mitologia grega hesíodo e homero

11
Mitologia Grega Colégio Estadual de Caldas Novas Profª: Karoline Rodrigues de Melo Disciplina: Tópicos de Filosofia 1ª série do Ensino Médio

Upload: karoline-rodrigues-de-melo

Post on 07-Dec-2014

2.668 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Mitologia grega   hesíodo e homero

Mitologia Grega

Colégio Estadual de Caldas NovasProfª: Karoline Rodrigues de MeloDisciplina: Tópicos de Filosofia1ª série do Ensino Médio

Page 2: Mitologia grega   hesíodo e homero

Mitologia Grega

É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia, de Homero, escritas no séc. VIII a.C.

Page 3: Mitologia grega   hesíodo e homero

Hesíodo Foi um dos dois grandes poetas gregos da idade arcaica. Sua obra constitui um dos pilares sobre os quais se edificou a identidade helênica.

Viveu por volta de 800 a.C. na Beócia, região situada no centro da Grécia.

O pai deixou as suas terras para Hesíodo e seu irmão Perses. Na partilha dos bens, sentiu-se prejudicado pelo irmão, que teria subornado os juízes. Desta polêmica com o irmão compôs Os trabalhos e os dias.

Page 4: Mitologia grega   hesíodo e homero

Os Trabalh

os e os dias

Poema épico de um dos primeiros autores conhecidos da Grécia Antiga.

O poema conta com 828 versos e é dirigido ao irmão Perses.

O poema divide-se, basicamente em duas partes: na primeira apresenta uma série de referências míticas, relacionadas com o trabalho e a justiça, depois os mitos de Prometeu e de Pandora e, finalmente, o célebre mito das cinco "raças" da humanidade, que relata a passagem da vida paradisíaca dos primeiros homens, que conviviam com os deuses, à vida dura e sofrida dos tempos atuais.

Na segunda parte, o poeta dá conselhos práticos para a vida agrícola e apresenta vários preceitos morais.

Primeira página de uma edição bilíngue (grego e latim) de 1539.

Page 5: Mitologia grega   hesíodo e homero

Teogonia

Em grego, Θεογονία [theos, deus + genea, origem. Também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico em 1022 versos escrito no séc. VIII a.C., no qual o narrador é o próprio poeta.

O poema se constitui no mito cosmogônico (descrição da origem do mundo) dos gregos, que se desenvolve com a geração sucessiva dos deuses, e na parte final, com o envolvimento destes com os homens originando assim os heróis.

Page 6: Mitologia grega   hesíodo e homero

Homero

Foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Os gregos antigos acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica.

Page 7: Mitologia grega   hesíodo e homero

Ilíada

Para a ciência moderna, "a data de Homero" refere-se à data de concepção dos poemas tanto quanto à vida de um indivíduo. O consenso dos estudiosos é que "a Ilíada e a Odisseia datam dos últimos anos do século IX a.C.

Ilíada narra os acontecimentos ocorridos na Guerra de Troia e cuja gênese radica na cólera (μῆνις, mênis), de Aquiles. O título da obra deriva de um outro nome grego para Troia, Ílion.

Considera-se que tenha a sua origem na tradição oral, ou seja, teria originalmente sido cantada pelos aedos, e só muito mais tarde os versos foram compilados numa versão escrita, no século VI a.C. em Atenas.

Page 8: Mitologia grega   hesíodo e homero

Ilíada

Helena de Troia Corpo de Heitor sendo levado de volta a Troia

Aquiles, o mais corajoso e belo herói da guerra de Troia. Foi morto por uma flecha envenenada que atingiu seu calcanhar.

Page 9: Mitologia grega   hesíodo e homero

OdisseiaO poema relata o regresso do

protagonista, um herói da Guerra de Troia, Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana).Odisseu foi “um herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”.Levou dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

Page 10: Mitologia grega   hesíodo e homero

Na mitologia grega, Penélope (Πηνελόπη) é a esposa de Ulisses. Era filha de Icário e sua esposa Periboea. Ela aguarda por Ulisses durante todo o seu retorno da Guerra de Tróia, narrado na Odisseia, de Homero.

Enquanto Ulisses guerreava em outras terras e seu destino era desconhecido, não se sabendo se estava vivo ou morto, o pai de Penélope sugeriu que sua filha se casasse novamente, mas ela, uma mulher apaixonada e fiel ao seu marido, recusou, dizendo que o esperaria até a sua volta. No entanto, diante da a insistência de seu pai, para não desagradá-lo, Penélope resolveu aceitar a corte dos pretendentes à sua mão. Para adiar o máximo possível o novo casamento, estabeleceu a condição de que se casaria somente após terminar de tecer uma peça em seu tear.Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite secretamente ela desmanchava. E foi assim até uma de suas servas descobrir o ardil e contar toda a verdade.

Page 11: Mitologia grega   hesíodo e homero

Mais fontes de pesquisa, no blog da professora:

www.professorakaroline.blogspot.com