momento de estudo

6
Estudo de História Carolina Silva – 5º A

Upload: veronice-leal

Post on 26-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Momento de Estudo de História

TRANSCRIPT

Page 1: Momento de Estudo

Estudo de História

Carolina Silva – 5º A

Page 2: Momento de Estudo

Ocorreu em 1848, na província de Pernanbuco.Envolveu jornalistas, comerciantes, trabalhadores das cidades e alguns fazendeiros. Porque Revolta Praieira?Ficou conhecida como Revolta Praieira , porque o jornal que publicavam as ideias dos revoltosos ficava na rua da Praia, em Recife O que os revoltosos queriam?1° Voto livre e Universal;2°Liberdade de Pensamentos;3°Trabalho para todo o cidadão brasileiro;4° Nacionalização do Comércio;5° Independência dos Partidos

Revolta Praieira

Page 3: Momento de Estudo

Uma cidade que cresceu muito durante o governo de D. Pedro II foi São Paulo capital da província de São Paulo. Antigamente: Até 1850, São Paulo era uma cidade pequena, pois tinha apenas cerca de 20 mil habitantes. Parte do centro hoje ocupados por movimentadas avenidas, era composta por ruas estreitas com prédio de um ou dois andares. Durante o dia, as ruas eram percorridas por tropas de burros e algumas pessoas. Hoje: Com a expansão do café para o Oeste, a partir de 1870, São paulo, começou a crescer e a se modernizar. No centro da cidade começaram a parecer prédio de três andares, onde se estabeleceram lojas chiques, cafés, salões de café, grandes livrarias, bancos e escritórios. As pessoas circulavem pelas ruas de coches e bondes.

Crescimento das cidades São Paulo e Rio de Janeiro

Page 4: Momento de Estudo

Rio de janeiro, foi a segunda capital do Brasil.Com a chegada da família Real em Rio de Janeiro, essa cidade se modernizou e cresceu muito, pois o imperador queria o melhor para a sua cidade. Ele construiu o Jardim Botânico, o primeiro Barnco do Brasil, e muito mais coisas Para construir o jardim Botânico, ele trouxe várias espécies de flores do mundo.

Rio de Janeiro

Page 5: Momento de Estudo

Bicentenário da indústria nacional O bicentenário da indústria nacional está discretamente ligada a chegada da família real no Brasil. A autorização para criação de indústrias no Brasil foi a segunda decisão importante de João na área econômica.A loberação para a produção de manufaturados no Brasil, deu o ínicio ao surgimento dos primeiros moinhos de trigo...

Indústria nacional (séc. XIX)

Page 6: Momento de Estudo

A expansão do café e o crescimento das cidades ocasionaram o fortalecimento de alguns grupos sociais, como grandesfazendeiros de café, que investiam também em comércio, bancos e indústrias. Esses grupos estavam descontentes com o governo de D.Pedro II e começaram a se expressar pelos jornais. As principais críticas1. A principal proposta do manifesto era que as províncias tivessem liberdade para tomar algumas decisões sem depender do governo de Rio de Janeiro, comandado por D. Pedro II. Esse tipo de proposta era chamado de Federalismo.2. Ele também criticava duramente a Monarquia e o poder pessoal do Imperador Para defender essas ideiasPara defender essas ideias foram criandos, jornais, clubes e partidos republicanos que pregavam a derrubada da Monarquia e estabelecer no Brasil a República.

Manifesto Republicano