mocidade espírita chico xavier - bilocação

12
Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva Tânia Mara Lima Dias Endereço: Rua Silviano Brandão, 419 – Centro Mocidade Espírita Chico Xavier Bilocação 06/06/2014

Upload: sergio-lima-dias-junior

Post on 05-Dec-2014

461 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva

Tânia Mara Lima DiasEndereço:

Rua Silviano Brandão, 419 – CentroMachado – MG

Mocidade Espírita Chico XavierBilocação

06/06/2014

Page 2: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Diferença entre Bilocação e Bicorporeidade

Allan Kardec, em “O Livro dos Médiuns” trata do assunto, detendo-se na bicorporeidade, não se refere à bilocação por dar a entender que se trata do mesmo fenômeno visto de outro ângulo.

Bilocação:Estar em dois lugares diversos ao mesmo tempo.Bicorporeidade:Aparecer com dois corpos em dois lugares distantes.O perispírito por sua organização de flexibilidade , expansibilidade, tangibilidade, penetrabilidade, aparição e emacipação da alma fornece inúmeras condições de ação ao Espírito, mesmo quando encarnado, sendo o propulsor de toda e qualquer ação é o Espírito.Para que essas propriedades se tornem evidentes, necessário se atender às leis dos fluidos, no que tange as suas condições de afinidade, quantidade necessária e qualidade dos fluidos; além do conhecimento e a elevação moral do Espírito que manuseia tais fluidos.

Page 3: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Bicorporeidade

É o fenômeno pelo qual um indivíduo, vivo, pode manter sua presença de forma tangível em dois lugares diferentes, ao mesmo tempo. O fenômeno ocorre com a materialização de seu Perispírito exteriorizado, mantendo uma forma tangível aparente, enquanto o corpo carnal permanece em outro local, em estado anormal, isto é, em transe, ainda que simples. Findo o fenômeno, o Espírito retoma seu corpo adormecido e desperta normalmente.

Page 4: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

A bicorporeidade, como o próprio nome o conceitua, não admite uma terceira presença, porque os encarnados possuem dois corpos, o físico e o espiritual, mantendo-se cada um, face às circunstâncias, com as seguintes características:Corpo Físico - presença real - com a vida orgânica;Corpo Espiritual- presença aparente - com a vida do Espírito.Sendo o Espírito indivisível (LE, perg. 92), somente um corpo pode ter vida ativa e inteligente, e é o corpo carnal. Kardec menciona não conhecer exemplo em que os dois corpos gozassem, ao mesmo tempo e no mesmo grau, de uma vida ativa e inteligente, pois o que anima a matéria é o Espírito, e este é indivisível.

Page 5: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Não Há Perigo De Morte Na Bicorporeidade

No fenômeno da bicorporeidade não há perigo de morte para o homem, porquanto seu Espírito, ao afastar-se, lê pensamentos e prevê situações que podem acontecer, dado que fica ligado ao corpo físico pelo cordão fluídico que mantém o controle de comunicação da mente para o corpo, e do corpo para a mente. Se algo acontecer ao corpo físico, o Espírito pode voltar imediatamente. Pode-se dizer, ainda, que o corpo aparente, embora materializado, é um corpo fluídico e não-orgânico, não podendo ser morto. Epes Sargent, em seu livro "Bases Científicas do Espiritismo", cap. VI, mostra a ocorrência de materialização de uma mão, que sofre o atentado a faca, sem conseqüências maiores para o médium, salvo a sensação dolorosa que durou por algumas horas, além da desagradável sensação da penetração da lâmina em seus músculos, nos tendões.

Page 6: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Casos de Bicorporeidade e Bilocação

Eurípedes Barsanulfo: Notável médium que viveu em Sacramento – MG, dotado de moral irrepreensível, por várias vezes se fez notar no fenômeno da bicorporeidade. Encontramos alguns relatos bastante interessantes, principalmente por terem sido presenciados por testemunhos nem sempre afeitos à Doutrina dos Espíritos.Eurípedes era professor, sendo o fundador do Colégio Allan Kardec em Sacramento (o primeiro colégio espí rita em todo o mundo). Era médium dotado de variados tipos de mediunidade, desta cando-se a mediu nidade de cura e o receituário mediúnico. Muitas vezes entrava em transe durante uma aula e se prestava a socorrer necessita dos através da bicorporeidade; certa vez, após um transe, dirige-se aos alunos e diz:- Prestem atenção. Acabo de fazer um parto difícil, numa residência atrás da Igreja do Rosário. O marido não sabe que a criança já nas ceu e está a caminho daqui, para solicitar ajuda. Quando ele entrar na sala os senhores devem ficar de pé para o cumprimentarem.E o homem entrou logo em se guida, muito aflito, de roupa de montaria e chapéu, pedindo a Eurípedes que fosse até a sua residência, com urgên cia fazer o parto pois sua mulher estava muito mal e a parteira não es tava conseguindo resolver o caso.- Acalme-se, respondeu o médium sorrindo, já fiz o parto há 5 mi nutos atrás...- Não é possível disse o homem, há 5 minutos eu o teria visto no cami nho.- O senhor não me viu porque eu fui em Espírito, mas eu vi o senhor, respondeu Eurípedes, e pode voltar para sua casa sos segado, a menina que nasceu é linda e forte.O homem porém duvidou e só saiu dali com Eurípedes junto. Chegando a casa se deparou com a es posa que segurava no leito a filhinha. A partu riente ao ver o mé dium exclamou:- O senhor não precisava vir de novo seu Eurípedes, eu e o bebê es tamos passando muito bem!Em várias outras ocasiões este médium pôde ser visto simultaneamente em dois lugares.

Page 7: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA:

Estando Antônio em Pádua, teve uma visão. (...) Na sua cidade natal, Lisboa, viviam ainda os seus parentes: o pai, a mãe, os irmãos e as irmãs, que se encontravam implicados num caso de homicídio cometido por outros. Havia naquela cidade dois indivíduos que se odiavam mortalmente. Um deles, encontrando-se certa noite com o filho do rival, decidiu vingar-se nele e, favorecido pela escuridão, surpreendeu-o, arrastou-o à sua própria casa e ali trucidou-o barbaramente. Depois sepultou o corpo no jardim da casa dos parentes de Antônio. (...) Sabendo que o jovem fora, naquela noite, visto nas propriedades do palácio de Martinho, deram busca pelos arredores e pela propriedade toda. Guiando-se pela terra removida de fresco, chegaram ao cadáver cheio de ferimentos. Bastou esse indício para que as suspeitas do homicídio caíssem sobre Martinho, que foi preso com toda a família, segundo o costume da época.

Page 8: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Aproxima-se o dia da sentença, que teria sido uma sentença de condenação, se Antônio não tivesse vindo em auxílio dos seus. Certa noite, ele pediu licença ao superior para sair do convento, e se pôs a caminho de Lisboa. Lá chegou prodigiosamente na manhã seguinte quando não seriam suficientes três meses para percorrer a distância entre Pádua e Lisboa. Chegando à sua terra natal, apresentou-se ao tribunal para pedir a liberdade de sua família. Como era natural, não foi atendido, visto serem por demais graves os indícios acumulados contra ela. Antônio pediu, então, que lhe trouxessem o cadáver da vítima. Ao vê-lo, ordenou-lhe, em nome de Cristo, que voltasse momentaneamente à vida para indicar o seu assassino. O corpo animou-se, confessou abertamente que nenhum membro da família de Antônio era culpado da sua morte e depois caiu novamente no seu sono de morte. A novidade do milagre e a solene declaração de tal testemunha foram suficientes para libertar a família de Antônio, com a qual ele passou aquele dia. Despediu-se ao cair da noite e, no dia seguinte encontrava-se novamente no seu convento em Pádua.

Page 9: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

SANTO AFONSO DE LIGUORI:

Em Arienzo, na manhã de 21 de setembro de 1774 depois de haver celebrado missa, atirou-se num sofá, entrou em transe profundo, desdobrou-se e materializou-se onde se encontrava o Papa Clemente XIV e assiste ao seu desencarne. Em 22 de setembro, às 7 horas da manhã, no momento mesmo em que Afonso recuperava os sentidos, chegou a notícia da morte do Papa em Roma.

Page 10: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

SÃO FRANCISCO DE ASSIS:

Um ex-leproso não é aceito em sua casa. Ora e pede socorro a Frei Francisco. Nesse instante, Francisco balbucia uma breve oração e entra em transe profundo. Os frades estavam se familiarizando com esses momentos da vida do Apóstolo e entraram em profunda concentração. Francisco desdobra-se, vai àquela casa e se materializa a todos os que ali se encontram causando grande admiração porque era noite e a casa era distante de onde moravam os frades.- Mulher, porque relutas em receber de volta teu marido?...- Frei Francisco! exclamou a mulher, tuas palavras são como ordens de Deus! Abraça o marido e lhe pede perdão.A seguir, encaminha-se para Francisco e, quando tenta abraça-lo, ele não está mais na sala.

Page 11: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Frei Galvão:

Franciscano Antonio de Sant’Anna Galvão, nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 1739 e morreu aos 84 anos, no Mosteiro da Luz. Aparecia em dois lugares ao mesmo tempo, levitava e tinha premonições. Em 1810, frei Galvão apareceu para um capataz que fora apunhalado por um escravo. Mas, nesse mesmo tempo, o frei interrompeu uma missa para que todos orassem por um cristão que agonizava longe dali.

Page 12: Mocidade Espírita Chico Xavier - Bilocação

Conclusão

O desdobramento corresponde ao estado de emancipação completa da alma. O espírito encarnado, revestido dos seus envoltórios, projeta-se para o exterior do corpo somático, do qual se separa formando uma cópia ou duplo. Porém, o desdobramento ou projeção da consciência contribui sobremaneira, para que o homem se conscientize da realidade do Plano espiritual e se veja como um ser imortal, filho de Deus que é Amor, um cidadão do Universo, em busca da perfeição, iluminado pelas estrelas incomensuráveis do Pai.Fontes:Livro dos Médiuns;Site Espiritismo e Razão;Site A Casa do Espiritismo;Site Autores Espíritas Clássicos.

Obs: Para assistir todas as aulas acesse o Blog:

http://www.mocidadeespiritachicoxavier.blogspot.com.br/

FIM