moderna · web viewesse objeto digital contextualiza historicamente o período em que fritz haber...

2
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título O processo de Haber para a síntese de amônia Formato Videoaula Descrição Esse objeto digital contextualiza historicamente o período em que Fritz Haber desenvolveu o processo de síntese de amônia com a contribuição de Carl Bosch, mostra como a reação pode ser representada e balanceada e aborda algumas das implicações históricas dessa descoberta científica. Objetivos Conhecer o contexto histórico no qual Fritz Haber desenvolveu o processo para síntese de amônia Perceber a importância da amônia na agricultura Associar a representação de uma reação por modelos submicroscópicos à respectiva equação química Compreender a importância do balanceamento para representar adequadamente as transformações químicas Reconhecer a contribuição de Carl Bosch para o processo de síntese de amônia em escala industrial Refletir sobre impactos históricos relacionados às descobertas científicas Conteúdos abordados A importância de compostos nitrogenados na agricultura Contribuição de Fritz Haber para o desenvolvimento da síntese de amônia e de Carl Bosch para sua aplicação em escala industrial O processo de Haber-Bosch no contexto histórico Representações para a reação química da síntese de amônia Balanceamento de equações químicas Algumas implicações positivas e negativas do processo de síntese de amônia Habilidade(s) (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. Destaca-se também a seguinte competência específica de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental: Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. Sugestões de uso A videoaula O processo de Haber para a síntese de amônia pode ser apresentada aos alunos em conjunto com o texto Dos alimentos às armas, do quadro Coletivo Ciências da Unidade 3 – Transformações químicas, pois permite aos alunos visualizar o contexto histórico no qual esse conhecimento foi produzido e retomar o conceito de transformações químicas. A videoaula permite também introduzir a representação de reações e o balanceamento de equações químicas. A seguir é apresentada uma sugestão para o uso desse objeto digital de modo complementar ao livro impresso. 1

Upload: others

Post on 02-Feb-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título

O processo de Haber para a síntese de amônia

Formato

Videoaula

Descrição

Esse objeto digital contextualiza historicamente o período em que Fritz Haber desenvolveu o processo de síntese de amônia com a contribuição de Carl Bosch, mostra como a reação pode ser representada e balanceada e aborda algumas das implicações históricas dessa descoberta científica.

Objetivos

Conhecer o contexto histórico no qual Fritz Haber desenvolveu o processo para síntese de amônia

Perceber a importância da amônia na agricultura

Associar a representação de uma reação por modelos submicroscópicos à respectiva equação química

Compreender a importância do balanceamento para representar adequadamente as transformações químicas

Reconhecer a contribuição de Carl Bosch para o processo de síntese de amônia em escala industrial

Refletir sobre impactos históricos relacionados às descobertas científicas

Conteúdos abordados

A importância de compostos nitrogenados na agricultura

Contribuição de Fritz Haber para o desenvolvimento da síntese de amônia e de Carl Bosch para sua aplicação em escala industrial

O processo de Haber-Bosch no contexto histórico

Representações para a reação química da síntese de amônia

Balanceamento de equações químicas

Algumas implicações positivas e negativas do processo de síntese de amônia

Habilidade(s)

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

Destaca-se também a seguinte competência específica de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental:

Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

Sugestões de uso

A videoaula O processo de Haber para a síntese de amônia pode ser apresentada aos alunos em conjunto com o texto Dos alimentos às armas, do quadro Coletivo Ciências da Unidade 3 – Transformações químicas, pois permite aos alunos visualizar o contexto histórico no qual esse conhecimento foi produzido e retomar o conceito de transformações químicas. A videoaula permite também introduzir a representação de reações e o balanceamento de equações químicas. A seguir é apresentada uma sugestão para o uso desse objeto digital de modo complementar ao livro impresso.

Leia com os alunos o texto do quadro Coletivo Ciências. Em seguida, questione-os se é possível determinar o período histórico em que o processo de síntese de amônia foi proposto por Fritz Haber, considerando as informações do texto. Solicite aos estudantes que anotem as contribuições em seus cadernos – como Haber nasceu em 1868 e recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1918, é possível que os alunos mencionem que o período histórico corresponde ao final do século XIX/início do século XX.

A seguir, peça a eles que procurem representar a reação de síntese da amônia com base nas informações do texto e usando o modelo de representação proposto no Tema 2 – Reações químicas. Se necessário, auxilie-os com as fórmulas dos gases hidrogênio (H2) e nitrogênio (N2). Oriente-os a analisar a representação feita e a avaliar se ela apresenta alguma incorreção, considerando a seguinte informação (presente no Tema 2): em todas as reações químicas ocorrem rearranjos de átomos, mas o número de átomos se mantém igual.

Convide-os, então, a assistir à videoaula. Após a reprodução do vídeo, peça aos alunos que retomem as respostas fornecidas para as duas primeiras atividades propostas, avaliando a necessidade de correção. É desejável que os alunos verifiquem a necessidade de ajustar as quantidades de reagentes e produtos nessa representação (sendo introduzida a noção de balanceamento), e percebam que as reações podem ser também representadas por meio de equações químicas. Equações químicas e balanceamento de equações químicas são assuntos tratados no Tema 4, por esse motivo o trabalho com esse objeto digital permite contextualizar a continuação dos estudos da Unidade.

Se for necessário, reapresente a videoaula, pausando em alguns momentos para aprofundar a explicação sobre a representação da reação e o balanceamento da equação química.

Para finalizar, compartilhe o conhecimento adquirido com as informações da videoaula. Organize a turma em grupos e oriente-os a trabalhar em colaboração para produzir uma peça de teatro, a ser apresentada na escola, na qual sejam representados os personagens citados no vídeo (Haber e Bosch), o contexto histórico, as consequências em relacionamentos interpessoais dos cientistas (como relações acadêmicas, políticas e familiares) e os desdobramentos na história proporcionados pelo processo Haber-Bosch. Verifique a possibilidade de realizar essa atividade em colaboração com os professores de Língua Portuguesa, Arte e História, que poderão trabalhar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

2