módulo 1.docx

2
Módulo 1. O Empreendedor 1º passo: Plano de Negócio. É uma ferramenta onde colocamos tudo sobre o empreendedorismo. Inicia-se com a descrição completa do tio de negócio pretendido, passando pelo perfil dos donos, até finalizar com a viabilidade financeira e econômica. Ele é uma bússola e vai nortear todos os seus passos para que se dê bem no empreendimento. No plano de negócios estarão especificados os principais fatores necessários para a criação de um empreendimento. Horas trabalhadas A maioria dos empresários trabalha de 12 a 15 horas por dia em seu negócio, em vez de oito horas, como o empregado. Férias Raramente tiram férias e, quando o fazem, é por poucos dias, mas não esquecem o telefone "só para saber como vão as coisas" em seu negócio. Família Às vezes, envolvem-se tanto com a empresa que diminui, em vez de aumentar, o tempo disponível para a família. Independência Sua tão desejada independência torna-se muito relativa, quando se observa a dependência dos fornecedores, bancos, clientes, funcionários, governo etc. Patrimônio pessoal O patrimônio pessoal do empreendedor fica comprometido com as opera - ções do novo negócio e talvez até vinculado como garantia de algum em - préstimo tomado pela empresa.

Upload: diego-rabelo

Post on 03-Oct-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mdulo 1. O Empreendedor1 passo: Plano de Negcio. uma ferramenta onde colocamos tudo sobre o empreendedorismo.Inicia-se com a descrio completa do tio de negcio pretendido, passando pelo perfil dos donos, at finalizar com a viabilidade financeira e econmica.Ele uma bssola e vai nortear todos os seus passos para que se d bem no empreendimento. No plano de negcios estaro especificados os principais fatores necessrios para a criao de um empreendimento.Horas trabalhadasA maioria dos empresrios trabalha de 12 a 15 horas por dia em seu negcio, em vez de oito horas, como o empregado.

FriasRaramente tiram frias e, quando o fazem, por poucos dias, mas no esquecem o telefone "s para saber como vo as coisas" em seu negcio.

Famlias vezes, envolvem-se tanto com a empresa que diminui, em vez de aumentar, o tempo disponvel para a famlia.

IndependnciaSua to desejada independncia torna-se muito relativa, quando se observa a dependncia dos fornecedores, bancos, clientes, funcionrios, governo etc.

Patrimnio pessoalO patrimnio pessoal do empreendedor fica comprometido com as opera-es do novo negcio e talvez at vinculado como garantia de algum em-prstimo tomado pela empresa.DinheiroA vontade de ganhar muito dinheiro pode esbarrar num obstculo definitivo: competncia. A inteno apenas no suficiente necessrio que o em-presrio demonstre, com efetividade, a capacidade de gerir seu negcio.