miolo manual professor2 - fapasfapas.edu.br/app.files/documentos/manual_professor2014.pdf ·...

69

Upload: nguyenhanh

Post on 11-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Índice

Corpo AdministrativoSaudação do DiretorApresentação A FapasIdentidade VisualEstrutura OrganizacionalLocalização e ContatoDocumentos ImportantesConceitos BásicosConceitos AcadêmicosRotinas AcadêmicasHorário das AulasAssessoriasNúcleos EducacionaisRecursos de ApoioIdentidade FuncionalBenefícios e DireitosBibliotecaAnexo I Plano de Carreira Docente

579

1112131415172022232933353941444749

3

DIRETORProf. Antonio Dalla Costa

VICE-DIRETOR E COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Sérgio Lasta

COORDENADOR ACADÊMICOProf. Jolair da Costa Silva

COORDENADOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Pedro Vilmar Ost

COORDENADOR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Prof. Sérgio Nicolau Engerroff

RELAÇÕES PÚBLICASCharlene Coser Dalcol

Conrerp/4ª: 3243

5

SaudaçãoPrezado Professor!

É com satisfação que, em nome da Direção, apresento à comunidade acadêmica da Faculdade Palotina (FAPAS) o Manual de Comunicação do Professor. Este que foi elaborado com base no Regimento Geral da IES e na legislação educacional brasileira e tem por finalidade transmitir e definir uma série de informações à comunidade acadêmica, com o objetivo de proporcionar a todos um melhor aproveitamento e regulamentação da vida universitária. Nele você encontrará o pensamento institucional em relação ao que é esperado de cada colaborador e as principais informações que o auxiliarão no exercício de sua atividade docente em sintonia com a identidade e a missão da nossa Instituição.

Assim, é de fundamental importância que todos tenhamos muito presente a missão da nossa Instituição, “Promover e valorizar o ser humano, fortalecendo a cidadania, através da excelência no ensino, pesquisa e extensão, e

7

em sua atuação na sociedade”. Para isto, buscamos desenvolver um processo educativo baseado nos princípios do humanismo cristão, profundamente identificado com a ética e as bases de uma educação l iber tadora, comprometida com a realidade social da região em que está inserida. Estimular uma relação de educando e educador como sujei tos part ic ipantes do processo educat ivo, desenvolvendo uma consciência crítica na construção de uma sociedade mais igualitária e socialmente justa.

Desejamos que este manual seja mais um instrumento que potencialize nossas ações na busca de concretizarmos nossa meta.

Prof. Antonio A. Dalla CostaDiretor

8

ApresentaçãoNeste Manual, você encontrará as

principais informações relativas à história da FAPAS, à sua estrutura administrativa, às normas lega i s (E s ta tu to , Reg imento , Resoluções, Circulares) aos procedimentos acadêmicos, aos órgãos e aos serviços da FAPAS.

Este Manual deverá ser usado como sua primeira fonte de consulta. Nele, contemplam-se subsídios e informações que o ajudarão a direcionar melhor seu trabalho, possibilitando-lhe maior segurança no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Caso não encontre as respostas a todas as suas dúvidas, acesse os endereços eletrônicos sugeridos no Portal da FAPAS www.fapas.edu.br.

Esperamos ter atingido o nosso objetivo, de estabelecer uma comunicação eficiente entre a Instituição e o corpo docente da FAPAS.

9

a FapasA Faculdade

P a l o t i n a d e Santa Maria é uma instituição e d u c a c i o n a l , com atividades de educação superior, graduação e pós-graduação, com sede na Rua Pe. Alziro Roggia, 115, Bairro Patronato, Santa Maria/RS.

Tem como Mantenedora a Entidade Palotina de Educação e Cultura (EPEC), sem fins lucrativos e sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e científico, fundada pelos membros consagrados da Sociedade Vicente Pallotti (SVP).

Identificada como uma Instituição de Ensino Superior, a FAPAS busca, em suas ações, promover e valor izar o ser humano, fortalecendo a cidadania através da prática da excelência no ensino de graduação, pesquisa e extensão e em sua atuação na sociedade.

11

Identidade VisualPassamos através desta sigla, um símbolo

estilizado, representado pelo globo em forma de esfera, irradiando com as setas brancas o conhecimento da Filosofia e da Teologia em todas as direções. Através das duas faixas, azul esverdeada e laranja, a unificação do homem na terra e com Deus, onde se vê o homem de braços abertos ligados, integrando o homem na natureza terrena e a energia do cosmos. A cor, azul esverdeado, representa a educação ambiental, o laranja, a energia e o azul, a integração do homem e o bem-estar social.

Acesse www.fapas.edu.br para fazer o download de material de apoio para seus trabalhos acadêmicos. Os arquivos estão compactados em formato ZIP (Corel, EPS, PDF, JPG).

12

Estrutura Organizacional

Direção Geral

Conselho de Administração Superior

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

Órgãos de Assessoria e Apoio

Entidade Palotina de Educação e Cultura (EPEC)

FAPAS

Pastoral Universitária

Assessoria Jurídica

Comissão Própria de Avaliação

Comissão do Processo Seletivo

Ouvidoria

Assessoria de Comunicação

Comitê de Ética

Serviço Social

Secretaria

Biblioteca

Laboratório de Informática

Editora Biblos

GAP

EPAC

Núcleos

Iniciação Cientíca

Assessorias

Coordenação de Iniciação

Cientíca e Extensão

Cursos de Pós-Graduação

Coordenação de Pós-Graduação

Coordenação Administrativa-

Financeira

Tesouraria

Recursos Humanos

Infraestrutura

Serviços Gerais

Limpeza

Manutenção

Material

Recepção

Apoio ao Estudante

Terceirizados

Coordenação Acadêmica

Cursos de Graduação

SERCA

Apoio Psicopedagógico

Egressos

13

Av. Presidente Vargas

Av. M

auric

io S

irots

ki

Av.

Mau

rici

o S

iro

tski

Av. Angelo Bolson

R. C

arlos Gom

esR

. Justino Couto

R. Visc. de M

auá

R. d

os C

ravo

s

BR 158

R. d

as O

rqu

ídea

s

R. d

as R

osa

s

Localização e Contato

LINHAS DE ÔNIBUS T. NevesSanta Marta

Boi MortoPrado

SeletivoSanta Marta - T. Neves

Rua Pe. Alziro Roggia, 115CEP: 97020-590Bairro Patronato | Santa Maria - RS

14

Documentos ImportantesEstatuto: é o instrumento que define a

existência legal da Instituição e apresenta a sua organização. Constitui-se por títulos que tratam d o s m a i s v a r i a d o s a s p e c t o s c o m o : administração, estrutura, comunidade acadêmica, diplomas, certificados, patrimônio, ordem financeira e disposição gerais.

Regimento Geral: é o conjunto de normas que regem a Instituição. Complementa e normatiza as disposições estatutárias e as atividades inerentes aos planos didático, científico, administrativo e disciplinar. Está disponível na Biblioteca Central, na Secretaria Geral da FAPAS e no site.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): é o instrumento de gestão universitária que incorpora e concretiza o projeto pedagógico institucional por meio de objetivos. Estabelece metas e ações a serem materializadas pela gestão e organização acadêmica. Apresenta, também, a previsão das

15

condições apropriadas e os recursos necessários ao desenvolvimento das ações futuras. Está disponível na Biblioteca Central, na Secretaria Geral da FAPAS e no site.

Projeto Pedagógico de Curso (PPC): é o documento que fundamenta e expressa a identidade do curso. É elaborado a partir de referências nas diretrizes curriculares nacionais e institucionais. Nele estão contidos os objetivos, concepção do curso, currículo, metodologia de ensino, critérios de avaliação, ementas e bibl iograf ias . Os Projetos Pedagógicos dos cursos da FAPAS estão disponíveis para consulta pública no site da FAPAS.

16

Conceitos BásicosEnsino: forma sistematizada de transmis-

são de conhecimentos, utilizadas para instruir, educar e produzir subjetividades no âmbito educacional.

Aprendizagem: vincula-se a um processo de autoconstrução que implica a elaboração de significados próprios, mediante sínteses sobre o que é vivenciado e o que se busca aprender. A aprendizagem é influenciada pelo meio cultural e pela interação que cada um estabelece com o grupo a que pertence e, principalmente, pela disposição para aprender. No caso da aprendizagem, a Instituição considera importante que seja possibilitada aos alunos, de forma gradual, a:

a) assimilação de conhecimentos;b) apropriação desses conhecimentos

através da prática de exercícios;c) transferência dos conhecimentos para

situações-problema; ed) criação de novas visões e interpreta-

ções para problemas reais.

17

Iniciação Científica: a política de Iniciação Científica visa sistematizar as diretrizes da política e das ações de p e s q u i s a n a f o r m a d e

‘Iniciação Científica’ da FAPAS, desenvolvidas desde a sua criação, com as primeiras experiências, visando consolidar e organizar as áreas e as linhas de pesquisa dos cursos, como o engajamento professor-aluno. A Iniciação Científica caracteriza-se por possibilitar ao discente a aquisição de experiência prática em diversas áreas de estudo. O acadêmico pode participar em projetos ligados a diferentes linhas de pesquisa, em eventos científicos e na produção de artigos que contribuirão na sua qualificação, estimulando-o a buscar o conhecimento e a continuar sua formação como docente pesquisador (na Pós-Graduação Stricto Sensu, garantindo a profícua relação entre ensino e pesquisa).

18

Extensão: a Extensão é entendida como a prática acadêmica que interliga as atividades de ensino-pesquisa da IES

com as demandas da comunidade em que está inserida, possibilitando a formação do profissional cidadão e se credenciando, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação da desigualdade social.

Currículo: conjunto de disciplinas e atividades que, organizadas numa sequência recomendada, sintetiza intenções formativas. Os cursos da FAPAS organizam-se através do modelo de currículo disciplinar.

Disciplina: é um componente curricular que envolve um conjunto de conhecimentos e atividades acadêmicas relativas a uma área específica de conhecimento.

19

Conceitos AcadêmicosPlano de Ensino: é o

con junto de a t i v idades compreendendo o conteúdo e a bibliografia de cada disciplina ministrada no curso

e deverá ser apresentado aos alunos no primeiro dia de aula.

Atividades Complementares de Gradua-ção (ACG): conforme a Resolução nº 01/2013, será aceita como Atividade Complementar de Graduação, toda e qualquer atividade pertinente e útil para a formação humana e profissional do acadêmico, aceita para compor o plano de estudos de um curso.

Disciplinas Complementares de Gra-duação (DCG): são disciplinas constantes ou não da matriz curricular e poderão ser escolhidas pelo aluno, conforme a oferta feita a cada semestre pelo curso. A carga horária obrigatória de disciplinas complementares deve ser verificada na matriz curricular do curso.

20

Trabalho Conclusão de Curso (TCC): o TCC, quando previsto, é parte integrante do currículo, tendo sua carga horária, validade e matrícula definidas no Projeto Pedagógico de Curso, a qual deverá ser efetuada no semestre correspondente ao início de sua realização. A Resolução n° 03/2014 regulamenta os Traba-lhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação na Instituição. As normas dos TCCs de graduação e pós-graduação estão disponíveis no Portal do Professor/Aluno.

Disciplinas Ofertadas em Regime Especial: são disciplinas que poderão ser ofertadas eventualmente em período de férias.

Estágios Supervisionados: o estágio, quando houver, é parte integrante do currículo e terá sua carga horária e validade, definidas no Projeto Pedagógico do seu Curso. O estudante deverá realizar a matrícula do estágio, conforme prevê a legislação.

21

Rotinas AcadêmicasG u i a A c a d ê m i c o :

elaborado especialmente para orientações sobre a Institui-ção, estrutura e serviços oferecidos, visando contribuir

para o sucesso acadêmico dentro e fora da FAPAS. Está disponível no site e na agenda institucional.

Calendário Acadêmico: prevê datas e prazos para procedimentos acadêmicos e administrativos a serem cum-pridos durante o semestre

let ivo. O Calendário Acadêmico está disponível no site e na agenda institucional.

Período Letivo: o ano letivo regular tem, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o período reservado aos exames finais.

22

Horário das Aulas: Manhã

DIAS DE SEMANA 7h30min – 8h20min8h20min – 9h10min9h10min – 9h30min: Intervalo9h30min – 10h20min10h20min – 10h25min: Intervalo10h25min – 11h15min11h15min – 12h05min

SÁBADOS8h – 8h50min

8h50min – 9h40min

9h40min – 10h: Intervalo10h – 10h50min

10h50min – 11h40min

Tarde

13h30min – 14h20min14h20min – 15h10min15h10min – 15h30min : Intervalo15h30min – 16h20min16h20min – 17h10min

Noite

19h – 19h50min19h50min – 20h40min20h40min – 21h: Intervalo21h – 21h50min21h50min – 22h40min

23

Créditos/Carga Horária:

2 Créditos = 30 horas

3 Créditos = 45 horas

4 Créditos = 60 horas

5 Créditos = 75 horas

Diário de Classe: é um instrumento de escrituração acadêmica elaborado com a finalidade de documentar a frequência e o aproveitamento acadêmico. Antes do início de cada semestre letivo, o professor deverá preencher, no portal da FAPAS, o Plano da Disciplina e o Cronograma previsto para as atividades do semestre. Deste registro, o sistema gera a lista para o controle de presen-ças. Este controle só será liberado pelo sistema após o docente ter confirmado o Plano da Disciplina e o Cronograma das Atividades. O controle da frequência deve ser realizado a cada aula. O professor terá 48h, após o término da aula, para lançar este registro no sistema e o aluno poderá visualizar sua situação assim que o registro for salvo pelo professor. Somente é

24

permitida a presença em aula de alunos regularmente matriculados. Ao final de cada semestre, na data estipulada pelo Calendário Acadêmico, os Diários devidamente preen-chidos e com as provas anexadas, serão fechados pelo professor.

Frequência às aulas: a frequência às aulas teóricas, práticas, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino ou qualquer outra atividade acadêmica é obrigatória. A aprovação, em qualquer disciplina, somente é obtida pelo aluno que, satisfeitas as demais exigências, tenha obtido, no mínimo, a frequência de 75% às atividades acadêmicas.

Abono de Faltas e Exercícios Domiciliares: Resolução nº 04/2014, a legislação não autoriza o abono de faltas, apenas a substituição de faltas por exercícios domiciliares nos casos previstos na Legislação: Decreto Lei nº 1044/69; Lei nº 6202/75; Decreto Lei nº 715/69; Lei nº 10421/2002 e Lei nº 9615/98.

Publicação de Notas: o quadro das notas da 1ª e da 2ª Avaliação deve ser totalmente

25

preenchido no Portal do Professor/Aluno, para que possa ser gerada a Média Final, e a situação do aluno como: aprovado, reprovado, ou situação incompleta. Ao final de cada semestre, os docentes terão um prazo estabelecido no Calendário Acadêmico para conferir o registro das presenças e avaliações, para então confirmar seu Diário de Classe clicando o comando FECHAR DISCIPLINA.

Revisão de Provas: no Portal do Pro-fessor/Aluno encontra-se o requerimento para revisão de provas. Este documento dever ser preenchido pelo aluno e encaminhado à Coordenação do Curso correspondente que fará os devidos encaminhamentos.

Recuperação de Provas Atrasadas: conforme Resolução 05/2013, o aluno que, por motivos devidamente justificados, não comparecer a uma das avaliações em disciplina na qual esteja regularmente matriculado, mediante a entrega de justificativa ao Professor, poderá requerer, num prazo máximo de 48 horas desde a realização da avaliação, a

26

oportunidade de realizar uma prova em outra data, devendo proceder da seguinte forma:

I - o aluno deverá preencher o requeri-mento de solicitação de recuperação de prova que está disponível no Portal do Aluno e encaminhá-lo ao professor da disciplina;

II - o professor fará uma avaliação do pedido e, se, aceita a solicitação, o aluno deverá pagar a taxa correspondente à recuperação de prova junto à Tesouraria da Faculdade. Será estipulado no calendário acadêmico os dias para a realização das provas atrasadas;

III - caso o aluno não compareça na data e horário fixado para realização de uma segunda prova, não será aceita outra solicitação, ficando o aluno com nota 0,00 (zero), na respectiva prova;

IV - a recuperação de prova não poderá ser substituída por realização de trabalho;

V - a recuperação de não comparecimento no exame final de uma disciplina seguirá os mesmos passos da recuperação de provas.

27

Ato de Colação de Grau: é uma cerimônia acadêmica oficial, pública e obrigatória a todos os alunos concluintes de um curso

superior de graduação, para expedição do competente diploma. A colação de grau poderá ser solene, quando realizada na presença do Paraninfo, Patrono, Orador, Professores e Funcionários Homenageados, todos com vestes talares (toga e beca). Também poderá ser de Gabinete, sendo realizada no ambiente Institucional, cuja cerimônia poderá ser de um único curso ou de diversos, sem as exigências formais da formatura solene, mas com vestes adequadas à importância da cerimônia.

28

AssessoriasConselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

(CEPE): O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão superior deliberativo e consultivo da FAPAS para todos os assuntos de ensino, pesquisa e extensão. Em sua composição sempre haverá dois (02) representantes do corpo docente, por curso.

Colegiado dos Cursos: O Colegiado de curso constitui a unidade de coordenação didática do Curso, formada por representação de docentes que nele atuam e por uma representação discente. Em sua composição sempre haverá três (03) representantes dos professores que atuam em disciplinas do curso, eleitos por seus pares, e seus respectivos suplentes.

Pastoral Universi-tária: A FAPAS, com o desejo de assumir a sua identidade de Faculda-de católica, proporciona momentos de espiri-

29

tualidade para seus acadêmicos, professores e funcionários, através da Pastoral Universitária. Numa perspectiva de cultivo de valores cristãos, dentro de uma cultura universitária, a Pastoral da FAPAS busca suscitar iniciativas e projetos solidários, construtores de uma socie-dade mais justa, igualitária e humanizadora. Por fim, realiza a missão de oferecer, fomentar e coordenar a presença da Igreja entre todos os que estão em atividade na Instituição.

Comissão Própria de Avaliação (CPA): A Avaliação Institucional da FAPAS é um processo

contínuo, pedagógico, reflexivo e auto-consciente, que visa construir o conhecimento da sua própria realidade. Para que isto aconteça, a CPA busca sistematizar as informações, analisar coletivamente o significado das suas realizações, esclarecer as várias formas de se organizar e agir, identificar suas fragilidades, as potencialidades e disponibilizar dados para possíveis planos de ação que facilitem a gestão Institucional na FAPAS.

30

Comissão do Processo Seletivo: é responsável pelo Processo Seletivo de ingresso nos cursos de Graduação.

Ouvidoria: confor-m e R e s o l u ç ã o n º 03/2010, foi criada para garantir um canal per-

manente de comunicação, proporcionando maior aproximação entre a Instituição e comunidade externa e interna, com o objetivo de facilitar o recebimento das manifestações, através de um processo ágil, eficaz e seguro. O serviço de Ouvidoria trata somente de casos que as instâncias normais de atendimento não conseguem solucionar.

Comitê de Ética em Pesquisa: conforme a Resolução nº 02/2014, o Comitê de Ética é a instância responsável pela apreciação de todos os projetos de pesquisa, visando defender os interesses dos seres humanos e das outras formas de seres vivos em sua integridade e dignidade, bem como contribuir para o desenvolvimento de estudos dentro dos padrões éticos.

31

Núcleo Docente Estruturante (NDE): conforme a Resolução nº 09/2010 constitui segmento da estrutura de gestão acadêmica de cada Curso de graduação, com atribuições consultivas, propositivas e avaliativas sobre matéria de natureza acadêmica, responsável pela criação, implementação e consolidação das atividades pedagógicas de cada Curso. É atribuição dos integrantes do NDE propor atividades pedagógicas que concretizam a implantação e concretização do Projeto Pedagógico do Curso, para apreciação do Colegiado do Curso e, posteriormente, pela Coordenação Acadêmica, pela Coordenação Administrativa-Financeira e Diretor Geral. Cada Núcleo Docente Estruturante é constituído pelo Coordenador do curso que o preside e, por trinta por cento (30%) dos docentes atuantes no curso.

32

Núcleos EducacionaisNúcleo Palotino

de Práticas Organiza-c ionais (NUPPO): conforme Resolução nº 01/2010, ligado ao curso de Administra-ção, o NUPPO proporciona a vivencia da interdisciplinaridade, ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista o desenvolvimento de práticas de gestão junto às organizações da comunidade. O Núcleo distingue-se por trabalhar com práticas de gestão pautadas nos princípios da ética, da humanização e da gestão participativa.

Núcleo Palotino de Práticas Jurídicas (NPPJ): conforme Resolução nº 19/2013, proporciona a formação prática, com desenvolvimento das habilidades necessárias à atuação profissional,

33

que corresponde ao estágio curricular determinado pela legislação pátria e pelo Projeto Pedagógico do Curso de Direito, através das Práticas Jurídicas IV e V.

Núcleo Palotino de Estudos do Envelhe-c imento (NUPEN) : conforme Resolução nº 14/2008, é um espaço que contempla tanto as necessidades físicas, como as espirituais, sociais e culturais, auxiliando pessoas de uma mesma faixa etária a encontrarem o verdadeiro sentido de suas vidas, dando-lhes condições de viverem felizes e com dignidade.

34

Recursos de ApoioReserva de materiais e equipamentos

multimídia: para utilização de equipamentos de apoio pedagógico, do tipo data-show e notebook, é preciso providenciar agenda-mento prévio na Recepção da Instituição ou através do email [email protected]. A FAPAS conta com funcionários responsáveis pela instalação, montagem e desmontagem desses equipamentos nas salas de aula.

Auditórios e salas especiais: a FAPAS conta com um auditório e salas especiais para uso acadêmico. Para utilização destes espaços é preciso agendamento prévio na Recepção da Instituição ou através do email: [email protected].

Segue

35

FUNCIONAMENTOAGENDAMENTOAgendamento prévio com a recepcionista que verá a disponibilidade do mesmo junto à pessoa responsável no Colégio Antônio Alves Ramos (CAAR). Para a reserva do auditório, solicitar, com antecedência, os materiais e recursos que, porventura, serão utilizados, para as devidas providências.

Agendamento prévio com a recepcionista. Para a reserva do Laboratório de Prática Jurídica, solicitar, com antecedência, os materiais e recursos que, porventura, serão utilizados para as devidas providências.

Agendamento prévio com a recepcionista, bem como, a reserva do datashow e notebook para ministrar as aulas.

LOCAL

AUDITÓRIO VICENTE PALLOTTI Prédio 3 (Fundos do CAAR)

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA Prédio 2

LABORATÓ-RIOS DE INFORMÁTICA Prédio 1 e 3

36

Assessoria de Comunicação: visa desenvolver projetos de comun icação

[email protected].

capazes de transmitir as mesmas mensagens em diferentes ações, com intuito de alcançar públicos diversos. Entre os serviços disponíveis, a Comunicação da FAPAS realiza trabalhos de pesquisa, assessoria e consultoria, planejamen-to, ações de comunicação dirigida, eventos e promoções especiais e divulgação para a imprensa.

Bar: é um serviço terceirizado que se localiza no prédio III (CAAR) para o curso de Administração (noturno). Filosofia, Teologia (diurnos) e para curso de Direito (noturno), localiza-se no prédio I.

Serviço de Cópias: é um serviço tercei-rizado, que deve ser utilizado pelo docente para materiais usados em sala de aula e disponibilizado aos alunos. A solicitação pode ser feita através do email:

37

Cópias Didáticas: as cópias de provas bimestrais e exercícios de complementação devem ser solicitadas com, no mínimo, 24h de antecedência à Secretaria, através de CD, pen-drive ou via email, comunicando data e horário de retirada. O email da Secretaria Geral é [email protected].

Correspondências: As correspondências dirigidas aos docentes serão entregues nos seguintes locais.

Materiais de Apoio Didático: A Secretaria Geral fornece ao docente giz, pincéis, folhas, envelopes, pastas e demais materiais de expediente.

Curso

Administração

Direito e Filosofia

Teologia

LocalEscaninho na Sala do Professores, Prédio 3.Escaninho no primeiro andar, perto do Setor de Registro e Controle Acadêmico (SERCA).Entregue pessoalmente.

38

Identidade FuncionalAssinatura do Livro Ponto: o professor

deverá assinar o livro ponto no início e término das aulas. O comprometimento com a assinatura do livro ponto é de inteira responsa-bilidade de cada docente da Instituição, sendo feita no início e final da atividade realizada, ou seja, assinar/observar a veracidade da hora em que inicia as atividades e a hora em que as termina.

Curso

Administração

Direito

Filosofia e Teologia

Local

Sala do Professores, Prédio 3. Secretaria Geral (entrada dos docentes) e, após as 21h, na Recepção.

Recepção.

39

Faltas ao Trabalho, Justificativa de faltas e Reposição de aulas: quando houver Solicitação de Afastamento de Docente, por questões pessoais ou participação em eventos, o professor deve esclarecer como serão organizadas as aulas e os conteúdos que deveriam ser trabalhados no período de seu afastamento. Caso a falta ao trabalho, aconteça dev ido a um problema de saúde, o encaminhamento do atestado médico deve ser feito em até 24 horas, junto a Secretaria Geral da Instituição. Caso este afastamento perdure por 15 dias ou mais, há a necessidade de fazer o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de retorno ao trabalho, junto ao médico da Instituição, com agendamento prévio com o Setor Administrativo.

40

Benefícios e DireitosPlano de Carreira: a FAPAS possui um

Plano de Carreira estruturado, que possibilita ao docente vislumbrar e experimentar concretamente a ascensão profissional dentro da Instituição.

Projetos de Iniciação Científica e Extensão: a FAPAS, através do Gabinete de Projetos, viabiliza projetos de iniciação científica e de extensão, de acordo com a missão da Instituição. Todo o Projeto de Extensão deverá ser coordenado por um professor da FAPAS. Os projetos são elaborados segundo critérios definidos em Editais.

Solicitação de Afastamento: a justificativa de afastamento docente poderá ocorrer nas formas previstas abaixo:

a) Participação em eventos

O Professor deve preencher a Solicitação de Afastamento de Docentes, anexando os documentos necessários e entregar a documentação na Secretaria Geral.

41

- Comprovante de inscrição, folder, convite, oficio de convocação, ou qualquer documento que comprove a realização do evento.

- Quando houver apresentação de trabalho, anexar chamada de trabalho do congresso, carta de aceitação do artigo, programação do evento onde está listado o artigo a ser apresentado e cópia da versão final do artigo e/ou resumo.

- Quando houver necess idade o professor poderá solicitar auxílio financeiro, que será analisado pela Coordenação Administrativo-Financeira.

- Em caso de necessidade, o docente precisa indicar professor substituto.

b) Questões Pessoais

- Formulário devidamente preenchido.

- Em caso de necessidade, o docente precisa indicar professor substituto.

42

Término de Contrato de Trabalho: após decisão da Coordenação do Curso e da Coordenação Acadêmica, encaminha-se o pedido de demissão à Direção. Após, o docente dirige-se ao setor administrativo que fará os trâmites legais do processo rescisório.

43

BibliotecaA FAPAS possui

duas Bibliotecas: a Biblioteca Central e a Biblioteca de Teologia, ambas com estrutura

confortável para acolher alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. Dispõe de um amplo acervo bibliográfico (acervo geral, periódicos, multimídia e materiais de referência).

Biblioteca Central

Localizada no subsolo do prédio da Faculdade Palotina. Possui acervo aberto e informatizado, protegido com sistema antifurtos e circuito fechado de TV. Atende principalmente aos cursos de Administração, Direito e Filosofia.

Horário de funcionamento:

- De segunda-feira a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 22h30min.

- Sábados: das 8h às 12h.

44

Biblioteca de Teologia

Localizada no prédio em frente à Biblioteca Central. Possui acervo fechado, composto bas icamente por obras de fundamentação Teológica, além de preciosas obras raras.

Horário de funcionamento:

- Segunda e quarta-feira: das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

- Terça-feira: das 7h30min às 12h e das 13h às 15h.

- Quinta e sexta-feira: das 7h30min às 12h.

45

Anexo I

�ano de Carreira Docente

47

ATUALIZAÇÕES CADASTRAIS

Atualização permanente de cadastro: o professor contratado deverá encaminhar à Secretaria Geral os documentos abaixo listados, devendo mantê-los atualizados periodicamente.

- Fotocópia RG, CPF, título de eleitor e foto

- Curriculum ou Currículo Lattes documen-tado e as fotocópias dos diplomas de Graduação, Especialização, Mestrado e/ou Doutorado deverão ser autenticadas.

Atualização do currículo lattes: conforme a Resolução nº 06/2005, os períodos de 30 de junho e 30 de dezembro são datas limite para a atualização do currículo lattes. A responsa-bilidade pela atualização das informações compete a cada docente e a supervisão da atualização é feita pela Coordenação Administrativo-Financeira.

48

PLANO DE CARREIRA DO PESSOAL DOCENTE DA FAPASMarço/2011

CAPÍTULO I

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 1º O Plano de Carreira do Pessoal Docente da FAPAS é o instrumento que disciplina os procedimentos operacionais e normat ivos da pol í t ica de pessoa l e estabelecem critérios e formas de admissão, progressão, qualificação, desempenho, avaliação, incentivo e valorização do profissional docente que atue na FAPAS.

Parágrafo único. O Plano tem aplicabili-dade na FAPAS, observados o Estatuto Social, seu Regimento Geral, normas coletivas e a legislação trabalhista vigente.

Art. 2º Para efeitos deste Plano, entende-se como atividade docente de Ensino Superior aquelas que são adequadas ao Ensino, Pes-quisa, Extensão e Administração Acadêmica.

49

Art. 3º Os objetivos deste Plano são:

I – estabelecer formas e critérios de seleção, ingresso, progressão, qualificação, desempenho, avaliação, incentivo e valoriza-ção dos docentes;

II – estimular a capacitação do docente, de forma a contribuir para o seu aprimoramento pessoal e profissional;

III – propiciar condições favoráveis à eficiente e qualificada atuação dos docentes e,

IV – criar condições de atratividade para absorver candidatos potenc ia lmente qualificados para exercer a docência na FAPAS.

CAPÍTULO II

DO REGIME JURÍDICO

Art. 4º O Regime Jurídico aplicável ao pessoal docente é o da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e dispositivos legais que a regulamentam, das Convenções/Acordos Coletivos de Trabalho vigentes, normas e regulamentos estatutários e regimentais.

50

Seção I

DAS CATEGORIAS E NÍVE IS DE DOCENTES DO QUADRO PRÓPRIO

Art. 5º O quadro próprio de Docentes da FAPAS está estruturado em 4 categorias funcionais e 4 níveis, da seguinte forma:

I - Graduado (Auxiliar);

II - Especialista (Assistente) – níveis I, II, II e IV;

III - Mestre (Adjunto) níveis I, II, III e IV e,

IV - Doutor (Titular) níveis I, II, II e IV.

Art. 6º São requisitos de titulação para as categorias de Docente Graduado, Especialista, Mestre e Doutor:

-1º Docente Graduado: ser portador de graduação, na área específica em que irá atuar;

-2º Docente Especialista: ser portador do título de especialista lato sensu, na área específica em que irá atuar;

-3º Docente Mestre: ser portador do título de mestre, na área específica em que irá atuar, áreas afins e/ou em educação e,

51

-4º Docente Doutor: ser portador do título de doutor, na área específica em que irá atuar, áreas afins e/ou em educação.

Seção II

DA ADMISSÃO

Art. 7º Admissão é o ingresso do professor no quadro próprio de docentes da FAPAS.

-1º As admissões se efetivarão mediante contratação expressa, em Contrato de Trabalho e CTPS, obedecidas todas as formalidades e Convenção Coletiva de Trabalho, com a apresentação de todos os documentos comprobatórios da qualificação profissional e acadêmica do Docente, sem a qual não poderá realizar atividades na FAPAS.

-2º O Docente é admitido em um dos seguintes regimes de trabalho:

I – Tempo Integral;

II – Tempo Parcial e,

III – Horista.

52

Art. 8º O Plano de Carreira Docente da FAPAS é constituído de um nível para a categoria de Graduado, para as demais categorias 4 níveis, oportunizando aos professores especialistas, mestres e doutores a progressão de acordo com os critérios estabelecidos.

Seção III

DAS PROGRESSÕES

Art. 9º As progressões em níveis dar-se-ão por merecimento e por antiguidade, iniciando pelo primeiro.

-1º A progressão em níveis é aquela que propicia o acesso aos níveis dentro da mesma categor ia na qual o docente es t iver enquadrado.

-2º A progressão por merecimento em níveis dentro da categoria em que estiver enquadrado será concedida após 3 (três) anos do docente na FAPAS e obedecerá os critérios de produção técnico-científica e produ-tividade ou avaliação positiva de desempenho.

53

Ocorre sempre que o docente completar a pontuação estabelecida para a mudança de nível.

-3º A progressão por antiguidade em níveis dentro da categoria em que estiver enquadrado, será concedida ao docente após 3 (três) anos da efetivação da progressão por merecimento.

-4º O acesso à categoria subseqüente, ocorrerá exclusivamente por titulação, mediante a apresentação da certificação.

Art. 10. O processo de avaliação para a progressão na carreira será instaurado pela FAPAS anualmente, devendo os interessados encaminhar a documentação exigida à Comissão de Avaliação de Docentes - CAD, no período compreendido entre o dia 1º de outubro até dia 30 de dezembro de cada ano.

-1º O docente que iniciou suas atividades após o período de avaliação somente poderá solicitar sua avaliação no processo subsequente ao de sua admissão e dentro do prazo estabelecido no Edital correspondente.

54

-2º A avaliação para progressão será realizada pela Comissão de Avaliação de Docentes - CAD, de acordo com o Edital.

Art. 11. A progressão por merecimento se dará por pontuação, considerando o tempo mínimo de 3 anos em cada nível e os seguintes indicadores.

I – na categoria de Professor Assistente, atingir pelo menos 50% (cinqüenta por cento) da pontuação máxima no ano, considerando a soma dos pontos da tabela;

II – na categoria de Professor Adjunto, atingir pelo menos 70% (setenta por cento) da pontuação máxima no ano, considerando a soma dos pontos da tabela;

III – na categoria de Professor Titular, atingir pelo menos 80% (oitenta por cento) da pontuação máxima no ano, considerando a soma dos pontos da tabela.

55

-1º A produção intelectual-científica obedecerá aos critérios do quadro abaixo, no qual consta a escala de valores numéricos para pontuar os diversos trabalhos entendidos como produção intelectual-científica na carreira docente da FAPAS dentro do período de avaliação.

Categorias

Auxiliar/Graduado Assistente/EspecialistaAdjunto/MestreTitular/Doutor

Níveis/pontosI

6591

104

II

6591

104

III

6591

104

IV

6591

104

Tabela de Produção técnico-científica dentro do período de avaliação

1. Produção científica divulgada e publicada por editoras, revistas indexadas ou que tenham conselho editorial, considerando os seguintes parâmetros e pontuando o máximo de 30 pontos:

1.1. Livro publicado e produzido individualmente (autor)

Pontos

30

(máximo)

20

56

1.2. Livro publicado e produzido em parceria (co-autor)

1.3. Capítulo de Livro

1.4. Organização/coordenação de livro publicado

1.5. Artigo científico publicado em revista estrangeira indexada, de natureza científica, limitado a 4 artigos por período de avaliação

1.6. Artigo científico publicado em revista nacional indexada, de natureza científica, limitado a quatro artigos por período de avaliação

1.7. Trabalho científico de produção individual apresentado ou publicado em anais de congresso ou plenário ou de reunião científica, limitado a quatro trabalhos por período de avaliação

1.8. Tradução de artigos ou capítulos de livros estrangeiros publicados, computados até cinco por período de avaliação

15

10

10

15

10

5

5

57

2. Produção Técnica considerando os seguintes parâmetros e pontuando o máximo de 5 pontos:

2.1. Projetos ou publicações de trabalho científico ou intelectual que contribua para a sensível melhoria do ensino da FAPAS

2.2. Palestra e/ou conferência proferida, conforme resenha escrita com certificado comprovante, computadas até 5 (cinco) por ano, com temas distintos

5(máximo)

10

3

-2º A produtividade ou a avaliação positiva de desempenho docente, cuja avaliação é de responsabilidade da CAD, obedecerá aos critérios e à escala de valores numéricos estabelecidos na tabela abaixo.

58

Tabela de Produtividade ou Avaliação Positiva de Desempenhodentro do período de avaliação

1. Pontualidade e Assiduidade, cabendo ao setor responsável pela apuração da freqüência mensal a disponibilização da informação referente a cada docente à CAD, tendo em vista os seguintes percentuais de presença às aulas e demais atividades programadas:

1.1. Pontualidade e Assiduidade acima de 98%

1.2. Pontualidade e Assiduidade entre 96% e 98%

2. Participação nas reuniões dos órgãos colegiados a que pertencer, competindo ao presidente de cada órgão colegiado a disponibilização dos dados à CAD, sendo atribuíveis o máximo de 15 pontos ao docente, independentemente do número de colegiados dos quais faça parte.

2.1. Participação por reunião em órgãos colegiados

Valores numéricos

15(máximo)

10

5

15(máximo)

3

59

3. Qualificação acadêmica e profissional considerando a participação docente em programas de Educação Continuada, visando a atualização, a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos na área do componente curricular sob sua responsabilidade, resultando na conclusão de cursos com acompanhamento e registro de desempenho satisfatório, mediante certificação, sendo atribuído, neste indicador, o máximo de 20 (vinte) pontos, com a seguinte distribuição:

3.1. Cursos de Pós-Graduação lato sensu com 360 horas (mínimo)

3.2. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em nível de mestrado

3.4. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em nível de doutorado

3.5. Titulação em pós-doutorado

20 (máximo)

15

20

25

30

60

4. Participação em projetos ou programas de pesquisa e extensão, realizadas no âmbito da FAPAS, com atribuição máxima de 30 (trinta) pontos, mediante comprovação de conclusão da atividade e apresentação do relatório final ao órgão competente, no período de avaliação docente, obedecidos os seguintes critérios:

4.2. Coordenação de programas ou projetos de pesquisa ou projeto integrado de pesquisa e extensão

4.3. Atuação e participação em programas ou projetos de extensão

4.4. Orientação de, no mínimo, 2 (dois) alunos em Programa de Iniciação Científica

4.5. Orientação de, no mínimo, 2 (dois) alunos em atividades extensionistas

4.6. Orientação de, no mínimo, 2 (dois) alunos na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação ou similar, em cursos de Graduação ou seqüenciais

30(máximo)

15

5

5

2

5

61

4.7. Orientação de, no mínimo, 2 (dois) alunos, em programas de monitoria

4.8. Participação em banca examinadora de TCC

5. Participação em atividades de pós-graduação, com atribuição máxima de 15 (quinze) pontos, de acordo com os seguintes critérios:

5.1. Por participação em banca examinadora de monografia em programa de especialização

5.2. Por participação em banca examinadora de defesa de tese e dissertação, por defesa, limitado a 30 (trinta) pontos

5.3. Por aluno orientado na elaboração de dissertação defendida e aprovada

5.4 . Por orientação de elaboração de tese defendida e aprovada

5.5. Por aluno orientado na elaboração de monografia de especialização

2

2

15(máximo)

3

5

10

15

6

62

Art. 12. A avaliação será feita pela Comissão de Avaliação Docente - CAD e tem por finalidade assessorar a Diretoria no processo de avaliação dos professores do quadro próprio da FAPAS, para os efeitos previstos neste Plano, competindo-lhe proceder à avaliação e reavaliação do desempenho profissional de todos os docentes, para fins de enquadramento.

Art. 13. A CAD será instituída a cada processo de progressão, por via de portaria, e constituída por um representante da Diretoria, que a preside, um representante dos coordenadores de curso, um representante dos recursos humanos e um representante do corpo docente, indicados por seus pares.

Art. 14. A partir do primeiro dia do mês subsequente à aprovação do enquadramento pela Diretoria da FAPAS, o docente fará jus ao recebimento da correspondente remuneração sobre hora-aula.

63

Seção IV

DA REMUNERAÇÃO E VANTAGENS

Art. 15. Os docentes ingressantes no quadro próprio da FAPAS serão remunerados de acordo com a categoria funcional e o regime de trabalho, observados os valores expressos na Tabela Salarial da FAPAS e o cálculo do salário dos professores estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho.

Art. 16. Os valores remuneratórios do Corpo Docente e da tabela de enquadramento serão reajustados na forma da legislação em vigor de dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.

Tabela Salarial da FAPAS e a Tabela Referência para Progressão

Categorias

Auxiliar/Graduado

Assistente/Especialista

Adjunto/Mestre

Titular/Doutor

I

20,84

21,47

22,79

24,18

II

-

21,79

23,13

24,54

III

-

22,12

23,48

24,92

IV

-

22,45

23,83

25,29

64

Seção V

DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS DOCENTES

Art.17. São direitos e obrigações do docente:

I - executar, integralmente, os planos de ensino da disciplina sob sua responsabilidade;

II - orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina, cumprindo, integralmente, o programa e carga horária;

III - registrar, formalmente, a matéria lecionada e controlar a frequência dos alunos;

IV - organizar e aplicar os instrumentos de avaliação de aproveitamento e julgar os resultados apresentados pelos alunos, de acordo com o Regimento da FAPAS;

V - fornecer, ao setor competente, as notas e modelos correspondentes aos trabalhos, provas e exames, bem como a frequência dos alunos, dentro dos prazos fixados pela Direção;

65

VI - observar o regime disciplinar da FAPAS;

VII - participar das reuniões e trabalhos dos órgãos colegiados a que pertencer e das comissões para as quais for designado, mediante remuneração;

VIII - participar de reuniões e solenidades programadas pela Diretoria e pelos órgãos colegiados;

IX - responder pela ordem na turma para a qua l es t iver lec ionando, pe lo uso e conservação dos recursos de apoio didático-pedagógicos;

X - orientar os trabalhos acadêmicos e qua i sque r a t i v idades cu r r i cu l a re s e extracurriculares relacionadas com a disciplina lecionada e a área de conhecimento de sua formação acadêmica, observada a Convenção Coletiva de Trabalho;

XI - planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos, trabalhos e outras tarefas nas áreas de sua atuação;

66

XII - comparecer ao local de trabalho sempre que necessário, por convocação, respeitado o contrato de trabalho;

XIII - elaborar, quando convocado, questões para os processos seletivos, aplicar as provas e fiscalizar a sua realização;

XIV - par t ic ipar da e laboração e acompanhamento do projeto pedagógico e institucional da FAPAS;

XV - cumprir integralmente o horário designado para as aulas;

XVI - cumprir o calendário escolar;

XVII - participar de órgãos colegiados da FAPAS, na forma prevista pelo seu Regimento;

XVIII - colaborar, com sua experiência, competência e desempenho didático-pedagógico, para a melhoria da qualidade do ensino;

XIX - exercer as demais atribuições e direitos que lhe forem previstas em lei, neste Plano e no Regimento da FAPAS.

67

XX - apresentar na forma e prazos definidos os planos e/ou relatórios de suas atividades e,

XXI - guardar sigilo quanto aos assuntos de serviço.

CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18. Este Plano de Carreira de Pessoal Docente entrará em vigor em 1º de março de 2011. Os atuais docentes serão enquadrados no nível I da categoria correspondente a sua titulação.

Parágrafo Único. A pontuação da produtividade dos docentes para a avaliação e progressão pro merecimento na carreira será considerada a partir de 1º de março de 2011.

Art. 19. Os Docentes que ingressarem no Quadro Próprio da FAPAS após a entrada em vigor deste Plano de Carreira de Pessoal Docente a ele estarão sujeitos.

68

Art. 20. Este Plano de Carreira de Pessoal Docente da Educação Superior somente pode ser revisto ou alterado pela via do Acordo Coletivo de Trabalho.

Art. 21. Os casos omissos são dirimidos pelo Diretor e comunicados à entidade sindical.

Santa Maria, 06 de Janeiro de 2011.

69