modulo 7 tarefa 2

1
Escola EB 2, 3 de Pevidém António José Roque Salgado 1 O Modelo de Auto-Avaliação: metodologias de operacionalização (Workshop) Fórum 2: distinguir enunciados gerais de específicos “Essa análise é essencial, pois dela deverá resultar não um mero elencar de intenções de carácter geral, que dificilmente se concretizarão, mas deverá perspectivar-se com cuidado aquilo que de facto é prioritário, estabelecer metas credíveis, identificar etapas de intervenção exequíveis e seguras, para que os sucessos obtidos se consolidem sem hipóteses de recuos ou inflexões indesejadas. (Guia da sessão) Enunciados Gerais Fragilidades Proposta de Reformulação 3. Reforçar o trabalho articulado. - Este enunciado é muito geral, não identifica o modo como deverá surgir esse reforço, nem como se concretizará a articulação; não especifica com que interlocutores se pretende reforçar a articulação. - Reforçar o trabalho cooperativo com todos os Departamentos, no sentido de elaborar um guião de pesquisa de informação para ser utilizado por professores e alunos em toda a escola/agrupamento. 4. Reforçar a produção de instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos. - Enunciado muito geral, não indica como se vai processar esse reforço. A expressão "instrumentos de apoio" é bastante abrangente, não especifica que instrumentos vão ser criados nem a quem se destinam. - Produzir guiões de leitura, em articulação com os docentes de Língua Portuguesa, e disponibilizá-los para todos os professores e alunos em diferentes ambientes, blog e link da BE, boletim da BE, com o objectivo de promover a leitura e as literacias.

Upload: guestc5adc9

Post on 10-Jul-2015

327 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modulo 7 Tarefa 2

Escola EB 2, 3 de Pevidém António José Roque Salgado

1 O Modelo de Auto-Avaliação: metodologias de operacionalização (Workshop)

Fórum 2: distinguir enunciados gerais de específicos

“Essa análise é essencial, pois dela deverá resultar não um mero elencar de intenções de carácter geral, que dificilmente se concretizarão, mas deverá perspectivar-se com cuidado aquilo que de facto é prioritário, estabelecer metas credíveis, identificar etapas de intervenção exequíveis e seguras, para que os sucessos obtidos se consolidem sem hipóteses de recuos ou inflexões indesejadas. “ (Guia da sessão)

Enunciados Gerais

Fragilidades

Proposta de Reformulação

3. Reforçar o trabalho articulado.

- Este enunciado é muito geral, não identifica

o modo como deverá surgir esse reforço, nem

como se concretizará a articulação; não

especifica com que interlocutores se pretende

reforçar a articulação.

- Reforçar o trabalho cooperativo com todos os Departamentos, no sentido de elaborar um guião de pesquisa de informação para ser utilizado por professores e alunos em toda a escola/agrupamento.

4. Reforçar a produção de instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos.

- Enunciado muito geral, não indica como se vai processar esse reforço. A expressão "instrumentos de apoio" é bastante abrangente, não especifica que instrumentos vão ser criados nem a quem se destinam.

- Produzir guiões de leitura, em articulação com os docentes de Língua Portuguesa, e disponibilizá-los para todos os professores e alunos em diferentes ambientes, blog e link da BE, boletim da BE, com o objectivo de promover a leitura e as literacias.