conservar as coisas em bom estado e fazê-las prosperar.

Page 5: Mordomia cristã

O ser humano como mordomo de Deus

Quando deus terminou a criação deixou para que o homem cuidasse de toda essa riqueza ambiental, porém com a entrada do pecado na humanidade, o Mordomo preferiu cuidar dos seus próprios interesses, destruindo a natureza, exterminando várias espécies de plantas e animais, contaminando as águas e acumulando lixo e tornando a terra infértil e improdutiva.

Page 6: Mordomia cristã

O cristão e a mordomia

Tudo o que temos e somos pertence ao Senhor, somos apenas administradores até da nossa própria vida, que também pertence a ele.O Senhor espera que saibamos lidar com as coisas, pois um dia teremos que prestar contas de tudo que nos foi concedido.

1. Tempo2. Finanças

3. Dons

Page 7: Mordomia cristã

Mordomos úteis e inúteis

Um senhor distribuiu seus bens para serem administrados por alguns de seus servos que ele considera capazes, ele estava concedendo a oportunidade especial para que eles demostrassem não só capacidade, mas fidelidade com o seu senhor.No caso dos 3, somente 2 foram fiéis e responsáveis, mas aquele que negligenciou sua missão foi reprovado pelo seu senhor.

Page 8: Mordomia cristã

Conclusão

Jesus ensinou que Seus servos devem permanecer fiéis quer no muito ou no pouco. S questão não é a quantidade de talentos recebidos, mas sim a qualidade de trato que se dispensa.Deus nos deu talentos para que sejam bem utilizados em sua obra, quer esses talentos representem capacidade, recursos financeiros ou tempo.No final, todos hão de chegar diante do justo juiz para prestar contas daquilo que receberam para executar.

Você tem sido um bom mordomo fiel?