modulo 1-mini-curso-brigadeiro-gourmet-pdf (1)

8

Upload: cursosdedocesgourmet

Post on 13-Apr-2017

27 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Brigadeiro Passo-a-Passo

Misture em uma panela pequena o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga, o sal e o mel. O sal acentua o

sabor e o mel dá um brilho extra à massa. Leve ao fogo médio e cozinhe sem parar de mexer, de preferência com uma espátula de silicone.

Costumamos dizer que o brigadeiro está pronto quando é

possível ver o fundo da panela. E o tempo para isso acontecer vai variar de acordo com a potência do seu fogão e com a quantidade e qualidade de chocolate que está usando. Quanto mais chocolate, mais rápido a massa vai engrossar. Todo o processo pode variar de 10 a 20 minutos. E tenha em mente que o brigadeiro, depois de frio, vai engrossar ainda mais.

Lembre-se que o ponto do brigadeiro também é relativo e vai depender do seu gosto. Se cozinhar demais o resultado será um brigadeiro “puxa”, mais mole que bala de leite mas com uma textura pegajosa de caramelo. O que não é ruim se você gosta de bala de leite como eu.

O problema é que eu também gosto de DOCE de leite e adoro quando meu brigadeiro fica com a mesma textura. O chato aqui é enrolar, a gente acaba ganhando na cremosidade mas dá um trabalhão para fazer as benditas bolinhas.

Uma solução é fazer bridadeiro de colher, super simples! Enxa copinhos com pequenas porções ou devore tudo na panela mesmo.

Mas se você faz questão das bolinhas, deixe o brigadeiro esfriar completamente e guarde-o no freezer por pelo menos uma hora antes de enrolar ou na geladeira de um dia para o outro, facilita muito o trabalho! Preste atenção na dica das forminhas logo abaixo, elas também são importantes.

Bom, até aqui estávamos falando do brigadeiro convencional. Mas as coisas sempre podem melhorar não é? Dois ingredientes que podem fazer seu brigadeiro dar um salto de qualidade são creme de leite e chocolate em barra.

Sempre usei creme de leite nas minhas receitas, acho perfeito porque o resultado é uma textura ainda mais cremosa e um brigadeiro menos doce. Brigadeiro com

creme de leite também é perfeito para ser usado como recheio ou cobertura de bolos.

Quanto ao chocolate em barra, sei que muita gente tem usado, principalmente nos chamados brigadeiros “gourmets”. O uso também vai depender muito do seu gosto mas eu recomendo que você experimente, a textura final é a melhor de todas!

Para acrescentar tanto o creme de leite quanto o chocolate (ou ambos) faça a receita básica, desligue o fogo e adicione esses ingredientes extras. Misture bem e deixe que o chocolate derreta com o calor da própria massa. Volte ao fogo e cozinhe até engrossar novamente.

Use ainda quente para enxer copinhos, rechear e cobrir bolos ou deixe esfriar completamente antes de enrolar. Enquanto isso….

Você já ouviu pessoas dizerem que preferem brigadeiro de colher a brigadeiro enrolado?? Eu mesma já afirmei isso muitas vezes! Mas não vamos culpar as bolinhas antes de analisar os fatos né? Acho que o verdadeiro vilão nesse história toda é o granulado de ma com o qual cobrimos o brigadeiro. Caprichamos na massa, usamos os melhores ingredientes, o melhor leite condensado e, na hora de finalizar, rolamos as bolinhas numa coisa que nem sabemos direito o que é. Preste atenção na embalagem, chocolate granulado não passa de um confeito de açúcar colorido artificialmente ou de confeito a base de chocolate hidrogenado, com exceção de algumas marcas importadas e caras, acessíveis a poucos!

Para não haver confusão, rale seu próprio chocolate. Escolha sua marca e tipo preferido, ao leite, meio amargo ou branco. Rale na parte fina de um ralador e deixe na geladeira por pelo menos 10 minutos antes de usar, para evitar que derreta em contato com a brigadeiro.

Unte as mãos com manteiga e modele do tamanho desejado e cubra imediatmente com as lasquinhas de chocolate.

As forminhas também são fundamentais. Os brigadeiros, depois de enrolados, vão voltar à temperature ambiente e se estiverem muito cremosos vão perder a forma. Por isso coloque-os em forminhas de boa qualidade e do tamanho certo, nem muito grande, nem muito pequena. Para forminhas convencionais, use de duas a três capinhas para cada docinho para obter um suporte melhor.

Uma lata de leite condensado rende aproximadamente 30 brigadeiros que também podem ser congelados! Está

pronto o perfeito e mais amado docinho do Brasil.