mococa, abril de 2017 - n 132 inca participou do 12o ... · mococa, abril de 2017 - no 132 pÁgina...

8
Mococa, Abril de 2017 - n o 132 PÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA 7 7 7 7 7 Aniversariantes do mês de Abril PÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA 2 2 2 2 2 PÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA 8 8 8 8 8 É crise mesmo, ou é seu dedo que está quebrado? PÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA ÁGINA 3 3 3 3 3 RECURSOS HUMANOS Inca participou do 12 o Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água Pelo 9º ano consecutivo a Metalúrgica Inca participa do Prêmio FIESP de Conservação e Resuo de Água, o qual está em sua 12º edição. PÁGINAS 4 E 5 Ginástica Laboral PÁGINA 5 Exames periódicos 2017 Cipeiros participam de curso Abril verde alerta para saúde e segurança do trabalhador PÁGINA 6 PÁGINA 6 PÁGINA 6 Unimed para os colaboradores

Upload: dangngoc

Post on 26-Jun-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mococa, Abril de 2017 - no 132

PPPPPÁGINAÁGINAÁGINAÁGINAÁGINA 7 7 7 7 7

Aniversariantesdo mês de Abril

PPPPPÁGINAÁGINAÁGINAÁGINAÁGINA 2 2 2 2 2 PPPPPÁGINAÁGINAÁGINAÁGINAÁGINA 8 8 8 8 8

É crise mesmo, ou é seudedo que está quebrado?

PPPPPÁGINAÁGINAÁGINAÁGINAÁGINA 3 3 3 3 3

RECURSOS HUMANOS

Inca participou do 12o Prêmio FIESPde Conservação e Reuso de Água

Pelo 9º ano consecutivo aMetalúrgica Inca participa doPrêmio FIESP de Conservação eResuo de Água, o qual está em sua12º edição.

PÁGINAS 4 E 5

GinásticaLaboral

PÁGINA 5

Examesperiódicos 2017

Cipeiros participam de curso

Abril verdealerta para

saúde esegurança dotrabalhador

PÁGINA 6PÁGINA 6

PÁGINA 6

Unimed para oscolaboradores

Abril de 20172

EXPEDIENTE

www.inca.ind.br

é uma publicação interna da Metalúrgica IncaAvenida Geraldo Marra, 865 - Distrito Industrial II - Mococa/SP - Telefone: (19) 3666-5000

COORDENAÇÃO: Luis Américo Dal Bello, Mauro Rombes Magri e Regilene Araújo

DIRETORIA: Riad Xavier Jauhar

DESIGNER: JOÃO OCTAVIANO REBOUÇAS (19) 99177-1268

Num filme iraniano que vi há algumtempo atrás, um jovem desiludido querse suicidar, já que a vida não temsentido mesmo. Um senhor mais sábiotenta lhe convencer do contrário,contando-lhe uma história:

Um dia um turco chegou para omédico (os iranianos brincam com osturcos assim como os brasileiros comos portugueses) e disse: "Doutor, estoucom um problema gravíssimo. Euaperto minha testa com o dedo e dói.Eu aperto o braço com o dedo e dói.Aperto minha perna com o dedo e dói.Doutor, estou morrendo!". O médicoexamina o paciente e diagnostica:"Olha, fisicamente o senhor estáperfeito. Não tem problema algum. Oproblema é que seu dedo estáquebrado!".

Se você ler os jornais de sempre eficar assistindo o noticiário da TV todosos dias, verá o mundo através de umaótica totalmente distorcida edesequilibrada. Jornalistas que seformaram em Jornalismo, nunca foramempresários, não entendem nada deEconomia ou Administração, nuncativeram que vender nada para viver, nãotêm funcionários, etc., dão-nos umavisão deturpada do mundo –excessivamente pessimista e beirandoa histeria, já que isso ajuda a vendermais exemplares e aumentar aaudiência – e o pior é que as pessoasmédias parecem realmente gostar deuma desgraça.

É crise mesmo, ou é seu dedo que está quebrado?Se os dólares saem do Brasil, é

capa de jornal. Agora, se entram, vãolá para a vigésima quinta página.Aumentou o desemprego? Chamadana capa. Aumentou a renda média dobrasileiro? Notinha de rodapé. E poraí vai. O Brasil está em crise desde queeu me conheço como gente. Quandonão é a inflação é a bolsa, um país noOriente, no Mercosul, o dólar, opetróleo, o bug do milênio, aeletricidade... sempre tem algumadesculpa para piorar tudo, para sermospessimistas e reclamarmos de alguémou alguma coisa.

Agora gostaria de fazer-lhe umapergunta: você está em melhor ou piorsituação que os seus pais estavamquando tinham a sua idade? Aposto que99% das pessoas vai responder queestá melhor – é o resultado que tenhosempre que pergunto nas palestras.

Então que crise é essa, que a gentevai avançando - admito que aos trancose barrancos – mas vai? Tem mais:quem foi que falou que ia ser fácil? Porque é que você acha que existem maisde 200 países no mundo, mas nareunião de cúpula dos maisdesenvolvidos só tem 7 ou 8? Por quevocê acha que míseros R$ 1800 pormês de salário já colocam umprofissional entre a elite econômicabrasileira?

É porque não é para qualquer um.Como em toda vitória, é precisodisciplina e sacrifício – às vezes, por

décadas, mesmo que pareça que otúnel não tem saída, ou que a derrota éiminente. "No esta muerto quien pelea",se diz em espanhol. Mas a maioria daspessoas desiste muito cedo, e depoisreclama das pessoas que têmsucesso: "que sortudo/sortuda...".

Está na hora de pararmos defa lar tanto em cr ise . Pareceexagerado, mas pense bem: nunca,em toda a história brasileira, foi tãonecessár io que fôssemos osmelhores profissionais que podemosser. Mas com persistência, não comoa seleção de futebol, que mesclamomentos de genialidade commarasmo e desmotivação patéticos.Precisamos de genialidade comdisciplina. Levamos 500 anos paracriar estes problemas – não é em10 que vamos resolvê-los.

Washington Irvine escreveu certavez: "Grandes mentes têm propósitos,o resto têm esperanças". Este insightnos leva a realizar que, sem aexpectativa, falta-nos o propósito.Vencedores, em particular, exibem essaatitude de expectativa. Isso ficaclaramente demonstrado da maneiracomo minimizam suas derrotas. Eles

não ficam lamentando seus fracassos,ou imaginando ‘o que poderia teracontecido se...’. Ao contrário, umvencedor geralmente está olhando avirada da esquina. A noção de ‘nãopoder’ é rejeitada. Como resultado, ovencedor abre mais portas, fechamelhores negócios e atrai pessoas maisenergéticas e talentosas. O vencedorestabelece padrões mais altos,conquista confiança, nutre a vitalidadenos outros. Vencedores esperam tersucesso – e conseguem.

Lembre-se que – infelizmente comelevadíssima frequência -, a segurançade um presente medíocre é umaarmadilha mais confortável do que aaventura de ter (e ser) mais no futuro.Entretanto, nosso objetivo não deveser ignorar os problemas da vida. Deveser colocar-nos em melhor posiçãofísica, mental e emocional, ondepossamos não apenas criar as soluçõesnecessárias para nossos problemas,mas também ter condições de agir pararesolvê-los.

Então, será que é crise mesmo, oué falta de criatividade? Será que não éo dedo de algumas pessoas que estáquebrado?

Aniversário dos representantes da INCA

Antonio (Rep. Sergipe)20 de abril

João Henrique(Rep Espirito Santo) 08 de abril

Abril de 2017 3

RECURSOS HUMANOS

No dia 16 de Março oscolaboradores da Inca pu-deram celebrar mais umaconquista, a empresa as-sinoucontrato com a Unimed Mococaem parceria com a AssociaçãoComercial e Industrial deMococa - ACIM, possibilitando

A Metalúrgica Inca pagou em 30 de Março aprimeira parcela da Participação sobre Lucros eResultados referente ao ano de 2016, conforme planose metas existentes, no qual representou 89,22% dosalário de atual de cada empregado. A segunda parcelaserá paga em 30 de Setembro de 2017.

Homenagem às mulheres

Unimed para oscolaboradores

Colaboradoras da empresa receberam flores no diainternacional da mulher, como forma de agradecimentoao trabalho que desenvolvem na empresa e pelaimportância do seu papel na sociedade.

Participação sobreLucros e Resultados

que os colaboradores tenhamum convênio médico de qua-lidade. O plano oferecido épleno, sem nenhuma carênciae a empresa ainda pagará 50%do convênio para o colaboradorque aderiu ao plano, de acordocom sua faixa etária.

Abril de 20174

Neste ano a Inca participoucom o projeto Economia de águanos sanitários da área adminis-trativa, onde foram trocados asválvulas de descarga com acio-namento convencional, que utilizaem média 12 litros por acio-namento, pela válvula com sistemaduo, ou seja, com duas opções deacionamento onde, uma libera 3

Prêmio FIESP deConservação e Reuso de ÁguaPelo 9º ano consecutivo a Metalúrgica Inca participa do Prêmio FIESPde Conservação e Resuo de Água, o qual esta em sua 12º edição.

litros de água e a outra 6 litros deágua.

Conforme dados levantados,d iar iamente são ut i l izados1008 litros de água potável, pordia , nas descargas dos sa-nitários da área administrativada empresa, somando uma se-mana de 5 dias úteis temos,5.040litros.

Considerando 22 dias úteis nomês, temos um volume de 110.880litros e no ano 1.330.560 litros deconsumo de água potável emdescargas dos sanitários na áreaadmistrativa, utilizando um válvulahidra convencional onde em cadaacionamento utiliza-se uma médiade 12litros

A Metalúrgica Inca, além de

participar das Edições do PrêmioFIESP com projetos relacionadosa captação de água da chuva ereutilização de água de seuprocesso industrial, visa tambémoutras formas de economia atravésmecanismos simples com baixocusto, porém com resultados quevenham a contribuir com o meioambiente.

Gráficos auxiliares desenvolvidos para interpretação dos dados:

Abril de 2017 5

Prêmio FIESP deConservação eReuso de Água

Pelo 9º ano consecutivo a Metalúrgica Inca participa do Prêmio FIESP deConservação e Resuo de Água, o qual esta em sua 12º edição.

Sequência das imagens em relação a substituição daválvula hidra convencional pela válvula hidra duo.

Imagem da válvula convencional.

Imagem nova válvula duo.

Gráficos auxiliares desenvolvidos parainterpretação dos dados:

O programa de ginástica laboral temcomo objetivo desenvolver atividadesfísica dentro da própria empre-sa,proporcionando a melhoria da qualidadede vida dos funcionários visando tambéma prevenção das doenças ocupacionais.

Observa-se:- Aumento da produtividade;Melhora do bem-estar físico, visando

estimular a prática de atividades físicasentre os funcionários;

- Diminuição dos acidentes detrabalho;

- Melhoria do relacionamentointerpessoal;

- Mais motivação e valorização aostrabalhadores que se sentem maisdispostos,minimizando a ansiedade, oestresse e a fadiga.

- Benefícios da implantação de umprograma de Ginástica Laboral para aempresa:

- Melhoria do produto final e oaumento da produtividade;

- Melhoria da imagem da empresa;- Diminuição dos acidentes do

trabalho;- Minimização dos custos trabalhista

e civil e diminuição dos gastos comdespesas médicas e afastamentos;

A importância e objetivoda Ginástica Laboral

- Diminuição do absenteísmo e daprocura ambulatorial;

- Aumento do caminho para ISO9001,992,etc;

- Diminuição do número de erro/falhas;

- Redução de ocorrência por estressee DORT;

- Ambiente mais sociável e agradável.- Benefícios da implantação do

programa para os funcionários:- Minimização da ansiedade,do

estresse e da fadiga,diminuindo as tensõesfísicas e mentais;

- Diminuição da dor;- Melhoria da saúde física,mental e

espiritual;- Prevenção das lesões,estímulo para

a disposição no trabalho e preparaçãodo corpo para atividade muscular notrabalho, proporcionando maior aptidãopara a realização de suas tarefas,etc.

A Metalúrgica Inca há anosrealiza essa prática da GinásticaLaboral e conta com a profissionalfisioterapeuta para orientar naprática destes exercícios prio-rizando a qualidade de vida de to-dos seus funcionários.

Abril de 20176

Os exames médicos são planejados eimplementados com base nos riscos àsaúde dos trabalhadores, especialmenteos identificados nas avaliações previstasno Programa de Prevenção de RiscosAmbientais (PPRA) e devem serrealizados em todos os funcionários paraobter a emissão do Atestado de SaúdeOcupacional (ASO) de acordo com oPCMSO - Programa de Controle Médico

Foi realizado no mês de março o cursoda CIPA - Comissão Interna de Prevençãode Acidentes ministrado pela técnico desegurança Fabiana Afonso do Nascimentoà todos os cipeiros da Metalúrgica Inca -gestão 2017/2018 cumprindo com oconteúdo programático conforme NormaRegulamentadora NR05 Portaria nº3.214/78da lei nº6.514/77 do Ministério doTrabalho.Confiram o conteúdo programáticorealizado:

I - INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DOTRABALHO

Conceito LegalConceito PrevencionistaOutros casos considerados como

Acidentes do Trabalho

II – INSPEÇÃO DE SEGURANÇAConceito e ImportânciaObjetivosLevantamento das Causas dos

Acidentes

III–INVESTIGAÇÃO DOSACIDENTES

Procura das Causas do AcidenteAto InseguroCondição InseguraFator Pessoal de Insegurança

IV – ANÁLISE DOS ACIDENTESComunicação do AcidenteMedidas de Segurança a serem adotadasDias PerdidosDias DebitadosEstatísticas

V – CAMPANHAS DE SEGURANÇASIPAT (Semana Interna de Prevenção de

Acidentes do Trabalho)

Exames periódicos 2017

Para estimular a adoção deprocedimentos de saúde e segurança notrabalho,a Metalúrgica Inca participa doAbril Verde, mês dedicado à cons-cientização sobre o tema, no qual foiinstituído, no dia 28, o Dia Mundial emMemória das Vítimas de acidentes edoenças do Trabalho, também consi-derado pela Organização Inter-nacionaldo Trabalho (OIT) como Dia Mundial daSaúde e Segurança do Trabalho.

O Abril Verde busca alertarempregados, empregadores, governos esociedade civil para a importância depráticas que reduzam o número de aci-dentes e doenças relacionadas ao

e Saúde Ocupacional. No dia 22 de marçode 2017 a Metalúrgica Inca realizou osexames periódicos com todos oscolaboradores.Onde a equipe do labo-ratório vieram até a empresa para realizaros exames de hemograma.

Os exames iniciaram logo no primeirohorário,06:42h da manhã e foi sa-tisfatóriamente tranquilo com aparticipação de todos.

Abril verde alerta para saúde esegurança do trabalhador

trabalho, promovam um ambienteseguro, e práticas saudáveis em todosos setores produtivos.

O Dia Mundial em Memória àsVítimas de Acidentes de Trabalho élembrado em 28 de abril, porque no anode 1969 houve uma explosão na mina dacidade de Farmington, estado da Virgínia,nos Estados Unidos, matando 78trabalhadores. A Orga-nização Inter-nacional do Trabalho (OIT) tambéminstituiu, em 2003, a data como o DiaMundial de Segurança e Saúde noTrabalho. Verde foi a cor escolhida porestar associada aos cursos relacionadosà saúde. O símbolo é o laço verde.

Cipeiros participam de curso noinicio do mandato gestão 2017/2018

VI – RISCOS AMBIENTAISAgentes FísicosAgentes QuímicosAgentes BiológicosAgentes Mecânicos

VII – NR-5 COMISSÃO INTERNA DEPREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

Organização e funcionamento da CIPAReunião da CipaOrganização e FinalidadesForma de Atuação dos RepresentantesReunião Ordinária e Reunião

ExtraordináriaRealização Prática de uma Reunião de

CipaOrganização e Funcionamento da Cipa

VIII – MAPA DE RISCOS

IX – AIDSEntendendo a SiglaA Ação do HIVComo se Transmite HIVReduzindo Riscos

X – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃOINDIVIDUAL

Exigência Legal para Empresas eEmpregados

Características dos EPI’s mais usadosnas Empresas e a forma de sua utilização

O curso foi desenvolvido de formadidática e dinâmica e contou com a par-ticipação ativa de todos os envolvidos.

A prevenção é o maior objetivo daCIPA,é a Metalúrgica Inca sempre preo-cupada com a segurança e qualidade de vidade todos os seus funcionários.

Abril de 2017 7

Aniversariantes do mês de Abril

Toni Nunesde Aguilar

Felipe DuarteMarcelino

Paulo RenatoVitório

DIADIADIADIADIA0909090909

DIADIADIADIADIA0404040404

DIADIADIADIADIA1919191919

GuilhermeMartinsGuiraldelli

DIADIADIADIADIA0303030303

James AlvesCabral

DIADIADIADIADIA2020202020

RodrigoCamilo

Elcio MariniMartini

DanielleCristina deSales

DIADIADIADIADIA2929292929

DIADIADIADIADIA2626262626

DIADIADIADIADIA3030303030

RodrigoAparecidoMachado

DIADIADIADIADIA2424242424

"O amor nãoé a semente.

O amor é o semear"

Mia Couto

Mococa, Setembro 201288888 Janeiro de 20166 Mococa, Setembro 201288888 Abril de 201788888

REPORTAGEM DE DEVILSON PEREIRA

Esportistas da INCA em suascaminhadas diárias, saúde em primeiro lugar

Diariamente vários funcio-nários da INCA realizam as suascaminhadas, alguns pela manhã eoutros a tarde ou à noite, seja napista de atletismo, nas avenidas oupelas ruas.

Em média as caminhadas sãoentre 30 minutos e uma hora. OInformativo Inca fez questão emacompanhar de perto os funcio-nários Paulo Renato Vitório eLenon Alexandre Florentinonuma manhã a caminho da empresae pôde ver que além do bem estar

também tem a beleza do ama-nhecer com o raiar do sol.

E também acompanhamos umaentrevista com o fisiologista doesporte Paulo Correia, daUNIFESP – Universidade Fe-deral de São Paulo, falando sobreo assunto:

A caminhada não exige ha-bilidade, é barata, pode ser feitopraticamente a qualquer hora dodia, não tem restrição de idade eainda pode ser feita dentro de casase a pessoa tiver uma esteira. “Para

uma pessoa que não praticanenhum tipo de esporte, umacaminhada de 10 minutos por diajá provoca efeitos perceptíveis aocorpo, depois de apenas umasemana. Além da melhora docondicionamento físico, asvantagens de caminhar para a saúdedo corpo e da mente são muitas, ecomprovadas pela ciência”, disseo fisiologista.

Alguns benefícios que essehábito pode fazer para você:

- Melhora a circulação

- Deixa o pulmão mais efi-ciente

- Combate a osteoporose- Afasta a depressão- Aumenta a sensação de bem-

estar- Deixa o cérebro mais

saudável- Diminui a sonolência- Mantém o peso em equilíbrio

e emagrece- Controla a vontade de comer- Protege contra derrames e

infartos