mocidade espírita chico xavier - inspiração e intuição

13
Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva Tânia Mara Lima Dias Endereço: Rua Silviano Brandão, 419 – Centro Machado – MG Mocidade Espírita Chico Xavier Inspiração / Intuição 12/12/2014

Upload: sergio-lima-dias-junior

Post on 08-Jul-2015

354 views

Category:

Spiritual


8 download

DESCRIPTION

Aula da Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição. Acesse nosso blog: http://www.mocidadeespiritachicoxavier.blogspot.com.br/ Acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/mocdechicoxavier

TRANSCRIPT

Page 1: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Facilitadoras:Scheila Fássio Lima de Paiva

Tânia Mara Lima DiasEndereço:

Rua Silviano Brandão, 419 – CentroMachado – MG

Mocidade Espírita Chico XavierInspiração / Intuição

12/12/2014

Page 2: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

INTUIÇÃO, INSPIRAÇÃO VAMOS LOCALIZAR NA CLASSIFICAÇÃO DA MEDIUNIDADE SEGUNDO SEUS EFEITOS ONDE SE

ENCONTRA A INSPIRAÇÃO E A INTUIÇÃO

As mediuinidades de inspiração e intuição se enquadram como de efeitos subjetivos ouinteligentes.

Page 3: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

MEDIUNIDADE NATURAL E DE PROVA

MEDIUNIDADE NATURAL:No estado evolutivo que nos encontramos a inspiração, a intuição e a percepção fluídica são faculdades permanentes em nós, assim como a inteligência é um atributo permanente do ser humano. A isso denominamos: Mediunidade Natural. Assim como não podemos mais deixar de pensar também não podemos deixar de ser médiuns. A

medida que evolui e se moraliza, o indivíduo adquire faculdades psiquícas e aumenta,

consequentemente, sua percepção espiritual.

MEDIUNIDADE DE PROVA:Para muitos são concedidas temporariamente outras faculdades psíquicas, tais como psicofônia,psicografia, vidência, etc. Não as conquistaram, mas receberam-nas de empréstimo, durante a encarnação. Estes tipos de faculdades recebidas por empréstimos denominamos de Mediunidade de Prova.

Pensamentos(inspiração e intuição)

Sentimentos(percepção energética)

Page 4: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

SINTONIA VIBRATÓRIA

Sintonia vibratória é a base para todos os fenômenos de inspiração, intuição e percepção.Duas pessoas sintonizadas estarão evidentemente, com as mentes perfeitamente entrosadas,havendo entre elas, uma ponte magnética a vinculá-las, imantando-as uma à outra.

ONDAS VIBRATÓRIAS

POSITIVO NEGATIVO

ONDAS CUMPRIDAS = PENSAMENTOS POSITIVOSONDAS CURTAS = PENSAMENTOS NEGATIVOS

Page 5: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Duas pessoas sintonizadas mental e vibratóriamente estarão, evidentemente entrosadas e se estabelecerá entre elas uma ponte magnética vinculando-as, imantando-as profundamente.Os pensamentos e as sensações diferentes que a pessoa receptora sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o emitente lança sobre o sistema nervoso do receptor, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc.

Page 6: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Você sabe a diferença entre Inspiração e Intuição?

Determinados assuntos tratados na exposição espírita (palestra, aula ou preleção), muitas vezes parecem sem importância, mas nunca será demais saber o exato sentido ou significado de palavras ou expressões que usamos. É o que acontece com as palavras acima citadas, pois são inúmeros os companheiros que não fazem a menor distinção (e pior, passam adiante) que essas expressões significam a mesma coisa. Pois bem, há diferença e muita!

Page 7: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

INSPIRAÇÃO

Uma definição leiga: "Inspiração - sugestão, insinuação, conselho", ou "Inspirar - incutir, infundir,insuflar, introduzir"

(Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Vol. 2 Ed. Enciclopédia Britânica).

Atende-se para a etimologia (origem) dessa palavra, que vem de inspirare, ou "introduzir ar", quase o mesmo que assoprar.

É simplesmente uma influência telepática com plena consciência, mas reconhece-se que é uma influência estranha quando o assunto tratado está fora das cogitações do indivíduo que recebe ou mesmo contrária seus pontos de vista.

Page 8: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Segundo a Doutrina Espírita:

"A inspiração é a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos". (Seara dos Médiuns, "Faixas", Emmanuel. F.C. Xavier, FEB - 4ª edição, pg. 125, discorrendo sobre o capítulo"Evocações" do Livro dos Médiuns).Portanto, não existe inspiração anímica, é sempre de origem externa.Léon Denis (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, FEB, 1993, cap.21, pg. 334), sobre a inspiração: ”Uma das formas empregadas pelos habitantes do mundo invisível para nos transmitirem seus avisos, suas instruções (...). Pela mediunidade o Espírito infunde suas idéias no entendimento do transmissor"."É o recebimento espontâneo de idéias, pensamentos, concepções,provindo de Espíritos...". (Dicionário Enciclopédico de Espiritismo,Metapsíquica e Parapsicologia, Ed. Bels. 1976, 3ª ed., João Teixeira de Paula).Ressalte-se: é espontâneo, logo, não precisa evocação, nem pedido de auxílio; é um socorro imediato e de bom grado.Na inspiração, a pessoa se mantém consciente, para ocorrer o fenômeno é preciso que haja apenas sintonia mental entre quem vai emitir com quem vai receber telepaticamente as idéias ou sugestões mentais.

Em conclusão: Inspiração é a transmissão dos pensamentos e mensagens de uma mente para outra, "um assopro" do desencarnado para que o encarnado possa livremente dispor de umadeterminada figura, de uma idéia, de um quadro mental.

Page 9: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

INTUIÇÃOA Intuição Pode Ser Anímica e Mediúnica

Intuição Anímica: Intuição [do latim intueri + ção]; 1. Ato de ver, perceber, discernir de forma clara ou imediata; 2. Ato ou capacidade de pressentir; 3. Percepção na sua plenitude de uma verdade que normalmente não se chega por meio da razão ou do conhecimento discursivo ou analítico. Na intuição Anímica é a alma da própria pessoa que se manifesta.

Quando o médium entra em transe o seu perispírito se desprende e situações vividas e ou conhecimentos adquiridos em outras encarnações passam a ser lembrados.

Muitas vezes o médium manifesta conhecimentos que se encontram latentes no inconsciente

ou expõe situações trágicas vividas em existência pregressa, que agora surgem como se fossem

histórias de espíritos infelizes desencarnados.

Page 10: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

INTUIÇÃO MEDIÚNICA

Na intuição Mediúnica o médium absorve pensamentos e sensações de um outro espírito.Na intuição mediúnica a pessoa tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se

vibratóriamente com o indivíduo que está emitindo.

Page 11: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Conclusão

Podemos então concluir que inspiração é a transmissão dos pensamentos e mensagens de uma mente para outra.

Intuição é o conjunto de conhecimentos próprios, adquiridos ao longo de inúmeras experiências vividas pelo Ser e que lhe aflora à mente espontaneamente, sem ninguém lhe transmita nada. Temos em Platão que ela é fundamentada na nossa preexistencia, manifestada através de diversas encarnações. Dr. Bezerra no livro A loucura sob Novo Prisma nos leva a entende-la como as "reminiscências das vidas que tivemos".

Segundo Ney Lobo ela é "instrumento da alma no processo da educação sobre os valores acumulados em existências anteriores".Portanto amigos e médiuns em geral que constantemente utilizam estas duas expressões confundindo-as , agora poderemos afirmar com certeza que, quando quisermos pedir ajuda a nossos amigos da Espiritualidade, peçamos para que eles nos inspirem e não nos intuam.

E quanto à intuição não necessitamos pedir nem a Deus, nem aos Bons Espíritos e sim "organizar" nosso mundo interior, para que nossos próprios conhecimentos possam ser devidamente utiizados para nossa própria marcha evolutiva e seguir a orientação de Emmanuel que em seu livro O Consoladornos indica, "que para desenvolver a intuição são necessários, estudo perseverante, esforço sincero e meditação sadia".

Page 12: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Reflexão

Deus nos concede a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo.

Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier

Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã. Chico Xavier

A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro. Chico Xavier

Page 13: Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição

Fontes(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) BAZARIAN, J. Intuição Heurística: Uma Análise Científica da Intuição Criadora. 3. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986.

(3) ARMOND, E. Mediunidade - Seus Aspectos, Desenvolvimento e Utilização. 17. ed. São Paulo: Aliança, 1977.

(4) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.

(5) KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo:Lake, [s.d.p.]

Em forma de palestra: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/intuicao-e-inspiracao.htm

(Milton Antunes Martins, no Jornal O Trevo)

FIM