mÓdulo: maravilhosa graÇa - icepg.com.br · veja o que diz o salmo 86.15: mas tu, ó senhor, és...

88
Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA

Upload: phungkiet

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA

Page 2: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA SALVADORA (1 de 10)

INTRODUÇÃO

Complete estes ditados populares:

É muito ___________ (bom) para ser verdade.

Aqui se faz, aqui se __________ (paga).

Não existe glória sem _________ (esforço).

Deus ajuda quem _____________ (cedo madruga).

Quem deseja colher rosas deve _____________ (suportar os espinhos).

Na vida, tudo nos ensina que, no final das contas, recebemos o que merecemos,

se fizermos alguma coisa hoje iremos colher os resultados amanhã. Temos consciência de valores nas competições e vitórias no mercado de trabalho, valorizamos o esforço e o suor.

Dizemos às pessoas: “fazer alguma coisa na vida depende somente de vocês”. Trata-se do tipo de mentalidade tipicamente egocêntrica, de quem está preocupado com o que vai receber e não com o que pode dar. O problema de quem tem essa mentalidade é não incluir Deus na sua vida.

Ficam difíceis os relacionamentos com Deus quando temos esse tipo de

conduta.

Veja o que diz o Salmo 86.15:

Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso,

lento para irar-se, e abundante em amor e fidelidade.

Page 3: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

A Bíblia diz que Deus é gracioso. Isso significa que Ele ama ser gracioso com você, ama abençoar as pessoas que não merecem, faz parte da natureza divina conceder graça. Você não fica feliz ao ouvir isso?

Você não pode entender a vida cristã se não entende a graça. A graça é o centro

da fé e do relacionamento com Deus. Uma vez que você tenha entendido a graça, irá sentir-se mais perto de Deus. Quanto mais você entender a graça mais você será levado para perto de Deus, mais irá amar a Deus e mais grato será.

É através da graça que Deus nos traz para mais perto dEle. Estamos começando uma nova série de estudos que falam sobre a “graça”. O que é “GRAÇA”? Graça é como um diamante. Existem muitos aspectos,

muitas faces, existem muitas definições sobre o que a graça é:

Graça é o amor de Deus em ação.

Graça é Deus me dar o que eu preciso e não o que eu mereço.

Graça é o rosto de Deus quando Ele olha para os meus pecados.

Precisamos entender a diferença entre graça e misericórdia. Misericórdia é quando Deus não nos dá o que merecemos, ou seja, castigo; graça é quando Deus nos dá o que não merecemos, ou seja, bênçãos.

Muitos devem achar que entendem a graça divina. São salvos pela graça e

sabem disso há muito tempo. Mas é possível perceber que muitos cristãos, embora saibam que são salvos

pela graça, não agem de acordo. De fato, passam a maior parte das suas vidas pensando e agindo como se fossem salvos pelas obras. Muitos, mesmo sabendo que são salvos pela graça e que não entrarão no Céu por fazer o bem, têm suas vidas inteiras baseadas na tentativa de agradar a Deus e serem perfeitos. Pensam que Deus é como um pai impossível de agradar, que está lá no Céu com uma prancheta e uma caneta assistindo a tudo o que fazem: “isso foi bom... isso foi mal”. Acreditam que devem merecer a aprovação de Deus. São salvos pela graça, mas realmente vivem por obras.

Page 4: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Quando você realmente entender a graça, então sentirá a imensa alegria que ela traz. Você pode ser um cristão por trinta ou cem anos e nunca ter entendido realmente o que é viver pela graça.

Por isso, vamos realizar esta série de dez estudos sobre a Graça, cujo objetivo não é somente que você entenda a graça, mas que você a experimente de forma profunda e arrebatadora, aproximando-se de Deus.

Existem muitas expressões da graça e a cada estudo estaremos vendo uma

delas. Hoje, começaremos com o fundamento, a Graça Salvadora. Não podemos

construir um prédio sem fundamento. Para aqueles que já entendem o que é graça será ótimo rever e fortalecer sua crença.

Vamos destacar cinco aspectos da graça salvadora. Como ter certeza de que

iremos para Céu quando morrermos? Para entender, usaremos um acróstico: G.R.A.C.A.

G. GRATUITAMENTE DADA

sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em

Cristo Jesus. (Rm 3:24)

Por causa da mentalidade citada acima, muitas pessoas pensam que são salvas pelas obras, por merecerem a entrada no Céu, por serem tão boas que Deus tem que dizer: “tudo bem, podem entrar”.

Se perguntarmos para cem pessoas na rua como podem ir para o Céu,

ouviremos diversas respostas. Porém, a mais comum será algo como: “para entrar no Céu, tenho que ser bom e fazer o melhor que puder aqui na Terra”. É uma resposta baseada totalmente nas obras, não na graça.

Precisamos entender que a salvação é dada por Deus totalmente de graça. Você

não precisa pagar nada, não pode merecê-la, não pode comprá-la, você não pode trabalhar para adquiri-la. Essa é a diferença fundamental entre o Cristianismo e as outras religiões. Você pode caracterizar todas as outras religiões dentro desse modo de pensar: “para ir para o Céu (ou o equivalente ao Céu) eu preciso merecer”.

Page 5: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

O Cristianismo é a única religião construída sobre a graça. Isso significa que Deus simplesmente lhe dá a salvação. Você não faz nada para merecê-la. Se você deseja resumir qualquer religião em uma só palavra será: “FAÇA”. Mas, se você deseja resumir o Cristianismo, a palavra é “FEITO”. Tudo o que é necessário para você ir para o Céu foi feito por Cristo na cruz. Ele pagou por sua salvação e por seus pecados. Já foi feito.

Um rapaz perguntou certa vez a um pastor: “o que eu preciso fazer para ser

salvo?” E o pastor respondeu, brincando com o rapaz: “você está atrasado”. O rapaz ficou um pouco chocado com a resposta do pastor. “Você está dois mil anos atrasado! O que você precisava fazer para ter a salvação já foi feito e não tem nada que você possa fazer a esse respeito”.

Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário. Ele pagou por sua salvação na

cruz e deu-a de presente para você. Essa é a razão pela qual Jesus, quando estava pendurado na cruz, antes de morrer, disse: “está acabado”. Ele não disse: “estou acabado” porque Ele não estava. Ele está vivo, Ele ressuscitou. Ele disse: “está acabado”. O que estava “acabado”? O plano para prover a graça para todas as pessoas, tudo o que era necessário para a salvação daqueles que a quiserem.

Você não vai para o Céu baseado no que faz ou deixou de fazer. Vai para o Céu

baseado no que Jesus Cristo já fez por você. Esse é o maior presente que alguém pode lhe dar. Você nunca conseguirá encontrar uma oferta melhor do que essa. Se realmente entende o que é a graça irá aceitá-la, porque é a melhor coisa da sua vida. É gratuitamente dada.

R. RECEBIDA PELA FÉ

O presente de Deus é recebido pela fé. A fé é a chave que abre as portas do

Céu. Efésios 2:8-9 diz: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de

Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

É um presente, mas você tem que recebê-lo pela fé. Se alguém tem um presente para você e diz: “isso é para você, são 100 reais. Venha pegar”. Você tem fé de que a pessoa realmente está lhe dando o dinheiro, mas o dinheiro vai ficar ali parado a não ser que você se levante e vá pegá-lo.

O texto acima está dizendo que a salvação é um presente, você não pode se

vangloriar dela. Se o único jeito de ir para o Céu fosse através das obras, então seria

Page 6: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

um lugar miserável, porque todos estariam se gabando de como conseguiram chegar lá, estariam tentando parecer melhores que os outros, contando histórias fantásticas de como a vida foi boa na Terra. Porém, Deus diz: “sua salvação é um presente de graça, Eu simplesmente quero lhe dar o perdão de graça, dou-lhe o Céu de graça”. Então, o que você faz com um presente? Você não pode se vangloriar, somente pode aceitar e ser agradecido por ele.

Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça. (Rm 4:16)

A salvação não é baseada na sua performance. É baseada na promessa de Deus. Não é baseada na sua bondade, mas na graça de Deus. Ninguém vai para o Céu baseado em méritos próprios, mas na misericórdia de Deus. É por isso que é dEle todo o crédito, toda a glória. Não há nada que você pode fazer a esse respeito. É um presente gratuitamente recebido pela fé.

A Bíblia diz que Deus vem até nós quando estamos quebrados e destruídos em

várias áreas de nossas vidas. Nossas emoções estão “um caco” ou outras coisas estão acontecendo e Deus vem e diz: “Eu estou trazendo-o para Minha família. Eu quero que você sente junto comigo, à Minha mesa. Eu o tratarei como realeza, um dos Meus, simplesmente por ser Gracioso”.

Lembram-se da história que Jesus contou sobre o filho pródigo? O rapaz

merecia condenação, merecia ser rejeitado, mas ao invés disso o que o pai fez? O pai recebeu-o com amor incondicional. Essa é a graça de Deus e deve ser recebida pela fé.

A. ABERTA A TODOS

Deus não tem favoritos, Ele quer você independentemente de seu passado, de

seu status social e dos seus pecados. Não importa se você tem sido uma pessoa religiosa ou não.

Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da Lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. (Rm

4:16) Quem são essas pessoas que vivem sob o regime da Lei? Os judeus. Os judeus

receberam a lei de Moisés, que era o líder deles. Receberam, antes de nós, da parte de Deus, o conhecimento sobre o que é certo fazer.

Page 7: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Você já parou para pensar o porquê de os judeus serem chamados de “povo

escolhido de Deus”? Por acaso Deus ama mais a eles do que a nós? Não. Eles foram escolhidos com um propósito: foram escolhidos para viver de acordo com o padrão estabelecido por Deus e mostrar ao mundo o Criador a quem eles serviam. Agora essa missão está nas mãos da Igreja, o que inclui judeus, gentios e todo mundo que coloca sua fé em Cristo. Deus diz que está disponível a todo aquele que abrir seu coração em fé.

E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! (Atos 2:21)

A Bíblia não diz que somente as pessoas boas ou religiosas ou espertas, se invocarem o nome de Deus, entrarão no Céu. A Bíblia diz “todo aquele que invocar”, ou seja, quem tiver fé na graça de Deus.

É triste ver que mesmo sabendo que Deus oferece Sua Graça, Seu presente

incondicional a nós, há pessoas que continuam tentando fazer seu próprio caminho para o Céu, através das obras. Elas acham que alguma coisa em suas vidas está sendo boa o suficiente para que não precisem receber o presente gratuito de Deus, através de Cristo.

C. CRISTO É O CAMINHO

Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés;

a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. (Jo 1:17)

Por que através de Jesus Cristo? Por que Jesus Cristo é o único caminho para o Céu? Por que não Buda? Por que não Shiva? Por que Jesus? Porque Ele pagou o preço de nossa admissão. Ele já pagou por sua salvação, ninguém mais fez isso. Na cruz, Ele pagou por seus pecados. A graça é oferecida, sem dúvida, mas não foi barata. Custou a própria vida de Jesus.

A lei aponta quando você errou: “você fez besteira”. Mas a graça diz: “aqui está o

jeito para você “voltar ao trilho”. Você foi perdoado. Continue agora na direção correta”.

Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos

morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos! (Rm 5:15)

Page 8: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Na Bíblia, a descrição favorita para alguém que aceitou a graça de Deus é o termo “em Cristo”. Essa expressão é utilizada mais de 90 vezes no Novo Testamento. Refere-se a alguém que encontrou a salvação através da graça de Deus, estando em Cristo. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!

(Gl 2:21)

Se você pudesse ir para o Céu por seus próprios méritos, a cruz teria sido um desperdício. Mas, não há outro jeito: ou você vai entrar no Céu em Cristo ou você não vai. A. AMPLIADA POR TODA A ETERNIDADE

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em

Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 6:23)

Os resultados da graça de Deus vão continuar para sempre. Vida eterna é um dos benefícios. Deus deixa o melhor por último e o melhor ainda está por vir. Com Jesus Cristo, a situação só tende a ficar cada vez melhor. A Bíblia diz que o presente de Deus é a vida eterna no Céu.

Você já imaginou como o Céu deve ser? A Bíblia diz que o Céu é:

1. um lugar de reencontro, onde estaremos reunidos com nossos amados que aceitaram a graça de Deus; 2. um lugar de recompensa. Seremos recompensados segundo o modo como servirmos outras pessoas aqui na Terra; 3. será um lugar onde seremos designados para fazer aquilo para o qual fomos formados, com base no que Deus nos deu; 4. será um lugar de alívio, onde estaremos livres de toda dor, sofrimento, tristeza, arrependimentos, lamento, depressão e solidão.

Será um lugar maravilhoso, um presente de Deus. Se você recebe um presente e não o desembrulha ele é inútil. Precisamos

perceber que Jesus Cristo deixou a graça disponível para todas as pessoas, mas também a fez sob medida para você, pois Deus sabe exatamente do que você

Page 9: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar? 5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

precisa. Abra sua vida para a graça de Deus, através de Jesus Cristo. É sua única esperança, e é de graça.

A maravilhosa graça de Deus está disponível aqui e agora, hoje. Por isso, Ele o

trouxe aqui e não foi por acidente. Se você ainda não aceitou essa graça salvadora, o que você está esperando?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS GRAÇA TEXTOS

DOMINGO Salvação Ef 2.1-11

SEGUNDA Sl 45

TERÇA At 4.32-37

QUARTA Ações da graça At 6

QUINTA Ações da graça At 7

SEXTA At 11.19-24

SÁBADO At 14.1-7

Page 10: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

CULPA E GRAÇA (2 de 10)

INTRODUÇÃO

Notícia de certo jornal dizia que dois homens estavam sendo julgados por assalto à mão armada. Quando a testemunha ocular foi depor no tribunal, o promotor levantou-se e perguntou: “você estava presente na cena do crime?” “Sim”, respondeu a testemunha. “Você viu um veículo sair em alta velocidade?” “Sim”. “Você conseguiu ver os ocupantes do carro?” “Sim” O promotor, elevando sua voz, disse: “e os ocupantes do carro estão aqui neste tribunal hoje?” Naquele exato momento, os réus selaram seu destino. Ambos levantaram suas mãos.

Hoje trataremos do problema da culpa. Vamos admitir: a verdade é que em

algum ponto de nossas vidas temos que dizer: “sou culpado, eu fiz isso”. Todos nós lutamos com isso, estamos todos no mesmo barco.

Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado

de quebrá-la inteiramente. (Tg 2.10)

Obviamente, quando se trata de avaliar a culpa, encontramos diferentes graus. Algumas pessoas cometem crimes que merecem punição mais branda e outros, punição mais severa.

Mas, falando sobre a justiça de Deus, o fato é que, se por um pecado ou por

muitos, todos nós pecamos e estamos sob o mesmo julgamento. Vamos avaliar esse fato e aprender que Deus tem uma resposta para isso.

Qual a diferença entre culpa real e qualquer outro tipo de culpa, uma culpa falsa?

Estudaremos como nossas maneiras de tratar a culpa são muito diferentes do jeito de Deus tratá-la.

I. O QUE É CULPA?

Todos nós sabemos o que a culpa nos faz sentir.

As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. (Sl 38.4)

Page 11: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Conhecemos esse sentimento de afogamento, esse peso nas costas que nos impede de ficar de pé, o sentimento de “espero que ninguém descubra”. Mas a culpa é só isso? É o que Deus espera que seja? É algum tipo de punição que Deus envia quando fazemos alguma coisa de errado? Ele espera que convivamos com isso pelo resto de nossas vidas? Não.

O propósito da culpa não é simplesmente fazer com que nos sentimos mal. O

propósito é muito maior. A culpa é uma luz de aviso, dizendo que alguma coisa está errada, assim como a luz que acende no painel do carro quando algo está errado. Adianta alguma coisa quebrar a luz do carro quando ela acende? Adianta alguma coisa ignorá-la? A luz é um auxílio para evitarmos o pior. Contudo, muitas vezes agimos da maneira contrária ao que deve ser feito. Tentamos ignorar o aviso, fingimos que não está lá.

Há várias maneiras de lidar com essa luz de aviso que Deus coloca em nossas

vidas. A verdade é que se alguma coisa está errada o melhor a fazer é consertá-la. Muitos de nós tentamos consertar o carro sozinho, mas quase ninguém entende de carros, então o melhor é levá-lo ao mecânico.

É exatamente isso o que devemos fazer com nossas vidas. O aviso está nos

dizendo que precisamos passar um tempo com Deus. Somente Ele pode arrumar o que está errado.

Antes de olharmos a diferença entre o jeito como tratamos a culpa e o modo de

Deus tratá-la, é necessário fazer uma importante distinção. Existem dois tipos diferentes de culpa.

a. A culpa real: todos nós lidamos com ela, pois vem do fato de fazermos coisas erradas que atacam a Deus. Esta é a culpa honesta e, a menos que seja perfeito, você já teve que lidar com ela. b. A falsa culpa: a falsa culpa é aquele sentimento de “o que as pessoas vão pensar se acender uma luz no painel do meu carro?”. Muitas pessoas têm essa falsa culpa. É um sentimento que você mesmo gera, é uma culpa muitas vezes sem razão, porque você está mais preocupado com o que as pessoas vão pensar do que com o que Deus pensa de você.

Essa falsa culpa pode aparecer também quando você se vê envolvido no pecado

de outra pessoa, mas o que aconteceu não foi por sua culpa. O resultado do pecado do outro influenciou sua vida e você também acaba se culpando pelo resultado.

Page 12: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Algumas vezes, a falsa culpa aparece quando você não consegue deixar o passado para trás. As pessoas não raramente dizem o seguinte: “eu já pedi milhares de vezes para Deus me perdoar, mas não consigo me sentir perdoado”.

Provavelmente todos nós já lidamos com a falsa culpa. O que precisamos

entender hoje é que a falsa culpa é muito comum entre os frequentadores de igrejas. Esse tipo de culpa tranca a fé da pessoa entre quatro paredes, sem nenhuma porta. As pessoas passam muito tempo tentando encontrar a verdade de Deus sem resultados.

Na carta aos Gálatas, Paulo fala para algumas pessoas que estavam lutando

com a falsa culpa e, por si mesmas, tentavam se sentir melhor fazendo muitas coisas boas. Escreveu o seguinte:

Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito,

querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? (Gl 3.3) Insensatez é a marca de quem luta com a falsa culpa. Não nos sentimos

perdoados por Deus e assim tentamos cada vez mais, pelo nosso próprio esforço, fazer algo de bom. Como podemos saber a diferença entre a culpa verdadeira e a falsa culpa? Como podemos saber se é Deus quem está falando conosco ou é apenas nossa própria cabeça?

Podemos fazer três testes que irão nos ajudar a discernir se a culpa é falsa ou

verdadeira: a. O foco está nas pessoas ou em Deus? Um famoso estudioso da Bíblia diz que a falsa culpa é aquela que vem de julgamento e sugestões dos homens. A culpa verdadeira é aquela que resulta de um julgamento divino, o que Deus pensa a respeito da situação. Se você luta com a falsa culpa, então está em busca da aprovação de outros para se sentir melhor. Esse tipo de comportamento vira um ciclo vicioso do qual você não consegue sair, passa a viver em busca de realizações que agradem aos outros, mas tudo em vão. Você nunca vai viver para Deus se quiser viver para suprir as expectativas dos outros. Deus ou as pessoas? b. Vago ou específico?: Muitas vezes as pessoas dizem: “é essa nuvem de dúvida... uma neblina de culpa...” e não sabem como se livrar disso. Se perguntarmos o que causa tal sentimento e contra o que elas estão lutando, nunca conseguem responder. Normalmente, quando isso acontece, é o diabo que está falando e não Deus. Quando Deus quer nos alertar sobre algo errado que fizemos e nos ajudar a fazer a coisa certa, Ele o faz como um aviso de emergência bem visível, mostrando sempre a

Page 13: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

saída. Isso pode acontecer através de um sermão, através de um programa de TV, de uma música, de uma conversa com um amigo, etc. Tudo vai estar ligado ao problema e você vai perceber logo, de cara. Será sempre uma nuvem de dúvida ou Deus mostrando claramente o que está errado. c. Regras ou relacionamentos?: Quando você está lutando com a falsa culpa, o sentimento principal é: “quebrei as regras”. Quando você está lutando com a culpa genuína, o sentimento é: “magoei alguém, minha esposa, marido, filhos, amigos, principalmente Deus por causa do que fiz”. Eis a diferença. As regras tornam-se mais importantes que os relacionamentos. A igreja torna-se dever e não prazer. A falsa culpa cega-nos para o trabalho miraculoso de Deus e prende-nos às regras meticulosas dos homens. O que você prefere?

Não importa com qual tipo de culpa você está lidando. Cada um de nós tem maneiras próprias de lidar com elas, mas Deus tem a maneira certa. II. NOSSAS MANEIRAS DE LIDAR COM A CULPA

Voltando ao exemplo da luz de aviso no painel do carro: o que você vai fazer

quando a luz acender? Como você vai lidar com a situação? É impressionante como todos nós, em comum, temos maneiras semelhantes de tratar esses sentimentos. Tudo volta ao início, ao primeiro homem, à primeira mulher e ao primeiro pecado da humanidade. O modo como eles trataram o pecado original é muito comum hoje em dia. Provavelmente todos podemos nos identificar com eles.

Em Gênesis capítulo 3, é contado que primeiramente Adão e Eva cozeram folhas

de figueira e fizeram um tipo de roupa para se cobrirem; depois se esconderam do Senhor. Então, quando perguntado, Adão respondeu: “eu estava com medo, porque estava nu. Ela me deu a fruta da árvore e eu comi”. Três modos de lidar com o problema, que acontecem ainda hoje: 1. Geralmente responder com vergonha: sentir-se mal, quando pecar. Se você pensa que pode se sentir mal o bastante a respeito das coisas erradas que fez para torná-las em bem, e provavelmente todo mundo aqui já fez isso, já percebeu que isso não funciona. A vergonha não funciona. Adão e Eva tentaram se esconder por causa da vergonha. 2. Esconder-se: eles tentaram se esconder do Senhor nos arbustos, como se Deus não pudesse vê-los ali. É como tentar colocar sua mão sobre a luz do painel do carro,

Page 14: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

fingindo que não há nada errado. Não funciona, mas mesmo assim eles tentaram e nós fazemos a mesma coisa. 3. Culpar a outros: essa é a mais popular de todas. Adão, Eva e a serpente estavam no meio do jardim e então Deus aparece. Deus pergunta a Adão: “você comeu da fruta que Eu mandei não comer?” Adão agiu de forma verdadeiramente humana e culpou sua mulher. Aponta para Eva e diz: “ela é a culpada, ela me deu da fruta”. Então Eva, que estava ali ao lado, procurou outro culpado, apontando para a serpente: “foi a serpente que me enganou”. Sempre procuramos um culpado que não nós mesmos.

Você acha que o carro pode andar mais um pouco com a luz do painel piscando, ignorando o sinal de alerta e a atitude a ser tomada quando, de repente, você ouve um barulho estranho no carro e uma fumaça escura começa a sair do capô. Fundiu o motor. O que você faz? Você viu a luz e pensou: “não tem nada de errado com o carro”. O carro não vai funcionar mais até que você o leve para ser consertado.

Toda culpa, vergonha, todas as maneiras que temos de lidar com a culpa,

alguma coisa adianta? Deus também tem um jeito de lidar com a culpa, mas é muito diferente do nosso.

III. A MANEIRA DE DEUS TRATAR A CULPA: GRAÇA

Um dos primeiros versículos que aprendemos quando nos tornamos cristãos é:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos

pecados e nos purificar de toda injustiça. (1João 1.9)

É assim que devemos lidar com a culpa que nos faz adoecer e nos separa da

vontade de Deus. 1. Confessar os pecados: devemos confessar não somente as nossas necessidades, nossas frustrações ou os nossos problemas, mas também nossos pecados.

Você deve dizer: “Deus, eu fiz isso. Eu confesso meu pecado”. O que essa palavra “pecado” significa? Existem muitas maneiras complicadas de

se definir pecado, mas a mais fácil de compreender é pensar em uma palavra: “EU”. O pecado diz respeito ao meu jeito. É quando dizemos a Deus: “com licença, agora vou

Page 15: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

viver minha vida do jeito que eu quero, de acordo com meus planos”. É a mesma coisa que olhar para a luz piscando no painel do carro e pensar: “está tudo bem, vou continuar dirigindo”.

Se você aparenta ser uma pessoa de elevada moral do ponto de vista do mundo,

ou muito imoral, ainda assim você pode ter o “EU” no centro de sua vida, deixando Deus de lado.

Tratando-se de pecado, só temos duas alternativas: encobrir ou encarar. Quando

encaramos, a primeira coisa a fazer é dizer a Deus que entendemos ter errado e desejamos fazer o certo. Como confessamos o pecado? Dizendo a Deus o que Ele já sabe. Encobrir é a coisa mais idiota a fazer, pois Deus já sabe. É como tentar esconder um elefante atrás de um poste telefônico. Seja honesto com Deus.

Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus; a minha culpa não te é encoberta. (Sl 69.5)

Confessar a Deus significa mais do que admitir. A palavra confessar literalmente

significa “dizer a mesma coisa sobre algum assunto” Você diz a Deus: “eu concordo com o Senhor a respeito desse pecado. É errado e machuca não só a mim, mas também aos outros à minha volta”.

Você confessa a Deus através da oração. Mesmo agora, sentado onde está,

você pode falar e Ele vai ouvi-lo. Comece falando dos pecados que você se lembra e que ainda não confessou, pois se confessou não é necessário falar de novo.

Algumas pessoas podem ter dificuldade, por isso uma coisa saudável a fazer é

sentar-se sozinho, com uma folha de papel e um lápis, pensar no seu dia e escrever os pecados que vêm a sua mente. Depois disso, confesse-os a Deus, queime o papel ou rasgue-o, mas faça de um jeito que você possa “visualizar” o que aconteceu na sua vida: “Deus perdoou meus pecados, Sua graça cobriu meus pecados”.

A Bíblia também nos encoraja a contar a um amigo de confiança.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para

serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tg 5.16)

Você pode ter confessado a Deus milhares de vezes, mas nunca contou a alguém mais. Por causa disso, ainda está lutando com a culpa referente àquele pecado. Todavia, deve escolher a pessoa certa. Assim, quando você confessar, o pecado -- que parece tão grande para permanecer escondido -- vai diminuir e perder

Page 16: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

grande parte de seu peso. Você vai compartilhar com uma pessoa e ela vai lhe dizer: “ah, eu também já lutei contra isso e assim eu o entendo. Vamos orar juntos a esse respeito”. De repente, você se dará conta: “eu não estou sozinho”. Todos nós precisamos do perdão de Deus.

Alguns de vocês podem estar pensando: “eu já fiz isso. Diversas vezes já

confessei esse pecado. Falei com Deus muitas vezes a respeito desse pecado, mas ainda assim não me sinto perdoado”.

A chave para entender a graça divina em nossas vidas é entender quem Deus

realmente. A segunda parte de 1João 1.9 lembra-nos que para realmente experimentarmos a graça de Deus não somente temos que confessar nossos pecados, mas precisamos... 2. Confiar no caráter de Deus: muitas pessoas confessam seus pecados, entretanto nunca chegam realmente a conhecer o Deus que os está perdoando, porque nunca sentem o perdão que Ele deseja dar. “... Ele é fiel e justo...”.

Muitas pessoas acham que não podem se achegar a Deus, porque não se

sentem perdoadas. Quando nos aproximamos do Deus que nos ama, que nos deu Sua vida em Cristo, realmente sentimos o que é o perdão.

Se você não sente isso é porque está mantendo Deus longe de você e não o

contrário. Você pode contar com Deus, pode contar com Sua fidelidade. Dê uma olhada no convite que Ele faz:

Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena

convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. (Hb 10.22)

Jesus livra-nos de uma consciência culpada. É o que a cruz fez por nós, é o que

Deus fez por nós ao morrer na cruz. Uma vez que aceitamos o presente que Deus nos deu, o convite que Ele faz é: “chegue perto de mim”.

Quando nos aproximamos de Deus e compreendemos Sua graça da maneira

correta, somos libertados e tornamo-nos a pessoa que Ele quer que sejamos. Porém, tal processo nunca vai acontecer através da culpa.

Todo mundo fica apreensivo e temeroso quando vai andar de bicicleta pela primeira vez sem as rodinhas. É uma nova situação com a qual é preciso acostumar-

Page 17: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

se. Mas uma vez que aprendemos a nos equilibrar em duas rodas, nunca mais desejaremos usar as rodinhas novamente. É uma sensação de liberdade.

O resultado da graça de Deus em nossas vidas é semelhante à sensação de

liberdade que temos numa bicicleta, mas algumas pessoas se recusam a tirar as rodinhas em que se apoiam e impedem que tombem. Essas rodinhas são as regras e o legalismo que está presente na vida daqueles que só pensam no que podem ou não fazer e nas regras que estarão quebrando. A graça liberta-nos dessa prisão de legalismo.

Você pode estar pensando: “mas eu vou cair!” É claro que você vai cair, ninguém

é perfeito. Mas ainda assim Deus vai levantá-lo novamente e lhe dar força, porque isso faz parte de Sua graça. Quando você se der conta estará “pedalando” novamente tão rápido que será difícil pará-lo, só se cair novamente. Mas chegar a isso só depende de você.

Caso acredite que somente irá conseguir ser tudo aquilo que Deus espera de

você “usando as rodinhas”, está muito enganado. Ele deseja que você acelere o máximo possível, faça curvas fechadas, dê cavalos-de-pau, pule sobre rampas e obstáculos e não pare jamais. E quando cair (e é claro que você VAI cair), Ele estará do seu lado para levantá-lo, limpar suas feridas e machucados e colocá-lo de volta na bicicleta. Isso é a graça de Deus.

3. Aceitar o perdão de Deus: o versículo termina dizendo: “... e nos purificar de toda injustiça”. Muitos pedem perdão a Deus, reconhecem que Jesus está disposto a perdoar e ainda assim só se sentem perdoados de parte de seus pecados e não de todos.

Quando você crê em Cristo e confia no que Ele fez por nós na cruz, a Bíblia diz que não é condenado. Olhe para a promessa de Deus em João 3.18:

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Se você já confiou em Cristo e creu no que Ele fez, por que continua a condenar

a si mesmo, enquanto Deus já disse que você foi justificado e não tem mais culpa? Caso não tenha ainda colocado sua confiança naquilo que Cristo fez por você, em Sua prontidão para perdoá-lo, por que não fazer agora? Você pode resolver esse problema agora e Jesus vai inocentá-lo. Por quê? Porque você merece? Claro que não, mas por causa da graça de Deus.

Page 18: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Isso significa que você nunca vai falhar de novo? Obviamente que não, mas significa que, ao falhar, basta você confessar a Deus e reconhecer que a graça dEle pode ajudá-lo a se levantar novamente.

Muitos de vocês devem estar lutando interiormente com isso. É uma grande luta

reconhecer quão grande é a graça de Deus. Alguns podem estar pensando: “ninguém faz ideia do tamanho do meu pecado,

nem sabe o que eu fiz, não sabe o crime que cometi, não sabe o quanto eu machuquei as pessoas. Como Deus pode me perdoar?”.

Quando lemos a Bíblia encontramos histórias como a de Abraão, no Antigo

Testamento. Antes de conhecer a Deus, Abraão adorava ídolos, tinha muitos problemas com mentiras. Contudo, mesmo assim ele ficou conhecido “como pai da fé”. Encontramos também a história de Moisés, que era um assassino e ainda assim é considerado um dos maiores profetas da história do povo de Israel, ficando conhecido como aquele que foi usado por Deus para tirar o povo do Egito e levá-lo à Terra Prometida.

Há ainda a história de João Marcos, que era um covarde e por isso deixou uma

viagem missionária no meio do caminho. No entanto, na Bíblia encontramos um Evangelho chamado Marcos, escrito por ele. Também Paulo, um dos maiores perseguidores da Igreja de Cristo, que apoiava a morte de cristãos, foi um grande apóstolo da história e o segundo maior escritor do Novo Testamento.

Deus não quer só libertá-lo da culpa, Ele também deseja usá-lo de um novo jeito.

Essa é a boa notícia da graça. Para muitos, a culpa é o “bicho-papão” das suas vidas; para outros, é o motivo de tanta correria, de tanto fingimento, para não ter que lembrar da culpa sempre presente.

Qualquer que seja o caso, eis um versículo para você:

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse:

Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR e tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Sl 32.5)

Por que Deus faz tudo isso? Porque merecemos? Não. Mas por causa de Seu

amor e da Sua Graça.

Page 19: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar? 5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Sl 32

SEGUNDA Sl 38

TERÇA Sl 51

QUARTA Sl 69

QUINTA Rm 8.1-11

SEXTA Rm 8.12-32

SÁBADO Rm 8.33-39

Page 20: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA SUSTENTADORA (3 de 10)

INTRODUÇÃO

Para participar de uma olimpíada é necessário ter 3 coisas: Velocidade, habilidade e o mais importante, resistência. Mesmo que você fique 90% da corrida em primeiro, se você não chegar ao final da corrida não irá ganhar medalha nenhuma.

A Bíblia nos diz que Deus sempre termina o que Ele começa.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês,

vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. (Fp 1.6)

O texto não diz que Deus talvez termine, nem que Ele espera terminar, mas diz que Ele VAI terminar. O que isso significa?

Isso significa que se você realmente entregou sua vida a Jesus Cristo então irá

para o céu. Você conseguirá chegar até o final da corrida. Isso não depende de sua performance, depende da graça sustentadora de Deus. A única questão é como você termina a corrida. Todos nós sabemos que alguns terminam a corrida totalmente acabados, mas alguns terminam muito bem, prontos para outra.

O objetivo deste estudo é ajudá-los a terminar bem a corrida, aproveitando bem

a vida de forma abundante, como Deus deseja que façamos. Deus está nos dizendo: “Eu vou ajudá-lo a terminar a corrida”.

Como podemos ter certeza de que iremos terminar a corrida? Por causa da

graça sustentadora. No primeiro estudo vimos um pouco da graça salvadora de Deus, mas Ele não deseja apenas salvá-lo, Ele deseja sustentá-lo por toda sua vida.

O que é a graça sustentadora? É o poder de Deus para continuar avançando

quando sentimos vontade de desistir. É o poder de Deus para fazer a coisa certa quando não queremos fazê-lo.

Existem muitas armadilhas na maratona da vida. Independente do que você

esteja passando, não importa o que você possa enfrentar neste próximo ano, você pode contar com a graça sustentadora de Deus.

Page 21: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará,

lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. (1Pe 5.10)

Existem três coisas na vida que nos fazem tropeçar, e podem tirá-lo da pista da corrida fazendo com que você não termine bem a corrida. A graça sustentadora de Deus estará conosco em todas essas situações.

1. Posso contar com a Graça Sustentadora de Deus quando for tentado.

A tentação é a primeira causa de nossas quedas. A Bíblia diz em 1 Pedro 5.8-9:

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão,

rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos

mesmos sofrimentos.

Você pode não perceber, mas no momento em que você se converte começa uma batalha em sua vida. Você não é mais propriedade de Satanás, você pertence a Cristo agora. Mas o diabo não gosta disso e por isso todo dia, toda hora é travada uma batalha por você. Você encara escolhas morais: “Farei o certo ou o errado? Bem ou mal? Serei egoísta ou altruísta?” Essas escolhas morais são chamadas de tentações.

A Bíblia diz que todos nós somos tentados. Você nunca vai chegar a um estágio

da vida que nunca mais será tentado enquanto estiver aqui nesta terra. Até Jesus foi tentado em todas as áreas que nós, mas mesmo assim nunca pecou. A boa notícia é: Se Jesus foi tentado e nunca pecou isso significa que não é pecado ser tentado. O pecado é ceder à tentação. Alguns cristãos, quando são tentados, pensam que são a pior pessoa da face da terra, o diabo é santo perto deles simplesmente porque um pensamento passou pela sua cabeça. Você não consegue controlar todos os seus pensamentos, mas você pode escolher não continuar a pensar neles. Como diz o ditado: Você não pode impedir os pássaros de voarem sobre sua cabeça, mas você pode impedi-los de construir um ninho nela.

O diabo joga ideias na sua mente, mas você não precisa ficar com vergonha

delas e nem intimidado. O problema é quando você deixa que esses pensamentos continuem na sua mente.

Page 22: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

A tentação sexual é uma das mais comuns em nossos dias. Deus fez você para ser um ser sexual, homem ou mulher. Ele te deu sentimentos sexuais. Esses sentimentos não são errados, não são maus, não são pecado, a não ser que os usemos de maneira errada ou a aplicamos a pessoa errada. Muitas pessoas compreendem errado e confundem atração com luxúria. Não são a mesma coisa. Ou confundem excitação com luxúria. Não são a mesma coisa. Se um homem está andando na rua e vê passar uma mulher bonita e pensa: “Nossa! Essa é uma mulher muito bonita”, isso não é luxúria, pois se você é homem, seja agradecido a Deus por ter esse sentimento, mas se você não tiver esse sentimento então tem coisa errada. Para a mulher vale a mesma coisa.

O que é luxúria? Não é excitação e não é atração. Luxúria é quando você tem

um pensamento e se mantém nele, então você começa a ter um caso com a pessoa na sua mente, começa a fantasiar com ela. Não é pecado ser tentado, mas é pecado ceder a tentação.

Certa vez Billy Graham estava sendo entrevistado na TV e estavam falando

sobre o escândalo do presidente Clinton, o entrevistador perguntou a Billy: “Você tem 80 anos de idade e tem estado na vida pública debaixo dos holofotes e nunca passou por um escândalo. Você tem uma história de integridade. Como você conseguiu viver sem nunca passar por um escândalo?” Billy Graham então citou o versículo de 1 Coríntios 10.13:

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele

não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam

suportar.

Essa é a graça sustentadora de Deus. É uma promessa fantástica. Quando você diz que não consegue fugir da tentação é porque você não está pedindo a ajuda de Deus e se apoiando em sua graça sustentadora. Ele prometeu que sempre daria um escape. Isso pode significar que você tem que mudar de canal, ou sair correndo pela porta, ou ainda mudar o que se passa pela sua mente.

O versículo diz que Deus nos dá a habilidade de lidar com a tentação e Ele diz

que são as mesma que todo mundo tem. Se as tentações são comuns a todos os homens, isso significa que as soluções também são comuns. As pessoas dizem cm frequência: “A situação pela qual passei foi única, e por causa disso eu posso quebrar as regras um pouquinho e ignorar o que Deus disse porque Ele entende que na minha situação passo por uma pressão sem igual”. Você não tem tentações diferentes das

Page 23: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

demais pessoas, por isso não tente dar desculpas esfarrapadas. A graça sustentadora de Deus nos ajuda a permanecermos firmes quando somos tentados.

2. A Graça Sustentadora de Deus me ajuda a ficar de pé quando estou cansado.

Às vezes o problema não é a tentação, simplesmente estamos cansados, a vida

é exaustante. É necessário muita energia para viver a vida, especialmente quando tentamos fazer a coisa certa ao invés de fazer a mais fácil.

Muitos são os únicos crentes em sua casa ou no trabalho. É difícil. Será que

chega a hora em que nos cansamos de sempre fazer o que é certo? Claro. É difícil remar contra a correnteza. Quando toda a cultura está indo em uma direção e você quer fazer a coisa certa, é difícil. É difícil ser a única pessoa no trabalho ou na escola que não ri das piadas sujas. Quanto mais tentamos fazer o que é certo de mais energia precisamos. Ainda assim Deus diz:

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não

desanimarmos. (Gl 6.9)

De onde retiramos a energia necessária para fazer a coisa certa?

Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como

garantia do que está por vir. (2Co 1.21-22)

A chave para a habilidade de não se cansar e desistir de fazer a coisa certa quando você sabe que é a coisa certa é ter o Espírito Santo em seu coração. É Ele quem te dá força, não você mesmo.

A razão pela qual alguns de vocês estão cansados o tempo todo é porque vocês

estão tentando viver a vida cristã e isso não funciona. Vocês estão tentando ser como Jesus, tentando ser bons, tentando guardar os dez mandamentos, tentando ser uma pessoa de integridade. Você está tentando, tentando... e por isso fica cansado.

As pessoas dizem: “é tão difícil ser cristão hoje em dia!” Não é difícil, é

impossível. A única pessoa perfeita que já viveu foi Jesus Cristo. Ele foi o único que viveu a vida cristã perfeitamente. O que você precisa fazer ao invés de tentar ser como Jesus é deixar Jesus ser Jesus em você. Deixe Jesus ser Jesus através de você. Pare de ficar tentando e comece a confiar. A chave da vida cristã não é tentativa, mas confiança. Não é ficar se esforçando o máximo, tentar fazer seu melhor

Page 24: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

para que Deus sorria para você. É relaxe, confie e deixe Cristo viver através de você, então Ele vai dar o poder que você necessita.

O personagem bíblico mais persistente deve ter sido Moisés. Como é que ele conseguiu continuar apesar do fato que ele passou quarenta anos esperando no deserto e depois mais quarenta anos andando no deserto, liderando um bando de bebês espirituais. Como ele não desistiu, como ele não se cansou de tudo aquilo? A Bíblia diz que Deus estava com ele, só assim ele conseguiu suportar tudo isso.

Você sabe quanto tempo demorou para Noé construir a arca? 120 anos. Você

consegue imaginar uma espera de 120 anos? É claro que naquela época as pessoas viviam bem mais. Mas o ponto é que Noé esperou 120 anos. Como ele teve a capacidade de continuar mesmo quando ele estava cansado? Obviamente ele se cansou de construir a arca. A Bíblia fala em Gênesis 6 que “Noé achou graça diante de Deus”.

Deus deseja lhe dar o poder para continuar a fazer o que precisa ser feito.

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. (Fp 2.13)

Querer e realizar. A vida cristã não é uma questão de força de vontade. Mas uma questão da vontade Deus e do poder de Deus em sua vida. Quando Deus te der a vontade e o poder para realizar alguma coisa, então você será capaz de realizá-lo. Deus nunca pede para você fazer algo que Ele não te capacitou para fazer.

Deus criou o sol e o sol produz mais poder em um segundo do que o homem já

tenha usado em toda a história da humanidade. O sol tem energia para queimar por mais 30 bilhões de anos. Deus fez o sol, esse é o tipo de poder que Ele tem. Deus vem até você e diz: “Você precisa de poder? Vou te dar a vontade e o poder para lidar com a situação”. Pelo fato do poder de Deus ser ilimitado Ele nunca se cansa. Quando a Bíblia diz a respeito da criação no sétimo sai, Deus descansou, não foi porque Ele estava cansado, mas porque Ele havia terminado de criar.

Ainda há um outro jeito que Deus nos sustenta com sua graça.

3. A Graça Sustentadora de Deus me dá poder para continuar quando estou com problemas.

Jesus disse que no mundo teríamos aflições. Ele disse que deveríamos esperar

pelos problemas porque eles vão acontecer. Você terá dificuldades, obstáculos e situações que não conseguirá lidar. Mas Jesus diz: “Eu lhe darei o poder”.

Page 25: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Existem três tipos de problemas: Existe o tipo de problema que te acerta como uma rajada de vento. Existe o tipo que te joga no chão como um saco de batata e o que parece puxaram o tapete debaixo de você.

Os mais difíceis de lidar são aqueles que não são planejados e não merecidos.

Algumas coisas trazemos sobre nós mesmos: “Se eu fiz a bagunça tenho que arrumar”. Esse tipo faz parte da vida.

Os problemas injusto são os problemas mais problemáticos. O que aconteceu?

Você não planejou, não fez nada para merecer e nem causou isso. A maioria de nós consegue lidar com os problemas se conseguimos enxergar o

final, a luz no fim do túnel. Se o problema vai durar por seis, oito ou doze meses é possível encarar porque eu sei quando vai acabar. Mas existem algumas coisas que te machucam, que são insolúveis, as quais estarão com você pelo resto de sua vida.

O que você faz nessas situações? Primeiro pare de se lamentar. Segundo você

precisa focar em Cristo. Foque Seu poder sustentador. A Bíblia diz em Isaías:

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. (Is 41.10)

O que você faz quando não consegue consertar um problema? Quando não

consegue mudar uma situação? Quando não consegue controlar o fim da história? Atire-se na graça sustentadora de Deus.

Nossa cultura prega muito a respeito de confiar em si mesmo, na sua

capacidade. Pensamos que podemos resolver qualquer coisa. Somos levados a pensar que somos os donos do nosso destino. Isso é uma mentira colocada por satanás para nos enganar. Você não controlou quando você iria nascer, você não escolheu seus pais, você não sabe onde vai morrer, você não sabe a maioria das coisas que vão acontecer entre agora e o depois. Um dia você vai acordar e se dar conta de que existem limitações em sua vida que você não pode controlar, você não é Deus. O que você faz quando a situação é difícil, machuca e você não pode mudá-la.

Apoie-se na graça sustentadora de Deus. Como eu faço isso? Como conseguir aquela graça para continuar seguindo

apesar das tentações, provas, tensões, cansaço e problemas? Você faz quatro coisas:

Page 26: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

1. Clame a Deus: Enquanto você tentar ser autossuficiente irá cortar o poder de Deus em sua vida. Você precisa admitir sua inaptidão e dizer: “Deus, eu não consigo lidar com isso!” A Bíblia diz que “Deus concede graça aos humildes”. Os humildes são aqueles que admitem que não conseguem sozinhos.

Ore a Deus e exponha seus sentimentos, aquilo que está lhe causando dor.

Deus houve suas orações. Deus não responde as orações feitas da boca para fora, feita com frases prontas, seu coração não está ali. Ele deseja que você ore apaixonadamente, fervorosamente. Se você precisa de um exemplo leia o livro dos Salmos, Davi fez exatamente dessa maneira. 2. Encha sua mente com a Palavra de Deus: Deixe a Bíblia te confortar, deixe-a te fortalecer, deixe-a lhe conceder a energia necessária para continuar. Leia, estude todos os dias da sua vida. Davi orou:

A minha alma está pegada ao pó; preserva a minha vida segundo a tua palavra. (Sl 119.25)

A Nova Era tem pregado um novo modo de enxergar e resolver as coisas que

tem sido muito difundido: “A resposta está dentro de você”. Mas quando fazemos isso só encontramos mais problemas, não gostamos do que vemos. Não precisamos olhar para dentro de nós mesmo, se essa fosse a solução todo mundo estaria bem.

Precisamos olhar para Deus Ele é o único que pode mudar qualquer situação.

Ele é o pode ajudá-lo, é o único que tem a força para sustentá-lo. Você precisa olhar para o seu criador, as respostas não estão em você. Olhe para Deus.

3. Aceite o apoio do povo de Deus: A Bíblia diz que ajudando uns aos outros em seus problemas estaremos realmente obedecendo a lei de Cristo: “Ame a seu próximo como a si mesmo”. Se você não tem amigos cristãos que são maduros, se você não está firme em um Grupo Pequeno onde você pode ter um apoio real não perca tempo, corre atrás. É essencial para você tanto, física, quanto espiritual e mentalmente. Você nunca vai conseguir sozinho. 4. Apoie-se nas promessas de Deus:

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam

exaustos, andam e não se cansam. (Is 40.29-31)

Page 27: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Mantenha sua esperança no Senhor. Ainda mais do que isso, mantenha seus olhos focados na esperança dos céus, não somente no aqui e agora.

Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se

vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2Co 4.18)

No céu não haverá nenhum tipo de problema, nem arrependimento, nem tristeza, dor e nem vidas destruídas. Nunca se esqueça disso.

Em que área da sua vida você precisa da Graça Sustentadora de Deus? Onde

você se sente desencorajado tentado a desistir? Você está sendo tentado? Está cansado e não consegue dar mais nenhum passo? Está vivendo momentos de tensão, provas e problemas que não consegue resolver? Não importa o que você está passando, a graça de Deus irá te sustentar se você permitir. Se você está passando por isso não desista, olhe para cima. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo

repouse em mim. (2Co 12.8-9)

Page 28: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO 2Co 12.1-9

SEGUNDA 2Co 4.8-18

TERÇA Is 40.28-31

QUARTA Sl 34

QUINTA Sl 57

SEXTA Sl 61

SÁBADO Sl 109

Page 29: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA CURADORA (4 de 10)

INTRODUÇÃO A vida não é um mar de rosas. Todos nós temos problemas, feridas e cicatrizes

que ninguém jamais viu e outras que são bem visíveis. Uma das coisas que aprendemos na vida é que a maioria desses machucados tem suas raízes na rejeição. Todos nós enfrentamos a rejeição em algum estágio da vida, seja por parte dos pais, parceiros, amigos, colegas. Algumas pessoas conseguem lembrar de coisas que foram ditas há mais de quarenta anos. Temos dificuldade para esquecer certas coisas.

Hoje, vamos olhar para a graça curadora de Deus e como Ele sara feridas

escondidas e antigas. A Bíblia diz o seguinte, no Salmo 147.3:

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.

Como Deus faz isso? Como cura nossas feridas? A Bíblia diz que Deus age mudando nosso jeito de pensar, nossa mente, mudando nosso jeito de enxergá-lo, de enxergar a dor e, particularmente, enxergar a nós mesmos.

Se você deseja mudar sua vida, ficar bem, esquecer os machucados, então é

necessário mudar o seu jeito de pensar. Na Bíblia lemos: “pois como imaginou na sua alma, assim é;” (Pv 23.7, ARA). Se

você enxerga a si mesmo como um perdedor, então tenderá a ser um perdedor na vida. É muito simples: segundo a Bíblia, nossas crenças determinam nosso estilo de vida. Nosso modo de pensar determina nossas decisões.

Existe um problema com isso, pois algumas de nossas crenças são falsas.

Crescemos ouvindo coisas como se fossem verdades, mas realmente não são. Acreditamos em tantas coisas que ao nos tornarmos adultos ainda continuamos a agir de acordo com as nossas crenças do tempo de criança. Por exemplo: muitas pessoas não comem manga com leite porque antigamente os avós e tataravôs diziam que se comessem morreriam. Essa é uma crença que vem da época da escravatura no Brasil, quando os escravos comiam muita manga, bebiam leite e acabavam dando prejuízo aos seus senhores, que, então, inventaram essa superstição.

Hoje, vamos ver qual a verdade de Deus a nosso respeito.

Page 30: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Você se lembra daquelas casas de espelho nos parques de diversão? Quando nos olhamos em um espelho distorcido, enxergamos nossa imagem deformada, mais gorda, mais magra, mais alta, mais baixa, narigão, bocão, pernão. Na fase de crescimento, os adultos à nossa volta são os espelhos que nos dizem quem somos. Porém, alguns nos dão indicações completamente distorcidas. Dizem: “você não presta para nada”, ou “você é muito burro, idiota”, coisas que ninguém deveria ouvir, pois não são verdades. Como crianças, tendemos a guardar essas afirmações em nossa mente e as carregamos mesmo quando adultos.

Algumas pessoas podem ter uma ideia errada a seu próprio respeito. Por isso,

vamos ver qual é a visão correta que você deve ter de si mesmo, a visão de Deus. Cinco coisas que Deus diz a seu respeito que são verdades, porque Deus não mente.

1. A BÍBLIA DIZ QUE POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS VOCÊ É ACEITO

É muito bom começar por esse ponto, porque muitas pessoas passam grande

parte da vida tentando ser aceitas pelos outros: pelos pais, pelos inimigos, pelos que as invejam, pelos estranhos. Não percebem que levam a vida voltada para esse propósito. O desejo de serem aceitas influencia a escolha das roupas que vestem, do carro que compram, da casa que desejam comprar, da carreira que escolhem e muitas outras coisas.

Lembra quando você era criança e brincava de desafios? Podia ser a coisa mais

estúpida, mas você fazia do mesmo jeito. Por quê? Você queria fazer parte da turma, ser aceito. Algumas pessoas pensam assim: “se pelo menos fosse perfeito, então todos gostariam de mim”. O problema é que mesmo sendo perfeito você não conseguiria fazer todas as pessoas o aceitarem. Jesus era perfeito, mesmo assim Ele foi rejeitado e ridicularizado. O problema não estava na perfeição, mas nas pessoas. Jesus afirma que o problema é resolvido quando aceitamos Sua graça.

Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de

que vocês glorifiquem a Deus. (Rm 15.7)

Não há nenhuma condição. O versículo não diz que Cristo vai aceitá-lo se você for à igreja toda semana ou algo parecido. O verbo está no passado, Cristo já nos aceitou. Isso é graça, é incondicional.

Muitos aceitam Jesus, entram na família de Deus e não percebem que

primeiramente foram aceitos por Deus, através do sacrifício de Cristo, sem nenhuma condição, simplesmente ao receber Jesus.

Page 31: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Lembra nas brincadeiras de criança, onde todos eram divididos em grupos, alguém escolhia os participantes e você queria fazer parte do melhor grupo? Como você se sentia ao ser escolhido? E como se sentia sendo o último escolhido? Certamente, o rejeitado.

Alguns de vocês devem ter crescido ou estão crescendo com pais impossíveis

de agradar. Não importava se o que você fazia estava excelente, nunca era bom o suficiente. Se tirava 7 em uma prova, eles queriam 8; se você tirava 8, eles queriam 9; ao tirar 9, queriam 10 e se você tirava 10 eles queriam sempre 10 ou então que você soubesse mais que o professor.

Muitos adultos que há muito tempo não vivem com seus pais e nem precisam mais prestar contas a eles ainda lutam para conseguir a aceitação deles, mesmo que já tenham morrido ou morem do outro lado do país. Parece que ainda estão ouvindo: “você nunca vai dar em nada”. E pensam: “vou mostrar a eles do que sou capaz”. Estão reagindo de acordo com o que os outros pensam deles ao invés de reagir de acordo com o que Deus pensa.

Você não precisa da aceitação dos seus pais, de seus professores, de seu chefe

ou de seus colegas de trabalho. O problema está com eles e você não precisa deles. Deus já o aprovou e é tudo o que você precisa.

2. DEUS DIZ QUE POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS VOCÊ É VALIOSO

Você é valioso por causa da graça divina. Quanto você vale? Nada a ver com o

dinheiro que você tem no banco ou seu seguro de vida, mas sim com o seu próprio valor como pessoa para Deus. A Bíblia diz que a vida de uma pessoa não consiste na abundância de coisas que possui.

Você pode dizer: “como se julga o valor de uma pessoa?” Como julgamos o valor

de qualquer coisa? Na vida, existem duas coisas que determinam os valores: primeira, quem tem; segunda, o que se está disposto a fazer para consegui-los.

Primeiramente, devemos perceber que algo pode ter o valor relacionado ao seu

proprietário, isto é, alguma coisa que pertence a uma celebridade vale mais do que se pertencesse a alguém desconhecido. Por exemplo, um carro que pertenceu a Elvis Presley seria vendido pelo mesmo preço se você fosse o dono? Ou um par de chuteiras que pertenceu ao Pelé seria vendido pelo mesmo preço se fosse seu? Qual a diferença? É o mesmo carro e o mesmo calçado. A diferença é que, dependendo do dono, o objeto tem seu valor elevado. A quem você pertence?

Page 32: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. (1Jo 4.4)

Imagine seu valor: quando você aceita a Jesus, Ele o coloca em Sua família.

Todo mundo foi criado por Deus, porém nem todos pertencem à Sua família. Sabe o que isso significa? Que você não tem preço, não existe dinheiro no mundo que convença Deus a vendê-lo.

Alguns anos atrás, a filha de um sheik árabe foi seqüestrada e no mundo inteiro

comerciais, outdoors, propagandas de todo tipo com a foto dela diziam: “Paga-se qualquer preço, ela é a filha do rei”. Você é filho (a) de Deus, Ele está dizendo que você não é apenas aceito, mas também é valioso, porque pertence a Ele.

Outra coisa que determina o valor de algo é o quanto alguém está disposto a

pagar. Quanto vale a sua casa? Apenas o preço que alguém está disposto a pagar por ela. Você pode ter pagado 200 mil reais por ela, mas se alguém está disposto a pagar só 175 mil reais quanto ela vale? Quanto vale um quadro de Leonardo Da Vinci? Vale tanto quanto o mercado estiver disposto a pagar.

Quanto foi pago por você?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu

próprio corpo. (1Co 6.20)

O maior resgate já pago foi o de Cristo por nossos pecados. Fomos comprados

por um preço alto, a vida de Jesus. Deus está dizendo que você é tão valioso que Ele deu a vida do próprio Filho

para comprá-lo. Se você deseja saber o seu preço, olhe para cruz. Quando as pessoas dizem que você não vale nada, estão extremamente erradas.

3. A BÍBLIA DIZ QUE POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS VOCÊ É AMADO

Isso certamente é bom de ouvir, quando estamos com o coração ferido, quando

somos rejeitados, não nos sentimos amados, quando nos sentimos idiotas, as pessoas mais miseráveis do planeta.

Page 33: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança

de paz, diz o SENHOR, que tem compaixão de você. (Is 54.10)

Existem duas características que fazem o amor de Deus diferente do amor humano:

1. O amor de Deus é consistente. Nunca vai acabar, pois Deus não é inconstante. Deus não é como os seres humanos, que um dia gostam de você e no outro nem o olham nos olhos. O amor de Deus por você nunca muda. Não existe nada que você possa fazer para Deus amá-lo mais ou menos. 2. O amor de Deus é incondicional. Não é baseado em performance. Como seres humanos, tentamos dar amor incondicional às pessoas, aos filhos, aos cônjuges. Contudo, não conseguimos, porque somos imperfeitos e na verdade nosso amor é condicional. Crescemos com amor condicional e o damos aos outros. As pessoas se amam enquanto suprem as necessidades umas das outras, mas quando as necessidades não são atendidas o que acontece? Divorciam-se, abandonam-se, esquecem umas das outras. O que ocorre quando alguém perde a beleza? Tudo isso é amor condicional.

Deus diz para você: “Eu o amo e ponto final. Sem condições, sem qualificações. Só pela Minha graça”. Você não precisa se perguntar se Deus vai amá-lo amanhã, sabe por quê? Porque o amor dEle não está condicionado à sua performance de amanhã. Isso é graça.

4. A BÍBLIA DIZ QUE POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS VOCÊ É PERDOADO

É muito bom, porque todos nós precisamos da graça de Deus o dia todo.

Algumas pessoas acham que Deus é como o patrão: caso cheguem dois dias atrasados, são demitidos. Se falharem duas vezes com Deus, perdem a salvação. Assim, tudo o que acontece de errado a culpa é sempre de Deus, que está se vingando.

Será que Deus realmente faz isso com seus filhos? Claro que não.

Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que

não se lembra mais de seus pecados. (Is 43.25)

O perdão não está relacionado ao merecimento, mas com o fato de Deus ser um Deus perdoador. Não existe mais condenação para os que estão em Cristo (Rm 8.1).

Page 34: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Deus não fica relembrando seus pecados e contando o número de vezes que você erra durante o dia para depois jogar na sua cara.

Havia uma senhora em uma igreja que era uma reclamadora. Vivia reclamando

de tudo e de todos. Toda semana, ela falava para o pastor: “sabe pastor, essa semana Deus me convenceu que tal coisa está errada e precisa mudar”. Falava de tudo, até dela mesma. Só falava das coisas ruins que Deus lhe contava durante a semana e todos os domingos o pastor a ouvia. Mas certo dia ele lhe respondeu: “irmã, Deus nunca lhe fala nada de bom?”

Tomamos a imagem de um pai impossível de agradar e a colocamos em Deus.

Tomamos a imagem do imperfeito e a colocou no Perfeito. Deus diz que perdoa e Ele não é igual àqueles que jogam na sua cara todos os seus erros.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e

irrepreensíveis em sua presença. (Ef 1.4)

Se você não aceita a graça de Deus, não está coberto com Seu amor. O versículo diz que Ele nos escolheu nEle para sermos irrepreensíveis, ou seja, sem erro. Antes de você nascer, Deus já sabia de todas as coisas estúpidas que você faria. Assim mesmo, Ele o escolheu para amá-lo. Ele é gracioso.

Segundo a Bíblia, quando damos nossas vidas a Cristo, Ele perdoa nossos

pecados porque Jesus pagou por eles na cruz. Quando Jesus morreu na cruz por quais pecados Ele morreu? Por todos, não apenas por aqueles que já cometemos, mas também por aqueles que ainda vamos cometer. Deus não corre atrás de alguém para acertar as contas, Jesus já fez isso. Seria a mesma coisa que cobrar por uma dívida que já foi paga.

Todos seus pecados foram apagados. Isso é graça. Algumas pessoas pensam

que o Céu é um grande cinema, porque quando chegarem lá Deus irá passar um filme de suas vidas e tudo de bom ou de mal será visto por todos. Tal lugar não seria o Céu, mas o inferno. O que haverá é um julgamento para todos aqueles que não aceitaram a graça de Deus, através de Jesus.

A boa notícia é que se você aceitou a graça de Deus em sua vida irá direto para

o Céu. O julgamento para a morte eterna não acontecerá. Não são boas notícias? A Bíblia afirma que já passamos da morte para vida.

Page 35: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

5. A BÍBLIA DIZ QUE POR CAUSA DA GRAÇA VOCÊ É CAPAZ

Não importa se as pessoas dizem que você nunca vai ser nada, pois a Bíblia fala que com Cristo VOCÊ É CAPAZ.

Tudo posso naquele que me fortalece. (Fp 4.13)

Não é de admirar que os seres humanos, com o passar do tempo, têm sofrido

mais e mais com problemas emocionais. É só prestar atenção no modo de viver da nossa sociedade. Muitos tentam viver sem Deus em suas vidas. Tentam ser seu próprio Deus, fazem o que querem, não importando se é certo ou errado. Alguma coisa que não seja Deus sempre fica em primeiro lugar em suas vidas, e então são tomados pela insegurança.

Para ter segurança genuína, você precisa colocar em primeiro lugar na sua vida

alguém que não lhe seja tirado. Você não pode basear sua vida no dinheiro que tem, porque pode lhe ser retirado. Também não pode se basear em seu status e na sua imagem, pois podem ser tirados de você. Na relação com Deus Criador, Seu Filho Jesus é a única coisa que nunca pode ser retirada de você. Mesmo que venha a perder todo o resto, você ainda terá segurança.

Mesmo nas pessoas de sucesso, existe um sentimento de insegurança com o

qual nunca conseguirão fazer qualquer coisa, não importa o quanto já tenham conseguido. Por quê? Porque estão colocando a coisa errada em primeiro lugar e porque continuam dando ouvidos às pessoas erradas.

Como reverter tal processo? Dando ouvidos à verdade, enchendo a mente com

aquilo que Deus diz.

Você já ouviu muita besteira a seu respeito, agora é o momento de colocar o que há de errado do lado de fora da sua vida e receber somente a verdade de Deus.

Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. (1Pe 2.10)

Quando você preencher sua mente com a verdade de Deus, então Romanos 15 será verdade em sua vida:

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Rm 15.13)

Page 36: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Rm 15.1-7

SEGUNDA 1Co 6.14-20

TERÇA Mt 6.25-33

QUARTA 1Jo 1

QUINTA 1Jo 2

SEXTA Sl 18

SÁBADO Sl 28

Page 37: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA LIBERTADORA (5 de 10)

INTRODUÇÃO

Vamos começar o estudo de hoje respondendo a algumas perguntas:

Você se sente culpado quando está relaxando, mas cheio de coisas para fazer?

Você constantemente se sente insatisfeito ou descontente com a sua situação?

Você tende a ver as coisas que estão erradas mais do que as que estão certas?

Você diz várias vezes ao dia expressões como: “eu tenho que... eu preciso fazer... eu deveria estar fazendo... eu deveria se capaz de...”?

Você se sente culpado ou talvez até bravo com Deus porque sente que as expectativas dEle a seu respeito são irracionais?

Seu relacionamento com Deus parece mais um fardo do que uma bênção?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas questões, então provavelmente está sofrendo de perfeccionismo. Perfeccionismo é a tentativa de provar o próprio valor sendo perfeito. É uma falsificação de maturidade espiritual. Perfeccionismo é a máscara de muitos cristãos que estão hoje na Igreja e se prendem a isso pensando que assim serão aceitos por Deus.

Acontece mais ou menos assim: quando você se torna um cristão e compreende o que é a graça de Deus obtém a salvação sem ter que fazer ou pagar nada. Você compreende e passa a se regozijar. Inevitavelmente, com o passar do tempo, você começa a pensar: “isso é bom demais para ser verdade. Devo ter que fazer alguma coisa para ajudar a Deus. Com certeza Ele espera alguma coisa de mim, espera algo de mim para me dar Seu sorriso, Sua aprovação em minha vida”. Assim, você acaba caindo em uma de duas armadilhas: uma é do legalismo, tentar obter a aprovação de Deus através das regras. A outra é do perfeccionismo, tentar provar o seu valor sendo perfeito.

Page 38: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Existe um livro na Bíblia escrito especialmente para esses dois inimigos da graça, a carta de Paulo aos Gálatas. Nela, Deus diz que é estupidez tentar agradá-lO e merecer seu “tapinha nas costas”.

Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio. (Gl 3.3)

Hoje, vamos ver o que Deus tem para falar a respeito de Sua Graça Libertadora. Como quebrar a armadilha da performance e a prisão do perfeccionismo. Se você compreender como descansar na graça de Deus encontrará uma nova alegria em sua vida, uma nova liberdade que provavelmente nunca experimentou, a não ser talvez no momento da sua conversão.

Antes de analisarmos a graça libertadora, vamos ver o que o perfeccionismo faz com sua vida.

1. Acaba com sua iniciativa: Você já teve um projeto que nunca iniciou, mesmo quando desejava começá-lo? É uma coisa boa, a coisa certa a fazer e você pensa: “qualquer dia desses vou começar”. Porém, tal dia nunca chega.

Uma das possíveis razões para tal comportamento é o perfeccionismo. Em sua

mente, você está esperando o momento perfeito, o lugar perfeito, esperando as crianças saírem da escola, esperando ganhar certa quantia de dinheiro, você está simplesmente esperando. Como resultado, o perfeccionismo causa procrastinação. Você coloca suas expectativas em tão alto grau que fica paralisado e não faz nada.

2. Estraga seus relacionamentos: Você gosta de estar ao lado de uma pessoa que fica corrigindo tudo o que você faz? Ninguém gosta de ser perturbado o tempo todo, como se fosse a pessoa mais burra do planeta. É frustrante, é irritante. A Bíblia diz:

Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa

bons amigos. (Pv 17.9)

Todos somos perfeccionistas em certo sentido. O problema do perfeccionismo é que nos faz olhar para as coisas erradas. Está profundamente enraizado na mente. Os perfeccionistas são duros e exigentes com outras pessoas e também consigo mesmos. Veem-se em uma expectativa muito elevada e medem todas as pessoas a

Page 39: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

partir dessa expectativa. Os perfeccionistas sofrem bastante em seu trabalho, mas fazem com que outras pessoas também sofram, acabando com seus relacionamentos.

3. Destrói a felicidade:

Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si

mesmo? (Ec 7.16)

O texto não está falando de justiça genuína, não está falando sobre verdadeira sabedoria. Está falando sobre perfeccionismo. Você pode fazer uma virtude tornar-se algo ruim se ignorar os pontos de equilíbrio.

Em sua mente você tem a imagem do seu “eu” ideal, aquela pessoa que gostaria

de ser, aquela que você descreve em seu currículo. Contudo, existe um abismo entre o real e o ideal, entre o que você deseja ser e o que realmente é. Mentalmente, acontece uma conversa entre o ideal e o real, mais ou menos assim: “ajeite-se... Certamente você poderia ter feito melhor do que isso... Vamos logo... Por que você fez isso de novo? Você nunca vai mudar?” É aquela pequena repreensão que acontece em sua mente quando você é um perfeccionista. Você está sempre dizendo a si mesmo: “sou muito magro... sou muito gordo... sou muito alto... sou muito baixo... sou muito descoordenado... sou muito desleixado... estou sempre atrasado... eu nunca vou mudar... não sou bom nisso... sou burro...” O ponto é que você tem uma voz em sua cabeça repetindo que deve ser perfeito. Você aprendeu a querer o perfeccionismo enquanto estava crescendo. Logo, se aprendeu, também pode desaprendê-lo.

Muitos aprenderam a desejar ser perfeccionista antes de tornarem-se cristãos.

Deram o passo em direção a Cristo e retiraram seus pais, cultura ou qualquer outra coisa que dizia que deveriam ser perfeitos e colocaram a voz de Deus no lugar. Agora, acham que têm a Deus falando o tempo todo para serem melhores. Mas quem disse que é a voz de Deus?

Só existe um antídoto para o perfeccionismo: experimentar a graça de Deus.

Aprender a relaxar na graça de Deus.

Page 40: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

I. RECONHEÇA QUE NINGUÉM É PERFEITO

Isso é óbvio, mas você precisa começar em algum lugar. Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu

mandamento. (Sl 119.96)

É por isso que você deve construir sua vida na palavra de Deus, só ela é

perfeita. O que a sociedade e a opinião popular dizem sobre você não é perfeito. Você deve pegar a Bíblia e fundamentar sua vida nela. Então, terá a base perfeita.

Eis um ótimo versículo para colocar na porta da geladeira. Se você é casado

com uma pessoa perfeccionista, não perca tempo. Se você passa o tempo todo tentando ser perfeito, tentando fazer todas as coisas do modo perfeito, está perdendo seu tempo. Você não tem tempo e nem o dinheiro necessários para ser perfeito em tudo. Mesmo que tivesse, não conseguiria.

Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. (Ec

7.20)

O ponto é que ninguém é perfeito. Deus é quem faz o trabalho de nos tornar perfeitos e isso só acontecerá quando formos para o Céu.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até

o dia de Cristo Jesus. (Fp 1.6)

O que isso significa? Será que Deus não está interessado em seu crescimento? É claro que Ele está. Significa que você não deve se arrepender? Não, é claro que você precisa se arrepender. Significa que Deus não deseja que você mude e trabalhe em algumas áreas? Não, Ele quer que você mude.

Quando Deus diz que você é perfeito por causa de Sua graça não significa que

você pode continuar a ser um imbecil pelo resto de sua vida. Simplesmente significa que Deus não está esperando você mudar para amá-lo.

II. REGOZIJE-SE

Você precisa regozijar-se no amor incondicional de Deus.

Page 41: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o

conheceu. (1Jo 3.1)

Quando você se torna cristão, não se torna somente um servo de Deus, transforma-se também em um filho de Deus. E com respeito ao servir, você vai querer e ter prazer em fazê-lo.

Algumas pessoas pensam que ser cristão é viver em servidão, sem aproveitar a

vida, mas não percebem que passaram a fazer parte da Família Real, a família do Rei do Universo.

Um simples servo é aceito e apreciado com base naquilo que faz; o filho é aceito

baseado naquilo que ele é. O servo começa o dia preocupado com seus afazeres; o filho descansa seguro no amor de sua família. Eis a diferença. Deus está lhe dizendo para você regozijar-se no Seu amor incondicional.

Os pais podem responder a essa pergunta: seus filhos são perfeitos? Claro que

não. Mas vocês ainda os amam? Claro que sim. Vocês os amam, apesar de suas imperfeições. Vocês os amam em todos os estágios de seu crescimento? Ou estão esperando até eles atingirem a maturidade? Uma vez que atingirem a maturidade, vocês vão dizer: “Agora amamos você”?

Algumas pessoas pensam que Deus está esperando que atinjam a maturidade

para poder agradar-Se delas. Mas não é verdade, Deus as ama em todos os estágios de crescimento, por causa de Seu amor incondicional.

Deus conhece tudo a seu respeito, as coisas boas, as más, as bonitas e as feias,

e ainda assim Ele o ama. Para alguns, é difícil assimilar tal verdade, porque são treinados desde pequenos

a pensar em amor condicional. Durante toda sua vida você pode ter-se sentido como se nunca estivesse à altura

do que esperavam de você. Você precisa achegar-se à graça de Deus e entender tudo o que Ele fez por você. Seu amor é incondicional e você não precisa fazer nada para merecê-lo, porque Cristo já fez tudo.

Page 42: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

III. DEIXE DEUS CUIDAR DAS COISAS

Isso é muito importante, pois na raiz do perfeccionismo encontra-se o desejo de controlar. Você pensa que se ao menos pudesse controlar as coisas, então elas seriam perfeitas; se ao menos pudesse controlar o cônjuge, então teria um casamento perfeito; se pudesse controlar os filhos, eles nunca teriam problemas e sempre estariam a salvo; se controlasse a carreira, o futuro estaria garantido; Se controlasse as pessoas ao redor, o mundo seria um lugar melhor.

Mas como já repetimos em vários estudos, a maior parte de nossas vidas está

fora de nosso controle. Quando tentamos controlá-la tentamos ser Deus e nos esquecemos que Ele sabe muito mais do que nós a respeito de nossa própria vida e que faz as coisas infinitamente melhor do que nós.

Então, o que fazer quando não pudermos controlar as coisas incontroláveis da

vida?

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1Pe 5.7)

A essência do “lançar sobre Ele toda a sua ansiedade” é o “deixar ir”. Para nos libertarmos do perfeccionismo, precisamos esquecê-lo e deixar que Deus tome conta de nossas vidas.

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. (Pv 14.30)

As coisas não precisam ser perfeitas para que possamos ser felizes e aproveitar

a vida.

Se você está esperando o momento perfeito para tirar férias, então nunca as terá. Não há como existir um casamento perfeito se as pessoas que fazem parte dele são imperfeitas. Não existem filhos perfeitos, nem o corpo perfeito, nem a Igreja ou o emprego perfeitos. A Bíblia diz que nada é perfeito, a não ser o próprio Deus e Sua Palavra. Você deve aprender a aproveitar a vida, mesmo com as imperfeições.

Você já aprendeu a amar um momento no meio da adversidade? Nem tudo tem

que ser perfeito para se aproveitar determinado instante, porque nunca haverá perfeição, a não ser no Céu. Andando na praia, você pode aproveitar o momento, mesmo quando está muito calor ou nublado ou não está o clima que você gostaria. Deve-se aproveitar os bons momentos no meio das imperfeições da vida.

Page 43: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. (Fp 4.11)

Repare que Paulo diz que ele “aprendeu”. Por natureza, não nos contentamos

com o que não está do nosso agrado. Viver contente é algo que aprendemos. Vivemos em uma sociedade de consumismo desenfreado, onde a indústria trabalha para nos tornar descontentes com o que temos. Assim, compramos seus produtos, que irão “nos satisfazer”.

IV. AJA POR FÉ, NÃO POR MEDO

Lembre-se, em primeiro lugar, como você entrou na família de Deus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de

Deus; (Ef 2.8)

Se você não for salvo pela graça, então você não é salvo. Não existe outro jeito

para entrar no Céu. Você nunca será bom o bastante, perfeito o bastante, merecedor o bastante para entrar no Céu, a não pela graça de Deus. É pela graça, por meio da fé. Do mesmo modo como entrou na família de Deus, você continua nela.

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver

nele, (Cl 2.6)

Você não é salvo pela graça para viver por obras. Muitas pessoas pensam desse modo. Você vive a vida cristã prometendo ser perfeito? Como se tornou um cristão? Guardando os dez mandamentos e prometendo obedecer a todas as regras? Não. Foi pela graça, mediante a fé. É preciso entender que, literalmente, tudo em sua vida é um presente de Deus. Você não estaria vivo se não fosse pela graça de Deus. Deus o ensina pela graça, o perdoa pela graça, o guia pela graça, não porque você merece.

Você pode dizer: “eu mereço meu salário”. Onde acha que conseguiu a

habilidade para trabalhar? Veio de Deus. Se Ele não tivesse lhe dado habilidade, as mãos e o cérebro, nem isso você faria. Você deve cada detalhe da sua vida a Deus.

Entender essa verdade é uma coisa. Contudo, não garante que você vá vivê-la.

Se você era um perfeccionista antes de entrar na família de Deus, então a sua tendência será aplicar tal perfeccionismo para agradar a Deus, mas irá se frustrar.

Page 44: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Ninguém precisa mais viver na prisão do perfeccionismo, porque a graça divina está disponível. A única maneira de sair dessa prisão é pela fé e não pelo medo. Confie na graça de Deus.

Um dos sintomas do perfeccionismo é o cansaço constante. Você tenta controlar

todas as coisas, no entanto é extremamente cansativo tentar ser o gerente geral do universo, manter todas as coisas do seu jeito. Um dia você vai perceber que nada depende de você, aí sim vai relaxar e “deixar ir”.

Você pode viver na prisão de perfeccionismo ou pode aceitar a paz de Deus para

encontrar a liberdade.

V. MUDE O SEU PERFECCIONISMO PELA PAZ DE DEUS

O perfeccionismo destrói a paz. Você irá viver com um ou com outro. A paz de Deus é a oferta que Jesus Cristo faz e ainda é válida hoje. Você seria louco se recusasse:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei

descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu

jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mt 11.28-30)

Isso é recuperação real para a vida. Deus é perfeito e deseja que seus filhos sejam perfeitos (Mt 5.48). Mas Ele também sabe que aqui na Terra é impossível sermos perfeitos. Por isso, a graça de Deus é tão importante para nós. Por isso, Ele enviou Jesus, que é perfeito. Assim, nós somos perfeitos em Cristo, por causa dEle e não por mérito próprio. Podemos continuar tentando ou podemos aceitar a perfeição de Cristo em nossas vidas.

Conforme lemos a Bíblia, chegamos ao conhecimento dos padrões perfeitos de

Deus. Lemos muitas coisas e chegamos à conclusão que não conseguiremos ficar à altura desses padrões. Não há como ser uma pessoa perfeita do jeito que Deus diz que devemos ser. Porém, não precisamos nos preocupar com isso, Ele já cuidou de tudo. Pela graça, Ele tem sido a perfeição por nós. A vida cristã é baseada na graça e não na culpa.

Você vai falhar bastante durante sua vida: irá falhar em várias responsabilidades

que lhe forem dadas, falhar em cumprir as expectativas que as pessoas colocam sobre você. E é óbvio que vai falhar se tentar, por si mesmo, se adequar aos padrões

Page 45: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

de perfeição de Deus. A Bíblia diz: “Todos pecaram” (Rm 3.16a). Mas você não precisa se preocupar com isso se recebeu a graça de Deus. De fato, você só precisa se preocupar com uma falha:

Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura

brote e cause perturbação, contaminando muitos; (Hb 12.15)

Receba a graça de Deus agora.

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO 2Co 3

SEGUNDA Mc 10.17-31

TERÇA Fp 4.4-9

QUARTA Pv 3.1-12

QUINTA Tg 2.14-26

SEXTA Hb 13.20-21

SÁBADO Mt 11.25-30

Page 46: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA DOADORA (6 de 10)

INTRODUÇÃO

No último estudo, vimos quatro palavras que definem a graça muito bem: Deus é por nós. Ele não está simplesmente conosco, nem somente em nós, mas a Bíblia diz que Ele é por nós. Deus tem tantos motivos para ser contra nós, mas, por causa de Cristo, Ele é por nós.

Agora, vamos estudar um pouco sobre a graça que doa. A Bíblia fala que Deus não deseja que você só receba a graça divina, mas quer

que a passe adiante. Se você foi abençoado por Deus, Ele deseja que você abençoe outros. Se foi perdoado por Deus, Ele deseja que você perdoe os outros.

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os

demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. (Mt 10.8)

Vamos estudar particularmente o perdão, porque foi o que mais recebemos de Deus. Como damos perdão às outras pessoas?

Existem muitos mitos e mal-entendidos acerca do perdão. A palavra perdeu seu

sentido original em nossa sociedade, acabou virando uma graça barata e abusiva, porque é aplicada a qualquer coisa, sem se levar em conta o peso que tem. Como se tivéssemos medo de que alguém, em algum lugar, venha a sentir culpa por algo, então dizemos que todos são perdoados o tempo todo e em todo lugar.

Vamos ver o que é perdão de verdade. Primeiro, vamos fazer um pequeno teste,

com cinco questões de verdadeiro ou falso. O que você acha destas afirmações abaixo?

1. Uma pessoa não deve ser perdoada até pedir perdão.

V F 2. Perdão inclui minimizar a ofensa e a dor causada.

V F 3. Perdão inclui restauração da confiança e do relacionamento.

V F 4. Você não perdoou de verdade até que tenha esquecido a ofensa.

Page 47: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

V F Se você estudar a palavra de Deus e vir tudo o que ela diz a respeito de perdão,

perceberá que as quatro afirmações são falsas. Antes de olharmos para o que o perdão é, precisamos ver o que o perdão não é.

1. Perdão não é condicional: a Bíblia diz que o perdão verdadeiro é INcondicional. Não é algo que você mereça, nem que compre ou barganhe. É incondicional.

Se você diz a alguém: “vou perdoá-lo se...” isso não é perdão verdadeiro. Você

está barganhando. O perdão deve ser oferecido mesmo sem ser pedido. Quando Jesus estava na cruz pediu ao Pai que perdoasse aqueles que o estavam crucificando. Certamente ninguém merecia, pois pedir perdão seria a última coisa que eles fariam. Jesus estava tão-somente demonstrando como funciona o verdadeiro perdão.

2. Perdão não é minimizar a seriedade da ofensa.

Perdoar não é dizer: “não foi nada, nem machucou, não se preocupe”. A verdade

é que se existe algo a perdoar é porque machucou, causou dor e minimizar não faz parte do perdão. Perdão é dizer: “fui magoado, prejudicou minha vida, mas não vou me prender a isso e nem usá-lo contra você”.

Você precisa entender a diferença entre ser enganado e ser ferido. Feridas não

são intencionais, mas o engano é. Você é ferido o tempo todo pelas pessoas acidentalmente. Às vezes, as pessoas falam, de forma acidental, alguma coisa que o machuca. Tal tipo de erro deve ser compreendido, pois todos nós estamos sujeitos a ele. Nesse caso, o perdão é mais fácil.

O perdão mais difícil de praticar é aquele a ser dado às pessoas que fazem as

coisas de forma intencional, para machucar. Você não deve minimizar a ofensa, deve agir de acordo com o que você sentiu, mas perdoando a outra pessoa.

3. Perdão não é restaurar um relacionamento sem mudança

Perdão não é a mesma coisa que restauração de confiança. O perdão é

instantâneo, mas a confiança é construída com o tempo. Há uma grande diferença entre perdoar e confiar. Perdão simplesmente cuida do dano, deixa a pessoa sem culpa, contudo não garante que o relacionamento voltará a ser como antes. Se você deseja restaurar um relacionamento, em primeiro lugar deve vir o perdão, e isso depende principalmente de você. Mas, por parte do ofensor, ainda são necessárias

Page 48: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

três coisas: arrependimento genuíno, restituição onde e quando possível e reconstrução da confiança. Enquanto o perdão é baseado na graça, a confiança é conquistada. Eis aí a grande diferença.

4. Perdão não é esquecer o que aconteceu

Há pessoas que têm problemas nesse ponto, pois pensam: “nunca vou poder

esquecer o que fizeram comigo”. Não é verdade. Muitos pensam que perdão é sinônimo de esquecimento, o que, muitas vezes, é impraticável. Quanto mais dolorida é a situação, mais difícil esquecê-la.

Pensando com lógica, vê-se que é impossível tentar esquecer alguma coisa. Ao

tentar esquecer algo, o fato a ser esquecido virá foco de atenção. A única maneira de não pensar em uma coisa é substituí-la por outro pensamento.

Os cientistas têm percebido que o nosso cérebro é como um grande depósito,

cheio de gavetas e arquivos, que nunca descarta nada, guarda tudo. Quanto mais importante é um evento, maior é a probabilidade de nos lembrarmos dele. Podemos bloquear algumas lembranças devido a algum trauma, mas continuarão lá. Se os médicos fossem capazes de abrir o cérebro de alguém e acessar esses arquivos, através de estímulos na parte específica do cérebro, a pessoa iria relembrar fatos passados instantaneamente.

Existe algo muito melhor do que esquecer: lembrar-se e não sentir dor, lembrar-

se e ver como Deus trabalhou na situação, transformando o mal em bem; perceber como se cresceu espiritualmente, através dessa experiência, e como ficamos mais sensíveis às necessidades dos outros, como mudamos a direção em um ponto crucial de nossa vida. Isso é muito melhor que esquecer, porque ao esquecermos não podemos louvar a Deus pelo que aconteceu.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos

que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8.28)

O QUE É O PERDÃO REAL?

A Bíblia diz que o perdão real é composto de quatro coisas:

Page 49: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

I. LEMBRAR DO QUANTO JÁ SE FOI PERDOADO

Quanta graça você já recebeu de Cristo através do perdão dos seus pecados? Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente,

assim como Deus os perdoou em Cristo. (Ef 4.32)

Você não é perdoado porque mereceu, mas porque colocou sua fé em Jesus Cristo. Este é o ponto inicial para compreendermos o perdão genuíno. Se você não se sente perdoado, então não vai querer perdoar ninguém. Mas quando percebe o tanto da graça que você já recebeu da parte de Deus, então desejará ser gracioso também com os outros. Leiam Lucas 7.36-50.

II. ABANDONAR O “DIREITO DE VINGANÇA”

Esse é o “coração” do verdadeiro perdão.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito:

"Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. (Rm 12.19)

Se você pensa que tem o direito de se vingar, está muito enganado, pois a vingança pertence a Deus. Ele é o único que a faz com justiça. O perdão é graça. Você não merecia o perdão, mas lhe foi dado. A justiça que você merece o levaria à morte. Você não fica feliz em saber que Deus não lhe dá tudo o que você merece?

Quando alguém erra, nós clamamos que se faça justiça. O mesmo não acontece

quando o erro é nosso. Deus é gracioso conosco e deseja que sejamos graciosos com os outros.

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de

todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu

retribuirei", diz o Senhor. (Rm 12.17-19)

Deus é justo e vai julgar o mundo com justiça. Quem melhor para cumprir isso do que Deus? Quando você se apega ao sofrimento que lhe causado por alguém e busca justiça só provoca mais sofrimento a si mesmo.

Page 50: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

III. RESPONDER O MAL COM O BEM

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, (Lc 6.27-28)

Quando você pode dizer que perdoou alguém? Ao conseguir orar por ele, para

que Deus o abençoe. Quando você chega a esse ponto, de orar honestamente por quem o magoou, então o perdão está completo em seu coração.

A partir desse momento, seu pensamento em relação àquela pessoa é de amor

e você fica se perguntando como pôde pensar coisas ruins a respeito dela. O amor de Deus toma conta do seu ser e você passa a ver a situação com os olhos de Deus. Somente o amor de Deus pode agir assim.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

(1Co 13.5)

Algumas pessoas acham que perdoaram, mas o melhor termômetro para saber se isso realmente aconteceu, além de orar pelo outro, é nunca mais trazer o acontecido à tona e jogar na cara do ofensor. As pessoas falam que perdoaram, porém na primeira oportunidade dizem: “viu só? Você não mudou nada, está fazendo igual àquela vez”. O amor não guarda rancor. Não significa esquecer, mas significa não se aproveitar da situação para machucar as pessoas quando se é atacado. A Bíblia diz que quem age assim é rancoroso.

IV. REPETIR O PROCESSO TANTAS VEZES QUANTO FOREM NECESSÁRIAS

O perdão não acontece uma única vez. Pedro perguntou a Jesus: “quantas vezes devo perdoar alguém? Sete vezes?” Pedro estava pensando de forma grandiosa naquele momento, pois a tradição judaica dizia que se deve perdoar três vezes. Ele duplicou e ainda adicionou mais uma. Mas, Jesus respondeu a ele: “não, mas setenta vezes sete”.

Jesus não estava pensando em um número específico, Ele usou uma hipérbole

para mostrar que o perdão não deve se limitar a um determinado número. Não estamos falando de munição para gastarmos quando precisarmos, estamos falando sobre a graça. Se a mesma pessoa “pisar na bola” com você pelo mesmo motivo várias vezes, você deve perdoá-la cada vez como se fosse a primeira vez. Se você perdoou nas vezes anteriores, não há razão para trazer novamente à lembrança

Page 51: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

o fato de haver perdoado anteriormente. É um processo longo, pois você com certeza não vai querer perdoar. Somente com o amor de Jesus em sua vida isso será possível. Você deve ajudar a pessoa a sair do erro e reconhecê-lo, mas se fizer isso com raiva acabará pecando ainda mais.

É muito difícil chegar até uma pessoa e dizer que você a perdoa. São muitas as variáveis que cercam um momento de perdão, pois a situação da pessoa ou mesmo a sua pode ter mudado. Talvez ela nem se lembre do que ocorreu, talvez nem saiba o que aconteceu, a pessoa pode até já estar morta.

O perdão genuíno nunca é algo fácil de praticar. É possível que alguém presente

aqui hoje esteja com uma dor, alguma mágoa provocada por outra pessoa. Talvez isso já dure meses ou anos. Mas, quando se pensa na pessoa que causou a dor, parece que aconteceu ontem, o sofrimento é enorme e o ressentimento maior ainda.

O que fazer? Como continuar a viver a vida? Só existe uma alternativa: perdoar. Por quê? Você pode pensar: “por que devo

perdoar essa pessoa? Ninguém sabe o quanto ela me magoou, o quanto ainda dói”. Realmente ninguém sabe, só você e Deus. E porque Deus sabe, você deve perdoar. Três razões para isso:

1. Deus tem sido gracioso com você: Ele é gracioso a todo o momento com você. Se você não consegue perdoar, então deve parar e pensar no quanto Deus já o perdoou. Você nunca vai ter que perdoar alguém mais do que Ele o perdoou.

A Bíblia fala que a base do nosso perdão está no perdão de Cristo por nós.

2. Porque a alternativa é a amargura: sabemos que amargura não funciona. Os cientistas afirmam que o sentimento mais prejudicial à saúde é a amargura: corrói o interior, não só o espiritual, como também o físico. O ressentimento não muda o passado, não importa o quão amargurado se fique. O ressentimento não vai resolver os problemas, nem fazer alguém se sentir melhor. O ressentimento rouba a nossa alegria, permite que alguém do passado continue a nos machucar. Portanto, é burrice.

Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura

brote e cause perturbação, contaminando muitos; (Hb 12.15)

Page 52: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar? 5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

3. Deus deseja que você o faça:

Não há como tornar isso mais claro do que lendo as palavras de Jesus. O perdão é uma via de mão dupla. Você não pode receber aquilo que não está disposto a dar. Com certeza, você será machucado nesta vida, é inevitável. A pergunta, portanto, é: o que você vai fazer com isso? Se permitir que a mágoa o consuma, acabará virando uma pessoa rancorosa, amarga e odiosa. Ninguém gosta de uma pessoa amargurada.

É por isso que você precisa do amor de Jesus. Sozinho você não tem amor suficiente para perdoar alguém, pois a maior parte de seu amor você dá a si mesmo. Mas, através de Cristo, você consegue dar amor a outra pessoa.

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Rm 12.9-21

SEGUNDA Ef 1.1-14

TERÇA 1Co 13

QUARTA Mt 18.15-22

QUINTA Mt 18.23-35

SEXTA 2Co 2.5-11

SÁBADO Rm 5.12-21

Page 53: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA RESTAURADORA (7 de 10)

INTRODUÇÃO

Seu relacionamento com Jesus Cristo é quase igual a qualquer outro relacionamento. Uma das coisas é que deve ser mantido. Nenhum relacionamento continua igual; com Deus, ou você fica cada vez mais perto ou cada vez mais longe. Não é só se tornar cristão e depois não fazer mais nada.

Todos nós conhecemos cristãos que não estão mais andando com Deus. Caíram

em algum ponto de suas vidas e o coração não está mais voltado para Deus. Todos nós também conhecemos as lutas em nossos próprios corações, enfrentamos tentações, temos dias de altos e baixos, nos quais avaliamos nossas decisões, tais como: “hoje não quero agir como cristão”.

A boa notícia é que Deus nos oferece sua Graça Restauradora. Quando

estragamos tudo, quando damos as costas para Ele, quando tropeçamos, Deus nos diz: “você pode voltar para mim”. Podemos orar como em Lamentações 5.21:

Restaura-nos para ti, SENHOR, para que voltemos; renova os nossos dias como os

de antigamente, (Lm 5.21)

É sobre isso que vamos falar neste estudo: como recuperar a alegria na vida cristã.

Você pode ser um cristão há alguns meses, anos e até décadas, mas talvez isso

tenha ficado para trás, tenha sido colocado de lado em sua vida. Talvez você não esteja tão perto de Deus quanto costumava estar. Como recuperar a alegria?

Primeiro, vamos identificar quatro causas comuns de as pessoas abandonarem a

Deus. Em Marcos 14, encontramos a história de Pedro, um dos discípulos de Jesus, que traiu o Mestre na noite em que Ele foi preso. Nessa história, encontramos essas quatro razões.

Você conhece a história. Jesus estava no cenáculo com seus discípulos,

celebrando a Santa Ceia. Então, Cristo surpreende todos os discípulos ao anunciar que um deles iria traí-lo. Todos começaram a dizer: “Senhor, sou eu? Eu vou traí-lo?” Pedro, que não conseguia ficar quieto, diz para Jesus, de modo arrogante: “todos

Page 54: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

podem abandoná-lO, mas eu nunca O deixarei”. A primeira causa de as pessoas abandonarem a Deus é o excesso de confiança.

1. Excesso de confiança

Começamos a pensar que conseguiremos lidar com tudo por nossas próprias

forças, começamos a pensar que somos tão fortes que não iremos falhar. Dizemos frases como: “isso nunca vai acontecer comigo”. Toda vez que assim pensamos, estamos dando um passo em direção ao pecado do excesso de confiança. Todos nós somos capazes de cometer qualquer tipo de pecado. A Bíblia diz que o coração é enganoso, isto é, mentimos para nós mesmos tanto quanto mentimos para os outros. Ninguém consegue entender completamente todas as suas próprias ações, quanto mais entender as dos outros. Nunca devemos dizer: “jamais vou cometer tal pecado”, pois o excesso de confiança é o primeiro passo para a queda.

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1Co 10.12)

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. (Pv 16.18)

2. Preguiça

Também vemos preguiça na história da negação de Pedro. Podemos nos tornar apáticos e moles. Todos os bons hábitos que praticávamos diariamente, como orar, ler a Bíblia, participar de um grupo pequeno, passam para segundo plano e dizemos: “não tenho tempo para isso agora”.

Pedro ficou cansado e preferiu fazer outra coisa. Jesus o chamou juntamente

com Tiago e João para acompanhá-lO ao jardim e orarem. Jesus disse: “fiquem aqui e orem comigo”. Era a noite que Jesus seria traído e Ele sabia disso. “Fiquem comigo, vigiem e orem”, Jesus disse. Contudo, quando Se distanciou deles para orar por um tempo, ao voltar, os encontrou dormindo. Novamente Cristo se afastou para continuar orando e ao retornar viu que eles ainda dormiam. Jesus falou para eles: “Vocês não conseguem ficar acordados nem por uma hora?” O problema de Pedro era que caía no sono a toda hora.

Quando você está cansado, torna-se mais vulnerável ao pecado. Nos momentos

de cansaço, fica mais difícil fazer a coisa certa. Se você deseja fazer a coisa certa, deverá gastar mais energia, terá que se esforçar. Ao tentar fazer o que é certo, você fica cansado emocional, física e espiritualmente. Por conseqüência, todas as áreas da sua vida são afetadas. Você precisa aprender a se recarregar para acabar com o cansaço. Cansaço é um sinal de alerta de que alguma coisa está errada.

Page 55: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

As pessoas que cometem pecados considerados graves, na grande maioria, tornaram-se suscetíveis durante um período de estresse, quando estavam muito cansados e, assim, ignoraram os sinais de aviso. Não sabiam tirar folga, não sabiam quando duplicar o tempo de oração e nem quando estudar a Bíblia. Ficaram expostas devido ao cansaço, tornando-se vulneráveis.

Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou

'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se

preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

(Mt 6.31-34)

3. Medo de ser desaprovado

Ficamos preocupados com o que os outros vão pensar. Temos medo de ser rejeitados, ridicularizados ou perseguidos. Foi o que aconteceu com Pedro. Depois que Jesus foi preso, conforme lemos em Marcos 14.54, Pedro o seguiu à distância. Imaginem a cena: Jesus preso e Pedro decide segui-lO à distância, longe o bastante para não ser reconhecido.

Você já tentou seguir Jesus à distância? Para saber se você é um seguidor de

longe ou de perto, responda a si próprio a pergunta: “se de um dia para o outro o Brasil se tornasse um país onde o cristianismo fosse proibido e todos os cristãos terminassem presos, será que haveria evidência suficiente em minha vida para me condenar?” Será que meus vizinhos saberiam que sou cristão ou só saberiam que não fico em casa aos domingos pela manhã, porém sem saberem aonde vou?

Um dos sinais de que você está se afastando de Cristo é se envergonhar dEle.

Talvez você tenha vergonha de colocar sua Bíblia sobre a mesa no trabalho, na escola ou vergonha de orar antes da refeição no restaurante, tenha vergonha de ser visto em um grupo com outros cristãos, faz de tudo para manter segredo. O que as pessoas vão pensar? Pensarão que você é cristão.

Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no SENHOR está seguro.

(Pv 29.25) Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai

com os santos anjos. (Mc 8.38)

Page 56: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Não existem agentes secretos no Exército de Deus. Está na hora de mostrar ao mundo a quem você serve. Muitos cristãos falam sobre vários assuntos, menos sobre Jesus.

Apocalipse 21.8 coloca covardia na mesma categoria de assassinato e adultério.

Essa é a seriedade da vergonha do Evangelho. Enquanto você estiver preocupado com a desaprovação das pessoas vai ficar à beira de separar-se de Deus. 4. Conveniência

Desejamos ter fé, mas uma fé confortável. Desejamos que a fé se amolde à

nossa agenda. Desejamos seguir a Cristo, se não incomodar nosso estilo de vida. Vejamos o que aconteceu com Pedro: o texto diz que ele seguiu Jesus à

distância. Então, sentou-se com os guardas perto do fogo para se aquecer querendo ficar confortável e esperando passar despercebido.

Se você tentar ficar confortável, acabará “se queimando”. Você não pertence mais a este mundo, nem deve ter o estilo anterior de vida.

Quando uma pessoa que era ativa na Igreja começa a se afastar de Deus, a

primeira coisa que faz é parar de doar, não importa se o dízimo ou seu tempo para o trabalho. Sua doação é o indício de como está seu coração. Jesus disse que onde está seu tesouro ali está também seu coração. É um termômetro espiritual.

A segunda coisa é parar de orar e a terceira é a queda de frequência aos cultos. O que acontece com as pessoas que são cristãs genuínas, que comprometeram

suas vidas com Cristo, mas por alguma razão se afastaram? Pararam de andar com o Senhor.

Como Deus responde a essas pessoas? Quando um cristão peca, perde sua

salvação? Vai para o inferno? Deus responde da mesma maneira que sempre respondeu a Seus filhos: com

Graça.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, (Rm 8.1)

A palavra “nenhuma” é a partícula negativa mais forte do Grego e quer dizer com toda ênfase possível: “não, nunca, de jeito nenhum, nem em um milhão de anos”.

Page 57: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Não existe condenação para os que estão em Cristo. Não é uma promessa para todo o mundo. Porém, não significa que se pode fazer o que quiser, porque não haverá condenação. O texto diz que é para os que estão em Cristo. Se você é um cristão genuíno, não há condenação para você.

O que isso significa? Significa que você não perde sua salvação quando peca.

Se perdesse a salvação toda vez que pecasse, então a perderia uma vez por minuto, no mínimo. Digamos que você viveu sua vida inteira com Cristo e cinco minutos antes de morrer estraga tudo. Você vai para o inferno? Se fosse assim, todos viveriam a vida inteira com medo. Se você já sentiu esse medo, precisa ler a primeira Carta de João várias vezes e conferir o que lá está escrito: “para que saibais que tendes a vida eterna”. Se você fosse salvo pelas suas obras, perderia a salvação se parasse de praticá-las. Mas, não é pelas suas obras que você é salvo.

Não existe condenação para os que estão em Cristo Jesus. Perceba que o versículo não diz que não há consequências, diz que não há

condenação. Existem muitas consequências. Quando você peca contra Deus, sofre as consequências disso aqui na Terra. Com isso, você machuca a si mesmo e aqueles que estão ao seu redor.

Quando um cristão peca o que acontece? Seu relacionamento com Cristo volta

atrás, perde galardões no Céu. As pessoas mais miseráveis na Terra são os cristãos que sabem o que devem fazer, mas não fazem, agindo como não cristãos. Todavia, mesmo assim, não perdem a salvação. Por que Deus simplesmente não chuta todo mundo para fora e manda para o inferno? Existem cinco razões para isso. POR QUE DEUS NÃO REJEITA OS CRISTÃOS QUANDO PECAM? I. PORQUE O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL

Deus não diz: “Eu o amo se... você for perfeito, bom ou qualquer outra coisa”. Ele não diz: “Eu o amo porque...”. Ele simplesmente diz: “Eu o amo, ponto final”. Deixe isso bem claro em sua mente: Deus nunca vai deixar de amá-lo.

Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas

misericórdias são inesgotáveis. (Lm 3.22)

Page 58: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

II. PORQUE SUA SALVAÇÃO NÃO É BASEADA NA SUA PERFORMANCE

Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. (Rm 9.16)

No primeiro estudo desta série, falamos detalhadamente sobre a salvação. Mas

nunca é demais repetir o que é importante: o único jeito de ir para o Céu é pela graça de Deus. Você não pode merecer sua entrada no Céu. Se não for salvo pela graça, você não será salvo.

não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia,

ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, (Tt 3.5)

Graças ao Seu amor incondicional, Deus não rejeita o cristão que peca. Também a salvação não está baseada na performance de cada um.

III. PORQUE JESUS JÁ TOMOU A PUNIÇÃO DE CADA UM DOS CRISTÃOS.

De acordo com a Bíblia, ninguém é punido pelo mesmo crime mais de uma vez.

Dois mil anos atrás, Jesus morreu na cruz e levou sobre Si o castigo por nossos pecados. Ele levou todo o castigo, pagou o preço por você.

Por quais pecados Ele morreu? Por todos. Por aqueles que você já cometeu e

por aqueles que você ainda vai cometer. O castigo já foi pago por Jesus. Por isso, Ele gritou na cruz ao morrer: “Está consumado”. Completamente pago.

Você consegue imaginar Deus falando para você na próxima vez que você

pecar: “o sacrifício de Jesus não foi bom o suficiente. Vou castigar você também”. Não faz sentido, faz? Isso é totalmente ilógico. Se o sacrifício de Jesus não foi bom, por que Ele morreu?

Podemos confiar que a morte de Cristo foi completamente suficiente e não temos

que pagar nada. Não há como explicar de forma mais clara. Se você é um cristão e recebeu a

graça de Deus, não vai receber punição de Deus quando pecar. Jesus já pagou tudo na cruz.

Algumas pessoas podem pensar que se o castigo já foi pago, então vão viver do

jeito que quiserem, pecar à vontade. Se você sente desse jeito, você não é um

Page 59: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

verdadeiro cristão. Nenhum cristão verdadeiro iria perverter ou abusar da graça de Deus. A graça faz o cristão querer fazer o certo. A graça não é uma licença para pecar.

Quando alguém realmente entende a graça, diz: “Deus, sou tão grato. Quero

servi-lO pelo resto da minha vida. Quero amá-lO e fazer o que Senhor tem preparado para eu fazer neste mundo”.

Além disso, pelo fato de você não ser condenado e nem punido, você será

disciplinado. O que é isso? Disciplina é muito diferente de punição. Punição é a retribuição pelo passado. Disciplina é a correção para o futuro. Punição é feita com raiva. Disciplina é feita com amor. Punição é dizer: “isso é o que você merece pelo que fez”. Disciplina é dizer: “quero treiná-lo para que você, no futuro, ande no caminho certo”.

A Bíblia fala que se você peca continuamente e não é disciplinado, quer dizer

que não faz parte da família de Deus. Ninguém sai da sua casa para disciplinar os filhos do vizinho. Entretanto, os pais disciplinam seus próprios filhos, e é isso que Deus faz: Ele o disciplina para corrigir, como um pai ao filho.

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também

pelos pecados de todo o mundo. (1Jo 2.2)

Jesus resolveu tudo, por isso você não tem que se preocupar em ser punido.

IV. PORQUE JESUS COMPREENDE AS FRAQUEZAS HUMANAS

Ele conhece a sua fragilidade, suas faltas. Deus sabe o que faz você perder o controle. Uma das verdades mais belas que você precisa aprender na vida cristã é: Deus é paciente com você.

pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas

fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. (Hb 4.15)

Quando Jesus esteve aqui na Terra, Ele foi tentado nas mesmas coisas que nós

somos tentados. Ele entende o que é ser homem, porque Ele viveu aqui como humano. Ele entende o que nós passamos, porque também passou pelas mesmas coisas. Ele compreende nossas fraquezas.

Page 60: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

V. PORQUE DEUS NÃO GUARDA RANCOR

Ler Salmo 103

Temer a Deus significa respeitá-lO, confiar nEle, comprometer-se com Ele, estar em Sua família. É o benefício de ser um cristão. Deus não guarda rancor contra nós.

Se você é um verdadeiro cristão, Deus não vai ficar irado com você. Por quê?

Todo o nosso castigo foi levado de nós e colocado na cruz. Você pode estar pensando: “ninguém sabe o quão longe eu caí, nem o que eu

fiz”. Ninguém sabe. Só Deus tem como saber, mas mesmo assim Ele o perdoa e diz:

"Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia". "Sim!", o povo responde. "Nós viremos a ti, pois tu és o SENHOR, o nosso Deus. (Jr 3.22)

Você pode estar pensando: “fui para tão longe de Deus que não tem mais volta.

Será preciso muito esforço e energia”. Você está errado. Não importa o quão longe tenha ido, o retorno está apenas a um passo atrás.

Muitas pessoas não entendem a diferença entre comunhão e relação.

Comunhão é seu status atual, relação é sua posição permanente. Será que alguém pode estar sem comunhão com a esposa e mesmo assim ter uma relação com ela? Sim. Um filho pode estar sem comunhão com seus pais e ainda assim ser seu filho? Claro. Quando pecamos, não perdemos a relação de pai e filho com Deus, perdemos a comunhão. Aqueles que são pais sabem que os filhos tomam decisões estúpidas que magoam, mas mesmo assim essas ou outras decisões não mudam a relação de parentesco que existe e nada pode mudar. A comunhão pode ser quebrada entre um filho e um pai que não se falam mais, porém a relação jamais é abalada. Eles nasceram na mesma família e pertencem a ela para sempre.

Quando você se torna um cristão, nasce de novo na família de Deus e não pode

voltar atrás. Por isso, embora a comunhão seja quebrada, ainda existe a relação. Por causa dessa relação, o retorno à comunhão está a apenas um passo atrás.

O que fazer quando pecar? Arrependa-se! Volte para Cristo. É simples assim.

Pecou, arrependa-se e volte.

Page 61: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Assim respondeu o SENHOR: "Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-

voz. Deixe este povo voltar-se para você, mas não se volte para eles. (Jr 15.19)

Não importa o que você tenha feito, Deus diz em Isaías 1.18:

“Venham, vamos refletir juntos", diz o SENHOR. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam

rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta.

(Is. 54.7)

Existe um final feliz na história da negação de Pedro. Se houvesse um pecado imperdoável seria negar Jesus três vezes na noite em que Ele foi traído. Mas Jesus sabia que Pedro iria negá-lO e também sabia que ele voltaria. De fato, mesmo antes de essas coisas acontecerem, Cristo disse a Pedro no cenáculo: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Ele sabia que Pedro retornaria.

A Bíblia diz que Jesus intercede por nós. Se você pudesse perder sua salvação

significaria que a intercessão de Jesus não funciona. Mas Ele intercede por nós o tempo todo diante do Pai.

Jesus sabia que no seu ministério Pedro seria muito mais efetivo do que antes

da negação. E com certeza foi. Foi um dos principais missionários da história da Igreja, um dos líderes do primeiro século e mudou a história de muitas pessoas.

Quando as mulheres foram até o túmulo de Jesus no domingo depois da Páscoa

encontraram um anjo que anunciou que Jesus havia ressuscitado e disse a elas: “vão contar a seus discípulos e a Pedro”. Jesus sabia que Pedro estava devastado pela negação, estava humilhado, envergonhado, deprimido. Pensava que nunca mais poderia encarar Jesus novamente. Mas Cristo, de forma especial, mostrou a ele que Se importava e continuava a amá-lo. Esta é a graça de Cristo. Ele nunca deixa de nos amar, Ele deseja que voltemos para Casa quando errarmos e que não nos escondamos dEle.

Page 62: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Mais tarde, conforme descrito em João 21, Jesus aparece a seus discípulos à beira-mar, enquanto estavam pescando, e eles o reconhecem. Pedro não espera pelo barco, pula no mar e vai nadando até a praia. Jesus conversa com Pedro e pergunta: “Pedro, tu me amas?” E Pedro diz: “Senhor, tu sabes que te amo”. E por mais duas vezes Jesus pergunta a Pedro: “Pedro, tu me amas?” E nas duas vezes a resposta de Pedro foi: “Senhor, tu sabes que te amo”.

O que estava acontecendo? Jesus estava dando a Pedro três chances de

afirmar o que Ele havia negado três vezes. Esta é a graça de Deus em ação. Você pode pensar que Deus se esqueceu de você, mas Ele não esqueceu. O Bom Pastor deixa 99 ovelhas e vai atrás de uma. Ele sabe como você caiu, se foi uma queda grande ou pequena. Se você não está tão perto de Deus como costumava estar, tem que orar como Davi orou:

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a

obedecer. (Sl 51.12)

Veja bem que Davi não ora para que Deus lhe devolva a salvação, porque ele

não a havia perdido. Ele havia perdido a alegria da salvação. Alguns de vocês podem ter perdido a alegria da comunhão com Cristo, mas

Deus está ao lado de vocês, para recebê-los em Casa novamente. Voltem para Ele agora.

Page 63: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Lm 3.21-31

SEGUNDA Lm 3.32-50

TERÇA Lm 3.51-66

QUARTA Hb 4.14-16

QUINTA Tt 3.3-8

SEXTA 2Co 5.18-21

SÁBADO Cl 1.15-23

Page 64: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

GRAÇA TRANSFORMADORA (8 de 10)

INTRODUÇÃO

Uma noite, o talentoso violinista Nicolo Paganini estava tocando diante de uma plateia enorme, com uma orquestra completa o acompanhando. Tocava várias peças de difícil execução, até que chegou a sua favorita. Logo no começo da música, uma das cordas de seu violino estourou, fazendo um barulho horrível. Confiante em sua capacidade, ele continuou tocando com apenas três cordas em seu violino. Logo após, outra corda estourou, mas ele prosseguiu tocando com apenas duas cordas. Quando parecia que a situação não pioraria, a terceira corda estourou. Nicolo Paganini, confiante, continuou tocando seu instrumento com uma corda apenas. No final do magnífico concerto, a plateia ficou de pé e aplaudiu o músico durante tanto tempo que as pessoas nem sentiam mais suas mãos. Foi um concerto incrível. Sem pensar em pedir bis, todos se sentaram. Paganini foi até a frente do palco, segurou seu instrumento acima da cabeça e falou: “Paganini e uma corda”. Então, continuou a tocar novamente, com a orquestra o acompanhando. Foi incrível. Ele tocou mais música naquele dia com uma corda em seu violino do que a maioria das pessoas faria com quatro.

Algumas vezes, focamos “as cordas que estouram” na nossa vida. Quais são as

“cordas que estouram”? São acontecimentos inevitáveis: por exemplo, o carro que não liga quando estamos atrasados, alguma coisa que acontece no trabalho e nos impede de voltar para casa no horário de costume, levar os filhos à escola quando estamos doentes, o filho que chega tarde e não avisa. Talvez sejam coisas piores: um divórcio indesejado, alguém que perdemos. Isso tudo são fatos que não se pode prever. Não temos escolha, não os controlamos, mas ainda assim devemos lembrar da corda que ainda resta.

Então, como podemos “tocar uma sinfonia”?

I. MUDANDO A MANEIRA DE PENSAR

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (Fp 2.5)

Como podemos ter uma atitude igual à de Cristo? Sendo transformados pela

graça, mudando a maneira de pensar. Esse é o primeiro passo para sermos transformados pela graça.

Page 65: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e

perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)

Para realmente entendermos o significado da palavra “transformar”, precisamos lembrar-nos das aulas de Biologia, quando estudamos a lagarta e a borboleta. O processo de transformação da lagarta em borboleta chama-se metamorfose. É o que as palavras transformação e mudança significam neste contexto. Seria como entrar no casulo da graça de Deus e ser transformado.

Vejamos a história do pai e seu filho que vêm pela primeira vez de um país pobre da África para uma cidade grande, com prédios de mais de dois andares. Eles entram em um desses prédios de 30 andares, veem uma porta que abre para as pessoas entrarem e depois fecha. Quando a porta abre de novo, não há ninguém lá dentro. Então, o filho pergunta: “pai, que é isso?” “Não sei filho, nunca vi nada igual”. De repente, uma senhora com mais de 60 anos entra pela porta e somente nessa hora eles percebem que existem alguns números acima da porta. Quando a porta se fecha, os números avançam e depois retrocedem. Para surpresa dos dois, quando a porta se abre novamente sai uma linda jovem de 25 anos. Abismados com aquilo, o pai vira para o filho e diz: “vai agora correndo chamar a sua mãe”.

Com certeza tratava-se de homem muito ingênuo, mas seu raciocínio não estava

completamente errado. Ele estava pensando de acordo com que conhecia, a realidade de quem nunca vira um elevador. Pensou que se pudesse colocar algo não atrativo naquele “quartinho” alguns segundos depois receberia algo muito atrativo.

É exatamente isso que a palavra “transformação” significa, em Rm 12.2:

transformados pela graça de Deus. Quando somos transformados, a mudança tem a ver com a nossa futura

conduta. Aquilo que introjetamos em nossas mentes irá determinar a maior parte de nossas atitudes. Por isso, uma atitude pode ser vista mesmo sem ser ouvida. Podemos ver isso o tempo todo na rua quando ao dirigir, no banco, em vários lugares. Podemos observar a atitude das pessoas.

Alguém pode dizer que gosta de suas más atitudes, mas deve saber que uma

má atitude traz alguns resultados para sua vida. As consequências para suas más atitudes podem vir de diversas formas: por exemplo, em um restaurante onde tratou mal o garçom, pode ter certeza que na comida haverá mais coisas do que pediu; no trabalho, poderá fazer inimizades com pessoas que mais tarde serão seus superiores.

Page 66: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Algumas pessoas podem ter, em um momento, uma má atitude, que não é o normal nelas. Existem três razões para isso acontecer:

a. Os pensamentos que elas têm:

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Pv 4.23)

É como colocar gasolina diluída em um motor de Ferrari. Pode até funcionar, mas o carro não vai render o que renderia com o combustível certo, podendo até causar danos no motor. Para um veículo funcionar direito é preciso o combustível certo.

Nosso corpo funciona de igual modo. Deus criou-nos para termos uma alta

performance. Algumas vezes, colocamos pensamentos na nossa mente que são como gasolina diluída. Quando estamos estressados, atrasados, o trânsito não anda, e de repente alguém bate no nosso carro, como nos comportamos? Colocamos para fora os sentimentos que temos em mente. Frequentemente, acabamos falando impulsivamente aquilo que pensamos.

b. As companhias que têm:

Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". (1Co

15.33)

Existe um princípio no mundo dos negócios segundo o qual as pessoas ao seu redor é que irão determinar o seu sucesso ou fracasso. As pessoas que você mantém ao seu redor vão edificá-lo ou derrubá-lo. De acordo com esse versículo, seus amigos influenciam seu caráter para sempre.

Você já viu patos voando naquela formação em V? Eles não voam assim para

produzir um efeito legal. Eles voam assim porque um pato quando bate as asas proporciona 71% a mais de elevação para o pato que vem imediatamente atrás dele. Portanto, o grupo, com todos juntos, na formação correta, voa 71% mais. c. Seus problemas: Acróstico

P – Profeta: os problemas têm a habilidade de predizer se teremos sucesso ou fracasso na vida, considerando-se o nosso modo de responder a eles.

Page 67: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

R – Relembrar: os problemas ajudam-nos a lembrar que a vida é dura. Precisamos da graça de Deus para conseguir ultrapassá-los. O – Oportunidade: os problemas são oportunidades para termos uma atitude positiva, se os basearmos na graça de Deus.

Quando “o carro não quiser ligar de manhã”, não fale mal de todo mundo. Pense que é uma oportunidade para você depender mais de Deus. B – Bênção: a Bíblia diz que nós crescemos mais através dos problemas do que em qualquer outra ocasião.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, (Tg 1.2)

Quando o carro não liga ou alguma situação inevitável o atinge, não tenha uma

má atitude. A adversidade pode promover maturidade espiritual.

Certa vez, alguém disse que pessoas e band-aids são parecidos: ambos devem ser esticados para produzirem o efeito desejado. L – Lição: todo problema ensina alguma coisa. Um exemplo bíblico disso, apesar de não ser positivo, é Sansão. Ele fez muitas escolhas estúpidas, que lhe trouxeram muitos problemas. Mas, ao invés de aprender com esses problemas, ele continuou a tomar decisões erradas. Quando Sansão aprendeu a tomar decisões certas, a única coisa que lhe restou a fazer de útil foi se matar junto com os filisteus. E – Em todo lugar: os problemas estão em todo lugar. Você tem problemas, os outros têm problemas, todo mundo tem problemas. É inevitável. M – Mensagens: problemas são oportunidades para receber mensagens de Deus para o nosso crescimento. Lembremo-nos que a adversidade promove maturidade espiritual. Deus está mais interessado em nosso caráter do que em nosso conforto. A – Acompanhado: da luz da graça transformadora de Deus. Jesus não se importa aonde os problemas nos levaram, mas Ele se importa para onde estamos indo. Ele deseja estar envolvido em nossas vidas.

II. ESCOLHENDO COLOCAR O FOCO EM OUTROS

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos

outros. (Fp 2.4)

Page 68: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Nossa sociedade ensina algo totalmente diferente. Insiste em que devemos nos focar em nós mesmos, nossos problemas, nossas oportunidades, com tudo girando ao nosso redor. Nossas tarefas, nossos estudos, nosso trabalho estão voltados para nossos desejos e objetivos. No entanto, Deus manda que nosso foco sejam as pessoas ao redor, que esqueçamos um pouco de nós mesmos e tenhamos a sensibilidade de servir e nos dedicarmos aos nossos irmãos.

Havia uma professora que no início de cada ano escolar dizia a seus alunos:

“crianças, eu amo todos vocês de maneira igual. Não tenho favoritos”. É claro que ela não estava sendo completamente sincera. Os professores sempre têm alunos de que gostam mais. De fato, alguns professores simplesmente não gostam de certos alunos.

Essa professora tinha um aluno chamado Pedro de quem não gostava. O

menino tinha o cabelo desarrumado, suas roupas cheiravam mal e ele certamente não era atraente. Quando ela pegava os trabalhos dele, sentia até prazer em colocar X na resposta errada. A professora tinha o histórico de Pedro e sabia mais a respeito dele do que gostaria. Estava escrito no histórico: “primeira série: Pedro é promissor em seus trabalhos e atitudes, mas tem uma situação familiar muito ruim. Segunda série: Pedro poderia ser melhor. Sua mãe está seriamente doente. Ele não recebe ajuda em casa. Terceira série: Pedro é um bom garoto, mas é muito sério. Ele aprende devagar. Sua mãe morreu este ano. Quarta série: Pedro é muito devagar, mas bem comportado. Seu pai não mostra nenhum interesse”.

Perto do Natal, todos os alunos levaram presentes para a professora e os

empilharam em cima da mesa. O presente de Pedro era o que estava enrolado em um saco pardo de pão, preso com durex. No papel, estava escrito com palavras simples: “Para a professora, do Pedro”. Quando ela abriu o presente, caiu um pomposo bracelete com metade das pedras faltando e um vidro de perfume barato. As outras crianças começaram a rir do presente de Pedro. Rapidamente a professora colocou o bracelete, passou um pouco do perfume no pulso e fez as crianças sentirem o perfume. Perguntava a elas: “não é cheiroso? Muito gostoso não é?” E as crianças concordavam.

No fim do dia, quando todos voltaram para casa, Pedro veio até ela e disse bem

baixinho: “agora a senhora está cheirando igual à minha mãe, e o bracelete dela ficou muito bem na senhora também. Que bom que a senhora gostou do meu presente”. Quando Pedro foi embora, a professora caiu de joelhos e pediu a Deus que a perdoasse. Ao recomeçarem as aulas, as crianças foram recebidas pela professora que estava totalmente diferente. Ela havia se transformado. Não era somente mais uma professora, era uma agente de Deus. Ajudava as crianças, especialmente Pedro.

Page 69: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

No final do ano letivo, todos aos alunos demonstraram melhor desempenho nos estudos, inclusive Pedro, que conseguiu se recuperar e ficar mais adiantado que alguns.

Durante muito tempo a professora não ouviu nada a respeito de Pedro. Certo

dia, ela recebeu uma carta que dizia: “Querida professora, gostaria que a senhora fosse a primeira a saber que estou me formando no Ensino Médio como o segundo melhor aluno da sala. Com amor, Pedro”. Mais alguns anos se passaram e recebeu uma outra carta: “Querida professora, acabei de saber que estou me formando como o melhor aluno da sala, apesar de a Universidade não ter sido fácil. Queria que a senhora fosse a primeira a saber, com amor, Pedro”. Anos mais tarde: “Querida professora, a partir de hoje, sou o Doutor Pedro. Que tal? Queria que a senhora fosse a primeira a ter conhecimento disso. Vou me casar no mês que vem, no dia 27, e gostaria que a senhora se sentasse no lugar que seria da minha mãe. Meu pai morreu ano passado e agora a senhora é a única família que tenho. Com amor, Pedro”. Aquela professora foi ao casamento e sentou-se no lugar da mãe de Pedro. Ela mereceu sentar-se ali pelo seu esforço e por deixar a graça transformadora de Deus fazer uma metamorfose em sua vida. Podemos dizer que foi a “professora e uma corda”.

Muitas vezes, destacamos por muito tempo “as cordas que estouraram” em

nossas vidas quando ainda temos uma corda sobrando. Precisamos aprender a “tocar com todo coração”.

A Bíblia diz que precisamos investir nos outros. Vivemos daquilo que

conseguimos, mas fazemos a vida a partir daquilo que damos. Precisamos escolher os outros como nosso foco.

III. SUPERANDO LIMITES

Qual é o limite? Se um corredor está na vigésima volta e não consegue mais

correr porque suas pernas parecem que vão explodir, então ele chegou ao seu limite físico.

Talvez você esteja no seu trabalho, completamente atolado de coisas para fazer

e o seu patrão lhe dá mais tarefas. Você está no limite da sua ocupação. Talvez você e seu cônjuge estejam brigando há meses e, de repente, alguém diz

alguma coisa que o faz sair da sala como um relâmpago. Você está no limite do seu casamento.

Page 70: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Talvez você tenha se relacionado muito bem com Deus nesta semana. Sente que Ele está no controle da sua vida. Entretanto, alguma coisa inevitável acontece. As “cordas arrebentam” e você sente como se Deus o tivesse abandonado. Você está no seu limite espiritual.

É muito mais fácil desistir de alguma coisa do que continuar, é mais fácil sair da

sala do que resolver o conflito, mais fácil não ir à igreja e ir à praia. É mais fácil jogar do que treinar, assistir TV depois de um longo dia de trabalho do que passar um tempo com a esposa e os filhos. É mais fácil fazer o que queremos em vez de realizar o que Deus quer.

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço:

esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, (Fp 3.13)

Adversidade ajuda a promover resistência. Quando as dificuldades surgem em

sua vida e você resiste firme, pode avançar um passo além na sua caminhada espiritual. É como pular de um avião e puxar a corda do paraquedas no momento certo. Mas, na verdade, quem sabe o momento certo é o Senhor, pois é Ele quem o coloca no avião, não deixa você pular sem o paraquedas e também não vai esquecer de abri-lo na hora certa. Porém, você tem que confiar, pois Ele está testando a sua confiança.

Se alguém fosse escolher uma maneira para fazer o outro crescer

espiritualmente, muito provavelmente não escolheria a maneira correta, mas Deus tem o jeito certo de lidar conosco.

IV. TRAÇANDO UM CURSO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Sl 119.11)

A primeira coisa a fazer nesta semana é memorizar a Palavra de Deus para que você possa ver sua vida e seus problemas à luz daquilo que Deus diz. Por exemplo, na segunda-feira, quando você sair da cama, assim que colocar seu pé no chão, antes de começar seus afazeres da semana, pegue um papel com um versículo anotado e leve-o consigo para onde for. Memorize um versículo por dia. Coloque os ensinamentos contidos na Bíblia em seu coração. Lembre-se de que aquilo que entra na sua mente vai sair, em forma de ação, quando você for atingido por alguma adversidade.

Page 71: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar? 5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

A segunda coisa é personalizar. Ao decorar um versículo, se possível, torne-o pessoal (se ainda não sabe como, deve participar das aulas de Método de Estudo Profundo das Escrituras, na EBD). Por exemplo, ao ler o versículo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”, você poderia dizer: “por que deveria ficar com medo se a Bíblia diz que Deus não me deu um espírito de temor, mas sim um espírito de fortaleza, de amor e de moderação”? Em terceiro lugar, fazer uma análise. Analisar as situações da vida à luz da Palavra de Deus. A Bíblia ensina que a Palavra de Deus é “lâmpada para os nossos pés e luz para o caminho”. Colocando a Palavra de Deus em seu coração, quando os problemas aparecem, você terá um foco claro.

Mesmo quando se tem apenas uma corda, é importante ficar entusiasmado como o violinista citado no começo do estudo e tocar dando o máximo.

Hoje, você pode estar com uma corda só. Tudo bem, toque e faça uma bela

sinfonia, junto com Deus.

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Rm 12.1-8

SEGUNDA Rm 7.21-25

TERÇA Dt 6.4-9

QUARTA Tg 1.5-8; 4.7-10

QUINTA 1Pe 1.13-25

SEXTA Rm 8.5-11

SÁBADO Rm 5.1-11

Page 72: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

CRESCENDO NA GRAÇA (9 de 10)

INTRODUÇÃO

Como crescimento e graça se encaixam? Vamos ver alguns pontos verdadeiros e falsos no processo de Deus para nos fazer crescer através de Sua graça.

Crescimento não se mede a partir dos cultos dos quais participamos, não é

medido pelos versículos que conseguimos memorizar durante a semana, nem pelo tempo diário que temos com Deus ou pelo número de livros lidos durante o ano. Muitas vezes, cometemos o erro de pensar que estamos crescendo efetivamente ao praticar alguma atividade ligada a crescer espiritualmente. Não funciona assim.

Para entendermos, vamos fazer uma comparação: decidimos ficar mais

saudáveis fisicamente e entramos em uma academia. Ao chegar lá, sentamos em uma cadeira e ficamos assistindo os outros alunos fazendo exercícios durante uma hora. Será que irá nos ajudar em alguma coisa? No caminho para casa, compramos pizza e Coca-Cola para fazer uma refeição. Poderíamos até nos sentir bem olhando as pessoas se exercitarem, mas não ficaremos mais saudáveis desse jeito.

Simplesmente fazer coisas não significa que estamos crescendo espiritualmente.

Então, o que é crescimento? Crescimento tem a ver com qualidade. É o quão mais perto de Deus você está

em relação ao ano passado. É o quanto mais você ama sua esposa e seus filhos por causa da graça de Deus, quanto o seu caráter tem sido mudado pelo poder de Deus. Não é uma questão de quantidade, mas de qualidade. Jesus não disse: “Eu vim para dar mais coisas para vocês fazerem na vida”. Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Como temos visto nesses últimos estudos, Deus nos deu Sua graça, mas não

simplesmente como um presente para começarmos. Ele nos deu como um presente para continuarmos.

Olhamos como as coisas acontecem tão rapidamente à nossa volta e desejamos

que as mudanças em nossa vida aconteçam na mesma velocidade. Lutamos com problemas, pecados, situações que não são resolvidas e chegamos a pensar que nunca terão solução. O propósito de Deus em nossas vidas visa ajudar-nos a mudar.

Page 73: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Iremos, agora, ver como Deus nos faz crescer. Veremos que somente ser cristão não garante mudança. Deus deseja trabalhar em nossas vidas através de um processo de mudança. Muitas pessoas são cristãs há muito tempo, mas ainda não cresceram. Outros são cristãos há pouco tempo e tiveram um crescimento extraordinário. O que aconteceu? Por que a diferença?

Existe um processo de mudança, um processo divino de crescimento que pode

aumentar drasticamente o nível de mudança em nossa vida pessoal. Não é uma questão de tentar fazer o que é certo, isso produz muita culpa no final. O processo de Deus começa com a graça, é um presente. Trata-se de um processo simples que Ele nos oferece composto de três partes. É simples, mas poderoso. Para alguns de vocês, a vida nunca mais será a mesma depois de conhecer esse processo de crescimento.

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho

homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça

e em santidade provenientes da verdade. (Ef 4.22-24)

O processo é composto de três partes:

I. TIRAR O QUE É VELHO

Isto é, aquilo que você era. O velho é a sua vida sem Cristo e tudo o que a envolvia.

Vamos analisar primeiramente três atitudes que adotávamos para tentar crescer,

velhas maneiras de nos tornarmos melhores, mas que não funcionam de acordo com o que Deus nos ensina acerca do que é o real e genuíno crescimento pessoal:

a. Tentar crescer fazendo o bem. Se conseguirmos fazer coisas boas o suficiente, então vamos crescer. Não é raro acreditarmos que certa coisa vai nos fazer alcançar um objetivo, mas na verdade é só impressão. É como tentar tirar com a faca um parafuso que necessita de chave Philips, vai estragar o parafuso e talvez nem consigamos colocá-lo de volta. Não podemos crescer tentando fazer mais e mais coisas. Improvisação não significa melhores resultados. Se continuarmos a agir errado, iremos estragar tudo.

Page 74: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

b. Tentar crescer guardando as regras.

Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor

para aqueles que os comem. (Hb 13.9)

Não é obedecendo a regras que o coração se fortalece. É pela graça de Deus. Existe um período específico para as regras. Os filhos, quando pequenos,

precisam de regras, mas um adolescente ou um jovem precisam de mais liberdade. Se você trata seu filho de 25 anos como se ele tivesse 3, será que ele está preparado para enfrentar o mundo? Não. Quanto mais liberdade é dada a alguém menos regras a cumprir existirão e maior será o crescimento. Por outro lado, também é maior a chance de errar.

Regras não geram crescimento, apenas controlam as pessoas. Qual é o lugar das regras na Bíblia? As regras estão no planejamento, na direção a ser seguida, mas não são a força motora que nos leva a atingir o objetivo. A graça é a “turbina do avião” que nos leva ao destino.

Você pode pensar que sua vida é como um pequeno barco a remo no meio do

Oceano Atlântico. Você está sozinho, perdido, no meio de uma tempestade e sabe que não adianta remar, pois nunca vai alcançar a terra, não importando o quão rápido ou forte você reme. Você faz o máximo possível para se salvar. De repente, no horizonte, vê um imenso transatlântico: é a graça de Deus. O transatlântico então vem em sua direção, para ao seu lado e Deus expressa o desejo de salvá-lo. Você estava perdido e agora foi encontrado. O que você irá fazer a bordo do navio? Como irá progredir? O que Deus, em Sua graça, tem para você fazer? Coisas incríveis, por todo o navio. Mas você volta ao velho barquinho que está no deque do navio e rema, rema, rema. Fica orgulhoso do que está fazendo, mesmo sem sair do lugar, e ainda diz a Deus: “olha o que estou fazendo por Você. Não está impressionado?”

Ouça o que Deus está dizendo: “Eu tenho coisas novas para você viver, coisas

novas para você fazer”. Outra palavra que também supõe o uso de regras é “religião”. Religião é um

amontoado de regras que nos leva a tentar crescer e ficar mais perto de Deus. Porém, nunca funcionou e nunca vai funcionar. Crescimento vem pela graça.

3. Tentar crescer sentindo-se mal. Pensamos: “se eu me sentir mal o suficiente comigo mesmo, talvez fique melhor”. Somente pela lógica já é possível perceber o

Page 75: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

quanto é ridículo e não funciona. É como dar um tiro no próprio pé. É o mesmo que condenar Deus para não nos condenarmos. Não faz o mínimo sentido. Não é o plano de Deus. Vejamos a promessa que Ele fez:

Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Rm 8.34)

Quando celebramos a Páscoa estamos celebrando o fato de que Deus não nos

condena, em Jesus Cristo. Deus não nos condena por causa de Sua graça. Se Deus não nos condena, então por que passamos tanto tempo nos condenando como se assim pudéssemos crescer? Pelo contrário, ficamos mais longe da vontade de Deus.

Então, como crescer? A segunda parte do versículo responde:

II. REVESTIR-SE COM O NOVO

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram;

eis que surgiram coisas novas! (2Co 5.17) Esta é uma promessa para os que estão em Cristo e é uma promessa incrível.

Não é uma nova lista de regras ou de reuniões a que temos que comparecer. A promessa da vida cristã é: as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Como é essa nova vida que Deus deu àqueles que estão em Cristo Jesus?

a. Não temos que adquirir essa nova vida. Não temos que correr atrás. A novidade é criação de Deus. Não temos que nos fazer novos, só devemos colocar em nossa vida o que Deus nos deu.

Muitas vezes, pensamos ter que fazer certas coisas por nós mesmos. Mas aí

estragamos tudo. É como se Deus chegasse para nós e dissesse: “aqui está um presente para você: um terno Armani, de vinte mil reais, ou um vestido de trinta mil reais, com joias e sapato de cinco mil reais. Pode usá-los, são seus”. Ele coloca tudo isso no nosso armário e respondemos: “eu me sentiria melhor se conseguisse tudo por mim mesmo. O Senhor já fez tanto por mim”. Então, pegamos a cortina da sala e usando apenas um grampeador de papel tentamos fazer uma roupa melhor do que aquela dada por Deus. Ao terminar, colocamos a roupa e dizemos: “olha Deus, que roupa bonita fiz para o Senhor, não está orgulhoso?” E Deus responde: “por que você não colocou a roupa nova que lhe dei? É um presente, quero que você a use. Você não precisa fazer uma roupa para si mesmo, pois já lhe dei a melhor que existe”.

Page 76: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

b. Não temos que nos agarrar a essa nossa nova vida.

Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. (Cl 3.3)

Quando se trata de segurança na salvação, na nova vida que Deus nos deu, as chaves estão com Ele, com Cristo. Não precisamos guardá-las, pois as chaves estão com o melhor guardador, Deus. Nenhum banco é mais seguro do que o próprio Deus. Ele dá-nos a garantia eterna, embora não seja necessário, pois a segurança divina é infalível.

c. Temos apenas que assumir a nossa nova vida. Devemos tomar uma decisão, assumir nossa nova vida, “vesti-la”. Antes da conversão, usamos “uma roupa velha, rasgada”. Contudo, quando Deus nos dá uma vida nova Ele dá também “uma roupa nova” e nos manda despir a velha. Entretanto, sem Cristo não temos esse poder. Uma vez que nos apropriamos da nova vida, a “roupa antiga” fica desconfortável, fica caindo sozinha. Portanto, é necessário trocá-la.

Às vezes, tentamos dar um jeito para não nos desfazermos da “roupa velha” e

colocamos a nova por cima. Não dá certo, é como tentar nadar com terno e gravata. Deus manda que tiremos o velho. Não é um conselho, é uma ordem. Muitas vezes, é necessário fazer isso várias vezes ao dia. Toda hora insistimos em recolocar a “roupa velha” e ver se conseguimos nos sentir bem com ela. Mas, não adianta, temos que nos despir de vez do que é velho e colocar o que é novo.

Se você pudesse se parecer com qualquer pessoa exteriormente com quem você gostaria de se parecer? Um artista, ator, atriz, cantor, cantora? E se pudesse se parecer com qualquer pessoa interiormente, com quem você gostaria de se parecer?

Estamos falando a respeito da promessa de Deus. “Eu quero que você se pareça

Comigo interiormente. Quero que você tenha o Meu caráter, que você se assemelhe com Cristo”. É um processo lento, mas é seguro; não acontece de um dia para o outro, mas Deus nos transforma. O jeito de Cristo tratar as pessoas passa a ser o jeito como também as tratamos, e em todas as áreas de nossa vida, pouco a pouco, vamos sendo transformados.

A maioria das pessoas luta com isso, acha que é difícil. “Adoraria fazer isso. É

uma ótima ideia. Mas realmente tenho dificuldade em deixar os velhos hábitos. É difícil de me ver do jeito que Deus deseja”. É por isso que o terceiro passo é tão importante. É o passo mais esquecido. Sabemos que é preciso deixar o que é velho, revestir-nos com o novo, contudo também é necessário renovar a nossa mente.

Page 77: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

III. RENOVAR A MENTE

Este é o passo que nos capacita a tirar o velho e colocar o novo.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e

perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)

Deus deseja que mudemos o nosso modo de pensar para que possamos enxergar do mesmo jeito que Ele enxerga o mundo e a nossa vida. Quanto mais entendermos como Deus vê, mais mudamos o nosso jeito de pensar. Se realmente víssemos o mundo do modo que Deus o vê, com certeza teríamos mais compaixão pelas pessoas. Se enxergássemos nossos pecados como Deus, com certeza pecaríamos bem menos, pois perceberíamos como o pecado nos machuca, como machuca os outros e também veríamos os resultados de nossas decisões. Mudaríamos muito mais depressa se tivéssemos o mesmo ponto de vista de Deus.

Quando nos tornamos cristãos, Deus nos dá uma nova vida. Quanto mais

vivermos essa nova vida, renovados em espírito e na mente, mais real ela se torna. A renovação acontece pela graça, do começo ao fim.

Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora

se aperfeiçoar pelo esforço próprio? (Gl 3.3)

Uma mente renovada não depende só de determinação pessoal, mas de uma dependência determinada de Deus. Existe grande diferença entre ambas. A determinação própria diz: “vou conseguir fazer isso, não importa o que aconteça”. A dependência determinada de Deus diz: “vou confiar em Deus, não importa o que aconteça”. É a graça de Deus sobre nossas vidas que nos dá o poder para fazer as coisas. Vivemos a vida cristã da mesma forma do começo ao fim: pela graça.

Imagine que você está fazendo uma viagem de avião de São Paulo a Manaus. O

avião decola, atinge a altitude de cruzeiro, a velocidade aumenta cada vez mais. Você olha para fora e pensa: “acho que a velocidade já é suficiente”. Então, sai da sua poltrona, abre a porta do avião e pula, considerando que naquela velocidade vai conseguir chegar ao seu destino. É claro que ninguém é tolo para fazer isso. Porém, na vida cristã acontece algo semelhante e a maioria das pessoas não se dá conta. A carta aos Gálatas chama tal fenômeno de “cair da graça”. Acontece quando começamos a confiar em nossa própria força e não na graça de Deus para chegar ao destino. No momento em que assim agimos, começamos a cair em queda livre até

Page 78: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

que nos voltemos para Deus e clamemos para que Ele nos salve e aí sim podemos continuar a viagem, com a força da Sua graça em nossas vidas.

Algumas pessoas não cristãs dizem: “gostaria de ser cristão. Estou procurando e

considerando o que significa ser um cristão. Mas, na verdade, não sei se conseguiria aguentar todas as regras pelo resto da minha vida”.

A vida cristã não é uma vida de regras, mas uma vida de novo poder. Nós,

cristãos, vivemos de modo novo, porque temos um novo poder em nossas vidas. Talvez você conheça algumas pessoas que tentaram viver a vida cristã pelas

regras ou fazendo o bem ou estejam se sentindo mal. Nada disso é o que a Bíblia ensina sobre o Cristianismo. A fé real em Cristo é construída na graça de Deus.

As pessoas fazem duas perguntas a respeito de crescimento espiritual. A

primeira é: por que demora tanto? A resposta é: se alguma coisa é valiosa, leva tempo para ser aperfeiçoada.

Você sabe quanto os cientistas vêm gastando para descobrir a cura do câncer e

da Aids? Trilhões de dólares e muito tempo em pesquisa. Será que vale a pena? Com certeza. Quanto mais o tempo passa, mais perto estão de encontrar uma cura. O crescimento espiritual é um processo que aponta para a eternidade. Quando Deus muda seu caráter, não é por alguns dias ou anos, mas é a preparação para a vida eterna que Ele preparou para você.

A segunda pergunta é: como começar? Confiança. Comece confiando na

habilidade de Deus para cumprir o objetivo do crescimento em sua vida. O poder motivacional para o crescimento não está em você, está em Deus.

Deus deseja que cresçamos e está trabalhando para que aconteça. Se

tivéssemos que acordar todo dia e procurar motivação para crescer isso seria desencorajador. A motivação vem do poder de Deus que trabalha em nós. Apenas temos que cooperar com o que Ele já está fazendo.

Crescimento não é alcançado dando duro, mas confiando no Senhor. É dEle que

vem o crescimento. Existem duas promessas inesquecíveis na carta aos Filipenses sobre confiar em

Deus para crescer depois de nos tornarmos cristãos:

Page 79: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. (Fp 1.6)

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. (Fp 2.13)

Deus deseja nos dar mais poder do que jamais imaginamos. Deus vê o perigo

em nossas vidas e deseja desviá-lo para que estejamos seguros. Ele vai trabalhar em nós naquilo que é necessário, pois só Ele sabe onde está o problema real. Assim, vai nos deixar prontos para a eternidade.

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Ef 4.17-32

SEGUNDA Cl 3.1-17

TERÇA 1Ts 4.1-11

QUARTA 1Pe 2.1-10

QUINTA 1Jo 3.11-24

SEXTA Cl 1.9-14

SÁBADO 2Pe 1.3-11

Page 80: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

CRESCENDO NA GRAÇA (10 de 10)

INTRODUÇÃO Nas últimas semanas temos visto as maravilhosas notícias a respeito da graça

de Deus. Hoje nós iremos concluir essa série de estudos sobre a graça fazendo um resumo de tudo aquilo que aprendemos.

Nove coisas que aprendemos: 1. A Bíblia diz que nós somos salvos pela graça, a única entrada para o céu é

pela porta da graça. Você não pode fazer nada para merecê-la e você não pode comprá-la. Somente a graça de Deus pode fazer isso.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de

Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8-9)

Se pudéssemos construir nosso caminho até o céu seria muito horrível, todo mundo iria ficar se gabando de como chegou lá. Mas lá no céu todos darão a mesma resposta quando perguntarem como chegou lá: “Estou aqui simplesmente pela graça de Deus”.

2. Não somente isso, nós também somos perdoados pela graça. Nós não

merecemos, mas mesmo assim Ele nos perdoa.

"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. (Is 43.25)

3. A Bíblia diz que nós somos sustentados pela graça. Deus nunca vai nos

mandar fazer algo para o qual ele não nos deu a habilidade e o poder para fazê-lo. E o poder e a habilidade vêm pela graça.

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a

boa vontade dele.(Fp 2.13)

4. A Bíblia ensina que nós somos curados pela graça. Ele cura nossos corações e nossas feridas da alma.

Page 81: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

5. A Bíblia diz que nós somos libertos pela graça. Nós falamos que não temos que viver debaixo das leis e regulamentos do legalismo. Não mais um monte de coisas a fazer, mas descansar. Se sua vida cristã não é uma vida de descanso, então você ainda está baseando-se no pensamento legalista.

6. A Bíblia diz que nós temos talentos e dons pela graça. Deus deu a cada um de

nós a habilidade de fazer alguma coisa vem e devemos fazê-lo para Ele. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o

dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. (Rm 12.6)

7. Nossa salvação é mantida pela graça. Você não pode perder sua salvação porque ela é um presente. Se você luta por sua salvação consequentemente você a perde se para de lutar. Se tivéssemos que merecer a salvação, então no momento em que deixássemos de merecer a perderíamos. Mas já que tudo depende da graça, baseado no que Jesus fez, só poderíamos perder a salvação baseado naquilo que Ele não fez, mas Ele fez tudo, portanto não podemos perdê-la. As últimas palavra de Jesus na cruz foram: “Está consumado”; tudo foi pago, não ficou nada por fazer.

Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua

glória sem mácula e com grande alegria, (Jd 24)

8. Somos transformados pela graça. A Bíblia diz que somos transformados pelo renovar de nossas mentes.

9. O último estudo falava sobre como nos tornamos maduros pela graça. Quanto

mais crescemos na graça, mais cresceremos espiritualmente.

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. (2Pe 3.18)

O resumo de tudo é que tudo é pela graça. Tudo o que Deus faz em você, por

você, através de você, Ele faz pela graça. Nós não teríamos nossa própria vida se não fosse pela graça de Deus. Por isso que nós a estudamos durante essas semanas e não poderíamos terminar essa série se estender essa graça aqueles que ainda não a receberam. Se você está perguntando como posso recebê-la preste atenção.

A Bíblia diz que para receber a graça de Deus basta crer em Cristo. Deus tornou

isso tão simples que é impossível alguém não entender. Não é necessário seguir um plano de 23 dias de jejum, seguido por uma caminhada pela “estrada da fé” passando ritual de alguma coisa. Simplesmente confiar em Cristo.

Page 82: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. (Jo 1.17)

Tudo o que foi falado anteriormente vem em uma única pessoa, Jesus Cristo. Ele

é a fonte. Graça e verdade vêm através de Jesus Cristo, se você não adquiri-la através de Jesus, então você nunca vai adquiri-la.

A graça de Deus é o poder e a habilidade de fazer a coisa certa, ser sustentado,

tornar-se o que Deus deseja que você seja em primeiro lugar. Você não consegue a graça através da religião, através de um ritual, regulamentos, nem mesmo por batismo ou pela ceia.

Mas você pode receber a graça de Deus através do relacionamento:

Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor

Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação. (Rm 5.11)

Você se torna amigo de Deus através de um relacionamento com Jesus Cristo, Filho de Deus, o próprio Deus.

A graça é de graça. Tudo o que temos que fazer é aceitá-la. Mas não foi barata.

Custou a Jesus Sua vida. Graça é a comodidade mais cara que há. Jesus morreu na cruz para pagar por ela e Ele deseja que nunca nos esqueçamos do sacrifício que Ele fez para que pudéssemos experimentar a graça de Deus, por isso Ele nos deu uma lembrança. Ele criou um símbolo. Em nossa igreja nós nos lembramos desse sacrifício no primeiro domingo do mês. O que aconteceu quando Jesus morreu na cruz? O que realmente aconteceu de tão significante que faz com que celebremos esse símbolo 2000 anos depois?

Quando Jesus morreu na cruz Ele fez três coisas: 1. Ele pagou o preço por nossos pecados: Isso significa que o castigo por

meu pecado já pago. Um dia estaremos diante de Deus e poderemos dizer que o nosso castigo já foi pago por Jesus, assim poderemos viver com Ele por toda a eternidade.

2. Ele quebrou o poder do pecado: Isso significa que agora Jesus nos dá o

poder de mudar nossos hábitos, de nos livrar das mágoas e das coisas que nos prendiam em nossas vidas e que faziam dela uma bagunça.

Page 83: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

3. A presença do pecado será destruída: Um dia iremos ao céu e lá não haverá mais pecado. Jesus garantiu isso na cruz.

Existe um mistério muito grande no que se trata a respeito da Ceia do Senhor. A

história de cada um é diferente e aqui temos pessoas com histórias totalmente opostas, mas a mesma pergunta é feita: “Qual deve ser minha atitude ao tomar a Ceia do Senhor?” O que eu deveria sentir ao lembrar da morte de Jesus? Deveria me sentir culpado quando tomo a Ceia lembrando-me dos meus pecados? Não, a Ceia não serve para fazê-lo sentir culpado. Ela diz: “Lembre-se que Jesus já pagou por seus erros”. Você não mais tem que se sentir culpado. Isso é graça.

Devo sentir tristeza? Devo sentir como se estivesse em um funeral e que é algo

triste lembrar-me da morte de Jesus? Não, porque Jesus não permaneceu morto. Três dias após ser sepultado Ele ressuscitou. Nós não servimos um Deus morto, um salvador morto. Não devemos entristecer-nos.

Qual deve ser minha atitude em relação à Ceia, então? Gratidão. Quando

comemos o pão e tomamos o vinho que simbolizam o que Jesus fez por mim, deveria estar pensando: “Como Deus pode me amar tanto assim?”

Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor

Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação. (1Jo 3.16)

A Ceia do Senhor é um símbolo. Mas não é para todos. É somente para os cristão, somente para aqueles que aceitaram o presente da graça. Mas se você ainda não fez isso você pode fazê-lo agora. Não há nada que possa impedi-lo.

Quando tomamos os símbolos do pão e do vinho estamos dizendo para Ele:

“Senhor, ao tomar esses elementos, eu creio que Jesus morreu por mim e eu aceito sua graça”.

Na noite em que Jesus foi traído Ele tomou o pão, o partiu e o abençoou

dizendo: “Este é meu corpo dado por vós. Fazei isso em memória de mim”. Perto da cidade de São José dos Campos existe uma instituição impressionante.

É uma prisão. Vinte anos atrás o governo a entregou nas mãos de um grupo cristão. O governo disse: “Vocês podem dirigi-lo a partir de princípios cristãos”. Então eles limparam a prisão e a renomearam dando o nome de Humanita. Com a exceção de duas pessoas em período integral, todo o trabalho é feito pelos internos. Algumas famílias adotam os internos para acompanharem seus trabalhos durante e depois do

Page 84: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

cumprimento da pena. Um pastor certa vez foi visitar essa instituição e disse: “Quando visitei o Humanita, encontrei os internos sorrindo, particularmente o assassino que segurava as chaves e abriu os portões para que eu pudesse entrar. Quando entrei encontrei homens em paz consigo mesmos e com Deus. As áreas internas eram limpas e as pessoas estavam trabalhando com afinco. As paredes estavam decoradas com versículos bíblicos de Salmos e Provérbios. Meu guia levou-me até a cela onde antes era usada para tortura. Hoje, ele me disse, aquela cela abriga apenas um interno. Quando chegamos até o final do corredor ele colocou a chave na porta e perguntou: ‘Você tem certeza que deseja entrar?’ ‘É claro que eu quero´ respondi impacientemente, ‘já estive em solitárias de todo o mundo’. Ele abriu a porta e eu pude ver o interno que estava lá cumprindo pena. Era um lindo crucifixo esculpido pelos internos do Humanita. ‘O prisioneiro Jesus pendurado na cruz. Ele está cumprindo a pena pelo resto de nós, meu guia falou suavemente”.

Embora a imagem que eles tinham de Jesus estivesse errado como se Ele ainda

estivesse pagando a pena esteja errada, a parte central está certa. Isso é o que a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus significa. Jesus cumpriu sua pena. Ele morreu em seu lugar. Quando tomamos a Ceia do Senhor lembramo-nos de que Jesus tomo o castigo que deveria ser nosso. A Bíblia diz:

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez

pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. (2Co 8.9)

À luz de tudo o que Jesus fez por nós, qual deveria ser nossa resposta? À luz do

fato de todas as coisas que a graça nos oferece e que nós estudamos durante essas semanas por causa do que Jesus fez na cruz, qual deveria ser minha resposta?

Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a

graça de Deus. (2Co 6.1)

O que eu devo a Jesus Cristo? Eu devo a Ele o resto da minha vida! Eu devo a Ele tudo o que eu tenho. Devo a Ele o meu passado, meu presente e futuro, tudo.

Para terminarmos esse estudo sobre a maravilhosa graça de Deus, vamos ver

três maneira pelas quais podemos dar graças a Deus por tudo o que Ele fez, faz e fará em nossas vidas:

Page 85: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

I. POSSO MOSTRAR MINHA GRATIDÃO A DEUS POR SUA GRAÇA FAZENDO MINHA VIDA VALER A PENA

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu

próprio corpo. (1Co 6.20)

Você não pode compreender a graça de Deus e simplesmente continuar a viver da mesma maneira de antes. Você não pode compreender Sua graça e continuar a ignorar seus mandamentos, ou continuar a perder seu tempo, gastar seu dinheiro do jeito que quiser. Você foi comprado por um preço.

Por causa do Calvário, por causa da cruz, por causa do que celebramos na Ceia

do Senhor, somos poupados da morte por um propósito. Jesus não morreu na cruz para que você continuasse a viver do jeito que quiser. Ele te criou para um propósito e Ele quer que você o cumpra.

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a

graça de Deus em suas múltiplas formas. (1Pe 4.10)

As habilidades, os talentos, as oportunidades, a educação, a liberdade, os relacionamentos e todas as coisas que você tem que abençoam sua vida não devem ser usadas para seu próprio benefício. Elas lhe foram dadas para um propósito. Deus espera que você as use para esse propósito específico. Através delas Ele lhe mostra Sua graça.

Não estrague sua vida. Jesus morreu por você. Faça sua vida valer a pena.

2. TORNANDO-SE UMA PESSOA GENEROSA

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez

pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. (2Co 8.9)

Se você deseja medir o quanto você entende a graça, o quanto você está

vivendo por ela, o quanto você é grato pela graça, olhe para aquilo que você dá.

Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de

forma alguma foram prejudicados por nossa causa. (2Co 7.9)

Page 86: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Essas são as promessas relacionadas às pessoas que se tornam como Cristo. Como Cristo era? Ele era e é um doador. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu...” Você nunca vai se tornar como Cristo a não ser que você aprenda a ser como Cristo. A vida cristã é resumida em três palavras: Amor, Serviço e Doação. Até que você aprenda a ser generoso com seu tempo, seu dinheiro, sua vida, seus recursos e suas oportunidades, você não vai ser como Cristo. Não existe prova maior de que você conhece a Bíblia do que você ser amorosamente gracioso e generoso para com as outras pessoas e com Deus.

Se você sente-se apertado quando alguém fala em dar, ou você fica na

defensiva, ou pão-duro, ou nervoso significa que você não entende a graça de Deus. Leia o versículo novamente. Ele está dizendo que se você der com alegria, liberalmente, abundantemente o que Deus irá fazer? Ele vai tomar conta de todas as suas necessidades. Todo o tempo, em todo lugar, em qualquer situação.

Você vai confiar em Deus que deu Sua vida por você? Se você pode confiar

nEle para a salvação, Será que você não consegue confiar nEle em relação às suas finanças?

A verdade pé que você não possui nada. Deus te emprestou por 60, 70, 80

anos. Em primeiro lugar tudo pertence a Ele. Se você dá 10 reais ao seu filho para comprar um presente para você, de onde está vindo o dinheiro em primeiro lugar? Mas Deus faz isso conosco. Ele nos dá liberalmente, generosamente, abundantemente. Então Ele diz: “Agora mostre um pouco de gratidão. Seja generoso dando você mesmo. Me dê o dízimo de volta”. Por que? Por que Ele precisa de dinheiro? Não. Ele deseja que você se torne como Cristo. Ele não quer que você tenha um coração pão-duro. Ele deseja que você tenha um coração igual ao de Jesus. Um coração que diga: “Não posso esperar para poder dar em todas as áreas”.

A Bíblia diz em Romanos 8.32:

Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? (Rm 8.32) Isso parece lógico. O fato é que eu posso dizer que amo a Deus, posso

cantar que confio em Deus e colocá-lo em primeiro lugar, mas minha carteira, os cheques, os cartões de crédito podem mostrar a real diferença. Deus deseja que nos tornemos generosos como Ele.

Page 87: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

III. COMPARTILHANDO AS BOAS NOVAS DA GRAÇA

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o

Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. (At 20.24) Perceba que não diz que a coisa mais importante da vida é se casar, pagar o

fundo de aposentadoria, viajar bastante e se divertir um bocado, ser famoso ou quitar o pagamento da casa própria. Diz que a coisa mais importante da vida é cumprir sua missão. Se Jesus morreu na cruz por você e demonstrou Sua graça a você para que você pudesse cumprir sua missão e você não o fizer, isso se chama desperdício eterno.

Parte dessa missão – somente parte, não o todo – é contar às outras

pessoas as boas novas da graça. Deus te colocou nessa terra por uma razão, por um propósito. Ele tem uma missão que só você pode cumprir. Parte dessa missão é contar às outras pessoas sobre a graça. Você conhece a Cristo porque alguém te contou a respeito dEle. Pra quem você vai contar?

Se alguém morresse por você, gostaria de saber disso? Sim. Essa é a

motivação que deve estar em tudo o que é feito na igreja. As pessoas estão sentadas hoje na frente da TV indiferentes a esse fato porque ninguém lhes contou isso ou ninguém explicou direito como isso funciona. Porque Deus se importa nós devemos nos importar. É assim que demonstramos gratidão pela graça de Deus em nossas vidas.

Será que alguém estará no céu por sua causa? Compartilhe da Maravilhosa Graça de Deus e demonstre assim a sua

gratidão por tudo o que Deus fez, faz e fará por você. É de graça, não custa nada. Se hoje você ainda não tomou a decisão de aceitar a graça de Deus em sua vida, agora é o momento, basta confiar em Cristo. Conheça cada dia mais a maravilhosa graça daquele que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Page 88: MÓDULO: MARAVILHOSA GRAÇA - icepg.com.br · Veja o que diz o Salmo 86.15: Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, ... Jesus Cristo já fez tudo o que era necessário

Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande

Aplicações dos Textos

1 -Há algum exemplo para seguir?

2 - Há algum mandamento para eu obedecer? 3 - Há algum pecado pelo qual devo pedir perdão?

4 - Há alguma promessa cujo cumprimento eu devo confiar?

5 -Como vou aplicar hoje na minha vida, aquilo que aprendi?

TEMPO COM DEUS DA SEMANA

Meu Tempo com Deus nesta semana acontecerá às: _____________

DIAS TEXTOS

DOMINGO Mt 5.11-16

SEGUNDA Ef 2.1-9

TERÇA Fp 2.12-18

QUARTA Rm 12.1-8

QUINTA 1Jo 3.1-10

SEXTA 1Pe 4.1-11

SÁBADO Mc 16.15-20