mitologia grega

18
Filosofia

Upload: gleicy-haner

Post on 01-Jul-2015

444 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Trabalho de filosofia sobre Mitologia Grega

TRANSCRIPT

Page 1: Mitologia grega

Filosofia

Page 2: Mitologia grega

Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas erituais, com que os povos antigos revereciavam osdeuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura aexplicação dos mitos, que têm um caráter social desdesua origem, e só são compreensíveis dentro docontexto geral da cultura em que foram criados.

Page 3: Mitologia grega

As culturas antigas, na tentativa de enfrentar osproblemas relacionados à existência da vida e deentender o mundo, encontraram um meio de sedefender dos perigos reais e imaginários, criando seusdeuses, semideuses e heróis, envolvidos em históriasde magia e rituais fabulosos, diante das forçasmisteriosas que acreditavam tudo governava.

Page 4: Mitologia grega

Os atos mágicos significavam um esforço do homemem entender e resolver seus problemas, que eramenormes diante do seu desconhecimento do mundo.

Page 5: Mitologia grega

Mitologia grega é a história dos inúmeros deusesimortais, criaturas semidivinas e musas, criadas naGrécia antiga, e que atravessaram os séculos. Amitologia grega surgiu como tentativa para asexplicações dos fenômenos naturais, ou como garantiade vitória nas guerras, de boa colheita, de sorte noamor.

Page 6: Mitologia grega

As divindades gregas eram dispostas numa hierarquiae seus deuses eram muito semelhantes ao homem. Asatitudes de ciúme, inveja, despeito e amor, eramcomuns, pois os deuses do Olimpo comportavam-secomo criaturas humanas. Só que eram dotados demaiores poderes, de mais beleza e perfeição e imunesao tempo.

Page 7: Mitologia grega

Medusa no mito era uma mulher detamanha beleza que até deuses tedesejavam, mas medusa por escolher sersacerdotisa da deusa Atena, tinha quecumprir seu voto de castidade eterno,então nenhum homem ou deus nãopodia possui -la. Mas havia um deus quenão respeitou o voto de medusa,Poseidon, tomado pelo desejo de ter abeleza de medusa para si ele a violentou (estuprou ) dentro do templo de Atena eassim não pode cumprir seu voto decastidade.

Page 8: Mitologia grega

Atena castigou Medusa.Na primeira parte do castigo deMedusa, Atena roubou-lhe sua beleza, e sua juventude.Medusa já não era bela, sua pele ressecada e cheia derachaduras e seu corpo muchando Medusa era a mulhermais feia da Grécia. Mas não acaba aqui seus cabelos lisose macios se transformavam em cobras, então chegou apior parte do castigo Medusa seria isolada da sociedade,não poderia se relacionar com ninguém, pois, aquele (a)que olhar nos olhos de Medusa se viraria em pedra .Atransformação de medusa estava quase complete, Medusase transformara em uma gorgona, um mostro de estruturaparecida com a de uma cobra, que segundo os gregos era aimagem da morte.Medusa foi mandada por Atena parauma ilha longe de tudo e de todos, mas muitos guerreirosqueriam enfrentar a sua furia.

Page 9: Mitologia grega

Hércules foi um grande herói daMitologia Grega. Filho de Zeus (deusdos deuses) e da mortal Alcmena, queera esposa de Anfitrião.Segundo o mito, aproveitando o fato

de Anfitrião estar ausente, em batalha,Zeus se caracterizou como ele, e se fezpassar pelo mesmo. Ao retornar dabatalha, Anfitrião descobriu a traição,e, irado construiu uma grandefogueira para queimar Alcmena viva.Zeus então, mandou nuvens de chuvapara apagar o fogo, o que acaboufazendo com que Anfitrião aceitasse asituação. Hércules, portanto, nasceudo encontro de Zeus e Alcmena.

H

Page 10: Mitologia grega

A deusa Hera, esposa de Zeus, enciumada pela traição, enviou duasserpentes para matar Hércules ainda no berço. Não teve exito, pois aindabebê, Hércules estrangulou as serpentes com as próprias mãos.

Quando adulto, Hera provocou em Hércules um ataque de fúria, que olevou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelocrime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco.Essas tarefas são chamadas de “Os doze trabalhos de Hércules”. São eles:

Matar o leão de Neméia – Hércules o estrangulou.

Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo – o monstro era ahidra de Lerna, que Hércules matou.

Capturar a corça de Gerínia – Hércules a capturou viva, sendo que ela tinhachifres de ouro e pés de bronze.

Acabar com um javali selvagem gigantesco - Hércules capturou vivo o javalide Erimanto.

Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos – Hércules limpou o estábuloque já não havia sido limpo nos últimos trinta anos, e no qual havia três milbois.

Acabar com as aves do lago Estinfale – Hércules matou as aves antropófagasdos pântanos com flechas envenenadas.

Capturar um touro louco na ilha de Creta – Hércules capturou o touro vivo,apesar do mesmo lançar chamas pelas narinas.

Page 11: Mitologia grega

Eliminar as éguas do rei Trácia – Hércules capturou as éguasantropófagas de Diomedes, domando-as.

Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita – Hércules conseguiu,após longas batalhas, obter o cinturão de Hipólita, rainha dasguerreiras amazonas.

Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eritéia –Hércules capturou o rebanho de bois vermelhos, após ter matadoGerião, que tinha três corpos.

Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides –Hércules recuperou as três maçãs de ouro do jardim, porintermédio de Atlas.

Capturar o cão de três cabeças Cérbero, guardião dos portões doinferno – Hércules capturou o cão, que além das três cabeças,tinha cauda de dragão e pescoço de serpente.

Ao realizar as doze tarefas, além de se redimir pela morte de suaesposa e de seus filhos, Hércules conquistou a imortalidade.

Casou-se com Dejanira, que sem querer lhe causou a morte. Nacondição de imortal, Hércules foi transportado para o Olimpo,onde se casou com a deusa da juventude, Hebe.

Page 12: Mitologia grega

O universo foi dividido em três partes desde oinício dos tempos: a primeira parte (o céu e a terra),foi destinada a Zeus. A segunda parte (mares) foidestinada a Poseidon, e a terceira parte (mundosubterrâneo), foi destinada a Hades.

Algumas vezes, Hades gostava de sair dasprofundezas do inferno e ficar deitado em um vale,e certo dia, Afrodite e Eros que estavam passeandonaquele lugar, começaram a conversar sobre opoder de Afrodite. Eros desafiou sua mãe ao dizerque o poder de Afrodite não funcionaria comHades. Ela decidiu, então, provar o seu poder:acertou o deus com a flecha de Eros.

Page 13: Mitologia grega

No mesmo instante em que foi atingido, Hades sentiu algoestranho e se apaixonou pela primeira mulher que avistou. Essamulher era Perséfone, filha de Deméter (deusa de todas as terrascultivadas). Completamente apaixonado, Hades sequestrouPerséfone e a levou para o mundo subterrâneo. Ao notar que suafilha havia sumido, Deméter saiu a procurá-la, até descobrir que suafilha estava no mundo subterrâneo.

Deméter pediu a ajuda de Zeus, mas ele disse que não podia ajudá-la. A mãe ameaçou Zeus, dizendo-lhe que devastaria a terra se nãotivesse a filha de volta: - Não haverá mais chuvas, as colheitassecarão nos campos, não haverá mais vida na terra.

O rei dos deuses pediu que Hermes, seu mensageiro, acompanhasseDeméter ao submundo para tentar negociar com Hades.

Hermes e Deméter chegaram ao mundo dos mortos e logoencontraram Perséfone. A menina estava feliz ao lado de Hades.

Page 14: Mitologia grega

Quando Perséfone vem passar os seis meses com sua mãe, Deméter manifesta sua alegria e abençoa a terra. As colheitas amadurecem nos campos, as árvores se enchem de flores.

Depois, é hora de Perséfone voltar para o lado do marido. Durante seis meses, Deméter se recolhe para chorar de saudade da filha, as folhas secam e não há chuva.

Page 15: Mitologia grega
Page 16: Mitologia grega
Page 17: Mitologia grega

Concluímos que Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos —consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas. Para muitos estudiosos modernos, contudo, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antiga e seu comportamento, bem como suas práticas ritualísticas. O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas .

Page 18: Mitologia grega

Andreza Santos

Amanda Vieira

Fernanda Cassiano

Gleiciellen de Jesus

Joyce Tigre

Jessica Oliveira

Maria Claudevânia

Rodolfo Tenório