historiaressucat.files.wordpress.com · web viewesse período ficou conhecido como ditadura...

6
Colégio Ressurreição Atividade Diversificada – História – 4º. Bimestre 9º. ano – Ensino Fundamental – .10 – Profa. Maria Helena Nome: _________________________________________________ 9º. ___ Nº. _______ Nota: _______ (Valor: 10,0 pontos) De 1964 até 1985, o comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) controlou as principais esferas políticas do Brasil. No poder, os militares tomaram diversas medidas autoritárias, como limitar de várias formas a liberdade dos brasileiros e reprimir as manifestações e lutas a favor da democracia. Esse período ficou conhecido como ditadura militar, que iremos estudar agora. Boa pesquisa. 1- A atividade será desenvolvida a partir do tema proposto pela imagem e legenda, sendo o foco que deverá nortear a síntese a ser descrita pelo aluno(a) ou grupo. Identifique abaixo os presidentes da República de 1964 a 1985 (Ditadura Militar), escreva uma breve biografia um e uma marca de governo. 3- Durante a ditadura, o que mais marcou a vida política do Brasil foram os atos institucionais (os AIS), baixados pelos sucessivos governos. Os mais célebres atos institucionais foram o 1, o 2 e o 5. Elabore um quadro que identifique esses atos institucionais, as datas em que eles foram baixados e o que determinam. ______________________________________________

Upload: lethuy

Post on 09-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colégio RessurreiçãoAtividade Diversificada – História – 4º. Bimestre

9º. ano – Ensino Fundamental – .10 – Profa. Maria Helena

Nome: _________________________________________________ 9º. ___ Nº. _______ Nota: _______ (Valor: 10,0 pontos)

De 1964 até 1985, o comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) controlou as principais esferas políticas do Brasil. No poder, os militares tomaram diversas medidas autoritárias, como limitar de várias formas a liberdade dos brasileiros e reprimir as manifestações e lutas a favor da democracia. Esse período ficou conhecido como ditadura militar, que iremos estudar agora. Boa pesquisa.

1- A atividade será desenvolvida a partir do tema proposto pela imagem e legenda, sendo o foco que deverá nortear a síntese a ser descrita pelo aluno(a) ou grupo.

Comício da Central do Brasil em 13 de março de 1964.

Golpe Militar de 31 de março de 1964.

2- Identifique abaixo os presidentes da República de 1964 a 1985 (Ditadura Militar), escreva uma breve biografia de cada um e uma marca de governo.

_______________________________________________________

3- Durante a ditadura, o que mais marcou a vida política do Brasil foram os atos institucionais (os AIS), baixados pelos sucessivos governos. Os mais célebres atos institucionais foram o 1, o 2 e o 5. Elabore um quadro que identifique esses atos institucionais, as datas em que eles foram baixados e o que determinam.

4- Entre os anos de 1968 e 1973 houve um aparente enriquecimento nacional que foi denominado nacional que foi denominado milagre econômico.

a) Explique o que foi o milagre econômico.

b) Por que podemos afirmar que foi um enriquecimento apenas aparente?

5- Frases como "Ninguém segura este país, Ame-o ou deixe-o, o Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha Pra frente, Brasil, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam a campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado “milagre econômico”. Analise a charge e as fotos abaixo e relacione-as ao período conhecido como “anos de chumbo” e ao “milagre econômico”.

Ziraldo | “Ame-o ou deixe-o” | O Pasquim | 1970

6- A década de 60 foi marcada pelo espírito de contestação, analise as letras das músicas abaixo, e escreva como refletiam para a política brasileira da época.

Apesar De VocêChico BuarqueComposição: Chico Buarque Amanhã vai ser outro dia

Hoje você é quem mandaFalou, tá faladoNão tem discussão, não.A minha gente hoje andaFalando de lado e olhando pro chãoViu?Você que inventou esse EstadoInventou de inventarToda escuridãoVocê que inventou o pecadoEsqueceu-se de inventar o perdão(Coro) Apesar de vocêamanhã há de ser outro diaEu pergunto a você onde vai se esconderDa enorme euforia?Como vai proibirQuando o galo insistir em cantar?Água nova brotandoE a gente se amando sem pararQuando chegar o momentoEsse meu sofrimentoVou cobrar com juros. Juro!Todo esse amor reprimido,Esse grito contido,Esse samba no escuroVocê que inventou a tristezaOra tenha a finezade "desinventar"Você vai pagar, e é dobrado,Cada lágrima roladaNesse meu penar(Coro2) Apesar de vocêAmanhã há de ser outro dia.Ainda pago pra verO jardim florescerQual você não queriaVocê vai se amargarVendo o dia raiarSem lhe pedir licençaE eu vou morrer de rirE esse dia há de virantes do que você pensaApesar de você Apesar de vocêAmanhã há de ser outro diaVocê vai ter que verA manhã renascerE esbanjar poesiaComo vai se explicarVendo o céu clarear, de repente,Impunemente?Como vai abafar

Pra Não Dizer Que Não Falei Das FloresGeraldo VandréComposição: Geraldo Vandré Caminhando e cantandoE seguindo a cançãoSomos todos iguaisBraços dados ou nãoNas escolas, nas ruasCampos, construçõesCaminhando e cantandoE seguindo a canção...Vem, vamos emboraQue esperar não é saberQuem sabe faz a horaNão espera acontecer...(2x)Pelos campos há fomeEm grandes plantaçõesPelas ruas marchandoIndecisos cordõesAinda fazem da florSeu mais forte refrãoE acreditam nas floresVencendo o canhão...Vem, vamos emboraQue esperar não é saberQuem sabe faz a horaNão espera acontecer...(2x)Há soldados armadosAmados ou nãoQuase todos perdidosDe armas na mãoNos quartéis lhes ensinamUma antiga lição:De morrer pela pátriaE viver sem razão...Vem, vamos emboraQue esperar não é saberQuem sabe faz a horaNão espera acontecer...(2x)Nas escolas, nas ruasCampos, construçõesSomos todos soldadosArmados ou nãoCaminhando e cantandoE seguindo a cançãoSomos todos iguaisBraços dados ou não...Os amores na menteAs flores no chãoA certeza na frenteA história na mãoCaminhando e cantandoE seguindo a cançãoAprendendo e ensinandoUma nova lição...Vem, vamos emboraQue esperar não é saberQuem sabe faz a horaNão espera acontecer...

Alegria, AlegriaCaetano VelosoComposição: Caetano Veloso Caminhando contra o ventoSem lenço e sem documentoNo sol de quase dezembroEu vou...O sol se reparte em crimesEspaçonaves, guerrilhasEm cardinales bonitasEu vou...Em caras de presidentesEm grandes beijos de amorEm dentes, pernas, bandeirasBomba e Brigitte Bardot...O sol nas bancas de revistaMe enche de alegria e preguiçaQuem lê tanta notíciaEu vou...Por entre fotos e nomesOs olhos cheios de coresO peito cheio de amores vãosEu vouPor que não, por que não...Ela pensa em casamentoE eu nunca mais fui à escolaSem lenço e sem documento,Eu vou...Eu tomo uma coca-colaEla pensa em casamentoE uma canção me consolaEu vou...Por entre fotos e nomesSem livros e sem fuzilSem fome, sem telefoneNo coração do Brasil...Ela nem sabe até penseiEm cantar na televisãoO sol é tão bonitoEu vou...Sem lenço, sem documentoNada no bolso ou nas mãosEu quero seguir vivendo, amorEu vou...Por que não, por que não...Por que não, por que não...Por que não, por que não...Por que não, por que não...

7- Defina os conceitos abaixo, relacionados ao período do Regime Militar.Guerrilha do Araguaia:_______________________________________________________________________

Guerrilhas urbanas:_____________________________________________________________________________

Abertura democrática lenta e gradual:_______________________________________________________________

Exílio e Anistia:________________________________________________________________________________

Senadores Biônicos: _____________________________________________________________________________

FMI, inflação, desemprego, questão fundiária: ______________________________________________________

8- (Unicamp-SP) O movimento das Diretas Já, em 1984, chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais antipopular o desligitimado.

Praça da Sé em São Paulob) De que maneira o Hino Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o Estado e a nação?

a) O que foi o movimento das Diretas Já?

9- Em outubro de 1988, assim a revista Veja noticiou a rejeição popular chilena ao general Pinochet:Os chilenos compareceram às urnas na quarta-feira pela primeira vez em quinze anos para se pronunciar sobre duas alternativas: o “sim” cuja vitória permitiria a Pinochet permanecer no poder até 1997, e o “não” que abre caminho para eleições diretas para presidente em dezembro de 1989. Venceu o “não”.a) Explique de que modo o general Pinochet chegou ao poder no Chile, em 1973.

b) Caracterize o governo do Chile anterior ao do general Pinochet.

c) Atualmente, o general Pinochet (já falecido) é alvo de acusações internacionais. Que acusações são estas?

9-O portal na Internet do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ denunciou no Brasil o desaparecimento do ex-preso político argentino Jorge Júlio Lopez, de 75 anos, operário que se encontra desaparecido desde o dia 17 de setembro de 2006. Lopez foi uma testemunha chave no caso do torturador e genocida Miguel Angel Etchecolaz, condenado à prisão perpétua pela justiça Argentina. Nessas duas semanas em que Jorge Júlio encontra-se desaparecido, várias outras testemunhas, alguns juízes e advogados foram ameaçados de morte. O trecho abaixo, da letra da canção Os Dinossauros, de 1983, do músico argentino Charly García, permite perceber quem eram os animais presentes na metáfora construída:Os amigos do bairro podem desaparecer, /Os cantores do rádio podem desaparecer [...]/ Não estou tranqüilo meu amor, / hoje é sábado a noite, / um amigo está em cana. / Oh, meu amor,/ desaparece o mundo [...] / mas os dinossauros vão desaparecer.

Desaparecidos durante a ditadura militar Argentina na década de 1970.

A ditadura argentina teve início em 1976 e durou até 1983. Sobre este período ditatorial que fez parte de inúmeros países sul-americanos, escreva sobre o desparecimento de cerca de 30 mil pessoas e como os militares envolvidos foram ou estão sendo julgados.