historiaressucat.files.wordpress.com · web viewo tema da pesquisa apresenta fatos relativos a...

9
Colégio Ressurreição Atividade Diversificada – História – 4º. Bimestre 8º. ano – Ensino Fundamental – Profª. Maria Helena Nome: _________________________________________ 8º. ___ Nº. _______ Nota: _______ (Valor: 10,0 pontos) O BRASIL NO SEGUNDO REINADO O tema da pesquisa apresenta fatos relativos a acontecimentos políticos econômicos e culturais durante o Segundo Reinado. Desde pelo menos o início do século XIX, o vale do Paraíba se viu ocupado por enormes fazendas cafeeiras: até 1870, essa região foi a principal fonte do café exportado pelo Brasil. Entretanto, a partir da metade do século XIX, muitos fazendeiros procuraram novas áreas de cultivo no centro-oeste de São Paulo, e levas de imigrantes estrangeiros vieram para o Brasil em busca da posse da terra e melhores condições de vida. Bons estudos. 1- Examine os mapas abaixo e a seguir, responda ás questões propostas. a) De acordo com o mapa (1), em que direção se deu a expansão cafeeira e em que períodos ela ocorreu?

Upload: phungphuc

Post on 13-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colégio RessurreiçãoAtividade Diversificada – História – 4º. Bimestre

8º. ano – Ensino Fundamental – Profª. Maria Helena

Nome: _________________________________________ 8º. ___ Nº. _______ Nota: _______ (Valor: 10,0 pontos)

O BRASIL NO SEGUNDO REINADO

O tema da pesquisa apresenta fatos relativos a acontecimentos políticos econômicos e culturais durante o Segundo Reinado. Desde pelo menos o início do século XIX, o vale do Paraíba se viu ocupado por enormes fazendas cafeeiras: até 1870, essa região foi a principal fonte do café exportado pelo Brasil. Entretanto, a partir da metade do século XIX, muitos fazendeiros procuraram novas áreas de cultivo no centro-oeste de São Paulo, e levas de imigrantes estrangeiros vieram para o Brasil em busca da posse da terra e melhores condições de vida. Bons estudos.

1- Examine os mapas abaixo e a seguir, responda ás questões propostas.

a) De acordo com o mapa (1), em que direção se deu a expansão cafeeira e em que períodos ela ocorreu?

b) Examinando os mapas (1) e (2), que relações você pode estabelecer entre café e ferrovias?

c) Compare o papel desempenhado pelas estradas de terra, por onde circulavam tropeiros e seus comboios, e pelas ferrovias, em relação à interligação de produtos e regiões no século XIX. A que conclusões você chegou?

2-Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, a política rural estava ligada a uma certa concepção de trabalho. Mas, enquanto a Lei Brasileira de 1850 dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, o Homestead Act de 1862, nos estados Unidos, doava terra a todos os que desejassem nela se instalar.

Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da Monarquia à República, Brasiliense, 1985.

a) Compare as políticas de acesso à terra nos Estados Unidos e no Brasil na segunda metade do século XIX, mostrando no que diferem.

b) Qual o impacto dessas políticas para o desenvolvimento agrícola e industrial no Brasil e nos Estados Unidos?

3- Leia o poema abaixo e, a seguir, responda: "Itália, bela, mostre-se gentil e os filhos seus não a abandonarão, senão, vão todos para o Brasil, e não se lembrarão de retornar. Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar sem ser preciso para a América emigrar... ...A todo momento se ouve dizer eu vou lá onde existe a colheita do café." (Citado em Zuleika Alvim, BRAVA GENTE! OS ITALIANOS EM SÃO PAULO, 1986)

a) Quais os motivos da vinda de imigrantes italianos para o Brasil sugeridos pelo poema?

b) Por que o sonho de "fazer a América" não se concretizou para muitos italianos?

4- Escreva um texto explicando como era o processo de produção do café e descrevendo as condições de vida dos senhores proprietários, dos cativos e dos imigrantes europeus nas fazendas cafeeiras.

fazenda do café quadro de Debret – vida dos escravos imigrantes italianos - colheita do café

5- As mudanças geradas não só pelo café, mas também pelo fim do tráfico de escravos e pelo desenvolvimento das atividades industriais acarretaram significativas modificações nas relações socioeconômicas. À medida que a escravidão se tornava obsoleta, tanto no sudeste como no restante do país, foram aprecendo novos tipos de relação social, como a parceria e o colonato. Explique o funcionamento dessas inovações nas relações trabalhistas no Brasil.

6- A respeito dos dados mostrados na tabela a seguir, responda.

Exportações de café (milhares de sacas de 60 kg)1831/1840 10.4301841/1850 18.3671851/1860 27.3391861/1870 29.1031871/1880 32.5091881/1890 51.631

a) Que fenômeno importante da economia brasileira do Império a tabela apresenta?

b) Comente o impacto provocado por esse fenômeno:* para o meio ambiente nas áreas onde ele se desenvolveu.

* para as finanças do Segundo Reinado e modernização das cidades (principalmente São Paulo).

7- Após observar as fotos abaixo, redija um texto explicativo sobre a viagem dos imigrantes italianos, desde a sua partida na Itália até o destino nas roças do café, passando pela Hospedaria em São Paulo.

Imigrantes italianos

Museu da Imigração – Bairro da Mooca- São Paulo Estradas de Ferro do Norte e da São Paulo Railway

8-

De acordo com a análise do historiador brasileiro José Murilo de Carvalho no texto do boxe acima, que enfoque é dado plea pessoas que vê o acontecimento de 13 de maio (a promulgação da Lei áurea):a) como libertação?

b) como enganação?

c) de maneira crítica?

d) Explique o que foi a Campanha Abolicionista.

e) Conceitue as leis abolicionistas, incluindo a que extinguiu a escravidão no Brasil, apontando os alcances e limites de cada uma delas.

f) O que ocorreu com as populações negras e mestiças logo aos o fim da escravidão, em 1888?