mito do narciso aninha ,paolinha e tatinha

9
Mito do Narciso Ai,como eu sou bonitão!

Upload: anacandida

Post on 01-Jul-2015

1.138 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Mito do Narciso

Ai,como eu sou bonitão!

Page 2: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Na ,Mitodologia Grega, Narciso ou O Auto-Admirador (Língua grega: Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho

HISTÓRIA

Page 3: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Várias versões do seu mito sobreviveram: a de Ovídeo, das suas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia para a Grécia (9.31.7); e uma encontrada entre os papiros encontrados em Nag Hammadi, ou Chenoboskion, também chamada Oxyrhynchus

Page 4: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Diferentes versões da história dizem que Narciso, após desdenhar os seus pretendentes masculinos, foi amaldiçoado pelos deuses para amar o primeiro homem em que pousasse os olhos. Enquanto caminhava pelos jardins de Eco, descobriu a lagoa de Eco e viu o seu reflexo na água. Apaixonando-se profundamente por si próprio, inclinou-se cada vez mais para o seu reflexo na água, acabando por cair na lagoa e se afogar.

Page 5: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.

Page 6: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Em Metamorfoses, Ovídeo conta a história de uma ninfa bela e graciosa chamada Eco que amava Narciso em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo.

Page 7: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso, e ambos derivam da palavra Grega narke, "entorpecido" de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.

Page 8: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

A parábola de Narciso tem sido uma grande fonte de inspiração para os artistas há pelo menos dois mil anos, começando com o poeta romano Ovídeo (livro III das Metamorfoses). Isto foi seguido em séculos mais recentes por outros poetas como (John Keats), e pintores (Caravaggio, Nicolas Poussin, Turner, Salvador Dalí e Waterhouse).

Narciso e Eco (1629-1630), de Nicolas Poussin.

Page 9: Mito Do Narciso Aninha ,Paolinha E Tatinha

Alunas:Paola Suchodolak Ana Carolina Cândida Tatiane Alves

Profº:RamonSerie:1ºEM:A