moçambique em o sector de Águas - plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos...

33
O Sector de Águas em Moçambique 1 PLAMA | Publicação Trimestral | Junho 2016 | 2ª Edição - Português |MOÇAMBIQUE | DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA| PLAMA PLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA Directório O Sector de Água em Moçambique

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1

PLAMA | Publicação Trimestral | Junho 2016 | 2ª Edição - Português |MOÇAMBIQUE | DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA|

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Directório

O Sector de Águaem Moçambique

Av. de ONU. Espaço de ADeM, Distrito Kampfumo

Maputo - Mozambique

Telefax: (+258) 21320383

Mobile: (+258) 840318903

[email protected]

www.plama.org.mz

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Page 2: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

32

The

Moz

ambi

can

Wat

er S

ecto

r

3

www.plama.org.mz

Juntos. Por um Melhor Sector de Águas. Por um Moçambique Melhor.

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Page 3: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

54

A Plataforma Moçambicana da Água é um Projecto que veio preencher uma lacuna que já era notória no Sector de Águas Moçambicano, dada a evolução ao longo dos anos, em que passamos de uma situação em que os Serviços de Águas e sua Gestão eram unicamente da responsabilidade das entidades públicas.

A demanda de água potável, de Serviços de Saneamento associados aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos e a melhoria da Gestão de Bacias Hidrográficas mais importantes (partilhadas com os países vizinhos), fazem com que a Gestão da Água não seja apenas assunto do interesse e responsabilidade do Governo. Impõe-se portanto a necessidade de definição de novos mecanismos.

Ao introduzir mecanismos como a PLAMA, que contribuem para uma melhor gestão dos assuntos ligados a Água, o Governo de Mocambique reconhece a pertinência e o conhecimento detido pelo Sector Privado no campo da Água. Este por sua vez, manifesta a sua vontade de investir e de contribuir de forma activa para essa mudança de paradigma. Havendo um pensamento comum, é necessário que o sector se organize com vista a capitalizar melhor o papel de cada actor deste processo.

O Projecto Plataforma Moçambicana da Água – ProPLAMA tem como objectivo principal a melhoria da relação entre os intervenientes do Sector Público e Privado, contribuindo desta forma para a organização do sector, para a melhoria do ambiente e oportunidades de negócio alinhados com as prioridades do sector e do país. De igual modo, visa garantir uma janela do Sector de Águas para o país e para o mundo.

O ProPLAMA visa também a garantia de um mecanismo de diálogo e participação estruturada do Sector Privado e Sociedade Civil no desenvolvimento do Sector de Águas e conta com o apoio do Governo de Moçambique através do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e do Governo Holandês.

De forma detalhada a PLAMA pretende:• Garantir serviços de suporte na definição e revisão de políticas e directamente

no negócio dos seus membros;• Promover melhorias na relação e interacção no Sector de Águas envolvendo o

Sector Público, Sociedade Civil, Instituições Académicas e o Sector Privado;

• Promover a cultura de “feedback” e troca de informação entre as entidades de planeamento, contratação e as entidades de implementação;

• Garantir informação relevante as entidades externas ao sector tanto a nível nacional como internacional;

• Funcionar como o “Front Office” para as entidades externas.

Nesta aventura de estabelecimento de uma instituição como a PLAMA, socorremo-nos de experiências similares que já existem no mundo através da mobilização da Assistência da Netherlands Water Partnership (NWP) da Holanda, que já está estabelecida a mais de 15 anos, tendo surgido também devido aos desafios que nós estamos agora a enfrentar.

Para funcionar, recorremos aos profissionais de que o nosso país dispõe, ou seja o Secretariado Executivo do Projecto é a Associação dos Profissionais do Sector de Águas Moçambicano, da AQUASHARE, mostrando-se claramente que este é um projecto sólido com perspetivas claras e assente em pilares seguros.

A presente publicação, o Directório do Sector de Águas em Moçambique, é a primeira das várias que a PLAMA se propõe a fazer, cumprindo a sua missão e terá várias edições destacando os desenvolvimentos no sector. O trabalho por detrás deste tipo de publicação já é por si um símbolo de desenvolvimento do Sector de Águas, pois é possível mapear a real capacidade do sector, ver as áreas que estão carenciadas de actores relevantes, as áreas que precisam de estímulo para desenvolver novos actores em linha com as necessidades crescentes do País.

Mário Jorge Macaringue

Presidente do Conselho Directivo da PLAMA

Page 4: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

76

A Plataforma Moçambicana da Água (PLAMA) é um Projecto da iniciativa do Governo Moçambicano que tem como objectivo impulsionar e incrementar a participação e proactividade do sector produtivo (Sector Privado, Sociedade Civil e Instituições de Ensino Técnico e Superior) no Sector de Águas do nosso País.

A PLAMA tem um Conselho Directivo constituído por 9 membros, sendo 3 do Sector Público, 4 do Privado e 2 representando a Sociedade Civil. Isto mostra claramente que esta plataforma está preocupada com a participação do Sector Privado e com o papel que este deve assumir, assegurando que seja elevado o perfil das instituições intervenientes com vista a garantir uma planificação integrada e sustentável na área das Águas e da Gestão de Recursos Hídricos em Moçambique.

Com as recentes reformas implementadas pelo Governo de Moçambique foi criada, através do Decreto Presidencial 1/2015, de 16 de Janeiro, assim como através do estatuto Orgânico por meio da Resolução 19/2015 da Comissão Interministerial da Administração Pública, de 17 de Julho, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, abreviadamente designada por DNGRH. Membro da Plataforma, a DNGRH é o órgão do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos que é responsável pela promoção do uso e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos para a satisfação das necessidades das gerações actuais e futuras, salvaguardando o ambiente.

A ausência de um mecanismo estruturado de diálogo, de comunicação, de promoção e de envolvimento de outros subsectores tem tido consequências quer na sustentabilidade financeira, quer na técnica para as instituições que actuam na área das Águas. Os dados estatísticos indicam que mais de 70% do volume de trabalhos do Sector das Águas (Abastecimento, Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos) é realizado por empresas estrangeiras que após o término deixam uma capacidade limitada para as instituições do Sector.

A PLAMA, produziu em 2015 o Directório com objectivo de dar maior visibilidade às instituições que actuam no sector, demonstrando as potencialidades existentes e as que necessitam de ser exploradas. Este instrumento permitirá saber Quem é Quem? e Quem faz o Quê? no sector, contribuíndo deste modo para maiores possibilidades de troca de contactos para o estabelecimento de parceiras de negócio, a níveis quer nacional, quer internacional. Esperamos que a presente reedição constitua uma oportunidade para que o Sector de Águas de Moçambique possa partilhar e impulsionar o envolvemento do Sector Privado Moçambicano.

Os desafios do Abastecimento de Água e do Saneamento no nosso país ainda são enormes, apesar dos esforços que o Governo Moçambicano tem feito. Reconhecendo a necessidade de envolvimento de outros actores, o Governo tem movido esforços no sentido de envolver o Sector Privado na busca de soluções adequadas e inovadoras para os problemas existentes no sector.

Em 2011, estando presente esta preocupação por parte do Governo de Moçambique, foi celebrado um Memorando de Entendimento com o Governo Holandês, para o endereçamento da questão tendo em conta a experiência holandesa. A Plataforma Moçambicana da Águas é um Projecto da iniciativa do Governo moçambicano, que vem tendo como preocupação o aumento da participação e proactividade do sector produtivo no Sector de Águas moçambicano. O sector produtivo inclui maioritariamente o Sector Privado, mas não só, incluindo também a Sociedade Civil na forma de Organizações Não-Governamentais.

A preocupação do Governo de Moçambique, acima referenciada é totalmente partilhada pela recém estabelecida Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento. Tal preocupação surge do facto de o Sector de Águas moçambicano ter uma série de desafios ligados ao aumento da cobertura dos serviços de água e saneamento em particular na garantia de infra-estruturas e serviços tanto para as zonas rurais como urbanas. Correntemente as soluções e os planos estão muito concentrados na visão essencial das entidades públicas, sendo estas quem garante as políticas, estratégias, os processos de contratação, entre outros.

A Plataforma Moçambicana da Água vem sendo financiada pelo Governo holandês e moçambicano desde os primórdios. No entanto esteve sempre claro que esta plataforma não deveria ser do Sector Público, mas sim dos demais, com enfoque para o Privado, uma vez que é daí que se pretende ter maior envolvimento. É por isso que dos 9 membros do Conselho Directivo, apenas 3 são do Sector Público. Estes três membros do Sector Público continuarão permanentes na Plataforma para a garantia de informação relevante, contribuição nas discussões assim como para garantia de tomada de decisões informadas por parte da Plataforma. Sem prejuízo de ser o Governo de Moçambique o responsável pela correcta gestão do Sector de Águas, reconhece-se que os actores são variados e que é preciso

Messias MacieDirector Nacional de Gestão de Recursos Hídricos

Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

Nilton Sérgio RebeloTrindadeDirector Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento

Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

Page 5: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

98

elevar o perfil das Instituições Não Públicas para a garantia de uma planificação adequada e sustentabilidade.

O lema da Plataforma, “Juntos por um Melhor Sector de Águas e por um Moçambique Melhor“, representa o compromisso do Governo de Moçambique na inclusão, diálogo e partilha de conhecimento na busca de soluções para os nossos desafios. Desta forma será possível a garantia de sustentabilidade e desenvolvimento de capacidade nacional.

A presente publicação, que é um reeditar de um directório que já tinha sido publicado pela então Direcção Nacional de Águas, apresenta entidades maioritariamente ligadas ao abastecimento de água e saneamento, tais como provedores de serviços, empreiteiros, consultores e mais. É uma publicação que nos enaltece e acreditamos que a mesma constitui uma mais valia para o Sector de Águas. Esta publicação constitui também uma base de trabalho para esta direcção sendo também um instrumento que comunica bem o grau de organização do Sector de Águas, que caminha a passos largos para uma sincronização cada vez maior entre os diversos actores.

É com muita honra que, como Associação dos Profissionais do Sector de Águas em Moçambique, aceitamos o desafio de nos constituirmos como Secretariado Executivo do Projecto Plataforma Moçambicana da Água, estando assim a serviço dos objectivos do País. Em 2011 o Sector de Águas entrou numa fase de iniciativas importantes, dentre as quais a criação e formalização da Associação de Profissionais do Sector de Águas – AQUASHARE e a definição do princípio da criação da Plataforma Moçambicana da Água- PLAMA, através da celebração de um Memorando de Entendimento entre os Governos Moçambicano e Holandês.

Em 2012, a AQUASHARE foi envolvida nas discussões que já decorriam para a materialização da Plataforma, por ser a instituição com potencial de envolvimento e interesse no projecto, uma vez que já estava com um papel relevante no sector, e as Partes do Memorando de Entendimento propuseram em 2013 que a Aquashare se constituísse como Secretariado Executivo do projecto, tendo sido assinado um acordo para o efeito.

Em Fevereiro de 2014, teve lugar a assinatura do contrato de assistência técnica à implementação do Projecto PLAMA entre AQUASHARE e a Netherlands Water Partnership (NWP), tendo como testemunha o Presidente do Conselho Directivo.Esta assinatura foi na presença da Ministra Holandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Embaixadora do Reino dos Países Baixos.

Assim foi possível a constituição formal da AQUASHARE como Secretariado Executivo em Setembro de 2013 e o arranque formal do funcionamento do Secretariado Executivo da PLAMA no inicio de 2014. Sendo o NWP uma instituição similar a PLAMA na Holanda, a AQUASHARE pode afirmar que ao longo do período aproximado de 2 anos, é efectiva a transferência de conhecimentos e geração de capacidade local para dar seguimento a este projecto, cooperação que é importante fazer evoluir. A AQUASHARE tem também contribuído com a sua experiência meios materiais e humanos, incluindo o enquadramento administrativo desta iniciativa, de forma gratuita. Mais recentemente, em Abril de 2016, a AQUASHARE passou também a fazer parte do Conselho Directivo da PLAMA.

Manuel Carrilho AlvarinhoPresidente da Direcção Executiva da AQUASHARE

Entidade Implementadora

Page 6: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1110

PAÍSES BAIXOS-MOÇAMBIQUE40 ANOS DE COOPERAÇÃO

Embora muito diferentes em tamanho e cultura, os Países Baixos e Moçambique compartilham condições geográficas semelhantes, sendo chamados Países Delta. Um terço dos Países Baixos está abaixo do nível do mar, assim os holandeses têm uma longa história de gestão dos recursos hídricos. Desde a independência de Moçambique laços fortes foram estabelecidos entre os dois países e o apoio dos Países Baixos tem sido dado em diferentes áreas, tais como Agricultura, Saúde e Educação. Mas uma área muito significativa de apoio tem sido sempre o Sector da Água.

No decorrer dos anos, muitos profissionais holandeses trabalharam com profissionais moçambicanos no abastecimento de água, irrigação, prevenção de inundações, fortalecimento institucional e capacitação. Além disso, um monte de estudantes e gestores foram treinados em instituições de ensino superior holandesas.

Desde o início da década 90 foram implementadas reformas de descentralização no Sector de Águas em Moçambique. A então Direcção Nacional de Águas (DNA) que foi responsável pelo planeamento e implementação, delegou algumas das suas responsabilidades para outras instituições do sector de águas como FIPAG e AIAS e progressivamente foram criadas as Administrações Regionais de Águas (ARAs).

No momento, os Países Baixos apoiam as Direcções Nacionais de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) e de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) através do seu programa Apoio Sectorial Ao Sector de Águas (ASAS) para desempenhar o seu papel neste cenário descentralizado: melhoria do seu papel de monitoria, melhorar a coordenação e promoção da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

Apoiamos também algumas ARA’s para melhorar a participação dos diferentes intervenientes no sector, controle de qualidade da água, gestão dos níveis de água, atrair pessoal qualificado e alcançar a sustentabilidade financeira. Várias administrações de água holandesas têm ligações directas com as ARA’s. Em matéria de gestão

transfronteiriça, os Países Baixos apoiam o programa PRIMA- (Progressive Realization of the Incomati Maputo Agreement).

Através da WaterNet, os Países Baixos contribuem para a capacitação em Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na África Austral. O seu objectivo é reforçar a capacidade institucional e humana no campo da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, através da formação e da investigação e do aproveitamento da complementaridade das instituições na região. É uma organização subsidiária da Divisão de Águas da SADC, e associado ao programa da Global Water Partnership (GWP).

Para ajudar Moçambique a alcançar a sua meta em abastecimento de água e saneamento, trabalhamos com organizações como o FIPAG e AIAS e com fundos centrais, directamente de Haia, com a UNICEF e SNV. Apoiamos fortemente o sector porque os objectivos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e os objectivos-chave do governo de Moçambique.

Em concordância com importantes mudanças e reformas no Sector de Águas de Moçambique nos últimos anos, mais ênfase tem sido dada para o envolvimento do sector privado. Os Países Baixos têm compartilhado o seu conhecimento sobre como organizar o sector com todos os intervenientes e apoiou o governo a estabelecer a PLAMA. A boa cooperação e coordenação entre as agências públicas, privadas e instituições de conhecimento são essencial para o abastecimento de água e segurança da água.

Em 2015, Moçambique e Países Baixos celebraram 40 anos de cooperação. As relações foram estabelecidas em Junho de 1975, quando o primeiro Embaixador do Reino dos Países Baixo em Moçambique apresentou suas credenciais ao primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel.

Devido a nossa cooperação de longa data no sector da água, decidiu-se celebrar a cooperação de 40 anos através de uma série de workshops para debater questões relacionadas com a Gestão dos Recursos Hídricos. O tema geral dos referidos workshops foi: Países Baixos e Moçambique, Países Delta - Estamos preparados para o futuro?

Em cinco eventos foram debatidos diferentes aspectos da Gestão de Recursos Hídricos. No primeiro evento, os professores Carmo Vaz e Huub Savenije apresentaram a série de eventos com o tema: Repensando a Gestão dos Recursos Hídricos de Moçambique numa era de crescentes cheias e secas. Eles abordaram os desafios na Gestão dos Recursos Hídricos nos últimos 40 anos e no futuro. O segundo evento destacou o desempenho dos Serviços de Abastecimento de Água nas Zonas Urbanas, tendo em conta a seca e as inundações. O terceiro evento que teve lugar na Holanda foi uma reunião de todos os especialistas holandeses envolvidos no Sector da Água em Moçambique com o Ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos que visitou a Semana Internacional da Água. Este evento era uma ponte entre as duas sessões finais, sobre Desenvolvimento urbano resiliente as cheias e o final sobre Investimento na segurança de água para garantir o desenvolvimento.

O risco que os Países Delta como Moçambique e os Países Baixos estão enfrentando devido as alterações climáticas irá aumentar no futuro. Temos de nos preparar

Page 7: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1312

e trabalhar juntos. É por isso que os Países Baixos, juntamente com o Japão e a Colômbia criaram uma coligação de Países Delta. Moçambique tornou-se recentemente membro desta coligação.

O desafio para o futuro não é um desafio para os gestores de água por si, mas é um desafio muito mais amplo que requer uma resposta dos diversos sectores tais como habitação, transportes, agricultura, indústria, saúde e energia. Os Países Baixos estão empenhados em continuar a acompanhar Moçambique no caminho para a segurança da água e abastecimento de água para trabalhar em conjunto em diferentes áreas: reforço das instituições, melhorar a base de informação; elaboração e execução das políticas de água. Moçambique pode continuar a contar com a nossa experiência.

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Juntos.Por um melhor sector de águas.

Por um Moçambique Melhor.

Page 8: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1514

PLAMA

A Plataforma Moçambicana da Água (PLAMA) é uma rede de organizações do Sector de Águas Moçambicano que visa a melhoria da organização do mesmo e aumento da performance dentro do sector, em comparação com outros sectores Moçambicanos e a nível internacional.

É também um mecanismo de diálogo e participação estruturada do sector privado e não-governamental no desenvolvimento do Sector de Águas. ProPLAMA é a denominação do projecto PLAMA, na fase inicial com duração estimada de 3 anos.

Os desafios relacionados com o Sector de Água em Moçambique necessitam de soluções integradas, que precisam de diferentes actores de diferentes subsectores.Portanto, a PLAMA reúne empresas privadas, organizações governamentais, instituições académicas e organizações da sociedade civil activas em todo Sector de Água. Desde o Fornecimento de Água a Engenharia Civil, Saneamento a Irrigação e desde a Gestão Integrada de Recursos de Água ao Controle de Cheias.

HistorialEm 2011 o sector de águas Moçambicano entrou numa fase de reorganização com iniciativas importantes, entre as quais a definição do princípio da criação da Plataforma Moçambicana da Água através da celebração de Memorando de Entendimento entre os Governos Moçambicano e Holandês assim como a criação e formalização da Associação de Profissionais do Sector de Águas – AQUASHARE.

Em 2012 foi estabelecido um grupo multissectorial para a materialização do Memorando sendo que em Outubro de 2012 foi indicada a então Direcção

Nacional das Águas (DNA) para garantir a materialização do projecto tendo sido garantido o Financiamento pelos Governos Moçambicano e Holandês. Nesse mesmo ano foi lançado o princípio de envolvimento da Associação AQUASHARE nesse projecto, assim como o envolvimento da Plataforma Holandesa da Água, NWP (Netherlands Water Partnership). O documento do projecto foi desenvolvido no princípio de 2013, com base em entrevistas a entidades representativas do sector público e privado. Esse documento foi aprovado em Março de 2013.

O projecto PLAMA foi lançado oficialmente no dia 6 de Setembro de 2013, tendo sido nessa sessão em que foi nomeado o Conselho Directivo, na altura constituído por 7 (Sete) entidades, sendo 02 (Duas) instituições Públicas, 04 (Quatro) do Sector Privado e 1 (uma) da Sociedade Civil. Mais recentemente, ou seja, a partir de Abril de 2016, resultante da reestruturação do então Ministério das Obras Públicas e Habitação o número de entidades públicas passou para de 2 (Dois) para 3 (Três), acrescentando-se também um representante da Sociedade Civil, totalizando no presente momento 9 membros do Conselho Directivo da PLAMA.

Nessa sessão, foi também assinado o MOU tripartido entre a então DNA, AQUASHARE e NWP. A primeira sessão do Conselho Directivo teve lugar em Dezembro de 2013.

Em Fevereiro de 2014, teve lugar a assinatura do contrato de assistência técnica a implementação do Projecto PLAMA entre AQUASHARE e a NWP, tendo como testemunha o Presidente do Conselho Directivo. Esta assinatura foi na presença da Ministra Holandesa dos

Negócios Estrangeiros e Cooperação e Embaixadora do Reino dos Países Baixos.

Estas altas dignatárias do Reino dos Países Baixos presenciaram e contribuíram na discussão técnica sobre as estratégias do proPLAMA, envolvendo membros do Conselho Directivo e parceiros do Projecto.

Objectivos

A PLAMA tem como objectivos os seguintes:1. Garantir serviços de suporte na

definição/revisão de políticas e directamente no negócio dos seus membros/associados;

2. Promover melhorias na relação/ interacção no sector de águas envolvendo o Sector Público, Sociedade Civil, Instituições Académicas e o Sector Privado;

3. Promover a cultura de “feedback”e troca de informação entre as entidades de planeamento/ Contractação e as entidades de implementação;

4. Garantir informação relevante as entidades externas ao sector quer a nível nacional como internacional;

5. Funcionar como o “Front Office” para as entidades externas (nos outros países e sectores).

Benefícios

Conhecimento e Informação• Informação privilegiada sobre

desenvolvimentos importantes e oportunidades de negócio no Sector de

Águas moçambicano;• Participação em eventos de networking;• Informações sobre apoios disponíveis

para projectos, inovações assim como acesso a financiamento para implementação.

Rede nacional e internacional• Acesso a potenciais parceiros e clientes

do Sector Moçambicano de Águas;• Acesso a tecnologias diversas, potenciais

parceiros e clientes em Moçambique e a nível internacional por meio de serviços de matchmaking;

• Acesso a feiras de negócio a serem promovidas com várias entidades nacionais e internacionais.

Visibilidade• Possibilidade de disseminar informação

e promover as suas actividades através dos mecanismos disponíveis na Plataforma (o directório na Web portal, boletins informativos, etc.)

Influência • Possibilidade de fazer parte de uma rede

que irá promover a agenda do sector de águas e posicionamentos públicos e estratégicos sobre matérias de actualidade e sociedade (p. exemplo cheias, exploração de recursos naturais, etc.);

• Privilégio de participar em fóruns de tomada de decisão sobre planos e estratégias relacionadas com o desenvolvimento do Sector Moçambicano de Água.

Page 9: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1716

Governo Moçambicano

ProPLAMA

Conselho DirectivoDNGRH, DNAAS, FIPAG, FME, RHDHV, APM,

APME, AQUASHARE & SNV

Secretariado Executivo do ProPLAMAAssistência

técnica do NWP

SUBSCRITORES/MEMBROS do projecto:Sector Público: DNGRH, DNAAS, FIPAG, CRA, ARA’s...Sector Privado: Empreiteiros + Consultores +Provedores de Serviços + Operadores privadosInstituições académicasOrganizações da Sociedade CivilONG’sSubscritores Internacionais

Entidades de financiamentoGoverno da Holanda

DNGRH - Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos;DNAAS - Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento;FIPAG - Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água; FME - Federação Moçambicana de Empreiteiros; RHDHV - Royal Haskoning DHV;APM - Associação de Perfuração de Moçambique;APME - Associação de Pequenas e Médias Empresas; AQUASHARE - Associação dos Profissionais do Sector de Águas; SNV - Organização Holandesa de Desenvolvimento.

ESTRUTURA DO PROJECTO

MOPHRH/DNGRH/DNAAS

COM O APOIO DE:

SECRETARIADO EXECUTIVO

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS,HABITAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS

MOPHRH – Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.Endereço: Av Karl Marx, 606Cidade: Maputo-MoçambiqueWebsite: www.moph.gov.mz Tel.: +25821303085

Embaixada do Reino dos Países Baixos Endereço: Av. Kwame Nkrumah 324, Maputo, Moçambique Caixa Postal: 1163Cidade: Maputo-MoçambiqueWebsite: mozambique.nlembassy.orgTel.: (+258) 21 484 200Fax: (+258) 21 484 248Email: [email protected]

Endereço: Avenida Amílcar Cabral, 757, Bairro CentralCidade: Maputo-MoçambiqueWebsite: www.aquashare.org.mz Tel.: +258 21312825Telemóvel: (+258) 823050372Fax: +258 21 485387Email: [email protected]

NWP – Netherlands Water PartenershipEndereço: Bezuidenhoutseweg 2, 2594 AV Cidade: Den Haag, The NetherlandsWebsite: www.nwp.nlTel.: 070 304 3700Fax: 070 304 3737Email: [email protected]

Page 10: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

1918

ARA’s – ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS DE ÁGUAS

As Administrações Regionais de Águas (Ara’s) num total cinco, estão distribuídas ao longo do país, nomeadamente ARA Sul, ARA Centro, ARA Norte, ARA Zambeze, ARA Centro-Norte. Estas entidades são responsáveis pela correcta gestão dos recursos hídricos nas áreas da sua actuação. Constitui também seu papel promover o uso racional dos recursos hídricos para a protecção do ambiente e satisfação das necessidades dos usuários. Tal é possível ampliando a rede de moni-toramento, aumentando a capacidade de armazenagem (Barragens) e, planeamento dos recursos disponíveis.

ARA-SULEndereço : Av. Samora Machel, No 30, 7th floorCaixa Postal : 403Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.ara-sul.co.mzTel. : +258) 21306729/30 Cel. : (+258) 823038694Telefax : (+258) 21306156E-mail : [email protected]

ARA-CENTROEndereço : Rua Sancho de Toar Ponta Gea Beira-MoçambiqueCaixa Postal : Beira- MoçambiqueCidade : Maputo-MoçambiqueTel. : (+258) 23324170Telefax : (+258) 23324163

ARA-NORTEEndereço : Av. Josina Machel, 583 - Bairro de NatiteCidade : Pemba-MoçambiqueTel. : (+258) 272 20 319E-mail : [email protected]

ARA-ZAMBEZEEndereço : Bairro M’padue EN7-Tete CP 67Cidade : Tete-MoçambiqueWebsite : www.arazambeze.gov.mzTel. : (+258) 25223907/09Telefax : (+258) 25223908E-mail : [email protected]

ARA - CENTRO E NORTEEndereço : Av. 25 de Setembro nr 80, Bairro CentralCaixa Postal : 403Cidade : Nampula-Moçambique

INSTITUIÇÕES PÚBLICASAIAS - ADMINISTRAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE ABASTECIMENTO

DE ÁGUA E SANEAMENTO

A AIAS é pessoa colectiva de direito público de âmbito nacional, dotada de personali-dade jurídica e autonomia administrativa. A Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento é responsável pela gestão do património dos sistemas públicos secundários de distribuição de água e aqueles que lhe foram alocados, e pelos sistemas públicos de drenagem de águas residuais, promovendo a sua gestão operacional autónoma, eficiente e financeiramente viável, através da delegação a operadores privados ou outras entidades.

Endereço : Avenida Eduardo Mondlane, 1352Cidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.aias.gov.mzTel. : +258 21 303 339Cel. : +258 82 307 1267, +258 84 300 8126Fax : +258 21 303 341E-mail : [email protected]

CPI - CENTRO DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS

O Centro de Promoção de Investimentos (CPI) é uma instituição do Estado cujo mandato é pro-mover, facilitar e reter o investimento directo nacional e estrangeiro, para o impulsionamento do crescimento económico e criação de riqueza. Assistência institucional aos investidores na aprovação e implementação de projectos de investimento; Assistência na concessão de incen-tivos fiscais e aduaneiros aos investidores; Promoção de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, bem como entre as PME’s e as grandes empresas.

Endereço : Rua da Imprensa, n°332, R/C.Caixa Postal : 4635 Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.cpi.co.mzTel. : +258 21313310/75.Cel. : +258 823032920Fax : +258 21313325E-mail : [email protected] Membro da

Centro de Promoção de Investimentos(Investment Promotion Centre) Entidade Pública de apoio às empresas

Page 11: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

2120

FIPAG - FUNDO DE INVESTIMENTO E PATRIMÓNIO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Criado no âmbito do estabelecimento do Quadro de Gestão Delegada, e responsável pelo Abastecimento de Água Potável nos Principais Centros urbanos de Moçambique, estando actualmente em 22 Cidades. Esta Instituição Garante a mobilização e gestão dos finan-ciamentos para os investimentos visando a melhoria continua dos serviços assim como o património adstrito. O FIPAG e também responsável pelo estabelecimento de parcerias público privadas para a exploração, operação e gestão eficiente dos sistemas de abasteci-mento de água potável.

Endereço : Av. Filipe Samuel MagaiaCaixa Postal : 1297Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.fipag.co.mzTel. : +258 21308840Cel. : +258 823025910Telefax : +258 21308881E-mail geral : [email protected] Membro da

DIRECÇÃO NACIONAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E

SANEAMENTO - DNAAS

DIRECÇÃO NACIONAL DE GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS - DNGRH

A Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) é uma instituição subordinada ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, responsável por assuntos inerentes à água, concretamente a Elaboração e Gestão de Políticas, Estratégias e Mobilização de Investimentos, para o Abastecimento de Água e Saneamento nas zonas rurais e urbanas.

Endereço : Rua da Imprensa 162Caixa Postal : 1611Cidade : Maputo-MoçambiqueCel. : +258 8230 97310Telefax : +258 21302 811/21312697E- mail geral : [email protected] Membro da

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, abreviadamente designada por DN-GRH, é o órgão do Ministério das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos responsável pela Gestão de Bacias Hidrográficas, Obras Hidráulicas e Rios Internacionais a nível do país.

Valores: Excelência, Profissionalismo, Celeridade, Transparência, Integridade, Bem Servir, Respons-abilidade, Imparcialidade e Ética. Endereço : Rua da Imprensa 162Caixa Postal : 1611Cidade : Maputo-MoçambiqueTel : +258 21322191/2; Fax : +258 21312571; Cel : +258 823097310E-mail geral : [email protected] Membro da

CRA - CONSELHO DE REGULAÇÃO DE ÁGUAS

Entidade Reguladora de todos os Sistemas Públicos de Distribuição de Água e de Drena-gem de Águas Residuais, acautelando de forma imparcial e objectiva, os interesses do Es-tado e dos Consumidores, assegurando o equilíbrio entre a qualidade de serviço prestado e a sustentabilidade económica das Entidades responsáveis pela prestação do serviço.O CRA é uma pessoa colectiva de direito público, dotado de personalidade jurídica, au-tonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Endereço : Av. Amílcar Cabral, nº 757Cidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 235 Website :www.cra.org.mz Tel. :+258 21 312 825.Cel. :+258 82 3045880.Fax :+258 21 312 826.E-mail : [email protected]

Page 12: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

2322

WISA – INSTITUTO DA ÁGUA DA ÁFRICA DO SUL

Wisa (Instituto da Água da África do Sul) é uma instituição comunitária do sector da água, que fornece diversos benefícios da sociedade, e apoia o sector de águas de África de forma representativa e eficaz. Esforçámo-nos para ser uma organização eficaz e eficiente, subscre-vendo os princípios do processo de boa governaçao corporativa.

Endereço : 1st Floor, 5 Constantia Park 546 16th Road MidrandCaixa Postal : 6011 Halfway House 1685Cidade : Midrand (Gauteng Province)-South AfricaWebsite : www.wisa.org.zaTel. : 011 8053537Cel. : 011 315 1258E-mail : [email protected]

EMPRESAS PRIVADAS

ADeM - ÁGUAS DA REGIÃO DE MAPUTO

A Águas da Região de Maputo S.A, (AdeM), é uma sociedade anónima que detém o direito de utilização das infra-estruturas afectas ao sistema de captação, tratamento, adução, armazenamento e distribuição de água nas áreas metropolitanas de Maputo, Matola e Vila de Boane, ao abrigo do Contrato de Cessão assinado com o Governo de Moçambique, representado pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), em Dezembro de 1999.

Endereço de Visita : Av. Eduardo Mondlane Nº 1352, 5º AndarCaixa Postal : 2952 Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.adem.co.mzTel. : +258 21 302 431/2Cel. : +258 82 310 8460/82327 3180/84389 0412Linha Verde : +258 82070 0600/84 0700600Telefax : +258 21324 675E-mail geral : [email protected] ou [email protected] Member da

ÁGUASMAPUTO

da REGIÃO de

Grupo

VEI - VITENS EVIDES INTERNATIONAL BV

Vitens Evides International BV (VEI) é uma joint venture internacional das duas maiores empresas de água nos Países Baixos: Vitens, Evides e as empresas de água de Limburg e Groningen. Através da cooperação com as empresas de água nos países em desenvolvimento a VEI tem partilhado a sua vasta experiência de 140 anos garantindo a melhoria do abastecimento de água, da qualidade da água e serviços de saneamento.

Endereço : Reactorweg 47, 3542Cidade : Utrecht-Países BaixosWebsite : www.vitensevidesinternational.comTel. : +31 (0) 88 884 79 91Cel. : +258 845062281E-mail : [email protected] / [email protected] Membro da

PARCEIROS INTERNACIONAIS

PPA - PARCERIA DE ÁGUAPORTUGUÊS

A Parceria de Água Português (PPA) é uma rede de organizações que visa desenvolver siner-gias e maximizar o potencial para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promov-endo a construção e consolidação de alianças e parcerias entre instituições nacionais e todas as nações envolvidas na utilização sustentável da água e à exploração dos recursos hídricos.

Endereço de Visita : Avenida do Brasil, 101Cidade : 1700-066, Lisboa-PortugalWebsite : www.ppa.ptTel. : +351 218 443 191/92/93Telefax : +351 218 443 030E-mail geral : [email protected] Membro da

Page 13: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

2524

AILA CONSULTORIA, LDA

AQUÁFRICA, LDA/BABAJI S.U. LDA

Aila Consultoria, Lda criada em 1997, é uma empresa nacional que presta serviços de con-sultoria com destaque para fiscalização de obras de abastecimento de água e saneamento, para além de obras de construção civil.

Cidade :Pemba-MoçambiqueTel. : +258825028180 E-mail : [email protected]

Criada em 2003, Aquáfrica é uma empresa nacional que presta serviços de consultoria com destaque para pesquisa geofísica. Relativamente à empreitada, constrói e reabilita poços, furos e sistemas de abastecimento de água. Vende bombas manuais, submersíveis materi-ais e equipamentos solares para além de tubagem PVC e galvanizada.

Cidade : Nampula - Moçambique Tel. : +258825413363/823057314 Fax : + 25826215453/823057186 E-mail : [email protected]

AQUAREL LDA - TRATAMENTO DE ÁGUAS, LDA

Aquarel especializados no fornecimento de produtos químicos, tecnologias e apoio técnico e profissional no tratamento de águas. Aquarel oferece uma vasta gama de soluções no trat-amento de água desde a fonte ao produto final. Nossa equipa de profissionais altamente especializados dimensionam e instalam plantas de água Potável bem como ETARs. Estas Plantas, podem resultar da combinação de vários equipamentos exigidos para o tratamen-to de água de modo a oferecer ao nosso estimado Cliente uma solução viável e funcional. As nossas plantas podem incluir tecnologia diversa como os sistemas de dessalinização de água - osmose inversa, Filtros diversos e bombas.

Endereço : Rua da Juventude, N. 180 - Matola G Cidade : Matola - Moçambique Website : www.aquarel.co.mzTel. : +258 21783770 Cel. : +258 827179450Fax : + 258 21783771E-mail : [email protected] Membro da

AQUATEC – ÁGUA, SANEAMENTO E AMBIENTE, LIMITADA

A AQUATEC presta serviços no mercado moçambicano nas áreas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, nomeadamente serviços de assistência técnica, gestão de sistemas de abastecimento de água e saneamento e formação profissional, capacitação e consultoria.

Endereço : Rua Daniel Napatima, Nº 300 Bairro da Sommerschield Ciade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.adp.ptTel. : +258 823085062E-mail : [email protected] Membro da

ÁGUA E SANEAMENTO

Água e Saneamento é uma empresa nacional criada em Julho de 2008 e presta serviços de empreitada particularmente construção e/ou reabilitação de poços, furos, pequenos sistemas de abastecimento de água e latrinas. Procede igualmente a venda de bombas manuais, tubagem de revestimento e outros materiais e equipamentos usados em obras de abastecimento de água e saneamento. Possui um estaleiro para produção e venda de manilhas, blocos e lajes para latrinas.

Endereço : Rua Roberto Mugabe (antiga estação dos CFM)Cidade : Quelimane-MoçambiqueDelegação : Namacurra Tel. : +258 25810090

Page 14: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

2726

CETA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

BRL INGÉNIERIE

A CETA, Engenharia e Construção, é uma empresa de construção civil e obras públicas, dedicando-se a edificações (Construção e Reabilitação), infra-estruturas rodoviárias (Estradas e Pontes), obras de hidráulica (Abastecimento Água, Saneamento e Drenagens) e produção de materiais (Pedra, Blocos e Travessas para a Indústria Ferroviária), operando em toda a extensão do território da Republica de Moçambique. Sedeada em Maputo, e possui cinco estaleiros principais, em Maputo, Beira, Tete, Nampula e Mocuba na Zambézia, assim como, duas pedreiras próprias para produção de inertes, a Pedreira de Tete e a Pedreira de Cura na Beira.

Endereço : Av. 25 de Setembro Nº 420, 3º AndarCidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.ceta.co.mzTel. : +258 21 35 56 600Cel. : +258 82 31 60 510Fax : +258 21 30 18 55/ 21 35 56 48E-mail : [email protected] Membro da

BRL Ingénierie (BRLI) é uma empresa com 60 anos de experiencia que oferece serviços es-pecializados nas áreas relacionadas com a água, o meio ambiente e a gestão do uso da terra. Com mais de 160 colaboradores, BRL Ingénierie trabalha na França e em mais de 80 outros países do mundo. Assim, a BRLI vem trabalhado em Moçambique desde 1994, onde se dedicou a projetos de infra-estrutura operacional e sistemas de irrigação, gestão de redes urbanas, projetos de organização e apoio institucional, de assistência aos gestores e proprietários de projeto tanto como de projetos ambientais ligadas às áreas de conservação, aos riscos de maré negra, etc.

Endereço de visita : Rua do Bagamoyo 186Cidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.brli.brl.frTel. : +258 822809044Cel. : +258 844006366E-mail : [email protected] Membro da

ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

BLUE ZONE MOÇAMBIQUE LDA

A Blue Zone Moçambique é uma empresa nacional e tem estado activa no sector da água em Moçambique desde 1996. Somos fornecedores de bombas eléctricas, motores, tratamentos de água, tubos de PVC para perfuração, válvulas e acessórios. A Blue Zone é representante exclusiva da Grundfos e DAB em Moçambique.

Nós não vendemos somente bombas – mas sim vendemos soluções

Endereço : Kenneth Kaunda PH2 R/CCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.bluezone.co.mzTel. : +258 21414217/Cel. : +258 823249750Fax : +258 21 414097E-mail : [email protected] Membro da

AUTODESK

Autodesk é líder mundial em software de design, engen-haria e entretenimento 3D. Clientes nos setores de man-ufatura, arquitetura, construção, construção e indústrias de mídia & entretenimento usam o software da Autodesk para projetar, visualizar e simular suas ideias antes que elas sejam construídas ou mesmo criada.

Endereço : África do SulWebsite : www.ideate.mu Membro da

B.J. DRILLING, LDA

B.J. Drilling, Lda, criada em 1998, é uma empresa nacional de consultoria e empreitada. Ex-ecuta obras hidráulicas incluindo PSAAs, protecção de nascentes, construção e rebilitação de poços e furos perfuração, montagem de bombas manuais, electrobombas e sistemas solares. Possui uma máquina de perfuração com capacidade de furar até pelo menos 120m de profundidade e uma produção anual de 60 furos. Endereço : Rua da Unidade no 2 NapipineCidade : Nampula-Moçambique Tel. : +258 824992040 Fax : +258 26213372 E-mail : [email protected]

Page 15: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

2928

DC- DALTON CONSTRUÇÕES, SA.

COTOP LDA – CONSULTORIA TÉCNICA DE OBRAS PÚBLICAS

LIMITADA

É uma empresa moçambicana privada profissional de construção civil e consultoria. Cujo seu object-o social e a construção de estradas e pontes; reabilitação de edifícios; prestação de serviços de consultoria diversos nos vários domínios da engenharia e disciplinas afins, compreendendo nomeadamente o estudo e gestão de projectos; fiscalização em diversos domínios de especial-ização tais como: estradas, edifícios, abastecimentos de água, drenagem e saneamento urbano, gestão de recursos hídricos, projectos industriais e de electricidade, desenvolvimento rural.

Endereço : Rua Xavier Botelho nr. 95Cidade : Maputo – MoçambiqueWebsite : www.daltonmozambique.comTel. : +258 84 31 01 849Cel. : +258 84 31 01 849Fax : +258 84 31 01 849E-mail : [email protected]

COTOP Lda oferece particular especialização nas seguintes áreas: Hidráulica Urbana; Hi-dráulica Agrícola; Estradas e Pontes e Pistas de aviação; Infraestruturas; Topografia e Foto-grametria. Embora a empresa esteja estruturada por forma a satisfazer a todas as solicitações, as aéreas preferenciais de actuação podem ser englobadas no seguinte leque: Avaliação de re-cursos e estudos de planeamento; Estudos de viabilidade; Projectos executivos e elaboração de especificações de construção; Consultoria na condução de processos de concursos; Inspecções, Controle de Qualidade e Gestão de Contratos; Supervisão da Construção; Assistência Técnica.

Endereço : Rua Joe Slovo 22, 2ºandar MaputoCidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 1008 Website : www.cotoplda.comTel. :+258 21 320058/9Cel. :+258 3087240Fax :+258 21 325849E-mail :[email protected]

CONSULTEC-CONSULTORES ASSOCIADOS, LDA

A CONSULTEC é uma empresa privada moçambicana que presta serviços de consultoria nas áreas de engenharia e ambiente, tendo-se distinguido pelo seu trabalho no domínio das águas, ambiente, edifícios e estradas. No domínio das águas faz projectos e fiscalização de sistemas de abastecimento de água, drenagem e saneamento, estudos hidrológicos, estu-dos de cheias e de gestão de recursos hídricos, tendo participado em muitos dos principais projectos realizados no país. A empresa conta com mais de 100 trabalhadores, sendo um terço técnicos superiores.

Endereço :Rua Ten. Gen. Oswaldo Tazama, 169, Sommerschield;Cidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 75 Website : www.consultec.co.mzTel. : +258 21 491 555/21 491583Cel. :+258 82 304 4240Fax : +258 21 491 578E-mail : [email protected]

COLLINS LDA - COLLINS, SISTEMAS DE ÁGUA, LIMITADA

A Collins Sistemas de Água, Lda é uma empresa Moçambicana dedicada ao desenvolvimento de soluções para o abastecimento de água em áreas urbanas e rurais. Centrando-se em três principais grupos, as estações de tratamento de água, a impermeabilização de reservatórios escavados e a gestão de sistemas de abastecimento de água. A elaboração de projecto detalhado, o fornecimento e a montagem de estações modulares de tratamento de água potável e águas resíduas é a sua principal actividade.

Endereço de visita : Rua Kamba Simango Nº 398 – Polana CimentoCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.collins.co.mzTel. : +258 21902 055Cel. : +258 84301 9300Fax : +258 21902 055E-mail : [email protected] Membro da

Page 16: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

3130

EFACEC

Esta empresa opera nos sectores da energia, da engenharia e da mobilidade. Tem como foco fundamental cumprir e ultrapassar diariamente as expectativas e necessidades dos nossos diferentes stakeholders e, em particular, dos nossos accionistas e financiadores, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros de negócio - clientes e fornecedores.Endereço : Av. Fernão de Magalhães, 932Cidade : Maputo – MozambiqueWebsite : www.efacec.ptTel. : +258 21322 035/6/7/8Cel. : +258 843080560Fax : +258 21322 039Email : [email protected] Membro da

ECOCIL – ENGENHARIA E CON-STRUÇÃO CIVIL, LDA

DAPE

A ECOCIL, constituída em Abril de 2006, é uma empresa nacional que constrói infra-estruturas sanitárias e sistemas de captação e abastecimento de água para além de construção de obras públicas e privadas. Igualmente tem interesses na área de estradas e pontes. Entre 2007-09 es-teve envolvida em várias obras estimadas em mais de 10 milhões de meticais.

Endereço : Av. das FPLM, no 69, flat 15bCidade : Nampula-Moçambique Telefax : +25826218801 Email : [email protected]

A DAPE é uma empresa fabricante de produtos e de prestação de serviços na área das En-ergias Renováveis. Estamos a tornar-nos num dos principais exportadores de Sistemas de Bombagem Solar, refletindo a excelente relação qualidade/preço dos nossos equipamentos que cumprem todas as normas de Certificação Europeia. O Controlador DAPE, híbrido e de elevada performance, é já uma referência em diversos países do continente Africano. A DAPE fornece também soluções totalmente integradas para estudo, implementação, ex-ploração e manutenção de parques solares.

Endereço : Rua Professor Doutor Henrique de Barros, Nº 28Caixa Postal : 4705-319Cidade : Braga-PortugalWebsite : www.dape.ptTel. : 00351 253 286 351E-mail : [email protected] Membro da

ECNOBRAS –– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA

A ECNOBRAS – Engenharia e Construção Civil, Lda foi criada em Maio de 2008. Trata-se duma empresa nacional que se dedica à construção e reabilitação de poços. Faz consultoria através da fiscalização de obras. As actividades da empresa estendem-se à construção de escolas reabilitação e manutenção de estradas.

Endereç : Muhala Expansão, talhão 237, Cidade : Nampula -MoçambiqueTelefax : +25882 5269799/825510636 EMA-EMPRESA MOÇAMBICANA DE ÁGUAS, S.A.

Endereço : Av. Moçambique N. 687Cidade : Maputo-MoçambiqueTel. : +258 21748810Cel. : +258 823059960Fax : +258 21748815E-mail : [email protected] Membro da

Page 17: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

3332

F&L LDA - F&L LIMITADA

FIXEM MOÇAMBIQUE, LDA

A F&LLda e uma empresa Moçambicana fundada em 2006, vocacionada no tratamento de água. É constituída por uma equipe de 21 trabalhadores altamente qualificados e como uma vasta de experiencia neste ramo. A nossa missão e de distribuição de água tratamento químicos Sistema Solares irrigação e painéis solares.

Endereço de visita : Av. Filipe Samuel Magaia, No 851Cidade: : Maputo - MoçambiqueTel. : +25884585335/843028431Fax : +258 21303 141E-mail : [email protected]/[email protected] Membro da

A Fixem Moçambique, Lda é uma empresa nacional com experiência de 24 anos e especializada no fornecimento de válvulas, actuadores, Bombas de água, Abraçadeiras, tubulação e acessórios.

Endereço de visita : AV. Zedequias Manganhela, 1445 Caixa Postal : 914Cidade: : Maputo - MaputoTel. : +258 21 307325Cel. : +258 823327660Fax : +258 21303 141E-mail : [email protected] Membro da

GEO-AUSTRAL, CONSULTORIA E EMPREITADA, LDA

Constituída em 1997, a Geo-Austral é uma empresa de capitais 100% nacionais e está vocacionada à consultoria na área social e área técnica e empreitada: constrói e/ou reabilita infra-estruturas de abastecimento de água nomeadamente poços, furos, pequenos sistemas de abastecimento de água e de captação de águas das chuvas, lavadouros, latrinas entre outros. Implementa vários projectos de educação comunitária com recurso à várias metodologias participativas como por exemplo PHAST, CLTS e LCP.

Endereço Sede : Rua General Machado, Nº 10, Prédio Tâmega, 1º Andar, Porta 16Cidade : Beira-Moçambique Tel. : +258848557429/824291816/824081780, Telefax : +25823322854E-mail : [email protected]

GAUFF ENGINEERING - GAUFF GMBH & CO ENGINEERING KG

O Grupo GAUFF, com a GAUFF Engineering no topo, oferece décadas de experiência e competência na realização profissional de projetos complexos de infraestruturas nas áreas de transportes, água, águas residuais e energia; da sua sede em Nuremberga, na Alemanha e para todo o mundo. Quer se trate de um serviço de engenharia clássico (Engineering), aquisição de material (Procurement) ou processamento e supervisão de contratos (Project Management), a GAUFF Engineering apoia-o em todas as fases de um projecto de grandes dimensões. Desde o financiamento até ao planeamento e entrega. Como empresa familiar sólida, oferecemos competência e uma experiência de décadas em projectos de infra-estru-turas em todo o mundo.

Endereço de visita : Rua Cahora Bassa n.330, bairro Sommershield Cidade : Maputo – Moçambique Website : www.gauff.netTel. : +258 21486916Cel. : +258 823526297Fax : +258 21486917E-mail : [email protected] / [email protected] Membro da

Page 18: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

3534

GEO AMBIENTE, LDA

GEOMOC S.A.R.L.

Criada em 2008, a Geo Ambiente é uma empresa nacional vocacionada à consultoria nas áreas hidrogeológica, geológica e ambiental. Realiza estudos para a determinação da qualidade de água entre outros. Esteve envolvida em estudos inerentes ao projecto de ampliação da estação de tratamento de água em Umbelúzi, pesquisa hidrogeológica em Cuamba para instalação de uma fábrica de engarrafamento. Prevê expandir seus negócios para outras províncias do país.

Endereço : Av Ho Chi Min, no 386Cidade : Maputo - Moçambique Telefax : +25821333358 E-mail : [email protected]

Empresa nacional criada em 1998, a GEOMOC dedica-se à construção de furos de água, poços, PSAA’s entre outras actividades. Anteriormente representado em todo o país, a Geomoc possui actualmente Delegações nas províncias de Manica, Tete, Cabo Delgado, Pemba, Inhambane e Maputo. Tem disponíveis cinco máquinas de perfuração usadas ao nível de todo o país e as obras são executadas quer na área rural como na urbana de acordo com a solicitação do Cliente tal como acontece com a maioria dos Empreiteiros do Sector de Água e Saneamento.

Endereço : Av. Emília Daússe, no 1144, Cidade : Maputo-Moçambique Caixa Postal : 2008 Tel. : +258 21309476 Fax : +25821322315 E-mail : [email protected], [email protected] Membro da

GEODRILL - SONDAGENS E OBRAS GEOTÉCNICAS, LDA

É uma empresa Moçambicana que desde a sua fundação, aposta nos mercados exigentes e competitivos na área da Mineração, Hidrogeologia, da Geotecnia e Fundações especiais. Oferecendo assim todo seu Know How adquirido ao longo de dezenas de anos pelos seus colaboradores.

Endereço Sede : Av. 25 de Setembro, Nº 2526Caixa Postal : 4190Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.geodrill.co.mz Tel. : +258 21312185Fax : +258 21312186E-mail : [email protected] Membro da

HIDROÁFRICA

É uma empresa privada de capitais 100% nacionais orientada para a construção e/ou reabilitação de obras hidráulicas, construção de fontes de água, exemplo furos, sistemas de abastecimento de água e sistemas de saneamento. Foi estabelecida em 1997 e tem abrangência nacional.Endereço : Av. do Trabalho 1501Cidade : Maputo – Moçambique;Caixa Postal : 1750Tel. : +25821480630Fax : +25821480631E-mail : [email protected] Membro da

Page 19: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

3736

MWMMOBILE WATER MANAGEMENT

MOTA-ENGIL ÁFRICA - MOÇAMBIQUE, LDA.

Mobile Water Management foi fundada na Holanda em 2012 e é composto por uma forte equipe internacional com experiência de campo e especialização científica na gestão opera-cional da água. Juntos, durante mais de 15 anos, temos implementado Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) para a gestão da água em todo o mundo. Nossa equipe é composta de em-presários, um professor da Delft University of Technology, um desenvolvedor de software sênior, um-segurança das TIC especializados e de vendas parceiros na Alemanha, Califórnia, China, Espanha e Austrália.

Endereço : Rua Primeiro de Maio 292Caixa Postal : 1750Cidade : Inhambane-MoçambiqueWebsite : www.mobilewatermanagement.comTel . : +258 21480630Cel : +258 843617728Email : [email protected]

A Mota-Engil é um Grupo empresarial diversificado e multinacional com know-how em toda a cadeia de valor de construção e gestão de infraestruturas. A Mota-Engil detém nas áreas de Engenharia e Construção um capital de 68 anos de experiência no desenvolvimento de projetos ambiciosos, concretizados com base na versatilidade e no pioneirismo em técni-cas de construção, associadas a uma forte capacidade de investimento em formação dos Recursos Humanos, equipamentos e novas tecnologias.

Endereço : Av. Vladimir Lenine, Nº 179, 14º E 15º AndarCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.pt.mota-engil.comTel. :+258 21321384Fax :+258 21427344

LEONARDO BUSINESSCONSULTING

Leonardo Business Consulting é uma empresa de consultoria especializada no apoio à internacionalização de empresas, marketing regional, desenvolvimento local, de apoio à inovação e transferência de tecnologia. Nessas áreas, ajuda as pequenas, médias e grandes empresas, bem como centros de pesquisa em uma ampla gama de setores, incluindo: a energia eo ambiente, o turismo, as TIC, agro-alimentar, construção e desenvolvimento de infra-estrutura.

Endereço : Av. Paulo Samuel Kankhomba 1371 R/cCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.eng.leonardobc.comTel. : +258 21329684

NOSSA CASA, LDA

É uma empresa criada em 2004 e que se dedica à consultoria na área de educação comunitária (PEC) e empreitada. Maganja da Costa é um dos distritos onde a empresa fez PEC em mais de 150 comunidades. Em termos de infra-estruturas de água e saneamento, Nossa Casa Lda, constrói e reabilita poços e latrinas.

Endereço : Av. Julius Nyerere - 2023, casa no 20Cidade : Quelimane-MoçambiqueCel. : +258825922840

HIDROGEO, LDA

Hidrogeo, Lda criada em Agosto de 2000 é uma empresa nacional privada que se dedica à consultoria na área técnica através da fiscalização de obras de abastecimento de água e saneamento. A empresa também realiza estudos hidrogeológicos, gestão de projectos. Actualmente, fiscaliza mais de 120 furos na região centro do país no âmbito do Programa Iniciativa Um Milhão financiado pelo Unicef.

Endereço : Rua Manuel António de Sousa 15 RC/2Cidade : Maputo – Moçambique; Telefax : +25821300894/823205900 E-mail : [email protected]

Page 20: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

3938

PITÁGORAS MOÇAMBIQUE

Pitágoras Group é um escritório internacional dedicado à prática de arquitectura e de todos os serviços associados, que projectando desde o conceito até ao detalhe, satisfaz as necessi-dades do presente e futuro de uma forma inovadora e sustentável. Através do trabalho em equipa e da articulação multidisciplinar, oferecemos um serviço completo e profissional, adaptado a cada projecto, independentemente de função ou escala.

Endereço : Av. Kim Il Sung, 1091Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.pitagoras.ptCel. : +258 827865299E-mail : [email protected] Membro da

NUWATER SOUTH AFRICA

PAULA CONSTRUÇÕES

A NuWater é líder mundial no fornecimento de soluções de rápida implementação modulares, no tratamento de águas e de efluentes, bem como na dessalinização. A NuWater fornece uma gama de produtos, serviços e soluções de financiamento para atender aos exigentes requisitos dos seus clientes em toda a África Austral e Sub-Saariana, cobrindo ambos os sectores públicos e privados. NuWater projecta, constrói, possui e opera as suas estações de tratamento avançadas, que incorporam tecnologias cuidadosamente seleccionadas, incluindo as mais avançadas e disponíveis tecnologias de uso de membranas.

Endereço de visita : 87, Capricorn Drive - MuizenbergCaixa Postal : 7945Cidade : Cape Town – Africa do SulWebsite : www.nuwaterglobal.comTel. : +27 215310641Fax : +27215311840E-mail : [email protected] Membro da

Paula Construções é empresa nacional criada em 2005 que se dedica à Consultoria na área social e empreitada de infra-estruturas de saneamento. Esteve envolvida na construção de balneários escolares para além das actividades de educação comunitária.

Endereço : Rua Companhia de Moçambique, Prédio Teixeira, 2º andar, Apart. 4Cidade : Beira-Moçambique Cel. : +258824339878 E-mail : [email protected]

ROYAL HASKONINGDHV

A Royal HaskoningDHV é uma empresa internacional independente de Consultoria de Engenharia e Gestão de Projectos, com mais de 130 anos de experiência. Nossos profission-ais oferecem serviços nas áreas de aviação, edifícios, energia, indústria, infra-estrutura, marítimo, mineração, transporte, planeamento urbano e rural e água.

Endereço : Rua de Kassuende, Nº 118, 8º Andar.Caixa Postal : 1923. Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.rhdhv.co.mz / www.royalhaskoningdhv.comTel. : +258 21 48 59 17/8 Cel. : +258 82 30 72 825Fax : +258 21 48 59 23 E-mail : [email protected] Membro da

Page 21: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

4140

SALOMON, LDA

A Salomon Lda. foi constituída em 2001 como uma sociedade de quatro sócios. Desde 2011 que é uma empresa detida a 100% por moçambicanos. Os sócios da Salomon, Lda. são de várias especialidades dentro do sector de água e ambiente, mantendo uma ligação forte com o sector académico e científico em Moçambique, bem como além-fronteiras. A missão da empresa tem como vertentes chave, a promoção, utilização, gestão eficiente, equitativa, sustentável da água e do ambiente, a gestão dos recursos hídricos e do ambiente como uma prioridade dos estados, entidades privadas e demais instituições da África Austral. As principais áreas de actuação são: Gestão de Recursos Hídricos, Água e Saneamento, Ambiente, Socioeconómica e GIS.

Endereço : Av. da Malhangalene, No. 620, R/CCidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 1354 Tel. :+258 21 417 605/10Cellular :+258 82 326 5523Fax :+258 21 022 268E-mail : [email protected]

SERRALHARIA ANGELINA

Serralharia Angelina é uma empresa privada de prestação de serviços criada em 1995. Em coordenação com a Care International ela incorporou no rol das suas actividades a produção de bombas de corda para poços e furos pouco profundos. O início da produção de Bombas de Corda deu-se no âmbito da implementação do Projecto HAUPA pela Care. Uma equipe mista incluindo pessoal da DPOPH-Cabo Delgado, DNA, Care e SKAT monitorou a produção, controle de qualidade e desempenho da bomba.

Endereço : Av. Josina Machel, no 31, Bairro NatitiCidade : Pemba -MoçambiqueCaixa postal : 2008Tel. : +258 20297460

GRUPO INTERNACIONAL - SIP INVEST, SA

É uma sociedade moçambicana fundada em 2013, vocacionada na gestão de participações e com experiencia na gestão de projectos, nos domínios de mobiliária, inovação tecnológica, construção, electricidade, meio ambiente e financiamento através das suas três empresas integradas no grupo. Possui elevados interesses no sector de águas.

Endereço : Rua Xavier BotelhoCidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 95Website : www.sipinvest.comTel. : +258 84 31 01 849Cel. : +258 84 30 30 307Fax : +258 84 30 30 307.E-mail : [email protected] Membro da

SIZABANTU PIPING SYSTEMS MOÇAMBIQUE, LDA

É um grupo de marketing e vendas que fornece uma gama abrangente de soluções de tubulação, tratamento de água e drenagem, de qualidade para a Agricultura, Civil, Mineração, Indústria, Construção e Mercados de norte a sul de Moçambique.

Endereço de visita: Av. Ahmed Sekou Touré, Nº 1919, 4º Andar,Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.sizabantupiping.co.zaTel. : +258 321 883Cel. : +258 823 977 380Fax : +258 321 884Email : [email protected] Membro da

Page 22: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

4342

SOTUBOS

O Grupo ALVES DA SILVA foi fundado em Portugal pela família Alves da Silva no ano de 1965 e conta com mais de 50 anos de história no setor de artigos sanitários, tubos e acessórios e materiais para a construção. Como estratégia, o grupo procura a promoção contínua de um crescimento sustentável, com uma boa gestão de risco e promoção da inovação e da vanguarda. Os seus objetivos são de atingir uma posição de liderança nos mercados onde está presente e assegurar o crescimento equilibrado dos seus ramos de negócio em vendas e rentabilidade.

Endereço : Av. F.P.L.M. No 226Cidade : Maputo-MozambiqueWebsite : www.grupoalvesdasilva.comTel. : +258 21460610Cel : +258 823025978Email : [email protected] da

SOTUX SOCIEDADE DE COMERCIO INTERNACIONAL

DE BENS E SER.

A SOTUX LDA, é uma empresa Moçambicana vocacionada ao comércio interno e interna-cional de bens e serviços, agenciamento de procurement Internacional, a todos os níveis, num método custo -beneficio, é também umas das fornecedoras de matérias de ligações in-ter-domiciliárias, com sejam tubagem de todos tipos e tamanhos, acessórios para ligações e de produtos químicos. Identificamos e avaliamos os focos da procura e da oferta, em termos de identificação de melhores preços, qualidade e quantidades, frete e seguro, pro-cedimentos locais de importação, entrega e instalação.

Endereço de visita : Av. Eduardo Monldane Nº303 R/CCaixa Postal : 2030 Cidade : Maputo-MoçambiqueTel. : +258 21485384Cel. : +258 82 3050372Fax : +258 21 485387E-mail : [email protected] Membro da

TÉCNICA – ENGENHEIROS CONSULTORES LIMITADA

TÉCNICA – Engenheiros Consultores Limitada (TEC) é uma empresa moçambicana de consultoria de Engenharia e Arquitectura, que acredita na capacidade do Homem tornar o Mundo num lugar melhor e valoriza a inovação, a satisfação do cliente e a integridade. Fundada em 1989, a totalidade do seu capital pertence a moçambicanos e a maioria dos seus gestores é moçambicana. Actua nas áreas de: Edifícios e Urbanização; Vias de Comunicação; Sistemas de Abastecimento de Água; Drenagens e Esgotos; Ambiente; Combate à Erosão; Produção, Transporte, Distribuição e Aplicação de Energia Eléctrica.

Endereço : Av. 25 de Setembro n°2526, 1°andar Caixa Postal : 4190Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.tec.co.mzTel. :+258 21 322185/21 312687 Fax : +258 21 322186

TES-TOP

Endereço : Av. Karl Marx, N° 1877,Cidade : Maputo-MoçambiqueTel. Fixo : (+258) 21328056Telemóvel : +258 824301030Fax : +258 21328057E-mail : [email protected] Membro da

Page 23: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

4544

VISAQUA, SA - GESTÃO DE INFRA-ESTRUTURAS E SERVIÇOS

AMBIENTAIS, SA

A VISAQUA, criada em Agosto de 2011, é uma empresa de direito Moçambicano voca-cionada para a prestação de serviços em sistemas de água, saneamento e resíduos, de forma integrada, recorrendo a um conjunto de competências complementares.

Endereço : Av. Kenneth Kaunda, n.º 403Cdade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.visabeira.co.mzTel. : +258 21480580Mobile : +258 84 486 6908Fax : +258 21495026E-mail : [email protected] da

WE-CONSULT

O Grupo WE é um grupo de empresas composto por especialistas em recursos hídricos e meio ambiente, especialistas em GIS e banco de dados, engenheiros e arquitetos que prestam aconselhamento profissional e gestão de projetos de desenvolvimento na África Oriental e Austral. A partir da análise preliminar para projetar, orçamentação e supervisão da construção, ajudamos as pessoas alcançar seus objetivos do projeto. A WE Consult, sob uma combinação de gestão nacional e internacional, presta serviços profissionais a preços competitivos em Uganda desde 1997 e em Moçambique desde 2003.

Endereço : Av. Kwame Nkrumah 1013 1º AndarCaixa Postal : 3248Cidade : Maputo-Mozambique.Website : www.apmemz.orgTel. Fixo : +258 21417377Fax : +258 21417377E-mail : [email protected] da

WE consultUMC CONSULTORES, LDA

Estabelecida em Fevereiro de 2004, UMC Consultores, Lda. é uma empresa nacional vocacionada à consultoria nas áreas social e técnica. Na consultoria social privilegia métodos participativos como Participatory Hygiene and Sanitation Transformation (PHAST) e Community Lead Total Sanitation (CLTS) visando o envolvimento efectivo da comunidade. Na consultoria técnica a prioridade é inspeccionar regularmente todos os trabalhos para além de desenvolver o papel de interlocutor entre o Dono da Obra e o Empreiteiro.

Endereço : Av. Salvador Allende, 345 r/cCidade : Maputo - Moçambique. Telefax : +25821312833/825397802/823034412 E-mail : [email protected], [email protected]

ZAMCO – ZAMBÉZIA CONSTRUÇÕES LDA

Empresa nacional criada em Fevereiro de 2001, a ZAMCO dedica-se à construção e reabilitação de infra-estruturas de água e saneamento com destaque para poços, sistemas de captação de água das chuvas e latrinas. Realiza também obras de construção de edifícios públicos e privados mediante a contratação por parte dos clientes essencialmente o Governo. Endereço : Rua Paulo Samuel Kankhomba, Nº 223Cidade : Quelimane-Moçambique Caixa postal : 253 Telefax : +25824213328 E-mail : [email protected]

Page 24: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

4746

AFDB - THE AFRICAN DEVELOPMENT BANK

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é constituido por 3 Instituições nomeada-mente, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Fundo de Desenvolvimento Africano e o Nigerian Trust Fund (NTF). Este Grupo estabeleceu-se em 1964 e é a primeira instituição financeira de desenvolvimento do continente Africano que garante a satisfação das neces-sidades de financiamento e assistência ao desenvolvimento para os seus membros. O seu principal objectivo e garantir hoje a construção de uma África melhor amanhã. As activi-dades do Banco estão assentes em 3 pilares principais nomeadamente Governança Secto-rial e gestão de conhecimento; Infra-estruturas sustentáveis e Serviços Inclusivos para a Segurança da Água; e Colaboração e Coordenação Sectorial para uma Gestão Integrada de recursos Hídricos.

Endereco : Av. Zedequias Maganhela, 267,3rd floor, JAT 4 BuildingCidade : Maputo-Mozambique. Website : www.afdb.org www.africanwaterfacility.org Tel. : (+258) 21326 909/21315271Movel : (+258) 21305747 Fax : (+258) 21417377Email : [email protected]

AEMC - ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS MOÇAMBICANAS DE

CONSULTORIA

O principal objectivo desta organização é defender e promover os interesses dos associa-dos, tendo como missão a valorização da excelência e ética na consultoria de Moçambique, através do estabelecimento e melhoria das competências profissionais, práticas comerciais e padrões, a fim de elevar o nível de competitividade e sucesso do negócio dos seus mem-bros a nível nacional, regional e internacional.

Endereço : Rua de Kassuende, N° 118, 8th FloorCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.aemc.org.mzTel. : (+258) 21 48 59 17/8Fax : (+258) 21 48 59 23

INSTITUIÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS

AQUASHAREASSOCIAÇÃO AQUASHARE

AQUASHARE é uma rede de profissionais que actuam no sector de águas em Moçam-bique. É também uma plataforma de intercâmbio de conhecimentos no domínio das águas entre os profissionais, em particular para benefício dos mais jovens e com menor acesso à informação, partindo do pressuposto que os mais experientes têm maiores responsabili-dades em transmitir o que sabem e também aprender dos mais jovens.

Endereço : Avenida Amílcar Cabral, 757, Bairro CentralCidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.aquashare.org.mz Tel. : +258 21312825E-mail : [email protected]

ASSOCIAÇÃO REDE PME’s

Tem como principal objectivo a criação de uma visão conjunta e de acção na prestação de serviços e produtos; exercício de influência no processo de elaboração de incentivar o empreendedorismo e a formalização de novas políticas de oportunidades de negócios, investindo em crescimento sustentável dos negócios, com base em parcerias inteligentes que produzam resultados e desempenho efetivos nas relações económicas nacionais e internacionais.

Endereço : Av. Mão Tse Tung, N.230, 1º AndarCidade : Maputo-MozambiqueCel. : +258 846864146E-mail : [email protected] Membro da

Page 25: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

4948

APME – ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A Associação das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (APME) é uma pessoa colectiva de personalidade jurídica com autonomia patrimonial, administrativa e financei-ra, sem fins lucrativos, tem como objectivo congregar, coordenar, representar e defender os interesses das PME´s moçambicanas. A associação foi criada a luz da Lei 8/91 de 18 de Julho e conta actualmente com um total de 351 empresas associadas.Endereço : Av. 25 de Setembro, Bpartner business center, 2˚ andarCaixa Postal : 1147 Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.apmemz.org Telefone :+258 21305747Cel. :+258 21305747Fax :+258 21305747E-mail : [email protected] Membro da

APM - ASSOCIAÇÃO DE PERFURAÇÃO DE MOÇAMBIQUE

A ASSOCIAÇÃO DE PERFURAÇÃO DE MOÇAMBIQUE – APM, foi criada em 2008 nos termos legais como uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e de uma ampla autonomia administrativa, financeira e patrimo-nial. Com objectivos principais de promover e capacitar os seus membros no uso de técnicas adequadas de baixo custo para perfuração mineira e de água. Promover pesquisas e inves-tigações sobre as melhores formas de perfuração e do uso sustentável da água, proteger e coordenar os interesses comuns dos seus membros.

Endereço : Av. 24 de Julho, Nº 1895, 3Andar, DtoCidade : MaputoCaixa Postal : 1895 Website : www.apm-moz.orgTelefone : +258 21321455Celular : +258 823100059, 82 6520893, 823218620E-mail : [email protected] Membro

CÁRITAS DIOCESANA DE PEMBA

CRUZ VERMELHADE MOÇAMBIQUE - NAMPULA

Criada em 1978, a CARITAS Diocesana de Pemba é uma instituição religiosa ligada à Diocese envolvida na promoção de boas práticas de higiene e saneamento incluindo a construção de latrinas para além de construção de cisternas e construção e reabilitação de poços e furos através de empreiteiros contratados.

Endereço : Av. Josina Machel, no 566, Caixa Postal 12, Bairro CimentoCidade : Pemba-MoçambiqueTel. :+258 27220490E-mail : [email protected]

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) foi criada em Julho de 1981. Como parte da estratégia para dar resposta à demanda possui equipamento próprio de perfuração gerido através da empresa Mahi-Mati – que é autónoma e de âmbito. A Delegação de Nampula dedica-se à construção de furos, poços e latrinas. Promove a Política de Águas, boas práticas de higiene e saneamento para além de treinar Comités de Água e Saneamento e voluntários em PHAST e outras metodologias participativas. Está em curso o Projecto Rural de Água, Saneamento e Promoção de Higiene (PRASPH-EU) orçado em mais de dois milhões de euros para o período Dezembro/2007 – Dezembro/2011.

Endereço : Av. Agostinho Neto, no 284Cidade : Maputo-Moçambique Website : www.redcross.org.mz Tel. : +258 21497724/5Fax : +258 26213613 E-mail : [email protected]

Page 26: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

5150

CTA-CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE

MOÇAMBIQUE

A CTA é uma organização económica não-governamental, apartidária, cuja missão é con-tribuir para o desenvolvimento económico e social de Moçambique, baseado no crescimento do Sector Privado promovendo e protegendo as oportunidades de negócios e iniciativas privadas, cultura e o associativismo empresariais. A CTA é o parceiro oficial de Diálogo com o Governo, em representação do Sector Privado e trabalha em prol de um melhor ambiente de negócios em Moçambique, através de promoção de reformas económicas e regulamen-tares. A CTA congrega actualmente 140 membros entre Federações Sectoriais, Câmaras de Comércios e Associações Económicas e está representada em todo o território nacional e sectores de actividade económicos.

Endereço : Av. Patrice Lumumba, 927Cidade : Maputo-Moçambique.Website : www.cta.org.mzTel. : +258 213210 02Cel. : +258 823191300Fax : +258 21 32 10 0 1 Membro da

ELAPO

Estabelecida em 1997, ELAPO é uma associação nacional que se dedica à educação comunitária, formação de Comités de Água e Saneamento nas escolas e comunidades. Tem interesses na área de gestão ambiental e recursos marinhos na província de Cabo Delgado. Endereço : Rua 7 de Abril (recinto do EPAR-Cabo Delgado) Tel. : +25827220615 E-mail : [email protected]

FME - FEDERAÇÃO MOÇAMBICANA DE EMPREITEIROS

A Federação Moçambicana de Empreiteiros, também designada pela sigla FME, é uma pessoa colectiva de direito privado, constituída em 15 de julho de 2005, com finalidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e administrativa, financeira e patrimonial, sendo formado pelos empreiteiros associações provinciais, com jurisdição sobre todo o território nacional. A FME é um membro da CTA - Confederação das Associações Económicas de Moçambique, foi criada em 2006 e é composto por 11 associações provinciais.

Endereço : Avenida Albert Luthuli nº 1001Cidade : Maputo-Moçambique.Website : www.fme.org.mzTel. : +258 21401769 Membro da

Federação Moçambicana de Empreiteiros

FOCADE – FÓRUM DAS ONGSDE CABO DELGADO

Estabelecido em 1998, o Fórum das ONGs de Cabo Delgado é uma associação de âmbito provincial que visa coordenar as acções das organizações da sociedade civil existentes na Província de Cabo Delgado. Tem seis redes temáticas entre as quais a de Advocacia, Monitoria de Políticas, Meio Ambiente (que inclui Água e Saneamento). Organiza reuniões trimestrais de partilha de informação e/ou experiências.

Endereço : Rua CI-056, Bairro de CimentoCidade : Pemba - Moçambique Website :www.focade.org Telefax : +258 27220348 Tel. : +258823021092 E-mail : [email protected]

Page 27: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

5352

KULIMA

MAGARIRO -- ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Estabelecida em Moçambique em 1995, Kulima é uma ONG nacional sem fins lucrativos com sete áreas de intervenção de acordo com as necessidades das comunidades. Água e saneamento é uma das áreas de intervenção onde KULIMA previlegia a participação 35 comunitária. Actualmente está envolvida no PEC Zonal no distrito de Chemba no âmbito do Programa Iniciativa Um Milhão: realiza actividades de educação comunitária preparando as comunidades para usufruirem de infra-estruturas de água e saneamento seguras para além de promover o CLTS. Igualmente está implementando o PEC em coordenação com UN-Habitat; Ambos projectos estão orçados em mais de 4.500.000,00mt.

Endereço : Rua Companhia de Moçambique, Nº 44Caixa Postal : 1448Cidade : Beira-Moçambique Telefax : +25823328316 E-mail : [email protected], [email protected]

MAGARIRO criada em 2001, é uma Associação sediada na Cidade de Chimoio actuando em diversas áreas de actividades. Entre elas destaca-se a de Água e Saneamento onde a organização realiza actividades no âmbito de programas de desenvolvimento e de emergência. Desde 2008 implementa no distrito de Gondola um dos seus principais projectos de água e saneamento no âmbito do Programa Iniciativa Um Milhão financiado pelo Unicef: realiza actividades de educação comunitária preparando as comunidades para usufruirem de infra-estruturas de água e saneamento seguras para além de promover o CLTS .

Endereço: Bairro 4, talhão 4 (próximo da Praça dos Trabalhadores) Cidade : Chimoio-Moçambique Website : www.magariro.org Tel. :+25825122747 Fax : +25825122488 E-mail : [email protected]

SNV MOÇAMBIQUE

SNV começou a trabalhar em Moçambique em 1996 e desde então tem contribuído signifi-cativamente para a agenda de descentralização do país, melhorando a prestação de contas interna através do apoio ao distrito e autoridades provinciais. O apoio da SNV para essas estruturas do governo local é bem reconhecida. SNV também tem desempenhado um papel importante na revitalização do sector do caju através do seu apoio a unidades de processa-mento de pequena escala, incluindo o acesso aos mercados de comércio justo. SNV trabalha na agricultura, água e saneamento e setores de energia renovável.

Endereço : Rua Travessa de Azurara, Nro 11 , Bairro SommershieldCaixa Postal : 4468Cidade : Maputo-Moçambique.Website : www.snvworld.orgTel. : +258 21486790/1Fax : +258 21486792E-mail : [email protected] Membro da

OLIPA - ODES

Olipa-Odes é uma ONG nacional criada em Novembro de 1999 que implementa actividades na área social na zona rural. Entre as diversas actividades destacam-se a divulgação da Política de Águas (PA) e do Manual de Implementação de Projectos de Água Rural (MIPAR), promoção de boas práticas de higiene e saneamento, facilitação na eleição dos Comités de Água e Saneamento e capacitação dos mesmos em gestão e registo de fundos. Desde 2005 até 2010 já envolveu mais de 50.000.000,00mt e projectos de água e saneamento.

Endereço : 2ª rua dos Viveiros no 220 – MuahivireCaixa Postal : 258 Cidade : Nampula - Moçambique Tel. : +258 26213648 Fax : +258 26213637 E-mail : [email protected] ou [email protected]

Page 28: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

5554

UNICEF

A UNICEF promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças em 190 países, e tem estado a apoiar Moçambique desde 1975. O UNICEF tem estado a apoiar Moçambique há quase quatro décadas, durante as quais o país enfrentou os desafios da guerra, da construção da paz, da pobreza, de calamidades naturais e do surgimento do HIV/SIDA. A presença oficial do UNICEF no país teve início há 30 anos atrás. O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças em 190 países e territórios, centrando-se especialmente nos mais necessitados.

Endereço : Avenida do Zimbabwe, n. 1440, Cidade : Maputo- MoçambiqueWebsite : www.unicef.org/mozambique/Tel. : +258 21481100E-mail : [email protected]

WSP - WATER AND SANITATION PROGRAM

WSP é uma parceria global administrada pelo Banco Mundial, cuja missão é apoiar os pobres no acesso a serviços sustentáveis de abastecimento de água e saneamento. WSP tra-balha em parceria com clientes governamentais, agencias externas de cooperação, profis-sionais do sector de águas, sociedade civil e instituições privadas para melhorar aspectos institucionais, técnicos, económicos, financeiros e legais das opções de serviço e promover programas de larga-escala visando a aceleração da provisão de serviços aos pobres. WSP possui escritórios em 24 país ao nível global.

Endereço : Av. Keneth Kaunda 1224Caixa Postal : 4053 Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.wsp.orgTel. : +258 21482300Cel. : +258 843015561Fax : +258 21492893Email : [email protected]

WSUP - WATER AND SANITATION FOR THE URBAN POOR

WSUP visa aumentar o acesso a água, saneamento e melhorar a higiene para as pessoas que vivem nos bairros de Maputo, contribuindo para melhorar a qualidade e extensão do sistema de abastecimento de água e o sistema de saneamento, beneficiando as famílias mais pobres e mais vulneráveis. As actividades do projecto nos bairros, pretendem aumen-tar a cobertura de serviços de abastecimento de água e de saneamento comunitário para 100%, incluindo também actividades de mobilização comunitária.

Endereço : Av. da ONU Espaço da AdeMCidade : Maputo-MoçambiqueTel. : +258 21320383Fax : +258 21320383E-mai : [email protected] Membro da

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA

CFPAS - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

DE ÁGUA E SANEAMENTO

O CFPAS é uma instituição pública de ensino profissional destinada à formação e aperfeiçoa-mento de técnicos nas áreas de Abastecimento de Água e Saneamento e de Gestão de Recur-sos Hídricos. É tutelado pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. A missão do CFPAS é contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos do sector de Águas, através da formação, da disseminação da informação e da investigação, com vista à melhoria dos serviços de água e saneamento.

Endereço : Av. Trabalho Nº 1441Cidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 2862Website : www.cfpas.co.mzTel. : +258 21405481Cel. :+258 823105500Fax :+258 21405481E-mail : [email protected]

Page 29: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

5756

IIA - INSTITUTO DEINVESTIGAÇÃO EM ÁGUAS

O Instituto de Investigação em Águas (IIA) é uma instituição pública criada por decreto Minis-terial (Decreto 41/2010), com o objectivo de dotar o País da capacidade necessária para investi-gação e desenvolvimento tecnológico na área dos recursos hídricos. Tem como visão, “ser uma instituição pública que realiza e promove a investigação científica em águas, consistente com as estratégias do Governo de Moçambique para a gestão dos recursos hídricos, desenvolvimento do sector de águas e para o desenvolvimento socioeconómico do País”.

Endereço : Avenida Agostinho Neto. Nº 829 Caixa Postal : 1101(Polana) Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : http://www.mctestp.gov.mz Tel. : +258 21302638 Cel. : +258 843232222/826955210/824314350 Fax :+258 21302813E-mail : [email protected] (Direcção Geral)Emails alternativos : [email protected]; [email protected]; [email protected]

IIA

Instituto de Investigação em Á

guas

IIAM-INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA DE

MOÇAMBIQUE

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) é a principal instituição de pesquisa no sector agrário do país representando dois terços do investimento deste sector e capacidade em recursos Humanos a nível nacional.

Endereço : Av. das FPLM No 2698 Caixa Postal : 3658 Cidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.iiam.gov.mz Tel. : +258 21460219 Fax : +258 21460220E-mail : [email protected]

INIR-INSTITUTO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO

ISPG – INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA

É uma instituição pública com sua Sede em Maputo, criada ao abrigo do Decreto no. 9/2012, de 11 de Maio, do Conselho de Ministros e, dotada de personalidade jurídica com autonomia técnica e administrativa. O INIR é uma instituição de tutela do Ministro que superintende a área de agricultura e visa assegurar de forma eficiente e sustentável o pla-neamento, desenvolvimento, aproveitamento e gestão dos recursos terra e água para a produção agrária.

Endereço : Rua da Resistência 1746, 2º Andar Cidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.inir.gov.mz Tel. : +258 21415380 Fax : +258 21415529E-mail : [email protected]

Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), é uma Instituição Pública de ensino superior Moçambicana criada pelo Decreto número 30/2005 do Conselho de Ministros e publicado no Boletim da República número 33 I série de 23 de Agosto. Esta instituição é vocacionada na formação de técnicos de nível superior nos diferentes ramos da ciência e tecnologia de modo a responder a procura de quadros e a política de auto-emprego a nível nacional.

Endereço : Campus Politécnico, Chokwe-LiondeCaixa Postal : 1Cidade : Gaza-MoçambiqueWebsite : www.ispg.ac.mzTel. : +258 21462240Fax : +258 21461581

Page 30: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

5958

ISUTC- INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

O ISUTC é uma Instituição de Ensino Superior privada, em actividade desde 2000, a 8ª mais antiga no país. Privilegia, como áreas de actuação, as temáticas dos Transportes e Comunicações e suas envolventes. Uma escola eminentemente de Engenharia, que atribui também prioridade à área de Gestão, pelo papel que esta desempenha, em intervenção horizontal, em todos os sectores.

Endereço : Prolong. da Av. Kim Il Sung (IFT/TDM) – Edifício D1Caixa Postal : 2088Cidade : Maputo – MoçambiqueWebsite : www.transcom.co.mzTel. : +258 2148 8795/6Cel. : +258 823126200Fax : +258 21488794Email : [email protected]

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE - FACULDADE DE

ENGENHARIA - UEM

A Faculdade de Engenharia da UEM é a mais antiga instituição de ensino de superior em Engenharia e a primeira a introduzir um mestrado em Hidráulica e Recursos Hídricos in Mozambique. A nossa aposta no desenvolvimento de investigação de qualidade nas áreas de gestão de recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento, infraestruturas hi-dráulicas, controle de poluição e tratamento de efluentes, hidráulica costeira e fluvial colo-ca-nos num posição de líderes na produção de conhecimento científico no sector de águas.

Endereço : Av. de Moçambique, km 1.5, Cidade : Maputo-MoçambiqueCaixa Postal : 257Website : www.engenharia.uem.mz/aguaTel. : +258 21478100Cel. : +258 8438 95635Fax : +258 21475311E-mail : [email protected]

UNIVERSIDADE POLITÉCNICAA POLITÉCNICA

A POLITÉCNICA, inicialmente designada ISPU (Instituto Superior Politécnico e Universi-tário), é uma instituição vocacionada para três grandes domínios de investigação, nomea-damente: Ciências Empresariais, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Tecnologias;

A sua acção processa-se através de um conjunto diversificado de actividades, com per-manente sentido de interdependência entre ensino/formação, investigação e prestação de serviços à comunidade.

Endereço : Av. Paulo Samuel Kankhomba, Nº 1011Cidade : Maputo-MoçambiqueWebsite : www.apolitecnica.ac.mzTel. : +258 21352 750Cel. : +258 823585250/82 3133700Fax :+258 21405481

UNILÚRIO – UNIVERSIDADE LÚRIO (FACULDADE DE ENGENHARIA)

A FE é a primeira Instituição pública de Ensino Superior a ministrar cursos de Engenharia na região Norte de Moçambique. Ela foi criada com o objectivo principal de expandir os Cursos de Engenharia para a região norte, procurando proporcionar a oportunidade das pessoas residentes da região norte e centro poderem se formar nas áreas de engenharia sem ter que migrar para o sul do país onde até a altura se encontrava a única instituição pública que leccionava cursos de Engenharia.

Endereço : Campus Universitário Bairro Eduardo Mondlane, Caixa Postal : 958Cidade : Pemba – Moçambique.Website : www.fe.unilurio.ac.mzCel. : +258 823585250/82 3133700Fax :+258 21405481E-Mail : [email protected]

Page 31: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

6160

UNIZAMBEZE - UNIVERSIDADE ZAMBEZE

LEM – LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE

A Universidade Zambeze (UniZambeze), é uma instituição pública de ensino superior, criada por Decreto do Conselho de Ministros nº 77/2007, de 18 de Dezembro, com sede na Cidade da Beira, e iniciou as suas actividades a 16 de Março 2009, sendo as suas activi-dades de âmbito nacional.

Endereço : Av. Alfredo Lawley, Nº 1018, Matacuane Cidade : Beira/Sofala - MoçambiqueWebsite : www.unizambeze.ac.mzTel. : +258 23 362 487/23 362488Fax :+258 21405481E-mail : [email protected]

O Laboratório de Engenharia de Moçambique desenvolve actividades ligadas ao con-trolo da qualidade dos materiais de construção empregues em algumas obras públicas e privadas e de pré-fabricados, nomeadamente, estudos e reconhecimentos geotécnicos, en-saios à compressão de cubos de betão, ensaios mecânicos sobre metais, caracterização física e mecânica de inertes, caracterização física e mecânica de cimentos, estudo da composição de betões, ensaios à flexão de vigotas de betão, verificação da conformidade de betões at-ravés do esclerómetro e carotes de betão, etc.

Endereço : Av. de Moçambique 1081Caixa Postal : 1918Cidade : Maputo - MoçambiqueWebsite : www.lem.co.mzTel. : +258 21475268/70/71Cel. : +258.82-3170460Fax : +258.21475266E-mail : [email protected], [email protected]

O sector privado é a chave

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Page 32: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

6362

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Page 33: Moçambique em O Sector de Águas - Plama · impostos pelas mudanças climáticas e seus efeitos adversos (tais como cheias e secas), assim como a Proteção dos Recursos Hídricos

O S

ecto

r de

Águ

as e

m M

oçam

biqu

e

64

PLAMA | Publicação Trimestral | Junho 2016 | 2ª Edição - Português |MOÇAMBIQUE | DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA|

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA

Directório

O Sector de Águaem Moçambique

Av. de ONU. Espaço de ADeM, Distrito Kampfumo

Maputo - Mozambique

Telefax: (+258) 21320383

Mobile: (+258) 840318903

[email protected]

www.plama.org.mz

PLAMAPLATAFORMA MOÇAMBICANA DA ÁGUA