mocidade espírita chico xavier - levitação

12
Mocidade Espírita Chico Xavier Levitação 16/05/2014 Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva Tânia Mara Lima Dias Endereço: Rua Silviano Brandão, 419 – Centro

Upload: sergio-lima-dias-junior

Post on 15-Jun-2015

401 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Para acessar as demais aulas da Mocidade Espírita Chico Xavier, entre em: mocidadeespiritachicoxavier.blogspot.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Mocidade Espírita Chico XavierLevitação

16/05/2014

Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva

Tânia Mara Lima DiasEndereço:

Rua Silviano Brandão, 419 – CentroMachado – MG

Page 2: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

LEVITAÇÃO

No “Dicionário de Filosofia Espírita” (Edições Celd) ( L. Palhano Jr) assim define levitação: “Ato ou efeito de levitar. Fenômeno psíquico, anímico ou mediúnico, no qual pessoa ou coisa ergue-se acima do solo sem uma razão visível, apenas devido à força mental, de um encarnado ou desencarnado, que movimenta fluidos ectoplasmáticos capazes de produzir uma alavanca psíquica suficientemente forte para vencer a força da gravidade. É um fenômeno de efeito físico. Elevação de um corpo no espaço, sem contato aparente, ficando suspenso, como se estivesse subtraído à ação da gravidade”.

Page 3: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Entendendo os diferentes fenômenos:

Fenômenos Psíquicos:

Os fenômenos psíquicos, como o nome indica, são aqueles produzidos pelo psiquismo humano (Psique + mente = Espírito).E é, por essa razão, que fenômeno psíquico, no Espiritismo, é chamado: FENÔMENO ESPÍRITA.

Fenômeno Anímico:

Animismo é o fenômeno pelo qual a pessoa arroja ao passado os próprios sentimentos, "de onde recolhe as impressões de que se vê possuída" “Martins Peralva”

Fenômeno Mediúnico:

Fenômeno mediúnico é comunicação entre espíritos.

Page 4: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

No livro:Nos Domínios da Mediunidade

Segundo o Espírito André Luiz,o médium Chico Xavier escreve:

“O ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é o recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza. Em certas organizações especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos. É um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. Pode ser comparado a uma genuína massa protoplasmática,(Substância primordial do organismo vivo"protoplasma“) sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que o exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-lhe o modo de ser. Infinitamente plástico, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele”.

Page 5: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

EctoplasmaDefinição: Substância que emana do corpo de um médium capaz de produzir fenômenos de efeitos físicos ou aparições à distância”. Trata-se de uma exalação fluídica, sensível ao pensamento, visível ou invisível, plástica, inodora, insípida, originalmente incolor, que tem a semelhança de uma massa protoplasmática.Natureza: Independe do caráter e das qualidades morais do médium, constituindo emanações do sistema psicofísico, das quais o citoplasma celular é uma de suas fontes de origem.Elementos essenciais: 1º) Fluidos sutis procedentes do mundo espiritual;2º) Recursos fluídicos do médium e dos assistentes encarnados; 3º) Emanações fluídicas retiradas da natureza terrestre.Propriedades:Plasticidade: adaptabilidade às diretivas do pensamento; Penetrabilidade: atravessa obstáculos e interpenetra nas entranhas da matéria, produzindo alterações nas vibrações atômicas (desmaterialização); Condutibilidade: é capaz de conduzir a energia em suas diversas modalidades, eletricidade, magnetismo. Sensibilidade: responde a estímulos, reage à ação mental, à luz (foto-sensível) e ao toque material. Invisibilidade: pode ser encontrado em estado rarefeito e invisível.

Page 6: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Hipóteses sobre o fenômeno da levitação:

Apesar do fenômeno da levitação ser conhecido desde os tempos remotos, os estudiosos do assunto sabem pouco sobre a força ou energia que o provoca.

1 – Em uma crônica inglesa intitulada “A Vida de Jesus”, fala de uma palavra considerada sagrada, a qual concedia aos que a conhecessem faculdades psíquicas de alto valor, entre elas o poder de voar ou levitar. 2 - Na opinião dos hindus, certos exercícios respiratórios influenciam o peso do corpo humano, gerando uma força que contrabalança ou neutraliza parcialmente a gravidade, a levitação dos iogues só é conseguida em estados de meditação profunda.3 - Quanto à produção de ectoplasma, temos como exemplo a pesquisa feita pelo engenheiro mecânico, W. J. Crawford, com uma médium irlandesa chamada Kathleen Goligher, concluindo que as levitações de objetos por ela provocadas eram feitas por bastões ectoplasmáticos emanados do seu corpo, que funcionavam como verdadeiras alavancas para suspendê-los.4 - A hipótese da disposição mística ( Fazer a vontade de DEUS)defende que ela permitia a descida do Espírito Santo e a levitação ocorria em virtude de uma dádiva especial concedida por ele.5 - Os taoistas chineses acreditavam que os homens poderiam locomover-se para qualquer lugar se tivessem um certo talismã e o engolissem.6 - A hipótese do hipnotismo é defendida pelo hipnotizador De Mirville.

Page 7: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Os Santos que LevitavamOs santos mais citados pelos hagiógrafos (O que se escreve acerca dos santos)

como portadores da faculdade em estudo são:

1 - Santa Brígida de Vadstena2 - São Pedro de Alcântara3 - São Domingos 4 - São Tomás de Aquino5 - Santo Inácio de Loyola6 - São Felipe Néri 7 - São José de Cupertino8 - Santo Afonso Maria de Ligório9 - Santo Edmundo 10 - São Geraldo Majela 11 - Santa Tereza d´Avila

É interessante saber que muitos dos santos citados possuíam outras faculdades anímicas e mediúnicas,mas a levitação ocorreu também,com pessoas que não eram sequer religiosas.

Page 8: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Daniel Dunglas Home

Daniel Dunglas Home (1833-1886), médium escocês, nascido perto de Edimburgo, começou a levitar aos 19 anos, involuntariamente, mas depois aprendeu a levitar voluntariamente e fez demonstrações de suas habilidades diante de milhares de pessoas, algumas famosas como Napoleão III, Mark Twain e Ruskin. Além de flutuar, Home fazia com que alguns objetos à sua volta também levitassem, incluindo alguns pesados móveis e até mesmo um piano. Fazia os sinos badalarem sozinhos e os instrumentos musicais produzirem música sem que ninguém os tocasse. Levitou por 40 anos. William Crookes, um dos cientistas mais famosos e prestigiados da época, considerou a sua atuação legítima. Existe uma documentação farta feita por pessoas que pesquisaram os fenômenos por ele produzidos. Num dos casos (1868), “Home flutuou horizontalmente, como se estivesse deitado numa cama, através de uma janela aberta no terceiro andar de uma casa e voltou por outra. Seus pés entraram primeiro, depois o resto do corpo”.

Page 9: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Eusápia Paladino (1854-1918), nascida em Minervino, na Itália, participou de muitas sessões de experimentação mediúnica com vários e célebres cientistas (entre eles Schiaparelli, Aksakof, Charles Richet, Camille Flammarion, Gabriel Delanne e Ernesto Bozzano). Os fenômenos documentados foram Telecinesia, levitação de objetos e dela própria, aparição de luzes, materialização de Espíritos, moldagens, etc.

Eusápia Paladino

Page 10: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Carmine Mirabelli (1889-1951), médium brasileiro, nascido em Botucatu (SP), considerado um dos maiores médiuns do mundo, que teve suas levitações registradas por fotografias, impressionou os mais respeitáveis cientistas da primeira metade do século passado com um verdadeiro leque de faculdades que incluíam materializações, desmaterializações, transportes, psicografia, psicopictografia, xenoglossia, clarividência e precognição.

Carmine Mirabelli

Page 11: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Casos Engraçados de Levitação

1 - Um deles ocorreu com a visionária Catherine Emmerich, que levitava desde criança. O fenômeno continuou a ocorrer mesmo após ela entrar num convento. Encarregada da limpeza da sacristia da igreja, ela aproveitou dessa faculdade da seguinte forma: sem saber como, levitava de-repente e, no alto, tirava o pó da parte superior das colunas e lavava as vidraças.2 - Outro caso surpreendente, um casal se deita para dormir. No meio da noite ele acordou. A esposa não se encontrava ao seu lado. Já se preparava para se levantar e ir procurá-la, quando olhou para cima e levou o maior susto. Em posição horizontal, ela estava suspensa rente ao teto. Se esse não existisse, sabe-se lá onde ela iria parar.

Page 12: Mocidade Espírita Chico Xavier - Levitação

Para provar que o fenômeno existe, temos um número considerável de testemunhos e muitas fotos.Apesar de tantas hipóteses, tantas experiências e observações, resta muito ainda a ser descoberto sobre a levitação.

Fonte:Site Caminheiros da Luz

FIM