monitoramento remoto guia de configuração - q-see … · 1. guia de configuração para...

28
Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail Monitoramento remoto Guia de configuração MODELOS DVR DA SÉRIE QS Android BlackBerry* * Modelos específicos COMPUTADOR com sistema operacional Windows iPhone

Upload: ngongoc

Post on 19-Aug-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

1

Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone,

MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

Monitoramento remotoGuia de configuração

MODELOS DVR DA SÉRIE QS

Android

BlackBerry** Modelos

específicos

COMPUTADOR com sistema operacional

Windows

iPhone

Page 2: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

2 3

© 2012 Q-See. É proibida a reprodução, no todo ou em parte, sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Este manual, além do software e hardware nele descritos, no todo ou em parte, não poderão ser reproduzidos, traduzidos ou reduzidos em nenhum formato para leitura mecânica, sem a prévia autorização por escrito.Marcas registradas: Todos os nomes de marcas e produtos são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas dos respectivos proprietários.Q-See é uma marca registrada da DPS, Inc.Isenção de responsabilidade: As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem prévio aviso. O fabricante não faz declarações ou oferece garantias, expressas ou implícitas, de qualquer tipo, com respeito à totalidade de seu conteúdo.O fabricante não será responsável por quaisquer danos que possam resultar da má utilização deste produto.

Obrigado por escolher um produto Q-See!Todos os nossos produtos são cobertos por uma garantia condicional de serviços que abrange todo o hardware por 12 meses a partir da data da compra. Além disso, nossos produtos também oferecem uma política de troca gratuita que cobre todos os defeitos de fabricação por um período de um mês, a contar da data de aquisição. O serviço de atualização permanente é fornecido para o software e está disponível em www.Q-See.com.

Lembre-se de aproveitar o máximo de sua garantia, preenchendo o formulário de registro on-line. Além dos benefícios da garantia e do suporte técnico, você receberá notificações de atualizações do produto, juntamente com o download gratuito de atualizações de firmware para o DVR. Registre-se hoje em www.Q-See.com!

Consulte a contracapa deste manual para ver as exceções.

Este guia de monitoramento remoto contém informações extraídas do guia do usuário, que são apresentadas neste documento menor para sua comodidade, com a mesma precisão dos dados do momento em que foi concluído. No entanto, devido ao nosso esforço contínuo para melhorar constantemente nossos produtos, outras características e funções podem ter sido adicionadas desde então e as telas exibidas podem mudar. Nós o encorajamos a visitar nosso site em www.Q-See.com para conferir as últimas atualizações de firmware e anúncios do produto.

Ao longo do manual, destacamos avisos e outras informações importantes que ajudarão a operar o novo sistema de forma segura e livre de problemas. Reserve o tempo necessário para ler e seguir todas as instruções e prestar atenção aos alertas conforme mostrados abaixo:

Sobre este Manual

ATENÇÃO! O texto nas caixas azuis com o ícone de Informações fornece orientações e explicações adicionais sobre como obter o máximo do seu sistema.

IMPORTANTE! As caixas vermelhas com este ícone indicam avisos. Para evitar possíveis prejuízos ou danos ao produto, leia todos os avisos antes de utilizá-lo.

Page 3: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

4 5

1. ACESSO REMOTO 61.1 Conexão do DVR a uma rede 7

Antes de começar 7Obtenção de um endereço IP 8

1.2 Abertura das portas 10Opção 1: UPnP 10Opção 2: Abertura das portas utilizando o DMZ 11Opção 3: Roteadores AT&T U-verse ® 2Wire® 12Confirmando se as portas estão abertas 13

1.3 Endereço IP interno estático (rede) 14

1.4 Conexão via modem (PPPoE) 15

1.5 Configuração do serviço dinâmico de nomes de domínio 16

1.6 Resolução de problemas de conexão 17Determine o número de roteadores da rede 17Criação de DMZ no roteador 2 19

2. NOTIFICAÇÃO POR E-MAIL 20

3. MONITORAMENTO REMOTO 223.1 Acesso remoto ao DVR 22

Efetuando login no DVR 23Resolução de problemas de conexão 24

3.2 Monitoramento remoto 29Visualização em tempo real 29

3.3 Reprodução 35

3.4 Configurar 36Data/hora 36Usuário 36Rede 37Comm 37Definições locais 37

4. SOFTWARE MINIPLAYER 384.1 Instalação 38

4.2 Operação 39

5. VIGILÂNCIA MÓVEL 405.1 Ativação da vigilância móvel 40

5.2 Utilização do QS View 41Efetuando login no DVR 41Visualização em tempo real 44Controles do aplicativo 46Reproduzir 48Configurações 50Mais 51

GARANTIA DO PRODUTO Q-SEE 52Perguntas ou comentários? Fale conosco 53

ÍNDICE

Rev. 3.1 31/12/2012

Page 4: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

6 7

ACESSO REMOTOPara acessar o DVR remotamente, você deve conectá-lo a um roteador ou um modem. O uso do roteador permite a conexão ao DVR a partir de outros computadores pela sua LAN (rede local) e também pela Internet. A conexão direta do DVR ao modem faz com que ele esteja disponível apenas para conexão via Internet.

Se você estiver usando um roteador e deseja acessar o DVR de fora da rede local, através da Internet, ou mesmo a partir do seu dispositivo móvel, esse roteador precisa estar conectado à Internet. As instruções abaixo orientarão todo o processo de configuração do DVR para acesso remoto. Assim que terminar, você será capaz de acessar e controlar o sistema utilizando um dos dois endereços. Você terá um endereço IP local utilizado pelos computadores conectados ao mesmo roteador que o seu DVR. Este endereço também pode ser utilizado por dispositivos sem fio, já que eles também são capazes de se conectar ao sinal WiFi do roteador. Quando você sair da área coberta pela rede local, será preciso utilizar um segundo endereço para acessar o DVR. Este é o endereço que permitirá a conexão ao sistema, a partir de qualquer lugar do mundo com acesso à Internet. E, ao utilizar o serviço DDNS gratuito do Q-See, o MyQ-See.com (mais detalhes a seguir), você será capaz de fazer isso utilizando um endereço convencional da Internet.

Se estiver utilizando um roteador, vá até a Seção 1.1. Se estiver se conectando diretamente à Internet através de um modem, comece pela Seção 1.4.

CAPÍTULO 1

ATENÇÃO! Para se conectar corretamente ao DVR a partir do seu computador, sua conexão de rede e o sistema do computador devem atender a determinadas especificações mínimas, indicadas abaixo. Obviamente, o desempenho será melhor se as especificações excederem o mínimo.

1.1 CONEXÃO DO DVR A UMA REDEAntes de mais nada, você terá que conectar fisicamente o DVR a um roteador. Este roteador pode ser parte de uma rede existente de computadores ou pode ser o roteador/modem fornecido pelo seu Provedor de Serviços Internet (ISP) para conectá-lo à Internet. Esta conexão será feita conectando o cabo Ethernet fornecido à porta traseira do DVR marcada como RJ45. O DVR não é concebido para ser conectado a uma rede sem fio. Também é recomendável que o roteador ao qual o DVR está ligado seja conectado diretamente à Internet e não a outro roteador, se quiser acesso à Internet, pois diversos roteadores podem criar problemas de conectividade. Também será preciso ter um computador conectado ao mesmo roteador, pelo menos temporariamente, para fazer algumas configurações. Se, depois de seguir as instruções, você ainda não for capaz de acessar o DVR, consulte a Seção 1.6 Corrigindo problemas de conexão, mais adiante, neste capítulo.

ANTES DE COMEÇARVocê precisará ter em mãos o seguinte:

• Amarca,númerodomodeloemanualdoseuroteador.Geralmenteomanualtambémestádisponível no site do fabricante do roteador.

• OCDcomos"Manuaisesoftware"quevieramcomoDVR.Elecontémosoftwareeoslinks necessários aos outros programas importantes que são mencionados neste guia.

• Asenhadoroteador(asenhapredefinidadeveestarnomanualdoseuroteador).

IMPORTANTE! Se o Assistente de configuração informar que a conexão do DVR ao Roteador e à Internet foi realizada com sucesso, você deverá prosseguir diretamente para a Confirmação de que as portas estão abertas, no final da Seção 1.2. A tentativa de realizar qualquer uma das etapas listadas no restante da Seção 1.1 causará problemas de conexão.

Computador

Ram mín. de vídeo 512 MB para 4 a 8 câmeras

1GBpara16câmeras

Placa de vídeo Deve ser compatível com o Direct Draw

Processador Núcleosimplesouduplode2.66MHz

Macintosh Sistema OSX 10.7 ou 10.8

Windows XP, Vista, 7, 8

Conexão de rede

Velocidade de conexão à Internet no DVR 1 Mbps de download

1 Mbps de upload para 4 a 8 câmeras

2Mbpsdeuploadpara16câmeras

Velocidade de conexão à Internet no computador

1 Mbps de upload

1 Mbps de download para 4 a 8 câmeras

2Mbpsdedownloadpara16câmeras

REQUISITOS MÍNIMOS DO SISTEMA

É possível verificar a velocidade da sua conexão em ambas as extremidades em www.SpeedTest.net, a partir de um computador conectado ao mesmo roteador que o DVR, como também através do computador remoto que você estará utilizando.

Page 5: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

8 9

FIGURA 1-1

FIGURA 1-2

FIGURA 1-3

OBTENÇÃO DE UM ENDEREÇO IPCada dispositivo de uma rede, tanto na rede local quanto na Internet, tem um endereço IP específico. Este endereço é o que permite a comunicação entre diferentes dispositivos da rede. O DVR da série QS exibe ambos os endereços na janela Informações de rede. Se você conseguiu conectar o DVR à rede utilizando o Assistente de configuração ou seguindo as instruções do encarte da rede remota, já deve ter anotado esta informação.

ETAPA 1. Utilizando o mouse, clique no botão Iniciar da Barra de controles para abrir o Menu principal.

ETAPA 2. Selecione Informações na janela do Menu principal.

ETAPA 3. Clique no ícone de Rede do lado esquerdo do menu.

ETAPA 4. Anote o conjunto de números à direita do endereço IP (LAN), Gateway padrão e do endereço IP (WAN).

A LAN ou rede local refere-se à rede de computadores de sua casa ou escritório que é conectada à Internet através do roteador. Utilize este número para acessar o DVR a partir de um computador da mesma rede ou quando estiver com um dispositivo móvel que utilize o sinal de rede sem fio do roteador. Observe que, quando você sair da área deste sinal de WiFi, será preciso acessar o DVR utilizando o endereço WAN.

A WAN, ou rede de área ampla, é outro nome para a Internet. Se estiver fora da sua rede, como em casa, acessando o DVR do local de trabalho, você terá que digitar o endereço WAN no navegador ou aplicativo móvel de monitoramento remoto para conseguir visualizá-lo.

FIGURA 1-4

Se você não conseguir se conectar ao roteador, abra o menu Avançado e clique no ícone Rede no lado esquerdo do menu. Confirme se foi selecionado o botão de rádio para Obter um endereço IP automaticamente.

Clique em Aplicar antes de sair e, depois, volte para a janela de informações para visualizar o endereço IP da LAN. Você pode utilizar este endereço nas próximas etapas para conectar o DVR à Internet.

Se, mesmo assim, não conseguir estabelecer uma conexão, confirme se as luzes de rede da porta Ethernet do roteador e do DVR estão acesas. Se não estiverem, é provável que o cabo de Ethernet esteja com defeito e deve ser substituído. Também é possível se conectar a uma porta diferente no roteador.

Page 6: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

10 11

1.2 ABERTURA DAS PORTASParatornaroDVRacessíveldeforadasuaredelocal,vocêtemque"encaminhar"asportas80, 100 e 9000 através do roteador para o endereço IP do seu DVR. Apresentamos duas opções que abrangem a maioria dos usuários - UPnP e Encaminhamento de portas. Você precisará utilizar uma ou outra de cada vez. Se não conseguir conectar o DVR à Internet utilizando um desses procedimentos, a causa provável é a presença de vários roteadores na rede. A solução é abordada na Seção 1.6 Solução de problemas de conexão.

IMPORTANTE! Se conectar o sistema à rede utilizando UPnP, você NÃO deverá encaminhar suas portas, conforme descrito no DMZ, pois isso causará problemas de conectividade. Você pode prosseguir até a Confirmação de que as portas estão abertas.

OPÇÃO 1: UPNPA série QS de DVRs vem configurada para aproveitar a mais recente tecnologia de redes, UPnP ou Universal Plug'n Play, pronta para uso. Se você tiver um roteador com UPnP, só será preciso conectar o DVR a sua rede e, então, poderá prosseguir até o final desta seção.

Consulte o manual do roteador para saber se ele tem UPnP ou não. Observe que, até o presente momento, os roteadores 2Wire utilizados pela AT&T Uverse não possuem o recurso UPnP. Se não tiver um roteador com UPnP, você terá que utilizar o método DMZ, descrito logoabaixodestaseção,pararedirecionarasportas.Háinstruçõesespeciaisparausocomos roteadores AT&T 2Wire listados na Opção 3.

Vá até Confirmação de que as portas estão abertas no final desta seção para obter instruções sobre como confirmar se as portas estão abertas, utilizando uma ferramenta on-line.

IMPORTANTE! Se conectar o sistema à rede utilizando UPnP, você NÃO deverá encaminhar suas portas, conforme descrito no DMZ, pois isso causará problemas de conectividade. Você pode prosseguir até a Confirmação de que as portas estão abertas.

OPÇÃO 2: ABERTURA DAS PORTAS UTILIZANDO O DMZAcesso aos controles DMZ do roteador:

O local exato do DMZ dentro das configurações do roteador varia dependendo do fabricante, por isso, consulte o manual para saber a localização deste recurso do roteador. O método para acessar as configurações do roteador, no entanto, é bastante padronizado. Se o seu roteador for um AT&T 2Wire, consulte a Opção 3.

ETAPA 1. Em um computador conectado ao mesmo roteador que o DVR, abra um navegador de Internet einformeoGateway(endereçoIPdo roteador) na barra de endereços da janela do navegador para acessar o roteador. Este endereço também é indicado na janela Informações de rede utilizada para obter seu endereço IP.

ETAPA 2. Localize as configurações DMZ do seu roteador. Cada fabricante é diferente, por isso, consulte o manual do roteador para saber a localização desta configuração. Dois exemplos são mostrados à direita.

ETAPA 3. Ative o DMZ.

ETAPA 4. Digite o endereço IP do DVR.

ETAPA 5. Clique em Aplicar ou Salvar para salvar suas definições.

FIGURA 1-6

FIGURA 1-7

FIGURA 1-5

Browser - Windows Internet Explorer

Fine 100%

Web Client Page Safety Tools

http://10.6.196.6

Protected Mode: On

LIVE SEARCH BACKUP TOOLS INFOCONFIG

2011-10-06 18:16:49

Status

P.T.Z

Color

Master StreamSub-Stream

Local Recording Status

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15 16

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15 16

Page 7: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

12 13

Browser - Windows Internet Explorer

Fine 100%

Web Client Page Safety Tools

http://10.6.196.6

Protected Mode: On

LIVE SEARCH BACKUP TOOLS INFOCONFIG

2011-10-06 18:16:49

Status

P.T.Z

Color

Master StreamSub-Stream

Local Recording Status

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15 16

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15 16

2

4

3

5

6

9

8-10

OPÇÃO 3: ROTEADORES AT&T U-VERSE ® 2WIRE®

Observe se as seguintes etapas são exclusivas da marca de roteadores 2Wire utilizados pela AT&T e não devem ser experimentadas em outros modelos. Em vez disso, você deve utilizar a Opção 1 ou 2.

ETAPA 1. Em um computador conectado ao mesmo roteador que o DVR, abra um navegador de Internet edigiteoGateway(endereçoIPdoroteador) na barra de endereços da janela do navegador, obtido na Parte 1, para abrir a Tela de administrador do roteador.

ETAPA 2. Clique na guia Configurações e, em seguida, Firewall. Quando estiver em Firewall, clique em Aplicativos, Pinholes e DMZ.

ETAPA 3. Na área Selecionar seu computador, localize o endereço IP do seu DVR e clique nele.

ETAPA 4. Role para baixo para selecionar Definido pelo usuário.

ETAPA 5. Clique em Adicionar novo aplicativo definido pelo usuário.

ETAPA 6. Na caixa indicada como Nome do perfil do aplicativo, digite DVR.

ETAPA 7. Certifique-se de que TCP esteja selecionado.

ETAPA 8. Digite 80 nas caixas De e Para da Porta (ou Intervalo).

ETAPA 9. Saia das duas caixas seguintes em branco para utilizar as definições padrão.

FIGURA 1-8

FIGURA 1-9

FIGURA 1-10

ETAPA 10. Clique em Adicionar à lista. O roteador exigirá que você faça logon para aceitar as definições. Se você ainda não criou sua própria senha para o roteador, ela é aChavedesistemade10dígitosimpressanaetiquetadoroteadorentrecolchetes"[]".

ETAPA 11. Quando as configurações tiverem sido confirmadas, repita as Etapas 8-10 mais duas vezes. Digite 100 para as portas De e Para na próxima vez e 9000 na última vez.

ETAPA 12. Clique em Voltar, depois, selecione DVR na lista de Aplicativos. Clique em Adicionar, depois, em Salvar.

CONFIRMANDO SE AS PORTAS ESTÃO ABERTASSe você utilizar UPnP ou DMZ para abrir suas portas, você deve confirmar se elas foram abertas sem serem bloqueadas, acessando www.canyouseeme.org em um computador conectado ao mesmo roteador que o DVR.

ETAPA 1.Digite"80"nacaixaindicadacomo"Qual porta?"

ETAPA 2. Clique no botão Verificar.

ETAPA 3. Você deverá ver uma mensagemverdede"Sucesso".

Se receber uma mensagem vermelha de erro, você terá que voltar para a página de Definições de rede do DVR, mudar a Porta da Web para 81, 83 ou 85 e clicar em Aplicar para salvar as alterações. O DVR terá de ser reinicializado para utilizar as novas configurações. Em seguida, você pode tentar verificar novamente, digitando esse novo número no campo Porta.

FIGURA 1-11

Browser - Windows Internet Explorer

Fine 100%

Open Port Check Tool Page Safety Tools

http://canyouseeme.org/

Protected Mode: On

Your IP: 81.919.622.24What Port?

CanYouSeeMe.org - Open Port Check Tool

Check

This page will serve as a free utility for remotely verifying a port is open or closed. It will be useful for users who wish to check to see if a server or ISP is blocking certain ports.

Success: I can see your service on 81.919.622.24 on port (80)

Your ISP is not blocking port 80

ETAPA 4. Repita com as portas 100 e 9000. Se as portas 100 e 9000 estiverem bloqueadas, utilize um número desse intervalo (ou seja; 110, 9100, etc.)

Este site também exibirá seu endereço IP público perto do topo da página, acima da caixa onde você digitou seu número de porta. Se o DVR não conseguiu fornecer um número de WAN, por conta de dificuldades de configuração, este será o número. Utilize este número para acessar o DVR com um navegador de Internet ou seu dispositivo móvel de fora da rede local (fora do prédio em que o DVR está localizado). Observe que, se você precisou utilizar um número de porta diferente de 80 para a porta de Internet, terá que adicionar dois pontos (:) e essenúmerodeportanofinaldoendereçoindicado.Exemplo:82.919.622.24:81.

Page 8: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

14 15

FIGURA 1-12

FIGURA 1-13

FIGURA 1-14

IMPORTANTE! Até a publicaçãodesteGuia, amarcade roteadores 2Wirenão oferece suporte a IP estático. Por conta disso, caso o roteador precise ser reinicializado, você terá que repetir as etapas para obter o novo endereço IP. A conexão do roteador a uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) pode evitar este problema.

ETAPA 1. Abra o menu Informações e selecione Rede.

ETAPA 2. Anote as informações do Endereço IP (LAN), Máscara de sub-rede, Gateway padrão e Servidor DNS preferido (você precisará do principal, não do alternativo).

ETAPA 3. Saia do menu Informações e retorne ao menu Avançado e selecione Rede.

ETAPA 4. Clique no botão de rádio para Utilizar o seguinte endereço IP.

ETAPA 5. Introduza as informações obtidas na Etapa 2 nos campos apropriados.

ETAPA 6. Clique em Aplicar para salvar as definições antes de fechar a janela.

Avance até a Seção 1.5 Configuração dinâmica do serviço de nomes de domínio para criar um endereço de Internet personalizado que você pode utilizar, em vez de inserir o endereço IP, ao monitorar à distância.

1.3 ENDEREÇO IP INTERNO ESTÁTICO (REDE)A maior parte dos roteadores atribui aos dispositivos conectados um endereço IP aleatório que não esteja em uso atualmente por outro dispositivo de sua rede interna. Quando um roteador ou dispositivo de rede é reinicializado por conta de uma queda de energia ou outro problema, os endereços mudarão e a configuração de reencaminhamento de portas deixará de funcionar. Por esse motivo, recomendamos modificar a definição de rede do DVR para um endereçoIPfixoou"estático",quenãoserámodificado.

1.4 CONEXÃO VIA MODEM (PPPOE)Se for ligar o DVR diretamente a um modem DSL ou a cabo em vez de um roteador, você deverá selecionar a opção PPPOE nas opções de REDE. Este método é utilizado no lugar do UPnP ou DMZ e apenas se você não estiver utilizando um roteador.

Entre em contato com o ISP para obter o nome de usuário e a senha necessários à conta de Internet. Clique na guia PPOE e, em seguida, selecione Ativar no menu pendente. Informe o Nome de usuário e Senha nos respectivos campos.

Page 9: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

16 17

FIGURA 1-15

FIGURA 1-16

1.5 CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO DINÂMICO DE NOMES DE DOMÍNIOEste é uma etapa opcional que permite aproveitar o serviço dinâmico de nomes de domínio ou DDNS. Para não ser confundido com o DNS da seção anterior, o DDNS permite digitar um endereço convencional da Internet, ao efetuar login remotamente no seu DVR de fora de sua rede. Ele também permite evitar a repetição das etapas para Obter um endereço IP quando/se o ISP reatribuir automaticamente os endereços IP. A Q-See oferece serviços de DDNS gratuitos em www.MyQ-See.com e o DVR é configurado para aceitar as informações de conta deste site.

ETAPA 1. Abra uma janela do navegador e acesse www.MyQ-See.com

ETAPA 2. Registre-se no site e siga as instruções para criar um nome de domínio. O site exibirá seu endereço IP público e o nome de domínio que será semelhante a: http://example.MyQ-See.com

ETAPA 3. Volte à janela Avançado em seu DVR e clique no botão COMM à esquerda.

ETAPA 4. Na guia DDNS, selecione Ativar no menu suspenso. Em seguida, digite seu novo endereço MyQ-See no campo Nome do host juntamente com o Nome de usuário e Senha utilizados para criar a conta.

NEW USER REGISTRATION

EMAIL ADDRESS

PASSWORD

FIRST NAME

LAST NAME

ANSWER

SECURITYQUESTION..

CONFRIMYOU’RE HUMAN

PASSWORDCONFIRM

SubmitSubmit ResetReset

My first phone number

New Captcha

Enter the text you see above

FIGURA 1-17

FIGURA 1-18

1.6 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONEXÃOHáváriassituaçõesrelacionadasaohardwarequepodemimpedirqueaportadoDVRsejaencaminhada apropriadamente. A presença de vários roteadores ou a ausência de UPnP ou DMZ nos mesmos são os dois problemas mais comuns.

DETERMINE O NÚMERO DE ROTEADORES DA REDESe houver mais de um roteador entre o DVR e a Internet, ele bloqueará a comunicação de e para o seu sistema. Para descobrir o número de roteadores da rede, será preciso fazer o download de um programa de detecção de roteadores GRATUITO.

ETAPA 1. Acesse http://www.pcwintech.com/shanes-toolbox

ETAPA 2. Clique em Detectar vários roteadores para começar o download.

ETAPA 3. Descompacte o aplicativo para instalá-lo.

ETAPA 4. Clique no aplicativo detect_routers para executá-lo.

ETAPA 5. Clique em Testar para assegurar que as definições estão corretas. Será exibida uma janela indicando sucesso ou erro.

SE RECEBER UMA MENSAGEM DE ERRO: Verifique suas informações para assegurar que estão corretas. Verifique também se o endereço DNS do roteador é o mesmo que o indicado no campo Endereço DNS principal, na janela Configurações de rede avançadas, na parte inferior da guia LAN (Figura 1-13).

ETAPA 5. Clique em Aplicar para salvar as definições antes de fechar a janela.

Page 10: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

18 19

ETAPA 5. Clique em VERIFICAR AGORA para detectar o número de roteadores que existem na rede.

FIGURA 1-19

FIGURA 1-20

ETAPA 6. Se houver apenas um roteador detectado e você estiver utilizando o UPnP, será preciso desligar o UPnP no DVR, abrindo o menu COMM na janela Avançado e desabilitando-o na guia de UPnP. Tente conectar utilizando o DMZ conforme descrito na Seção 1.2 Abertura de portas.

Se estiver utilizando o DMZ, certifique-se de que a opção UPnP esteja desligada.

Se vários roteadores forem detectados

Se houver vários roteadores, será exibida uma tela semelhante à Figura 1-20.

Se isso ocorrer, talvez seja melhor conectar o DVR e o computador ao roteador que se conecta diretamente à Internet. No entanto, isso nem sempre é possível, dependendo de sua situação específica.

Neste caso, será preciso avançar até a próxima seção e configurar o DMZ no segundo roteador para permitir que as comunicações passem primeiramente por ele. Se apenas um roteador for detectado, você terá que consultar o manual do roteador.

CRIAÇÃO DE DMZ NO ROTEADOR 2

ETAPA 1. Faça login no roteador 1, colocando o IP do roteador 1 no navegador Internet Explorer, como no exemplo mostrado na Figura 1-21, onde o endereço IP do roteador 1 é 192.168.0.1

ETAPA 2. Encontre a página de status nas configurações do roteador que mostra o endereço IP da WAN/Internet e anote este endereço IP da WAN.

ETAPA 3. Faça login no roteador 2, colocando o IP do roteador 2 no navegador Internet Explorer, como no exemplo mostrado na Figura 1-21, onde o endereço IP do roteador 2 é 192.168.1.1

ETAPA 4. Encontre a página DMZ nas configurações do roteador.

ETAPA 5. Digite o IP WAN do roteador 1 na página DMZ e habilite o DMZ.

ATENÇÃO! Se não tiver configurado uma definição DMZ no roteador, verifique se há uma configuração de Ponte. Caso contrário, utilize a configuração de Ponte ao invés de DMZ.

FIGURA 1-21

ETAPA 6. Salve as alterações

Você encaminhou as portas do roteador para aquelas nas quais o DVR está conectado, para o endereço IP do DVR e definiu que o roteador principal repasse a conexão para este roteador.

Page 11: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

20 21

O sistema pode enviar uma notificação por e-mail para até cinco endereços com uma imagem JPEGanexagravadaporumaoumaiscâmeras,quandoforemacionadasporumeventodealarme.

A configuração do DVR para tirar fotos e enviar e-mails é feita na seção Alarme do menu Avançado. São duas as opções disponíveis nas definições de Acionamento de cada câmera. A configuração destes acionamentos é coberta na Seção 5.2 Menu avançado do Manual do Usuário que veio no mesmo CD que este documento. Ele também está disponível para download gratuito através de nosso site de ajuda on-line em Q-See.com/support.

O DVR precisa estar conectado à Internet, seja através de um roteador ou diretamente conectado a um modem, a fim de poder enviar alertas por e-mail.

Será preciso fornecer ao DVR um endereço de e-mail válido que ele possa utilizar para enviar as mensagens de alerta. Estas definições são feitas na seção Comunicações do menu Avançado.Paraosfinsdesteguia,utilizaremososerviçoGmaildoGoogleporqueégratuitoe oferece um volume maior de e-mails diariamente. As definições mostradas nas instruções serãoasmesmasdoGmail.Asdefiniçõesdeoutrosserviçospodemserdiferentes,maspodem ser encontradas em suas respectivas páginas da Internet.

Se tiver um servidor de e-mail corporativo, você terá que consultar seu departamento de TI quanto às definições adequadas.

ATENÇÃO! Dependendo das suas configurações, o sistema pode gerar uma série de alertas de e-mail. Por esse motivo, recomendamos a criação de um endereço de e-mail destinado especificamente ao envio de avisos de alerta pelo sistema. Se você não tiver seu próprio sistema de e-mail (como um servidor de e-mail corporativo), considere a utilização de um fornecedor

de e-mail gratuito. Contudo, como muitos serviços de e-mail gratuitos permitem apenas uma quantidade limitada de tráfego de e-mail, recomendamos utilizar especificamente o serviçoGmaildoGoogle,devidoaoseulimiteelevado.Domesmomodo,vocêpodequererconfigurar os e-mails de alerta para serem enviados para uma conta diferente da conta do remetente. Isso simplificará seu gerenciamento destes alertas.

NOTIFICAÇÃO POR E-MAIL CAPÍTULO 2

FIGURA 2-2

FIGURA 2-1

ETAPA 1.CrieumacontadoGmailparaque o DVR utilize no envio de e-mails.

ETAPA 2. No DVR, navegue até o menu Avançado.

ETAPA 3. Selecione Comm do lado esquerdo da tela e clique na guia E-mail.

ETAPA 4. Selecione Acionar no menu suspenso.

ETAPA 5. Escolha se desejar que os e-mails sejam enviados imediatamente após um alarme ou se prorrogar o envio.

ETAPA 6. Digite as seguintes informações nos respectivos campos:

Servidor de e-mail (SMTP) Digite o endereço SMTP do seu servidor de e-mail. Por exemplo: smtp.gmail.com

PortaDigiteonúmerodaportaSMTPdoseuservidordee-mail.OdoGmailé465.

Segurança da conexão Deixe esta opção desativada. Apenas usuários avançados devem ativar esta opção.

Nome do usuárioOendereçodo"Remetente"dosseusalertas.

Senha Digite a senha da sua conta do e-mail remetente

Para Digite o e-mail de destino das suas notificações. Este deve ser um endereço de e-mail diferente daquele da conta remetente para evitar possíveis erros. Você pode adicionar até quatro contas de e-mail utilizando os campos CC.

ETAPA 7. Clique em Testar para confirmar as configurações. Você deverá receber uma mensagem de confirmação em uma janela de pop-up.

ETAPA 8. Clique em APLICAR para salvar as definições antes de fechar a janela.

Page 12: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

22 23

3.1 ACESSO REMOTO AO DVRAssim que tiver configurado as definições de rede do DVR para coincidir com as do roteador e encaminhado as portas necessárias para que o DVR habilite o acesso remoto através da Internet, você estará pronto para visualizar remotamente as câmeras, utilizando seu dispositivo móvel ou o computador.

Os usuários do Windows poderão efetuar login em seus sistemas pelo Internet Explorer através de um plugin chamado View DVR. É altamente recomendável que você esteja utilizando a versão mais recente do Internet Explorer (atualmente o IE9). As instruções do início da próxima página descreverão o processo que utiliza tanto a versão 8 quanto a 9 do Internet Explorer.

Os usuários de computadores Macintosh precisarão baixar o software gratuito View Client que está disponível em nosso portal de suporte:

http://qsee.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/1545/kw/qs494

Você pode clicar no link acima para ir diretamente até a página de download.

O View ClientfuncionaránasversõesOSX10.7e10.8.Aversão10.6nãoécompatível.Autilização do View Client será praticamente a mesma do View DVR, com a exceção de que o vídeo não pode ser gravado no computador. O vídeo gravado no DVR pode ser pesquisado e reproduzido com o View Client. Além disso, a localização de determinados controles é ligeiramente diferente do View DVR. Este manual usará as imagens do View DVR em sua maioria. Após fazer o login no View Client, os usuários Macintosh poderão prosseguir até a Seção 3.2.

O monitoramento remoto móvel será abordado no Capítulo 4.

MONITORAMENTO REMOTO CAPÍTULO 3

FIGURA 3-1

FIGURA 3-2

Após o login, você deve ver as imagens em tempo real a partir das suas câmeras.

Se você notar falta de vídeo ou outros problemas, consulte a Resolução de problemas de conexão, logo em seguida. As instruções de uso começam na Seção 3.2.

EFETUANDO LOGIN NO DVRAbra uma nova janela do navegador e digite o endereço IP (WAN ou LAN) adequado à sua rede ou utilize o endereço DDNS criado na Seção 1.5 na barra de endereços como você faria com qualquer endereço normal da Internet. Talvez você receba uma mensagem de alerta sobre uma tentativa de modificação do Internet Explorer. O Q-See é o editor do aplicativo de ajuda. Você deve permitir que ele continue.

Após a conclusão do carregamento da página, será exibida uma tela de login. Digite o mesmo nome de usuário e senha que você utiliza para fazer login no próprio DVR. Também é possível escolher seu idioma preferido neste momento.

Page 13: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

24 25

Windows Vista

ETAPA 1. Abra o Painel de controle (acesse clicando no ícone do Windows, no canto inferior esquerdo da sua tela).

ETAPA 2. Selecione Contas de usuário e segurança familiar.

ETAPA 3.Selecione"Adicionar ou remover contas de usuário".

FIGURA 3-4

FIGURA 3-3

FIGURA 3-5

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONEXÃOPelo fato de que os usuários, outros programas e até mesmo o Windows modificam o Internet Explorer, alguns usuários podem experimentar dificuldades na exibição de vídeos em tempo real, após acessarem seus DVRs através desse navegador. Existem dois métodos de resolução deste problema que atinge a maioria dos usuários: a instalação de um plug-in para IE ou o desligamento do Controle de conta de usuário.

Controle de conta de usuário para Windows Vista e Windows 7

Alguns usuários de computadores com sistemas operacionais Windows Vista ou Windows 7 podem receber uma mensagem de erro informando que um codec está faltando ou não está instalado. Este conflito pode ser resolvido desativando o Controle de conta de usuário (UAC).

Microsoft Office Outlook 2007

Sticky Notes

All Programs

Devices and Printers

Default Programs

Help and Support

Shut down

iTunes

Adobe Acrobat

uac

FIGURA 3-9

FIGURA 3-7

FIGURA 3-8

ETAPA 4. Selecione a conta de usuário desejada.

ETAPA 5. Selecione Ativar ou desativar o Controle de conta de usuário

ETAPA 6. Desmarque a caixa que fica aoladode"UtilizarControledeconta de usuário (UAC) para ajudar a protegeroseucomputador".

ETAPA 7. Depois será solicitada a reinicialização do computador para que a alteração tenha efeito.

Windows 7

ETAPA 1. Abra o Menu iniciar (acesse clicando no ícone do Windows, no canto inferior esquerdo da sua tela).

ETAPA 2.Digite"uac"nabarradebuscae tecle ENTER. O Controle de conta de usuário será aberto ou aparecerá um link para abri-lo.

ETAPA 3. Mova o seletor deslizante para o ajuste mais baixo e clique em OK.

FIGURA 3-6

Page 14: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

26 27

FIGURA 3-10

Configuração do controle ActiveX

ETAPA 1. Abra o Internet Explorer

ETAPA 2. Clique no menu Ferramentas.

FIGURA 3-11

FIGURA 3-12

FIGURA 3-13

ETAPA 4. Clique na guia Segurança.

ETAPA 5. Selecione Sites confiáveis

ETAPA 6. Clique no botão Sites.

ETAPA 7.Desmarqueobotão"Exigir confirmação do servidor (https:) para todos os sites desta zona".

ETAPA 8. Digite o endereço IP do DVR (obtido durante a Configuração de rede) ou o nome de domínio DDNSnacaixa"Adicionar este site à zona:".

ETAPA 9. Clique no botão Adicionar

ETAPA 10. Feche a janela.

ETAPA 3. Selecione Opções da Internet no menu suspenso.

FIGURA 3-14

FIGURA 3-15

ETAPA 11. Clique no botão Nível personalizado.

ETAPA 12. Puxe para baixo o botão de menu"Redefinir para:"eselecioneBaixo.

Page 15: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

28 29

FIGURA 3-16

FIGURA 3-17

ETAPA 13. Clique no botão Redefinir

ETAPA 14. Cliqueem"Sim"quandosurgirapergunta:"Temcertezadeque pretende alterar a definição para estazona?"

ETAPA 15. Clique em OK

ETAPA 16. Clique em Aplicar

ETAPA 17. Clique em OK

ETAPA 18. Feche o Internet Explorer

Agora você está pronto para acessar o DVR utilizando o Internet Explorer.

Download do plug-in

Outra alternativa é fazer o download do plug-in diretamente no aplicativo.

O plug-in, denominado RM_N9dvrocx.zip, pode ser baixado clicando no link Download plug-in na tela de Login.

Salve o arquivo .zip no disco rígido. Você terá que salvá-lo ou movê-lo para uma pasta específica do computador.

Windows XP: Pasta C-Windows-System32

Windows7:PastaC-Windows-SysWow64

Assim que o arquivo for colocado na pasta correta, você terá de descompactar (extrair) os arquivos contidos nessa pasta.

Saia do Internet Explorer e reinicie o programa para se conectar ao DVR.

3.2 MONITORAMENTO REMOTO O modo padrão do programa de monitoramento remoto View DVR é a janela Visualização em tempo real, a qual mostra as imagens de vídeo de uma ou mais câmeras juntamente com os controles adicionais. Existem outros dois modos - Reproduzir e Configurar - que permitem a reprodução do vídeo gravado no DVR e a alteração das configurações do sistema, respectivamente.

VISUALIZAÇÃO EM TEMPO REALOs controles neste modo são limitados àqueles que afetam a visualização de imagens em tempo real de suas câmeras.

No modo da tela de múltiplas câmeras, os controles afetarão somente a tela destacada em verde. Você pode arrastar o vídeo de uma câmera para outra seção de uma visualização de múltiplas câmeras, onde a imagem que estava anteriormente lá será removida para o local agora vazio no primeiro canal. O duplo clique em um canal no modo de visualização de múltiplas câmeras modificará o modo de visualização para uma única câmera. Um duplo clique novamente volta ao modo de telas múltiplas.

Alterne para os modos Reproduzir e Configurar, utilizando as guias na parte superior da tela. Você pode sair do programa de monitoramento remoto a partir de qualquer modo, clicando no botão Logout no canto superior direito, para usuários de PCs. Os usuários do View Client no Macintosh precisam apenas sair do programa.

A página seguinte mostra as imagens do plugin View DVR para Windows e View Client para Macintosh, juntamente com uma tabela que identifica os principais recursos.

Page 16: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

30 31

# Nome Função

1 Guiadevisualização em tempo real

Define o modo do programa como Visualização em tempo real

2 GuiaReprodução Define o modo do programa como Reprodução

3 GuiaConfiguração Define o modo do programa para permitir a configuração do DVR

4 Tela de vídeo Exibe imagens de vídeo de uma ou mais câmeras.

5 Logout Desconecta do View DVR (saia do Net Client para se desconectar do Mac)

6 Controles PTZ Controla uma câmera PTZ diretamente ou dá início a uma função pré-programada

7 Ocultar controles Oculta o painel de controle esquerdo, aumentando a área de visualização (não disponível no Mac)

8 Ajuste de imagem Ajusta o brilho, contraste, matiz etc. Afeta somente os vídeos em tempo real. (Não disponível no Mac)

9 Fotografia A câmera selecionada captura uma imagem estática, salvando-a no disco rígido do seu computador.

10 Gravar Todos os canais começarão a gravar vídeo. (Não disponível no Mac)

11 Abrir/fechar janela Ativa ou desativa as imagens de vídeo

12 Fluxo principal Utiliza o fluxo principal do DVR para monitoramento. Isso exige maior largura de banda.

13 Fluxo secundário Utiliza um fluxo secundário de baixa resolução a partir do DVR.

14 Controle de volume/modo silencioso

Silencia ou ajusta o volume, se houver sinal de áudio

15 Janela original/tela cheia

Ajusta a proporção da imagem de vídeo para preencher o espaço disponível.

16 Tela cheia Mostra as imagens de vídeo sem os controles. Em sistemas com vários monitores, isto preencherá o monitor principal. Clique com o botão direito para sair deste modo.

17 Modos de visor múltiplo

Dependendo do modelo do DVR, você tem a opção de visualizar simultaneamente quatro ou oito imagens de câmeras de uma só vez.

18 Página anterior/seguinte

Passa para o grupo anterior ou seguinte de câmeras.

19 Fechar tela(s) Fecha uma tela (botão esquerdo) fecha todas as telas (botão direito)

(Apenas no Mac)

20 Lista de dispositivos

A lista dos DVRs conectados que estão sendo monitorados pelo View

Client (apenas no Mac)

21 Adicionar/Excluir/Editar DVR (apenas no Mac)

Adiciona e remove DVRs da lista dos DVRs conectados ou edita os

detalhes da conexão.

1 3 52

109

1615

1817

1211

1413

6

8

4

7

1 32

918

17 1914

6

20

21

4

FIGURA 3-18

FIGURA 3-19

View DVR (PC)

View Client (Macintosh)

Page 17: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

32 33

Controles PTZ

Os controles no programa de monitoramento remoto permitem controlar, mas não configurar uma câmera PTZ conectada. Você precisará configurar pontos predefinidos e linhas de sequência de movimentos no próprio DVR, conforme abordados no Capítulo 6 Câmeras PTZ do Manual do Usuário.

Os controles executam as mesmas funções que no DVR.

21

43

6

5

7

98

1110

13

12

14

Nº Item Função

1 Limpador Liga o limpador da câmera (se tiver este recurso)

2 Diafragma- Fecha o diafragma, reduzindo o nível de luz

3 Foco- Ajusta o foco

4 Zoom- Reduz o zoom

5 Controles direcionais

Clique nas setas para mover a câmera na direção desejada.

6 Predefinido Selecione um ponto predefinido

7 Linha de sequência de movimentos

Seleciona a sequência de movimentos que a câmera deve seguir

8 Luz Liga a luz da câmera (se tiver este recurso)

9 Diafragma+ Abre o diafragma, aumentando o nível de luz

10 Foco+ Ajusta o foco

11 Zoom+ Aumenta o zoom

12 Velocidade Ajuste a velocidade de movimento da câmera

13 Chamar Vai até o ponto predefinido

14 Iniciar/parar Inicia ou termina uma sequência de movimento

FIGURA 3-20

FIGURA 3-21

FIGURA 3-22

Ajustes de cor (apenas no PC)

Pelo fato de que os monitores são diferentes na maneira como produzem as cores e ajustam a imagem pode ajudar na identificação dos detalhes, o programa inclui controles de Ajuste de cores.

Estes controles ajustam brilho, contraste, matiz e saturação, mas afetam apenas o vídeo em tempo real que está sendo exibido no View DVR. Eles não alteram a cor do vídeo que está sendo gravado, seja no seu DVR ou no disco rígido do seu computador.

Controle de funções

O conjunto de controles abaixo da janela de Visualização em tempo real é dividido em dois grupos principais. O grupo da esquerda envolve as funções do programa de visualização remota, enquanto o da direita controla a visualização propriamente dita.

Os comandos Foto e Gravação salvam arquivos no disco rígido do seu computador, em vez de salvá-los nos DVRs. O DVR pode gravar arquivos ou capturar imagens estáticas de forma autônoma, ao mesmo tempo, mas uma operação de um não afeta a do outro sistema.

Os arquivos serão salvos em um arquivo de destino da sua pasta de Usuário (a pasta com o nome do usuário atualmente conectado ao computador) e cada canal terá sua própria subpasta. Você pode especificar um destino diferente para estes arquivos no modo Configurar, utilizando Config. local. As fotos são salvas no formato .jpg, enquanto os vídeos sãosalvosnoformato.264,queexigeousodosoftware Miniplayer incluso no disco. Sua utilização é abordada no Capítulo 4.

O comando Abrir/fechar janela finalizará ou restaurará as imagens em tempo real das câmeras na Visualização em tempo real. Isto pode ser usado para ocultar temporariamente as imagens, sem sair do aplicativo.

O fluxo de dados Principal e Alternativo são fluxos paralelos do seu DVR. O fluxo de dados Principal é maior e, portanto, mais nítido, mas o movimento pode parecer distorcido, se não houver largura de banda suficiente. Nestes casos, a utilização do Fluxo alternativo menor pode resultar em movimento mais suave, porém, sacrificando a qualidade da imagem. O DVR sempre grava em sua unidade de disco rígido, utilizando o Fluxo principal.

Os controles de volume só funcionam se houver uma fonte de áudio, como um microfone ou câmera com recursos de áudio, conectada ao DVR. Você pode eliminar o som ou ajustar o volume, conforme necessário.

Page 18: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

34 35

FIGURA 3-23

Controles da tela

Estes controles tratam da forma como o vídeo é exibido na sua tela - tela cheia, multicanais, etc.

Janela Original/Tela cheia. Pelo fato de que as telas possuem várias proporções de medidas (altura versus largura) e da possibilidade de redimensionar a janela do navegador, o View DVR pode alongar ou distorcer o vídeo da câmera na tentativa de utilizar o espaço disponível. Um clique neste botão restaura o vídeo para a proporção de medida adequada, mas pode deixar alguma faixa preta não utilizada dentro do quadro.

A Tela cheia ocultará todos os controles e exibirá o vídeo no monitor de vídeo principal. Clique com o botão direito do mouse para sair do modo de visualização.

Modos de exibição de vídeos múltiplos. Estes botões permitem visualizar múltiplos canais de vídeo ao mesmo tempo. Se o seu sistema não tiver o mesmo número de câmeras que o modo de exibição, os canais não utilizados ficarão pretos.

Os Controles de página são utilizados quando você tem mais câmeras do que as exibidas na tela. Clique em cada botão para alternar entre as câmeras restantes, mantendo o mesmo formato de exibição - não importa se estiver no modo de câmera simples ou múltipla.

FIGURA 3-24

FIGURA 3-25

FIGURA 3-26

3.3 REPRODUÇÃOA função Reproduzir do View DVR funciona da mesma forma que a reprodução de vídeo no próprio DVR. Quando você clicar no botão Reproduzir, o Calendário aparecerá mostrando os dias com vídeos gravados em vermelho. O vídeo da data atual será automaticamente mostrado na linha do tempo, abaixo dos monitores de vídeo. É possível alterar a data que você deseja rever, bastando clicar sobre ela no Calendário, ou refinar sua pesquisa utilizando as opções diretamente abaixo dela.

Opcionalmente, é possível clicar em Lista de gravação para visualizar uma lista dos arquivos gravados disponíveis para reprodução.

É através deste último formato que você é capaz de gerar arquivos de backup a partir do DVR para o disco rígido do computador, selecionando um ou mais vídeos e, em seguida, clicando em Backup.Elesserãosalvoscomoarquivosdevídeodeformato.264earmazenados de acordo com as preferências definidas na Configuração local. Também é possível tirar uma fotografia do vídeo que será gravado no disco rígido, no mesmo local em que estão armazenadas as fotos das imagens em tempo real.

Os controles de visualização na parte inferior funcionam da mesma forma que na Visualização em tempo real. Só será possível visualizar as gravações de quatro canais ao mesmo tempo, devido a problemas de largura de banda.

Page 19: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

36 37

3.4 CONFIGURARO modo Configurar do View DVR permite acessar remotamente e modificar a maioria das configurações no próprio DVR. Com poucas exceções, o acesso a essas configurações através do View DVR é idêntico ao acesso através do próprio DVR, por isso, indicamos o Manual do Usuário para obter informações detalhadas sobre estas configurações e seus efeitos, em vez de abordá-los aqui.

Em vez disso, esta seção se concentrará nos casos em que os recursos não se encontram presentes no DVR ou são significativamente diferentes.

DATA/HORAUma função adicional é a capacidade de sincronizar o relógio do DVR com o do computador. O DVR ficará definido para o horário local do PC até que o usuário encerre a sessão e ocorra a próxima atualização automática do servidor no horário selecionado. Para evitar esta redefinição, desabilite a Atualização automática desmarcando a caixa.

FIGURA 3-27

FIGURA 3-28

USUÁRIOEsta área combina as Definições do usuário no menu Básico com o recurso Usuários on-line da janela Informações. Além de ser capaz de criar novas contas de usuários, você pode desconectar os usuários remotos, se estiver conectado no DVR como administrador.

FIGURA 3-29

REDEEste espaço funciona da mesma forma que no DVR, mas deve-se observar que as alterações nesta área podem impedi-lo de se reconectar remotamente no DVR!

COMMComo na Rede acima, as modificações feitas nesta área através do View DVR podem resultar em sua desconexão do DVR e na impossibilidade de restabelecer uma conexão, até que você possa fazer as configurações no próprio DVR.

DEFINIÇÕES LOCAISAo contrário do resto das áreas em Configurar, as Definições locais só afetam o computador no qual você está se conectando ao DVR.

O tempo do pacote de gravação permite definir a duração máxima de cada arquivo gravado. Isto permite a reprodução e transferência mais fácil de arquivos. Se um arquivo atingir o limite máximo, o sistema irá imediatamente iniciar um novo arquivo para continuar a gravação.

Atalhos de backup Snap/Record/Record. É aqui que você define o local de destino para o computador salvar as fotografias, gravações de vídeo e arquivos de backup gravados ou baixados no View DVR. A pasta padrão é a pasta de Usuário com o mesmo nome da pessoa que estiver conectada ao computador utilizado para monitorar o DVR. Se você continuar a utilizar esta pasta ou criar a sua própria, o programa salvará arquivos em subpastas intituladas "Capture"(fotografias),"Record"(vídeogravadodaexibiçãoemtemporeal)e"Backup"(vídeogravado obtido do disco rígido do DVR). Cada pasta será subdividida pelo canal da câmera que gravou a imagem ou o vídeo.

Page 20: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

38 39

SOFTWARE MINIPLAYER CAPÍTULO 4

MiniPlayer é um programa autônomo de reprodução de vídeo para Windows que permite a reproduçãodevídeonoformato.264,gravadocomautilizaçãodoprogramaViewDVRebaixado a partir do DVR. Vídeos copiados como back up no DVR utilizando um drive USB são salvos no formato .avi mais convencional, porém, são geralmente grandes demais para serem transferidos pela Internet a partir do DVR.

As versões futuras do ViewDVR fornecerão downloads em .avi. Existem programas de softwaregratuitodisponíveison-line,queconvertempara.aviosvídeosemformato.264.

4.1 INSTALAÇÃOLocalize o arquivo de instalação, MiniPlayer_ENG_Setup.exe, no CD que veio com o seu DVR. Clique duas vezes para executá-lo e siga as instruções de instalação.

FIGURA 4-1

Após concluída a instalação, o MiniPlayer estará disponível no Menu Iniciar do Windows.

4.2 OPERAÇÃOO MiniPlayer é um programa de computador cujo único objetivo é a reprodução de arquivos devídeoemformato.264e,portanto,édefuncionamentosimples.Elepodereproduzirapenas um arquivo de cada vez.

ETAPA 1. Selecione um arquivo a reproduzir clicando no botão Abrir, localizado na extremidade esquerda dos controles sob a linha do tempo, na parte inferior da tela.

ETAPA 2. Navegue até o arquivo desejado que está salvo na pasta de destino selecionada com a função Configurações locais do View DVR (consulte a Seção 3.4 Configurar).

ETAPA 3. Clique no arquivo para iniciar a reprodução. Se o programa mostra o vídeo como parte de um visor de múltiplas telas (com os outros três canais vazios), é possível clicar duas vezes no canal com o vídeo para exibi-lo em uma tela única.

FIGURA 4-2

Os controles são principalmente simples e lógicos em suas funções e todos os controles têm sua descrição, se você passar o cursor do mouse sobre um botão. Os comandos Iniciar/Pausar, Parar e Volume funcionam da forma habitual.

Os controles adicionais incluem:

Velocidade-Avelocidadedereproduçãoéajustávelentre1/16xe16xavelocidadenormal.

Avanço de quadro - Avança a reprodução de um quadro de cada vez.

Captura - Captura uma imagem estática do vídeo exibido atualmente.

Aumentar/Diminuir zoom - Aumenta ou diminui o zoom da linha do tempo da reprodução do vídeo, para obter mais detalhes na seleção de um ponto específico da gravação. O botão de rolagem do mouse também pode realizar esta função.

Page 21: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

40 41

VIGILÂNCIA MÓVEL CAPÍTULO 5

5.1 ATIVAÇÃO DA VIGILÂNCIA MÓVEL

ATENÇÃO! Antes de poder utilizar o acesso móvel, é preciso configurar as definições de rede no DVR e encaminhar as portas 80, 100 e 9000 do roteador ao qual o DVR está conectado até o endereço IP do DVR, conforme descrito no Capítulo 1.

Você pode acessar o DVR a partir do seu smartphone ou tablet Apple ou Android. Pesquise por Q-See na loja do iTunes ou no mercado do Android para baixar este aplicativo móvel gratuito. O mesmo aplicativo funcionará tanto no telefone quanto no tablet. Lembre-se de selecionar a versão da Série QS para garantir a compatibilidade com o sistema.

OBSERVAÇÃO: A utilização da largura de banda de monitoramento remoto do seu DVR é aproximadamente o equivalente à transmissão de filmes de mesma duração.

5.2 UTILIZAÇÃO DO QS VIEWO software QS View funciona de forma idêntica nos telefones e tablets com iOS da Apple e com o Android. As instruções abaixo abordam ambas as plataformas.

EFETUANDO LOGIN NO DVRAssim que você instalar o aplicativo QS View, execute o programa como em qualquer outro.

FIGURA 5-1

FIGURA 5-2

Assim que o programa for carregado, ele exibirá o modo padrão, a Visualização em tempo real.

Page 22: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

42 43

Você terá que adicionar seu DVR à Lista de dispositivos antes de conectar.

Toque no ícone Dispositivo para abrir a Lista de dispositivos. FIGURA 5-3

FIGURA 5-4

FIGURA 5-5

Para adicionar um DVR à lista, toque no botão + (iOS) ou Adicionar (Android) no canto superior direito.

Depois, você pode utilizar esta janela para editar ou apagar DVRs de sua lista, através do botão Editar no canto superior esquerdo.

Clique no botão + ou Adicionar para abrir outra janela que permite inserir o endereço IP dos DVRs e outras informações essenciais, tais como nome de usuário e senha. Estes são os mesmos que você utiliza para se conectar ao DVR.

Érecomendávelcriardois"Dispositivos"paracada DVR. Um deve utilizar o endereço IP local, para quando você estiver acessando a mesma rede à qual o DVR está conectado, enquanto o outro utilizará o IP WAN, para quando você se conectar à Internet.

FIGURA 5-6

Assim que adicionar seu DVR à lista, você poderá tocar nele para se conectar.

Enquanto estiver na Visualização em tempo real, você pode alternar entre Dispositivos tocando no botão Selecionar do canto superior direito. Isto abrirá uma lista dos DVRs disponíveis em uma janela pop-up, que permite escolher qual sistema acessar.

Page 23: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

44 45

FIGURA 5-7

VISUALIZAÇÃO EM TEMPO REALOQSViewabriránomodopadrãodenovecanaismultitelas.Oscanais"extras",alémdaquilo que o DVR realmente possui, aparecerão em preto, enquanto os canais sem câmera conectadaqueoDVRpossuiserãoexibidoscomo"Perdadesinaldevídeo".

Deslize os dedos sobre a tela para alterar o modo de visualização para a exibição de quatro e, depois, de um único canal. Um movimento de pressão dos dedos aumentará o número de canais exibidos. Você também pode tocar duas vezes em um canal para exibir em tela cheia. Toque nele duas vezes novamente para voltar ao modo anterior de multitelas.

No modo de visualização de quatro canais, você pode alternar para o próximo grupo de quatro canais (se tiver um DVR de oito canais), deslizando o dedo pela tela. Da mesma forma, você pode mover entre visualizações de canal simples, utilizando o mesmo movimento de virar a página. Enquanto estiver no modo de visualização de tela simples, você pode aumentar o zoom digitalmente no vídeo abrindo, esticando os dedos. Um novo movimento de contração desfaz o zoom.

A maioria das funções de Visualização em tempo real funcionará em modo retrato ou paisagem. Os controles ficam ocultos quando em modo paisagem. Outras funções, como a reprodução de vídeo, estarão apenas em modo retrato.

FIGURA 5-8

Em modo retrato, uma série de controles aparecerá abaixo do vídeo.

A fila superior de botões afeta diretamente o vídeo da Visualização em tempo real. Na ordem, da esquerda para a direita, os botões são: Controles PTZ, Gravação local, Fotografia, Fechar vídeo e Volume.

Controles PTZ

Toque no botão PTZ para adicionar controles PTZ a um canal que está sendo visualizado no modo tela cheia. Eles funcionarão apenas em um canal com uma câmera PTZ conectada. Toque nas setas e mova a câmera na direção desejada.

Espalhe os dedos na tela para aumentar o zoom da câmera e volte a juntá-los para diminuir o zoom.

FIGURA 5-9

Não é possível fazer alterações nas definições PTZ através do QS View, nem ativar sequências de movimentos ou mover automaticamente para um ponto pré-definido.

Page 24: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

46 47

Gravação de vídeo

É possível gravar vídeo localmente em tempo real no dispositivo tocando no botão Gravar. Estes vídeos podem ser acessados e reproduzidos utilizando a função Reproduzir, descrita a seguir. Toque no botão Gravar uma segunda vez para terminar a gravação.

Fotografia

Toque neste botão para capturar uma imagem estática da câmera selecionada. Em seguida, você tem a opção de salvá-la ou não. As imagens capturadas no iPad e iPhone são salvas na pasta de Fotografias do dispositivo, enquanto aquelas capturadas em um dispositivo Android estão disponíveis através da função de Reprodução.

Fechar canal

Este botão desliga as imagens do canal selecionado, mas não desconecta o dispositivo do DVR.Oíconequadradoé,então,substituídopeloíconetriangular"reproduzir"querestauraavisualização do canal no dispositivo.

Controle de volume

Se você tiver uma câmera com recursos de áudio ou um microfone conectado ao DVR, será possível ligar ou desligar o áudio pressionando este botão.

CONTROLES DO APLICATIVOA linha inferior de controles, na parte inferior da janela do QS View, é utilizada em modos alternados com o programa, como também altera as definições do próprio programa.

A Visualização em tempo real é o modo operacional normal.

FIGURA 5-10

Dispositivo

É possível alternar entre os DVRs utilizando o botão Selecionar no topo da tela ou o botão Dispositivo na parte inferior esquerda. Este último botão exibirá ao lado do ícone o número de sistemas disponíveis.

No entanto, só será possível adicionar DVRs e editar o perfil destes através do QS View, a partir da Lista de dispositivos.

Como foi descrito no início deste capítulo, para adicionar um dispositivo, toque no botão + ou Adicionar (dispositivos Apple e Android, respectivamente) e, em seguida, digite as informações necessárias para efetuar o login.

FIGURA 5-11

FIGURA 5-12

Toque no botão Editar na Lista de dispositivos para adicionar ícones vermelhos à esquerda dos DVRs da sua lista. É possível tocar no nome do DVR para editar suas informações, tais como a alteração da senha.

Ao terminar as alterações, toque em Concluído (Apple) ou Salvar (Android) para salvá-los.

Você deve ter mais de um dispositivo na lista para excluir um sistema da lista. Toque no ícone vermelho à esquerda do dispositivo que você deseja excluir para mostrar o botão vermelho Excluir que permite excluir o DVR da lista.

Page 25: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

48 49

REPRODUZIRJuntamente com a visualização de imagens em tempo real do sistema, o recurso de reprodução é outra função importante do QS View. Este recurso funciona apenas em modo retrato. Apenas um único vídeo pode ser reproduzido de cada vez.

FIGURA 5-13

FIGURA 5-14

Selecione Reproduzir para mostrar uma janela com suas opções. É possível reproduzir vídeos gravados no DVR (remoto) ou vídeos locais gravados no dispositivo, tocando no botão Gravar da Visualização em tempo real. Nos dispositivos Android, também é possível visualizar as imagens estáticas capturadas, através do botão Fotografia da Visualização em tempo real, utilizando a função Visualização de imagem. Embora esta última opção seja mostrada como Visualizar captura na versão de iPad/iPhone do QS View, as imagens são salvas automaticamente na pasta de Fotos do seu dispositivo; portanto, este recurso não é prático.

Selecione o tipo de reprodução que deseja fazer e a respectiva janela será aberta.

Reprodução remota

É possível acessar e visualizar vídeos gravados no disco rígido do DVR a partir do seu dispositivo móvel. Ao selecionar Reprodução remota, um calendário aparecerá mostrando a data atual. Se houver arquivos gravados nessa data, eles aparecerão automaticamente na lista, abaixo do Calendário. As datas com vídeos gravados serão mostradas em azul.

É possível selecionar uma data diferente e quais canais serão pesquisados. A lista de arquivos mostrará as horas de início e fim, juntamente com o canal que fez a gravação. Toque duas vezes no arquivo para iniciar a reprodução.

FIGURA 5-15

FIGURA 5-16

Os controles de reprodução são simples. Além de reproduzir o vídeo em velocidade normal, as setas de cada lado do botão Reproduzir/Pausar permitem acelerar ou desacelerar a reprodução à razão de dois (1/2 até 2x a velocidade normal).

O botão Fotografia permite capturar uma imagem estática do vídeo gravado. Esta imagem será salva no mesmo local das fotografias de vídeo em tempo real, em Fotos no iPhone ou iPad, e dentro de uma pasta denominada Transmissão no cartão SD dos dispositivos Android.

O Volume permite silenciar qualquer transmissão de áudio inclusa.

Toque em Reproduzir, no canto superior esquerdo, para voltar à lista de vídeos.

Reprodução local

Os arquivos locais são vídeos gravados no seu dispositivo móvel, ao pressionar o botão GravarduranteaVisualizaçãoemtemporeal. Os vídeos de todas as câmeras serão gravados quando você selecionar esta operação.

A reprodução funciona exatamente da mesma forma que a reprodução remota.

Toque na Reprodução local, no canto superior direito, para retornar à lista de arquivos.

Você pode tocar duas vezes em um vídeo para começar a reprodução ou pode tocar na seta do lado direito.

Para excluir um vídeo, basta tocar e arrastar dentro da área branca à direita do nome do arquivo e aparecerá o botão Excluir, permitindo a remoção do arquivo da lista.

Reprodução de imagem

Disponível somente na versão Android do QS View, a Reprodução de imagem permite a visualização das imagens capturadas de vídeos Em tempo real ou de Reprodução. Estes arquivos estão localizados no cartão SD do dispositivo, em uma pasta denominada Transmissão, onde eles podem ser copiados, enviados ou excluídos.

Page 26: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

50 51

CONFIGURAÇÕESO menu Configurações permite efetuar remotamente algumas alterações no DVR. As opções listadas neste menu são idênticas às do próprio DVR, mas não são tão completas. Não é possível acessar todas as funções e opções disponíveis no DVR, inclusive a configuração PTZ, mas é possível alterar a programação de gravação, configurar respostas de alarme e assim por diante.

FIGURA 5-17

As descrições completas e detalhadas das funções podem ser encontradas no Manual do Usuário, bem como nas instruções anteriores deste Guia de monitoramento remoto.

Utilize o botão Voltar para sair de uma parte do menu Configurações, sem sair do próprio menu.

Vale observar, no entanto, que é possível acessar a lista de usuários on-line. Além de poder criar e modificar contas de usuário a partir do seu dispositivo móvel, também é possível desconectar outro usuário do sistema, se estiver conectado utilizando a conta Admin.

Como foi dito anteriormente na parte de Monitoramento remoto do Capítulo 3 desteGuia,deve-seterexperiênciaaoalterarqualquer uma das configurações de rede, pois as mudanças podem desconectá-lo do DVR e impedir sua reconexão até que as configurações sejam alteradas novamente no próprio DVR.

MAISEsta última parte do QS View traz duas funções diferentes em um par de submenus.

Sistema

As definições do submenu Sistema incluem Fluxo principal/secundário, Rede e velocidade da câmera PTZ, sendo que as duas primeiras opções oferecem o controle da quantidade de dados a ser utilizada pelo dispositivo. Tenha em mente que a transmissão de vídeo do DVR utiliza aproximadamente a mesma largura de banda que um filme ou vídeo em tempo real, a partir de outra fonte. Dependendo do seu plano de dados, talvez você ache melhor utilizar apenas o fluxo secundário de menor largura de banda. A desabilitação desta opção proporcionará uma qualidade de imagem inferior, pois o dispositivo utilizará apenas o fluxo secundário. Em compensação, ele utilizará menor volume de dados. A habilitação do recurso Somente Wifi na opção Rede evitará que o dispositivo móvel transmita vídeo utilizando a redededados3G/4G.

A última opção não afeta a largura de banda, mas permite ajustar a velocidade com que a câmera PTZ funciona em modo de Visualização em tempo real.

Sobre

Este outro submenu fornece informações básicas sobre o software QS View, mostrando a versão que está sendo executada e a data de lançamento.

Page 27: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

52 53

A Q-See se orgulha de oferecer suporte a todos os seus produtos com uma garantia condicional de serviços que abrange todo o hardware por 12 meses, a partir da data de aquisição. Além disso, nossos produtos também oferecem uma política de troca gratuita que cobre todos os defeitos de fabricação por um período de um mês, a contar da data de aquisição. O serviço de atualização permanente é fornecido para o software.

Isenções de responsabilidade:

Qualquer falha de funcionamento ou anormalidade do produto ou danos causados pelos seguintes motivos não estão dentro do escopo de serviço gratuito de nossa empresa:

1. Dano material causado por operação inadequada.

2. Operação do equipamento em ambiente e condições inadequados (por exemplo, alimentação inadequada, temperaturas extremas no ambiente, umidade, raios e sobrecargas repentinas).

3. Danos causados por fenômenos naturais (ex.: terremoto, incêndio, etc).

4. Dano material causado por manutenção feita por pessoas não autorizadas pela Q-See.

5. Produto vendido há mais de 12 meses.

A fim de cumprir os termos da garantia, você deve concluir o processo de registro, após a aquisição do produto. Para isto, basta preencher o Cartão de Informações do Usuário em nosso site: www.Q-See.com

GARANTIA DO PRODUTO Q-SEE

PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS? FALE CONOSCO

SUPORTE DE PRODUTOS, DOWNLOADS,ATUALIZAÇÕES DE FIRMWARE E MANUAISRecursos técnicos 24 horas por dia, 7 dias por semanaChat ao vivo (seg-sex, 9h-17h PST)www.Q-See.com/Support

Page 28: Monitoramento remoto Guia de configuração - Q-See … · 1. Guia de configuração para monitoramento remoto via Internet e smartphone, MyQ-See DDNS e notificação por e-mail

54

Digital Peripheral Solutions, Inc.

8015 E. Crystal Drive

Anaheim, CA 92807